sexta-feira, 21 de julho de 2023

Caminhão de conhecimento da Compesa chega a Garanhuns

 

O caminhão de conhecimento da Compesa, um veículo equipado com tecnologia e interatividade, está em Garanhuns para participar do Festival de Inverno. Até o domingo (30), o caminhão usado nas ações socioeducativas da Companhia estará na Avenida Júlio Brasileiro, no entorno do Parque Euclides Dourado, diariamente, no horário das 12h30 às 19h30.

Conhecido como “Compesa na Estrada”, o caminhão promoverá ações de educação socioambiental de forma interativa para conscientização de crianças, jovens e adultos sobre temas ambientais e educativos dentro do olhar do saneamento, a exemplo do uso consciente da água e descarte adequado do lixo. O veículo possui cinco jogos que usam a tecnologia para estimular e conscientizar os visitantes de forma lúdica e dinâmica para facilitar o aprendizado.

As mensagens são repassadas por apresentações sobre temas relacionados ao setor de saneamento, nas questões água e esgoto, serviços prestados pela Companhia. As atividades também abordam estes temas e são seguidas de jogos que estimulam os visitantes e encantam principalmente as crianças pela riqueza de informações, tecnologia e participação. Os visitantes, ainda dentro da realidade virtual, podem visitar unidades operacionais da Compesa, conhecendo assim o funcionamento de estações de tratamento de água e esgoto.

Além de participar de eventos, a Compesa abre a agenda do “ Compesa na Estrada” para escolas e ações dos municípios. A solicitação pode ser feita pelo site www.compesa.com.br.

Imprensa Compesa

Viva Recife nos Bairros chega ao Jordão Baixo neste domingo (23)

 

Chegou a vez dos moradores do Jordão Baixo vivenciarem a experiência que é o Viva Recife nos Bairros. Neste domingo (23), o evento irá promover uma série de atividades gratuitas e ao ar livre para toda a família. Das 15h às 20h, a Avenida Governador Roberto Silveira, uma das principais do bairro, será palco para esta programação que conta com música, brincadeiras e serviços à população.

O Polo Cultural vai contar com uma programação para todos os gostos e idades. No palco, se apresentam a Patrulha Canina, banda Alegria de Brincar, Marcio Pixote e Banda Menina de Mel. Já no Polo Infantil, as crianças vão vivenciar recreação, além de ter à disposição brinquedos infláveis e oficinas. Uma feira de economia criativa estará à postos fomentando o empreendedorismo local, com artesanato e gastronomia oferecidos por moradores do bairro.

O Polo Saúde vai oferecer atualização da carteira vacinal contra a covid-19 para crianças acima de 3 anos, além de vacina contra influenza (público geral). Também haverá avaliação nutricional e orientações sobre arboviroses. Haverá ainda disponibilidade para 40 exames de mamografia, para mulheres de 50 a 69 anos. Outros serviços de saúde também serão oferecidos, como aferição de pressão arterial, testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros.

Mensalmente, pelo menos um bairro é contemplado com o Viva Recife nos Bairros. O projeto segue os mesmos moldes do Viva a Guararapes, realizado em parceria com o programa Recentro, que acontece uma vez no mês na Avenida Guararapes, no Centro do Recife.

Confira a programação:

Viva os Bairros – Jordão Baixo
Dia: 23/07/2023
Horário: 15h às 20h
Local: Avenida Governador Roberto Silveira (em frente à Escola Roberto Silveira)

POLO SAÚDE
Vacinação
Vacina covid (+3 anos)
Vacina Influenza (Público Geral)
Mamografia
Exame (50 a 69 anos) - 40 Fichas, a partir 13h
Testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C;
Aconselhamento;
Distribuição de preservativos feminino e masculino;
Aferição de pressão arterial;
Orientação nutricional (NASF);
Avaliação e orientação de atividades físicas (Programa academia da cidade);
Orientação em saúde bucal, com escovódromo;
Orientações em arboviroses com distribuição de hipoclorito (Vigilância ambiental).

POLO INFANTIL
Recreação
Infláveis
Oficinas Recreativas

POLO ECONOMIA CRIATIVA
Feira de Artesanato e Gastronomia do Jordão Baixo

POLO CULTURAL
Patrulha Canina - 15h às 16h
Banda Alegria de Brincar - 16h20 às 17h20
Marcio Pixote - 17h40 às 18h40
Banda Menina de Mel - 19h às 20h

Imprensa Recife

Neoenergia Pernambuco inclui QR code nas contas de luz para facilitar pagamento via PIX

 

Pioneira no lançamento do pagamento da conta de energia elétrica por meio do PIX no Brasil, desde 2020, a Neoenergia volta a inovar. A companhia passa a oferecer o QR Code na fatura dos mais de 3,8 milhões de clientes em Pernambuco. A facilidade começa a ser estendida a todos os consumidores ainda este mês e será concluída até o fim de agosto.

Até então, o pagamento via PIX estava disponível apenas a consumidores cadastrados na fatura digital e àqueles que solicitavam a segunda via da conta pelo WhatsApp. Com a nova opção, o cliente poderá realizar suas transações de forma rápida e segura, a qualquer hora no dia em que preferir. A identificação do pagamento, que antes era de até dois dias úteis, ocorrerá em até uma hora, inclusive em dias não úteis, ampliando a facilidade para o cliente.

“A Neoenergia sempre busca oferecer várias opções de pagamento. Nesse sentido, aumentamos as possibilidades com o PIX. Entendemos que a modalidade já está suficientemente difundida e facilitará ainda mais a vida dos nossos clientes. A novidade traz mais conforto, uma vez que funciona 24h por dia e tem confirmação no sistema em até uma hora após o pagamento”, afirmou Leonardo Moura, Superintendente de Recebíveis e Desempenho Comercial da Neoenergia.

Nova conta – O QR code PIX estará disponível na parte inferior da fatura, próximo ao código de barras, que permanecerá presente da cobrança. Para pagar por meio do PIX, basta apontar a câmera do celular para o QR code. O recurso tem tecnologia que encaminha diretamente o cliente para o sistema de pagamento, seja um banco tradicional ou carteira digital, como RecargaPay e Pic Pay.

A Neoenergia está cada vez mais comprometida em facilitar o pagamento da conta de energia elétrica e em oferecer comodidade aos clientes. Além do tradicional boleto, os débitos podem ser quitados de diversas maneiras: por meio do portal de negociação no site; do débito automático; do cartão de crédito (à vista ou parcelado); ou do “PIX copia e cola” gerado por meio do Whatsapp (3217.6990).

Imprensa Neoenergia PE

Prefeitura conquista o Troféu Construtores da Cultura de Paz com o Programa Mais Vida

 

O programa Mais Vida, realizado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, recebeu o Troféu Construtores da Cultura de Paz em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (20), no Teatro Santa Isabel. A 13ª Edição do Espiritoartelidade homenageou pessoas e instituições que se destacam por suas ações em prol da coletividade, promovendo uma cultura de inclusão e transformação social. O reconhecimento do Mais Vida veio em virtude de uma ação transformadora promovida pelo programa na comunidade do Coque, situada no bairro da Ilha Joana Bezerra.

