quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Comércio amplia horário na última semana de 2023

 

Na contagem regressiva para a virada do ano, o comércio aposta as fichas para incrementar as vendas. Lojas do Centro, de bairros e shopping centers ampliaram o horário e criaram suas estratégias para incrementar os negócios. “O final do ano é o período de maior movimento nas vendas e é quando os lojistas esperam vender estoques e melhorar os negócios”, adiantou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal.

‘Google’ do comércio do Centro

Uma das estratégias para levar consumidores ao centro da capital é por meio da plataforma virtual Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br), que já tem mapeadas pelo menos 1.093 lojas de diversos segmentos. A ideia é facilitar e ajudar o consumidor a localizar melhor estabelecimentos e produtos nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Além de estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos. O serviço também está disponível no aplicativo Conecta Recife.

Confira abaixo o funcionamento do comércio de rua do Recife e dos shoppings da Região Metropolitana para o Natal para o Natal e Ano Novo:

-Recife

Lojas do Centro e de bairros - Dia 31 - normal; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas;

Plaza Shopping - Dia 31 - das 12h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

RioMar Recife - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

Shopping Boa Vista - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 11h às 19h;

Shopping Recife - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas;

Shopping Tacaruna - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;


-Olinda

Shopping Patteo Olinda - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Paulista

Paulista North Way Shopping - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Camaragibe

Camará Shopping - Dia 31 - das 12h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer;

-Jaboatão

Shopping Guararapes - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e funcionamento facultativo para praça de alimentação e lazer, das 12h às 21h;

-Cabo de Santo Agostinho

Shopping Costa Dourada - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - lojas fechadas e praça de alimentação e lazer abrirá das 9h às 18h;

-Igarassu

Shopping Igarassu - Dia 31 - das 9h às 18h; Dia 1º de janeiro - fechado

-Moreno

Recife Outlet - Dia 31 - das 9h às 16h; Dia 1º de janeiro - fechado;

Novo Atacarejo amplia horário de funcionamento

Todas as lojas do Novo Atacarejo funcionarão em horário especial. Na véspera de Ano Novo (31/12), as unidades estarão abertas das 7h às 18h; e no Ano Novo (01/01), as lojas da rede nordestina estarão fechadas, só retornando a operação no dia seguinte.

Neoenergia recupera 230 mil kWh em ação de combate ao desvio de energia no Sertão do São Francisco

 

A Neoenergia Pernambuco avança em ações preventivas para combater os desvios de energia em todo o Estado. Em uma ação que durou cerca de 15 dias, a distribuidora conseguiu recuperar 230.000 KWh de energia, o que corresponde ao fornecimento de mais de 2 mil residências por 30 dias. Estabelecimentos como depósitos, restaurantes, bares, pousadas, fazendas e irrigações foram os alvos para o combate ao desvio de energia na região do Sertão do São Francisco. O resultado foi obtido com mais de 100 inspeções realizadas por equipes da concessionária.

“O furto de energia interfere diretamente na segurança e na qualidade do serviço da rede elétrica. Estamos trabalhando de forma cada vez mais focada para identificarmos e regularizarmos o máximo de unidades consumidoras possível. Esse trabalho impacta a todos, pois quem termina pagando pelo furto de energia elétrica é toda a sociedade. Por esse motivo é extremamente importante a denúncia nos canais de atendimento da Neoenergia. Lembrando que o denunciante não precisa se identificar”, explica Caio Melo, gerente comercial da Neoenergia Pernambuco.

Segundo o executivo, uma das principais mudanças no trabalho de combate ao furto de energia é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a medição remota. Neste modelo, os equipamentos podem ser acompanhados pelo núcleo de inteligência da Neoenergia, evitando assim novos desvios.

Outra medida tomada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos por meio da instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares.

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Denúncia - Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem alterações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida e ao fornecimento de energia da área, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto no site da distribuidora.

Imprensa Neoenergia Pernambuco

Paulista encerra ações em alusão ao Dezembro Vermelho com grupo de Idosos em Paratibe

 

A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quarta-feira (27/12), uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), AIDS e hepatites virais, com o Grupo da Terceira Idade Sempre Feliz. Na ocasião, foram dadas orientações acerca do HIV/AIDS na terceira idade, além de café da manhã e testagem de IST’s.

A enfermeira e coordenadora do programa, Sherlaine Andrade, explicou sobre o Dezembro Vermelho no município. “Durante esse mês, a gente fez atividades de combate a essas infecções com testagens em praças, conscientização no semáforo e workshop com os profissionais de saúde sobre o pré-natal de gestantes com HIV”, contou.

A coordenadora ainda comentou os motivos desse encerramento ser voltado para o público idoso. “Muitas vezes esse público não é contemplado pelas ações sobre doenças sexualmente transmissíveis, e foi observado um aumento no número de casos em idosos nos últimos anos”, disse.

Ivanildo Silva, participante da palestra, deu seu feedback sobre o evento. “Muito bom ter isso em Paulista, eu adorei, foi uma palestra muito boa, pudemos saber de coisas que a gente não sabia”, relatou.

Imprensa Paulista PE

Em Feitiço de Soma, coletiva de teatro Rainha Kong apresenta uma trajetória da epidemia de HIV/Aids e reflete sobre a recepção da soropositividade no Brasil

 

Estruturada como uma espécie de palestra em que eventos históricos relevantes vão se sobrepondo a experimentações musicais, Feitiço de Soma, peça inédita da coletiva Rainha Kong estreia no TUSP Maria Antonia dia 10 de janeiro de 2024, com temporada até 4 de fevereiro. O projeto também prevê a realização de um ciclo de três debates públicos com datas, locais e participantes a definir. As conversas tem parceria da Coletiva Loka de Efavirenz, bem como com outres pesquisadores e artistas que abordam o tema HIV/AIDS em seus trabalhos, com a mediação de Pisci Bruja - membra da Coletiva Loka de Efavirenz.

Desde o início da epidemia de HIV/AIDS no Brasil, na década de 1980, a estigmatização sobre os corpos que convivem com o vírus é impactada diretamente pela ideia de que apenas pessoas pertencentes às comunidades LGBTQIAP+ e/ou pessoas racializadas como não-brancas possam contrair o vírus - ideia midiaticamente estruturada naquela década, mas que encontra ecos até hoje. É daí que parte Feitiço de Soma, obra criada em 2020 por Aleph Antialeph. "A peça compreende a história particular de alguém que recebeu o diagnóstico da soropositividade, mas ainda é sujeito da história dentro desse fluxo que se iniciou antes e que se prolonga para muito depois", conta Aleph.

Na peça, há uma subversão da ideia tradicional da palestra, fazendo com que uma fala por vezes verborrágica vá dando espaço a um feitiço que conclama todas as pessoas para a questão do HIV, muitas vezes colocada como um problema pessoal e carregada de estigmas, como a da sujeira e da depravação.

Sinopse

Duas performers se encontram num palco iluminado, recortado por um símbolo de “+”. Aleph Antialeph e Nãovenhasemrosto reúnem-se para uma palestra, na qual refletem sobre suas próprias trajetórias relacionadas ao HIV, retomando a história do vírus e da epidemia de AIDS - fatos históricos como a Operação Tarântula, deflagrada nos anos 80 no Brasil ou a suposta descoberta de G.D., comissário de bordo canadense intitulado como “Paciente Zero”, supostamente tendo trazido o vírus para a América do Norte. Um avião cai no espaço. A racionalidade da palestra é engolida pelo Feitiço de Soma. As duas palestrantes, agora agentes deste feitiço, performam magias para curar-se do vírus infectando todes.

