sábado, 21 de abril de 2018

Cartas ao Mundão inicia etapa de formação em abril





Entre os dias 23 e 27 de abril, o Cartas ao Mundão retoma suas atividades em 2018, com a etapa de Ação Formativa voltada para os professores e professoras de quatro unidades Socioeducativas de Pernambuco dando continuidade ao primeiro ciclo de atividades do projeto, que trabalha diretamente com adolescentes, através de sessões cineclubistas e oficinas de vídeo.

A etapa de ação formativa propõe intensificar o trabalho junto a professores (as) que já atuam em escolas anexas aos quatro Centros de Atendimento Socioeducativos - CASE da Região Metropolitana do Recife (Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, além de Vitória de Santo Antão).

Através de um processo seletivo, oito professores (as) serão contemplados (as) com um curso de 40h, para desenvolverem oficinas de cinema e cineclubes nas respectivas escolas em que atuam, no segundo trimestre de 2018. As atividades terão acompanhamento de monitores (as) bolsistas e receberão visita quinzenal da coordenação do projeto. 

A metodologia do projeto desenvolve dispositivos lúdicos, que não tem o objetivo formar cineastas ou ensinar técnicas específicas (como fotografia, captação de som ou edição), mas dedica grande atenção ao processo àquilo que o cinema permite experimentar no mundo, com o outro, bem como as imagens e narrativas geradas a partir dessa experimentação, estimulando cada um a narrar o próprio território, a própria vida.

Saúde da voz na Terceira Idade é tema de roda de conversa

Preocupada com o bem-estar de seus atendidos, a Legião da Boa Vontade – LBV em sua sede na Rua dos Coelhos, 219, promove nesta terça-feira, 17, uma roda de conversa com idosos que integram o programa Vida Plena, sobre o Dia Mundial da Voz.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia de Pernambuco, através da fonoaudióloga Jullyane Pacheco, mediará uma roda de conversa com os idosos da LBV, esclarecendo-os sobre a importância da voz na Terceira Idade. O encontro representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Anualmente, em 16 de abril, celebra-se o "Dia Mundial da Voz" e a conscientização sobre a importância da voz no Brasil foi iniciada em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601.


Com informações da jornalista Camila Mota

Fiscalização do Procon-PE recolhe produtos vencidos em Petrolina

A fiscalização do Procon-PE esteve na última semana na cidade de Petrolina, no interior de Pernambuco. Em alguns dos estabelecimentos foram encontrados produtos com irregularidades.

Na loja Lorena Conveniências, localizada na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, foram retirados das prateleiras queijos que estavam com data de vencimento de um dia e caixas de suco vencidas há mais de um mês.

Já no estabelecimento Bompreço Supermercados, que fica na Rua São Vicente de Paula, uvas vencidas há mais de cinco dias foram recolhidas. O local também foi notificado por expor produtos para promoção sem avisar que eles iriam a vencer a menos de um mês.

Os supermercados e estabelecimentos devem dispor os produtos próximos à data de vencimento em gôndolas específicas e informar por meio de uma placa sobre o prazo de validade.

Imprensa Procon PE

Colégio Motivo aposta em cine-aula para dinamizar ensino para o ENEM

Aprofundar o conhecimento e dinamizar o ensino dos conteúdos dados em sala de aula é um dos preceitos do Colégio Motivo, que este ano dá sequência ao projeto Cine Aula Motivo. A cada quinze dias, os alunos do ensino médio podem aprender conteúdos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de filmes e curtas metragens que são veiculados em sala de aula.

Para iniciar o projeto deste ano, o primeiro filme será Joana Dar'c, que será exibido na unidade do Motivo de Boa Viagem na próxima terça-feira (24), a partir das 16h. Após o filme, o debate será realizado com o professor Rodrigo Pessoa. Nos próximos dias as outras unidades irão reiniciar o projeto e serão exibidos filmes como Getúlio, 13 Dias que Abalaram o Mundo e Lincoln, que podem ser trabalhados durante as aulas. 

Cada unidade do colégio tem um professor capitão que escolhe junto aos demais professores os filmes que serão assistidos. No fim da exibição, há um debate em torno dele, com foco nas questões apresentadas no exame. O trabalho é interdisciplinar e comporta desde as disciplinas de humanas, como história e geografia, até as disciplinas de Exatas, como matemática e física.

Chuva e frio não podem ser usados como desculpa para deixar exercício de lado

Com a época de chuva e frio se aproximando o tempo pode ser usado como desculpa para não praticar atividade física, principalmente para aqueles que não fazem com regularidade. Com a temperatura mais baixa, nosso corpo tende a procurar abrigo e conforto, e com isso, além de ficar mais preguiçoso, fica suscetível também a ingerir alimentos mais calóricos. Mas nenhum desses motivos deve ser usado como empecilho para ficar parado. E para aqueles que gostam se exercitar ao ar livre, é necessário ter uma atenção maior em alguns pontos.

Por causa do clima mais frio, o corpo precisa de uma melhor preparação. Os exercícios de aquecimento são importantes para o corpo entrar em calor e se preparar para a parte principal do treino. “Durante o aquecimento devemos explorar movimentos que melhorem cada vez mais as nossas amplitudes de movimentos e mobilidade articular. Por isso, para não perder o rendimento nas corridas, por exemplo, ou até mesmo se lesionar, é indispensável um bom aquecimento”, comenta Ray Vasconcelos, professor da Cia Athletica. Durante o período de temperaturas mais baixas, o risco de estiramento muscular tende a aumentar porque o próprio frio faz com que os músculos se mantenham em maior tensão.

Também se torna comum por causa do clima mais ameno, escutar pessoas reclamando de dores nas articulações. Com o tempo mais frio, nosso corpo entra em estresse físico natural e várias ações fisiológicas são tomadas como forma de defesa para manter o equilíbrio da temperatura. “Em alguns casos, principalmente em pessoas mais idosas, pode ocorrer esse tipo de dor nas articulações. Isso de dá pelo fato delas não estarem tão irrigadas e prontas para as atividades. Devemos sempre tentar manter nosso corpo em calor, por isso o uso de roupas de frio é recomendado até mesmo para as práticas de exercícios”, explica o professor. Esse tipo de dor pode se manifestar, mas não é determinante para a prática da atividade física.

ITEP trabalha no redirecionamento das atividades dos Centros Tecnológicos

Promover o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais (APL) com foco na melhoria da competitividade empresarial e territorial está entre as principais atribuições do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Uma das importantes ferramentas para fomentar a inovação e empreendedorismo em Pernambuco são os Centros Tecnológicos, geridos pelo ITEP mediante Contrato de Gestão com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que passam por um momento de transição para alinhamento à nova estratégia de CT&I do Estado.