Reconhecido por suas iniciativas inovadoras em prol da coletividade e sustentabilidade, o programa Mais Vida promoveu uma ação transformadora ao oferecer um curso de imersão sustentável com tijolos ecológicos para os moradores da comunidade, em parceria com a Engenharia Santa Rosa. Além de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado dos resíduos de construção civil, o programa capacitou os moradores para reciclar esses materiais e criou mobiliários urbanos, como bancos, mesas e jardineiras, destinados ao uso coletivo e ao benefício da própria comunidade.

A secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, expressou sua imensa satisfação ao receber o prêmio, afirmando: "Receber esse troféu é uma honra e motivo de grande alegria e orgulho para todos os envolvidos nesta ação do programa Mais Vida. Um agradecimento especial a cada um dos moradores e moradoras da comunidade do Coque, que abraçaram essa iniciativa com entusiasmo e dedicação, tornando esse sonho realidade. Também não poderíamos deixar de agradecer à Engenharia Santa Rosa, Ciclo Ambiental e Cimento Forte, por acreditarem na importância dessa ação e caminharem conosco nessa jornada de transformação social. Continuaremos empenhados em promover uma cultura de inclusão, sustentabilidade e paz em nossas comunidades", concluiu a secretária executiva, com entusiasmo.

Na cerimônia de premiação, quatro moradoras do Coque tiveram a oportunidade de subir ao palco, acompanhadas por Flaviana Gomes e a CEO da Engenharia Santa Rosa, Joedy Santa Rosa. Catalhy Dias, moradora do Coque há 24 anos, expressou sua alegria por ter participado do curso. “Em nome dos moradores do Coque, eu agradeço muito ao programa Mais Vida, por ter trazido esse curso pra gente da comunidade. Foi um momento muito importante para os moradores e a gente aprendeu muito”, disse ela orgulhosa.

O ator Adriano Cabral, responsável pela coordenação do evento, elogiou o programa Mais Vida no Coque, descrevendo-o como "essencial e revolucionário", destacando o papel fundamental da iniciativa em elevar a autoestima dos moradores e envolver toda a comunidade na construção dos tijolos ecológicos e na fabricação dos mobiliários urbanos.

A dinâmica do programa consistiu em disponibilizar uma caçamba na esquina da Rua do Ibiporã com a Rua Barelândia para o descarte de resíduos de construção civil. Esses materiais foram coletados e encaminhados à Ciclo Ambiental, onde foram triturados e, posteriormente, reutilizados na produção de tijolos ecológicos, em parceria com a doação de 3 mil kg de cimento pela Cimento Forte. Agora, os resíduos que antes eram descartados pela comunidade se transformam em mobiliário urbano, atendendo às necessidades e sugestões dos moradores através de escutas e oficinas de cocriação.

Imprensa Recife

Recife Outlet e a Fiat Italiana promovem evento off-road

 

Quem gosta de off-road tem oportunidade de testar vários carros no Recife Outlet, neste sábado (22). Uma parceria do centro de compras com a concessionária Fiat Italiana vai homenagear o Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho, com teste drive da marca Fiat. Quem for ao evento ganhará cupom de descontos para comprar no outlet.

Serão apresentados ao público diversas opções de modelos de carros, com opções diferenciadas nos preços, além de descontos de fábrica e bônus especiais, principalmente para quem é empresa ou microempreendedor individual (MEI).

No local também haverá uma pista off-road para o público testar a potência dos motores dos carros. Para as crianças haverá um espaço com opções de diversão e sorteio de brindes.

Instalado em Moreno, no Km 20 da BR 232, o mall vem crescendo em volume de compras nos últimos dois meses com a finalização das obras de triplicação da rodovia. O Recife Outlet possui mais de 60 lojas de grifes nacionais e internacionais, como Fila, Tommy Hilfiger, Adidas, Nike, Guess, Maria Valentina, Hering, Zoomp, Iódice, Calvin Klein, Lupo, Kipling e O Boticário. No Recife Outlet, os lojistas oferecem descontos de até 80% o ano inteiro.

Serviço: Recife Outlet e Fiat Italiana

- Sábado (22) – 9h às 21h

O Recife Outlet funciona todos os dias de 9h às 21h, e fica na rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, KM 20 – Moreno

Prefeitura do Recife e UFRPE oferecem curso gratuito de “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice” para pessoas idosas no Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Públicas sobre Drogas, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) firmaram, nesta sexta-feira (21.07), parceria para oferecer às pessoas idosas do município uma oportunidade única: o Curso de “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice”. Destinado a pessoas com 60 anos ou mais, com ou sem requisitos acadêmicos prévios, o curso terá duração de três semestres na UFRPE, e as inscrições podem ser realizadas de 24 de julho a 4 de agosto de 2023. O convênio foi assinado pela secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, e o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

A aula inaugural será realizada no dia 8 de agosto, no Salão Nobre da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos e o curso tem o objetivo de prestar serviços educativos às pessoas idosas, respeitando as suas mais diversas experiências, incentivando o seu protagonismo, a fim de garantir o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e social, desde o ingresso até o término do curso, que conta com dois núcleos de formação básica/obrigatória e um núcleo de formação específica. A carga horária é de 1095 horas. Serão duas turmas, cada uma com 60 vagas, totalizando 120 vagas.

A inscrição é presencial e pode ser realizada na Secretaria do Curso de Educação Física da UFRPE, no prédio do Departamento de Educação Física, das 7h30 às 16h, e também na Gerência da Pessoa Idosa, 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, das 9h às 16h. Serão exigidos, no momento da inscrição, o comprovante de residência no Recife e apresentação de documento de identidade.




"Com essa atitude, Recife destaca-se como um exemplo de valorização da sua população idosa e do respeito às necessidades de um grupo social que merece todo o apoio e incentivo para continuar ativo, produtivo e feliz", ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas .

Para o reitor Marcelo Carneiro Leão, trata-se de um passo importante para as pessoas com mais de 60 vivenciarem o ambiente universitário, algo a que muitos não tiveram acesso. “Temos trabalhado para incluir o máximo de pessoas em nossa comunidade, e esta iniciativa pioneira traz inclusão e novas perspectivas na compreensão do envelhecimento como uma etapa natural e digna de oportunidades”, destaca.

Os idosos receberão a carteira de estudante, uma refeição (almoço) gratuita nos dias de aula e terão direito à utilização dos espaços da universidade. As aulas abrangem desde atividades formativas que agreguem conhecimentos técnico-científicos até atividades humanas, com a execução de projetos didáticos. Os professores focarão em reflexões e debates sobre os variados aspectos relacionados ao processo de envelhecimento e às velhices, além da inclusão social.

O curso é exclusivo para pessoas idosas moradoras do Recife e será dividido em aulas expositivas e dialogadas, seminários integrativos e aulas práticas. Ao final, os participantes elaborarão um Memorial de Vida que contará como atividade de conclusão do curso.

A proposta é que, ao final do curso, as pessoas idosas sejam capazes de acionar os conhecimentos adquiridos para o exercício de sua cidadania, promovendo seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida e da participação social.

A iniciativa partiu da necessidade de proporcionar acesso a pessoas idosas aos conhecimentos técnico-científicos e humanos desenvolvidos pela UFRPE. Para a universidade, é essencial atentar-se à importância dos idosos e à necessidade de valorizar sua ancestralidade e historicidade. O curso é a primeira etapa do projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa, coordenado e idealizado pela professora Nayana Pinheiro, do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE.

