quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Morre cantora Diana, do hit "Por que brigamos?"

 

A cantora Diana, "a cantora apaixonada do Brasil", morreu na noite desta quarta-feira (21) aos 76 anos. A artista teve uma parada cardíaca e chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde no município de Iguaba Grande, a 130 km do Rio de Janeiro. Ela residia na cidade de Araruama, próximo a Iguaba Grande. Ela deixa dois filhos, Clarice (filha do cantor Odair José, com quem foi casada) e André, que noticiou a morte da mãe pelo Facebook. 

Ana Maria Siqueira Iório, cujo nome artístico era Diana, tornou-se conhecida pelo hit "Por que brigamos?", na década de 1970, uma versão da canção de Neil Diamond "I am... I said". Teve álbum produzido por Raul Seixas (1945-1989) e foi casada com o cantor Odair José, com quem compôs "Foi tudo culpa do Amor" em 1974. Na década de 1980, o sucesso diminuiu um pouco, menos no Nordeste, onde seguiu atuando.


A seguir, a música que a consagrou nos anos 1970:

'Minha (de)formação' : João Caldas Valença lança livro de memórias na Livraria do Jardim


A Livraria do Jardim, localizada no Centro do Recife ,na rua Manoel Borba, nº 292, receberá no dia 21 de agosto, às 16h, o lançamento de “Minha (de)formação”, livro de memórias de João Caldas Valença. A obra, que revisita a trajetória de um dos grandes militantes sociais de Pernambuco, será apresentada ao público em um evento gratuito que contará com um bate-papo com o autor, seguido de uma sessão de autógrafos.

Em suas 304 páginas, “Minha (de)formação” narra as vivências pessoais e políticas de João Valença com sensibilidade e profundidade, oferecendo ao leitor um panorama completo de sua vida dedicada à transformação social. A obra também aborda a descoberta de sua homossexualidade e os desafios enfrentados em uma sociedade marcada pelo preconceito, além de destacar sua significativa contribuição para o movimento LGBTQIA+ em Pernambuco e no Brasil. 

Durante o evento de lançamento, Valença compartilhará relatos emocionantes de sua vida, abordando momentos cruciais de sua trajetória, como sua militância contra a ditadura militar, sua prisão em 1969 e sua atuação pioneira na criação do Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS (GAPA) em Pernambuco no final dos anos 1980. O autor também discutirá a importância de preservar a memória histórica e de continuar a luta pelos direitos humanos e pela igualdade, temas centrais em sua obra. Desta forma, o bate-papo promete ser uma oportunidade única para o público conhecer de perto as experiências e reflexões de um dos grandes ativistas sociais do país. 

Vale lembrar que, ao final do bate-papo, os participantes terão a chance de adquirir uma cópia de "Minha (de)formação" e receber um autógrafo pessoal de João Caldas Valença. Esta será uma oportunidade especial para interagir diretamente com o autor, discutir suas experiências e obter um exemplar dedicado de sua obra.

sobre o autor: 

João Valença, nascido em Garanhuns em 1940, teve uma infância marcada pelas experiências no Agreste e desde cedo demonstrou um forte engajamento com as questões sociais. Ele se envolveu ativamente em causas políticas, militando na Ação Católica e atuando como dirigente da Juventude Estudantil Católica. Em 1959, ingressou no convento dos Dominicanos em Belo Horizonte e continuou sua formação em filosofia e teologia em São Paulo. Durante a ditadura militar, foi preso em 1969 e ficou detido por mais de um ano na prisão política de Tiradentes. 

Serviço:

Lançamento de “Minha (de)formação”, de João Caldas Valença
Local: Livraria do Jardim (Avenida Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife - PE)
Data: 21 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Horário: 16h
Entrada: gratuita 
Inscrição: Sympla

CEO da Cimed assina parceria com Luciano Huck


MILHÃO - João Adibe Marques, CEO da Cimed - terceira maior farmacêutica do país - acaba de fechar uma parceria milionária com o apresentador Luciano Huck para a marca Lavitan, líder do mercado de vitaminas no Brasil. A companhia está investindo R$30 milhões na ferramenta de engajamento mediatech, Familhão, que permite acessar um clube de benefícios 100% digital.

