segunda-feira, 19 de junho de 2023

Paulista lança campanha para cadastro sobre doença falciforme

Para fortalecer a rede de assistência no município de pessoas que convivem com a doença falciforme, a Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Saúde, está lançando a campanha para cadastro sobre enfermidade. O trabalho que tem realização da Superintendência de Políticas Estratégicas e coordenação da Saúde Integral da População Negra, será feito por meio de um questionário para coletar dados epidemiológicos, disponibilizado pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/1haWSQgKo8AWJ6R-9pVB83driFpkrEoSiWdZdWFK1C8U/edit

Segundo o coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros / LGBTQIAPN+, Anderson Oliveira a doença falciforme é genética e hereditária, a qual acomete as hemoglobinas e, devido a essa mudança, forma a hemoglobina (S) ou outras hemoglobinas mutantes, onde a morfologia da célula que normalmente é oval, pode formar um vaso oclusão, estase venosa. 

“Teremos um fórum sobre a doença falciforme, que será no dia 07 de julho. O tema será: A contemporaneidade da doença falciforme em pessoas vivendo e convivendo, uma abordagem multidisciplinar.

A doença tem uma prevalência na população negra e parda no mundo conforme é relatado em alguns estudos. Em Pernambuco, para cada 1,4 mil nascidos vivos, um tem a doença falciforme. E para cada 23 nascidos vivos, um tem o traço para a doença falciforme”, disse o servidor municipal.  

A condição é patológica, compromete o processo de carregamento do oxigênio exercido pela estrutura oval. O processo desencadeia alterações fisiológicas, podendo ter como relato dos pacientes dor no corpo, inchaço nas articulações, dificuldade respiratória, dor torácica e abdominal, priapismo em homens.  

O diagnóstico é realizado no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), onde o sangue do neonato é colhido no calcanhar, sendo assim denominado de “teste do pezinho”.

Imprensa Paulista PE 

Ivete Sangalo coroada Rainha do São João

Quem a coroou foi o promoter, produtor cultural, promotor de eventos e polivalente Mozart Ferré. A cantora se emocionou com a homenagem e segundo Ferré, não vai parar por aí. Leiam o depoimento dele a seguir:

Olá, tudo bem? E eu vou falar um pouco dessa história, né? Eu sou produtor de eventos já há muitos anos esse ano tô fazendo vinte e três anos no meio artístico com a carteira assinada como diretor de cena do Sindicato dos Artistas, meu nome mesmo é Mozart Ferreira, mas lá no Sindicato dos Artistas quando foram botar meu nome, né? Que eles pedem o nome artístico, aí eu abreviei o meu Ferreira, ficou Ferré e eu faço concurso de miss Pernambuco

 Há muitos anos já que eu faço eventos, desfiles é teatro, trabalho com televisão, produção, faço também, sou maquiador profissional, cabeleireiro, faço, trabalho quase nessa área fotógrafa, trabalho quase tudo eh também faço roupas, né? Pra algumas cantoras, por sinal já vesti várias vezes dentro da Queiroga eh e vários outros artistas por sinal eu tô fazendo a roupa de Nenda Queiroga agora do São João de Paulista, vamos paulistar dia vinte e quatro que ela vai se apresentar em Paulista.

Então assim, eu tô dando um resumo do meu trabalho, né? E aí eu tive essa ideia esse ano, eu peguei uma das minhas coroas que eu tenho aqui, que eu faço os concursos de MC Sobra, as coroas como essa coroa que eu dei a Ivete era uma das mais cara essa coroa ela é banhada a ouro, tá? É uma das mais caras se não a mais cara eu acho que ela atualmente ela era a mais ela é a mais cara das que eu tinha né? Aqui né e aí eu essa coroa eu não dei pra ninguém por ela ser muito valiosa ser banhada a ouro eu guardei ela pra uma ocasião especial.

Foi aí que eu tive a ideia desse ano de coroar a minha primeira rainha do São João de Pernambuco. Eu por ser diretor do Sena do Sindicato dos Artistas de Pernambuco eu criei isso, né? Vou coroar Ivete como rainha do São João de Pernambuco. Aí mamãe perguntou, oxe mas ela vai te receber no camarim? Eu já fiz vários eventos e conheci Ivete já várias vezes, né? Falei com ela várias vezes. Eu disse, ela é muito simpática, né? Eu disse, eu vou lá tentar, não entrei em contato com a assessoria de imprensa nada, peguei a a coroa, fiz essa faixa fiz essa faixa no mesmo dia, de manhã eu fiz essa faixa a tarde rolei a faixa, botei na mochila, botei a coroa e fui pra Caruaru no dia três de junho desse ano, né? De 2023.

