quinta-feira, 26 de novembro de 2020

#Eleições2020 Povo Preto no Poder [2]

 

Mãe, negra, periférica, arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestra em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tudo isso ainda é pouco para definir Tainá Reis de Paula Kapaz, de 37 anos. Ela tem como principais áreas de atuação o Feminismo, o Antirracismo e o Direito à Cidade,

A petista recebeu 24881 votos e tornou-se a nona colocada, a mulher de esquerda mais votada e por 28 votos de diferença foi a vice campeã dos petistas na Câmara do Rio (o campeão foi o ex-senador Lindbergh Farias). Ela trabalhou em vários projetos de habitação popular e urbanização de movimentos por moradia a exemplo do MTST e hoje presta assistência ao Movimento Bairro a Bairro.

 “Eu fui e sou cada mulher preta que tenta fazer política nessa cidade e não consegue. Agradeço a todas que andaram ao meu lado! Vamos construir mais candidaturas de mulheres pretas. Hoje o PT  tem uma feminista preta dentro do partido no Rio de Janeiro. Vamos com tudo”!


Mal se elegeu vereador de Curitiba com 5097 votos, Renato de Almeida Freitas Junior já se envolveu na luta antirracista, militando na rua protestando após a morte de João Alberto, o homem negro espancado até a morte no Carrefour em Porto Alegre. Freitas chegou a pichar um toldo do supermercado o termo “RAClSTAS”.

Aos 37 anos, o advogado nascido em Sorocaba, no interior de São Paulo, escolheu Curitiba para viver e lutar contra o racismo. Para ele, uma candidatura periférica se constrói pela diversidade, pois é nas comunidades onde se encontram espaços para mulheres, negros, LGBTs, portadores de necessidades especiais.

“Eu não disse que eles iriam se lembrar de nós? Agora serão, pelo menos, 5.097 de nós na Câmara Municipal. Sem palavras para agradecer todo mundo que de alguma forma nos apoiou. Fizemos uma campanha histórica, agora vamos em busca de um mandato histórico”.

Eleita com 6646 votos para o terceiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, a professora Marta Rodrigues Sousa de Brito Costa, de 61 anos, é formada em Letras e especialista em Direitos Humanos e em Gestão de Cidades. Ela nasceu na cidade de Aiquara - a 414 km de Salvador e começou sua vida politica no movimento estudantil de Jequié, cidade vizinha à sua terra natal.

Na Câmara, ela tem como prioridades representar os direitos da população negra e pobre de Salvador, além de combater todas as formas de preconceito, como o racismo e a homofobia. Ela já apresentou 180 iniciativas - entre projetos de lei, resoluções, indicações e moções. Na sua trajetória, presidiu o PT na capital baiana onde sempre defendeu as bandeiras históricas do partido.

 “O povo de Salvador nos deu uma nova oportunidade e nosso mandato irá novamente honrar esse apoio e essa confiança. Só agradeço a cada uma e cada um que depositou seu voto de esperança em nós. Nossa luta na Câmara vai continuar e estaremos juntas e juntos”! 




#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [53]

 


A jornalista Conceição Ricarte é de Caruaru - PE e faz um apelo em nome de sua tia, Vitoria Régia. Vejam seu depoimento:

i

Amigos,

Boa noite! ✨


Desculpa invadir o seu whatsapp, esta hora da noite, com este apelo!

A senhora que tá precisando de ajuda é a minha tia, irmã de minha mãe.

Ela levou uma queda, no último dia 8, e depois de 10 dias internada no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, a família resolveu tirá-la de lá após uma sequência de diagnósticos errados e maus tratos, tanto a ela quanto às minhas primas, que estavam como acompanhantes.

Ela está internada, agora, em um hospital particular e vai precisar fazer uma cirurgia no fêmur.

A família não tem condições de arcar com toda a despesa, que será em torno de R$ 10 mil, então estamos fazendo essa campanha para ajudar.

Qualquer valor é bem vindo! 🙏🏻


A conta para depósito está no card acima. Quem puder e fizer, manda pra mim o comprovante.


Se preferir, pode transferir para o meu pix: 044.837.504-45 ou ainda solicitar conta do banco do brasil ou nubank.


