segunda-feira, 18 de maio de 2020

Compesa lança ações contra a pandemia

O plano emergencial adotado pelo Governo de Pernambuco no combate à pandemia do coronavírus será reforçado com um pacote de ações sociais para a população da Região Metropolitana do Recife (RMR) lançado nesta segunda-feira (18). Em uma parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Compesa, haverá a instalação de pias de higienização nos terminais integrados da RMR. Já em parceria com o Grupo Tigre, por meio do seu Instituto Carlos Roberto Hansen, e a FortLev, serão distribuídas gratuitamente 800 caixas d'água de 500 litros nas áreas com maior incidência de casos da Covid-19 da RMR, conforme base de dados do Ministério da Saúde, contemplando famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Serão 129 lavatórios entregues em 22 terminais com previsão de conclusão até o final deste mês. Os primeiros conjuntos com cinco pias já foram instalados nos Terminais Integrados de Cajueiro Seco e Joana Bezerra, e os próximos serão o de Prazeres, Aeroporto, Tancredo Neves, Recife e Barro. Ainda serão contemplados os TI’s Pelópidas, Macaxeira, Camaragibe, Cosme Damião, Caxangá, Getúlio Vargas, Abreu e Lima, Igarassu, Cabo, Jaboatão, TIP, CDU, PE 15, Rio Doce e Xambá.

Além das pias equipadas com torneiras automáticas, também estarão disponíveis produtos essenciais para a higiene das mãos, como sabão e papel toalha, sob responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte. A ideia é possibilitar que os usuários do transporte público possam lavar as mãos antes de subir e após descer dos ônibus e não gerem aglomeração nos banheiros para realizar a higienização.

Já para a doação das caixas d’água, os critérios estabelecidos pela Compesa para que os clientes sejam beneficiados são: ser beneficiário da Tarifa Social, morar nas áreas com maior incidência da Covid-19 na RMR, ser abastecido em esquema de rodízio e, por fim, possuir baixa reservação no imóvel. O primeiro lote será entregue nesta segunda (18), contemplando moradores do Brejo da Guabiraba, no Recife. Ainda serão beneficiados clientes dos bairros da Macaxeira, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Totó e Jordão, além de Camaragibe (Alberto Maia), Olinda (Passarinho, Peixinhos, Vila Popular, Águas Compridas, Aguazinha e Alto do Sol Nascente), Jaboatão dos Guararapes (Socorro) e São Lourenço da Mata (Capibaribe, Centro, Nova Tiúma, Tiúma e Pixete).  

Os clientes com possibilidade de ganhar o reservatório estão sendo contactados por técnicos da Companhia para uma análise do imóvel sobre as condições necessárias para a instalação, que será de responsabilidade do morador. Com a comprovação da disponibilidade, a exemplo de local adequado para colocação da caixa d´água, a entrega será agendada. O cliente receberá a caixa d'água, um kit para instalação e um termo de responsabilidade sobre o equipamento.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca a importância das ações e o empenho da Companhia em manter as articulações com outras empresas parcerias com o objetivo de ampliar as doações para beneficiar ainda mais pernambucanos. “A Compesa vem trabalhando incansavelmente para que todos tenham acesso à água durante o período de enfrentamento da Covid-19. Entendemos que muitas famílias não conseguem armazenar a água que disponibilizamos em virtude da carência por reservatórios. Logo, essa parceria com a Tigre e a Fortlev é fundamental, pois vai atender justamente quem tem baixa reservação em casa, garantindo o armazenamento até o próximo ciclo de abastecimento. Por outro lado, temos o cenário dos usuários do transporte público que estão em deslocamento para atividades essenciais e que, com as pias, conseguirão assegurar a higienização das mãos”, destaca Marinho.

AÇÕES DE COMBATE À COVID - Diante da situação emergencial decretada devido à pandemia do novo coronavírus em Pernambuco, a Compesa anunciou em março ações emergenciais na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior, com o objetivo de levar mais água para a população. A primeira medida adotada foi a suspensão da cobrança da conta para os 120 mil usuários enquadrados na tarifa social, além da ampliação da produção do Sistema Tapacurá a partir do aumento, em 500 litros por segundo, da vazão da água retirada da barragem de mesmo nome (de 2.500 l/s para 3.000 l/s).

A Compesa já contabiliza a distribuição de mais de 76 milhões de litros de água por meio de carros pipa para áreas desabastecidas em 78 municípios pernambucanos, contemplando o total de 398 localidades. Outro destaque é o pacote de obras emergenciais de pequeno e médio portes para otimizar a distribuição de água da RMR e interior, além da redução do rodízio em mais de 40 municípios pernambucanos devido às últimas chuvas na região, que recuperou o volume de água de importantes mananciais.