 Cheguei lá em Caruaru, assisti o show aí fui lá pra porta do pra porta do camarim não pra porta o portão onde ela entrou de carro aí foi quando eu encontrei um conhecido meu aí falei amigo consegue pra eu entrar E aí eu falo com ela. Aí o meu amigo me colocou dentro do local onde ela estava que era onde estava o estacionamento dos carros e há mais de vinte seguranças aí quando daqui a pouco ela saiu do palco e desceu e lá vem ela andando pro pro carro aí eu Ivete dê tchau quando ela me viu ela oi meu amor se chegue se chegue aí os segurança parou aí ela deixa ele vim aqui pra ele tirar uma foto comigo aí quando eu fui lá e tirei essa primeira foto com ela que ela tá sem a coroa e aí eu disse Ivete eu trouxe uma coroa e uma faixa que eu queria coroar você rainha do São João de Pernambuco ela: “Mentira! Eu não acredito nisso não!” Eu digo, oh!

Acredite! Deixa eu mostrar pra você! Aí mostrei a coroa! “Menino! Que coroa linda! “Disse, essa coroa é banhada a ouro, Ivete! Mentira! Menina, que coroa linda! Aí ela disse, nossa que coroa maravilhosa E aí eu mostrei a faixa. Ela, vá! Vá! Me coroe! Bote a faixa, eu botei a faixa, eu estava, eu estava sozinho, né? E um monte de segurança, eu não consegui filmar o momento mas eu coloquei a faixa nela e coroei ela aí ela tirou foto menina eu estou me sentindo uma miss nossa olhe diga a todos os pernambucanos que eu amo os pernambucano eu amo Pernambuco Toda vez que eu venho aqui é um carinho tão grande e olha e eu estou me sentindo tão feliz de ser coroada a rainha do São João de Pernambuco por você. "Que pena que não foi no palco". Se eu tivesse visto eu tinha chamado você pra me coroar no palco. Eu disse não, mas não tem problema não meu amor. O que importa é que eu estou coroando você E aí coroei quando eu terminei de coroar que eu tirei as fotos aí ela tirou a coroa e foi me entregar. Eu disse não é sua. “Por quê? Eu não acredito não. Tu vai dar pra mim?” Eu digo menino que coisa mais linda. E a faixa também? Eu digo claro não é sua a faixa e a coroa “Menino meu Deus olha o que ele me deu de presente. Ai meu Deus estou emocionada”. Que coisa mais linda. Obrigada me deu um abraço. Me dê um beijo eu também dei um beijo na mão dela e ela ai como eu estou feliz e saiu com a faixa aí lá embaixo tinha um monte de gente ela foi tirando foto com todo mundo eu fui filmando e ela rindo dando tchau que ele dormisse toda feliz entrou na van com a faixa e pronto.

Foi isso quer dizer um trabalho que eu inicio agora e que eu quero todo ano coroar uma celebridade assim, uma cantora, é um trabalho que inicia agora, a primeira rainha do São João de Pernambuco, Ivete Sangalo coroada por mim, diretor Mozart, mas todo ano eu vou coroar uma rainha, uma cantora, tá? Aí depois eu vou mandando pra vocês. Beijo e muito obrigado!

Secretaria de Educação de Caruaru publica mais uma lista de crianças contempladas com vagas em creche


Foi publicada, no Diário Oficial de Caruaru, edição 1861, da última sexta-feira (16), uma nova lista das crianças contempladas pela Central de Atendimento de Vagas de Creche (CAVC) para frequentarem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's). Foram contempladas 92 crianças.

A lista é publicada no Diário Oficial do município respeitando as exigências acordadas com o Ministério Público de Pernambuco. 