Desde já agradeço sua atenção e solidariedade. Se vc n puder doar, ajude compartilhando a mensagem para chegar em pessoas que possam ajudar! 🙏🏻

Especialistas alertam para os riscos do consumo de cigarro eletrônico no Brasil

 

No calendário mundial da Saúde, Novembro é celebrado como mês da prevenção ao câncer de pulmão. E o laço branco que marca este período, neste ano traz um alerta relacionado a um dos principais hábitos evitáveis relacionados a esse tipo de tumor: o fumo. Segundo o Ibope Inteligência, o número de pessoas que usam cigarro eletrônico no Brasil, em apenas um ano, dobrou. A pesquisa demonstrou que os praticantes deste tipo de tabagismo saltou de 0,3% da população para 0,6%, tendo registrado aumento ainda maior em São Paulo e no Rio de Janeiro. São cerca de 600 mil usuários brasileiros da tecnologia que, dizem os especialistas, é capaz de causar tanto dano quanto o cigarro tradicional. O design moderno e a produção menor de fumaça são alguns dos atrativos deste produto, que tem ganhado espaço entre jovens, principalmente.

O oncologista clínico Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, alerta para os riscos do chamado vape. “Nós vemos novas formas de tabagismo chegando, como esse dispositivo tecnológico, por exemplo. E apesar de muitas pesquisas apontarem para os malefícios causados pelos cigarros tradicionais, as alternativas como os cigarros light, eletrônicos ou narguilés também podem ser prejudiciais à saúde. Eles têm atraído principalmente os adolescentes, pelo formato, pela novidade e pela falta de informação também sobre o impacto nocivo deles. Estamos vendo uma geração ‘livre’ do cigarro aderir a versões mais modernas do mesmo mal”.

O médico explica que o cigarro eletrônico vaporiza um líquido que contém uma grande quantidade de nicotina e seu uso deve ser um ponto de alerta para a sociedade. Não há estudos definitivos que indiquem a extensão do impacto desses novos tipos de fumo no desenvolvimento de cânceres, o que está relacionado à própria existência recente desses dispositivos e também porque seu uso é muito variado: há pessoas que fumam apenas ele, outras que consomem cigarros eletrônico e convencional, aquelas que nunca fumaram cigarro convencional e foram direto para o eletrônico, as que substituíram o convencional pelo eletrônico.

“Em teoria, os e-cigarros seriam menos nocivos à saúde por conter uma quantidade de ‘ingredientes’ com potencial cancerígeno muito inferior ao do cigarro tradicional. Todavia, mesmo sem contar com itens como o tabaco em sua composição, esses dispositivos eletrônicos possuem outros elementos que podem ser altamente prejudiciais”, comenta Clarissa Mathias, oncologista do Grupo Oncoclínicas e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

De acordo com ela, de fato o que deve ficar claro é que este produto não é desprovido de malefícios. “Mesmo não queimando tabaco, o dispositivo eletrônico tem substâncias nocivas. Ainda não temos como saber quais serão as consequências do consumo desse tipo de cigarro a médio e longo prazos. Teremos que esperar talvez 20 anos para medir isso, o que pode ter consequências para a vida e o bem-estar de toda uma geração”.

Por isso, os especialistas são categóricos em afirmar que o aumento no consumo de cigarros eletrônicos representa um retrocesso para o Brasil. O país é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um exemplo no combate ao tabagismo, tendo um dos menores índices de fumantes do mundo: cerca de 10% da população acima de 18 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Mesmo com os avanços obtidos a partir de campanhas contra o fumo, os desafios não param de chegar. Depois de anos diminuindo o número de fumantes, principalmente entre jovens - o que é super importante, já que a maioria dos que continuam fumando começaram nessa época da vida - o aumento grande de pessoas usando o cigarro eletrônico não pode ser ignorado. O apelo tecnológico é uma das coisas que atraem os mais novos e é preciso conscientizar a população que, mesmo eles, são potencialmente tóxicos e levam à dependência”, frisa Bruno Ferrari.


Tabagismo ainda é a principal causa de câncer

O tabagismo continua sendo o maior responsável pelo câncer de pulmão em todo o mundo. Aliás, não apenas deste tipo de tumor: em 2017, conforme dados do INCA, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer provocado pelo tabagismo no país e 428 pessoas morrem diariamente no país por conta dele. A entidade aponta ainda que mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas anualmente se o tabaco fosse evitado.

