sábado, 21 de abril de 2018

ITEP trabalha no redirecionamento das atividades dos Centros Tecnológicos

Promover o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais (APL) com foco na melhoria da competitividade empresarial e territorial está entre as principais atribuições do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Uma das importantes ferramentas para fomentar a inovação e empreendedorismo em Pernambuco são os Centros Tecnológicos, geridos pelo ITEP mediante Contrato de Gestão com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que passam por um momento de transição para alinhamento à nova estratégia de CT&I do Estado.

A conjuntura dos CTs foi tema de audiência pública proposta pela deputada Priscilla Krause (DEM) e debatida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, nesta terça (17), com participação do presidente do ITEP, Antonio Vaz, dos gestores dos Centros, da diretora de Política e Articulação da Secti, Luciana Távora, e do diretor acadêmico da unidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns, Airon Melo. A audiência foi oportuna para apresentar as novas diretrizes dos Centros Tecnológicos, que encerram as atividades de educação profissional e passam a fortalecer ainda mais as ações de empreendedorismo e inovação, valendo-se da expertise do ITEP nas áreas, da infraestrutura de ponta existente nos centros e do estreito contato construído com os produtores das regiões.

“O instituto também vem trabalhando na oferta de treinamentos técnicos especializados ministrados em parceria com instituições como o Sebrae, no entanto o foco em educação profissional não é vocação de uma Organização de Pesquisa Tecnológica. Existe uma demanda de cursos voltados a esses territórios, mas devem ser pensados de outra forma em conjunto com outras organizações e secretarias”, explica Antonio Vaz.

Nesta semana, os gestores dos centros participaram de reunião na sede do ITEP para reforçar o direcionamento estratégico traçado para os CTs, atribuir atividades, apresentar resultados e pactuar metas. “O ITEP deve fazer o melhor daquilo que é melhor e a vocação do instituto é o desenvolvimento de tecnologia, inovação e empreendedorismo”, pontua Antonio Vaz. Ao final da audiência pública, foi definida uma visita da deputada Priscilla Krause ao ITEP para discutir o papel das Organizações Sociais como o ITEP no Estado e as atividades dos Centros Tecnológicos em Garanhuns, Caruaru, Araripina e Serra Talhada.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco