domingo, 3 de outubro de 2021

Recife com inscrições abertas para capacitação de mulheres empreendedoras

 

Estão abertas as inscrições para a qualificação Pequenos Negócios, Grandes Mulheres, ação promovida pela Secretaria da Mulher com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Verda Impacto Positivo e Ganda - Lab Criativo. Os encontros têm como objetivo beneficiar mulheres empreendedoras e vão acontecer presencialmente, no SebraeLab, na Ilha do Retiro, com três turmas disponíveis, nos dias 4, 11 e 14 de outubro, com carga horária completa de 8h horas de capacitação. As interessadas devem se inscrever através do link, disponível no Instagram @secmulherecife https://linktr.ee/grandesmulheres.

Pequenos Negócios, Grandes Mulheres é uma jornada de aprendizado de empreendedorismo feminino com impactos sociais. Desenvolvimento de liderança, potencialização da sustentabilidade financeira são alguns dos objetivos da qualificação, que pretende beneficiar cerca de 200 mulheres. A ação integra uma jornada final que tem como objetivo atingir 600 mulheres empreendedoras, em 20 turmas com 30 pessoas. No final da imersão, 20 negócios destaques serão selecionados para uma mentoria e premiações extras, além de uma vencedora. O intuito é empoderar mulheres empreendedoras e desenvolver ao máximo seu potencial dentro do mercado.

Larissa Couto, socióloga da Secretaria da Mulher do Recife enxerga na ação possibilidades concretas de melhoria de qualidade de vida e incremento de autonomia das participantes. “Nós vemos este curso com uma possibilidade de fornecer alguma autonomia para essas mulheres, porque nós entendemos que a autonomia da mulher é fundamental, por exemplo, para sair do ciclo de violência e até para a própria igualdade entre os géneros. Este curso é uma possibilidade para mulheres que estão empreendendo ou que querem empreender e desenvolver suas atividades, entrar em novos ramos, e conseguir essa autonomia”, afirmou.

“O projeto surgiu para trabalhar o empreendedorismo feminino, entendendo o atual momento neste novo contexto de pandemia e o papel da mulher frente aos desafios impostos por essa nova fase. Os números mostram que perdemos muitas empreendedoras pelo fato de elas precisarem lidar de forma ainda mais forte com outras obrigações, como casa e filhos. Além disso, muitas perderam seus empregos. Por esse motivo, começamos a trabalhar o fortalecimento do empreendedorismo, que se tornou uma saída viável de geração de renda para inúmeras mulheres” explicou Ludmila Valença, diretora da Verda.

Nesta quinta-feira (30), aconteceu o primeiro encontro presencial. Mais de 20 mulheres receberam capacitação com o intuito de poderem alavancar os seus negócios e aprenderam dicas valiosas sobre empreendedorismo feminino, precificação e redes sociais, entre outros temas. Cláudia Azevedo de 50 anos foi uma das beneficiadas. Com uma ótica em Areias, Zona Oeste da cidade, buscou informações para melhorar a administração financeira. “Vim com o intuito de aprender sobre dicas financeiras para gerenciar melhor meu negócio. Mas aprendi também que precisamos definir melhor nosso público alvo, analisar as ações de venda, se estão tendo impacto e, assim, fazer mudanças ou não. Foram algumas das informações que me fizeram abrir mais a minha mente”, ponderou.

lmprensa Recife