Em 79% dos casos de câncer de pulmão, por exemplo, os pacientes eram fumantes, ou ex-fumantes. Apenas 21% nunca tiveram contato com o tabaco. “Todo ano, cerca de dois milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pulmão ao redor do globo. E quem fuma tem de 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de tumor. Isso porque as substâncias químicas presentes no cigarro danificam e provocam mutações no DNA das células pulmonares, fazendo com que deixem de ser saudáveis e se transformem ​​em células malignas”, diz Clarissa Mathias.

O hábito de fumar também contribui para o aumento no risco de ocorrência de ao menos outros 12 tipos de câncer: bexiga, pâncreas, fígado, do colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), na cavidade oral (boca), faringe (pescoço), estômago e cólon, leucemia mielóide aguda. Adicionalmente, o tabagismo é um dos hábitos relacionados a formas mais graves de infecção pelo novo coronavírus.


Oncoclínicas na luta contra o fumo

Anualmente, o Instituto Oncoclínicas – iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para promoção à saúde, educação médica continuada e pesquisa - desenvolve uma série de ações para alertar sobre a importância de combater o tabagismo como forma efetiva de prevenção contra o câncer. Em 2020 a iniciativa traz uma abordagem positiva nas redes sociais mostrando os benefícios sentidos pela pessoa que para de fumar.

Com o mote “A melhor dica é viver bem”, a ação é voltada à conscientização sobre o abandono do cigarro para uma retomada da saúde e da qualidade de vida. Direcionada à sociedade em geral, ela ressalta uma importante informação: nunca é tarde demais para abandonar o cigarro. Apenas 20 minutos após interromper o vício, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados. Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta. Passadas 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco diminui. E após 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar e os sentidos de olfato e paladar melhoram.

Em até três meses, a circulação sanguínea melhora e caminhar torna-se mais fácil com a função pulmonar se recupera em até 30%. A partir de um a nove meses, os sintomas como tosse, rouquidão e falta de ar ficam mais tênues. Em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Quinze anos após parar de fumar, torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão se tornam praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

“Pessoas que abandonam o cigarro podem colher os benefícios duas vezes: prevenindo mais danos às células pulmonares relacionados ao tabaco e dando aos pulmões a chance de se recuperar dos danos existentes”, finaliza Bruno Ferrari.

PCR oferece atividades esportivas gratuitas com professores renomados no CSU Bido Krause

 

Cristiano Rocha tem experiência como treinador e auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Handebol. Erivaldo Souza, o Alemão, foi campeão e vice brasileiro de Basquete pelo Sport. Adalberto Nóbrega treinou a equipe rubronegra na Superliga de Voleibol e já formou atletas de seleção em seus 20 anos de carreira. Bruno Barbosa já foi campeão da Copa BR de Futsal e conquistou seis títulos pernambucanos pelo Santa Cruz e Sport. Esse “supertime” faz parte da equipe esportiva da Prefeitura do Recife e está reunido para dar aulas gratuitas de suas modalidades no Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause, no bairro do Totó. Podem se inscrever moradores do Recife na faixa etária de 7 a 59 anos.

 

As atividades seguem os protocolos sanitários de cada modalidade e fazem parte do programa Recife Ativo, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que leva políticas de esporte e lazer para as comunidades. No CSU Bido Krause, existem 400 vagas nas quatro modalidades (100 em cada) e, para se inscrever, basta comparecer ao local nos horários de aula e procurar o professor. “Nossas atividades têm profissionais muito qualificados, fruto de um processo de Seleção Simplificada realizado com transparência e rigor técnico. Foi assim que conseguimos treinadores de nível internacional e de seleção”, afirma a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques. As aulas de Dança e Funcional, que já eram oferecidas no CSU, foram retomadas.

 

Com a autoridade de treinador da Seleção Brasileira Juvenil Feminina e auxiliar técnico da Seleção Brasileira Feminina Olímpica de Handebol, Cristiano Rocha explica que as aulas são por demanda espontânea, ou seja, quem estiver no CSU pode vivenciar as modalidades. “Isso é muito importante, porque permite às crianças participar de várias delas. Como somos técnicos de clubes e seleções, podemos descobrir grandes talentos para o esporte. Foi mais um golaço da PCR, que consegue oferecer oportunidades para as pessoas da Zona Oeste vivenciarem as modalidades com grandes profissionais, no mais alto nível, o que contribui para manter a chama esportiva acesa em cada uma delas”, destaca.

