segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Shopping Costa Dourada recebe Casa do Terror durante o mês de janeiro

A programação de férias do Shopping Costa Dourada está repleta de emoção para a garotada. De 8 de janeiro a 7 de fevereiro, uma atração assustadora promete aterrorizar e fazer a cabeça dos pequenos no período. A Casa do Terror é uma aventura intensa com atores e efeitos especiais através de cenas temáticas. Com direção geral de Micheline Torres e Angelis Nardelle, da empresa M&C Promoções e Produções, os atores encarnam os papéis de Lilithy (uma menina de 12 anos possuída), Padre Morthen, Sra Cora (governanta da casa) e o cozinheiro. 

Em um labirinto de passagens escuras e surpreendentes, os sustos são garantidos. No entanto, a opção de apenas conhecer por dentro a casa e desvendar o labirinto sem sustos, também está disponível. A Casa do Terror está localizada ao lado da loja Sonho dos Pés, e o ingresso custa R$10, tanto para crianças quanto para adultos. A duração é de 7 a 10 minutos. 

Confira demais atrações:

Brinquedão - Circuito de obstáculos com labirinto, o que favorece o movimento da criança e a exploração de materiais. Além de escorrego e piscina de bola. Disponível todos os dias, na praça de eventos. O brinquedo tem o valor de R$ 20 reais (20 minutos). Crianças abaixo de 6 anos só entram acompanhadas dos pais ou responsável. Para participar, a criança não deve medir mais de 1,30 m de altura. 

PlayToy – Com programação própria, funcionará todos os dias, igualmente ao horário do Shopping. A atração está localizada dentro da praça de alimentação. Valores variam conforme o brinquedo;

O Shopping conta também com praça da alimentação climatizada e quatro salas de cinema que irão exibir os principais lançamentos do mês como “Frozen 2” e “Minha mãe é uma peça 3”. Confira as sessões e os horários no site oficial do mall (http://www.shoppingcostadourada.com.br/cinema

Teatro Barreto Júnior seleciona espetáculos para ocupar pauta dos meses de março e abril

O Teatro Barreto Júnior está de pautas e portas abertas para artistas e grupos da cidade. Até o próximo 31, estará vigente a convocatória que normatiza o processo seletivo para o primeiro semestre de 2019, para temporadas que compreendem o período de 13/03/2020 a 26/04/2020.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, no próprio Teatro, localizado na Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Informações: (81) 3302-5914 ou 3302-5990.

Mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Barreto Júnior disponibiliza quatro categorias de pauta: curta e longa temporada para espetáculos adultos e curta e longa temporada para espetáculos infantis.

Documentação – Entre os documentos exigidos para a inscrição, estão a liberação autoral da entidade de representação ou autorização do próprio autor, plano de cenografia, plano de iluminação, currículos: do produtor, diretor, elenco e técnicos, sinopse do texto a ser encenado, roteiro ou argumento, além de cópia do CNPJ de pessoa jurídica ou CPF de pessoa física e da ficha de inscrição preenchida.

A ficha e o regulamento da convocatória estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (www2.recife.pe.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura).

As inscrições por Correios serão aceitas, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), com data de postagem até 31/01/2020.

Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção composta por três integrantes, sendo: dois profissionais de notório saber convidados pela Fundação de Cultura Cidade do Recife e um representante do Teatro Barreto Júnior. Entre os critérios, serão avaliados sinopse, roteiro e argumento, proposta e objetivos e currículos da equipe.

O resultado da seleção será divulgado no site da Prefeitura do Recife, no próximo dia 8 de fevereiro.

Imprensa Recife

Carla Rio comanda a 4ª edição do Projeto Samba na Pracinha

No próximo sábado (18), a cantora Carla Rio comanda a 4ª edição do Projeto “Samba na Pracinha” a partir das 18h e convida Ed Carlos, Andreia Luiza e Weillington do Pandeiro para uma prévia do Carnaval. O evento é gratuito e tem o apoio do Governo do Estado, através da Empetur junto com a Prefeitura.