 Para atender essa demanda, a empresa está produzindo 1 milhão de kits que já estão sendo vendidos nas farmácias de Pernambuco e de todo o país. Cada kit, com três produtos Lavitan, dá direito a um mês de acesso gratuito à ferramenta, proporcionando o dobro de chances de ganhar 1 milhão de reais, uma consulta com nutricionista, dentre outros benefícios.

Cultura afro-brasileira ganha espaço em escolas e universidade do interior de Pernambuco com projeto de apropriação cultural



As escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco, localizadas na Zona da Mata Norte do Estado, vão vivenciar entre os meses de agosto, setembro e outubro deste ano, um projeto dedicado à cultura afro-brasileira presente na região. A iniciativa, realizada por meio de aulas-espetáculos, vai levar para sala de aula, debates e reflexões sobre a cultura de tradição raiz do maracatu rural, considerado Patrimônio Cultural do Brasil, e um dos símbolos mais fortes da identidade do povo pernambucano no carnaval. O primeiro encontro, que tem entre seus objetivos promover a apropriação da cultura local, entre os estudantes, será realizado na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 14h30.

A primeira unidade de ensino contemplada com a ação será a Escola de Referência em Ensino Médio Maciel Monteiro, localizada na rua Bom Jesus, SN - bairro do Centro, Nazaré da Mata. Na ocasião, os alunos irão aprender sobre elementos que compõem a brincadeira, religiosidade, versos e métricas, além de poder interagir com os principais personagens do maracatu de baque solto, como a catita, caboclo de lança e mestre de maracatu.

“Estou muito orgulhoso de poder levar este projeto de interdisciplinaridade, que mistura história, arte, cultura, religião, literatura e ciência para dentro da escola. Será um rico momento para que os brincantes, alunos e professores possam promover a troca de ideias e a cooperação mútua” antecipou o mestre de maracatu, idealizador e coordenador do projeto, André de Lica.
Para ele, que há mais de três décadas atua dentro da cultura popular do maracatu, a realização das aulas-espetáculos é uma forma de manter vivo o legado das manifestações dos povos tradicionais e das expressões de matrizes africanas. “ É uma oportunidade única para que os jovens conheçam e se apropriem das nossas culturas que fazem parte do tecido social do nosso Brasil. Afinal, ao fomentar esta ação, estamos dando um grande passo para incentivar as futuras gerações para que continuem a preservar e a celebrar a rica herança afro-brasileira”, finalizou.

A mobilização faz parte do 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu da Mata Norte, realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Em setembro o projeto será realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira (Nazaré da Mata) . Para finalizar a agenda, em outubro, quem recebe o projeto é a Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE), localizada em Nazaré da Mata. Para saber mais acesse www.instagram.com/andre_de_lica.
Serviço

O quê:
Cultura afro-brasileira ganha espaço em escolas e universidade do interior de Pernambuco com projeto de apropriação cultural
Quando:
Segunda feira, dia 26 de agosto
Onde:
Escola de Referência em Ensino Médio Maciel Monteiro, localizada na rua Bom Jesus, SN - bairro do Centro, Nazaré da Mata
Horário: 14h30

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Mestres de maracatus de baque solto celebram tradição centenária da poesia oral em encontro regional no interior de Pernambuco



Há mais de cem anos, a tradição da poesia oral tem se mantido viva e pulsante dentro da cultura do maracatu de baque solto, brincadeira popular reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Para celebrar esse legado, mestres e contramestres, de diferentes nações de maracatus rurais da região da Zona da Mata Norte do Estado, participam, neste sábado, dia (24), d0 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu da Mata Norte, que será realizado na Travessa São José, localizada no bairro do Sertãozinho, ao lado da Capelinha de São José.

Na ocasião, 20 mestres, considerados guardiões da palavra, vão se revezar em uma noite de festa, cultura, diversão e muita alegria até às 5h da manhã do domingo, dia 25. Ao todo, serão nove horas de evento gratuito, realizado ao ar livre, para o público. Destaque para abertura com a participação especial do Bloco Rural Estrelinha e do Terno do Maracatu Águia Dourada, ambos de Nazaré da Mata. Esta é a primeira vez que a iniciativa conta com apoio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

O mestre de maracatu é uma figura essencial e reverenciada, e que desde que surgiu na brincadeira tem sido o coração e a voz. Trajando chapéu estilo modelo panamá, camisa colorida, calça, sapato fechado, apito e bengala, a figura do mestre é a encarnação da sabedoria popular, alguém que, ao longo de mais de um século, tem passado adiante os saberes acumulados, assegurando que a herança cultural afro-brasileira permaneça vibrante e relevante, criando e recriando seus versos de tradição oral, sendo moldado no calor do momento.