A livre associação do HIV/AIDS com pessoas dissidentes da norma (sexual, de gênero, classe e raça), em sua maioria bixas, pessoas trans e/ou racializadas como pretas, além de tentar construir um processo higienista que marca tais corpos enquanto “sujos”, corrobora também para um projeto de extermínio e criminalização deste recorte populacional.

A situação se torna ainda mais complexa quando se percebe que as várias manifestações midiáticas que tem como objetivo combater os estereótipos do HIV/Aids acabam por ocultar a sorologia destes corpos que - mesmo permitida por lei -, ainda revela o medo social desse compartilhamento, um processo de invisibilização fomentado por anos de violência que repercutem ainda hoje.

Não enquadrar o debate sobre HIV/AIDS enquanto um tópico de saúde pública, mas sim com a premissa de se tratar de uma doença que se difunde apenas dentro de uma população já marginalizada, reflete nas formas com que corpos soropositivos são assimilados socialmente.

Na obra, o feitiço busca criar uma espécie de contaminação, como se numa dinâmica que faça o problema deixar de ser encarado de modo individual e seja visto como algo coletivo. "Existem indícios do feitiço desde o começo da peça, como uma carta de tarô gigante do Mago no centro do palco", conta Aleph, reforçando que a obra vai aos poucos expondo elementos e signos que compõem a magia. Ao longo do trabalho, a DJ e produtora musical Nãovenhasemrosto, que está ao lado de Aleph no papel de uma interlocutora, traz elementos sonoros executados ao vivo na cena por Venus Garland (baterista) e Helena Menezes (baixista).

A sonoplastia da obra existe desde uma mix-tape preparada por Nãovenhasemrosto ainda em 2020 e que contaminou a forma com que Aleph estava escrevendo a dramaturgia da peça. "Essa mix-tape é uma provocação não-bibliográfica ou textual que até foi publicada junto com o livro", diz Aleph.

A cena é composta ainda por danças executadas por Nata da Sociedade e oito TVs espalhadas no espaço que projetam gravações ao vivo, exibidas ao público em uma estética de VHS, além de sugerirem ações ao público por meio de uma função de teleprompter, já que a plateia é nomeada como a personagem Assistente durante a peça.

Sobre a coletiva Rainha Kong

A Rainha Kong é uma coletiva de teatro e performance fundada em 2016, em Campinas – dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas -, e que hoje está sediada na cidade de São Paulo.

O primeiro espetáculo da companhia, O Bebê de Tarlatana Rosa, estreou em 2016 no departamento de Artes Cênicas da Unicamp e se apresentou no FETO (Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte - 2017), no Festival de Teatro Universitário da UFRN (2017), no Teatro de Contêiner em São Paulo (2017), na Mostra Todos os Gêneros, organizada pelo Itaú Cultural em São Paulo (2018), no SESC Pinheiros (2022), nos SESCs Piracicaba e Campinas através da Semana de Arte Transviada - projeto contemplado pelo ProAC -, e, em 2021, realizou, com apoio da 36 ª edição Lei de Fomento, temporada online nos teatros municipais paulistanos Arthur de Azevedo, Cacilda Becker, Alfredo Mesquita e João Caetano.

Em 2019, Aleph antialeph, integrante da RAINHA KONG, foi contemplada com o edital ProAC nº 20/2019 para escrever e publicar a peça Feitiço de Soma, publicada pela editora Urutau.

Em 2020, a coletiva participou da série Cena Inquieta, veiculada pela SESC TV com direção de Toni Venturi e curadoria de Silvana Garcia. Neste mesmo ano, participou da mostra DRAMAQueer, organizada pelo CCSP, com a vídeo-performance Rute Varadão Conta Evir Mancebo.

Em 2021, como parte do projeto "As Histórias Vistas de Baixo”, contemplado pela 36 ª edição da Lei de Fomento, a RAINHA KONG realizou três aulas públicas com Helena Vieira, Ferdinando Martins e Ave Terrena, todas disponíveis no YouTube no canal da Casa 1. Realizou também a oficina de performance "As Histórias Vistas de Baixo", que contou com a participação de diversos atores e performers, provocações de Daniel Veiga, Pedrx Galiza e Lino Calixto e uma mostra na LGBTflix. Em 2022, também por meio da Lei de Fomento, a RAINHA KONG realizou temporada de 24 apresentações no TUSP e no Teatro João Caetano da peça “Sarah e Hagar decidem matar Abraão”, com direção de Diego Moschkovich.

Em 2023, a Coletiva foi contemplada pela 16ª Edição Prêmio Zé Renato para produção e temporada da peça de Aleph Antialeph, “Feitiço de Soma”. Essa será a primeira montagem a partir de um texto dramatúrgico escrito por uma das integrantes do grupo, dando não só continuidade, mas aprofundando a pesquisa da coletiva, que desde o ano de sua fundação, em 2016, se dedica à pesquisa de corpas dissidentes e seus desdobramentos, tanto temáticos quanto estéticos, quando friccionados com a cena.

Ficha Técnica
Atuação - Nãovenhasemrosto e Aleph Antialeph
Dramaturgia - Aleph Antialeph
Direção e Encenação - Vitinho Rodrigues e Jaoa de Mello
Preparação Corporal - Helena Agalenéa
Iluminação - Felipe Tchaça
Sonoplastia - Nãovenhasemrosto
Figurino - Nilo Mendes Cavalcanti
Cenografia - Victor Paula
Assistente de Cenografia - Rey Silva
Contrarregra - Nata da Sociedade
Baterista - Venus Garland
Baixista - Helena Menezes
Designer Gráfico [Identidade Visual] - Gunshy
Fotografia [Identidade Visual] - Afrop
Registro Fotográfico e Fílmico da Peça - Noah Mancini
Vídeo Streaming - Vinicius Feitoza
Mediação dos Debates Públicos - Pisci Bruja
Assessoria de Imprensa - Márcia Marques (Canal Aberto)
Produção - Corpo Rastreado - Gabs Ambròzia

SERVIÇO
Feitiço de Soma
Temporada: 10 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. Quarta a sábado, 20h; domingo, 19h
Local: TUSP Maria Antonia (R. Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo)
Ingressos gratuitos
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 70 min

Último Praça Musical do ano terá Fagner e Amandinha em show gratuito

 

Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o projeto cultural do Camará Shopping, o Praça Musical, traz para sua praça de eventos a dupla Fagner e Amandinha. O show está previsto para acontecer às 19h e promete contagiar todo o público presente.

A banda Fagner Dias e Amandinha já possuem uma carreira musical de mais de oito anos, tempo no qual eles vêm apresentando diversos estilos musicais, como: forró, brega, sertanejo, pagode e entre outros. Com seu repertório diversificado, a dupla preparou um show especial para este final de ano, a fim de garantir a diversão do camaragibense.

"Estamos muito honrados de participar desse último show do Praça Musical de 2023. Fagner e eu preparamos um repertório arretado, repleto de energia e diversidade musical para celebrar o final do ano junto ao público de Camaragibe. Esperamos ver a animação e sentir a vibração positiva da plateia”, revelou Amandinha.

