quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hebe Camargo volta ao SBT


Em comunicado oficial divulgado na tarde desta quinta, 27, o SBT confirmou o retorno de Hebe Camargo a emissora. O acordo foi firmado entre a direção artística e de programação e empresário da apresentadora Cláudio Pessuti.
Ainda segundo a nota, “diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa”.
O formato da nova atração ainda está sendo desenvolvida, mas uma das ideias do SBT é realizar uma atração mensal com a apresentadora em formato de grande festa de gala. Esse tipo de formato atração também seria mais forte do ponto de vista comercial.

Confira o comunicado:
“A direção artística e de programação do SBT acaba de acertar junto ao empresário Cláudio Pessuti, o retorno da rainha da TV brasileira, Hebe Camargo. Diante da boa notícia, diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa. O formato e a data da estreia do novo programa de Hebe Camargo estão sendo planejados pela direção e empresário da apresentadora”.

Blog Acesso Livre

Polícia Civil age rápido e prende em flagrante autor de homicídio em Camaragibe‏


Policiais Civis da Equipe de Crimes Violentos Letais Intencionais de Camaragibe conseguiram prender em flagrante um homem apontado como autor do homicídio de Ivanildo Severino da Silva, ocorrido na noite de ontem (25), na Rua das Flores, em Timbi, Camaragibe. O suspeito Dielson Mascarenhas da Silva, de 26 anos, foi detido no início da tarde desta quarta-feira (26), no bairro do Cordeiro, após uma testemunha ocular do fato contar a polícia quem havia cometido o crime.  
De acordo com a delegada Alessandra Ramos, a motivação para o homicídio teve início após o suspeito ter furtado uma corrente de prata que pertencia a vítima. Dielson teria passado a ameaçar Ivanildo. No dia do assassinato, o suspeito foi até a residência da vítima e desferiu seis disparos de arma de fogo nela. Ivanildo ainda tentou fugir do local, mas acabou sendo alvejado pelos tiros. A ocorrência foi presenciada por um parente da vítima reconheceu Dielson como o autor da morte.  
Ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado e encaminhado ao Centro de Triagem, em Abreu e Lima, para aguardar a conclusão das investigações.

Polícia Civil de Pernambuco

CT Moda realiza desfile de moda para marcar conclusão do I Módulo do curso de Modelagem do Vestuário


O Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru, promove, nesta sexta-feira (28), desfile de moda organizado por alunos do curso técnico de nível médio em Modelagem do Vestuário, para marcar a conclusão do I Módulo do curso, ofertado no CT. O evento acontecerá às 20h e foi organizado pelos alunos sob orientação do professor Kleber Emmanuel. O desfile contará com peças idealizadas e confeccionadas pelos alunos durante esta primeira fase do curso. O CT Moda é uma unidade de educação profissional e tecnológica gerida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Duas mulheres são presas com cerca de 20kg de maconha pelo Denarc‏

Cerca de 20kg de maconha foram apreendidos com duas mulheres nesta terça-feira (25), por agentes do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil. Jéssica Regina Caminha Torres, 21 anos e Martha Verônica Alves Batista, de 29, foram abordadas quando negociavam parte do entorpecente apreendido no Terminal Integrado de Passageiros, na PE-15, em Olinda. Há 10 dias, o esquema de distribuição de droga, comandado por Martha, era investigado pelo Denarc. 

Através de informações, a polícia conseguiu chegar ao local onde as duas suspeitas haviam marcado para se encontrar. Jéssica havia encomendado um tablete com aproximadamente 1kg de maconha. A delegada Maria Elizabeth Patriota, explicou Martha assumiu o lugar do esposo no fornecimento de drogas na região metropolitana norte do Recife. O traficante, que não teve no nome revelado para não atrapalhar as investigações, está preso no Cotel.

Após as duas serem presas, os investigadores seguiram para uma casa alugada por Martha, em Paratibe, Paulista, onde ela guardava a droga. No local foram encontrados mais 18,4 kg de maconha e uma balança de precisão. As mulheres foram autuadas por tráfico e associação para o tráfico. Elas seguiram para a Colônia Penal Feminina do Recife. 

Polícia Civil de Pernambuco

São José do Egito sai do colapso de água


Foram quase três meses de sofrimento, sem água nas torneiras. Mas os moradores de São José do Egito, município do Sertão do Estado, localizado a 412 km do Recife, conseguiram deixar para trás uma situação crítica no abastecimento. Por conta da estiagem que assola a região, as barragens São José I e II, que atendiam o município, entraram em colapso. A única fonte para abastecer os mais de 30 mil moradores passou a ser os caminhões-pipa.