A conjuntura dos CTs foi tema de audiência pública proposta pela deputada Priscilla Krause (DEM) e debatida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, nesta terça (17), com participação do presidente do ITEP, Antonio Vaz, dos gestores dos Centros, da diretora de Política e Articulação da Secti, Luciana Távora, e do diretor acadêmico da unidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns, Airon Melo. A audiência foi oportuna para apresentar as novas diretrizes dos Centros Tecnológicos, que encerram as atividades de educação profissional e passam a fortalecer ainda mais as ações de empreendedorismo e inovação, valendo-se da expertise do ITEP nas áreas, da infraestrutura de ponta existente nos centros e do estreito contato construído com os produtores das regiões.

“O instituto também vem trabalhando na oferta de treinamentos técnicos especializados ministrados em parceria com instituições como o Sebrae, no entanto o foco em educação profissional não é vocação de uma Organização de Pesquisa Tecnológica. Existe uma demanda de cursos voltados a esses territórios, mas devem ser pensados de outra forma em conjunto com outras organizações e secretarias”, explica Antonio Vaz.

Nesta semana, os gestores dos centros participaram de reunião na sede do ITEP para reforçar o direcionamento estratégico traçado para os CTs, atribuir atividades, apresentar resultados e pactuar metas. “O ITEP deve fazer o melhor daquilo que é melhor e a vocação do instituto é o desenvolvimento de tecnologia, inovação e empreendedorismo”, pontua Antonio Vaz. Ao final da audiência pública, foi definida uma visita da deputada Priscilla Krause ao ITEP para discutir o papel das Organizações Sociais como o ITEP no Estado e as atividades dos Centros Tecnológicos em Garanhuns, Caruaru, Araripina e Serra Talhada.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Barragem Cachoeira II se recupera e melhora abastecimento de Serra Talhada


O município de Serra Talhada, distante 415 quilômetros do Recife, foi beneficiado com as recentes chuvas registradas no Sertão do Pajeú. A Barragem de Cachoeira II, que contribui com o abastecimento da cidade, conseguiu se recuperar e está hoje com 76,63 % da sua capacidade total, que é de 21 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Luciano Freitas, com esse volume, um total de 16 milhões e 116 mil metros cúbicos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já teve condições de melhorar o fornecimento de água da cidade, reduzindo um pouco o calendário de abastecimento. Já estão sendo desenvolvidas ações de ajustes operacionais para que a rede de distribuição possa receber o aumento da produção de água. “A nossa expectativa é que, até o final de abril, a gente consiga reduzir ainda mais o rodízio em Serra Talhada”, informa o gerente.

Mesmo que Cachoeira II não consiga verter – embora seja bastante provável, caso persistam as chuvas - o volume já acumulado no reservatório garante o abastecimento da cidade por dois anos, somado ao reforço da Adutora do Pajeú. O gerente Luciano Freitas lembra que, em função dos sete anos consecutivos de seca, desde o ano de 2015, a Barragem de Cachoeira II apresentava nível baixo de armazenamento, 25% da sua capacidade. Nesse período foram feitos ajustes operacionais para que a água disponível pudesse atender à população por um prazo maior. No entanto, em 2016, com a incidência de poucas chuvas, o nível da barragem caiu ainda mais, oscilando entre 17 % a 20%, até que no final de 2017 o nível baixou até 4%, quando a Compesa deixou de explorar a barragem e passou a atender a cidade apenas pela Adutora do Pajeú.


Imprensa Compesa

Uma aula de Consumo Consciente de Energia

Cada vez mais a forma interativa e lúdica das aulas é inserida na grade curricular da rede municipal de Olinda. As lições de física, por exemplo, ficam muito mais atrativas quando os alunos podem somar a teoria à prática. Estudantes do ensino fundamental estão participando de visitas guiadas, oferecidas pela Celpe, ao Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata, localizado na Arena Pernambuco. A proposta da iniciativa é disseminar conceitos de consumo consciente e energias renováveis.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Executiva de Programas e Politicas Educacionais, Renata Lopes, a Secretaria Municipal de Educação não tem medido esforços para melhor orientar os alunos. “A exemplo disso, tivemos visitações em museus, ao Espaço Ciência e a estação de tratamento de água. Fizemos piqueniques em praias e parques com estudantes especiais. Todas essas e outras visitas, são aulas que vêm somar e nos trazem mais interatividade, sempre nos deixando uma mensagem consciente e segura do tema proposto”, pontua Renata.

Durante a visita ao Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata, os estudantes podem conhecer o sistema fotovoltaico – fonte de energia renovável obtida pela conversão da luz solar em energia elétrica -, através das placas fotovoltaicas de diferentes tecnologias. Os grupos também participam de palestras sobre o processo de geração de energia renovável.

Uma das finalidades das visitas educativas, que têm duração de uma hora, é transformar os estudantes em agentes multiplicadores. E pelo visto tem conseguido. Maria Alice, 11 anos, aluna do 7º ano da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, ficou atenta a cada explicação da monitora e vai levar o que aprendeu na Usina para sua casa. “Gostei muito e achei muito interessante o funcionamento da energia solar. Aprendi o jeito certo de usar o carregador de celular e não deixá-lo na tomada. E poupar mais o uso do micro-ondas, pois consome muita energia”, disse a aluna.

No final da visitação, os alunos recebem uma bolsa com vários brindes entre eles: informações sobre a usina solar; almanaque com história em quadrinhos; manual de consumo consciente de energia e, um CD didático assinado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown. Estima-se que 800 alunos da rede municipal passem pelo local. Estudantes de oito escolas já têm presença confirmada. A visita é gratuita e as escolas interessadas devem fazer agendamento pelo telefone 81- 8877. 6677, das 8 às 17h, ou pelo e-mail celpe@aulasdeenergianeo.com.br .


Imprensa Olinda

Obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Gravatá está 60 % concluída

As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Gravatá, no Agreste, avançam. A primeira etapa do empreendimento já está 60% concluída e vai beneficiar 35 mil pessoas no Alto da Boa Vista, Bairro Novo, Cruzeiro, Picolé, Prado, Pilar de Matos, Cohab 1 e 2, 15 de Novembro e Petur. O Governo Paulo Câmara destina R$ 38 milhões só na primeira fase da obra, que está prevista para ser finalizada no final deste ano. “Este é o maior investimento em saúde pública já feito na cidade, um dos destinos turísticos mais procurados da região”, afirmou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, Roberto Tavares. Ele adiantou que para contemplar o restante da cidade de Gravatá, o Governo do Estado investe R$ 4 milhões na elaboração do projeto da segunda etapa do SES Gravatá, que deve ser concluído até final de 2018. Estudos preliminares já apontam um investimento de R$ 160 milhões para realizar a segunda etapa do sistema.

Uma particularidade dessa obra, é que a população já está sendo beneficiada com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, antes mesmo de finalizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Isso porque a Compesa instalou uma ETE móvel, no bairro Alto da Boa Vista, um modelo simplificado e compacto para tratamento de esgoto, que permite dar funcionalidades às tubulações já assentadas (redes e ramais) na cidade. Hoje, é coletado e tratado o esgoto gerado por 2 mil moradores.

