Recife, PE – A Rede Resiclima, iniciativa voltada à compreensão dos efeitos globais das mudanças climáticas, está fortalecendo sua atuação com a expansão de um subprojeto trinacional. Coordenado pelo professor Dr. Ulysses Paulino de Albuquerque, do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto de intercâmbio científico aposta na cooperação internacional como chave para compreender a complexidade e os efeitos desiguais das transformações ambientais globais. Albuquerque é coordenador de Produção Científica da Resiclima.
O foco central da pesquisa é investigar os complexos e desiguais impactos das mudanças ambientais globais sobre populações vulneráveis, como povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais. A aposta na cooperação internacional visa aprofundar o entendimento sobre como esses grupos, muitas vezes historicamente marginalizados, são afetados por eventos extremos, escassez de recursos naturais e outras consequências das alterações climáticas.
Nesta quinta-feira (3), integrantes da Resiclima concluíram uma valiosa etapa desse intercâmbio em Bariloche, Argentina. Durante a semana, o encontro reuniu pesquisadores da rede com colegas do El Instituto de Investigaciones en Biodiversidad y Medioambiente (INIBIOMA), consolidando a parceria e avançando na agenda conjunta.
Há pelo menos três meses, pesquisadores vinculados à Resiclima vêm trabalhando em colaboração com cientistas do Sul Global em uma agenda que inclui intercâmbio de estudantes e pesquisadores, redação de artigos de divulgação científica e coleta de dados. Além de promover o diálogo entre diferentes contextos culturais e científicos, a iniciativa busca construir caminhos concretos de justiça socioambiental, ao dar visibilidade aos saberes locais e às estratégias adaptativas dessas populações diante das mudanças climáticas em curso.
A cooperação trinacional reafirma o compromisso da Resiclima com uma ciência engajada, interdisciplinar e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no que diz respeito à ação contra a mudança global do clima e à redução das desigualdades.
Para mais informações sobre a Rede Resiclima e suas iniciativas, o público pode acessar o site oficial: www.resiclima.com.br.