quarta-feira, 4 de novembro de 2020

TIM conecta colaboradores e sociedade em seu maior programa de comunicação e desenvolvimento

 


A pandemia fez o mundo rever processos, mudar rotas e traçar novos cenários. E, mais do que nunca, a ligação entre questões humanas, sociais e econômicas influenciam o posicionamento das empresas. A TIM quer explorar esses impactos na terceira edição do TIM Talks, maior programa de desenvolvimento do mercado corporativo brasileiro. O propósito é incentivar a reflexão sobre a relação entre o indivíduo e as macrotendências da evolução econômica, tecnológica e social, em uma iniciativa que reúne colaboradores, parceiros e toda a sociedade.

Dessa vez, o programa será totalmente digital e realizado ao longo de três semanas, de 5 a 24 de novembro, com 180 ações. O formato online permite que a operadora, pela primeira vez, estenda algumas iniciativas para o público externo, com transmissão em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/timbrasil). Um dos painéis com livre acesso será a abertura, capitaneada pelo CEO da empresa, Pietro Labriola. O executivo participa de um bate-papo mediado pela jornalista Joyce Ribeiro sobre os impactos da inovação nos diferentes modelos de negócio com a Presidente da adidas no Brasil, Flavia Bittencourt; o presidente da Fiat Chrysler Automóveis – FCA para a América Latina, Antonio Filosa; e o diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer. Leandro Karnal enriquecerá a discussão trazendo reflexões sobre a relação entre as grandes mudanças e o indivíduo.

“O TIM Talks começou como uma experiência de treinamento dedicada aos colaboradores da TIM e tornou-se uma oportunidade para irmos além, levando temas e reflexões relevantes para toda a sociedade. O propósito da edição 2020 é explorar os impactos da evolução tecnológica nos aspectos econômicos, sociais e ambientais e a importância do posicionamento das empresas nesse contexto.As telecomunicações se tornaram serviços ainda mais essenciais no mundo atual e temos muito a contribuir, não só para os nossos colaboradores e clientes, mas para a população de uma forma geral. Unir executivos, profissionais do mundo acadêmico e de diferentes setores para debater assuntos da atualidade e que permeiam a evolução do mundo é uma maneira de potencializar nossa contribuição e evoluir juntos”, destaca Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM Brasil.

O TIM Talks teve início em 2018 com objetivo de proporcionar novas experiências de aprendizado e desenvolvimento aos 10 mil colaboradores da empresa. Este ano, o formato digital possibilitou um maior alcance do projeto: a expectativa é que o público seja superior a 30 mil pessoas, incluindo colaboradores e suas famílias, prestadores de serviço, parceiros e sociedade em geral.

A programação prevê 180 atividades organizadas em quatro jornadas, com metodologias multiformato como palestras, oficinas, rodas de conversas e experiências gamificadas. O diálogo direto com a sociedade traz temas de grande interesse, que vão desde inovação – como a chegada do PIX e da tecnologia 5G, passando por carreira, com os impactos da digitalização na evolução das competências e dos perfis profissionais, e indo até assuntos relacionados ao ambiente, bem estar e saúde com convidados como Bella Falconi, Ana Escobar e Carlos Alberto Sardenberg. Além disso, uma das jornadas do evento será dedicada às temáticas de Diversidade & Inclusão, com ações como o TIM Convida Raça, em que a sócia-fundadora do EmpregueAfro, Patrícia Santos, participa de bate-papo sobre questões ligadas ao combate ao racismo.

Pensando ainda na integração das famílias, a programação trará um dia inteiro de atividades para os filhos e filhas dos colaboradores. Bate-papo com princesas e super-heróis, oficinas de tie dye, teatro, mágica e criação de games são algumas das atividades online. Sucesso entre a criançada, o youtuber Luccas Neto e a dupla Palavra Cantada são atrações confirmadas.

A programação do TIM Talks estará disponível, em breve, no www.tim.com.br.

Instagram takeover, webinário e live compõem cronograma online do Museu da Imigração

 

Reaberto ao público desde 22 de outubro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – adotará a realização de uma programação híbrida, oferecendo ações presenciais e à distância para o público. Na primeira quinzena de novembro, o destaque será o ambiente digital com Instagram takeover, webinário e live. O período será marcado, também, pelas inscrições para uma atividade sobre genealogia, agendada para o fim do mês.

 

No dia 04 (quarta-feira), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) assumirá o perfil do MI no Instagram com a finalidade de contextualizar o trabalho desenvolvido em Boa Vista, Roraima, detalhando o abrigo Rondon 2, os serviços prestados no local e a população que vive por lá. Por meio de publicações no feed e nos stories, o takeover proporcionará aos seguidores uma aproximação com a experiência daqueles que chegam ao Brasil pela fronteira com a Venezuela e, consequentemente, a importância do papel desempenhado por esse órgão da ONU.