A programação do Praça Musical, que é gratuita, acontecerá no piso L3 do Camará Shopping, onde fica localizada a Praça de Alimentação. Vale lembrar que no dia 31, véspera de ano novo, o shopping estará aberto e funcionando em horário especial, ou seja, das 09h às 18h. Para quem ficou interessado em prestigiar o show, os detalhes do evento e outras atrações também estão disponíveis no Instagram @camarashopping e no site https://www.camarashopping.com.br/


Preservação de área pública: 21 demolições administrativas foram realizadas em 2023

 

Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS) realizou 21 demolições administrativas em áreas públicas. O objetivo dessas atividades é combater fortemente invasões e obstruções de logradouros, calçadas e áreas públicas ou até mesmo não permitidas para construção, proporcionando uma ampla limpeza urbanística, acesso aos espaços públicos e visual na cidade.

As edificações devem obedecer às regras e limites de uso e ocupação do solo determinadas pela legislação competente, como Plano Diretor e Código de Obras. A Secretaria lembra ainda que antes de iniciar qualquer construção de um imóvel é necessário verificar junto à prefeitura se o terreno é regular e atende à legislação vigente. Além do mais, é preciso verificar se ele não está em Área de Preservação Permanente (APP) ou área pública regularizada.

As construções irregulares sem o aval do município estão sujeitas a ações que vão desde notificação, multa, e até a demolição, em especial quando afeta o meio ambiente ou outros aspectos de relevância urbana, como inviabilizar a drenagem das águas das chuvas.

A ocupação irregular de área pública é proibida por lei. Qualquer cidadão que quiser colaborar com o trabalho de fiscalização da prefeitura, pode denunciar através da Ouvidoria Municipal, no telefone 156 ou pelo whatsapp através do número (87) 98844-2540.

Imprensa Petrolina

Prefeitura do Recife entrega nova praça na Comunidade do Coque

 

O prefeito do Recife, João Campos, realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a entrega de mais uma obra do Programa Tá Aprumado Praças, levando mais uma área de lazer para a população da cidade. A Praça Horta Joana Bezerra conta com diversos brinquedos, bancos, horta e até varais de roupas que foram instalados à pedido dos moradores. O Tá Aprumado Praças foi lançado em agosto e vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos, o objetivo é promover mais qualidade de vida para os cidadãos e fortalecer o senso de comunidade.

“Muita gente já passou por aqui, na Praça Horta Joana Bezerra, pois fica entre o Viaduto Papa João Paulo II e o Viaduto Capitão Temudo. O espaço está completamente requalificado, com novos brinquedos, área de lazer para criança, área de convivência, horta comunitária, e até um pequeno galinheiro. Tudo isso é requalificação do espaço urbano para fazer uma cidade de qualidade para todos e todas, ouvindo as pessoas, ouvindo quem utiliza a área. Está novinho”, detalhou João Campos.

A implantação da Praça Horta Joana Bezerra foi realizada na Rua Jaraguari, entre o Viaduto Capitão Temudo e o Viaduto Papa João Paulo II; e a intervenção foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A área, que não tinha uso, foi estudada para a construção da praça e assim oferecer à comunidade um local de conforto. A proposta é que a praça conte com a responsabilidade, zelo e cuidado da população, sendo vista, de fato, como um local de diversão para as crianças, idosos e todos que usufruem dela.

Os serviços contemplaram a instalação de brinquedos em madeira e concreto, construção dos bancos em concreto com ripas em madeira, revitalização de toda a calçada, instalação de mobiliários urbanos, projeto de iluminação, construção de rampa acessível, projeto de paisagismo com área verde e horta, cuja manutenção ficará a cargo da população. Além disso, há uma área destinada ao galinheiro, uma solicitação da própria comunidade. A praça custou R$ 362.703,14.

De acordo com a dona de casa Aline Barbosa, 26 anos, que mora no entorno da nova praça, a realidade local mudou. “Eu vivo aqui há mais de 10 anos. Hoje moro com a minha filha que tem quase dois anos. Antes, essa área era abandonada, tinha muito lixo e ratos. Agora é um espaço para as crianças brincarem, tem muitos brinquedos, ficou muito bom. A minha filha está adorando o escorrego, o balanço... Ela já brincou de tudo aqui e fizemos várias fotos dela”, contou Aline.

Uma de suas características mais marcantes do Tá Aprumado Praças é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp. Além disso, a conservação do patrimônio urbano também está refletida no programa Tá Aprumado Praças, pois a Prefeitura irá revitalizar, até o início de 2024, todas as praças desenhadas e projetadas pelo paisagista Roberto Burle Marx na década de 1930.

Imprensa Recife

Trabalhadores podem sacar abono salarial do PIS/Pasep até quinta-feira

 

Os trabalhadores formais têm até quinta-feira (28) para sacar o abono salarial do PIS/Pasep de 2023, referente ao ano-base 2021. Caso não seja feito o saque, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com a Caixa, 84,5 mil trabalhadores não sacaram o benefício até o momento. No total, R$ 71,1 milhões aguardam para ser resgatados.

O abono salarial foi criado em 1990 como um auxílio financeiro a trabalhadores de menor renda. Tem direito ao benefício todo trabalhador que tenha exercido função com carteira assinada, para empregador pessoa jurídica, por ao menos 30 dias, com remuneração média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O trabalhador também precisa estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Não tem direito, por exemplo, os trabalhadores domésticos e outros empregados por pessoa física.

Neste ano, o valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2021. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 108,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada recebe o salário mínimo cheio (R$ 1.302).

Caso não saque o benefício até amanhã, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas para isso é necessária a abertura de um processo administrativo junto ao Ministério do Trabalho.

Os recursos do Programa de Apoio Social (PIS) são pagos pela Caixa aos trabalhadores do setor privado, enquanto o dinheiro do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago via Banco do Brasil.

O trabalhador pode consultar se tem direito ao benefício por meio do aplicativo Carteira Digital de Trabalho.

Agência Brasil

Olinda reforça qualidade do atendimento no Turismo da cidade histórica

 

Com o objetivo de promover mais segurança aos visitantes e oferecer suporte aos guias turísticos da cidade, a Prefeitura de Olinda entregou, nesta quarta-feira (27), crachás padronizados de identificação e três carrinhos de apoio aos profissionais que atuam pelas ladeiras do Sítio Histórico.

Após um recadastramento, feito neste mês de dezembro pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Olinda, cerca de 80 guias turísticos foram registrados e agora contam com um crachá oficial de identificação. Informações como fotos e dados documentais desses profissionais também constam em um catálogo entregue à Guarda Municipal e à Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), que garante a segurança pública na área.

Além do registro desses guias, eles também contam agora com três carrinhos que servirão como ponto de apoio. Os equipamentos possuem guarda-sol, mapas turísticos e folders de informações importantes aos visitantes de Olinda, como pontos de visitação famosos e outros ainda pouco explorados.

De acordo com o prefeito Professor Lupércio, medidas como cadastramento e uniformização dos guias turísticos proporcionam mais segurança ao visitante da cidade. "Precisamos garantir que nossos turistas sejam recebidos por pessoas capacitadas e que ofereçam um serviço de qualidade. Os guias passam por reciclagens com historiadores. Em novembro, por exemplo, eles tiveram uma capacitação sobre os monumentos do nosso Sítio Histórico e tiveram uma imersão no arquivo público, onde conheceram mais sobre nossa história", explica.