Para reverter a situação, a Compesa encontrou uma solução emergencial e se antecipou à chegada dos recursos federais de combate à seca. Em tempo recorde, 60 dias, a Companhia conseguiu concluir a primeira etapa de um projeto para tirar a cidade do colapso.  A água já começou a chegar esta semana pela rede da Compesa, graças à  implantação de 20 km de adutora entre São José do Egito e o município vizinho de Tuparetama. Neste primeiro momento, ambas as cidades serão atendidas pela mesma tubulação que interliga a Barragem do Rosário e a Estação de Tratamento de Água de Tuparetama. Porém, após a conclusão da segunda etapa, cada cidade terá sua adutora com dois sistemas totalmente independentes.

“Fizemos um contrato de emergência para viabilizar essa solução e estamos muito felizes em tirar São José do Egito do colapso com a conclusão da primeira etapa da obra”, destaca o diretor Regional da Compesa no Sertão, Fernando Lôbo. O bairro São Borja foi o primeiro a receber água. A agricultora Luana Silvestre nem acreditou quando abriu a torneira de casa. “Foi uma alegria muito grande receber água nas torneiras nesta seca. Agora posso dar conta do trabalho na roça e das tarefas domésticas com mais tranqüilidade”, disse.

A obra continua. Ao todo, serão implantados 53,6 quilômetros de adutora ligando São José do Egito à barragem do Rosário. Um investimento de R$ 10,5 milhões que vai gerar uma oferta de 40 litros de água por segundo, o suficiente para abastecer o município sem rodízio. A previsão é que a obra seja concluída até o final de novembro deste ano. “Atualmente, estamos conseguindo distribuir para São José do Egito uma vazão de 15 l/s. A cidade ficará sendo abastecida com rodízio e com o reforço dos carros-pipa”, explicou o diretor.

Imprensa Compesa

Eduardo Campos assina acordos de cooperação com o Governo de Illinois (EUA)


Pernambuco e o estado americano de Illinois selaram nesta quarta-feira (26/9) o estreitamento de suas relações. A solenidade que marcou a parceria entre os dois estados contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Illinois, Pat Quinn, que juntos assinaram quatro documentos, entre acordos de cooperação e memorandos de entendimento. 
Os documentos compreendem ações de troca de experiências nas áreas de educação, pesquisa, desenvolvimento científico, intercâmbio tecnológico e sustentabilidade. A solenidade, que aconteceu na Secretaria de Planejamento e Gestão, no centro do Recife, também contou com a presença da consulesa dos EUA, Sra. Usha Pitts e de uma delegação composta por cerca de 30 pessoas entre empresários, educadores e autoridades de Illinois.  
Na área de sustentabilidade, os dois estados formalizaram a parceria “Rios Irmãos”, entre os rios Capibaribe e Illinois. Para tanto, serão criados “Comitês Rios Irmãos” tanto no estado de Illinois como em Pernambuco, por meio da Secretaria do Governo. O convênio prevê a troca de experiências nas áreas de proteção ecológica e ambiental, gestão de recursos hídricos, turismo, segurança contra cheias e controle de poluição.  
A parceria com o Governo de Illinois foi considerada pelo governador Eduardo Campos como “estratégica”. “Daqui a 20 anos vamos ver a expressão desse instante que vivemos hoje”, comemorou Eduardo ao citar “áreas portadoras de futuro no estado, como a biotecnologia e a tecnologia de informação”.  
            Entusiasmado com a parceria, Quinn justificou a escolha de Pernambuco destacando as afinidades entre os dois estados, entre elas as atividades portuária, agricultura e de tecnologia. Disse, ainda, enxergar “a potencialidade de Pernambuco”, elogiando o “dinamismo” do governador Eduardo Campos.   
A solenidade também marcou a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Illinois Institute of Technologye o Cetene (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste), que prevê compartilhamento de experiências na áreas de educação, pesquisa e intercâmbio tecnológico.  
Os outros dois acordos de cooperação foram assinados com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). O acordo vai viabilizar a troca de experiências e conhecimento nas áreas de educação, pesquisa e desenvolvimento científico e desenvolvimento de pessoal através do intercâmbio de professores e estudantes entre os dois estados.  
A solenidade também contou com a presença do reitor da UPE, Carlos Calado; o vice-reitor da UFPE, Sílvio Romero; o diretor do Cetene, André Galembeck, além de secretários estaduais.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Reeducando de Limoeiro recebe bolsa do PROUNI