 

Entre novembro e dezembro, a série “Mobilidade Humana e Coronavírus”, divulgada às sextas-feiras no Blog do CPPR, receberá artigos publicados na revista “Conexão Migrante”. Para inaugurar o projeto, a instituição realizará o webinário “Imigrantes: agravamento das relações de trabalho durante a pandemia de COVID-19” no dia 06 (sexta-feira), às 17h, no YouTube. O encontro online acontecerá em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e englobará reflexões relevantes sobre os impactos da pandemia para as migrações. Mediada pelo editor da revista “Conexão Migrante”, Daniel Perseguim, a transmissão ao vivo terá, ainda, a participação da coordenadora-executiva do CDHIC, Thais La Rosa, e de um dos autores dessa ocupação, Gustavo Garcia.

 

Visando apresentar a estrutura do curso “A Hospedaria de Imigrantes e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”, que acontecerá entre o fim de novembro e início de dezembro, uma live, de mesmo nome, será promovida no dia 12 (quinta-feira), no Instagram, às 17h. A coordenadora técnica do Museu, Mariana Martins, compartilhará as informações por meio de uma conversa com a presença de integrantes do grupo de trabalho interno “Histórias Invisibilizadas”, responsável pela elaboração dessa formação.

 

 

I Semana da Genealogia no Museu da Imigração

Entre os dias 23 e 27 de novembro, um ciclo de palestras online abordará dicas para localizar informações de migrantes em sites de pesquisa, listas de bordo e registros da Hospedaria do Brás, atividades para contribuir no envolvimento da busca e nas recordações de família, genoma humano e a história do Brasil recontada pela genética.

 

Por meio de aulas fechadas no Zoom, pesquisadores do Colégio Brasileiro de Genealogia, FamilySearch, Universidade de São Paulo e MI ministrarão os conteúdos sempre a partir das 18h, com duração entre 1h e 1h30. O prazo para inscrição será até dia 15 (domingo), podendo encerrar antes em caso de preenchimento total das vagas. O valor do investimento é R$150.

 

Serviço

Instagram takeover ACNUR Brasil

Data: 04 de novembro

Plataforma: Instagram

 

Webinário “Imigrantes: agravamento das relações de trabalho durante a pandemia de COVID-19”

Data: 06 de novembro

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Live “A Hospedaria de Imigrantes e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”

Data: 12 de novembro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

 

I Semana da Genealogia no Museu da Imigração

Datas: 23 a 27 de novembro

Horário: 18h

Inscrição: até 15 de novembro

Plataforma: Zoom

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento (a partir de novembro): de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

 

Caruaru sedia a 3ª Expô Natalina

 

O Caruaru Shopping está sediando, de 4 a 29 de novembro, a 3ª Expô Natalina. A mostra acontece no corredor do hipermercado e está aberta ao público de acordo com o horário do centro de compras: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 21h.

A 3ª Expô Natalina conta com diversos expositores, nos segmentos de decoração em geral, cardápio natalino e locação de produtos, bem como de outras tendências que serão destaques neste fim de ano.

“A exposição é uma grande oportunidade para quem deseja fazer o seu Natal de um modo bem especial. Lá, o visitante poderá conferir desde a decoração dos vários ambientes da casa, passando pela montagem da mesa para a ceia natalina, até a escolha do cardápio”, afirmou a promotora do evento, Cleide Santos.


O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Celpe doa respiradores para hospitais de Pernambuco

 

A saúde pública de Pernambuco recebeu um importante reforço, nesta quarta-feira (04), com a doação de 10 modernos respiradores. Os equipamentos foram doados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, aos Hospitais Universitário Oswaldo Cruz e ao Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar. O objetivo é garantir que os aparelhos respiradores possam contribuir no tratamento de pacientes acometidos por doenças respiratórias que comprometem o sistema pulmonar, como a Covid-19, a pneumonia, entre outros.

“Embora a inciativa tenha sido motivada pela pandemia, a doação irá beneficiar a estrutura de saúde pública como um todo. A ideia é que os modernos respiradores possam ser utilizados tanto no atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus como também no atendimento de outras enfermidades que exigem o uso desse tipo de equipamento”, afirma o superintendente de relações institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues.

No total, serão 50 respiradores doados pela Neoenergia nas áreas de concessão onde atua no Brasil. Em Pernambuco, a doação foi realizada por maio da Celpe. São cinco equipamentos foram destinados ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (UPE) e outros cinco foram entregues para a Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde da Polícia Militar de Pernambuco.