No repertório dos show, Carla Rio promete apresentar, além das canções do seu último disco e a atual música de trabalho Uma Prova de Amor, que ficou conhecida na voz de Zeca Pagodinho e que ela foi a primeira mulher a regravá-la, também outras canções com arranjos inovadores de grandes nomes do samba nacional, como João Nogueira, Jorge Aragão, Candeia, Cartola, Arlindo Cruz e nomes da Música Popular Brasileira como João Bosco. A direção musical é de Jorge Simas (violão 7 cordas) e ainda tem o auxílio de João Paulo Albertim (cavaco), Gilmar Santos (percussão), Ricardinho Sarmento (percussão) e Guto do Surdo (percussão).

O amor de Carla Rio para a música está impresso em seu DNA. A cantora é filha do compositor de samba e frevo, Alirio Moraes e irmã do cantor André Rio. Aos 10 anos, ela já subia ao palco, nos festivais de música do Colégio Santa Maria, para defender com sua bela voz e postura artística as canções compostas pelos seus irmãos Alirio Moraes de Melo e André Rio. Juntos formavam o trio conhecido como Familia Dó, Ré, Mi e se destacavam, conquistando vários prêmios nas disputas musicais colegiais. 

A arte da dança também foi e é a paixão em sua vida. Integrou, com seu talento, ainda muito nova, vários grupos de dança, chegando a fazer cursos em Nova York na Brodway Dance Center e na Step Dance Center, com ícones da dança moderna e contemporânea. Plural, também se fez presente no Teatro Pernambucano, na década de 1990.


SERVIÇO:

Samba na Pracinha com Carla Rio, Ed Carlos, Andreia Luiza e Wellington do Pandeiro
Quando: 18 de janeiro
Horário: 18h
Local: Praça de Boa Viagem
Gratuito

Case Cabo ganha mais 20 vagas e atende parâmetro nacional de lotação do sistema socioeducativo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), segue trabalhando para manter o equilíbrio no número global de vagas ofertadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, maior unidade de internação do Estado, teve 20 vagas implantadas após obras de requalificação. Com isso, o local passa a ter capacidade para comportar até 190 internos, o que coloca a unidade no rol de espaços com lotação adequada aos parâmetros estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2019.

Os novos alojamentos foram implantados por meio de intervenções em duas alas já existentes. A iniciativa é estratégica por atender um público de adolescentes do sexo masculino com idades entre 17 anos e 6 meses e 21 anos, uma das faixas etárias que mais demandam vagas na Funase. O Case Cabo conta com 201 internos, número abaixo do limite de 119% de lotação definido pelo STF para unidades socioeducativas de quatro estados. Além dos novos dormitórios, salas de aula, salas para cursos, auditório, quadra esportiva e horta para a prática de oficinas também são instalações à disposição das atividades pedagógicas voltadas aos internos.

Além das 20 novas vagas implantadas agora, outras quatro já haviam sido entregues na mesma unidade em 2019. Também no ano passado, o sistema socioeducativo passou a contar com o Case Pirapama, no mesmo município, o que viabilizou a abertura de outras 72 vagas de internação. Em 2020, a expectativa é de que sejam entregues 180 novas vagas – 90 delas no Case Recife, com construção já concluída, e outras 90 no Case Guararapes, em Jaboatão, unidade que tem obras em fase final de realização.