Antonio Marques de Albuquerque, aluno da Escola Estadual Paulo Freire, instalada na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, foi contemplado com a bolsa de estudo do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o que lhe permite cursar administração de empresas.   
Até chegar a esta conquista, Antônio havia concluído os ensinos fundamental e médio nas modalidades Telecurso 2000 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), alcançando bons resultados, especialmente em Matemática. Além disso, participou da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2011, obtendo 100% de aproveitamento.  No mesmo ano, foi contemplado com a bolsa do Prouni. 
De acordo com o futuro universitário, a oportunidade traz perspectivas de um futuro melhor, que será trilhado por meio do conhecimento. Além disso, o reeducando pretende repassar aos colegas o seu aprendizado. “Espero que todos se conscientizem que as portas podem ser abertas. É necessário determinação e muito esforço para se chegar ao objetivo”, explicou. 
Para o gerente da PDEPG, Vlademir Duarte Bezerra, esta conquista coroa o trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da sua Executiva de Ressocialização (Seres), realiza em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. “Por meio deste trabalho integrado, está sendo possível ampliar a oferta de estudo nas unidades prisionais, o que é de extrema importância no processo de ressocialização”, disse o gestor. 
“É muito gratificante saber que o trabalho desenvolvido por todos desta unidade está dando resultados positivos. É louvável o esforço, a coragem, a persistência e a determinação do reeducando, que resultou nesta conquista, e do trabalho dos educadores, que incentivam os alunos a superarem as próprias limitações”, ressaltou a diretora Escola Estadual Paulo Freire, Maria da Conceição Lino de Brito.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Programação do Jockey Clube deste domingo


A comissão de Corridas do Jockey Club de Pernambuco elaborou uma programação de seis páreos para o próximo domingo, 30 de setembro, com o destaque para a disputa do Clássico APCCPE/ SCHINCARIOL, páreo formado com quatro animais. Rincho (Stud Ganny), Senhor Kirov (Stud Big Boss), Olympic Man (Stud 3 Irmãos) e o estreante John The Doctor do turfe cearense. A programação terá inicia as 14:20 horas com a previsão de encerramento para s 17:15 horas. 31 animais sendo seis da raça pônei compõem a programação. Com a aproximação das principais provas do turfe nordestino nos meses de outubro, novembro e dezembro, todas as provas que serão disputadas nesse período servirão de teste para os animais serrem avaliados visando suas participações na esfera clássica como é o caso dos animais que correrão a principal prova da domingueira. Rincho do Stud Ganny, é um dos animais que já esta sendo preparado pelo seu treinador Leonardo Teixeira para correr com chances o Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, no festival do Grande Prêmio Bento Magalhães que será deputado nos dias 01 e 02 de dezembro.
A programação também conta com mais uma prova para animais da raça pônei, um handicap especial que vai marcar o retorno à pista do pônei Fome Zero do Stud FM, após um ano fora de atividade. Diego Soares, 8 anos, será o jóquei de Fome Zero que mesmo acima do peso tem grandes chances de vitória no seu retorno a pista.
Quatro animais vão estrear na programação. No 1º páreo deverá estrear a potranca Yes Runner que foi retirada na programação passada, Magistra vai debutar no 3º páreo, Speed War no 4º páreo e John The Doctor no 5º páreo.

Estreantes.
1º Páreo
YES RUNNER – fêmea castanha 3 anos, inédita, por  Red Runner (USA) e Conalma, criação do Haras Garcez Castellano, propriedade do Stud Big Friends.

3º páreo
MAGISTRA – fêmea castanha, 3 anos, por Impression (ARG) e Cayenne Pepper , criação do Haras Santarém , Propriedade do Stud Coxinha & Toy, Treinamento de J. R.Cifuentes. Campanha de 1 vitória e 1 colocação na Gávea.

4º páreo
SPEED WAR – macho castanho 4 anos, por  Prince At War e  Piedra Negra, criação do Erepora, propriedade do Stud Savigor, treinamento de F.A.Viana. Tem 10 apresentações sendo: 7 no Cristal, com 3 vitórias e 4 colocações,  2 colocações em Cidade Jardim ,  e 1 em São Vicente.

5º páreo
JOHN THE DOCTOR – macho castanho 5 anos, por  Gilded Time (USA) e Allemagne, criação da Fazenda Mondesir, propriedade do Stud Savigor. Treinador F.A.Viana. Campanha.
22 apresentações na Gávea com 5 vitórias e 12 colocações. 1 apresentação em Cidade Jardim com uma colocação.

