sexta-feira, 21 de julho de 2023
Caminhão de conhecimento da Compesa chega a Garanhuns
Viva Recife nos Bairros chega ao Jordão Baixo neste domingo (23)
Neoenergia Pernambuco inclui QR code nas contas de luz para facilitar pagamento via PIX
Prefeitura conquista o Troféu Construtores da Cultura de Paz com o Programa Mais Vida
Recife Outlet e a Fiat Italiana promovem evento off-road
Prefeitura do Recife e UFRPE oferecem curso gratuito de “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice” para pessoas idosas no Recife
Muda contagem da jornada e descanso dos caminhoneiros
Acesso ao crédito segue difícil entre os pernambucanos de renda mais baixa
Alterado horário de execução de obra de esgoto na Avenida Agamenon Magalhães
Neoenergia Pernambuco dá dicas sobre como economizar energia no inverno
A chegada do inverno deve estender o clima frio registrado na capital e nas cidades do interior de Pernambuco. O início da estação deve ser acompanhado de hábitos mais eficientes para evitar surpresas na fatura de energia. Para auxiliar os seus mais de seis milhões de consumidores, a Neoenergia Pernambuco separou algumas orientações.
O chuveiro elétrico, sendo um dos principais itens de alto consumo residencial, tende a ser mais utilizado nesta época. Para minimizar o seu uso, é importante fechar a torneira enquanto se ensaboa e limitar o tempo de banho. Também é recomendado que não mude a temperatura durante o banho para evitar choques elétricos. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos e no modo verão, que consome cerca de 30% menos que a posição inverno.
Outra dica é fechar as cortinas e persianas durante a noite para evitar perda de calor pelas janelas. Se precisar ligar algum equipamento de aquecimento, certifique-se de que o local tenha isolamento adequado nas paredes, telhados e janelas. Verifique se as portas e janelas estão bem vedadas para não entrar o ar frio.
Já o ar-condicionado pode ser utilizado com menos frequência devido ao frio causado durante o inverno. Se for ligá-lo, é importante colocar em uma temperatura ideal entre 23° e 25°, ou até mesmo desligá-lo após o ambiente resfriar e acionar ventilador.
Na máquina de lavar, busque lavar o máximo de roupas possíveis de uma só vez, respeitando o limite indicado pela fabricante e sempre que puder, cheque se os filtros estão sujos. Devido às chuvas, a secagem das roupas pode demorar um pouco mais, mas jamais devem ser colocadas atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e potencializar o consumo de energia, há alta probabilidade de ocorrer um choque elétrico.
São algumas atitudes simples no cotidiano que fará toda diferença no bolso do consumidor pernambucano. Além de economizar potencialmente no bolso, ter consciência ambiental se faz vital nestes momentos.
Imprensa Neoenergia PE
Paulista decreta ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina
Em busca de incentivar o apoio aos jogos e proporcionar flexibilidade aos servidores municipais durante o evento esportivo na Austrália e Nova Zelândia. A gestão municipal publicou um Decreto Nº 1.311 que prevê alterações no expediente nos órgãos públicos municipais durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo. haverá alteração no horário de atendimento ao munícipe já na estreia da seleção brasileira, na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, contra o Panamá.
Nos dias em que os jogos tiverem início às 7h, o expediente iniciará às 11h; no dia em que a partida iniciar às 8h, o expediente será a partir das 12h, seguindo normativa similar à portaria publicada pelo Governo Federal.
Os serviços essenciais de Emergência em Saúde, de Segurança Pública e de Limpeza Urbana, que, por sua natureza, são realizados de forma ininterrupta, irão manter os horários e critérios regulares de atendimento.
Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, sendo a primeira edição com 32 países participantes e formato igual ao da disputa masculina, com oito grupos de quatro países.
A equipe brasileira estreia na próxima segunda-feira (24), às 8h, contra o Panamá. A Seleção Brasileira tem, ainda, mais dois confrontos confirmados na primeira fase: no sábado (29), às 7h, contra a França; e no dia 2 de agosto, também às 7h, contra a Jamaica.