“Desde 2019, 96 vagas foram acrescentadas ao sistema socioeducativo, só na internação. Na semiliberdade, que é outro regime, foram entregues outras 20 vagas após a requalificação da unidade que fica no bairro do Rosarinho, no Recife. Isso mostra que, mesmo com a crise que o Brasil atravessou, Pernambuco seguiu cuidando do social, focando em melhorar a capacidade de atendimento a jovens que, por algum motivo, cometeram uma infração e fortalecendo a educação e a profissionalização como meios de reintegração desse público à sociedade”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, afirma que, por meio de um esforço do Poder Executivo, com apoio do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, Pernambuco vive um cenário de avanços no sistema socioeducativo. “Seguimos trabalhando para melhorar os pontos que ainda se colocam como desafios, mas, sem dúvida, os índices globais de lotação das unidades, que estão dentro de patamares equilibrados, dão condições de trabalharmos com mais tranquilidade e segurança para cumprir o propósito da socioeducação, que é devolver à sociedade um adolescente melhor que o que entrou na Funase”, destaca.

A gerente do Case Cabo, Tatiane Moraes, diz que a adequação do público atendido à capacidade da unidade reflete no atendimento. “Trabalhando com números compatíveis, conseguimos aproveitar todo o potencial das aulas na escola, dos cursos profissionalizantes e das demais atividades. É algo que tem reflexo no clima da casa e na absorção das ações propostas”, declara.


Imprensa Funase

Fãs "shippam" romance entre Seu Barriga e Chiquinha

Os fãs do seriado de TV "Chaves" foram pegos de surpresa. Numa foto, a atriz Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a personagem Chiquinha, apareceu dando um beijo na boca do colega Edgar Vivar, o Seu Barriga no seriado mexicano. A foto acabou viralizando e o público pediu o namoro dos dois.

Segundo o site "El Dictamen", o selinho aconteceu durante o aniversário de 70 anos da atriz, no dia 22 de dezembro. Um dos convidados do evento teria feito o registro e a foto acabou se espalhando nos últimos dias.

"Eu o conheço há mais de 50 anos, sempre nos demos muito bem e sempre senti que ele era parte da minha família. É a primeira vez que nos beijamos, mas já estou viúva e ele é solteiro, ninguém pode reclamar. A verdade é que ele me surpreendeu quando me beijou, mas eu gostei. Nós dois estamos solteiros", explicou a atriz, que é viúva.

Jornal Extra (Rio)


Festival Gastronômico Olinda dá Gosto começa sexta em Olinda

O Festival Gastronômico de Olinda, une criatividade, sabor e cultura, oferecendo uma oportunidade ímpar para degustar os mais variados sabores, numa experiência inesquecível. Em sua primeira edição que será realizada nos dias 17,18 e 19 de janeiro no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, o evento promete se consolidar como mais um atrativo de lazer na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. 


O ambiente aconchegante do Mercado Eufrásio Barbosa traz um tempero a mais para as delícias que estarão disponíveis no local e agradará o paladar dos visitantes.

Os 17 restaurantes que estarão presentes vão enaltecer a nossa rica gastronomia servindo degustações a preços populares, além de contarmos com a presença de 05 Cervejarias Artesanais de Olinda e Recife. O festival acontecerá em um período pré-carnavalesco onde nossa cidade já estará em festa, com suas ruas bastantes movimentadas, por tanto o público esperado para o evento será em torno de 10 mil pessoas.

Para reduzir os impactos ambientais em relação a produção de lixo que será produzida durante os dias do festival, a Prefeitura de Olinda firmou parceria com a cooperativa de catadores de lixo da cidade, para coleta seletiva (lixo reciclável - lixo orgânico), triagem, destinação e reciclagem de resíduos sólidos recolhidos durante o evento. Olinda Da Gosto e realizado pela Secretaria de turismo de Olinda em parceria do Sebrae com o apoio da ADDIPER e Instituto César Santos .


Imprensa Olinda

Estado rejeita proposta de reajuste de ônibus

O Governo de Pernambuco vem a público informar que não aceita a proposta de reajuste no valor das passagens de ônibus apresentada, nesta segunda-feira (13), pelos empresários do setor de transportes de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR). A proposição, que apresenta aumento médio de 14%, elevaria o Anel A - o mais utilizado pelos usuários do sistema - de R$ 3,45 para R$ 3,90, o que é inaceitável. Atualmente, a RMR tem uma das tarifas mais baratas entre as capitais do país, e o Executivo estadual não abre mão da continuidade desse quadro em 2020.