A obra está com frentes de trabalho atuando na implantação de rede no bairro da Boa Vista, e na construção da ETE e do coletor “tronco”. Esse último é uma tubulação de grande porte (500 milímetros de diâmetro), com 2,5 mil metros de extensão, que está sendo implantado às margens do Rio Ipojuca e será responsável por receber todo esgoto da cidade e fazer o transporte até estação de tratamento. A ETE de Gravatá já está 78% concluída, e possui a capacidade para tratar 150 litros de esgoto, por segundo, utilizando um método de tratamento que garante retirar do esgoto até 98% de matéria orgânica e elementos patogênicos. Na primeira etapa, também já foram instaladas 5,4 mil ligações, 12 mil metros de nova rede coletora e 21 mil metros de ramais de calçada. O SES Gravatá é executado por meio do Programa de Saneamento Ambiental do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) e com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O compromisso do governador Paulo Câmara com Saneamento vai além das obras de esgotamento sanitário. Na semana passada ele autorizou a licitação de uma nova adutora para Gravatá e ampliação da Estação de Tratamento de Água- ETA da cidade”, finalizou o presidente de Compesa.

Imprensa Compesa

Escolinha de Vôlei em Olinda

Prática esportiva, formação cidadã e oportunidade para meninos e meninas têm endereço certo a partir da próxima segunda-feira (23.04), 15h. Será a inauguração da escolinha "Sacando Juntos com Lula do Vôlei", na praia de Bairro Novo, em frente ao Patteo Olinda Shopping. As aulas, que contam com o apoio da Prefeitura de Olinda, serão realizadas duas vezes na semana, sempre em turno complementar ao do estudo regular.

Jovens em situação de vulnerabilidade social, estudantes da rede de ensino municipal ou estadual constituem o público alvo. Mas certamente é um grande atrativo também para quem frequenta a praia da cidade, corre pelo calçadão, pedala pela ciclovia, pratica kitsurf ou outro dos tantos esportes que encontraram morada na Orla de Olinda. Quem não se encanta? Ao ver jovens e adolescentes, devidamente uniformizados, com acompanhamento profissional, praticando esporte e desenvolvendo habilidades, para muitos, até então inexploradas.

Sem falar no convívio saudável com a coletividade, parceria. Ou seja, o projeto forma esportistas e empodera cidadãos que são o futuro de Olinda. Para participar, os interessados podem procurar diretamente a escolinha, lá na Orla de Bairro Novo, nos horários das aulas:

Manhã: Terças e sextas
Turma A - 09h às 10h;
Turma B - 10h às 11h;

Tarde: Terças e sextas
Turma C - 14h às 15h;
Turma D - 15h às 16h.

Imprensa Olinda

Vai ter concurso de nível superior na Marinha


Se você tem nível superior, não deixe de se inscrever para o Concurso Público para ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (CP-T). Dentre os requisitos, o candidato deve ser brasileiro nato, de ambos os sexos e com menos de 36 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2019. São 27 vagas. 

Em 2018, a Administração Naval oferece vagas em Ciências Biológicas (03), Comunicação Social (04), Direito (04), Informática (06), Oceanografia (02), Pedagogia (02), Psicologia (02), Serviço Social (02), Segurança do Tráfego Aquaviário (02 - composto pelas profissões: Engenharia Naval e Ciências Náuticas). As inscrições podem ser feitas até 10 de maio através do site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 e será aceito pagamento até o dia 16 do mesmo mês. 

Este concurso prevê o preenchimento de cargos e funções técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em geral, além das atividades inerentes à carreira militar. 

Os candidatos farão provas de conhecimentos profissionais e redação, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 4 horas. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro. Ao final de 2019, o militar aprovado no CFO será nomeado Oficial da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passará a receber rendimentos brutos inicias de cerca de R$ 11 mil, além de benefícios, tais como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica.

Concurso Público de nível Superior para o Quadro Técnico - 2018 
Inscrição: até 10/05/2018 
Valor: R$ 120,00 
Informação ao candidato: sspm.ingresso@marinha.mil.br 

Marinha do Brasil

Chuvas recuperam barragens de Solidão e Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú


O mês de abril trouxe chuvas generosas para a região do Sertão do Pajeú, após um longo período de seca. Desta vez, as barragens de Nossa Senhora de Lourdes, no município de Solidão, e a Barragem José Antônio, em Santa Terezinha, saíram do colapso e estão com condições de abastecer as duas cidades. As chuvas também recuperaram a Barragem do Travessão, localizada em Tabira, que atingiu a sua capacidade máxima (270 mil metros cúbicos de água) e está vertendo, e já voltou a fornecer água para o distrito de Borborema, na zona rural do município. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também já providenciou o retorno da distribuição de água pela rede em Solidão, e a previsão é que os moradores de Santa Terezinha voltem a ter água nas torneiras até a próxima quarta-feira (25).

O município de Solidão, que entrou em colapso no mês de fevereiro deste ano, festeja a água acumulada na Barragem de Nossa Senhora de Lourdes. O manancial atingiu aproximadamente 40% do volume total, e já está abastecendo os 2,5 mil moradores da cidade. A Barragem José Antônio, que estava seca desde dezembro de 2016, registra agora 26% da sua capacidade máxima, que é de 2 milhões metros cúbicos de água. A Compesa realiza ajustes operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) para voltar a abastecer a população de Santa Terezinha, cerca de 12 mil pessoas. Em função do longo período que o sistema ficou desativado, os técnicos farão um acompanhamento do comportamento da rede de distribuição com o retorno da operação.

O sistema de abastecimento da Santa Terezinha ainda recebe contribuição da Barragem do Tigre, que também conseguiu acumular água com as chuvas deste ano. Mas para utilizar água do Tigre, a companhia realiza um serviço de manutenção na adutora que transporta água da barragem até a ETA. “Nas duas cidades e no distrito de Borborema vamos verificar o primeiro ciclo de abastecimento de água e estudar a demanda de cada localidade para depois definir como ficará o calendário”, explica Gileno Gomes, gerente da Unidade de Negócios da Compesa. 

Imprensa Compesa

Lideranças populares se engajam na prevenção à violência em Olinda

A maior participação popular na segurança de Olinda foi o principal tema debatido nesta sexta-feira (20.04), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Comandado pelo secretário de Segurança Urbana da cidade, coronel Pereira Neto, o objetivo do encontro foi reunir representantes da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, juntamente com lideranças populares para implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança. “O Conselho será bastante importante para agirmos em conjunto. A partir de informações sobre criminalidade repassadas dessas lideranças que sabem a realidade da sua localidade e do bairro, vamos redirecionar os dados para as polícias. É uma parceria entre sociedade civil e poder público", ressaltou.

Depois de criado, representantes dos conselhos vão se reunir periodicamente para que sejam repassadas informações, entre elas, pontos de tráfico de drogas e alguma prática irregular. A ideia é que ações como essas possam reduzir a criminalidade da cidade e consequentemente do Estado.