"Do ponto de vista da Gerontologia, o curso cumpre o papel na busca por efetivar os direitos das pessoas idosas no âmbito educacional, bem como estimular a aprendizagem ao longo da vida e as relações intergeracionais que serão viabilizadas durante o processo de formação dos estudantes e idosos e jovens da UFRPE", explica Nayana Pinheiro.

O curso conta com o financiamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), com a articulação e acompanhamento da Gerência da Pessoa Idosa do Recife. Para execução do projeto, será repassado à UFRPE o valor de R$ 560.400,00, através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife

SERVIÇO
Curso de “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice” para pessoas idosas
Vagas: 120 vagas para pessoas com 60 anos ou mais
Inscrições: de 24 de julho a 4 de agosto de 2023
Locais de inscrições: Secretaria do Curso de Educação Física da UFRPE, das 7h30 às 16h. Rua Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos. Prédio Central. 3320.5445. Gerência da Pessoa Idosa, Avenida Cais do Apolo, 925, das 9h às 16h. Contato 3355 8534.

Imprensa Recife

Muda contagem da jornada e descanso dos caminhoneiros

 

Uma decisão jurídica vai mudar a jornada dos caminhoneiros. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais trechos da lei 13.103/2015, que rege a atividade da categoria. A decisão abrange 11 pontos da lei, envolvendo tempo de espera, pausas para descanso e repouso semanal. Até então, não era considerado, por exemplo, o período que o caminhoneiro esperava para carga ou descarga do veículo. Nem o descanso. Com a legislação, esses intervalos passam a ser computados e as empresas terão que pagar esse tempo como jornada de trabalho e nas horas extras.

“Enquanto o caminhão é carregado ou descarregado com mercadorias, o motorista não está ali à disposição ou esperando na fila? E o tempo de espera nos postos de fiscalização, ele não está trabalhando?”, argumentou o advogado trabalhista e sócio do escritório Galamba & Félix, Bruno Félix. Segundo ele, esse tempo não era contado como jornada. Ou seja: o motorista estava trabalhando, mas não recebia.

Intervalo - Outra grande mudança é a parada obrigatória para descanso. O intervalo do caminhoneiro deverá ser de 11 horas seguidas dentro das 24 horas de trabalho. Ou seja: o motorista terá que parar por 11 horas ininterruptas entre um dia e outro. E ainda que haja dois motoristas para revezamento na viagem, faz-se necessário que o descanso seja realizado com o veículo parado/estacionado.

Saúde - Existem estudos que avaliam o funcionamento do corpo humano e atestam o período mínimo necessário para o descanso deste trabalhador que, muitas vezes, realiza viagens muito longas, de um estado a outro, e revezando a direção e o descanso com outro motorista na boleia. “Quanto custa um acidente na estrada que mata uma família inteira? Quanto custa um trabalhador que fica anos no INSS? Quanto custa uma pensão vitalícia?”, pontuou o especialista.




Acesso ao crédito segue difícil entre os pernambucanos de renda mais baixa

 

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou variação de 2,05%, no Brasil, entre junho e julho. Enquanto isso, registrou-se, em Pernambuco, crescimento de 2,16%. No estado, há indícios de melhora associados à avaliação do emprego, perspectiva profissional, renda, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis.

Ainda segundo o recorte local realizado pela Fecomércio Pernambuco, em relação ao emprego, 22,7% dos pernambucanos sentem-se mais seguros relativamente à situação vigente no ano passado; 37,3% daqueles com renda superior a 10 salários-mínimos acompanham essa afirmação; e 35,6% dos entrevistados com até 10 salários-mínimos sentem-se nas mesmas condições. A perspectiva profissional segue bem dividida entre aqueles que acreditam numa melhora profissional (34,9%), numa piora profissional (33,7%) e aqueles que não sabem (31,4%). Nota-se que a população com renda mais elevada está mais satisfeita em relação ao emprego, haja vista 50,5% acreditarem ter boas perspectivas profissionais.

Entre aqueles com salários mais altos, tem havido um sentimento positivo em relação à renda. No entanto, é importante destacar o registro dessa percepção também entre a população de menor renda, estrato no qual 28,1% indicaram uma melhora em sua situação financeira em comparação ao ano passado.

O mesmo não pode ser dito quanto ao acesso ao crédito. Para 42,3% da população com renda acima de 10 salários-mínimos, o acesso ao crédito ficou mais fácil quando cotejado a igual mês de 2022, enquanto para a população de renda mais baixa, 32,7% acreditam que o acesso ao crédito ficou mais difícil. Essa é uma situação que pode influenciar perspectivas de compras dos pernambucanos, sobretudo das famílias com poder aquisitivo menos dilatado. Tanto é assim que, em relação ao nível de consumo, a pesquisa revelou que 47,1% das famílias com renda até 10 salários-mínimos estão comprando menos quando comparado ao ano passado, enquanto a população que recebe acima de 10 salários-mínimos indicou que 44,5% estão comprando mais que no ano passado.

Em Pernambuco, 38,5% das famílias com renda até 10 salários-mínimos indicaram um consumo menor que no ano passado, enquanto 49,1% das famílias com renda superior a 10 salários-mínimos têm a expectativa de que o consumo seja igual ao do ano passado. A perspectiva de consumo revela não apenas os impactos da desigualdade de renda no Estado, mas também antecipa um cenário desafiador para as empresas do setor de comércio e serviços.

Para 51,4% dos pesquisados, este é um mau momento para compra de bens duráveis (televisão, geladeira, fogão, etc.). Na faixa de renda mais baixa, é ainda mais predominante essa insatisfação, com 52,9% corroborando a afirmação anterior. Enquanto isso, na faixa de renda mais elevada, 50,5% avaliam que a circunstância é favorável para a aquisição de duráveis. O descontentamento da população de menor renda relativa com a compra de duráveis está ligada às dificuldades de acesso ao crédito, encarecido pela cobrança de elevadas taxas de juros, bem como ao comprometimento de parcela significativa da renda com o endividamento.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela CNC em julho de 2023, apresenta a avaliação dos consumidores em relação a aspectos relevantes para as condições de vida, como emprego e renda, perspectiva profissional e acesso ao crédito. Trata-se de uma importante ferramenta para avaliar a conjuntura econômica e identificar tendências de consumo, auxiliando empresas e governos a planejar suas estratégias de negócios e políticas públicas.

A análise é feita considerando a ótica de otimismo ou pessimismo do consumidor em relação a esses aspectos, indexada a um índice que, abaixo de 100 pontos, indica pessimismo do consumidor em relação à intenção de consumo. Valores acima de 100 pontos indicam otimismo em relação à intenção de consumo. Além de sistematizar os resultados para o Brasil e as Unidades da Federação, a pesquisa distingue resultados para dois grupos de renda: famílias com renda até 10 salários-mínimos e famílias com renda acima de 10 salários-mínimos.

Alterado horário de execução de obra de esgoto na Avenida Agamenon Magalhães

 

As intervenções que a Compesa realiza na pista principal da Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao nº 2770, no bairro do Espinheiro, mudaram de horário, passando a ser realizadas apenas no período noturno. Quando a ação foi iniciada, em 12/07, os serviços estavam sendo executados durante o dia. Entretanto, após o início dos trabalhos, foi constatada a necessidade de interditar um trecho da faixa da via local, o que iria gerar impacto no tráfego da área, que é intenso. Sendo assim, para minimizar os efeitos da obra no trânsito e na rotina da cidade, a Compesa, mediante entendimento com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), transferiu as atividades para o período noturno, das 22 às 05h.