 

“A iniciativa de incentivar a prática esportiva no Bido Krause é de fundamental importância. Já identificamos a presença de várias crianças e adolescentes praticando esportes no CSU e, com nossa orientação, eles poderão ter uma melhor qualificação técnica e, num futuro próximo, fazer parte das grandes equipes do esporte pernambucano”, acrescenta Adalberto Nóbrega, técnico tricampeão brasileiro de voleibol universitário, campeão brasileiro juvenil em 2006 com a seleção pernambucana e que já comandou o feminino do Sport na Superliga A e B.

 

Atual treinador de futsal do Sport e com atuação no Santa Cruz entre 2010 e 2017, Bruno Barbosa já comandou a seleção pernambucana Sub-8 e Sub-9. Seu currículo inclui seis títulos pernambucanos, além da conquista da Copa BR, no Rio de Janeiro, em 2016. “Nossos alunos no CSU estão tendo a chance de conhecer modalidades que não fazem parte do dia a dia deles, como o handebol e o basquete. Eles podem se identificar com o esporte e, quem sabe, receber convite para treinar nos clubes. Futuramente, poderão até ganhar bolsas escolares ou universitárias. As atividades são um caminho também para afastá-los das drogas”, ressalta.

 

Só nessa década, Erivaldo Souza, o “Alemão”, foi campeão e vice brasileiro feminino de basquete como auxiliar técnico pelo Sport Club do Recife, vice-campeão e terceiro colocado pela Uninassau, além de conquistar três títulos nacionais universitários. Os 30 anos de carreira renderam também 57 títulos de jogos escolares estaduais e 13 regionais, entre diversos outros. “Com o trabalho no CSU, quero dar oportunidades para os jovens carentes crescerem na vida através do esporte. Além de formar atletas, queremos que eles melhorem como pessoas e cidadãos”, afirma.

 

Confira a programação:

 

O CSU Bido Krause fica na rua Onze de Agosto, s/n, Totó.

 

Segundas

- Dança 17h30 às 18h30

 

Terças e Quintas

- Funcional 9h às 12h / 15h às 18h

 

Terças e Quartas

- Voleibol 8h as 12h / 14h às 17h

 

Quartas e Sextas

- Futsal 8h às 12h / 14h as 17h

 

- Handebol 8h às 12h / 14h às 17h

 

- Basquete 8h às 12h / 14h às 17h

 

Imprensa Recife

Secretaria de Desenvolvimento Agrário realiza capacitação do Garantia-Safra 2020-2021

 

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, nesta quinta-feira (26), às 15h, a capacitação do Programa Garantia-Safra 2020-2021. A capacitação, voltada aos gestores municipais do programa, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e entidades ligadas à agricultura familiar no Estado, será realizada virtualmente, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Secretaria no Youtube Desenvolvimento Agrário – Pernambuco (https://youtube.com/user/AgriculturaPE).

 

O evento abordará as principais etapas do programa, destacando o papel de cada parceiro no processo de execução da política e as mudanças imposta pela pandemia do novo coronavírus. O evento será conduzido pela Coordenação Estadual do Garantia-Safra e contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, do Secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), César Halum, do secretário-executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves, do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do coordenador estadual do programa, Tarcísio Pontes, e da presidente da Fetape, Cícera Nunes.

 

Para a Safra 2020-2021, o Governo do Estado de Pernambuco manteve suas 160 mil cotas junto ao Programa, divididas entre os municípios do Sertão e do Agreste. Os agricultores que se inscreveram nas duas últimas edições dos programas (2018-2019 e 2019-2020) e que não possuíam nenhuma pendencia junto à DAP foram automaticamente inscritos na nova Safra, mas é possível realizar novas inscrições de acordo com o número de cotas solicitadas pelos municípios.

 

Os agricultores e agricultoras que não foram migrados automaticamente podem verificar sua situação no link https://bit.ly/311IRfI e, caso estejam com problemas relacionados à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), devem procurar o escritório regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mais próximo ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos municípios onde suas declarações foram emitidas.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de dezembro, para os agricultores do Sertão, e até 15 de fevereiro para os do Agreste. Esses também são os prazos para que os municípios inadimplentes com o Programa quitem seus aportes para poderem participar desta edição do Garantia-Safra.


Imprensa Agricultura PE

Vacinação antirrábica porta a porta imuniza 1097 animais em Olinda

 

Na manhã desta quarta-feira (25.11), a Secretaria de Saúde de Olinda promoveu um porta a porta visando realizar vacinação antirrábica em cães e gatos por algumas ruas dos bairros de Jardim Atlântico, Fragoso e IV Etapa de Rio Doce. No total, os agentes de controle de endemias imunizaram 1097 animais. A atividade promovida pelo Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao) tem continuidade na manhã desta quinta-feira, pelos mesmos bairros.