Imprensa Compesa 

Olinda disponibiliza médico infectologista para atender idosos das casas de acolhimento durante a quarentena


No período do isolamento social, a Prefeitura de Olinda tem criado redes de apoio para a população mais necessitada. Nesse contexto, o pessoal da terceira idade, das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) da cidade, está sendo assistido regularmente por um médico infectologista.

Os plantões exclusivos nas ILPI’s são feitos de acordo com as demandas dos locais. Em alguns casos, como medida de prevenção, é utilizada a tecnologia de videoconferência para executar as consultas e orientações. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos.

O trabalho faz parte da parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comdio), que direcionou recursos na ordem de R$ 112 mil, oferecendo apoio neste período de crise e isolamento social gerados pela pandemia do coronavírus. Além disso, no mês de maio, foi finalizada a segunda etapa da distribuição de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, às instituições de acolhimento para idosos, os idosos menos favorecidos da cidade e aos idosos que vivem nos terreiros de matriz africana.

Imprensa Olinda

SJDH promove campanha de enfrentamento à LGBTfobia na internet

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, da necessidade de isolamento social e em atenção ao natural aumento da população navegando na internet e conectada às redes sociais, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco (SJDH-PE), que já desenvolve ações de sensibilização para o enfrentamento às violações de direitos contra a população LGBT+, realiza campanha voltada às práticas LGBTfóbicas na internet, denominada "LGBTfobia não deve ganhar like”. A ação de sensibilização, que terá início no próximo sábado (16), também é alusiva ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, 17 de maio.

A campanha visa enfrentar a LGBTfobia, que é considerada um crime, e conscientizar os internautas sobre as consequências que um comentário ofensivo pode causar em uma pessoa LGBT+. Toda a divulgação será por meio das plataformas do Instagram e Facebook da SJDH, e compartilhada entre os grupos de Whatsapp dos próprios servidores da secretaria e entre aqueles com representações de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam nas pautas de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

A iniciativa também se justifica pelo fato de que as violações no ambiente virtual ainda são subnotificadas. Por isso, o secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, alerta para a importância da denúncia: "No alusão 17 de maio, data que coincide com o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença, a nossa Campanha também busca incentivar a denúncia contra práticas LGBTfóbicas, seja por iniciativa da própria vítima ou de qualquer pessoa que se depare com uma violação de direitos da população LGBT, na internet ou fora dela, como forma de tomarmos as providências necessárias e construirmos um Pernambuco livre de LGBTfobia”

Denúncias de violações contra a população LGBT+ podem ser feitas ao Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), pelo telefone (81) 3182-7665 ou pelo e-mail centrolgbtpe@gmail.com. Assim, o CECH, que conta com profissionais na área jurídica e psicossocial, poderá atuar e realizar os encaminhamentos cabíveis a cada caso, inclusive, para que os responsáveis pelas violências possam ser identificados e, se for o caso, punidos criminalmente.


Imprensa SEDH PE


No primeiro dia da Operação Quarentena, Governo do Estado promove ações sanitárias, sociais e de fiscalização nos municípios abrangidos pelo decreto

No primeiro dia em vigor do decreto que determina a quarentena nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, o Governo do Pernambuco contemplou essas localidades com ações sociais, sanitárias, de saúde e fiscalização. Estão envolvidos profissionais das Secretarias de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura.

À tarde, o governador Paulo Câmara, depois de receber relatórios e fazer o acompanhamento das ações fez uma reunião, presencial e por videoconferência com o secretariado, para avaliar as primeiras medida da Operação Quarentena. Participaram os secretários André Longo, da Saúde, Antonio de Pádua, Defesa Social; Alexendre Rebêlo, Planejamento; Desenvolvimento Social, Sileno Gudes; e Prevenção, Cloves Benevides.

Em parceria com as Prefeituras, a Operação Quarentena distribuiu 4 mil máscaras, 640 kits de higiene e fez a aferição de temperatura em 612 pessoas nos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata. As equipes ainda fizeram o trabalho de sanitização de ruas, praças e avenidas, utilizando 1.600 litros de produtos destinados a desinfecção de superfícies que possam ter sido contaminadas pelo covid-19. Cerca de 2 mil pessoas nas duas cidades receberam orientações sobre higiene e limpeza, bem como procedimentos durante o período de quarentena.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) se juntou às secretarias municipais de Assistência Social do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata para conscientizar comerciantes informais sobre a importância do isolamento social para o combate ao novo coronavírus. Nos cincos municípios, que iniciam neste sábado (16) medidas mais rígidas de isolamento social, os profissionais fizeram abordagens em supermercados, feiras e pontos de venda que geram aglomerações, informando sobre os cuidados de higiene, a obrigatoriedade da máscara e a necessidade de evitar concentração de pessoas. Buscando contribuir com a redução dos impactos provocados pela paralisação das atividades, o Governo de Pernambuco também iniciou a distribuição de cestas básicas para os comerciantes informais nesses municípios.
 