Nesse trecho da Avenida Agamenon Magalhães, a Compesa está realizando obra para restauração de um poço de visita (dispositivo por onde são realizadas as inspeções da rede coletora de esgoto), equipamento importante para a operação do sistema de esgotamento sanitário da região. Durante a obra, permanecerá um desvio feito pela própria via, devido a um trecho de 30 metros que está interditado. Os motoristas devem respeitar as sinalizações ao transitar pela região. Apesar da mudança do horário de execução dos serviços, o prazo para conclusão da intervenção não será alterado, estando mantido o dia 12/08. A ação está sendo desenvolvida pela BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.

Imprensa Compesa

Neoenergia Pernambuco dá dicas sobre como economizar energia no inverno


A chegada do inverno deve estender o clima frio registrado na capital e nas cidades do interior de Pernambuco. O início da estação deve ser acompanhado de hábitos mais eficientes para evitar surpresas na fatura de energia. Para auxiliar os seus mais de seis milhões de consumidores, a Neoenergia Pernambuco separou algumas orientações.

O chuveiro elétrico, sendo um dos principais itens de alto consumo residencial, tende a ser mais utilizado nesta época. Para minimizar o seu uso, é importante fechar a torneira enquanto se ensaboa e limitar o tempo de banho. Também é recomendado que não mude a temperatura durante o banho para evitar choques elétricos. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos e no modo verão, que consome cerca de 30% menos que a posição inverno.

Outra dica é fechar as cortinas e persianas durante a noite para evitar perda de calor pelas janelas. Se precisar ligar algum equipamento de aquecimento, certifique-se de que o local tenha isolamento adequado nas paredes, telhados e janelas. Verifique se as portas e janelas estão bem vedadas para não entrar o ar frio.

Já o ar-condicionado pode ser utilizado com menos frequência devido ao frio causado durante o inverno. Se for ligá-lo, é importante colocar em uma temperatura ideal entre 23° e 25°, ou até mesmo desligá-lo após o ambiente resfriar e acionar ventilador.

Na máquina de lavar, busque lavar o máximo de roupas possíveis de uma só vez, respeitando o limite indicado pela fabricante e sempre que puder, cheque se os filtros estão sujos. Devido às chuvas, a secagem das roupas pode demorar um pouco mais, mas jamais devem ser colocadas atrás da geladeira. Além de sobrecarregar o aparelho e potencializar o consumo de energia, há alta probabilidade de ocorrer um choque elétrico.

São algumas atitudes simples no cotidiano que fará toda diferença no bolso do consumidor pernambucano. Além de economizar potencialmente no bolso, ter consciência ambiental se faz vital nestes momentos.

Imprensa Neoenergia PE



Paulista decreta ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina

Em busca de incentivar o apoio aos jogos e proporcionar flexibilidade aos servidores municipais durante o evento esportivo na Austrália e Nova Zelândia. A gestão municipal publicou um Decreto Nº 1.311 que prevê alterações no expediente nos órgãos públicos municipais durante os jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo. haverá alteração no horário de atendimento ao munícipe já na estreia da seleção brasileira, na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, contra o Panamá.

Nos dias em que os jogos tiverem início às 7h, o expediente iniciará às 11h; no dia em que a partida iniciar às 8h, o expediente será a partir das 12h, seguindo normativa similar à portaria publicada pelo Governo Federal.

Os serviços essenciais de Emergência em Saúde, de Segurança Pública e de Limpeza Urbana, que, por sua natureza, são realizados de forma ininterrupta, irão manter os horários e critérios regulares de atendimento.

Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, sendo a primeira edição com 32 países participantes e formato igual ao da disputa masculina, com oito grupos de quatro países.

A equipe brasileira estreia na próxima segunda-feira (24), às 8h, contra o Panamá. A Seleção Brasileira tem, ainda, mais dois confrontos confirmados na primeira fase: no sábado (29), às 7h, contra a França; e no dia 2 de agosto, também às 7h, contra a Jamaica.

Imprensa Paulista PE 


Prefeitura do Recife inicia serviços de manutenção no Teatro Hermilo Borba Filho

Uma das primeiras políticas públicas culturais anunciadas pela atual gestão municipal, o MOVE Cultura - Movimento de Valorização dos Espaços Culturais chega agora ao Teatro Hermilo Borba Filho. O espaço terá suas atividades temporariamente suspensas, por um período de até 60 dias, para a realização da manutenção predial. Está prevista a retomada normal da programação no próximo mês de outubro.

O espaço cultural, que compõe o Centro Cultural Apolo/Hermilo, conjugado ao Apolo, mais antigo teatro da cidade, foi inaugurado em 1987. A princípio chamado de Centro Experimental Teatro Apolo, surgiu a partir da transformação de dois armazéns em espaço cênico.

Em 1988, passa a se chamar Teatro Hermilo Borba Filho, em homenagem ao dramaturgo pernambucano. Equipamento cênico de rara flexibilidade, possui arquibancadas ajustáveis para diversas formatações diferentes, com capacidade máxima de 150 pessoas.

MOVE Cultura - Lançado em 2020, o MOVE Cultura já começou com duas frentes de trabalho. À época, a gestão municipal anunciou que a Casa do Carnaval seria reaberta, no Pátio de São Pedro, após as intervenções de revitalização, assim como também seria realizada a requalificação da Escola de Frevo do Recife.

Os dois equipamentos seguem em pleno funcionamento e, na sequência, vários outros também reabriram as portas no Pátio, a exemplo da Casa do Carnaval, após melhorias: Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular e Casa do Conselho.

Política continuada de preservação predial dos espaços culturais, o MOVE se dedica a garantir que museus, teatros, galerias e demais equipamentos culturais geridos pelo poder público municipal se confirmem espaços de fomento, salvaguarda e experimentação da cultura cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas instalações, propostas e provocações ao público.

Imprensa Recife

Exposição ‘O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades’ é fruto de 15 anos de pesquisa

Consumismo, destruição, memória e afetividade são as forças norteadoras da exposição “O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades: Réquiem para o Antropoceno”, de Renato Bolelli Rebouças. A mostra, que ocupa a Funarte São Paulo entre os dias 29 de julho e 27 de agosto, com visitação diária, das 14h às 19h, une a um só tempo artes visuais, artes cênicas, arqueologia e sustentabilidade. No dia 19 de agosto, também acontecem performances com artistas convidados, das 14h às 18h. 

Bolelli transita no cenário nacional e internacional em torno das artes cênicas, como cenógrafo, diretor de arte, figurinista, arquiteto, pesquisador e professor.  Este ano, por exemplo, atuou como um dos curadores da 15ª Edição da Quadrienal de Praga - evento mundialmente conhecido que acontece a cada quatro anos e traz destaques do design da performance, da cenografia e da arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais – e o trabalho da equipe levou o prêmio de Best Team Working, pela representação do Brasil no evento.

“O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades: Réquiem para o Antropoceno”, em boa medida, costura essas atuações ao longo de sua trajetória: começou há cerca de quinze anos, em viagens e apresentações no Brasil e fora do país, recolhendo objetos que chamavam sua atenção abandonados nas ruas, bem como restos de cenários, de figurinos e de adereços de projetos anteriores. Mais tarde, com a sistematização dessa catalogação dos objetos, transformou essa ação em pesquisa de seu doutorado, defendido no departamento de Artes Cênicas da USP, com a tese "Espaços e materiais residuais em potência performativa: Cenografia Expandida a partir do Sul".