Os setores de inteligência da PM já têm catalogados os bairros de maior vulnerabilidade de Olinda. "É importante lembrar que o trabalho é feito com base na prevenção e repressão. Nós também vamos atuar dentro das escolas com cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)", destacou o subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Major Maxwell Behar.

"Se for concretizado nas comunidades, nós que sabemos o dia a dia de onde moramos, vai beneficiar, será importante sermos ouvidos", disse uma das lideranças comunitárias.

Para Pereira Neto é relevante interferir na violência com a ajuda da população. “Será um reforço essencial e o professor Lupércio sabe bem dessa responsabilidade”, destacou.

Participaram também do evento presidentes de associações, líderes comunitários, o secretário executivo de Segurança Cidadã, Jailson Silva; o secretário municipal de Saúde, Eud Jonhson Cordeiro; o capitão Luiz Fernando. Representando a Companhia Independente de Apoio ao Turista, Sargento Lourival; o comandante do 1º Batalhão, Tenente Coronel Cabral; o Comandante do Grupamento de Bombeiros de Olinda, Tenente Coronel Valdir; o delegado da Seccional de Olinda, Gilmar Rodrigues; o delegado de Homicídios, Ricardo Silveira. Além do diretor Jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Olinda, Harlam Duarte; o superintendente do Programa Governo Presente, representando o Estado, Greice Novaes. 


Imprensa Olinda

Secretaria Executiva de Direitos Humanos e PROCON realizam ação conjunta.

Com a finalidade de promover orientação quanto às legislações e encaminhamentos adequados à população no que se refere aos conflitos direcionados ao consumo, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), por meio do programa Mediação de Conflitos, realizou nesta sexta-feira (20/04) um encontro de formação continuada com o tema: Dialogando com o Procon-PE. O encontro aconteceu no auditório Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), em parceria com o órgão de defesa do consumidor e foi direcionado para mediadores atuantes em núcleos comunitários parceiros do Governo de Pernambuco.

A formação foi dividida em dois momentos, no primeiro, os mediadores puderam entender sobre a funcionalidade do Procon/PE, a sua atuação, competências e a diferença entre o juizado de pequenas causas e o órgão. Já no segundo, foi aberto para que o público pudesse tirar dúvidas com a palestrante, a gerente jurídica do Procon, Danyelle Sena.

Para a mediadora Thayne Fernandes, do núcleo do bairro do Fundão, participar da formação é um momento de esclarecimento “aprendizado, onde podemos, depois, passar todas essas informações para a comunidade”, expõe. A coordenadora do programa de Mediação da SEDH revela a importância deste trabalho. “É importante qualificar os mediadores e mediadoras comunitários no sentido da possibilidade da mediação nas relações de consumo”, expressa.

O curso que faz parte de uma agenda de formações continuadas com os mediadores, já tem o seu próximo workshop marcado para o próximo dia 25 de maio, com tema “A Política de Promoção dos Direitos Humanos desenvolvidas pela SEDH”.~

Imprensa SEDH PE

Melhorias para a feira do São João da Escócia

A feira livre do bairro São João da Escócia foi o tema de uma reunião, nesta sexta-feira (20), entre a prefeitura, vereadores, comerciantes e feirantes. No encontro, a prefeita Raquel Lyra ouviu as reivindicações de melhorias no local, que sofreu bastante, no último fim de semana, com as fortes chuvas que caíram na cidade. Além da prefeita, estiveram presentes os secretários municipais Rubens Júnior, Humberto Correia e Nyadja Menezes e os vereadores Tafarel, Edmilson do Salgado, Ítalo Henrique e Cecílo Pedro.

“Estamos aqui para ouvir vocês. Queremos saber se aquele é o espaço adequado, se vislumbram outro local, quais são as dificuldades que estão tendo no dia-a-dia e o que querem que a gestão municipal faça para melhorar o nosso serviço de atenção. Está todo mundo junto numa causa só”, ressaltou a prefeita.

Após as reivindicações dos feirantes, a secretária de Urbanismo e Obras, Nyadja Menezes, informou que já foi feito um levantamento para a execução da obra, que será iniciada com o sistema de drenagem. “A gente quer ir com vocês para mostrar tudo o que poderá ser feito no local. Já conversamos com a empresa, e ela vai levar cerca de quatro semanas para executar todo o serviço, pois são cinco ruas”, adiantou Nyadja. “A gente se coloca à disposição dos feirantes, a prefeita tem toda a sensibilidade para dialogar e resolver o problema”, disse.

O secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia, ressaltou a importância de manter a limpeza das ruas e a conscientização da população e dos feirantes para que outros episódios de entupimentos não ocorram mais. “A drenagem é altamente importante, mas se a população não colaborar com a limpeza, o problema não será totalmente resolvido,” alertou Humberto. “Estamos aguardando novos contêineres para serem instalados também nas feiras livres e evitar que o lixo venha a entupir novamente os bueiros. Mas para isso precisamos da colaboração de todos”, completou.

Uma nova reunião, entre a prefeitura e os feirantes do São João da Escócia, ficou agendada para a próxima quarta-feira (25), às 19h, na Escola Municipal Josélia Florêncio.

Imprensa Caruaru

Em 10 anos, o câncer pode ser a doença mais letal do País

Um levantamento divulgado no último dia 16 pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mostrou que o câncer já é principal causa de morte em quase 10% das cidades brasileiras. Em Pernambuco, esse dado já afeta a cidade de Tacaimbó, localizada no agreste do estado. O estudo mostra a tendência de o câncer avançar a cada ano, o que mostra que os tumores malignos serão responsáveis pela maioria de mortes no país, ultrapassando até doenças cardiovasculares e do aparelho respiratório que lideraram por décadas como principais causas. 

O estudo, feito com base nos números oficias mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), de 2015, mostrou ainda outros dados sobre a doença. Nas mortes registradas em 10% dos municípios brasileiros (516, dos 5.570), onde o câncer foi a principal causa de óbito, foi identificado que a maioria foi entre homens (57%), sendo número absoluto de mortes em 23 estados. Já as mulheres foram maioria em apenas dois estados, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Para Dr. Rafael Caires, oncologista da Multihemo, unidade Recife do grupo Oncoclínicas, uma maneira de combater a doença e não entrar nessa estatística é sempre fazer exame de rotina e ficar atento aos sinais do corpo. “Quanto mais cedo for descoberto o câncer, maiores são as chances de cura. Geralmente as mulheres procuram mais os médicos para exames preventivos, mas isso também precisa ser um costume do homem”, comenta. Além disso, outros fatores como um estilo de vida mais saudável com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico regularmente, são extremamente necessários para combater o desenvolvimento da doença.

Caruaru: entregue nova sede da unidade de fisioterapia

A prefeita de Caruaru Raquel Lyra e a secretária de saúde do município Ana Maria Albuquerque entregaram a população, nesta sexta-feira (20), a nova sede da unidade de fisioterapia da cidade. O espaço funciona na Rua Deolindo Tavares, 191, no bairro Maurício de Nassau. 