A distribuição de cestas básicas começou em Camaragibe para as famílias previamente cadastradas pela prefeitura. Na cidade, estão sendo entregues cerca de mil cestas durante o final de semana. A ação de sanitização foi realizada na região da Rua Elisa Cabral de Souza, um dos principais polos comerciais da cidade. 

Em São Lourenço da Mata, município com um número maior de profissionais informais, a entrega das cestas básicas acontece até a segunda-feira (18), no Centro Social Urbano Tito Pereira. Além das ações sociais, a Operação Quarentena conta ainda com atuações sanitárias e de fiscalização. O perímetro comercial da Avenida Dr. Francisco Correia, em São Lourenço da Mata foi beneficiado com a aplicação de produtos de limpeza nas ruas.

Foram entregues 320 kits de higiene pessoal e limpeza na comunidade Pixete, em São Lourenço da Mata. Em Camaragibe, o Governo do Estado promoveu a entrega de 320 kits. Cada bolsa contém máscaras de pano e cartilhas da Cufa-PE com informações sobre a necessidade de isolamento social, proporções de uso de água sanitária em caso de comunidade com baixa oferta de água encanada e dicas sobre o uso correto da máscara de proteção de boca e nariz.

A Secretaria de Defesa Social montou 35 pontos de bloqueio e fiscalização, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais nos cinco municípios elencados pelo decreto.  A quarentena nessas cinco cidades estabelece que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio: placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. As terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares. 

Para os trabalhadores enquadrados nas 38 categorias de serviços essenciais listadas no decreto a circulação será permitida durante a quarentena, obedecendo aos dias de rodízio, com exceção de profissionais de saúde, segurança, bancários, funcionários de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, empresas de transporte rodoviário e metroviário, além de trabalhadores em vigilância e zeladoria. Esses poderão utilizar veículos próprios sem restrições.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Início da quarentena rígida no Recife tem fiscalização em toda a cidade e operação no Largo Comercial de Casa Amarela

Neste sábado (16), tem início a vigência do Decreto Estadual que estabelece a quarentena rígida no Recife e em outras quatro cidades da Região Metropolitana. Para fazer valer as determinações do decreto, a Prefeitura do Recife colocou um efetivo de mais 500 agentes dos serviços essenciais nas ruas, para atuar em conjunto com as forças do Governo do Estado.

Foram montados 16 pontos de fiscalização da Trânsito Transporte Urbano do Recife (CTTU) e Polícia Militar para monitorar o rodízio de veículos e o cumprimento da circulação apenas de profissionais envolvidos nos serviços essnciais. Aproximadamente 330 agentes de trânsito participam da operação. A Guarda Municipal do Recife também fará rondas com viaturas pelas vias da cidade, orientando as pessoas que estiverem descumprindo a quarentena voltar para casa.

“A CTTU está empregando forte efetivo em 16 pontos espalhados pela cidade do Recife, hoje iremos empregar 300 agentes de trânsito, fazendo as diversas abordagens e identificações, onde só passarão o que está permitido pelo decreto do Estado. O objetivo dessa ação é de fato que as pessoas fiquem em quarentena diante da necessidade de frear esse inimigo invisível que é o vírus da covid-19”, afirmou o gerente geral de Operações e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz.
           

Além disso, uma operação de fiscalização e orientação, em conjunto com o Governo do Estado, está acontecendo no largo comercial a Amarela. A ação tem como objetivo garantir o cumprimento da quarentena no bairro, que tem registrado grande número de pessoas nas ruas. A operação conjunta contou com efetivo de cerca de 170 profissionais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano - Semoc, através da Dircon e CTTU, Procon Recife, Secretaria Municipal de Saúde – Sesau e Secretaria de Defesa Social – SDS-PE, através da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha –BPRP

“Essa é a primeira grande ação que estamos fazendo no início da quarentena rígida. A gente tem o objetivo de orientar e fiscalizar aqui em Casa Amarela, porque além de ser um dos bairros mais populosos do Recife, ele atrai as pessoas por conta do centro comercial. Então a gente precisava fazer um processo de orientação porque as pessoas precisam de informação neste momento. Estamos aqui Dircon, Guarda Municipal, Procon, CTTU Toda a Prefeitura para juntos orientar a população para que fique em casa e só saia se for essencial”, afirmou a Gerente Geral da Dircon, Cândida Bonfim.

