quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Instagram takeover, webinário e live compõem cronograma online do Museu da Imigração

 

Reaberto ao público desde 22 de outubro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – adotará a realização de uma programação híbrida, oferecendo ações presenciais e à distância para o público. Na primeira quinzena de novembro, o destaque será o ambiente digital com Instagram takeover, webinário e live. O período será marcado, também, pelas inscrições para uma atividade sobre genealogia, agendada para o fim do mês.

 

No dia 04 (quarta-feira), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) assumirá o perfil do MI no Instagram com a finalidade de contextualizar o trabalho desenvolvido em Boa Vista, Roraima, detalhando o abrigo Rondon 2, os serviços prestados no local e a população que vive por lá. Por meio de publicações no feed e nos stories, o takeover proporcionará aos seguidores uma aproximação com a experiência daqueles que chegam ao Brasil pela fronteira com a Venezuela e, consequentemente, a importância do papel desempenhado por esse órgão da ONU.

 

Entre novembro e dezembro, a série “Mobilidade Humana e Coronavírus”, divulgada às sextas-feiras no Blog do CPPR, receberá artigos publicados na revista “Conexão Migrante”. Para inaugurar o projeto, a instituição realizará o webinário “Imigrantes: agravamento das relações de trabalho durante a pandemia de COVID-19” no dia 06 (sexta-feira), às 17h, no YouTube. O encontro online acontecerá em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e englobará reflexões relevantes sobre os impactos da pandemia para as migrações. Mediada pelo editor da revista “Conexão Migrante”, Daniel Perseguim, a transmissão ao vivo terá, ainda, a participação da coordenadora-executiva do CDHIC, Thais La Rosa, e de um dos autores dessa ocupação, Gustavo Garcia.

 

Visando apresentar a estrutura do curso “A Hospedaria de Imigrantes e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”, que acontecerá entre o fim de novembro e início de dezembro, uma live, de mesmo nome, será promovida no dia 12 (quinta-feira), no Instagram, às 17h. A coordenadora técnica do Museu, Mariana Martins, compartilhará as informações por meio de uma conversa com a presença de integrantes do grupo de trabalho interno “Histórias Invisibilizadas”, responsável pela elaboração dessa formação.

 

 

I Semana da Genealogia no Museu da Imigração

Entre os dias 23 e 27 de novembro, um ciclo de palestras online abordará dicas para localizar informações de migrantes em sites de pesquisa, listas de bordo e registros da Hospedaria do Brás, atividades para contribuir no envolvimento da busca e nas recordações de família, genoma humano e a história do Brasil recontada pela genética.

 

Por meio de aulas fechadas no Zoom, pesquisadores do Colégio Brasileiro de Genealogia, FamilySearch, Universidade de São Paulo e MI ministrarão os conteúdos sempre a partir das 18h, com duração entre 1h e 1h30. O prazo para inscrição será até dia 15 (domingo), podendo encerrar antes em caso de preenchimento total das vagas. O valor do investimento é R$150.

 

Serviço

Instagram takeover ACNUR Brasil

Data: 04 de novembro

Plataforma: Instagram

 

Webinário “Imigrantes: agravamento das relações de trabalho durante a pandemia de COVID-19”

Data: 06 de novembro

Horário: 17h

Plataforma: YouTube

 

Live “A Hospedaria de Imigrantes e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”

Data: 12 de novembro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

 

I Semana da Genealogia no Museu da Imigração

Datas: 23 a 27 de novembro

Horário: 18h

Inscrição: até 15 de novembro

Plataforma: Zoom

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento (a partir de novembro): de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br