Recife, Pernambuco – A capital pernambucana se prepara para vivenciar um dos momentos mais marcantes de sua fé e tradição: a 329ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. De 6 a 16 de julho, a Basílica do Carmo e o Claustro do Convento serão palco de uma extensa programação, que inclui mais de 100 missas, novenas, momentos de oração e uma diversificada agenda cultural.
Organizada pela Província Carmelitana Pernambucana e a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, em comunhão com a Arquidiocese de Olinda e Recife, a festividade deste ano tem como tema "Mãe do Carmelo, portadora da Esperança e Salvação que é Cristo" e o lema "Alegrai-vos na esperança, perseverai na tribulação e persisti na oração."
Ano Jubilar da Igreja inspira a celebração
O Reitor da Basílica, Frei Cidmário Bezerra, destaca o significado especial da festa em 2025. "Estamos vivendo o Ano Jubilar da Igreja, que nos convida a olhar com esperança para o futuro e a renovar a fé em Cristo. A temática da esperança atravessa toda a programação. Queremos lembrar que estamos sempre a caminho, e que não estamos sozinhos. Seguimos guiados por Maria, a Mãe do Carmelo, que é sinal de consolo e presença firme nas nossas tribulações. Durante esses dias, queremos viver essa peregrinação com espírito fraterno, como irmãos e irmãs que compartilham a fé e alimentam a esperança", afirmou.
Início e Horários das Missas
A programação oficial terá início no domingo, 6 de julho, às 8h, com a Missa Solene de abertura, presidida pelo Prior Provincial da Província Carmelitana Pernambucana, Frei José Roberval Mendes Pereira. Em seguida, acontecerá o tradicional hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Carmo.
No dia 6, as missas serão realizadas exclusivamente na Basílica do Carmo, às 8h, 10h, 12h e 15h. Entre os dias 7 e 11 de julho, a Basílica receberá cinco celebrações diárias (7h, 9h, 10h, 12h e 15h), além da Recitação do Santo Terço (11h) e da Hora Santa Eucarística (14h). As novenas ocorrerão sempre às 18h. A partir do dia 12 de julho, o Claustro do Convento também receberá missas.
Na terça-feira, 15 de julho, véspera solene, as celebrações se intensificam, com missas de hora em hora na Basílica (7h às 15h) e a cada 30 minutos no Claustro do Convento (8h30 às 16h30). Às 17h, ocorrerá a cerimônia de coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo e, às 18h, será apresentado o novo manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que sairá em procissão no dia seguinte.
Programação Cultural e Dia da Padroeira
Além da intensa programação religiosa, a Festa de Nossa Senhora do Carmo contará com uma programação cultural diversificada no palco montado no Pátio do Carmo, a partir das 20h. Nomes como Petrúcio Amorim, Padre João Carlos, Padre Damião Silva, Banda Santropê, Carta de Baralho, Dudu do Acordeon, Forró Chicote, Los Cubanos, Forró Zé Amarok, Dj Roony, Armando Cavalcanti e Padre Neto Feitosa estão entre as atrações confirmadas.
A grande culminância da festa será na quarta-feira, 16 de julho, Dia da Padroeira do Recife. Serão 25 missas ao longo do dia, com a primeira às 4h e a última às 16h30, culminando com a Missa Solene Campal, presidida por Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Procissão Luminosa e Serviços aos Fiéis
Após a Missa Campal, os fiéis seguirão em procissão luminosa com a venerável imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, percorrendo as principais avenidas do centro do Recife: Pátio do Carmo – Avenida Nossa Senhora do Carmo – Avenida Martins de Barros – Praça da República – Rua do Sol – Avenida Guararapes – Avenida Dantas Barreto – Pátio do Carmo.
Para os fiéis, as confissões serão realizadas na Igreja da Ordem Terceira do Carmo (ao lado da Basílica), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Doações e ofertas podem ser realizadas nos cofres da Basílica, diretamente ao Reitor, ou via Pix (81) 99723-9140.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo promete ser, mais uma vez, um grande encontro de fé, devoção e celebração para o povo recifense e para todos os visitantes que vierem prestigiar esta tradicional festividade.