Além de não admitir a proposta apresentada pelo setor empresarial, o Governo de Pernambuco assegura o seguimento de conquistas históricas através do esforço da administração estadual, como o Passe Livre para estudantes, o Transporte Complementar Gratuito e a isenção do ICMS sobre o diesel.

Para isso, estão em fase de conclusão os estudos necessários que garantam melhorias para o usuário e uma equação que possa viabilizar o sistema, com equilíbrio e sustentabilidade. É importante lembrar que, no ano passado, entrou em vigor a Lei do Ar-Condicionado (Lei n. 16787/2019), que está sendo considerada nessa análise, propondo uma meta de ampliação da frota climatizada na Região, como já ocorreu em 2019.

Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios como o do diesel, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros Estados. Além disso, intensificará as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações, e de segurança para a população.

Por fim, salienta que os empresários também precisam fazer a parte deles no funcionamento do sistema, na renovação da frota, com ampliação da climatização, e na pontualidade. O Governo de Pernambuco enfatiza, mais uma vez, que seu principal papel é lutar pelo usuário, pelo menor valor e pelo máximo de benefícios.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Guia do Ministério Público para agilizar em pautas para Infância e Juventude

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij), lança nesta segunda-feira (13), o Guia de Orientações ao Promotor de Justiça com atuação na defesa da infância e juventude. O documento reúne uma série de informações e procedimentos que abrangem a atuação judicial e extrajudicial dos promotores de Justiça da infância e objetiva auxiliar na atuação nesta área.

“O MPPE, como órgão integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), desempenha um papel fundamental na defesa, promoção, controle e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes”, disse o promotor de Justiça e coordenador do Caopij, Guilherme Lapenda. O promotor de Justiça da Infância e Juventude atua, essencialmente, em três eixos: proteção, sócio-educação e defesa de interesses metas individuais.

O documento, ao longo de suas mais de 70 páginas, procura trazer orientações que vão desde os princípios de atendimento ao público, passando pelas principais legislações estaduais e federais acerca da defesa da criança e adolescente, além dos modelos de peças que podem ser utilizadas nos casos mais recorrentes. “Queremos subsidiar a atuação dos promotores de Justiça com atribuições na curadoria da infância e juventude, com ênfase nas mais recentes alterações à Lei nº 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), contendo modelos de peças judiciais e extrajudiciais, os quais serão, igualmente, disponibilizados na página do Caopij”, reforçou Lapenda.

O MPPE tem diversos exemplos da atuação ministerial sempre quando está em questão o respeito aos direitos de crianças e adolescentes. “Tivemos um grande protagonismo na eleição dos Conselhos Tutelares no último ano e sempre procuramos atuar em parceria com esse órgão, que permite a adoção e/ou acompanhamento de medidas que visam proteger crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, de Vulnerabilidade. Além disso, ao mesmo tempo em que instamos o estado-juiz para apuração e responsabilizamos o adolescer em conflito com lei, acompanhamos a execução das medidas socioeducativas aplicadas. A atuação nessa área é multidisciplinar, e não raras as vezes, atuamos em conjunto com outros Centros Operacionais, estando em andamento o projeto CAOPS em Ação, numa parceria entre o CAOPIJ e o caop Educação ”, finalizou.

Imprensa MPPE

Procon-PE fará nota técnica para shows durante o carnaval

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, realizou hoje (13.01), uma reunião com produtoras de shows e empresas vendedoras de ingressos. O objetivo foi informar sobre os direitos dos consumidores acerca das festividades carnavalescas. Por conta disso será elaborada uma Nota Técnica, contendo os principais problemas que chegam ao Procon e o que deve ser feito, seguindo como base as leis vigentes e o Código de Defesa do Consumior.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a reunião é para que as empresas cumpram o que é oferecido ao folião. O gestor acrescentou, ainda, que durante os festejos o órgão estará com a fiscalização atuando em Recife e Olinda. “O Carnaval de Pernambuco é uma das maiores festas de rua do país e nós queremos que ela aconteça de forma segura para o consumidor”, disse.

