quarta-feira, 13 de novembro de 2019

#ACaixaÉTodaSua

Diante das tentativas de privatização dos bancos públicos e demais estatais e, sobretudo, dos futuros prejuízos para população, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco lança, no dia 26 de novembro, a campanha nacional #ACaixaétodasua. 

Para marcar o início da campanha, às 11h, será realizado um ato público em frente à agência Caixa – Ilha do Leite, com a presença de movimentos de luta por moradia. À noite, a partir das 19h, acontece o Seminário de Lançamento da Campanha em defesa da Caixa, no auditório da sede, com a presença de dirigentes do Sindicato, empregados da Caixa e do vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.

Idealizada pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa (Contraf-CUT, Fenae, CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, UGT, Fenag, Fenacef, Advocef, AudiCaixa, Aneac), o objetivo da Campanha é alertar os empregados do banco e a população de um modo geral, sobre os riscos da venda de setores lucrativos e estratégicos do banco.

É por meio dessas áreas estratégicas que o banco financia menores taxas para a compra da casa própria, a operação de toda a área social, como benefícios ao trabalhador, acesso a produtos e serviços por meio da bancarização, o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), por exemplo. São essas áreas também que financiam o Minha Casa Minha Vida, o maior programa habitacional do Brasil, para a população de baixa renda. Desde 2009, foram mais de quatro milhões de unidades habitacionais, um investimento de R$ 105 bilhões, beneficiando 16 milhões de pessoas. 

*SERVIÇO*

LANÇAMENTO DA CAMPANHA #ACAIXAÉTODASUA EM PERNAMBUCO 

Data: 26/11/2019

Hora: 11h (Ato na Agência Caixa Ilha do Leite) e 19h (Seminário de lançamento no Sindicato dos Bancários de Pernambuco).

Imprensa SindBancários PE

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [25]

O Douglas Brito é líder comunitário no Recife e me apresentou a história da Nataly, de 13 anos. Veja a seguir o depoimento que veio direto do Facebook:

Olá tios e tias um minuto da sua atenção,  sou Nataly... O tio Douglas, conheceu minha história e resolveu deixar eu vim aqui conversar com vocês.

Sou uma jovem de 13 anos, tenho autismo e,  além disso,  sou portadora de uma síndrome rara, chamada Síndrome de Ratt, que compromete meu sistema neurológico, me impossibilitando de falar,  andar,  usar as mãos... Ao contrário das meninas da minha idade, vivo acamada. Preciso usar fraldas descartáveis (geriátrica), medicamentos controlados, muitas despesas que minha mãezinha só conta com meu benefício para custear.  Há um mês também piorei da escoliose e preciso adquirir um colete até no máximo fevereiro,  dado o grau atual (grau 56) é irreversível da escoliose,  para adiar a cirurgia e me dar um conforto postural,  pois será necessário usá-lo até para dormir!
O colete custa $1.100 (abaixo prescrição médica com as especificações). 

Será que você consegue ajudar? Nem que seja com um valor que não te faça falta... Pra mim,  cada ajuda,  por menor que seja,  já é muito importante! Vamos juntos fazer a diferença em minha vida. 
Se vc não puder contribuir,  ajude compartilhando minha história.  

Informações:

(81)98737-3962

Caixa econômica Federal 
Ag.: 4738
Operação 013
Conta-DV 00012751-0
Titular: Fernanda Santos
CPF 064.269.224-63

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [24]

Esta menina da foto é a Yasmin, de Amado Bahia - BA e está se tratando de Leucemia Mielogênica Aguda. O tratamento está sendo feito em Salvador e seus pais estão desempregados. O link para a vakinha deles é esse aqui: http://vaka.me/712126

Dona Creuza, mãe da Yasmin, nos deu este depoimento:

Venho aqui humildemente pedir ajuda pra poder dar continuidade ao tratamento do Câncer de minha Filha, infelizmente eu e meu marido estamos desempregados e o pouco que ele ganha fazendo bicos nao dar pra arcar com o Medicamento, Peço ajuda de pessoas anonimas e amigos pra tentar salvar a vida de minha filha.

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [23]

A Laura Furquim é de Belo Horizonte - MG e está à frente de uma campanha para montar uma VanTeca, ou seja, uma biblioteca em uma van, para levar conhecimento aonde se precisa. O link da Vakinha é esse aqui: https://www.kickante.com.br/campanhas/organizacao-e-preparacao-de-VanTeca

Leia a seguir o depoimento dela:

A Campanha DOE UM LIVRO nasceu de maneira informal, tendo como objetivo principal a conscientização da importância da leitura. Para tal fim, foi lançada no Twitter a idéia de incentivar internautas a doarem livros, particularmente na época de Natal. Surpreendentemente, a proposta teve uma receptividade avassaladora, o que facilitou a transformação da campanha em um projeto consistente e objetivo, com diversos pontos de coleta em todo o país.

Para se ter uma ideia, mesmo com poucos recursos de divulgação, entre os anos de 2009 e 2017, cerca de 2 milhões de livros foram arrecadados e chegaram aos seus destinos finais: comunidades carentes, bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e ongs.

A campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do Twitter desde 2009 e se expandiu para outras redes sociais.

Hoje estamos indo além. Queremos montar uma biblioteca móvel para levar os livros onde eles não chegam!

Idosos de Caruaru recebem ambulatório multiprofissional especializado nesta quinta-feira


A Capital do Agreste recebe, nesta quinta-feira (14), o Ambulatório Multiprofissional Especializado voltado para os pacientes da terceira idade. Chamado de AME Saúde do Idoso, a unidade faz parte da Maratona de Entregas da Secretaria Municipal de Saúde e está localizada na Rua Coronel Limeira, no bairro Nossa Senhora das Dores, centro de Caruaru.