Juntamente com o contramestre, ele é responsável por criar, durante as apresentações, versos como marchas, samba de dez, galope e samba curto e curtinho, estilos que refletem a vivacidade e a força da tradição oral nordestina. E para ficar ainda melhor, tudo isso embalado pela sonoridade dos instrumentos do terno, grupo formado por músicos, que são orquestrados pelos próprios mestres durante os cortejos e apresentações de palco. Puxados pelo som de instrumentos, como tarol, bombo, mineiro, gonguê e póica, além dos metais, as batidas se fundem em uma sinfonia percussiva que reverbera a força e a ancestralidade da cultura popular pernambucana.

Para o mestre de maracatu, produtor cultural e idealizador do evento, André de Lica, o encontro é uma oportunidade de celebrar as conquistas, mas também para refletir os desafios. “ A minha vida dentro do maracatu vem desde minha infância. Sempre tive orgulho de fazer parte desta brincadeira. Como nazareno, nesses últimos trinta anos, sinto orgulho cada dia mais, como pessoa negra, jovem e morador da periferia, de seguir preservando e difundindo a nossa cultura e identidade do nosso povo” afirmou.
O 7º Encontro Regional de Mestres de Maracatu é um projeto itinerante, que acontece nas sedes de maracatus de baque solto da zona canavieira. Em Setembro, por exemplo, o projeto será realizado na cidade de Tracunhaém. Já no mês de outubro, haverá o encerramento em Nazaré da Mata. A expectativa é que, até o fim do projeto, cerca de 60 mestres participem da programação.

Homenageados - A novidade desta primeira itinerância do projeto é a homenagem especial aos brincantes dos maracatus de baque solto, como Véi, bandeirista do Maracatu Leão Dourado; Vanessa Vieira, cabocla de pena arreamar; Mestre caboclo Otávio; Josilene, vice-presidente do Maracatu Estrela da Serra - Tracunhaém; Preto bem-vindo, caboclo de lança do Maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata.

Confira a lista dos mestres confirmados:
1. Mestre Pita
2. Mestre Gabriel Silva
3. Mestre Josemir
4. Mestre Vinícius;
5. Mestre Chuchu
6. Mestre Neguinho
7. Mestre Ivan Batista
8. Mestre Dedé Vieira
9. Mestre Hú
10. Mestre Adelson Silva
11. Mestre Negro Ouro
12. Mestre Natal
13. Mestre Genário
14. Mestre Dudu
15. Mestre Josuel Caboclo
16. Mestre Luiz Marcolino
17. Mestre Glebson Salú
18. Mestre Pedrinho Gabriel
19. Mestre Léu
20. Mestre Vanzinho
21. Contramestre Silas Daniel
22. Contra Mestre Gil Régis

Serviço
O quê:
Mestres de maracatus de baque solto celebram tradição centenária da poesia oral em encontro regional no interior de Pernambuco
Quando: Sábado, dia 24 de agosto
Onde: sede do Maracatu de Baque Solto Águia Dourada, localizada no bairro do Sertãozinho.
Horário: 20h do dia 24 até às 5h da manhã do domingo, dia 25
Ingresso: Gratuito

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Literatura infantil sobre inclusão ganha lançamento itinerante durante a Semana da Pessoa com Deficiência em Pernambuco


Será lançado, nesta quinta-feira, dia 22, na Associação Pernambucana dos Cegos, no Recife, o livro infantil "O Mistério das Duas Cabeças". A apresentação da obra ao público acontece dentro da agenda da Semana da Pessoa com Deficiência, em Pernambuco. A publicação é de autoria da produtora cultural, graduada em gestão cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Karina Galindo. A programação, que vai contar com distribuição, gratuita, é exclusiva para o público atendido pela instituição, e tem início às 15h.