As fiscalizações acontecerão em pareceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Corpo de Bombeiros. Além desses órgãos também estiveram presentes a reunião, representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Corpo de Bombeiros, e vigilâncias sanitárias de Recife e Olinda, além de representantes dos Procon’s Recife e São Lourenço da Mata.

Entre os tópicos que foram discutidos estavam: retirada dos ingressos; valores cobrados dos ingressos (informação devida sobre as formas e diferenças de pagamento); cobrança da taxa de conveniência e opem-bar; e qualidade do produto oferecido, para produto ofertado, entre outros. 

Imprensa Procon PE

Pernambuco lança edital para implantação de 170 sistemas de dessalinização no Semiárido do estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, lançou nesta segunda-feira (13) a licitação do Programa Água Doce (PAD), ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, executada em parceria com o estado. O edital foi publicado nas edições de sábado do Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado.

Orçado em R$ 36,9 milhões, sendo R$ 33,2 milhões da União e R$ 3,7 milhões de contrapartida do estado, o Programa Água Doce prevê a instalação de 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra, beneficiando cerca de 60 mil pessoas em 21 municípios do Semiárido pernambucano, que passam a contar com água de qualidade para o consumo.

De acordo com o secretário Dilson Peixoto, o programa integra um conjunto de ações com foco na melhoria da infraestrutura hídrica no Agreste e Sertão do estado. “Além do Programa Água Doce, em 2019 entregamos 2.944 cisternas de 16 mil e 52 mil litros e, ainda neste mês de janeiro, devemos assinar a ordem de serviço do Programa de Integração do Rio São Francisco (Pisf), que vai beneficiar 12 mil pessoas residentes em comunidades localizadas a até cinco quilômetros dos canais Norte e Leste da Transposição do São Francisco”, destacou.

A instalação dos sistemas foram divididas em três lotes, contemplando os municípios de Águas Belas, Iati, Manari, Paranatama e Venturosa (Lote 1), Alagoinha, Caetés, Capoeiras, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, Riacho das Almas, Salgadinho, Sanharó, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério (Lote 2) e Afrânio, Dormentes, Santa Cruz e Trindade (Lote 3). A previsão para conclusão das obras é de 12 a 24 meses, de acordo com o cronograma de execução dos serviços. Após a instalação dos sistemas, o programa prevê também a manutenção básica durante 12 meses, período em que as comunidades devem ser capacitadas para assumir a manutenção dos equipamentos.

Imprensa Agricultura PE

UPE divulga listão do Processo de Ingresso nesta quarta (15)















A espera está perto de acabar. A Universidade de Pernambuco (UPE) divulga, nesta quarta-feira (15/01), às 11h, o listão com os nomes dos candidatos classificados no seu Processo de Ingresso 2020. 

A novidade é que este ano a listagem será divulgada, exclusivamente, online no site da UPE (www.upe.br) e do Processo de Ingresso (www.processodeingresso.upe.pe.gov.br). Na lista, constarão os nomes dos 1.740 candidatos que concorreram pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 3a fase.

Os nomes dos primeiros lugares, com os respectivos cursos e notas, que concorreram pelo sistema universal e pelo sistema de cotas serão divulgados às 10h, nos mesmos endereços eletrônicos.

Ainda no dia 15/01, os candidatos terão acesso aos detalhes dos seus desempenhos no certame acessando o sistema com o login e senha individuais.

Já a listagem dos candidatos remanejáveis (aprovados e não classificados) está com a divulgação mantida para o dia 22/01/2020.