A nova unidade é mais ampla, mais confortável, com novos equipamentos e com a mudança será possível aumentar de 1.700 a 2.200 atendimentos por mês, acelerando e desburocratizando o acesso aos serviços de saúde, reduzindo o tempo e a lista de espera, os deslocamentos desnecessários, as rotinas redundantes, os desperdício de tempo e de recursos financeiros, bem como a repetição desnecessária de procedimentos, priorizando as reais necessidades dos usuários.

“Estamos entregando esta nova unidade com uma estrutura melhor e mais adequada para que os pacientes possam ser atendidos de forma humanizada e os profissionais atuarem num espaço com melhores acomodações, novos equipamentos e sistema de atendimento informatizado. É um momento de alegria, pois mesmo passando por dificuldades financeiras no Sistema Único de Saúde, a gente consegue fazer um esforço coletivo para entregar a população uma melhor assistência”, disse a secretária de saúde.

Serão oferecidos: atendimento fisioterapêutico em paciente com alterações motoras de origem traumatológica, ortopédicas, reumatológicas, hematológica, infecciosa visando o preparo para a cirurgia e minimizando e tratando as complicações respiratórias, motoras e circulatória; preparo para a cirurgia e redução de complicações respiratórias, motoras e circulatórias; manutenção do tônus muscular, minimizando as alterações sensorial e/ou perceptual, treinamento das alterações de equilíbrio, coordenação motora, marcha e reeducação cardiorrespiratória; atendimento fisioterapêutico em pacientes no pré-operatório, pós-operatório ou clínica que apresentam complicações sistêmicas, visando manter a capacidade física não acometida, evitar complicações da imobilização, estimulação sensório-motora e maximizar a função respiratória.

“Nós nos comprometemos em não só melhorar o acesso, mas também a qualidade daquilo que nós fazemos em todas as áreas. Hoje a gente cumpre o nosso papel, aperfeiçoando o acolhimento e o atendimento a quem precisa da fisioterapia em nosso município. O novo espaço é mais bonito, mais arejado, mais funcional para reabilitar quem precisa do serviço em Caruaru”, comentou Raquel Lyra.

Imprensa Caruaru

Os 100 anos do pianista Julio Braga

Olindense, o pianista e compositor Júlio Braga completaria 100 anos nesta terça-feira, 24 de abril, caso estivesse vivo. Para celebrar a data, o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) realizará dois recitais com obras do artista local que ganhou o mundo tocando músicas eruditas. As apresentações serão realizadas dentro do Festival Centenário Júlio Braga, nos dias 24 e 29 deste mês, e terão entrada franca.

Na primeira apresentação, nesta terça-feira (24), às 16h30, haverá apresentações de alunos e professores do CEMO, assim como dois convidados especiais: o pianista Fernando Müller e o flautista Marco Antônio Barcelos. Já no dia 29, aproveitando a presença da pianista Tamara Ujacova C. Schubert no Brasil após retornar de uma turnê internacional, haverá uma nova apresentação em homenagem a Júlio Braga, também no CEMO, às 16h. Tamara é carioca e estudou as obras do artista olindense, usando-as como tema para seu trabalho de conclusão do doutorado.

Júlio Braga - Pianista e compositor erudito, ele nasceu na cidade de Olinda em 24 de abril de 1918. Aos oitos anos de idade, compôs sua primeira peça e aos dez anos fez seu primeiro concerto no Teatro Santa Isabel. Em 1948, participou do Concurso Phillips da Holanda, realizado no Rio de Janeiro, conseguindo a primeira colocação, por unanimidade, entre os pianistas brasileiros. Recebeu como prêmio uma viagem à Europa e uma bolsa de permanência para aperfeiçoar os estudos em Paris, do Governo de Pernambuco.

Júlio Braga realizou recitais na França, Inglaterra, Holanda, Noruega, na América do Sul, América Central, América do Norte e em vários Estados do Brasil. Foi convidado para realizar concerto pela Embaixada do Brasil em Washington (EUA) referente à passagem da Independência do Brasil. Realizou Programa Especial de Concertos das Nações Unidas, transmitido, na época, para toda América Latina. Foi solista da Rádio Difusora Francesa e da BBC de Londres. Também foi organista voluntário da Catedral Notre Dame, em Paris. Esteve ausente do Brasil durante dezesseis anos, período em que levou seu talento, e o nome de Olinda, aos maiores palcos do mundo.

Em 1964, voltou definitivamente para o Brasil após ter sido professor catedrático da Universidade de Música de Caracas e da Universidade de Música de Maracaibo, na Venezuela. O músico morreu no dia 10 de outubro de 1993. Deixou uma vasta e preciosa obra de Composições Sacras, Concertos Barrocos, Improvisações, Prelúdios, Noturnos, Valsas, Minuetos, Canções Infantis, Choros, Paráfrases, além de peças para Piano, Canto, Flauta, Clarinete, Fagote, Oboé, Viola, Violão, Violino e Orquestra. Em suas composições, costumava fazer alusão ao badalar dos sinos de Olinda. Entre suas obras mais famosas estão ‘Allegro Apassionato’, ‘Dança Afro-Brasileira’, ‘Acalanto’, ‘Choro n. 1’, ‘Panis Angelicus’ e ‘Tocattina’.

Imprensa Olinda

Nossa Avenida com serviços de saúde

Dando continuidade ao projeto “Nossa Avenida”, promovido pela Prefeitura de Caruaru, na Avenida Agamenon Magalhães, a ciclofaixa estará fechada para área de lazer neste feriado de Tiradentes (21) e no domingo (22), das 7h às 19h.

Durante todo o mês de abril, a responsável por promover atividades no local é a Secretaria de Saúde do município. A programação do sábado inclui: escovação dental supervisionada para crianças, Aulão de Funcional, Aulão de Dança (Adulto e Criança), Emissão do Cartão SUS, Orientações alimentares, atividades lúdicas para crianças e orientações de prática de atividade física e hábitos de vida saudável, entre outros.

Para solicitar o Cartão SUS, os interessados devem levar um documento de identificação (RG, CPF, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento) e um comprovante de residência. O cartão é gratuito.

Já no domingo, além das atividades que vem ocorrendo durante todo este mês também terá atualização da vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola. Nesta atualização é importante atuar principalmente nos grupos populacionais historicamente considerados de maior risco de adquirir a doença, tais como:

- Crianças de 12 meses a menos de 5 anos;

- Viajantes que se dirigem aos locais onde circula o vírus: Atualização do cartão de vacina de pessoas (entre 1 e 49 anos) que vão viajar para países onde circula o vírus do sarampo, bem como para os estados da região Norte do Brasil;

- Profissionais de saúde: por ser a linha de frente no contato com o doente na fase de transmissão;

- Trabalhadores que tem mais possibilidade de contato com viajantes: trabalhadores de aeroportos, portos, rodoviárias; de agencias de turismo, rede hoteleira, motoristas de Taxi/Uber/outros, trabalhadores do sexo, caminhoneiros, etc.