A obra, de estreia da autora, que tem 54 páginas, aborda sobre o fictício Reino da Fantasia, onde todos podem votar e todos os habitantes são tratados igualmente, a história começa com a eleição dos líderes Nito e Irene. Quando o filho do casal real, o Príncipe Gustavo, nasce com uma anomalia física, o reino se vê diante de um grande mistério e desafio. A segunda cabeça do príncipe torna-se um símbolo das vozes internas e das lutas emocionais que todos enfrentam.

A trama é rica em personagens cativantes ilustrados pelo do artista pernambucano, conhecido por seu trabalho como escultor, gravador, desenhista e pintor, Cavani Rosas. A publicação impressa em braille, traz, ainda, QRCode tátil, com os episódios narrados.
O lançamento conta com uma agenda itinerante, que vai contemplar outras regiões do estado. Depois do Recife, o evento desembarca em Caruaru. Lá, o ato acontecerá na segunda-feira, dia 26, na sede da Associação de Cegos de Caruaru. Já no dia 29, quinta-feira, para encerrar a programação, é a vez de apresentar a obra na Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco, em Garanhuns. Nos dois locais os lançamentos serão realizados a partir das 15h.

 A iniciativa é destinada exclusivamente às pessoas atendidas por esses locais. Todos vão receber, gratuitamente, um exemplar da obra.
Este projeto tornou-se acessível por conta dos apoios complementares do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife e da Secult, do Governo de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo.

Sobre Karina Galindo - Nasceu no Recife em 1974. Aos 9 anos, estreou no teatro como atriz na peça Sábado em 30. Pós-graduada em Gestão Cultural pela UFBA, atua na área de audiovisual como produtora, roteirista e curadora. Ama escrever e já se expressou em crônicas, versos e poesias que a autora ainda não publicou. Já elaborou incontáveis projetos culturais que a tornaram uma produtora executiva internacional. Depois que se tornou mãe, aos 39 anos, passou a se dedicar ao filho, e teve a oportunidade de mergulhar de cabeça no mundo mágico infantil, através do olhar da criança. A experiência da maternidade despertou nela o desejo de escrever livros infantis.

Serviço:
O quê: Livro sobre inclusão será lançado na Semana da Pessoa com Deficiência em Pernambuco
Quando:
 Dia: 22.08 - Associação Pernambucana dos Cegos, Rua Conselheiro Silveira de Souza, nº 85 - Cordeiro - Recife;
Dia: 26.08 - Associação de Cegos de Caruaru, Av. Av. Manoel José da Silva, 1 - Jardim Boa Vista, Caruaru ;
Dia:29.08 - Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco, Rua Pedro Rocha, bairro de Heliópolis em Garanhuns
  orário: Sempre às 15h


Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Curso abre inscrições para formar novos talentos para o cinema pernambucano


O universo do cinema brasileiro, conhecido como a sétima arte, tem se revelado cada vez mais potente. Só para se ter uma ideia, a cadeia criativa do audiovisual no País é responsável por movimentar, anualmente, cerca de R$5 bilhões. Diante de um cenário importante para o mercado cultural do cinema, a Zona da Mata Norte de Pernambuco, berço das tradições da cultura popular afro-brasileira, e que foi sucesso no território pernambucano com maior concentração de salas de cinema durante as décadas de 1950 a 1990, se prepara para contribuir ainda mais com esse crescimento. 

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o Curso de Formação Básica em Audiovisual Zenital Mata Norte, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Cultura do Estado.

A formação, que será realizada na região canavieira, considerada o maior polo de captação financeira para produção do cinema regional, em 2023, segundo dados da secretaria estadual de cultura, tem como objetivo capacitar um total de 30 pessoas, incluindo adolescentes, jovens, mulheres, homens, idosos, público LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, que residem na região. Interessados em participar devem realizar inscrições no período de 19 de agosto a 03 de setembro, por meio de formulário online (https://abrir.link/uTZeb).

Durante as aulas, os inscritos vão poder aprender, de forma teórica e prática, sobre formas de captação de som e desenho de som; direção de fotografia; direção geral; elaboração de projetos audiovisuais e Roteiro. O curso contará com três módulos, e será ministrado nos horários da manhã, das 08h às 12h e tarde das 14h às 18h. Quem obtiver participação acima de 75% de frequências nos encontros vai receber certificado.

