quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ocupação se mantém estável na RMR


A taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) passou de 11,6%, em julho, para os atuais 12,3%, em agosto. Essa é a menor taxa de desemprego já apresentada, para o mês de agosto, desde 1998, ano em que se iniciou a pesquisa. Os dados são apontados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa mostra também que o nível de ocupação na RMR não variou, mantendo o contingente de ocupados em 1.573 mil pessoas. O índice é resultado de movimentos diferenciados nos três setores da economia analisados: aumento no setor de Serviços (1,5% ou 14 mil); estabilidade na Construção (129 mil pessoas ocupadas entre julho e agosto de 2012); redução do número de ocupados na Indústria de Transformação (4,7%) e no Comércio e reparação de veículos (1,2%).

Com relação à ocupação, o estudo aponta elevação no trabalho autônomo (1,4%) e o número de empregados domésticos permaneceu estável (129 mil pessoas de julho para agosto de 2012). Já o emprego assalariado sentiu os reflexos em virtude da diminuição no setor privado (1,6%) e a ampliação de vagas no setor público (6,4%).

Comportamento dos últimos doze meses – Em relação ao mesmo período de 2011, o estudo também mostra que a taxa de desemprego total da RMR diminuiu de 13,8% para os atuais 12,3%. Foram geradas 68 mil ocupações, suficiente para absorver o conjunto de 48 mil trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho. Ou seja, menos 20 mil pessoas desempregadas. A ampliação da ocupação ocorreu para a maioria dos setores de atividade analisados: Construção (21 mil), Comércio e reparação de veículos (18 mil) e Serviços (36 mil).

Em relação à posição na ocupação, nos últimos doze meses, o assalariamento total cresceu 6,3% e os empregados domésticos (4,9%). Já o conjunto de trabalhadores autônomos diminuiu em 2,0%. O comportamento positivo do emprego assalariado decorreu do aumento de postos de trabalho com carteira assinada no setor privado  (60 mil ou 9,4%). “ O mercado de trabalho continua com sua melhora qualitativa com postos majoritários de emprego com carteira assinada”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.

A PED/RMR coleta informações mensalmente através de entrevistas realizadas com os moradores de dez anos de idade ou mais, em aproximadamente 2.500 domicílios dos 14 municípios da RMR: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. Os resultados expressam médias trimestrais móveis dos indicadores produzidos.

Imprensa Condepe/FIDEM