sábado, 21 de abril de 2018

Cartas ao Mundão inicia etapa de formação em abril





Entre os dias 23 e 27 de abril, o Cartas ao Mundão retoma suas atividades em 2018, com a etapa de Ação Formativa voltada para os professores e professoras de quatro unidades Socioeducativas de Pernambuco dando continuidade ao primeiro ciclo de atividades do projeto, que trabalha diretamente com adolescentes, através de sessões cineclubistas e oficinas de vídeo.

A etapa de ação formativa propõe intensificar o trabalho junto a professores (as) que já atuam em escolas anexas aos quatro Centros de Atendimento Socioeducativos - CASE da Região Metropolitana do Recife (Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, além de Vitória de Santo Antão).

Através de um processo seletivo, oito professores (as) serão contemplados (as) com um curso de 40h, para desenvolverem oficinas de cinema e cineclubes nas respectivas escolas em que atuam, no segundo trimestre de 2018. As atividades terão acompanhamento de monitores (as) bolsistas e receberão visita quinzenal da coordenação do projeto. 

A metodologia do projeto desenvolve dispositivos lúdicos, que não tem o objetivo formar cineastas ou ensinar técnicas específicas (como fotografia, captação de som ou edição), mas dedica grande atenção ao processo àquilo que o cinema permite experimentar no mundo, com o outro, bem como as imagens e narrativas geradas a partir dessa experimentação, estimulando cada um a narrar o próprio território, a própria vida.