Programação para a 6º corrida domingo 30 de setembro de 2012.

1º páreo 1000 metros  14:20 horas
Prova Especial Refrigerante Schin.

1- Magistral                    52 Kg    J.Lima
2- Belíssima La Rubia   50 Kg     J.Carvalho
3- Então Ta                     52Kg     A.Maciel
4- Yes Runner                 50 Kg    F.Davidson
5- Laranda                       53 Kg    J.Júlio

2º páreo 1.500 metros 15:00 horas Prêmio Petrucio Friedhein
1- Lieson                        58 Kg      F.Benone
2- Burilado                     52 Kg      J.Lima ap-3
3- Tettore                       58 Kg       A.Maciel ap-2
4- By Brazil                   53 Kg       W. Gomes ap-2
5- El Herdeiro                55 Kg       J.Júlio

3º páreo 1600 metros 15:40 Prova Especial  Cerveja Devassa
1- Deuzeito                    58 Kg       W.Gomes
2- Magistra                    50 Kg        A.Maciel     est
3- Tem Virtude              53 Kg        J.Lima
4- Eaglion Vision          55 Kg         J.Carvalho
5- Urso de Ouro             52 Kg         F.Davidson

4º páreo – 1.300 metros 16:20 horas – Prêmio Nox Heights
1- Ilmar                          52 Kg         A.Maciel ap-2
2- Nunca Nesse País      55 Kg         F.Davidson
3- Speed War                 50 Kg         F.H.Costa              est
4- Don Talk                    50 Kg         J.Lima ap-3
5- Olympic Tiger            55 Kg        F.Benone
6- Elemento Surpresa     50 Kg        W.Gomes ap-2

5º páreo 1.300 metros 17:00 horas
CLÁSSICO APCCPE / SCHINCARIOL
1- Rincho                       55 Kg          W.Gomes
2- Senhor Kirov             58 Kg          F.Davidson
3- Olympic Man             58 Kg          F.Benone
4- Jhon The Doctor        55 Kg          F.H.Costa

6º páreo 200 metros 17:10 horas
HADICAP ESPECIAL – MINISCHIN.
1- Chankar                    30 Kg       Derick Kaiser
2- Stylus                        30 Kg      Emerson Anderson
3- Fome Zero                 28 Kg      Diego Soares
4- Miucha                      25 Kg      Wilkler Xavier
5- Caribenha                  30 Kg      Alex Roberto
6- Único                         30 Kg      Vitor Correia

Com informações do radialista Francisco Mendonça 

Zé Lezin no Manauê


O restaurante Manauê, que fica em Casa Forte, recebe, pela primeira vez, Zé Lezin da Paraíba, personagem do ator Nairon Barreto. O humorista promete um show renovado, que foi batizado de Oxente Comedy. A apresentação será no próximo dia cinco e o evento é promovido pela JNN Produções, da empresária Joanna Ataide.
            A noite começa, a partir das 21h, com um show da banda pernambucana Jack Soul. Além das atrações já citadas, o público vai contar ainda com o amplo cardápio regional do restaurante Manauê, que já é sucesso na cidade do Recife.
            O público será acomodado em mesas, organizadas pela JNN Produções. Desta forma, quem estiver presente terá garantia de conforto e visibilidade, além da excelente estrutura do restaurante. Cada mesa (para quatro pessoas) custa R$ 240. Vale ressaltar que o consumo no restaurante durante o evento é responsabilidade do cliente.

            Os ingressos podem ser adquiridos no próprio restaurante, que abre às 17h, ou pelo telefone 8588-1807. Para saber mais detalhes sobre a estrutura do Manauê, visite o site www.manaue.com.br e fique por dentro das novidades.

Oxente Comedy
Onde: Restaurante Manauê (Estrada do Encanamento, 341, Casa Forte, Recife-PE)
Quando: 5 de outubro
Quanto: mesa para quatro pessoas custa R$ 240 (no cartão) ou R$ 220 (em espécie)
Ingressos ou informações: 3304-2048 ou 8588-1807 (Joanna Ataide)

PPP de Pernambuco: maior projeto de Saneamento Básico do Brasil


Com apenas 30% das residências com saneamento básico na Região Metropolitana do Recife, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está trabalhando para mudar essa realidade. Foi desenhada uma parceria público-privada (PPP), que está em processo de licitação, para elevar esse índice de cobertura de 30 para 90%, no prazo de 12 anos. A PPP do Saneamento pretende investir R$ 4,5 bilhões, recursos públicos e privados, para realizar obras de ampliação do esgotamento sanitário em 15 municípios.