Imprensa Paulista PE
Prefeitura do Recife inicia serviços de manutenção no Teatro Hermilo Borba Filho
Uma das primeiras políticas públicas culturais anunciadas pela atual gestão municipal, o MOVE Cultura - Movimento de Valorização dos Espaços Culturais chega agora ao Teatro Hermilo Borba Filho. O espaço terá suas atividades temporariamente suspensas, por um período de até 60 dias, para a realização da manutenção predial. Está prevista a retomada normal da programação no próximo mês de outubro.
O espaço cultural, que compõe o Centro Cultural Apolo/Hermilo, conjugado ao Apolo, mais antigo teatro da cidade, foi inaugurado em 1987. A princípio chamado de Centro Experimental Teatro Apolo, surgiu a partir da transformação de dois armazéns em espaço cênico.
Em 1988, passa a se chamar Teatro Hermilo Borba Filho, em homenagem ao dramaturgo pernambucano. Equipamento cênico de rara flexibilidade, possui arquibancadas ajustáveis para diversas formatações diferentes, com capacidade máxima de 150 pessoas.
MOVE Cultura - Lançado em 2020, o MOVE Cultura já começou com duas frentes de trabalho. À época, a gestão municipal anunciou que a Casa do Carnaval seria reaberta, no Pátio de São Pedro, após as intervenções de revitalização, assim como também seria realizada a requalificação da Escola de Frevo do Recife.
Os dois equipamentos seguem em pleno funcionamento e, na sequência, vários outros também reabriram as portas no Pátio, a exemplo da Casa do Carnaval, após melhorias: Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular e Casa do Conselho.
Política continuada de preservação predial dos espaços culturais, o MOVE se dedica a garantir que museus, teatros, galerias e demais equipamentos culturais geridos pelo poder público municipal se confirmem espaços de fomento, salvaguarda e experimentação da cultura cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas instalações, propostas e provocações ao público.
Imprensa Recife
Exposição ‘O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades’ é fruto de 15 anos de pesquisa
Consumismo, destruição, memória e afetividade são as forças norteadoras da exposição “O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades: Réquiem para o Antropoceno”, de Renato Bolelli Rebouças. A mostra, que ocupa a Funarte São Paulo entre os dias 29 de julho e 27 de agosto, com visitação diária, das 14h às 19h, une a um só tempo artes visuais, artes cênicas, arqueologia e sustentabilidade. No dia 19 de agosto, também acontecem performances com artistas convidados, das 14h às 18h.
Bolelli transita no cenário nacional e internacional em torno das artes cênicas, como cenógrafo, diretor de arte, figurinista, arquiteto, pesquisador e professor. Este ano, por exemplo, atuou como um dos curadores da 15ª Edição da Quadrienal de Praga - evento mundialmente conhecido que acontece a cada quatro anos e traz destaques do design da performance, da cenografia e da arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais – e o trabalho da equipe levou o prêmio de Best Team Working, pela representação do Brasil no evento.
“O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades: Réquiem para o Antropoceno”, em boa medida, costura essas atuações ao longo de sua trajetória: começou há cerca de quinze anos, em viagens e apresentações no Brasil e fora do país, recolhendo objetos que chamavam sua atenção abandonados nas ruas, bem como restos de cenários, de figurinos e de adereços de projetos anteriores. Mais tarde, com a sistematização dessa catalogação dos objetos, transformou essa ação em pesquisa de seu doutorado, defendido no departamento de Artes Cênicas da USP, com a tese "Espaços e materiais residuais em potência performativa: Cenografia Expandida a partir do Sul".
A exposição é um desdobramento deste trabalho iniciado há mais de uma década e apresenta uma série de instalações cenográficas multiculturais com materiais coletados em mais de trinta cidades de dez países, que ocupa as galerias Flávio de Carvalho e Mário Schenberg, da Funarte.