A exposição é um desdobramento deste trabalho iniciado há mais de uma década e apresenta uma série de instalações cenográficas multiculturais com materiais coletados em mais de trinta cidades de dez países, que ocupa as galerias Flávio de Carvalho e Mário Schenberg, da Funarte. 

A mostra também liga outras duas percepções fundamentais na construção dessas instalações. De um lado, a ação do homem no mundo, com o descarte de objetos. “A ideia é reduzir cada vez mais o consumo. Essa possibilidade de dar uma nova vida aos objetos, aos restos, sempre me tocou muito”, comenta. De outro, a colonização dos países do hemisfério sul. “Essa mostra é um desdobramento da minha pesquisa de doutorado. Por meio de uma perspectiva decolonial, minha intenção foi dar conta dessa produção proveniente do Sul do planeta. Fui percebendo as muitas semelhanças entre as nações latino-americanas, africanas e até asiáticas, como a Índia”, diz o artista.   

Construção pela destruição

Para o artista, a existência de todos esses resíduos é um retrato da sociedade ocidental  contemporânea, centrada no consumismo e na destruição constante. Mesmo assim, foi possível encontrar uma dimensão afetiva para a construção dessa espécie de Gabinete de Curiosidades e Maravilhas – espaços criados a partir do século 17 na Europa que deram origem aos futuros museus de História Natural, as exposições de arte e os laboratórios científicos

Esses gabinetes, também chamados de “Teatros do Mundo” (Theatrum Mundum), intensificaram o colecionismo e a catalogação das espécies de plantas, animais e minerais encontrados fora do continente europeu durante o período das Grandes Navegações. “Se, de um lado, tínhamos riqueza, suntuosidade e exuberância no continente europeu, de outro tínhamos a destruição progressiva dos territórios colonizados, em um processo constante de dizimação de povos, ecossistemas e espécies nativas, reflete Bolelli.

Com isso em mente, o artista criou seu próprio gabinete dedicado às coisas descartadas. No entanto, as curiosidades foram convertidas em desinteresses e as maravilhas em mediocridades, formando um pequeno circo de horrores repleto de delicadeza e poesia.   

A exposição levanta questionamentos a respeito dos mais de 500 anos de exploração e destruição sistêmica dos países do sul global: afinal, como lidar com os destroços dessa devastação continuada? Sem se ater a apenas apresentar uma perspectiva negativa, o cenógrafo tem o objetivo de entender o que é possível avistar e construir a partir dos estilhaços dessas nações destruídas.   

Teatro do mundo destroçado

As peças coletadas nesses quinze anos pelo artista foram divididas em duas grandes categorias: Natural (Animal, Vegetal e Mineral) e Artificial (Papel, Tecido, Vidro, Cerâmica e Plástico). Para organizar esse acervo, o cenógrafo levou em consideração a potência performativa dos materiais. 

As peças expostas são fragmentos de objetos e elementos naturais em diferentes estados de deterioração, como cacos de cerâmicas e vidros, pedaços de móveis, roupas e acessórios, utensílios domésticos e do cotidiano, latas, embalagens, restos de materiais industriais, fantasias de carnaval e painéis cenográficos, além de troncos, galhos, folhagens secas, carcaças e ossos de animais, penas e insetos. O acervo inclui peças inusitadas, como um aparelho de correção postural doado durante a pesquisa; cartazes de propaganda e uma série de latas amassadas coletadas em Manchester; terra e ossos encontrados na Serra do Curral em Minas Gerais. Guarda ainda algumas raridades, como um livro de teatro da década de 1910, uma fantasia de anjo que pertenceu a uma igreja e asas vermelhas de gafanhotos da Chapada Diamantina.

Para além da exibição desse conjunto inusitado e único, foram montadas seis instalações com elementos inspirados nas maquinarias espetaculares utilizadas nas óperas barrocas. Esses elementos cenográficos serão ativados por performers durante a exibição da exposição.  

Bolelli expõe um mundo de restos, dando forma a fantasmas e monstros de todas as espécies que assombram os seres humanos. Essas figuras habitam o fundo do mar, as águas, florestas e matas, o solo, o céu, e até o espaço, entulhando, poluindo e contaminando todos os ecossistemas. 

Elementos sonoros, audiovisuais e de iluminação dão vida a esses seres, criando um teatro do mundo destroçado.  É como se cada instalação representasse um ato de um espetáculo. O projeto tem trilha sonora e desenho de som do dj e pesquisador da cultura afrodiaspórica Eugênio Lima, e videoperformances criadas em parceria com artistas do Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.

Ficha Técnica
Concepção, criação e expografia: Renato Bolelli Rebouças 

Trilha sonora e desenho de som: Eugênio Lima

Assistentes de expografia e montagem: Anísio Serafim e Vinícius Valério

Estagiárixs de arte e montagem: Allan Wallace Santos Silva, Dan Salas, Guilherme Santii, Julia Cristina Cordeiro, Julia Tavares Bispo, Lais Damato, Loh Goulart, Nicholas Cotrim, Wanessa Lemos

Consultoria de luz: Claudia de Bem

Montagem cenotécnica: Francisco Mateus e Theo Moraes

Eletricista e montagem de luz: Everton Keishi

Performers vídeos: Ahn Vo, Bukuritós Aruanda, Laura Fajngold, Lowri Evans, Lua, Marina Medeiros, Monalisa Silva, Raphael Vianna, Renato Bolelli Rebouças, Roberto Alencar, Simone Gatti 

Fotografia e montagem vídeosBukuritós Aruanda, Caio Brettas, Luiz Cruz, Renato Bolelli Rebouças

Edição vinhetas e vídeos dos monitores: Rafael Anastasi

Imagens: Andrea Lavezzaro, Acervo Usina da Alegria Planetária, Bukuritós Aruanda, Daraca, Renato Bolelli Rebouças

Trilha sonora vídeo de apresentação: NU - Naked Universe

Realização: Renato Bolelli Rebouças + Plataforma UAP | Usina da Alegria Planetária
Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes

Apoio: FUNARTE (por meio da Chamada Pública para ocupação de espaços/ 1o semestre de 2023) + Laboratório de Práticas Performativas da USP

 

SERVIÇO

O Gabinete dos Desinteresses e Mediocridades

Funarte São Paulo - Galerias Flávio de Carvalho e Mário Schenberg
Endereço: 
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo - SP

Abertura: 29 de julho de 2023, às 14h

Data: 29 de julho a 27 de agosto de 2023

Horário: Todos os dias da semana, das 14h às 19h

Entrada gratuita

 

*** Performances

19 de agosto, das 14h às 18h: Performance com artistas convidadxs e debate com pesquisadorxs sobre o tema: "Entre o teatral e o expográfico; entre arquivos e repertórios -  ideias para pensar uma cenografia expandida a partir do Sul"

Procon Recife integra mutirão nacional de negociação


O Procon Recife vai integrar as ações do Governo Federal para a negociação de dívidas dos consumidores, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A partir da próxima segunda-feira (24) até  o dia 11 de agosto, o órgão municipal de proteção ao consumidor participa do mutirão nacional - Renegocia - para auxiliar os recifenses que estão enfrentando dificuldades financeiras. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas bancárias e não-bancárias.