As crianças contempladas estão identificadas no Diário Oficial por nome e CPF. Os responsáveis deverão comparecer ao Centro Municipal de Educação Infantil onde a criança foi contemplada, no período de 19 a 27 de junho, das 7h30 às 15h30, estando devidamente munidos dos seguintes documentos:
1. Do estudante (cópia):
a. Certidão de nascimento e/ou RG;
b. CPF;
c. Cartão do SUS;
d. Cartão de vacinação da criança atualizado;
e. Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
f. 2 fotos 3x4;
g. Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

2. Pais ou responsáveis (cópia):
a. RG;
b. CPF;
c. Comprovante de residência com CEP.

Para conferir o Diário Oficial basta acessar o link: http://diario-oficial.caruaru.pe.gov.br/

Cinema da Fundação completa 100 sessões acessíveis com programação especial


Cinema da Fundação, equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), alcançou a marca de 100 sessões acessíveis e, em comemoração, terá uma programação especial no mês de junho. As sessões acessíveis incluem o Projeto Alumiar, Índigo e Escola. Foram realizadas tanto nas salas do Cinema da Fundação quanto em outros espaços de cultura e de ensino. Os projetos recebem pessoas com deficiência, cegas, surdas, neurodivergentes, com autismo, com TDAH, com deficiência intelectual, com síndrome de Down, entre outras.

São diversos grupos envolvidos, como escolas, associações, fundações de cultura e de educação, instituições de ensino, universidades, grupos de pesquisa, ongs, centros culturais, casas de acolhimento e prefeituras. Mais de 5.500 pessoas já participaram das sessões acessíveis do Cinema da Fundação. “Essa é uma demonstração do compromisso da Fundaj com a inclusão de todos e todas. A nova gestão está comprometida em favorecer, cada vez mais, a realização de atividades que envolvem os equipamentos culturais da Fundaj, especialmente atendendo ao setor mais vulnerável da nossa sociedade", disse a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar.

Iniciando a programação especial em junho, já nesta quarta-feira (7), a Fundaj recebe grupos do Projeto Empodera, da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife - as escolas municipais Gilberto Freyre, de Dois Irmãos, e Padre Henrique, do Derby. Também vão participar da ação o CAPS AD José Lucena, do Ipsep, o Porãozinho dos Ventos - Espaço de Vida, da Torre, o Espaço Nossa Casa, de Casa Amarela, e o Lubienska Centro Educacional, da Torre.

O público fará uma visita acessível ao Cinema da Fundação, onde serão exibidos os curtas pernambucanos Maracatu Maracatus, de Marcelo Gomes, Salu e o Cavalo Marinho, de Cecília da Fonte Alves, e Recife de Dentro Pra Fora, de Kátia Mesel. Depois, a ação segue com uma mediação cultural no Museu do Homem do Nordeste. Já no dia 12 de junho haverá a formação interna para mediadores culturais “Saúde mental e atenção psicossocial: acolhimento e manejo com usuários/as de álcool e outras drogas", com Jorge Luiz, do CAPS René Ribeiro. “Iniciativas de acessibilidade como estas são fundamentais ou mesmo imprescindíveis em uma instituição pública, sobretudo uma instituição vinculada ao MEC, que atua na área educacional. No caso da Fundaj, e da atual gestão, não é diferente em função dos compromissos já assumidos com ações que favoreçam a inclusão em seus mais variados matizes.”, comenta o diretor da Dimeca, Túlio Velho Barreto .

E para celebrar a centésima sessão, no dia 18 de junho, serão realizadas a Sessão Alumiar e a Sessão Índigo. "Podemos dizer que a programação acessível da Fundaj neste mês soma mais um passo para que consigamos estabelecer a devida inclusão social de forma igualitária, sendo ela tão valiosa para vivermos em uma sociedade mais equilibrada", afirmou o coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim. Integrando as ações do Cinema da Fundação, o Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, recebe uma visita acessível no dia 20, às 14h, oferecendo monitoria a seis grupos. E para encerrar a programação, no dia 30, às 19h, haverá uma Sessão Escola, no Cinema do Porto, Bairro do Recife, na qual serão exibidos curtas produzidos pelos alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual Porto Digital, nos formatos de curta-metragem, nanometragem, stop motion e videoclipe.

Acessibilidade na Fundaj
O Cinema da Fundação é adaptado para receber pessoas com deficiências físicas, dispondo de espaços reservados para mobilidade reduzida, cadeirantes e obesos. Além disso, para facilitar o reconhecimento dos espaços das salas do Derby e do Museu, foram construídas duas maquetes táteis que representam, em detalhes, o conjunto de ambientes mobiliados que compõem os cinemas, como a tela de projeção e palco, sala de exibição, poltronas, cabine de projeção, áreas de circulação e entrada.