Confira a programação completa:

Sábado (21/04)

8h às 17h - Emissão do Cartão SUS

8h às 17h - Orientações alimentares, atividades lúdicas para crianças e orientações de prática de atividade física e hábitos de vida saudável

8h às 18h - Verificação dos Sinais Vitais

8h às 18h - inspeção da vigilância sanitária

Domingo (22/04)

8h – Aulão de funcional

9h – Aulão de dança

10h - Jogos e Atividades Recreativas para Crianças

8h às 13h - Escovação Dental Supervisionada - Atividades lúdicas para crianças com Dentista e ASB

8h às 17h - Emissão do Cartão SUS

8h às 18h - Vacinação contra Sarampo

15h às 18h - Esquetes teatrais: Higiene Corporal e Bucal

8h às 18h - Inspeção da vigilância Sanitária

8h às 17h - Orientações da Vigilância Sanitária

8h às 17h - Orientações alimentares, atividades de saúde mental, atividades lúdicas e orientações de prática de atividade física




Imprensa Caruaru

Linha direta sobre direitos reprodutivos é apresentada a profissionais de saúde em Palmares

A organização realiza atividade de formação com profissionais de saúde pública do município e da região, e irá reforçar o uso da Linha Direta, que já atende mulheres da cidade. O evento acontecerá a partir das 14h, na UPE - Campus Mata Sul . A Linha Direta “Vera” é um desdobramento da campanha criada, em 2016, pela ONG com foco no enfrentamento à epidemia do vírus Zika que ainda atinge as mulheres.Nela, informações e dúvidas sobre direitos reprodutivos e sexuais podem ser tiradas de segundas às sextas-feiras, das 14h às 17h, através do número (81) 9.85807506. O atendimento é gratuito.

O canal de comunicação já está no ar há um ano e, nesta etapa, os atendimentos têm sido reforçados em cidades do interior de Pernambuco, como Palmares. “A gente tira dúvidas sobre como a infecção do vírus Zika atua na saúde reprodutiva das mulheres. Mas também aproveita para preencher um vazio em relação às informações seguras sobre saúde reprodutiva das mulheres”, explica Paula Viana, do Grupo Curumim. A ação também será reforçada em Caruaru e na região da Reserva Indígena Pankararu (Tacaratu, Petrolândia e Jatobá).

A formação com profissionais de saúde e representantes da sociedade civil pretende promover o debate a partir das dúvidas mais frequentes que o Grupo Curumim recebeu neste primeiro ano de experiência com a Linha Direta. Ela possibilitará o diálogo com esse público e criação de referências locais sobre o tema. As atividades em Palmares integram a ação “Em tempos de Zika, proteção e cuidado começam por informar a mulher sobre seus direitos reprodutivos”, uma ação do Grupo Curumim, apoiada pelo CLACAI – Consórcio Latino Americano que trabalha com saúde reprodutiva.

Neuromarketing – Desde 2016, o Grupo Curumim utiliza o Neuromarketing, que são aplicações da neurociência para campanhas publicitárias, como ferramenta de comunicação. A partir dessa estratégia com a campanha sobre direitos reprodutivos em tempos de Zika, a ONG, primeira a utilizar essa ferramenta no país, avalia que a campanha tem obtido resultados mais assertivos. A escolha das peças da Linha Direta, assim como spots de divulgação, foi definida a partir do uso dessa ferramenta. 

Serviço:
Lançamento de Linha Direta “Vera” – canal de comunicação sobre direitos reprodutivos e sexuais
Dia 26/04, às 14h
Local: UPE - Campus Mata Sul - Auditório. Av. Dr. Homero França Limeira, 289 - Palmares.

Oficina de percussão para crianças

Com o objetivo de trabalhar as potencialidades dos moradores do Monte Bom Jesus, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, iniciou neste sábado (21) uma oficina de percussão para crianças e adolescentes daquela localidade. A atividade ministrada pela Secretaria Executiva de Assistência Social, através da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), faz parte das ações do CRAS Centenário, que tem realizado o acompanhamento das famílias do Monte, trabalhando as diversas formas de vulnerabilidade social.

De acordo com o coordenador municipal do SCFV, Fábio Silva, estimular os vínculos familiares e comunitários, por meio do exercício da escuta, produção coletiva, reconhecimento e valorização das diferenças, faz parte do trabalho da Assistência. “Nesse primeiro encontro foi possível constatar, nos olhares atentos e vibrantes das crianças, que colheremos exitosos frutos de empoderamento social e cultural. Pretendemos atender, inicialmente com esse projeto do Monte, 40 crianças e adolescentes”, ressaltou Fábio.

Imprensa Caruaru

Petrus precisa de sangue


Amanhã tem festa pra Ògún


70% de candidatos desempregados aceitariam ganhar menos que no emprego anterior, diz pesquisa

Pesquisa divulgada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 70% dos profissionais desempregados que foram entrevistados não recusariam uma oportunidade se a remuneração fosse inferior à que eles ganhavam anteriormente. Ou seja, eles aceitaram ganhar menos que recebiam no emprego anterior.

“A era dos salários inflacionados acabou, ou seja, as empresas estão reajustando remunerações à realidade atual do mercado, no momento de contratação de novos profissionais”, diz Maria Sartori, gerente sênior de recrutamento da Robert Half.

O comportamento retratado na pesquisa reflete a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho. Em fevereiro, havia 13,1 milhões de desempregados no país, segundo o IBGE.

Ela pondera que aceitar a primeira proposta ou aguardar uma com remuneração mais atrativa depende muito da realidade de cada um. “É preciso entender há quanto tempo esse profissional está fora do mercado, como estão suas reservas financeiras e até qual valor ele aceitaria reduzir sua pretensão salarial”, diz.

Maria Sartori recomenda que, além de analisar bem a situação, os candidatos devem avaliar as oportunidades com base em questões que vão além da financeira, como o desafio, a oportunidade de crescimento e aprendizado, o propósito e a qualidade de vida.

O levantamento mostra ainda que é difícil agradar as empresas. Há restrições tanto para contratar pessoas muito qualificadas e também sem experiência.

53% das empresas entrevistadas deixaram de contratar um profissional porque ele era muito qualificado para a vaga;

73% deixaram de contratar um profissional porque ele não tinha experiência na área.

Os dados fazem parte da 3ª edição do Índice de Confiança Robert Half. Foram entrevistados 387 profissionais qualificados empregados (com idade igual ou superior a 25 anos e formação superior), 387 desempregados e 387 profissionais responsáveis pelo recrutamento dentro das empresas de diferentes regiões do país.

Empresas têm receio de perder profissional

Sobre o fato de a maioria dos empregadores deixarem de contratar profissionais por serem qualificados demais para as vagas, Mari Sartori explica que a principal razão é o receio de perder o funcionário para o mercado no curto ou médio prazo.