Para participar do mutirão, os consumidores interessados devem procurar o Procon Recife de forma presencial em sua sede, na Rua Porto Carreiro, 156, Boa Vista ; no Compaz Dom Helder Câmara (Coque);  Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro)  e no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). Os horários de funcionamento estão ao final do release

Um dos principais enfoques desse mutirão é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial. O mutirão tem como foco principal a prevenção do superendividamento,  evitando que os consumidores entrem em um nível de endividamento que ultrapasse a sua capacidade de pagamento.

O Procon ainda esclarece que qualquer consumidor com dívidas em atraso pode participar da ação. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.

Serviço

Mutirão Nacional de Negociação - PROCON Recife

Procon Sede - Rua Porto Carreiro, 156, Boa Vista, das 8h às 13h* Segunda-feira (24/07) e quarta-feira (02/08): Das 13h às 17h devido aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino

Unidades do Compaz: Das 8h às 13h (segundas-feiras não abrem)

Imprensa Recife

Câmeras de segurança flagram furtos no Moda Center

Câmeras do circuito interno flagraram nesta quinta (21), a ação de dois homens praticando dois furtos na área dos estacionamentos do Moda Center. Os furtos foram cometidos contra o mesmo veículo, uma caminhonete, porém em horários distintos.

Na primeira ação, durante a tarde, eles se aproximaram da caminhonete que estava no estacionamento do Setor Amarelo usando um carro de passeio, na cor branca. Os suspeitos conseguiram ter acesso ao interior da caminhonete e retiraram um saco com mercadorias, colocando dentro do carro de passeio e se evadindo pouco tempo depois.

Na segunda investida, ocorrida durante a noite, os dois homens, possivelmente com uso de bloqueador de sinal, conseguiram manter o veículo da vítima aberto e levaram mais duas sacolas com mercadorias. Ambos chegaram a ser flagrados andando juntos em um dos corredores do centro de compras.

Ao serem identificados, conseguiram se evadir em um carro de passeio na cor preta, fugindo em alta velocidade pela parte frontal. Integrantes da gerência de segurança ainda tentaram impedir a fuga, porém os mesmos chegaram a jogar o veículo contra os cavaletes e os vigilantes.

As imagens serão encaminhadas à delegacia de Polícia Civil, em Santa Cruz do Capibaribe, para as providências cabíveis.

ProMorar é apresentado durante Fórum do Prezeis


“A capacidade de organização do Prezeis vai contribuir para que o ProMorar dê certo. A participação social será o diferencial para a concepção e a implementação dos projetos”. Foi com essas palavras que o chefe de gabinete do programa Promorar, João Charamba, destacou o papel e a importância do Plano de Regularização de Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis) na implementação da iniciativa, que vai mudar a realidade do Recife nos próximos anos. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), na sede da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Durante a reunião, a metodologia utilizada pela equipe social do ProMorar também foi explicada aos integrantes do Prezeis. As dinâmicas promovidas junto aos moradores, chamadas de oficinas participativas, são realizadas com o objetivo de entender os problemas de cada comunidade e inserir as soluções nos projetos desenvolvidos. A participação social vai apontar as necessidades de cada local.

Uma das áreas onde a equipe social avançou bastante foi na comunidade de Dancing Days. “Agradeço ao pessoal do social pelo trabalho realizado e também por minha comunidade ser beneficiada pelo ProMorar”, disse Quitéria Bernardo, moradora local. O projeto de urbanização está sendo finalizado após a escuta realizada junto aos moradores, e será apresentado em breve para validação antes do início das obras. “Os investimentos serão realizados em obras de urbanização integrada nas áreas mais alagáveis da cidade e na contenção de encostas com alto risco de deslizamento, além de intervenções importantes no rio Tejipió com as obras de macrodrenagem”, explicou a secretária executiva Beatriz Menezes.

Ao final da plenária do Prezeis, os participantes esclareceram dúvidas sobre o programa e como vão se dar as intervenções urbanísticas. O morador de Jardim Uchoa, Valdir Pequeno, trouxe a situação de risco vivenciada em 2022 durante as chuvas de maio. “É uma área precária e basta chover que a água invade as casas”. Questões como esgotamento sanitário e regularização fundiária também foram trazidas pela moradora de Jardim Uchoa Maria da Penha. Por ser um dos locais mais impactados pelo rio Tejipió, a comunidade aguarda o estudo hidrológico em curso para saber das soluções de prevenção de novos desastres.

Imprensa Recife 

Domingo tem teatro de graça no Barreto Junior



O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco chega à quarta semana com uma programação recheada de Brincadeira para todo mundo, tema que norteia a edição deste ano. O Festival promove neste domingo, dia 23, a partir das 15h, uma programação especial e gratuita para criançada no Teatro Barreto Júnior, ampliando o acesso ao Teatro. O FTCPE é uma realização da Métron Produções, de Edivane Batista e Ruy Aguiar, em parceria com grupos e coletivos teatrais de Pernambuco, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, CAIXA e Governo Federal. A bonequeira Fátima Caio, que dedicou 35 anos aos espetáculos para a infância e juventude junto ao grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, é a homenageada (in memoriam) da edição deste ano. 

Os ingressos para a programação gratuita devem ser retirados no Sympla, sujeito à lotação da sala: 
https://www.sympla.com.br/evento/polo-pracas-19-festival-de-teatro-para-criancas-de-pernambuco-entrada-gratuita/2080374

PROGRAMAÇÃO – AÇÃO SOCIAL 

DOMINGO – 23/07, 15h às 18h 
Local: Teatro Barreto Júnior (Pina)

. *15h – Casos e Causos de Mamulengo*(Cia Máscaras de Teatro)
Belinda e a Bruxa Caolha
É tempo de festa no castelo! A princesa Belinda está organizando tudo, convidando todas as crianças para as comemorações de seu aniversário. Mas a Bruxa Caolha, que não gosta de comemorações, alegria e diversão, junto com Vermelhinho, o seu atrapalhado ajudante, e usando de artimanhas e poderes mágicos, tenta por todos os meios estragar a festa. A princesa Belinda, num ato de extremo heroísmo e bravura, enfrenta e vence a terrível vilã.
Dorme Quieto
É um causo resgatado do Teatro de Mamulengo. Conta o ocorrido com Onixbeto, agricultor plantador de bananas, que foi engolido por um jacaré. Onofre, primo de Onixbeto, depois de lutar com o jacaré, consegue salvar Onixbeto, desembuchando ele das tripas do bicho guloso. Além dessa anedota escabrosa, Onixbeto e Onofre ainda têm de enfrentar o Capitão Tão-tão, uma autoridade autoritária e corrupta da região.
. *16h – Magia para todos* (Mágico Ryan Rodrigues) 
Um espetáculo interativo, onde adultos e crianças participam, permitindo-se entrar num mundo de sonhos e fantasias, através de ilusões curiosas e divertidas.
. *17h - Mateus, o Sonhador* (Cia. Tanto de Teatro)
Quem nunca tirou aquela soneca depois do almoço pode ir embora, porque esse espetáculo não é para você! Em uma mistura gostosa entre sonho e realidade, Mateus entra em uma aventura sonhada (ou talvez em um sonho aventureiro) para tentar ajudar seu amigo, o boi Mimoso Estrela, a não ter a língua comida por sua grávida esposa, Catirina. Em meio a uma viagem de trem, jardins a serem salvos e terras imaginárias, Mateus convida todos a sonhar com ele durante essa deliciosa brincadeira. 
Classificação etária: Livre 
Duração: 50 minutos 

SERVIÇO: AÇÃO SOCIAL NO DOMINGO (23 de julho)
Entrada gratuita com ingressos retirados no Sympla:
(sujeito à lotação da sala). 