A mostra também liga outras duas percepções fundamentais na construção dessas instalações. De um lado, a ação do homem no mundo, com o descarte de objetos. “A ideia é reduzir cada vez mais o consumo. Essa possibilidade de dar uma nova vida aos objetos, aos restos, sempre me tocou muito”, comenta. De outro, a colonização dos países do hemisfério sul. “Essa mostra é um desdobramento da minha pesquisa de doutorado. Por meio de uma perspectiva decolonial, minha intenção foi dar conta dessa produção proveniente do Sul do planeta. Fui percebendo as muitas semelhanças entre as nações latino-americanas, africanas e até asiáticas, como a Índia”, diz o artista.
Construção pela destruição
Para o artista, a existência de todos esses resíduos é um retrato da sociedade ocidental contemporânea, centrada no consumismo e na destruição constante. Mesmo assim, foi possível encontrar uma dimensão afetiva para a construção dessa espécie de Gabinete de Curiosidades e Maravilhas – espaços criados a partir do século 17 na Europa que deram origem aos futuros museus de História Natural, as exposições de arte e os laboratórios científicos.
Esses gabinetes, também chamados de “Teatros do Mundo” (Theatrum Mundum), intensificaram o colecionismo e a catalogação das espécies de plantas, animais e minerais encontrados fora do continente europeu durante o período das Grandes Navegações. “Se, de um lado, tínhamos riqueza, suntuosidade e exuberância no continente europeu, de outro tínhamos a destruição progressiva dos territórios colonizados, em um processo constante de dizimação de povos, ecossistemas e espécies nativas”, reflete Bolelli.
Com isso em mente, o artista criou seu próprio gabinete dedicado às coisas descartadas. No entanto, as curiosidades foram convertidas em desinteresses e as maravilhas em mediocridades, formando um pequeno circo de horrores repleto de delicadeza e poesia.
A exposição levanta questionamentos a respeito dos mais de 500 anos de exploração e destruição sistêmica dos países do sul global: afinal, como lidar com os destroços dessa devastação continuada? Sem se ater a apenas apresentar uma perspectiva negativa, o cenógrafo tem o objetivo de entender o que é possível avistar e construir a partir dos estilhaços dessas nações destruídas.
Teatro do mundo destroçado
As peças coletadas nesses quinze anos pelo artista foram divididas em duas grandes categorias: Natural (Animal, Vegetal e Mineral) e Artificial (Papel, Tecido, Vidro, Cerâmica e Plástico). Para organizar esse acervo, o cenógrafo levou em consideração a potência performativa dos materiais.
As peças expostas são fragmentos de objetos e elementos naturais em diferentes estados de deterioração, como cacos de cerâmicas e vidros, pedaços de móveis, roupas e acessórios, utensílios domésticos e do cotidiano, latas, embalagens, restos de materiais industriais, fantasias de carnaval e painéis cenográficos, além de troncos, galhos, folhagens secas, carcaças e ossos de animais, penas e insetos. O acervo inclui peças inusitadas, como um aparelho de correção postural doado durante a pesquisa; cartazes de propaganda e uma série de latas amassadas coletadas em Manchester; terra e ossos encontrados na Serra do Curral em Minas Gerais. Guarda ainda algumas raridades, como um livro de teatro da década de 1910, uma fantasia de anjo que pertenceu a uma igreja e asas vermelhas de gafanhotos da Chapada Diamantina.
Para além da exibição desse conjunto inusitado e único, foram montadas seis instalações com elementos inspirados nas maquinarias espetaculares utilizadas nas óperas barrocas. Esses elementos cenográficos serão ativados por performers durante a exibição da exposição.
Bolelli expõe um mundo de restos, dando forma a fantasmas e monstros de todas as espécies que assombram os seres humanos. Essas figuras habitam o fundo do mar, as águas, florestas e matas, o solo, o céu, e até o espaço, entulhando, poluindo e contaminando todos os ecossistemas.