Em Casa Amarela, na manhã deste sábado, seis estabelecimentos foram interditados. Quatro por não se enquadrarem como serviços essenciais: duas financeiras, uma vidraçaria e uma loja de comséticos, e duas farmácias que não estavam cumprindo as determinações do decreto, como disponibilizar alcool em gel para os clientes na entrada do estabelecimento e garantia do distanciamento dos clientes no interior do estabelecimento. Por se tratar de serviço essencial as farmácias podem reabrir assim que se adequarem às determinações. Outros 15 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues foram notificados para o cumprimento do decreto e se adequaram imediatamente, podendo continuar abertos. 

As equipes da Prefeitura do Recife estão fazendo o controle de entrada nos equipamentos municipais do Largo: o Mercado de Casa Amarela, Anexo I do Mercado, Anexo II-COBAL, Pátio de feira e Centro de Comércio de Casa Amarela – Sempre Viva, com distribuição de máscaras e álcool em gel e ordenamento de filas; a CSURB manterá as ações de distanciamento e higienização que já vêm sendo realizadas dentro de equipamentos públicos, além do disciplinamento do comércio informal na Rua Padre Lemos e entorno. Mais de duas mil máscaras foram distribuídas aos recifenses que passaram pelo largo de Casa Amarela hoje.

A Diretoria de Controle Urbano e equipes do Procon Recife estão realizando a fiscalização do comércio no largo, garantindo que só as lojas autorizadas pelo decreto estadual estejam abertas. Também haverá a distribuição de material informativo sobre a quarentena e o novo coronavírus, máscaras e aplicação de álcool em gel.

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife foram responsáveis por desinfectar os cinco mercados públicos de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O processo de desinfecção em cinco mercados públicos do bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife. A sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também esteve no local e, em parceria com o Batalhão da Polícia de Rádio Patrulha (BPRP), montou três pontos de observação para abordagem educativa dos condutores. O efetivo estará no entorno do Mercado de Casa Amarela nas interseções da Rua Padre Lemos com Estrada do Arraial, Rua Visconde de Taunai com Rua Conselheiro Peretti e Rua Padre Lemos com Rua Pedro Allain.
  
O Projeto Arte que Cura, também fez parte da ação na sua quarta etapa com o a Campanha Varal do Bem (Eu cuido de você e você cuida de mim). Em um  dispositivo itinerante foi montado no Mercado de Casa Amarela com com máscaras gratuitas para a população.  A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que vem promovendo ações de incentivo à população através das artes e, segundo a secretária da pasta, Ana Paula Vilaça, algumas das máscaras trarão mensagens de reflexão e afeto como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.

Imprensa Recife

Olinda recebe 11 novas viaturas na próxima terça-feira

A Secretaria de Segurança Urbana de Olinda recebe 11 novas viaturas na próxima terça-feira (19), às 10h, no Quartel General da 7ª Região Militar, no bairro da Várzea, no Recife. Os veículos foram doados ao Município através de uma emenda impositiva da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, com execução do Ministério da Justiça e Segurança Pública e serão utilizados pela Guarda Municipal. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio; e o secretário de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto, receberão a nova frota. Lupércio também participará de uma videoconferência para comentar a importância dos novos equipamentos.

As viaturas são modelos 2020 Jeep Renegade 1.8 flex, quatro portas, automático. "Com essas viaturas, o Município não vai mais precisar locar. Vamos ter uma frota própria, utilizada exclusivamente para a segurança. Teremos um período de dois anos de garantia com revisões gratuitas e toda manutenção será feita pela Prefeitura de Olinda", explicou Pereira Neto.

A utilização da frota será destinada para todas as ações já em curso da Secretaria de Segurança Urbana, como monitoramento preventivo e apoio para cumprimento dos decretos estaduais no combate à pandemia da Covid-19, o novo Coronavírus. Atualmente, Olinda tem duas viaturas próprias e duas alugadas. Essas últimas serão devolvidas. "As duas que temos e estão em bom estado serão doadas para outra secretaria municipal", disse o secretário.

A Bancada de Pernambuco, liderada pelo deputado Augusto Coutinho (Solidariedade), definiu que uma parte do Orçamento Impositivo fosse destinada à segurança. E dentro desse montante, uma fatia foi direcionada à compra dos automóveis. O MJSP fará fiscalizações periódicas para atestar o uso das viaturas.

Imprensa Olinda