Obra para duplicação da PE-01 atinge 1.200 metros de drenagem


A Prefeitura do Paulista já contabilizou a implantação de 1.200 metros de drenagem e a construção de 42 caixas para receber as águas das chuvas da Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01). O trabalho faz parte da obra de duplicação da rodovia estadual, cujo valor é de R$ 14,5 milhões. Atualmente, os serviços estão sendo desenvolvidos nas proximidades da Rua Petróleo, em Pau Amarelo. 

Apesar de ser uma via sob a jurisdição do Estado, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, trouxe a responsabilidade para si, ainda no governo Paulo Câmara.

O alargamento da PE-01 vai ser executado em um trecho de 4km, entre o Forte de Pau Amarelo e o entrocamento com a PE-22. Além de ganhar drenagem e novas faixas de rolamento, a pista terá iluminação moderna. A coordenação da obra, que está a cargo da Secretaria de Infraestrutura, é tocada pela Empresa Ancar.

O prefeito Yves Ribeiro vem dialogando com a atual governadora, Raquel Lyra, no sentido de substituir as antigas tubulações de fornecimento de água ao longo da duplicação.

Imprensa Paulista PE 

Acic recebe deputado estadual Antônio Moraes


A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta quinta-feira (20), o deputado estadual Antônio Moraes em sua tradicional reunião semanal de Diretoria. Os empresários apresentaram ao parlamentar as principais demandas da classe. Infraestrutura e economia foram umas das principais questões debatidas durante o encontro.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, destacou a importância do diálogo entre o setor público e privado para melhorar o ambiente de negócios. _“A Acic atua  constantemente na defesa dos interesses empresariais, buscando dialogar com os poderes públicos para garantir que as necessidades da classe sejam atendidas e que o comércio continue se desenvolvendo”_, disse. 

Depois de conhecer as dependências da Associação e debater com os empresários, o deputado estadual elogiou a atuação da Acic na região Agreste e afirmou ser um aliado da classe empresarial. _“Os empresários são responsáveis por gerar empregos para a população e fazer girar a economia. Então, é um grande prazer me reunir com esses profissionais e debater sobre como podemos impulsionar o comércio no nosso estado”_, finalizou.

Ed Rodovalho canta no Shopping Costa Dourada no sábado (22)


O cantor Ed Rodovalho se apresenta gratuitamente na Praça de Alimentação do Shopping Costa Dourada neste sábado (22), a partir das 18h30, dentro da programação do projeto musical Som na Praça. No show, o artista irá mostrar para o público um repertório de canções de estilos variados, a exemplo da MPB, pop rock, sertanejo, pagode e piseiro, além de sucessos dos anos 1980 e 90.

“Minha expectativa sempre é de interação e boa resposta do público”, adianta Ed Rodovalho sobre o que espera da apresentação no Costa Dourada. Segundo o artista, entre as músicas que não ficarão de fora do show estão “Duas”, de Dilsinho; “Nessas Horas”, de Matheus e Kauan; “Melhor eu Ir”, de Péricles; e “Ainda Bem”, de Thiaguinho; entre outras.

“O público pode esperar músicas muito alegres, mas com aquela pitadinha de sofrência que todo mundo gosta”, afirma Ed Rodovalho, que iniciou na música ainda em 2001, dentro da igreja, passando a atuar profissionalmente a partir de 2019. O artista tem ainda algumas composições próprias, que serão gravadas em estúdio ainda este ano.

Senac em Caruaru oferece curso em Bambuterapia


Bambuterapia é o novo curso em práticas integrativas que está com inscrições abertas no Senac em Caruaru. As Práticas Integrativas e Complementares são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, voltados para a prevenção de diversas doenças e, em tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Os interessados podem fazer a inscrição no site http://www.pe.senac.br/cursos-2/.

A formação visa proporcionar o relaxamento através do uso de bambus. Apesar de ser um curso voltado para o público em geral, há uma recomendação de formação prévia. “Nós sugerimos que o aluno interessado tenha a formação base em massagem relaxante, porque é importante ter conhecimentos básicos, já que tem movimentos alinhados aos usados na massagem relaxante”, explica Hyla Silva, instrutora do curso Técnico em Enfermagem em Caruaru.

Além deste, outros cinco cursos estão com inscrições abertas com previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2023. O curso de Auriculoterapia é uma opção para quem deseja utilizar de técnicas que visam tratar problemas físicos, mentais e até emocionais, por meio do uso de agulhas ou sementes em pontos específicos da orelha. Outra alternativa é o curso de Ventosaterapia e Moxabustão, que prepara para o uso de técnicas com ventosas, para relaxamento muscular, e técnicas com moxa, uma espécie de acupuntura térmica, onde são usadas ervas para aquecer pontos de acupuntura ou áreas do corpo a serem tratadas.

Já o curso de Shiatsu prepara o aluno para dominar a técnica de massagem terapêutica para proporcionar o equilíbrio entre corpo e mente, através da pressão dos dedos ou das palmas das mãos. Há também o curso de Massagem Estética Modeladora, que tem o objetivo de modelar o corpo, por meio de movimentos firmes, rápidas e com pressão nas manobras.

*Técnico* – Com 1200 hs/a, o Senac em Caruaru também está com inscrições abertas para o curso Técnico em Estética, uma habilitação profissional técnica de nível médio, onde são abordados conhecimentos teóricos e práticos, com foco no mercado de trabalho. Ele prepara o profissional para promover saúde e bem-estar através de procedimentos estéticos, realizar tratamento de gordura localizada e celulite, possibilitar rejuvenescimento através dos cuidados com a pele, realizar massagens redutoras, faciais, relaxantes e outras.

*Senac em Caruaru*
Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis. Caruaru
Fones para contato: 37278259 / 8260

http://www.pe.senac.br/cursos-2/

*Cursos* 
Auriculoterapia – 24h
24.07 a 03.08.2023 - Seg a Quin – 19h às 22h
Investimento – Em 6 x R$ 50, no cartão de crédito

Massagem Estética Modeladora – 36h
07 a 24.08.2023 - Seg a Quin – 19h às 22h
Seg a Sex – 19h às 22h
Investimento – Em 6 x R$ 55, no cartão de crédito

Ventosaterapia e Moxabustão – 24h
11 a 21.09.2023 - Seg a Quin – 19h às 22h
Investimento – Em 6 x R$ 55, no cartão de crédito

Shiatsu – 24h
16 a 26.10.2023 - Seg a Quin – 19h às 22h
Investimento – Em 6 x R$ 55, no cartão de crédito

Bambuterapia – 24h
20.11 a 04.12.2023 - Seg a Quin – 19h às 22h
Investimento – Em 6 x R$ 55, no cartão de crédito

Curso Técnico em Estética – 1200h
17.07.2023 a 23.09.2024 - Seg a Sex – 18h às 22h
Investimento – Em 18 x R$ 480, no boleto

Maratona Tech tem inscrições prorrogadas até 04 de agosto

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, prorrogou o prazo de inscrições para sua segunda edição até 04 de agosto. A iniciativa, que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.

A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula, impactando professores e estudantes, desenvolvendo aprendizagem dos jovens e conectando-os a este mundo. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood.