Já sobre os carrinhos entregues aos guias, a secretária executiva de Turismo de Olinda, Aiane Siqueira, pondera que os equipamentos são itinerantes, mas que, normalmente, os profissionais ficam concentrados em três pontos de apoio: Praça do Carmo, Alto da Sé e em frente à sede da Prefeitura, na Rua de São Bento. "Esse carrinho traz um pouco mais de suporte aos guias. Eles podem oferecer os folhetos e mapas turísticos, além de ter espaço para guardar volumes e maquinetas", ressalta a gestora da pasta.

Para 2024, o Turismo de Olinda ainda deve ter mais novidades, como a reativação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funcionava no Alto da Sé. Atualmente, a Casa do Turista, nos Quatro Cantos, possui um CAT para orientação dos visitantes de Olinda.

Imprensa Olinda

Shopping Costa Dourada promove show gratuito da dupla Monnalyza Larissa e Mel Barros

 

A última edição de 2023 do projeto musical Som na Praça recebe as irmãs Monnalyza Larissa e Mel Barros. A dupla sobe ao palco da Praça de Alimentação do Shopping Costa Dourada neste sábado (30), a partir das 18h30, para um show gratuito regado a muita MPB, música regional, pop e outros ritmos.

“Tenho certeza que o show vai ser incrível. Montamos todo o repertório pensando em músicas conhecidas e que a maioria das pessoas gosta e canta”, afirma Monnalyza. Entre as canções que estarão no setlist de sábado estão “Morena tropicana”, “La belle de jour” e “Anunciação”, entre outras.

Monnalyza Larissa e Mel Barros já cantam juntas há alguns anos, tendo decidido seguir pela carreira profissional como uma dupla no formato voz e violão. “Está sendo uma ótima experiência, visto que é sempre perfeito dividir o palco e a vida com minha irmã”, avalia Monnalyza.

Crediamigo Frevo vai ser lançado em Olinda nesta quinta (28)

 

Com o objetivo de fortalecer os microempreendedores envolvidos no Carnaval pernambucano, o Banco do Nordeste lançará a estratégia Crediamigo Frevo na sede da Prefeitura de Olinda, às 10 horas desta quinta-feira, dia 28.

Em colaboração com a Prefeitura de Olinda, a iniciativa visa, inicialmente, incluir 900 microempreendedores na carteira de clientes do programa, proporcionando acesso a crédito e orientações financeiras.

O evento contará com as presenças do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, do superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas, Helton Chagas, do superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermínio de Freitas, e do prefeito de Olinda, o professor Lupércio do Nascimento.

Crediamigo - Com o Crediamigo Frevo, será possível ter acesso a empréstimos, com juros reduzidos, que vão de R$ 100 a R$ 21 mil, desde que o faturamento do empreendedor não passe de R$ 360 mil por ano. Mesmo com o lançamento oficial marcado para esta quarta, os trabalhadores já estão passando por curso de reciclagem e, pelo menos, 50 deles já estão com uma verba solicitada em conta. Toda articulação para ter acesso ao crédito passa pela Sala do Empreendedor, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Olinda.

Imprensa BNB e Imprensa Olinda

Youtuber PC Siqueira morre em São Paulo

 

O youtuber Paulo César Goulart Siqueira, de 37 anos, foi encontrado morto no final desta tarde de quarta-feira (27) em seu apartamento, na capital paulista. Policiais Militares foram atender uma chamada e encontraram o corpo do vlogger no próprio apartamento. Siqueira, em março, havia sido encontrado desacordado e ao se recuperar, agradeceu aos amigos e seguidores pelo apoio após o que ele tinha dito ser uma tentativa de suicídio.

Nota do Blog: Se você está precisando, busque ajuda do Centro de Valorização da Vida (CVV) A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.

Biografia - PC Siqueira nasceu no dia 18 de abril de 1986 na cidade paulista de Guarulhos. Quando criança, PC era vítima de bullying das outras crianças por causa do seu estrabismo, e acabou tendo de ser alfabetizado em casa. Começou a trabalhar como ilustrador e colorista de histórias em quadrinhos. ainda na adolescência, aos 15 anos. Entretanto, tornou-se conhecido por seu trabalho como vlogueiro no canal "maspoxavida", criado em fevereiro de 2010. no site YouTube, publicando vídeos críticos, abordando temas atuais e variados.

Sucesso - Com repercussão de seus vídeos na internet PC foi indicado ao Video Music Brasil 2010 na categoria Web Star, foi vencedor das categorias "Geek do Ano" e "WebCeleb" do prêmio "Os Melhores da Websfera", foi entrevistado por Jô Soares e tornou-se garoto-propaganda de campanhas publicitárias de linhas de eletrônico e informática.Em março de 2011, PC estreou um programa semanal de meia hora de duração na MTV Brasil intitulado PC na TV.

Em junho de 2016, anuncia que iria fazer uma cirurgia para corrigir o estrabismo. Ainda em recuperação, lançou o livro PC Siqueira Está Morto, de Alexandre Matias, que aborda uma parte da vida de PC usando traços de ficção cientifica. Em 5 de julho de 2016, PC publica um vídeo em seu canal no YouTube mostrando o resultado da cirurgia. Ele revelou que decidiu operar após uma conversa com o irmão e que se sentia com a autoestima melhor. Em vídeo publicado no seu canal, revelou possuir depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em 2019, PC participou do reality show O Aprendiz, sendo demitdo no episódio 11.

Acusações - O vlogger e apresentador possuía mais de 2 milhões de inscritos em sua conta no YouTube antes de sua conta ser deletada em 16 de junho de 2020, após ele ser alvo de acusações de pedofilia, sendo um dos grandes vlogueiros da chamada "primeira geração de YouTubers no Brasil". Além da composição de variados conteúdos para a internet, comandou programas de televisão em canais como a MTV Brasil, PlayTV e TBS Brasil.

Em 24 de fevereiro de 2021, a Polícia do Estado de São Paulo, após investigações técnicas da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no computador, HD externo, celular, console de jogos eletrônicos e demais dispositivos eletrônicos, não encontrou provas de que PC Siqueira tivesse armazenado, compartilhado, pesquisado materiais de conteúdo de pornografia infantil ou tido contato com menores de idade.

Seu último vídeo, no ar há sete dias:



Com informações do Wikipedia

Ministério da Saúde forma mais de 77 mil agentes de saúde no Nordeste do País

 

O Ministério da Saúde diplomou mais de 77 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que concluíram os cursos no Nordeste do país por meio do maior programa brasileiro de formação técnica na área de saúde, o Mais Saúde com Agente.

No dia da formatura, 12 de dezembro, 176 mil agentes de saúde de todo o país foram diplomados. Nas últimas semanas, outros dois mil concluíram os cursos e se somaram aos formandos, chegando a cerca de 178 mil em mais de 5,3 mil municípios. Os veteranos de 2023 representam 90% do total de inscritos, sendo 139,4 mil Agentes Comunitários de Saúde e 38,4 mil Agentes de Combate às Endemias.