Serão beneficiadas 3,7 milhões de pessoas nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Moreno, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes (RMR) e Goiana (Mata Norte). Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, 100% dos esgotos coletados nessas cidades serão tratados. “Um avanço sem precedentes para a saúde pública de Pernambuco, que reduzirá custos com internações e medicamentos, e ajudará na erradicação de doenças gastrointestinais”, observou. O dirigente lembrou ainda o ganho para o meio ambiente e para o desenvolvimento do Estado. “O saneamento gera crescimento dos bairros, cidades e estados”, complementou.

Ao justificar a necessidade da PPP do Saneamento, Tavares lembrou que todos os sistemas de esgotamento sanitário existentes foram construídos nos últimos 50 anos. Para construir todas as ações propostas na PPP, a Compesa levaria no mínimo mais 60 anos para executar, caso sejam mantidas as atuais regras de financiamento para o setor. Além da dificuldade para captar os recursos, tendo em vista que esta é uma necessidade de todos os estados brasileiros, o presidente da Compesa lembra da burocracia tanto para liberação dos investimentos, como durante a execução dos processos de licitação para contração das obras. “E nem sempre conseguimos selecionar a melhor empresa nesse processo, fato que contribui ainda mais para a morosidade para realização dessas intervenções”, afirmou.

O projeto da PPP do Saneamento foi estudado e discutido durante três anos, até a formatação do modelo que seguiu para a licitação. Nesse caminho, o tema foi discutido com todos os prefeitos das cidades beneficiadas e câmaras de vereadores. Também foram realizadas diversas audiências públicas formais e informais, a exemplo da realizada na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Representantes da Compesa também estiveram em várias entidades representativas da sociedade explicando o projeto e coletando sugestões para o aperfeiçoamento do processo.

O presidente da estatal lembra ainda que a proposta de inserir parceiros privados na prestação de serviços públicos não é uma novidade. “Hoje, já trabalhamos com o privado, quando fazemos uma licitação para contratar obras e serviços. A diferença entre o modelo atual e o da PPP é que teremos apenas um parceiro, que será responsável por fazer os investimentos e operar o que ele mesmo construiu”, lembrou. Ele adiantou ainda que a remuneração do privado na PPP está intrinsecamente atrelada à qualidade dos serviços prestados. O contrato da PPP do Saneamento terá vigência de 35 anos e obedecerá aos seguintes critérios de remuneração: o parceiro privado terá direito no primeiro ano a apenas 50% da receita de esgoto, 70% no segundo ano e no máximo 90% a partir do terceiro ano.

DÚVIDAS SOBRE A PPP DO SANEAMENTO

A Compesa não será vendida (privatizada). A garantia já foi dada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e explicada pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. Pelo contrário, o Governador recomprou 30% das ações da Compesa, retomando a propriedade do Estado. A Compesa continuará tendo a concessão para operar em todos os municípios contemplados e o parceiro privado será um subcontratado da empresa. Também não é verdade que a conta de água irá aumentar em função da PPP do Saneamento. Tavares explica que toda a política tarifária continuará sob a autoridade da ARPE. O valor da conta permanecerá o mesmo em todo o Estado.

A Tarifa Social vigente em Pernambuco é a menor do país, R$ 5,62, e o pagamento da tarifa de esgoto é ZERO. Isso está garantido com a PPP durante os 35 anos. Os clientes de baixa renda continuarão com o benefício da isenção da tarifa de esgoto. Toda a política de relacionamento com o cliente continuará com a Compesa: o call center, a emissão e entrega de contas, o atendimento personalizado, entre outros serviços. Em relação às áreas de ocupação especiais (carentes), elas estão sim incluídas no projeto da PPP. É cláusula contratual que todas as áreas pobres têm que ser incluídas nos projetos que serão executados na PPP. “Nos casos de favelas, palafitas ou áreas sem as condições mínimas de urbanização, a política que continuará é de construir moradias dignas e fazer o saneamento integrado. Para isso, a Compesa tem uma parceria com a Prefeitura do Recife que já destinou R$ 27 milhões para obras que beneficiam a população de baixa renda”.