Combate à exclusão digital

A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna.

O apoio a iniciativas como esta colocam o iFood mais próximo dos compromissos assumidos com a sociedade de, até 2025, formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, além de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e empreendedorismo.

Trilha para o sucesso

A participação na Maratona Tech é gratuita e agora as inscrições vão até o dia 04 de agosto. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: https://maratonatech.associacaocactus.com.br/.

Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.

“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.

Primeira edição

No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e 183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em tecnologia. Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.

Começam inscrições para a Conferência Municipal de Habitação do Paulista


Os representantes da sociedade civil do Paulista já podem se inscrever para participar da Conferência Municipal de Habitação. O processo de cadastramento teve início nesta sexta-feira (21) e prossegue até a quarta-feira (26.07). Os interessados podem se inscrever pelo e-mail sehab@paulista.pe.gov.br ou pelo WhatsApp (81) 9.9930.0565.

Com o tema "Um novo olhar para a habitação: cidade inclusiva, participativa e socialmente justa", o evento abordará a Política Municipal de Habitação de Interesse Social, com discussões sobre os eixos temáticos, incluindo direito à cidade, programas habitacionais e controle social.

A programação será realizada no dia 04 de agosto, das 8h às 16h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves (antigo Campo da Aviação), 222, em Maranguape I.

A conferência é uma importante oportunidade para que a população participe e contribua com o desenvolvimento de políticas habitacionais inclusivas.

Imprensa Paulista PE 

Caruaru se torna epicentro de Gestão, Projetos e Liderança com o 2º PM Day Experience


Na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, o Centro de Convenções de Caruaru-Senac será palco do 2º PM Day Experience, evento promovido pelo Project Management Institute de Pernambuco (PMI - PE), em parceria com a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru (Sedetec). O encontro tem como objetivo central fortalecer a economia na região Nordeste do Brasil, mais especificamente no Agreste de Pernambuco, ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento do gerenciamento de projetos no estado. 

Com a realização de debates e discussões de casos práticos, a conferência pretende abordar elementos relevantes do gerenciamento de projetos, programas e portfólios. O evento contará com a participação de palestrantes experientes e renomados, provenientes de grandes empresas do Brasil e do exterior, proporcionando uma visão ampliada sobre as novas perspectivas adotadas nesse campo, uma exigência cada vez maior do mercado.

O 2° PM Day Experience representa uma oportunidade única para profissionais, gestores e líderes de projetos tanto do setor público quanto privado, se atualizarem, compartilharem conhecimentos e se conectarem com importantes atores do mercado nacional e internacional, impulsionando, assim, a eficiência e a eficácia das iniciativas realizadas na área.

Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, é muito importante para a cidade poder sediar um evento como o PM Day. “O evento representa uma oportunidade única para nossos empresários, líderes e gestores locais, estarem sempre em constante aprimoramento estimular assim, o desenvolvimento do Agreste pernambucano”, destaca.

Com um público estimado de 300 participantes, quem estiver interessado deve fazer a inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/evento/2-pm-day-experience-2023/2037871


Serviço:

Data: 24/07
Horário: 9h
Local: Centro de Convenções de Caruaru

Asces-Unita ajusta expedientes durante jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina


Na próxima segunda-feira (24), o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) iniciará seu expediente às 11h, em virtude da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina, contra a seleção do Panamá. 

A medida reforça o apoio da Instituição à modalidade, na torcida pelo título. 

O jogo contra a França será no sábado (29/07) às 7h, não sendo necessário o ajuste do expediente. 

Já na partida Brasil x Jamaica, realizada no dia 02/08, o expediente começará às 10h. Caso haja a classificação para as próximas fases, novos horários serão divulgados.

Pedro Campos sinaliza ausência de liderança política de Raquel Lyra


"A gente sente falta, sim, quando a gente vê uma semana tão importante como a da reforma tributária e não vê a governadora Raquel Lyra em Brasília pra dizer o que Pernambuco pensava e precisava dessa reforma". O deputado federal Pedro Campos foi enfático, em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, ao pontuar que a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tem se abstido de debates cruciais para a política do estado, como a Reforma Tributária, aprovada este mês na Câmara Federal.

A entrevista ao programa Mesa Redonda foi ao ar nesta sexta-feira (21), em Caruaru, agreste de Pernambuco. Nela, Pedro Campos foi questionado acerca das forças políticas do estado, e o deputado fez uma análise crítica e direta ao vácuo da gestão do estado em pautas vitais. Um outro exemplo citado foi a vinda da fábrica da Shein para o Brasil, a ser sediada no Nordeste: "Quando o governo federal sinalizou que iria trazer uma fábrica da Shein pro Brasil, eu achei que a governadora Raquel iria, no mesmo momento, bater na porta de Lula e dizer que temos um polo de confecção. A fábrica da Shein foi pro Rio Grande do Norte."

Ainda sobre a necessidade de os políticos pernambucanos estarem cada vez mais enganados nos debates nacionais, Pedro Campos relembrou o protagonismo de João Campos, prefeito do Recife, na interlocução da Reforma Tributária junto à Frente Nacional dos Prefeitos. A FNP garantiu, por exemplo, que a incentivos fiscais para manutenção dos centros históricos estejam inclusos na reforma.

Durante cerca de duas horas de entrevista, Pedro Campos também realizou um balanço dos seis meses de mandato na Câmara Federal, reforçou as prioridades dos projetos de lei que encabeça e fez uma leitura da conjunta política nacional.

Dia Mundial do Cérebro – Cuidados com a alimentação ajudam na saúde do órgão


Na data de 22 de julho é celebrado o dia Mundial do Cérebro, criado em alusão à fundação da Federação Mundial de Neurologia, com o objetivo de alertar a população para a saúde e a importância dos cuidados com o órgão responsável pelas funções da memória, inteligência, linguagem, consciência e outros. Além de ser a parte mais importante do sistema nervoso, pois é a através dele que seguirão os comandos para o restante do corpo, sendo ações voluntárias e involuntárias. 

Mas para que cérebro execute bem todas as suas funções, é necessário uma série de cuidados diários, que podem ser realizados de diversos modos, dentre eles, a alimentação equilibrada. O consumo de comidas ricas em vitaminas apropriadas servirá para a manutenção, estimular seu bom funcionamento e, assim, fazer com que o órgão trabalhe com o máximo de eficiência. 

De acordo com a nutricionista e professora acadêmica do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire, o órgão usa a glicose como fonte de energia, contudo, o consumo de carboidratos auxilia para que funcione bem. “Existem alimentos que auxiliam no nosso sistema nervoso central, promovendo melhoria da cognição. São as gorduras poli e insaturadas provenientes do azeite, abacate, as oleaginosas, sementes e peixes como salmão, atum e sardinha”, informa. “Há alimentos que auxiliam na entrada dos hormônios do bem-estar na barreira hematoencefálica, que são alimentos ricos em triptofano e magnésio, como banana, leite, aveia, cacau, as oleaginosas”.

A especialista ainda reforça que a ausência de uma alimentação rica para o pleno desenvolvimento do cérebro pode ser notada através de “muita dor de cabeça, falta de concentração, dificuldade de lembrar nomes”. Para que isso não aconteça é importante investir em uma alimentação rica para o cérebro e na ingestão de água, para auxiliar na melhora da função cognitiva. Contudo, para os casos em que os sintomas sejam persistentes, é importante procurar a ajuda de um médico.