Os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no SSA 2 devem ficar atentos. A divulgação do desempenho individual será realizada até o dia 18/03/2020.

Do total de 3.480 vagas, 1.740 foram disponibilizadas para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e 1.740 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE, distribuídas nos 54 cursos de graduação, oferecidos nos campi Recife, Camaragibe, Mata Norte, Mata Sul, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. 

As provas do SSA 3 da UPE aconteceram nos dias 17 e 18 de novembro e teve 12.828 inscritos.

MATRÍCULA - Os feras classificados deverão realizar suas matrículas entre os dias 30 e 31/01, pela manhã, das 8h às 12h, e a tarde, das 13h às 16h. Aqueles que não fizerem suas matrículas, nesses dias, serão automaticamente desclassificados. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 14/02/20, a partir das 17hs.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 / 3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.


Imprensa UPE

Chico César e outras atrações no Baile da Macuca


Encerramento do Projeto Sambadas


Direitos Humanos é pauta de capacitação para oficiais da PM

Com o objetivo de apresentar políticas públicas de promoção e proteção dos direitos humanos, que a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) realizará na próxima terça-feira (14/01), das 9h às 12h, uma formação para cerca de 50 sargentos, tenentes, coronéis da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, atuantes em direitos humanos dentro dos batalhões. A capacitação acontecerá no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), localizada na Rua Tabira, 250, Boa Vista.

Durante a formação os oficiais conhecerão sobre a estrutura da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), bem como, os programas de promoção e proteção vinculados ao órgão. Além disso, será abordado todo o Sistema de Estadual de Proteção a Pessoas.

O Secretário Executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, explica a importância de promover formações como esta. “Essas formações qualificam ainda mais os policiais militares, que atuam com as políticas públicas na área de direitos humanos dentro dos batalhões”, explica.

Imprensa SEDH PE

IEL e FIEPE promovem cursos de capacitação

Se recolocar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio requer investimentos em qualificação. Portanto, é fundamental buscar formas inovadoras e eficientes para aumentar a produtividade e melhorar a competitividade do negócio. Pensando nisso, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estruturaram uma programação de cursos, encontros e programas para impulsionar a sua carreira e o desenvolvimento das empresas ao longo de 2020.

“Todos sabem que o mercado de trabalho está ficando cada vez mais competitivo, são muitos profissionais buscando por vagas de empregos. Não há, portanto, outro caminho para conquistar uma recolocação, ou para se aperfeiçoar, sem a capacitação”, destacou a superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Fernanda Mançano. Os conselhos de Fernanda são para os que desejam alcançar uma posição de sucesso no futuro. “É preciso, constantemente, manter-se atualizado para o mercado de trabalho e descobrir a melhor maneira de permanecer alinhado aos objetivos das empresas”, pontuou.

Para fortalecer as pessoas e o setor produtivo do Estado, as instituições desenharam um primeiro semestre com cursos como Business Partner – desenvolvendo consultores internos de RH; Auditores Internos ISSO 9001:2015, ISSO 14001:2015 e ISSO 45001:2018; Programa Gestão de Marketing e Vendas; Governança, Risco e Compliance, Designer Thinking na Gestão de Negócios, Seminário de Negócios, além de cursos sobre Linhas de Financiamento para Importação e Exportação e RH estratégico.

Já no segundo semestre, os cursos serão de Desenvolvimento Gerencial; Negociação, Persuasão e Influência em Vendas; Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos; Growth Marketing; o ll Congresso da Micro e Pequena Indústria; Técnicas de Controle e Análise do Fluxo de Caixa; Programa de Gestão da Inovação; Seminário de Energia; Pipeline de Vendas e o Seminário de Gestão. Para os interessados em comércio exterior, as instituições vão oferecer capacitação de Planejamento Estratégico para Comércio Exterior e também o Encontro da Indústria. Confira os nossos cursos no site www.ielpe.org.br e se inscreva!

Imprensa FIEPE