“Há cinco anos, o Cinema da Fundação assumiu o compromisso com a comunidade com deficiência de promover, de forma gratuita, sessões acessíveis com os recursos da Audiodescrição, da Língua Brasileira de Sinais e da Legenda para Surdos e Ensurdecidos. A complexidade do público envolvido é tão grande, que além de acolher pessoas cegas e surdas, também criamos espaços para as demais  pessoas, sustentando o conceito de acessibilidade expandida, em que públicos diversos podem se beneficiar de ações inclusivas que promovam o acesso de forma lúdica e respeitosa”, comenta o educador Túlio Rodrigues, especialista em acessibilidade.

Chegar ao número de 100 sessões acessíveis, destaca o educador,  revela um trabalho coletivo da Fundaj entre diferentes setores, a produção de acessibilidade comunicacional nos filmes, a presença de profissionais capacitados para receber e mediar o público com deficiência, os instrumentos de acessibilidade como piso tátil, maquete tátil, vídeo-libras. “Foram fatores essenciais para que chegássemos nesse número e para que, principalmente, o público com deficiência fosse contemplado com as ações, cumprindo a oferta de acessibilidade prevista na legislação brasileira e fortalecendo o campo da cultura e da educação inclusiva”.

Sessões
A Sessão Alumiar oferece sessões acessíveis para pessoas com deficiências sensoriais, com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). A Sessão Índigo oferece filmes para crianças, jovens e adultos com necessidades específicas, tais como síndrome de Down, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros, e, e seus familiares. A sala de cinema fica mais iluminada e o volume do som é reduzido.


PROJETOS DE ACESSIBILIDADE DA FUNDAJ
PROGRAMAÇÃO - JUNHO
18/06, às 14h - Sessão Alumiar + Sessão Índigo (Cinema do Museu)

Sessão comemorativa de 100 sessões acessíveis do Cinema da Fundação

20/06, às 14h - Visita acessível - Fundaj Casa Forte

Cinema do Museu + Museu do Homem do Nordeste

Grupo confirmado: CAPS René Ribeiro, Afogados, Recife

 

30/06, às 19h - Sessão Escola - Cinema do Porto

Sessão de curtas produzidos pelos alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual Porto Digital, nos formatos de curta-metragem, nanometragem, stop motion e videoclipe.

Grupo confirmado: Escola Técnica Estadual Porto Digital - Bairro do Recife, Recife.

Prefeitura de Belo Jardim inaugura nova Casa de Apoio da Assistência Social


Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou a inauguração da Casa de Apoio José Ednilson Cintra Pereira. O nome do espaço é uma homenagem ao ex-vereador Benício (in memoriam). O local está situado na Rua Numeriano Alves Bezerra, n° 33, no Centro, na ladeira do Chopp, e representa um marco significativo no fortalecimento das políticas sociais do município.

Visando oferecer um espaço acolhedor e de suporte aos belo-jardinenses, a Casa de Apoio foi estrategicamente projetada para atender pacientes que residem em bairros distantes do centro da cidade ou na zona rural, sendo encaminhados pelo serviço social da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), pelo Hospital Júlio Alves de Lira e também pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Além de leitos para adultos, o espaço conta com berçário.

Enfatizando a importância da iniciativa e os benefícios que ela trará para a população, o prefeito Gilvandro Estrala disse: "A Casa de Apoio é um símbolo do comprometimento da nossa gestão em garantir o acesso a serviços essenciais para os belo-jardinenses. Estamos proporcionando um ambiente acolhedor e de qualidade para aqueles que necessitam de atendimento próximo às unidades de saúde, mas que residem em áreas mais afastadas".

O secretário de Assistência Social, Hildo Macêdo, também se pronunciou sobre a importância da nova Casa de Apoio. Ele ressaltou: "Essa conquista é fruto de um trabalho árduo e de um esforço coletivo. Estamos prontos para receber os pacientes e oferecer um ambiente acolhedor, proporcionando um apoio essencial àqueles que mais necessitam".

Imprensa Belo Jardim PE 

SESC promove congresso de Arte-Educação



Com o objetivo de provocar reflexões coletivas e propor e fortalecer novos caminhos na educação brasileira, tendo como pauta as demandas inclusivas e afirmativas, o Sesc Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco se unem para promover o Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, de 17 a 21 de julho. A iniciativa, que ocorre de forma bianual, chega à oitava edição com mais de 50 atividades e está com inscrições abertas no https://congressoarteeducacao.sescpe.com.br, onde está a programação completa. A expectativa é que aproximadamente quatro mil pessoas participem.