Em 2024, o Ministério da Saúde vai abrir a segunda turma para qualificação de mais 180 mil agentes A expansão do Saúde com Agente – agora chamado Mais Saúde com Agente - representa mais vínculo com a população, mais integração entre a atenção básica e a vigilância, e mais agentes de saúde cuidando dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ação, toda a categoria atuante no SUS será contemplada.

O governo federal vai incluir, ainda, a partir da próxima turma, as escolas de saúde do SUS, para prestação de apoio na descentralização da gestão do programa e na qualificação de preceptores. Os cursos serão enriquecidos com disciplinas sobre equidade e combate às desigualdades, com foco na qualificação do acolhimento à população. Com a nova turma, o Ministério da Saúde prevê melhores indicadores de saúde e resolutividade dos serviços de atenção primária, além de apurar o olhar dos agentes sobre as informações coletadas nos territórios e a melhor orientação a ser prestada aos usuários.

Neste ano, mais de 14 mil profissionais estiveram envolvidos na qualificação dos agentes: 4 mil tutores e 10 mil preceptores. O programa tem formato semipresencial, carga horária de mais de 1,2 mil horas e duração mínima de dez meses. Dividido em 26 disciplinas e 40 teleaulas gravadas, o curso também conta com quatro mil páginas de conteúdo técnico elaborado para as aulas interativas. A qualificação é uma iniciativa do governo federal por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Reconhecimento profissional

Para além da qualificação profissional, o programa atende a uma antiga demanda da categoria com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos agentes. Em janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.536/2023, que classifica Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias como profissionais de saúde. Na prática, como profissionais de saúde, os agentes passam a ter o direito de acumulação de cargos públicos, assegurado pelo artigo 37 da Constituição Federal apenas para os profissionais da Educação e da Saúde.

Agência Brasil

    #VcNoBlog Talíssia Nezello

     

    O mercado de seguros desempenha um papel vital na economia global, proporcionando estabilidade financeira e proteção contra imprevistos para pessoas e empresas. Nos últimos anos, a revolução tecnológica, com destaque para a inteligência artificial (IA) e softwares de automação, tem impulsionado uma transformação profunda nesse setor.

    Em 2022, a IA se tornou acessível a todos, mas sua presença no mercado de seguros é bem anterior. Agora, ela está sendo aplicada de forma efetiva, tornando-se uma aliada essencial para a sustentabilidade do setor, sobretudo na análise de dados e cenários complexos que fazem parte do mercado segurador. Além disso, desempenha um papel crucial em atividades mais operacionais, como a precificação de riscos, automação de processos, detecção e prevenção de fraudes e análise de vastos conjuntos de dados de saúde, por exemplo.

    De acordo com um estudo da consultoria Next Move Strategy, 24% das empresas do setor de seguros já utilizam a IA para aprimorar operações, como a subscrição de apólices, avaliação de sinistros e administração de políticas. Isso não apenas reduz os custos operacionais, mas também acelera o atendimento ao cliente e minimiza erros humanos.

    O mesmo estudo prevê que o mercado global de IA movimentará cerca de US$ 206 bilhões por ano e deve atingir quase US$ 2 trilhões em 2030. Graças a algoritmos avançados, as seguradoras agora podem analisar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo uma avaliação mais precisa dos riscos. Isso resulta em preços mais competitivos para os clientes e, ao mesmo tempo, ajuda as seguradoras a minimizar perdas devido a falhas na avaliação de riscos.

    A IA também tem potencial para melhorar a experiência do cliente. Chatbots, robôs e assistentes virtuais estão se tornando comuns nos atendimentos em sites e outros canais de comunicação, fornecendo respostas rápidas a perguntas frequentes e assistência personalizada. Isso economiza tempo para os clientes e permite que as seguradoras ofereçam um atendimento mais eficaz. A detecção de fraudes também se beneficia da IA, já que os algoritmos de aprendizado de máquina identificam padrões suspeitos em dados, auxiliando na prevenção e investigação de fraudes de maneira mais eficaz.

    No mercado de seguros, a inovação não se limita aos sistemas internos, mas se estende à conectividade e interação com o mercado como um todo, incluindo o consumidor final. A inteligência artificial já está em uso básico, e a capacitação dessa ferramenta continuará a se aprofundar, resultando na criação de centros de excelência que estabelecem padrões importantes para as empresas, sem comprometer a autonomia das áreas.

    Um exemplo notável é a atuação da WTW, que utiliza robôs em diversos setores e tornou o Brasil um centro de referência para o uso de automação e IA na América Latina. Com processos internos cada vez mais diferenciados, automatizados e eficientes, o olhar fica cada vez mais voltado para oferecer consultoria de riscos aos clientes, auxiliando-os na tomada de decisões informadas.

    Apesar dos inúmeros benefícios, a tecnologia, a IA e a inovação suscitam preocupações sobre privacidade e ética. É crucial que as empresas utilizem essas tecnologias de forma responsável e transparente, protegendo os dados dos segurados e garantindo sua utilização ética. Além disso, é essencial promover uma cultura de segurança cibernética entre os funcionários, uma vez que o erro humano representa 55% das violações cibernéticas, de acordo com o relatório "Reported Claim Index" da WTW.

    A inovação é uma transformação, e a tecnologia e a IA estão revolucionando o mercado de seguros, tornando-o mais eficiente, justo e centrado no cliente. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar mais inovações que aprimorarão ainda mais a indústria de seguros e oferecerão proteção mais abrangente e personalizada tanto para indivíduos quanto para empresas.

    *Talíssia Nezello é Head de Operações e Tecnologia da WTW Brasil

    Fecomércio-PE divulga estudo sobre impacto do aumento do ICMS no Estado

     

    Em agosto de 2023, o Governo de Pernambuco apresentou o “Descomplica PE”, um pacote fiscal que abrange uma série de ajustes na legislação do ICMS, juntamente com mudanças nos prazos de pagamento de tributos. Entre as medidas propostas, destaca-se a significativa alteração da alíquota modal para Pernambuco em 2024, que está programada para aumentar de 17% (em conformidade com o gatilho automático aprovado pela Alepe na Lei nº 16.489, de 3 de dezembro de 2018, que reduzia a alíquota do ICMS de 18% para 17% a partir de 01 de janeiro de 2024) para 20,5%.

    Nesse contexto, a Fecomércio-PE realizou um estudo de impacto para avaliar as consequências dessa modificação no cenário econômico do comércio varejista estadual. As estimativas apontam que a majoração de 20,5% na alíquota modal no estado de Pernambuco, em 2024, afetará principalmente o segmento de bens não duráveis (alimentos e bebidas) e semiduráveis (vestuários e calçados). O estudo revela que o incremento de 20% na arrecadação do ICMS deve reduzir em 8,4% o volume de vendas dos hipermercados, supermercados e gêneros alimentícios.

    “É como um efeito dominó: para compensar a diminuição nas vendas, as empresas serão forçadas a reduzir custos, mediante demissões de funcionários, redução de horas de trabalho e, até mesmo, fechamento de algumas lojas. Para manter as margens de lucro, as empresas tenderão a aumentar os preços dos produtos, ocasionando uma pressão inflacionária nos produtos alimentícios, que afetaria diretamente os consumidores e, indiretamente, a própria arrecadação tributária”, avalia Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.