Ela dá como exemplo a contratação de um profissional com inglês fluente e pós-graduação para uma função mais operacional, na qual ele não vai utilizar nenhuma das habilidades. Segundo Maria, a tendência é que, com o tempo, ao sentir que não tem oportunidade para contribuir com todo o conhecimento que possui, o colaborador comece a se sentir desmotivado, deixe de ser produtivo e inicie a busca por oportunidades que valorizem todo o seu potencial.

“Por essa razão, ao abrir uma oportunidade, o empregador deve dedicar especial atenção ao alinhamento entre o perfil desejado e a vaga em questão. Além disso, muitas empresas têm optado por perfis que possam se desenvolver na posição e crescer na organização”, afirma.

Experiência e bom currículo podem ser obstáculos

A gerente da Robert Half diz que a experiência e o bom currículo podem ser um obstáculo basicamente em duas situações:

Quando a empresa busca por um profissional menos experiente com o intuito de ajudá-lo a desenvolver habilidades e competências.

Quando, para a vaga em questão, não há perspectiva de rápido crescimento profissional.

No segundo caso, muitas empresas encontram dificuldade para estabelecer um plano de retenção, que dificulte perder o profissional para o mercado.

Ela recomenda que o profissional qualificado com dificuldade de se recolocar esteja aberto às oportunidades. Por exemplo, para cargos que vão de analista a diretor, há oportunidades temporárias em projetos estratégicos, com todos os direitos trabalhistas de uma posição permanente.

"Isso beneficia o profissional com aumento de experiência, de empregabilidade, de networking e da abertura de portas para diferentes mercados”, comenta.

E se não tiver experiência?

Maria diz que se é desejo do profissional ingressar numa área na qual não tem experiência, vale a pena avaliar a possibilidade de iniciar em um cargo mais operacional e traçar um plano profissional de evolução por meio de cursos, atualizações e desenvolvimento de ações dentro da companhia.

Portal G1

LIberdade, ainda que tardia

Hoje é 21 de Abril, dia de relembrar a saga de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que no final do século XVIII agitou os bastidores políticos do Brasil-Colônia ao propor a independência, a abolição da escravatura entre outras propostas "revolucionárias" demais para a época. No entanto, muito do que se conta na sua história pode vir a ser mito: porque o pintam como um "Cristo Cívico" se Tiradentes, militar como era, não usava nem barba nem cabelos compridos? A partir de quando o 21 de abril passou a ser feriado? Tiradentes passou a ser herói assim que morreu ou levou algumas décadas para isso? E por que será que o brasileiro da atualidade quase que ignora o legado do alferes (antiga patente de oficial das Polícias Militares da época, entre o de tenente e o de capitão)? Espero ajudar a esclarecer alguns pontos nesse texto.

A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas.

Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.

Os jovens de famílias abastadas de Minas Gerais eram enviados para estudar na Europa. Dessa forma, acabaram sendo influenciados pelos ideais da Revolução Francesa, que eclodira em 1789 e marcara a entrada na Idade Contemporânea da história, a qual vivemos nos dias atuais. 

Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.

Tiradentes passou a ser cultuado após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. O feriado, tal como conhecemos hoje, foi revogado e reimplantado diversas vezes, até que a data foi consagrada, em definitivo ao líder da Conjuração Mineira em 1969, durante o Regime Militar (1964-1985)

De acordo com o livro Brasil, uma história, de Eduardo Bueno, Tiradentes pode ter sido um mero bode expiatório no trágico desfecho da Conjuração Mineira. Mas a decência com a qual se comportou ao longo do lento e tortuoso processo judicial e, acima de tudo, a altivez com que enfrentou a morte, tornaram-no, no ato, não apenas a maior figura do movimento, mas também um dos grandes heróis da história do Brasil. Enquanto a maioria dos conjurados chorava, balbuciava e se maldizia --trocando acusações e blasfêmias diante dos jurados--, 

Tiradentes manteve a dignidade, o senso de camaradagem e uma tranquilidade despojada que, da mera leitura dos atos, sua presença refulge imponente e quase majestosa. Embora, de início, tenha tentado negar a existência da conspiração, tão logo as acusações se tornaram evidentes, Tiradentes tratou de atrair toda a culpa sobre si, praticamente se apresentando para o martírio ao proclamar responsabilidade exclusiva pelo movimento. Ao saber que, além dele, outros conjurados tinham sido condenados à morte, Tiradentes declarou: "Se dez vidas eu tivesse, dez vidas daria para salvá-los". 

Coincidentemente, o dia 21 de abril de 1792 foi também num sábado. Sua sentença foi lida por 18 horas e a execução da pena foi para que desencorajasse o povo a fazer outras conspirações. Uma banda marcial tocava a todo tempo, a praça (hoje chamada de Praça Tiradentes) e discursos de defesa à Coroa Portuguesa foram proferidos. Essa espetacularização foi rechaçada pelo povo e ajudou na popularização e no posterior culto à história. 

A popularização de Tiradentes foi tanta, que até hoje, livros, filmes e novelas foram lançados em homenagem ao alferes. Atores como Adriano Reys, José Wilker, Júlio Machado e Thiago Lacerda foram alguns dos intérpretes do líder inconfidente. Tiradentes lutou por liberdade e morreu por ela. Que seu legado fique de lição e que sua morte não tenha sido em vão.

Com informações de Wikipedia, Folha SP e Site História de Tudo



UPA Paulista chega aos 100 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves, em Jardim Paulista, na Região Metropolitana do Recife, atingiu a marca dos 100 mil atendimentos nessa quinta-feira, dia 19, desde sua inauguração, em 27 de janeiro de 2010. O paciente foi registrado às 15h20 no sistema e encaminhado à Clínica Médica. A UPA de Paulista funciona há 8 anos na Av. Ministro Marcos de Barros Freire, sn, em Jardim Paulista Baixo. Faz parte do cinturão norte de saúde administrado pelo IMIP Hospitalar, juntamente com as unidades de Olinda e Igarassu, e atende nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia, com abrangência nos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Olinda, Araçoiaba e Itamaracá.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Cristina Amaral lidera indicações ao Prêmio da Música de Pernambuco


Cristina Amaral não poderia estar em melhor fase: após o lançamento oficial do DVD "Minha Voz Minha Vida", no começo do mês, a cantora já colhe os frutos do novo trabalho: concorre às principais categorias do Prêmio da Música de Pernambuco - Melhor DVD e Cantora de Forró, além de ainda estar indicada pelo trabalho "Chuva de Alegria" na categoria Melhor Disco de Frevo. "É muito bom termos um prêmio como este aqui no Estado para valorizar nosso trabalho; termina sendo um carinho em nosso ego só por estarmos concorrendo", destaca a artista. Para completar a boa fase, dia 28 de abril a artista será coroada Dama do Cais do Sertão, pelo seu respeito e inspiração à cultura nordestina.