Outro destaque importante do projeto é que a equipe que vai ministrar as oficinas faz parte da própria região. São eles: a cineasta pernambucana, Feane Monteiro; o cineasta e roteirista, Enno Miranda; e o especialista em sound designer, Alison Santos.

As aulas, programadas para começarem apenas a partir do dia 14 de setembro, serão ministradas no Parque dos Lanceiros, equipamento cultural da Prefeitura de Nazaré da Mata, localizado na Rua Coelho Neto, 244, no bairro do Juá.

Serviço:
O quê: Curso abre inscrições para formar novos talentos para o cinema pernambucano
Quando: Segunda-feira (19) e seguem até o dia 03 de Setembro
Onde: https://abrir.link/uTZeb
Ingresso: Gratuito

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Paraíba: Eduardo Brito apresenta plano para melhorar o atendimento psicológico em Mamanguape


O candidato Eduardo Brito comprometeu-se a transformar o atendimento psicológico em Mamanguape. Seu plano inclui a expansão da Rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com a criação de mais unidades e serviços especializados para a população. Eduardo também investirá em treinamentos frequentes para os profissionais de saúde, garantindo que estejam preparados para lidar com emergências psiquiátricas e oferecer o melhor suporte possível.

Além disso, vai criar programas de apoio psicossocial voltados para gestantes e puérperas, reconhecendo a importância do suporte emocional durante e após a gravidez. “Esse cuidado” é essencial para a saúde mental das mães e o bem-estar dos bebês.
 
Outro compromisso de Eduardo é a implementação de serviços de acompanhamento psicológico para famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo ajuda e orientação para que possam enfrentar os desafios com mais recursos e apoio.

A expansão da Rede de CAPS e os novos programas propostos por Eduardo visam atender às necessidades específicas da população, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos. Com essas ações, Eduardo Brito demonstra um compromisso real com a saúde mental e o bem-estar dos moradores de Mamanguape, trabalhando para criar uma rede de apoio mais eficiente e acessível para quem precisa

Empresas de Pernambuco, que prestam serviços à Monte Rodovias, participam de treinamento contra o assédio


Na última terça-feira, dia 20, cerca de 50 trabalhadores terceirizadas participaram de um treinamento estratégico que discutiu o combate ao assédio nas rodovias. A atividade aconteceu, simultaneamente, na Rota dos Coqueiros (CRC) e Rota do Atlântico (CRA), ambas administradas pela Monte Rodovias. A ação, que faz parte do projeto Treinamento Integrado com terceiros: falando sobre assédio na rodovia, reforça o compromisso das empresas em garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, compondo pilares importantes, baseados no ESG (Ambiental, Social e Governança). 

A Coordenadora de Compliance na Monte Rodovias, Andrea Pessoa, ressalta que, com o projeto, a empresa busca integrar colaboradores terceirizados e parceiros com o objetivo de assegurar um ambiente ético, íntegro e de respeito ao próximo. “Prezamos que os colaboradores estejam em conexão com o posicionamento e conduta ética da empresa”, afirma. Existem diversas formas de assédio, entre eles, o moral, o sexual, a discriminação e o psicológico. É considerado assédio qualquer comportamento inadequado, constrangedor e prejudicial à pessoa, que pode ser manifestado de diversas formas, através de comentários ofensivos, intimidação, discriminação ou abuso de poder, por exemplo.

 Com um quadro de colaboradores interno predominantemente feminino, a Monte Rodovias assegura que, através do projeto e do empenho para uma convivência segura e acolhedora para as mulheres, consegue incentivar o aumento das contratações e a permanência delas no mercado de trabalho. “Com a Lei 14457, a nova CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) adquire responsabilidades de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho. Levar esses pilares aos terceirizados faz parte das ações da Monte Rodovias em contribuir socialmente para condições de trabalho invioláveis e inclusivas”, destaca Carla Emérita, Supervisora de Saúde e Segurança do Trabalho da holding.
A Monte Rodovias já realizou essa campanha, com sucesso, na Bahia, onde detém as concessionárias Bahia Norte (CBN) e Litoral Norte (CLN).