    Causa e efeito

    No segmento de móveis e eletrodomésticos, estimou-se que um aumento de 20% na arrecadação do ICMS ocasionará uma diminuição de 6% no volume de vendas. Para a Fecomércio-PE, essa queda é preocupante, uma vez que o segmento já enfrenta desafios significativos devido à magnitude de famílias endividadas e às taxas de juros elevadas, que resultam no alto custo do crédito ao consumidor. Já para o segmento de vestuário, o incremento de 20% na arrecadação do ICMS terá como desdobramento uma redução de 5,4% no volume de vendas. “Isso é particularmente significativo, uma vez que o setor de vestuário desempenha um papel crucial no impulsionamento do varejo durante as sazonalidades ao longo do ano”, reforça Peixoto.

    Na avaliação da Fecomércio-PE, as mudanças propostas no pacote fiscal podem, de um lado, apresentar benefícios significativos para o ambiente de negócios em Pernambuco; de outro, uma exceção notável está relacionada à alteração na alíquota modal do ICMS no Estado. Essa modificação tem implicações consideráveis nos segmentos de alimentos, vestuário, móveis e eletrodomésticos, podendo resultar em consequências adversas, como a redução nas vendas, diminuição de postos de trabalho e aumento de preços. Portanto, essa medida deve ser conduzida com cautela, levando em conta tanto os efeitos diretos quanto os indiretos sobre a economia e a sociedade em geral.

    Sobre o estudo

    Com base em dados secundários do Índice de Volume de Vendas, obtidos junto ao Banco Central, referentes aos segmentos de vestuário, hipermercados e supermercados, bem como móveis e eletrodomésticos, foi desenvolvido um modelo de regressão linear. Este modelo utilizou a variável de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços disponível no portal do Codepe/Fidem como fator determinante. Os modelos de regressão foram cuidadosamente ajustados e submetidos a testes, além de apresentarem resíduos que atenderam aos critérios de normalidade necessários para análises estatísticas robustas.

    Sobre o ICMS

    O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo de competência estadual no Brasil e está entre os principais impostos indiretos do país. Ele incide sobre a circulação de mercadorias e a prestação de serviços, sendo um dos pilares da arrecadação dos estados brasileiros. É um imposto que atinge, principalmente, os consumidores de renda mais baixa e reduz a renda disponível dessa população.

    A alíquota modal, que é a taxa percentual que representa a maior tributação aplicável sobre determinada base de cálculo em um conjunto de alíquotas, do ICMS varia de estado para estado, o que significa que cada unidade federativa possui a sua própria taxa de imposto. Isso acontece porque a competência para definir as alíquotas do ICMS é dos estados e do Distrito Federal. Portanto, a alíquota modal é a taxa de ICMS mais comumente aplicada em operações dentro do estado, e é usada como referência para a maioria das transações de compra e venda.

    A variação das alíquotas do ICMS entre os estados é significativa e pode resultar em diferenças consideráveis na carga tributária incidente sobre produtos e serviços em diferentes regiões do país. Essa complexidade no sistema de alíquotas estaduais é um dos desafios enfrentados por empresas que atuam em âmbito nacional, pois precisam lidar com a “guerra fiscal” e recolher o ICMS de acordo com as taxas vigentes em cada localidade onde realizam suas operações.

    ​Agremiações culturais do Recife terão isenção de tributos municipais

     

    Agremiações culturais do Recife, como os blocos carnavalescos e coletivos de arte populares, terão isenção total dos tributos municipais. A Prefeitura do Recife vai conceder o benefício, com o propósito de valorizar e fomentar as expressões tradicionais da cultura da cidade. A medida contempla organizações de todos os portes, que deixarão de pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), além da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) e outros tributos referentes ao funcionamento do local. A lei foi sancionada pelo prefeito João Campos.

    “É um benefício amplo, que dialoga com a cidade e as demandas da nossa cultura popular, e que tem o objetivo de fortalecer blocos, agremiações e organizações da sociedade que promovem a nossa cultura. O benefício só vai exigir renovação a cada cinco anos e contempla os grandes, os pequenos, os que têm imóveis próprios, alugados, cedidos, inclusive para quem tem débitos junto à Prefeitura. A ideia é oferecer, a partir de agora, um novo gás para que essa forma de expressão cultural do Recife, mas que também tem relevância social e econômica para a cidade”, destacou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

    Para receber o benefício, é necessário portar um documento fornecido pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, atestando que a agremiação cumpre os requisitos. O requerimento deve ser protocolado junto à Secretaria de Finanças do Recife. As exigências para garantir o incentivo destacam que a agremiação deve estar sediada no Município do Recife há pelo menos cinco anos, devidamente comprovados. Outra opção para ter acesso é possuir, comprovadamente, 100 anos ou mais de fundação e de sede no Município do Recife. A vigência é de cinco anos, quando o beneficiado poderá solicitar renovação.

    De acordo com o texto da lei, terão garantida a isenção do IPTU e da TRSD os imóveis de propriedade das agremiações carnavalescas, os imóveis alugados (é obrigatório o contrato de locação) ou cedidos totalmente às agremiações enquanto estiverem em uso das atividades, além de imóveis exclusivamente residenciais, cedido parcialmente para realização de atividades essenciais desses blocos (Vale apenas para um imóvel da agremiação). Vale ressaltar que os imóveis locados ou cedidos totalmente para as agremiações precisam estar regulares com a Prefeitura.

    Imprensa Recife

    No Rio, pomada modeladora de cabelo faz emergência lotar após Natal

     

    Nota do Blog: Há quase um ano, falamos exatamente sobre essas pomadas pra cabelos e se explica em detalhes sobre o mal que pode fazer aos olhos.

    Mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, na zona norte do Rio de Janeiro, com queimaduras nas córneas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos, na segunda-feira (25) e na terça-feira (26).

    São pessoas que fizeram tranças ou outros penteados fixados com o produto para passar o a noite de Natal e, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos. A lesão na córnea pode causar irritação e inchaço, visão turva e até cegueira temporária, além de causar bastante dor.

    A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciaram uma apuração epidemiológica para identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.

    Algumas marcas de pomadas estão com a comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil, justamente por conterem insumos em sua composição que são considerados nocivos à saúde, como os que causam a intoxicação ocular.

    Sintomas - Normalmente, a emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar atende por dia cerca de 70 pacientes por problemas diversos. Somente na segunda-feira de Natal e no dia seguinte, foram 83 e 167 atendimentos, respectivamente, a maioria devido a lesões na córnea causadas pelo contato com a pomada modeladora de cabelos.

    Havia crianças, adolescentes, mulheres e homens adultos, todos com o relato de terem feito o penteado para o Natal e, ao lavarem os cabelos, mergulharem na praia ou piscina, começaram a sentir a ardência nos olhos, o que foi piorando nas horas seguintes.

    Os principais sintomas apresentados são coceira nos olhos, vermelhidão, irritação, ardência, inchaço. Nos casos mais graves, a visão vai ficando turva, até chegar ao ponto em que o paciente não consegue enxergar.

    “A maioria dos pacientes apresenta uma conjuntivite ou ceratite química causadas pelo contato com a pomada. E, quanto maior a quantidade do produto que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns estão chegando com muito inchaço nos olhos e sem conseguir enxergar, tendo que ser guiados por acompanhantes. São quadros considerados bem graves”, disse, em nota, a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos.