Em Jardim Atlântico, a ação percorre pela Avenida Fagundes Varela, nas proximidades da Pizzaria Atlântico. Em Jardim Fragoso, pelas ruas próximas à Integração de Passageiros da PE-15, e no em Rio Doce, na comunidade CSU, ruas 38, Jardim Rio Doce e Belo Horizonte.

O Cevao, que já vacinou mais de 17 mil animais, está aberto de segunda a sexta-feira, horário comercial, para receber a população que desejar vacinar seu animal (cão e gato) contra raiva.

Resultado da vacinação desta quarta-feira:
JARDIM FRAGOSO
Cão: 391
Gato:160
TOTAL: 551

JD ATLÂNTICO
Cão: 158
Gato: 65
TOTAL: 223

Rio Doce
Cão: 218
Gato:105
TOTAL: 323
TOTAL GERAL: 1097 animais

Imprensa Olinda

Inscrições no Programa de Estágio da TIM seguem até dia 30

 

A TIM reformulou seu programa de estágio, que entra na última semana de inscrições. Os interessados podem se cadastrar, até a próxima segunda (30), no site www.estagiotim.com.br. A operadora busca a diversidade de perfis e, por isso, incentiva a participação e seleção de pessoas com deficiência, LGBTI+ e estudantes de diferentes faixas etárias, além de ter a meta de preencher 50% das vagas com pessoas negras.

Não há restrições relacionadas às instituições de ensino e cursos de graduação: basta estar matrícula ativa e cursando a faculdade, com previsão de formatura a partir de junho de 2022. Serão valorizadas características como criatividade, empatia, colaboração e mente aberta. O conhecimento de idiomas é desejável somente em vagas específicas e a TIM oferecerá, inclusive, um curso básico online de inglês para todos os inscritos no processo seletivo.

ANTONIO OLIVEIRA DA SILVA JUA flexibilização do perfil vai ao encontro das demandas de estudantes que estão em busca de oportunidades. Larissa Rodrigues Carvalho – ex-estagiária e, hoje, analista de marketing da operadora – conta que, em muitas entrevistas era “a única negra ou dava pra contar nos dedos os negros na sala”. Ela acredita que grupos socialmente minorizados precisam ser consideradas nos espaços corporativos e defende processos seletivos mais inclusivos: “É preciso exigir menos qualificação e dar mais qualificação para que as pessoas possam se desenvolver”, explica. Antônio Oliveira Da Silva Junior, gerente jurídico da TIM, também reforça a importância de um olhar mais diversos nas seleções. Ele entrou no programa de estágio da TIM em 2007 e era o único negro na dinâmica de grupo. “Havia nitidamente uma discrepância muito grande entre as oportunidades que os demais tinham vivenciado até então e as minhas”, relata o executivo. “Devem ser observados requisitos subjetivos e menos a bagagem teórica, até porque o principal objetivo é o aprendizado. No meu processo na TIM, por mais que eu não tivesse o melhor currículo dentre os participantes, a gestora da vaga viu a minha vontade e acreditou em mim. Hoje, 13 anos depois, somos pares”.

Ao longo de 2021, serão 300 posições em sete Estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Curitiba e Belém. A primeira turma aprovada começa a trabalhar em janeiro de 2021 e os demais serão chamados ao longo do ano. As bolsas têm valores entre R$ 1.350 e R$ 1.500 e os estagiários contam ainda com benefícios como vale transporte, vale alimentação, seguro de vida, assistência médica e odontológica, smartphone com pacote de voz e dados, happy day (folga no dia do aniversário) e Gympass (desconto em academias), dentre outros.


Terreiro de Pai Ivan recebe mutirão Olinda Mais Saúde

 

A ação itinerante Olinda Mais Saúde desta quinta-feira (26.11) será no terreiro do Pai Ivan, rua Duarte Coelho, 343, bairro de Santa Teresa, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Políticas Estratégicas.
A atividade vai ofertar atendimento clínico e nutricional, 
consultório do idoso, exames de mamografia para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, aferição de pressão e glicemia, testagem rápida para covid, HIV e Sífilis, além de emissão de cartão SUS.

Imprensa Olinda