“A Celpe e a Neoenergia possuem diversas frentes de atuação de apoio nos locais onde ela atua. Procuramos sempre realizar parcerias de modo a contribuir para o bem-estar da população e buscamos formas de concretizar isso. A doação dos respiradores é um ótimo exemplo de como a vontade de colaborar e ser solidário tem um impacto positivo na saúde”, declara o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Pernambuco vai ter novas escolas técnicas estaduais

 

Em mais uma demonstração de compromisso com a educação de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta quarta-feira (04.11), em solenidade transmitida ao vivo pela internet, quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), atingindo um marco importante na rede estadual de ensino, que passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões. Com o reforço, mais de 8,4 mil vagas em cursos técnicos estarão com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (05.11) até o próximo dia 16.

 

De acordo com Paulo Câmara, a estratégia cria oportunidades para que todos os jovens pernambucanos tenham acesso a um curso técnico profissional, garantindo um diferencial no futuro. “Para termos ideia da dimensão desse número, em 2006 eram apenas seis escolas técnicas em funcionamento. No final de 2014, já tínhamos 27 delas, e agora, temos 50 unidades funcionando em todo o território pernambucano. Isso mostra claramente a priorização do ensino técnico, da mesma forma como já há uma priorização no ensino médio, justamente na busca de que nossos jovens tenham condições de se formar e alcançar seus sonhos”, pontuou o governador, que esteve acompanhado do deputado federal Danilo Cabral.

 

Uma das novas unidades, a ETE Chico Science, será implantada no bairro de Rio Doce, no município de Olinda, tendo como foco principal a área de saúde. Além de nutrição e dietética, a escola vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de farmácia. As obras do prédio estão sendo finalizadas para que a instituição possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem. Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, e Professor Alfredo Freyre, ambas no Recife; e Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste Central, estão sendo transformadas em ETEs.

 

Localizada no bairro de Santo Amaro, próxima ao Porto Digital, no centro do Recife, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai dialogar com o contexto tecnológico das empresas locais através da oferta do curso técnico em desenvolvimento de sistemas, na área de tecnologia da informação. O foco será formar profissionais para atender a demanda crescente desse importante polo tecnológico.

 

A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de teatro e de artes visuais. Na área da imagem e som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer pela primeira vez na rede estadual os cursos de produção de áudio e vídeo e rádio, TV e internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.

 

“Esse ano são quatro novas unidades, o que significa mais oportunidades. Temos novos cursos que estão sendo apresentados, criando novas opções para os estudantes. Inclusive, é muito interessante a gente perceber que são escolas com perfis diferentes e com vocações diferenciadas para oferecer um leque ainda maior para os nossos jovens”, comemorou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

 

A criação de uma ETE com vocação para a área da cultura era um compromisso do Governo do Estado e permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura. “Tenho certeza de que essa escola terá um impacto extremamente rico na qualificação desses jovens estudantes e futuros profissionais da área, que precisa ser valorizada desde o berço. Essa iniciativa é muito mais do que louvável para que a gente possa fortalecer a profissionalização desses quadros”, afirmou o secretário da pasta, Gilberto Freyre Neto.

 

NOVOS CURSOS - Na perspectiva de ampliar as oportunidades de inserção produtiva no mundo do trabalho, outra novidade anunciada para 2021 foi a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central, como forma de gerar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município.

 

Por sua vez, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. A implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú -  Educação e Trabalho.

 

INSCRIÇÕES - Estão sendo ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o ensino fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição.

 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Morre produtor cultural Júlio Valente

 

Faleceu nesta quarta-feira (04), aos 39 anos, o produtor cultural do Galo da Madrugada, Júlio Valente. Julinho, como era conhecido pelos muitos amigos que deixa órfãos de sua alegria, faleceu vítima da Covid-19, no Hospital Hapvida, na Ilha do Leite.

 

Natural de João Alfredo – Pernambuco, Júlio Valente vivia para a cultura, arte e o carnaval. No Galo, assinava as mais diversas produções do bloco. Fez história. Trouxe alegria e deixa um vazio irreparável no peito dos amigos e familiares que conviviam com a sua competência, compromisso e alegria.

 

“É uma perda muito grande para o Galo, para a cultura e para os eventos de Pernambuco. Júlio Valente deixa uma contribuição gigante para o Galo. Ele nos ajudou muito. Infelizmente a covid não respeita ninguém e levou o nosso querido Júlio”, lamentou. Rômulo Menezes, diretor do Bloco.

 

Nota do Blog: Júlio foi meu aluno de Redação. Jamais vou esquecer sua simpatia e alegria.