Imprensa Compesa

Ocupação se mantém estável na RMR


A taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) passou de 11,6%, em julho, para os atuais 12,3%, em agosto. Essa é a menor taxa de desemprego já apresentada, para o mês de agosto, desde 1998, ano em que se iniciou a pesquisa. Os dados são apontados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa mostra também que o nível de ocupação na RMR não variou, mantendo o contingente de ocupados em 1.573 mil pessoas. O índice é resultado de movimentos diferenciados nos três setores da economia analisados: aumento no setor de Serviços (1,5% ou 14 mil); estabilidade na Construção (129 mil pessoas ocupadas entre julho e agosto de 2012); redução do número de ocupados na Indústria de Transformação (4,7%) e no Comércio e reparação de veículos (1,2%).

Com relação à ocupação, o estudo aponta elevação no trabalho autônomo (1,4%) e o número de empregados domésticos permaneceu estável (129 mil pessoas de julho para agosto de 2012). Já o emprego assalariado sentiu os reflexos em virtude da diminuição no setor privado (1,6%) e a ampliação de vagas no setor público (6,4%).

Comportamento dos últimos doze meses – Em relação ao mesmo período de 2011, o estudo também mostra que a taxa de desemprego total da RMR diminuiu de 13,8% para os atuais 12,3%. Foram geradas 68 mil ocupações, suficiente para absorver o conjunto de 48 mil trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho. Ou seja, menos 20 mil pessoas desempregadas. A ampliação da ocupação ocorreu para a maioria dos setores de atividade analisados: Construção (21 mil), Comércio e reparação de veículos (18 mil) e Serviços (36 mil).

Em relação à posição na ocupação, nos últimos doze meses, o assalariamento total cresceu 6,3% e os empregados domésticos (4,9%). Já o conjunto de trabalhadores autônomos diminuiu em 2,0%. O comportamento positivo do emprego assalariado decorreu do aumento de postos de trabalho com carteira assinada no setor privado  (60 mil ou 9,4%). “ O mercado de trabalho continua com sua melhora qualitativa com postos majoritários de emprego com carteira assinada”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.

A PED/RMR coleta informações mensalmente através de entrevistas realizadas com os moradores de dez anos de idade ou mais, em aproximadamente 2.500 domicílios dos 14 municípios da RMR: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. Os resultados expressam médias trimestrais móveis dos indicadores produzidos.

Imprensa Condepe/FIDEM 

Disque-Denúncia ajuda a prender acusados de tráfico em Paulista


Com a ajuda do Disque-Denúncia, policiais civis da Delegacia de Paulista conseguiram prender no final da tarde de ontem (26), acusados de tráfico de drogas que agiam no bairro de Maranguape I. Maiara Priscila Santana da Silvam de 19 anos e Leandro Arthur Valenti da Silva, de 26, mantinham um ponto de venda de droga na própria casa. Na residência foram apreendidos mais de 300 gramas de maconha, além de um revólver calibre. 38.  
De acordo com a delegada Thaís Galba, que autuou os dois em flagrante, existem dois registros no serviço do Disque-Denúncia contra Leandro Valenti. Eles vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Leandro também foi autuado ainda por posse ilegal de arma de fogo. Maiara seguiu para a Colônia Penal Feminina do Recife. Já seu companheiro para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima. 