Hapvida NotreDame Intermédica e NINNA Hub lançam parceria para impulsionar a inovação empresarial


De olho nas tendências de mercado e com foco na capacitação de lideranças, a Hapvida NotreDame Intermédica e o NINNA Hub, primeiro hub do Ceará de inovação aberta e transformação digital, uniram-se para lançar o Mentores da Inovação. A iniciativa terá duração de seis meses e pretende formar 500 líderes em mentoria de negócios na maior empresa de saúde da América Latina.

A primeira etapa do programa é teórica, com conteúdos formativos, para capacitar os líderes a orientar startups e negócios inovadores. Na segunda fase, os participantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos em rodadas de mentorias.

“Essa parceria representa um marco significativo para fortalecer nossa capacidade de liderança, fomentar ainda mais o DNA inovador na companhia e capacitar nossa equipe para orientar com excelência e eficiência as startups, criando um ecossistema propenso à inovação e à geração de novos negócios", afirma Mayumi Ito, head de inovação corporativa da Hapvida NDI.

O NINNA Hub tem desempenhado um papel estratégico ao conectar a Hapvida NotreDame Intermédica aos principais atores da cadeia de inovação no Brasil. O objetivo é fomentar parcerias e acelerar o desenvolvimento de soluções criativas.

"Estamos dedicados a preparar líderes que não só possam atuar de forma ativa no ecossistema, mas também queiram fortalecer a conexão entre as necessidades da Hapvida NotreDame Intermédica e as inovações das startups. Essa colaboração é essencial para a mudança de cultura e implementação de novas ideias", diz Gabriella Purcaru, head de inovação corporativa e operações do NINNA Hub.

As duas empresas nasceram no Nordeste, celeiro de novas oportunidades de negócios. Não à toa, o Explora 2024, programa de inovação aberta da Hapvida NDI, foi lançado em junho no Nordeste On (NEon) – maior evento de inovação e empreendedorismo da região. Nesta edição, as startups escolhidas terão de propor soluções para três desafios: automação de contratos, simulação de práticas assistenciais e otimização da performance da farmácia hospitalar.

“A Hapvida NDI investe cada vez mais em programas de inovação aberta, com soluções inteligentes para os desafios da saúde em busca da eficiência operacional e melhoria da experiência aos beneficiários. Queremos nos aproximar de empresas de base tecnológica e grandes players do mercado em busca de novos parceiros. Assim será possível potencializar todas as estratégias de inovação que criamos dentro da companhia, que hoje cuida de quase 16 milhões de vidas em todo o país e conta com mais de 69 mil colaboradores”, completa Ana Carolina Cândido, head de inovação aberta da Hapvida NDI.

*Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica*

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Urbanic investe em design e acabamento como diferenciais em Olinda


A Urbanic Empreendimentos, que chega ao mercado através da parceria entre duas empresas (Portland Construções e JFN Incorporadora), ambas com mais de 40 anos de atuação no mercado de construção civil, fará o lançamento, nesta semana, de um dos mais ousados projetos residenciais de Olinda, o Littmann Smart Home. Localizado na Rua Prof. Cândido Pessoa, número 1771, o Littmann está a poucos passos do Shopping Patteo, que se configura hoje como o maior centro de lazer e compras na cidade, e em frente à Faculdade de Medicina de Olinda, a FMO. O prédio também está a poucos metros de bancos, escolas de excelência, centros médicos, supermercados e lojas diversas. A praia de Bairro Novo, recém-revitalizada, está a 200 metros do lugar. 


São duas opções de planta, com tamanhos entre 35m2 e 63m2, com apartamentos com um e dois quartos. O rooftop duplo é um dos atrativos do Littmann, que conta com mais de dez espaços de convivência e lazer, entre eles: sky lounge com vista 180 graus da cidade, espaço gourmet com churrasqueira, sky bar, piscina de borda infinita, academia, lavanderia e coworking com sala de reunião. “O Littmann será uma referência no padrão construtivo e arquitetônico do local, pois cada detalhe foi planejado para oferecer uma experiência de alta qualidade, com execução criteriosa”, diz o diretor técnico da Urbanic, Rodrigo Toscano.

A escolha de Olinda para o novo empreendimento é resultado do potencial de valorização e atrativos da região. Segundo Toscano, Olinda tem superado a antiga imagem de cidade-dormitório e se consolidado como um centro vibrante para morar e trabalhar. “Littmann” foi escolhido como nome do empreendimento para refletir qualidade e confiança, inspirado no icônico estetoscópio Littmann, símbolo de inovação e excelência.