O AME Saúde do Idoso irá concentrar a saúde integral da população acima de 60 anos. Serão oferecidas diversas especialidades e serviços, como: Geriatria, Neurologia, Odontologia (Estomatologista, Protesista, Clínica, Bucomaxilo), Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia e Farmácia (atendimento integral do idoso na atenção farmacêutica).

“Demos uma nova cara ao atendimento do idoso em Caruaru. Saímos de um espaço extremamente precário e com um acesso bastante complicado em dias de Feira da Sulanca para uma estrutura digna, central, humanizada e com todo respeito que este perfil de paciente merece”, explicou o secretário executivo da Atenção Especializada, Breno Feitoza. Os idosos de Caruaru eram atendidos na Policlínica do Idoso, localizada dentro da Casa dos Pobres Francisco de Assis, no Parque 18 de Maio.

Ao longo dos últimos 10 anos a população idosa da Capital do Agreste vem aumentando, em número e percentual, e as demandas de saúde desta população crescem da mesma maneira. À medida que isto ocorre, encontramos um aumento no número de idosos com IST´s, como também, um aumento entre os idosos praticantes de atividades físicas.

“A entrega do AME Saúde do Idoso é importantíssima para a rede de saúde de Caruaru, pois concentra os atendimentos do idoso em um lugar melhor e mais específico. Conta com profissionais qualificados, atendimentos e medicamentos que são importantes para os cuidados com a população da terceira idade”, pontuou o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

A nova unidade teve um investimento financeiro com equipamentos, mobiliários e a obra de R$ 106.423,88. A solenidade de inauguração está prevista para 8h com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; do secretário de Saúde, Francisco Santos; do secretário executivo da Atenção Especializada, Breno Feitoza; entre outras autoridades e trabalhadores da saúde.

Maratona de Entregas – Desde o mês de maio, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de entregas à população caruaruense. Entre elas, o AME Saúde da Mulher; a unidade móvel odontológica – Odontomóvel; o AME Indianópolis; o Hospital Manoel Afonso; a Unidade de Saúde da Família de Cachoeira Seca; 11 novas ambulâncias para a Central de Transportes, entre outros.

Na próxima semana serão inaugurados o CAPS III – Centro de Apoio Psicossocial e a Unidade de Saúde da Família de Lagoa de Pedra. Até dezembro mais cinco unidades serão entregues a população.

Imprensa Caruaru

Nota oficial da FENAJ sobre a perseguição ao Jornalismo

GOVERNO BOLSONARO AGE PARA DESTRUIR JORNALISMO COM MP INCONSTITUCIONAL


NOTA OFICIAL: Federação Nacional dos Jornalistas conclama categoria a defender a profissão e exige que Congresso atue como legislador, impedindo mais esse retrocesso.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus sindicatos filiados em todo o país denunciam a inconstitucionalidade da Medida Provisória 905/2019, que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas (artigos do Decreto-Lei 972/1969) e de outras 13 profissões. A Medida Provisória mantém o registro de classe somente para as profissões em que existem conselhos profissionais atuando (como advocacia, medicina, engenharias, serviço social, educação física, entre outros).

Dez anos depois da derrubada do diploma de nível superior específico como critério de acesso à profissão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a MP publicada ontem (12/11) no Diário Oficial da União é mais um passo rumo à precarização do exercício da profissão de jornalista, uma atividade de natureza social ligada à concretização do direito humano à comunicação. Na prática, sem qualquer tipo de registro de categoria, o Estado brasileiro passa a permitir, de maneira irresponsável, o exercício da profissão por pessoas não-habilitadas, prejudicando toda a sociedade.

A FENAJ denuncia que o governo de Jair Bolsonaro constrói uma narrativa, desde a posse na Presidência, para deslegitimar a atuação dos jornalistas no exercício profissional. Agora, utiliza a MP 905/19 para, mais uma vez, atacar a profissão, os jornalistas e o produto da atividade jornalística: as notícias.

A FENAJ entende que a MP estabelece uma nova Reforma Trabalhista com a criação da carteira “Verde e Amarela” e a alteração de diversos itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especialmente os relacionados a controle de jornada diária e trabalho aos fins de semana para o setor de comércio e serviços, o que também prejudica a categoria dos jornalistas profissionais. A jornada de trabalho de cinco horas diárias para jornalistas é estabelecida no artigo 303 da CLT e sua ampliação para até duas horas diárias está estabelecida no artigo 304. A MP estabelece o fim da notificação da ampliação de jornada aos órgãos de fiscalização.

Mais grave ainda é o fato de o governo Bolsonaro utilizar medidas provisórias de maneira abusiva, usurpando do Congresso Nacional a atribuição de legislar, sem o devido processo de tempo para reflexão e debates com toda a população sobre as alterações nas leis, que são garantidas nas tramitações que passam pela Câmara Federal e pelo Senado.

É preciso que as diversas categorias de trabalhadores afetadas profissões (jornalista, agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador a lavador de veículo, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculo de diversões, técnico em segurança do trabalho e técnico em secretariado) se unam para dialogar com senadores e deputados a fim de que o Congresso Nacional derrube essa medida provisória e restabeleça a obrigatoriedade de registro nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego que vinha sendo, desde 2009, o único critério legal de acesso a essas atividades profissionais.

A FENAJ vai tomar as medidas judicias cabíveis e, junto com os Sindicatos de Jornalistas do país, vai buscar o apoio dos parlamentares, das demais categorias atingidas, das centrais sindicais e da sociedade em geral para impedir mais esse retrocesso. E a Federação chama a categoria dos jornalistas em todo o país a fazer o enfrentamento necessário à defesa da atividade profissional de jornalista, que é essencial à Democracia.

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

Brasília, 13 de novembro de 2019