Elementos sonoros, audiovisuais e de iluminação dão vida a esses seres, criando um teatro do mundo destroçado. É como se cada instalação representasse um ato de um espetáculo. O projeto tem trilha sonora e desenho de som do dj e pesquisador da cultura afrodiaspórica Eugênio Lima, e videoperformances criadas em parceria com artistas do Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.
Ficha Técnica
Concepção, criação e expografia: Renato Bolelli Rebouças
Trilha sonora e desenho de som: Eugênio Lima
Assistentes de expografia e montagem: Anísio Serafim e Vinícius Valério
Estagiárixs de arte e montagem: Allan Wallace Santos Silva, Dan Salas, Guilherme Santii, Julia Cristina Cordeiro, Julia Tavares Bispo, Lais Damato, Loh Goulart, Nicholas Cotrim, Wanessa Lemos
Consultoria de luz: Claudia de Bem
Montagem cenotécnica: Francisco Mateus e Theo Moraes
Eletricista e montagem de luz: Everton Keishi
Performers vídeos: Ahn Vo, Bukuritós Aruanda, Laura Fajngold, Lowri Evans, Lua, Marina Medeiros, Monalisa Silva, Raphael Vianna, Renato Bolelli Rebouças, Roberto Alencar, Simone Gatti
Fotografia e montagem vídeos: Bukuritós Aruanda, Caio Brettas, Luiz Cruz, Renato Bolelli Rebouças
Edição vinhetas e vídeos dos monitores: Rafael Anastasi
Imagens: Andrea Lavezzaro, Acervo Usina da Alegria Planetária, Bukuritós Aruanda, Daraca, Renato Bolelli Rebouças
Trilha sonora vídeo de apresentação: NU - Naked Universe
Realização: Renato Bolelli Rebouças + Plataforma UAP | Usina da Alegria Planetária
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes
Apoio: FUNARTE (por meio da Chamada Pública para ocupação de espaços/ 1o semestre de 2023) + Laboratório de Práticas Performativas da USP
SERVIÇO
O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades
Funarte São Paulo - Galerias Flávio de Carvalho e Mário Schenberg
Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo - SP
Abertura: 29 de julho de 2023, às 14h
Data: 29 de julho a 27 de agosto de 2023
Horário: Todos os dias da semana, das 14h às 19h
Entrada gratuita
*** Performances
19 de agosto, das 14h às 18h: Performance com artistas convidadxs e debate com pesquisadorxs sobre o tema: "Entre o teatral e o expográfico; entre arquivos e repertórios - ideias para pensar uma cenografia expandida a partir do Sul"
Procon Recife integra mutirão nacional de negociação
O Procon Recife vai integrar as ações do Governo Federal para a negociação de dívidas dos consumidores, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A partir da próxima segunda-feira (24) até o dia 11 de agosto, o órgão municipal de proteção ao consumidor participa do mutirão nacional - Renegocia - para auxiliar os recifenses que estão enfrentando dificuldades financeiras. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas bancárias e não-bancárias.
Para participar do mutirão, os consumidores interessados devem procurar o Procon Recife de forma presencial em sua sede, na Rua Porto Carreiro, 156, Boa Vista ; no Compaz Dom Helder Câmara (Coque); Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). Os horários de funcionamento estão ao final do release
Um dos principais enfoques desse mutirão é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial. O mutirão tem como foco principal a prevenção do superendividamento, evitando que os consumidores entrem em um nível de endividamento que ultrapasse a sua capacidade de pagamento.
O Procon ainda esclarece que qualquer consumidor com dívidas em atraso pode participar da ação. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.