“Trata-se de um lançamento diferenciado, em que o morador poderá ter toda a tranquilidade de morar em Olinda com a praticidade de resolver tudo do seu dia-a-dia a pé”, explica Toscano. Ele ressalta que o próprio projeto já aponta essa diferenciação, uma vez que prioriza a sofisticação e o cuidado em cada detalhe. “Se você resolve toda a burocracia da sua vida de forma rápida, mais tempo de qualidade você ganha para você e sua família”, afirma, acrescentando: “sem dúvida, é um investimento que se valoriza não apenas pela estrutura em si, mas especialmente pela localização.”

Drama Circense é Encenado por Alunos nesta Sexta-feira no Teatro Barreto Júnior



Nesta sexta-feira, 23 de agosto, às 20h, será apresentada a peça "O Assassino da Gravata Vermelha", um espetáculo de conclusão do curso de formação teatral "Desvendando o Teatro", ministrado pelo grupo Teatro do Amanhã.

O espetáculo, que se passa em um hotel em Nápoles, Itália, gira em torno de um bárbaro crime cometido pelo astuto Assassino da Gravata Vermelha. Meses após o crime, o julgamento busca revelar o verdadeiro culpado. A montagem é um drama circense que combina mistério e comédia.

A peça é inspirada no texto "Estrangulador", de autor desconhecido, com adaptação e direção de Rodrigo Hermínio. O elenco é composto por Brenda Vital, Frederico Carneiro, Kakau Aluska, Li Coelho, Liz Vincent, Lui Marreiro, Rafaela Roberta, Renan Silva, Rodrigo Hermínio e Thábata K. Vital, todos alunos-atores do curso, que está com inscrições abertas para uma nova turma.

O "Desvendando o Teatro" é um curso de formação em teatro com duração de seis meses. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre atuação, história do teatro, produção cultural, elementos de cena e dramaturgia. As aulas começam no dia 21 de setembro, com encontros aos sábados, das 9h às 12h. As mensalidades custam R$ 130, e as inscrições estão abertas no Instagram do grupo Teatro do Amanhã.

SERVIÇO
O Assassino da Gravata Vermelha
📅 23 de Agosto às 20h
📍 Teatro Barreto Júnior
🎟️ Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
🎫 Venda: www.sympla.com.br/teatrodoamanha ou na bilheteria.

Luciano vence debate com propostas para saúde, educação e Centro Histórico de João Pessoa


O candidato a prefeito de João Pessoa (PT), Luciano Cartaxo, venceu o segundo debate entre candidatos a prefeito de João Pessoa, que aconteceu na noite desta segunda-feira (19), na TV Master. Na ocasião, Cartaxo criticou o atual prefeito por estar no seu último ano de mandato e não ter construído e entregue creches, escolas ou UPAs na Capital e garantiu que quando eleito vai construir 10 creches, quatro escolas e duas UPAs na cidade.

“João Pessoa precisa voltar aos tempos que tinha uma gestão que construía e entregava obras por toda cidade. O debate mostrou quem tem trabalho prestado à cidade, quem entregou obras e ações que melhoraram a vida das pessoas. Meu compromisso é construir mais duas UPAs, já fiz três e sei como fazer. E também vamos entregar 10 novas creches e 4 escolas, porque o atual prefeito não construiu uma única creche ou escola na cidade. Por isso a prefeitura foi reprovada na nota do IDEB”, disse Luciano Cartaxo, destacando ainda que vai voltar a cuidar do Centro Histórico.

“Quando prefeito enfrentei o desafio de construir o novo Parque da Lagoa, um lugar que estava deteriorado, que nós fomos lá e transformamos num espaço de lazer e convivência. Infelizmente a atual gestão abandou o Parque da Lagoa. Assim como abandonou o Centro Histórico, que hoje não tem nem limpeza urbana eficiente. Por isso assumo o compromisso de criar o programa Cidade Filipeia, transformando os casarões deteriorados em moradia, assim como fiz a Villa Sanhauá. João Pessoa vai voltar a ter um prefeito que cuida de verdade da cidade e da nossa gente”.