Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

#VcNoBlog Fábio Oscar Lima

 

A TRAVESSIA DO ANO DE 2023 E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

A travessia do ano de 2023 teve sim as suas dificuldades e percalços do caminho. Mas se você pode ler esse texto é porque apesar de tudo, foi possível sobreviver e chegar ao final de mais um ciclo.

Iniciamos o ano com a polarização política em alta e esse é um problema que ainda levará muito tempo para ser resolvido, e o pior, hoje a pacificação do nosso país está cada vez mais difícil.

É sempre bom lembrar que é importante que haja diferentes tendências políticas disponíveis na sociedade para que cada pessoa possa escolher o partido ou tendência política que mais lhe agrada livremente, isso é próprio da Democracia.

As disputas e divergências na política sempre existiram e vão existir. Mas o problema é que agora passou haver inimigos na política e não mais simples adversários como era comum no passado recente.

Lembro que após um pleito eleitoral por mais acalorada que fosse a disputa, alguém ganhou e o outro perdeu, e a vida de todo mundo voltava ao normal imediatamente, sem nenhum tipo de ressentimento ou revanchismo. Vejo que esse tempo precisaria voltar para o bem do Brasil e de todos os brasileiros.

Para além da política nacional, nós acompanhamos a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e no Oriente Médio o agravamento da disputa territorial entre Israel e o povo palestino.

Não chamo isso de guerra porque não existe um Estado Palestino e só há Forças Armadas e todo aparato militar organizado em apenas um dos lados.

O número de vítimas civis só aumenta a cada dia, e aos milhares. E vale dizer que nesse conflito estou e sempre estarei do lado da Paz.

Por sua vez no Brasil e em outras partes do mundo presenciamos mudanças terríveis no clima. Esse calor excessivo seria como um tipo de febre dizendo que o planeta Terra está doente.

Seria bom se mais pessoas compreendessem que só temos um planeta disponível e ao manter o atual ritmo de destruição do meio ambiente, o futuro poderá ser algo sombrio, ao estilo do filme MAD MAX.

A Humanidade precisa melhorar, o povo brasileiro precisa evoluir, cada um e cada uma poderia buscar ser alguém melhor para si e para aqueles com quem convive diariamente.

Mas infelizmente o ser humano é muito egoísta, mesquinho e indiferente às demandas sociais e muita gente não consegue pensar no bem comum que representa o lema máximo da Ética.

Para que a vida na Terra possa ser estendida por mais algum tempo é necessário que haja uma tomada de consciência, pois, o atual rumo tomado pela humanidade conduz somente à sua autodestruição.

Por fim, já dizia uma música popular: Se o bem e o mal existem, você pode escolher, é preciso saber viver!

Fábio Oscar Lima é professor, filósofo e escritor