    Ela demonstra preocupação para o próximo fim de semana: “Se a situação já está assim por causa do Natal, pode ficar pior para o réveillon, pois sabemos que muitas pessoas terminam a noite mergulhando no mar. E ainda temos previsão de chuva para a tarde do dia 31. Quem tiver usado essas pomadas e se molhar, também correrá o risco da água da chuva com o produto químico escorrer para os olhos.”

    O IVISA-Rio orienta que as pessoas adquiram e utilizem apenas produtos regularizados junto à Anvisa. A consulta dos produtos que constam como regularizados pode ser feita em site da agência.

    Agência Brasil

    Prefeitura do Recife paga projetos aprovados nos editais da Lei Paulo Gustavo

     

    A Prefeitura do Recife encerrará o ano de 2023 com mais uma importante meta cultural alcançada: a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife concluíram os pagamentos referentes à Lei Paulo Gustavo na cidade. Ao todo, foram aprovados 182 projetos nos dois editais lançados pelo poder público municipal: 84 no edital Geraldo Pinho, dedicado ao audiovisual, e 98 no edital Recife Criativo, de Multilinguagens, que contemplou desde teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura e cultura popular a gastronomia e moda. Um residual de 3% dos aprovados apresenta pendências documentais, que adiaram os respectivos repasses.

    O respeito ao calendário anunciado e acordado com os fazedores de cultura da cidade, assim como os prazos estabelecidos, que levaram em consideração as necessidades dos artistas, num momento em que tantas oportunidades e editais culturais se abriram, simultaneamente, no país inteiro, foram as marcas de todo o processo conduzido pelo poder público municipal, para execução dos recursos da Lei federal, que representou um importante marco da retomada cultural brasileira, após um longo período de retrocessos políticos e silenciamentos impostos pela pandemia.

    Ao longo de todo o processo, a Prefeitura do Recife, que recebeu do Governo Federal o repasse total de R$ 13 milhões, lançou mão de diversos recursos para democratização das oportunidades oferecidas pela Lei Paulo Gustavo, como a realização de escutas virtuais e presenciais com as mais diversas categorias culturais, a disponibilização de tutoriais sobre as inscrições e a flexibilização de prazos para submissão de projetos, com a realização de plantão de atendimento telefônico e presencial na reta final. Em breve, o Recife encontrará com essas programações nas ruas, para ver desfilar suas tradições, incontíveis e incontestes inspirações culturais.

    Imprensa Recife

    Atriz Cacau Protásio deverá ser indenizada por ataques racistas

     

    A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o estado indenize a atriz Cacau Protásio em R$ 80 mil por danos morais em decorrência de ataques racistas cometidos por militares do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu após a gravação do filme Juntos e Enrolados no pátio do quartel na Praça da República, no centro da capital, em 2019.

    “A autora narra a gravação de vídeo clandestino por um dos agentes públicos e sua divulgação nas redes sociais. Aponta que foi alvo de preconceito, gordofobia e racismo, conforme publicações e áudios compartilhados em aplicativos de mensagem”, diz trecho da ação, complementando que a atriz argumenta que os atos ilícitos foram praticados por bombeiros militares.

    Ainda segundo a ação, a atriz apontou que recebeu vários áudios por meio do aplicativo Whatsapp referentes ao vídeo filmado de forma clandestina, por um agente, dentro do Batalhão, com ela e dançarinos, que continham discurso de ódio.

    A ação também mostra que os áudios foram compartilhados em massa e o caso foi divulgado amplamente na internet e demais veículos de comunicação, o que causou “infelicidade e constrangimento” à atriz. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que respeita toda e qualquer decisão judicial.

    Agência Brasil

    Confira o abre e fecha do feriado de fim de ano em Olinda

     

    Por conta do Dia da Confraternização Universal, primeiro de janeiro (segunda-feira), a Prefeitura de Olinda montou um esquema especial para oferecer os serviços essenciais à população. Não haverá expediente nos órgãos da gestão municipal. O ponto de vacinação que funciona no shopping Patteo (Casa Caiada) estará fechado de sábado (30) até segunda (01), retornando os atendimentos na terça-feira (02).

    Por outro lado, os atendimentos de saúde acontecem normalmente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos; no CAPS Nise da Silveira, em Rio Doce; nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 e de Rio Doce; e no Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.

    CICLOFAIXA

    A ciclofaixa de lazer, coordenada pela Secretaria de Mobilidade do município, funcionará no domingo (31), das 9h às 14h, a partir do limite dos municípios de Olinda e Recife, nas proximidades do Clube dos Cisnes até a Avenida Ministro Marcos Freire, em Bairro Novo. Na segunda (01), não haverá a ação. A orla de Olinda tem 7km de extensão, terminando na Praia da Santa, em Rio Doce. Ao todo, 22 agentes operacionais estarão envolvidos para cuidar do bloqueio da circulação de veículos em uma faixa exclusiva, orientar e garantir a segurança dos ciclistas.

    Imprensa Olinda

    Novo CredPop: Prefeitura investirá mais de meio milhão de reais para micro e pequenos empreendedores recifenses

     

    O programa de linhas de crédito da Prefeitura do Recife, o CredPop, entra em 2024 com roupa nova. Nesta quarta-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos, anunciou as mudanças. A partir de hoje duas novas modalidades passam a integrar os empréstimos concedidos pela Prefeitura do Recife aos micro e pequenos empreendedores da capital: o Cred Rápido, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e o Cred Kits, com financiamento de kits específicos para pedreiro, pintor e entregador, com parcelas de até R$ 100,00 (cem reais). Nesta primeira rodada de negociação, a Prefeitura investirá meio milhão de reais para a tomada dos créditos.

    “Para iniciar o ano contribuindo com o negócio de quem está empreendendo, a gente anuncia o Novo CredPop. São duas modalidades. A primeira é o Cred Rápido, que funciona diretamente pelo Conecta Recife, e é um sistema de inteligência artificial que faz análises e pode liberar em até um dia o recurso de R$ 500 e a pessoa paga em dez parcelas de R$ 50. Tem que ser MEI para acessar essa modalidade”, explicou João Campos. “A segunda é o Cred Kits, em que há um kit de R$ 3 mil para pintor, um kit de R$ 5 mil para quem é pedreiro e outro de R$ 6 mil para quem trabalha com deliverys ou aplicativos. Depois do cadastro feito, a Prefeitura aprova e faz a liberação de imediato. A Prefeitura vai ajudar cada um a trabalhar e gerar renda”, concluiu.

    As inscrições para o cadastro estão disponíveis no portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife (conecta.recife.pe.gov.br). Para esta nova fase, o CredPop passa a contar com a tecnologia como parte integrante do processo de análise e liberação dos créditos. Com uso de Inteligência Artificial (IA), a aprovação para o crédito passa a ser deferido no mesmo dia da inscrição. Além disso, o repasse do empréstimo poderá ser feito por PIX. O novo CredPop será concedido preferencialmente a mulheres, jovens, pessoas com deficiência e pessoas pretas e pardas.

    Para ter acesso ao Cred Rápido ou ao Cred Kit o interessado precisa ser maior de 18 anos e não ter débitos junto à Prefeitura do Recife. O objetivo maior é facilitar o acesso ao crédito a partir de parcelas fixas, trazendo novas perspectivas e oportunizando os pequenos negócios fazendo a microeconomia local girar a favor de quem mais precisa.