Polícia Civil de Pernambuco

Bairro do Recife ganha moderno centro de artesanato


O artesanato pernambucano ganhou mais uma vitrine para divulgação dos seus trabalhos, desta vez um espaço no coração do Recife. Na tarde desta terça-feira (25/09) o governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos inauguraram o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape). O espaço de 2.511 m2, considerado o maior do segmento em todo o Brasil, foi erguido no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. 
      O Cape reúne uma loja de 1.000 m2 com cerca 16 mil peças de 500 artesãos, um auditório climatizado com capacidade para acomodar 120 pessoas, uma galeria de arte para exposições temporárias e um espaço para mostra permanente de obras premiadas na Fenearte. O Centro também conta com um restaurante, Bistrô & Boteco com capacidade para receber 400 pessoas, além de um centro administrativo. O projeto arquitetônico do espaço foi desenvolvido por Carlos Augusto Lira e a fachada recebeu painéis pintados pelo grafiteiro Galo de Souza. 
      O governador Eduardo Campos destacou que a construção do Cape estimula a economia pernambucana e valoriza o trabalho dos artesãos. “Esse espaço fortalece o turismo cultural, distribui renda e faz uma ligação direta entre o consumidor de artesanato e daqueles que fazem o artesanato”. Renomado artesão olindense, Mestre Zé Alves que tem peças expostas no espaço disse, durante a inauguração, que estava “emocionado com o presente que recebeu”. E completou, “esse Centro é mais uma porta para divulgação do nosso trabalho”, comemorou.  
      Também presente na solenidade, o prefeito João da Costa disse que o espaço é “âncora” fundamental ao desenvolvimento econômico e “um templo da alma do nosso povo” por reunir obras das mais variadas manifestações cultuais do estado. A inauguração do Cape também marca a conclusão da primeira etapa de revitalização do Recife Antigo. O governador Eduardo Campos explicou que o espaço se somará a outros equipamentos que vão promover o resgate do bairro do Recife Antigo. 
       “Nós vamos ter aqui do lado o Museu Luiz Gonzaga – do Sertão aos Cais, um terminal de passageiros. Além disso, a área ao lado do Marco Zero foi toda concedida à iniciativa privada para construção de equipamentos de turismo, restaurantes e escritórios. Vamos ter também uma marina, um hotel e um centro de convenções. Teremos um novo destino cultural”, assegurou Eduardo.  
      O espaço, que recebeu um investimento de R$6,5 milhões, estará aberto ao público já nesta quarta-feira (26/09). A loja do Centro de Artesanato funcionará das 10h às 23h. Já o Bistrô & Boteco inicia suas atividades a partir das 11h. O Cape é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. O primeiro espaço nessa modalidade foi inaugurado há nove anos em Bezerros, município do Agreste pernambucano. O espaço, localizado às margens da BR-232, conta com um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios.  
      LOJA – O espaço do Recife conta com peças de artesãos de todas as regiões de Pernambuco. Destaque para a entrada da loja que reúne peças de renomados artesãos pernambucanos como Jota Borges, Manoel Eudócio, Nado Miro, Nado Miro, entre outros. O Centro de Artesanato foi dividido em sete setores: mestres, souvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais e brinquedos populares. A loja traz também ambientes decorados para que os visitantes tenham ideia de como utilizar as peças comercializadas em ambientes como sala de jantar e quarto.  
      A qualidade no atendimento também recebeu atenção especial.  Para atender bem aos turistas das mais diversas nacionalidades, o espaço conta com oito consultores de venda bilíngües, que dominam pelo menos um desses quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. A equipe também recebeu capacitação em cultura popular e técnicas de comercialização para atender melhor os visitantes. A loja conta ainda com quatro caixas para agilizar o atendimento. .
Jurene Lins, 40, fez questão de conhecer o espaço logo no primeiro dia. A artesã não poupou elogios a iniciativa. “O artesão está sendo privilegiado em ter um lugar tão belo desse no Recife. Era uma coisa que a gente esperava muito. E agora o sonho se tornou realidade”. O espaço também foi aprovado pelo arte-educador Vicente Paulo Câmara, 51. “Não dava mais para a gente esperar um ano para ver artesanato na Fenearte. Já era hora de ter um espaço como esse”.
 Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Compesa não será privatizada, afirma presidente Roberto Tavares


Em entrevista coletiva, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, contestou a informação sobre o processo de privatização da companhia. Ele afirmou que privatização é bem diferente do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), desenhado pelo Governo do Estado/Compesa, quando o poder público na irá transferir os serviços para o privado em caráter definitivo. Haverá o esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada para a realização de obras de esgotamento sanitário em 15 municípios, sendo 14 da Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, na Mata Norte. O Investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões.
      
“Não é verdade que iremos vender a Compesa. Muito pelo contrário. Em 2009, o governo estadual recomprou os 30% das ações que estavam em poder da Caixa Econômica Federal”, afirmou o dirigente da estatal, ao enumerar alguns pontos que justificam a diferente entre os dois processos.

A PPP prevê contrato entre a empresa e um parceiro privado para contratação de serviços e obras por prazo determinado, com regras claras de eficiência. “O  controle continua sendo do Estado e o parceiro privado apenas uma empresa subcontratada”, acrescentou. A  população também foi tranquilizada pelo presidente da Compesa, ao garantir que a conta de água e esgoto não irá aumentar em função da PPP do Saneamento. “Não serão aplicadas tarifas diferenciadas para a RMR e o restante do Estado. A conta continuará sendo única, emitida e entregue pela Compesa”, disse.
      
Tavares informou ainda que a política tarifária permanecerá subordinada à deliberação da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE). Também lembrou que a Tarifa Social será mantida nas contas de água e que esses consumidores continuarão isentos da taxa referente aos serviços de esgoto, conforme determina decreto assinado pelo governador Eduardo Campos. Toda a política de relacionamento com os clientes continuará sendo administrada pela Compesa. Sobre as áreas consideradas de ocupação especial, que apresentem condições mínimas de urbanização, serão imediatamente contempladas. “As que não têm, faremos parcerias com as prefeituras para agilizar essas intervenções”, adiantou Roberto Tavares.

