sábado, 21 de abril de 2018

Uma aula de Consumo Consciente de Energia

Cada vez mais a forma interativa e lúdica das aulas é inserida na grade curricular da rede municipal de Olinda. As lições de física, por exemplo, ficam muito mais atrativas quando os alunos podem somar a teoria à prática. Estudantes do ensino fundamental estão participando de visitas guiadas, oferecidas pela Celpe, ao Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata, localizado na Arena Pernambuco. A proposta da iniciativa é disseminar conceitos de consumo consciente e energias renováveis.

Segundo a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Executiva de Programas e Politicas Educacionais, Renata Lopes, a Secretaria Municipal de Educação não tem medido esforços para melhor orientar os alunos. “A exemplo disso, tivemos visitações em museus, ao Espaço Ciência e a estação de tratamento de água. Fizemos piqueniques em praias e parques com estudantes especiais. Todas essas e outras visitas, são aulas que vêm somar e nos trazem mais interatividade, sempre nos deixando uma mensagem consciente e segura do tema proposto”, pontua Renata.

Durante a visita ao Espaço Usina Solar São Lourenço da Mata, os estudantes podem conhecer o sistema fotovoltaico – fonte de energia renovável obtida pela conversão da luz solar em energia elétrica -, através das placas fotovoltaicas de diferentes tecnologias. Os grupos também participam de palestras sobre o processo de geração de energia renovável.

Uma das finalidades das visitas educativas, que têm duração de uma hora, é transformar os estudantes em agentes multiplicadores. E pelo visto tem conseguido. Maria Alice, 11 anos, aluna do 7º ano da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, ficou atenta a cada explicação da monitora e vai levar o que aprendeu na Usina para sua casa. “Gostei muito e achei muito interessante o funcionamento da energia solar. Aprendi o jeito certo de usar o carregador de celular e não deixá-lo na tomada. E poupar mais o uso do micro-ondas, pois consome muita energia”, disse a aluna.

No final da visitação, os alunos recebem uma bolsa com vários brindes entre eles: informações sobre a usina solar; almanaque com história em quadrinhos; manual de consumo consciente de energia e, um CD didático assinado pelo cantor e compositor Carlinhos Brown. Estima-se que 800 alunos da rede municipal passem pelo local. Estudantes de oito escolas já têm presença confirmada. A visita é gratuita e as escolas interessadas devem fazer agendamento pelo telefone 81- 8877. 6677, das 8 às 17h, ou pelo e-mail celpe@aulasdeenergianeo.com.br .


Imprensa Olinda