Serviço
Mutirão Nacional de Negociação - PROCON Recife
Procon Sede - Rua Porto Carreiro, 156, Boa Vista, das 8h às 13h* Segunda-feira (24/07) e quarta-feira (02/08): Das 13h às 17h devido aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino
Unidades do Compaz: Das 8h às 13h (segundas-feiras não abrem)
Câmeras de segurança flagram furtos no Moda Center
Câmeras do circuito interno flagraram nesta quinta (21), a ação de dois homens praticando dois furtos na área dos estacionamentos do Moda Center. Os furtos foram cometidos contra o mesmo veículo, uma caminhonete, porém em horários distintos.
Na primeira ação, durante a tarde, eles se aproximaram da caminhonete que estava no estacionamento do Setor Amarelo usando um carro de passeio, na cor branca. Os suspeitos conseguiram ter acesso ao interior da caminhonete e retiraram um saco com mercadorias, colocando dentro do carro de passeio e se evadindo pouco tempo depois.
Na segunda investida, ocorrida durante a noite, os dois homens, possivelmente com uso de bloqueador de sinal, conseguiram manter o veículo da vítima aberto e levaram mais duas sacolas com mercadorias. Ambos chegaram a ser flagrados andando juntos em um dos corredores do centro de compras.
Ao serem identificados, conseguiram se evadir em um carro de passeio na cor preta, fugindo em alta velocidade pela parte frontal. Integrantes da gerência de segurança ainda tentaram impedir a fuga, porém os mesmos chegaram a jogar o veículo contra os cavaletes e os vigilantes.
As imagens serão encaminhadas à delegacia de Polícia Civil, em Santa Cruz do Capibaribe, para as providências cabíveis.
ProMorar é apresentado durante Fórum do Prezeis
Uma das áreas onde a equipe social avançou bastante foi na comunidade de Dancing Days. “Agradeço ao pessoal do social pelo trabalho realizado e também por minha comunidade ser beneficiada pelo ProMorar”, disse Quitéria Bernardo, moradora local. O projeto de urbanização está sendo finalizado após a escuta realizada junto aos moradores, e será apresentado em breve para validação antes do início das obras. “Os investimentos serão realizados em obras de urbanização integrada nas áreas mais alagáveis da cidade e na contenção de encostas com alto risco de deslizamento, além de intervenções importantes no rio Tejipió com as obras de macrodrenagem”, explicou a secretária executiva Beatriz Menezes.
Ao final da plenária do Prezeis, os participantes esclareceram dúvidas sobre o programa e como vão se dar as intervenções urbanísticas. O morador de Jardim Uchoa, Valdir Pequeno, trouxe a situação de risco vivenciada em 2022 durante as chuvas de maio. “É uma área precária e basta chover que a água invade as casas”. Questões como esgotamento sanitário e regularização fundiária também foram trazidas pela moradora de Jardim Uchoa Maria da Penha. Por ser um dos locais mais impactados pelo rio Tejipió, a comunidade aguarda o estudo hidrológico em curso para saber das soluções de prevenção de novos desastres.
Domingo tem teatro de graça no Barreto Junior
Obra para duplicação da PE-01 atinge 1.200 metros de drenagem
Acic recebe deputado estadual Antônio Moraes
Ed Rodovalho canta no Shopping Costa Dourada no sábado (22)
Senac em Caruaru oferece curso em Bambuterapia
Maratona Tech tem inscrições prorrogadas até 04 de agosto
A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, prorrogou o prazo de inscrições para sua segunda edição até 04 de agosto. A iniciativa, que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.
A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula, impactando professores e estudantes, desenvolvendo aprendizagem dos jovens e conectando-os a este mundo. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood.
Combate à
exclusão digital
A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna.
O apoio a iniciativas como esta colocam o iFood mais próximo dos compromissos assumidos com a sociedade de, até 2025, formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, além de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e empreendedorismo.
Trilha para
o sucesso
A participação na Maratona Tech é gratuita e agora as inscrições vão até o dia 04 de agosto. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: https://maratonatech.associacaocactus.com.br/.
Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.
“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.
Primeira
edição
No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e
183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em
tecnologia. Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil
alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.