Ao justificar o projeto da PPP, Tavares explicou que apesar dos mais de R$ 2 bilhões investidos em obras de água e esgoto em Pernambuco nos últimos cinco anos, ainda há muito o que fazer. Na Região Metropolitana, o índice de cobertura de esgoto é de 30% e o do Estado, 20%. Segundo Tavares, apesar das parcerias já realizadas com o governo federal, o Estado não teria capacidade de endividamento para captar todos os recursos necessários para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Com a PPP, a Compesa irá ampliar de 30% para 90% o nível de atendimento em doze anos. “Levaríamos 50 anos para executar todas as obras levando-se em consideração o modelo atual de captação de recursos, que além de escassos, enfrenta ainda a burocracia, como exemplo dos processos de licitação”.

A Compesa não vai quebrar com a PPP do Saneamento. Foi o que afirmou o presidente da empresa ao mostrar que a companhia está sólida e que espera faturar R$ 1 bilhão em 2012. “Não teremos perdas financeiras. Para ampliar o nível de atendimento e aumentar a eficiência dos serviços, vale abrir mão de parte receita do esgoto da RMR”, opinou Tavares. Também disse não ser verdade que a PPP prevê a renúncia de toda receita de esgoto e explicou: o parceiro privado terá direito no primeiro ano do contrato a 50% da receita. No segundo, subirá para 70% e no máximo 90% a partir do terceiro ano. “Isso se o privado cumprir as metas de qualidade dos serviços e investimentos previstos, caso contrario terá sua remuneração prejudicada”.
         
Roberto Tavares também lembrou que essa relação com o privado será  igual a que a empresa tem hoje com inúmeros fornecedores. A diferença, segundo ele, é que a Compesa terá um contratado e não vários para cobrar resultados.
 
Dos R$ 4,5 bilhões previstos na PPP, R$ 3,1 bilhões serão investidos pela empresa privada e R$ 1,4 bilhão pelo poder público. O prazo de contrato é de 35 anos e no final dele todas as benfeitorias realizadas pelo privado voltam para a Compesa. As obras irão beneficiar 3,7 milhões de pessoas nos 15 municípios.

Imprensa Compesa


Recife pode sediar projeto piloto de Segurança Bancária

O Recife pode receber um projeto piloto para melhorar a segurança nos bancos, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão faz parte das negociações entre a Contraf e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para encerrar a greve dos bancários, que começou no dia 18 de setembro.

O histórico de assaltos e protestos pela segurança bancária realizados na cidade conta a favor, acredita a secretária de comunicação do Sindicato dos Bancários em Pernambuco, Anabele Silva. “Vai estar no nosso acordo coletivo fazer um projeto para comprovar que os itens de segurança fazem a diferença. A questão de ser no Recife ainda não está confirmada, mas temos fortes indícios”, explica Anabele.
Segundo a Contraf, a ideia é que sejam instalados nas agências da cidade portas giratórias, detector de metais, biombo entre caixas e fila, além da possibilidade de que sejam instaladas divisórias entre os caixas. Os detalhes ainda estão sendo definidos, assim como os prazos para confirmar as diferenças das medidas de segurança no número de roubos e mortes.
Desde segunda-feira (24), quase 100% das agências bancárias da Região Metropolitana do Recife estão fechadas, segundo levantamento do sindicato. No interior, os bancos públicos estão praticamente todos parados; já os privados estão com atividades suspensas em algumas cidades, como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Arcoverde e Salgueiro, que são as que têm representantes do sindicato. Ao todo, Pernambuco tem 500 agências.
Negociações
Na terça (25), a Fenaban ofereceu elevou a 7,5% a proposta de reajuste dos salários dos trabalhadores, um aumento real de 2%. A proposta também prevê aumento de 8,5% no piso salarial e no valor dos auxílios-refeição e alimentação; e uma alta de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A proposta anterior previa reajuste de 6% nos salários. Já os bancários reivindicavam reajuste de 10,25% nos salários (aumento real de 5%), uma participação nos resultados equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º, auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622, fim da rotatividade e das metas "abusivas", melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências.
A orientação da Contraf-CUT é para que os sindicatos aceitem o acordo. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco negocia ainda com dois bancos, por isso, ainda não tem a data exata da assembleia, que deve acontecer nesta quarta (26) ou quinta (27).
Portal G1