Gravado no parque Dona Lindu, em 2014, o DVD tem roteiro assinado pelo jornalista Cleodon Coelho, direção geral de Saulo Gouveia e direção musical de Luciano Magno, além de supervisão da artista. A versão CD mais DVD está á venda na loja Passa Discos, na zona norte do Recife. Já o EP "Chuva de Alegria", de 2017, tem seis faixas e inspiração no carnaval pernambucano, com músicas ao vivo e em estúdio. "A Associação dos Cantores e Interpretes de Pernambuco termina se tornando uma grande parceira dos artistas locais, quando dá essa oportunidade de celebrarmos indicações a uma premiação de grande porte. Fico feliz só em estar indicada. Poder celebrar a e concorrer com amigos é ainda melhor. Gratidão define", explica Cristina.

Núcleo de Segurança do Paciente tem primeira reunião

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, retomou as reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente. A implantação do Núcleo de Segurança do Paciente obedece resolução da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que exige um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, EA – Eventos Adversos (incidentes que resultam em danos à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde. A prática foi inserida em 11 de julho de 2013 dentro do Hospital Miguel Arraes, a princípio como Comissão de Prevenção de Risco ao Paciente, baseada nessa resolução e, em 2 de maio de 2017, tornando-se Núcleo de Segurança do Paciente.

O Núcleo é composto por representantes da Gerência de Risco, Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH), Agência Transfusional, Serviços Social e de Nutrição, Engenharia Clínica, Bloco Cirúrgico, Farmácia e Informática, sob a presidência do diretor médico do HMA, Petrus Andrade Lima, e coordenação da enfermeira Débora Guedes. De acordo com dr. Petrus, “a plena recuperação do paciente depende de uma assistência com segurança e garantias nos processos hospitalares. Para isso envolvemos todos os serviços que tratam direta ou indiretamente dos usuários do HMA”.

Todos os setores do Hospital Miguel Arraes obedecem a protocolos de segurança que vão desde a identificação do paciente, passando pela prescrição de medicamentos, higienização das mãos, até a prevenção de lesões e quedas. As notificações, uma vez ocorridas, são encaminhadas aos coordenadores do setor onde existiu a falha para correção e melhoria dos EA dentro do serviço.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Peça "Nostradamus" estreia no Recife

O espetáculo abre as comemorações, no Brasil, dos 40 anos de carreira do dramaturgo Doc Comparato, autor da peça. A Delfos Produções traz pela primeira vez ao Recife o espetáculo “Nostradamus”. O evento abre as comemorações dos 40 anos do autor e dramaturgo Doc Comparato no Brasil e no exterior. A apresentação acontece no dia 16 de maio, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, a partir do dia 25/04.

Durante a semana de lançamento do espetáculo, Doc Comparato estará no Recife para acompanhar a preparação e realizar atividades referentes às homenagens que receberá na cidade. A peça também dá início a uma turnê que percorrerá as nove capitais do Nordeste. Ao total serão 22 apresentações até janeiro de 2019.

O texto do espetáculo “Nostradamus” é inspirado na vida do médico e profeta francês Michel de Nostredamme, que ficou conhecido por suas previsões para o futuro, escritas no século 16. A montagem tem direção de Anderson Leite e produção executiva de Ana Patrícia Manso e Matheus Vaz. O elenco conta com 13 atores e trilha original de Raphael Souto. A montagem tem duração de 2h.

Serviço:
Teatro de Santa Isabel
Data: 16/05
Hora: 20h
Ingressos: Inteira: R$60,00 e Meia: R$30,00.

Caruaru se prepara para Campanha de Vacinação contra Influenza

Tem início no próximo dia 23 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado. Em Caruaru, a 20° Campanha Nacional de Vacinação seguirá até o dia 1º de junho.

A campanha tem como principal objetivo contemplar, com as doses da vacina, grupos prioritários e de maior vulnerabilidade. Este ano, o Ministério da Saúde deverá encaminhar para Caruaru cerca de 40 mil doses da vacina. A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

A vacinação do período é destinada a gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica, professores da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em 2017, foram vacinadas 75.785 pessoas no período da campanha. As vacinas estão disponíveis nos postos de Saúde da Família e nos centros de saúde.

Contraindicações

Geralmente, a vacina não costuma dar reações. Em casos raros, a pessoa pode experimentar uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. O imunizante só está proibido mesmo para quem tem alergia severa ao ovo (ele é fabricado dentro da casca e se replica a partir da gema e da clara). Mas essa é uma condição bem incomum.

Tomei ano passado. Preciso repetir a dose?

Sim, sem dúvida nenhuma! A taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, os que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente para não penar com espirros, prostração, febre e outros sintomas.


Imprensa Caruaru

Compesa comemora posição de Petrolina no ranking do Saneamento

O novo ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil posiciona Petrolina, no Sertão do São Francisco, dentre as 15 cidades com melhor índice de saneamento básico. O estudo avaliou indicadores de cobertura de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto nos 100 maiores centros urbanos do país. Petrolina subiu 20 posições no ranking em relação ao estudo do ano passado. “Temos um dos maiores programas de saneamento do Brasil e os resultados começam a aparecer, fruto da determinação do governador Paulo Câmara em continuar avançando fortemente nessa área tão importante para a saúde pública e preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Esse salto se deve aos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na ampliação dos serviços de esgotamento sanitário na cidade.

O estudo do Trata Brasil foi realizado com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2016. Nesse período avaliado pelo instituto, Petrolina teve um incremento de 3.600 novas ligações de esgoto, que corresponde a um crescimento de 6,54% em 2016. Os bons resultados são resultado dos investimentos feitos pela Compesa em anos anteriores para garantir a conclusão de obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Petrolina, que somam mais de R$ 60 milhões.

De 2016 até março deste ano, a cobertura de esgotamento sanitário em Petrolina cresceu mais 20%. Hoje, Petrolina conta com77% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Mas esse índice poderia ser maior, de pelo menos 90%, se as obras de implantação de rede coletora de esgoto executadas pela Prefeitura de Petrolina tivessem sido concluídas nas bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro. A Compesa, inclusive, já tem recursos assegurados para ampliar o atendimento dessas áreas de Petrolina. 

No final de 2017, seguindo orientação do governador Paulo Câmara para dar continuidade ao Plano de Investimentos em Saneamento por todo o Estado, a Compesa assinou contrato de empréstimo junto a Caixa Econômica/FGTS, no valor de R$ 38 milhões, para executar uma obra que vai contemplar os bairros de Dom Avelar, Antônio Cassimiro 1 e 2, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Vila Débora. No entanto, a Compesa está impedida de realizar os investimentos em função da insegurança jurídica provocada pela Prefeitura de Petrolina. “Com esse investimento, teríamos condições de posicionar Petrolina entre as cinco cidades do país com melhores índices de acesso ao saneamento básico”, informa Marconi de Azevedo, diretor Regional do Interior da Compesa.

Imprensa Compesa