“A educação é uma pauta fundamental para o Sesc porque nós acreditamos em seu poder transformador, nas possibilidades que as pessoas passam a ter quando têm oportunidade e acesso ao ensino que inclui, reconhece e valoriza o indivíduo”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco. Em companhia de Oswaldo Ramos, diretor Regional do Sesc Pernambuco, estará na solenidade de abertura, na manhã do dia 17 de julho.

O Congresso vai homenagear o filósofo, doutor em Educação, especialista em teatro e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte, Fernando Azevedo, e o professor João Denys, do Departamento de Artes da UFPE, mestre em Letras, arte-educador e pesquisador. Nesta edição, a programação terá a presença de nomes como Ana Mae Barbosa, pioneira na difusão da arte/educação nas escolas brasileiras; Danilo Miranda, sociólogo e Diretor do Sesc SP; Nilma Lino, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Ethel Batres (Guatemala), educadora e autora de livros sobre a pedagogia musical; Irina Jácome (Equador), doutoranda em arte, professora e pesquisadora; António Luís Jorge Gumbe (Angola), professor e ex-assessor da ministra da Cultura do país. 

Assim como na edição anterior, em 2021, esta contará com a possibilidade de participação online, com transmissão ao vivo das mesas, palestras e conferências, que serão pela manhã no campus da UFPE. Presencialmente, o congressista terá direito a escolher um dos cursos disponibilizados pelo site, respeitando-se a ordem de inscrição e o limite das vagas existentes. Também no campus haverá lançamentos de livros e apresentações culturais, como exposição, cortejo e espetáculos – todas essas no turno da tarde, também nos espaços da Universidade. A iniciativa espera reunir professores, arte-educadores, artistas e estudantes, pesquisadores e demais profissionais que atuem em áreas relacionadas. O valor da inscrição para modalidade presencial é de R$ 80 (estudantes e pessoas com Cartão do Sesc), R$160 (público geral) e R$ 120 (quem possui o Cartão do Empresário). Para participar no formato online, a inscrição é R$ 49,90.

O primeiro dia de Congresso (17/07), após apresentação da Orquestra dos Meninos e Meninas de São Caetano (PE), às 10h, terá a abertura de conteúdo com a conferência “Criatividade Coletiva: Arte e Educação no Século XXI”, com Ana Mae Barbosa (Anhembi Morumbi/ USP – SP) e Danilo Miranda (Sesc SP) e mediação de Anelise Nani da Fonseca (UFJF/Juiz de Fora/MG).

Nos demais dias, mais de 25 convidados vão participar das demais mesas de conversa. Entre os temas que serão discutidos, estão “Arte-Educação para a Igualdade das Relações Étnico Raciais”, “Arte-Educação e os Mestres da Tradição”, “Políticas Públicas para Arte-Educação na Escola, “Arte-Educação na Economia da Cultura”, “Arte-Educação e Povos Originários”, além da conferência “O que os arte-educadores precisam saber sobre uma educação antirracista?”.

Cursos – Realizadas presencialmente, as ações formativas vão acontecer sempre no período da tarde. Também dialogando com o tema central, vão se dividir em nos eixos Pedagogias da Literatura, Pedagogias do Teatro, Pedagogias da Dança, Pedagogias da Música, Pedagogias da Performance, Pedagogias do Audiovisual, Pedagogias das Artes Visuais, Pedagogias do Circo, entre outras pedagogias. São 40 cursos, que terão duração de 20h cada.

Serviço – VII Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação
Quando: 17 a 21 de julho
Onde: Universidade Federal de Pernambuco
Inscrições: até 10 de junho (submissão de trabalhos) e 05 de julho (programação)
Valor: presencial (R$ 80 para estudantes e pessoas com Cartão do Sesc; R$160 para púbico geral e R$ 120 para quem possui o Cartão do Empresário) e online (R$ 49,90)

São João em Pernambuco atrai turistas de todo o Brasil e cresce 8% entre pousos e decolagens em relação a 2022


A expectativa para as festividades do São João em Pernambuco são positivas para este ano. No período de 21 a 25/06, entre pousos e decolagens, são previstas 1.003 operações, o que significa 8% a mais em relação a 2022 (927 operações para o período de 22 a 26/6).
 
Já em relação à oferta de assentos, dos que chegam a Pernambuco, é registrado um crescimento de 5%. Entre desembarque e embarque, na oferta de assentos, consideramos um aumento de 7%. 

“São João é uma festa tradicional em Pernambuco. Quem vem aqui já sabe que vai encontrar o melhor, seja em cultura, culinária, festejos ou atrações. A tradição do novo povo é o maior atrativo”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.
 