    Para a tomada os empréstimos No caso do Cred Rápido, com empréstimo de R$ 500,00, é preciso ser Microempreendedor Individual (MEI) que exerça as seguintes atividades: fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; cabeleireiros, manicure e pedicure; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento. O Cred Rápido é concedido também aos Microempreendedor do setor formal ou informal com CPF/CNPJ regular junto à Receita Federal do Brasil. O empreendimento precisa ser realizado no Recife e é necessário, no ato do formulário de inscrição do cadastro, descrever o plano de negócio. As parcelas podem ser pagas em até 10 vezes no valor fixo de R$ 50,00.

    Já o Cred Kit, que garante o acesso à ferramentas de trabalho para pedreiro, pintor e entregador, as parcelas dos empréstimos não ultrapassam R$ 100,00. Neste caso, o tomador do empréstimo precisa ser residente na capital pernambucana. O Cred Kit chega para facilitar os trabalhadores de atividades sempre requisitadas a partir de instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados.

    CredPop - O Crédito Popular do Recife (CredPop) é o programa de estímulo à geração de emprego, promoção da inclusão produtiva, do desenvolvimento sustentável e da geração de renda no Recife mediante a concessão de microcrédito a microempreendedores e empreendedores de pequeno porte que desempenham atividades econômicas no Recife.

    Imprensa Recife

    Laudo comprova que fã de Taylor Swift morreu por causa do calor

     

    O laudo do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro aponta que a causa da morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, foi “exaustão térmica por exposição difusa ao calor”. A jovem passou mal no show da cantora Taylor Swift, no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, conhecido como Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro.

    O estudo técnico foi solicitado pela Polícia Civil no dia seguinte à morte e concluído na terça-feira desta semana (26). A peça é assinada pelo perito legista Reginaldo Franklin Pereira.

    No documento, o profissional contextualiza que a cidade enfrentava uma “intensa onda de calor” com condições extremas de temperaturas que tiveram ampla divulgação.

    O laudo acrescenta que Ana Clara “não apresentava manifestação cutânea de raios solares”, ou seja, não houve exposição direta ao sol. Assim como o exame toxicológico teve resultado negativo.

    Por fim, o perito conclui que a exposição ao calor difuso causou exaustão térmica “com quadro hemodinâmico (choque), cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, e morte súbita”.

    À ocasião da morte, a organização do espetáculo, a cargo da Time For Fun (TF4), foi criticada por fãs e autoridades por não facilitar o acesso dos presentes a fontes de hidratação.

    Após a morte, a Justiça obrigou que as apresentações seguintes tivessem distribuição de água para os fãs. O show do sábado, 18 de novembro, chegou a ser adiado, sob a justificativa da onda de calor.

    Circulam na internet vídeos em que a cantora Taylor Swift pausou o show e pediu que algumas pessoas tivessem acesso à água. “Eles precisam de água, bem ali. Estão segurando um telefone pra dizer isso. Desculpem, mas está muito calor, então se estão dizendo que precisam de água, eles realmente precisam. Temos que fazer chegar até eles”.

    O Rio de Janeiro enfrentava naquela semana dias com sensações térmicas próximas a 50ºC.

    De acordo com a 24ª Delegacia Policial (DP), responsável pela investigação, após análise do laudo do IML, os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos.

    À época da morte, a cantora Taylor Swift se manifestou sobre o ocorrido no Instagram. Ela se disse “devastada”. A Tickets For Fun lamentou a morte da estudante e disse que ela foi atendida por brigadistas imediatamente após passar mal.

    Empresa - Procurada pela Agência Brasil após a divulgação do laudo, a T4F informou que seguiu todas as melhores práticas de organização de eventos, incluindo todas as exigências das autoridades. Segundo o comunicado, a empresa “distribuiu milhares de copos de água e permitiu a entrada com copos de água descartáveis sem qualquer limitação de quantidade no dia do show”.

    “A empresa reitera, como tem feito desde o ocorrido, que lamenta profundamente a perda de Ana Clara. Ela foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em ambulância UTI, acompanhada por médicos até o hospital para que pudesse receber atendimento”, prossegue a nota.

    A T4F acrescenta que segue prestando todas as informações solicitadas pelos órgãos públicos e colabora com as autoridades na investigação em curso.

    “Em mais de 40 anos de atuação, a empresa nunca havia registrado um episódio trágico como o ocorrido no Engenhão, decorrente de fator climático”, conclui.

    Agência Brasil


    Governadora Raquel Lyra anuncia redução média de 24% no IPVA 2024 em Pernambuco

     

    A governadora Raquel Lyra assinou, na tarde desta quarta-feira (27), o decreto que publica os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. Seguindo o compromisso do plano de governo de tirar Pernambuco do topo do ranking entre os maiores impostos veiculares do País, passa a vigorar no Estado a partir de janeiro a nova alíquota de 2,4%, tornando Pernambuco o Estado com a menor taxação do Nordeste para esse tipo de imposto. Considerando redução de 2% a 5% na deterioração dos preços dos automóveis usados - de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 -, o contribuinte pernambucano terá uma redução inédita, em média, de 24% em relação ao valor pago no ano de 2023.

    “Estou assinando o decreto com a publicação da tabela de valores do IPVA, que será cobrado a partir de fevereiro com o menor valor do Nordeste. Esse é um compromisso que cumprimos do nosso plano de governo para que os motoristas possam pagar um valor mais justo, facilitando o orçamento familiar. As famílias pernambucanas poderão iniciar o ano que vem com um IPVA mais barato. Além disso, o parcelamento será em até dez meses, os mototaxistas estarão isentos e também está estabelecido um parcelamento maior para os que estão em dívida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

    Outro decreto sobre o IPVA, publicado no último sábado (23), oficializou o calendário de arrecadação, iniciando os pagamentos – conforme a placa – em cinco de fevereiro, com a última parcela, para os que optarem pela divisão nos dez meses, em novembro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, no mês de fevereiro, terão um desconto de 7%.

    A base de cálculo do IPVA dos veículos usados em Pernambuco toma como referência a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e será publicada, com a divulgação do decreto dessa quarta-feira, no site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. De acordo com o Governo do Estado, em 2023 a frota de em Pernambuco totalizou 2,9 milhões de veículos. Esse ano, a arrecadação com o IPVA somou aproximadamente R$ 2 bilhões, mas com a redução da alíquota e da tabela FIPE, a estimativa de arrecadação para 2024 prevê uma economia para os motoristas na ordem de mais de R$ 400 milhões.

    Para o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, a redução da alíquota vai gerar renúncia de receita, mas espera-se que parte significativa do pernambucano volte a emplacar o seu carro no Estado. “Esperamos mitigar essa renúncia de receita com retorno dos emplacamentos em Pernambuco, bem com a volta das compras de veículos no Estado, de forma que possamos, na verdade, aquecer ainda mais a nossa economia, gerando oportunidade no território pernambucano”, explicou.

    Para o pagamento do IPVA, os contribuintes irão receber os boletos em domicílio a partir do dia dois de janeiro de 2024, além de poder contar com a possibilidade de imprimir o boleto pela internet, através do site do Detran.

    Imprensa PE