*Destino favorito*
 
A origem dos voos, que têm Recife como destino, os aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) lideram a lista. Em seguida, Brasília, Fortaleza, Fernando de Noronha, Salvador, Maceió, Natal, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Aracaju lideram a lista de voos com destino a Recife.

As informações foram cedidas pela Aena e compiladas pelo setor de pesquisas da Empetur com a Secretaria de Turismo e Lazer. 
 
*Malha Aérea*

Também neste mês de junho, vale o destaque que Pernambuco segue expandindo sua malha aérea já alçando o seu quinto voo internacional: Recife - Orlando, previsto para ser inaugurado nos próximos dias. Para o mês de junho de 2023, a previsão é de que sejam 5.908 voos, entre pousos e decolagens. 

O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, para este mês de junho, conta com a liberação da Anac para operar 41 destinos, sendo 36 nacionais e 5 internacionais. O resultado foi apontado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Setur e Empetur, a partir de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

*Rede Hoteleira*

A poucos dias do São João, a ocupação da rede hoteleira já está quase completa. Em 26 municípios, chega a 77,31% para os dias 22 a 25 de junho. As Cidades de Arcoverde, Bom Conselho, Carpina e Limoeiro, já apresentam 100% de ocupação para esse período. 

O Município de Caruaru já está quase lotado e apresenta ocupação de 97,69%. A Capital Recife e as cidades vizinhas de Olinda e Jaboatão, apresentam índice de ocupação mais baixo, de 45,98%; 36,71%; 55,33%, respectivamente, mostrando que para os visitantes, a preferência no São João é pelo interior do Estado.

Os municípios com maior ocupação da rede hoteleira são: Araripina (95%); Arcoverde (100%); Carpina (100%); Caruaru (97,69%); Petrolina (97%). Destes, todos têm em comum que Recife e o Nordeste são um dos principais locais de origem. Além disso, Caruaru e Petrolina também são destinos preferenciais para quem vem de São Paulo curtir a festa em Pernambuco. 

O levantamento de diárias nas estadias, indicam que os visitantes também devem passar em média 2,7 dias por hospedagem. O levantamento foi realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas.

A pesquisa foi realizada via consulta telefônica direta junto aos Meios de Hospedagem no período de 08 de maio a 15 de junho de 2023. Foram pesquisados meios de hospedagens em 26 municípios de Pernambuco, tendo respondido a pesquisa 127 meios de hospedagem.

Dom Fernando Saburido receberá homenagem na celebração dos 33 anos da Obra de Maria


O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será o grande homenageado na celebração que marcará os 33 anos da Comunidade Obra de Maria, no dia 25 de junho, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. O arcebispo, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco nesta semana, receberá uma homenagem especial e também presidirá a missa de ação de graças, às 14h30, que marcará o primeiro evento oficial de sua despedida à frente da Arquidiocese, para dar lugar ao novo escolhido pelo Papa, Dom Paulo Jackson, Bispo da Diocese de Garanhuns. Após a missa, padre Fábio de Melo entra no palco, às 16h30, para apresentar seu novo show. 

A celebração da missa contatará com a presença de cinco bispos e vários padres de Pernambuco. Além de ser o primeiro evento oficial de despedida do Arcebispo de Olinda e Recife , o evento, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho,  contará com missa também no sábado, pregações, testemunhos de fé e shows nos dois dias de celebração. 
 
No dia 24 de junho, sábado de São João, os padres Edimilson Lopes e Roger Luiz, da Canção Nova, comandam os louvores e as missas pela manhã e o encerramento das celebrações será com a pregação e show da Irmã Kelly Patrícia. No domingo, dia 25 de junho, os dois padres da Canção Nova também presidem as missas e pregações pela manhã e o grande destaque do dia fica por conta do padre Fábio de Melo. O grande encontro acontece no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.
 
No sábado, a programação começa às 9 horas e segue até às 19h. Padre Edmilson e Padre Roger do Canção, que presidem as missas e as pregações programadas. O primeiro dia ainda terá o show de encerramento da Irmã Kelly Patrícia, que finaliza o sábado com canções de destaque no mundo católico.
 
Já o domingo reserva, além de mais pregações da Canção Nova, um dia cheio de música, adoração, testemunhos de fé e a missa em ação de graças. À tarde, um momento será dedicado à primeira homenagem de despedida de Dom Fernando Saburido e com a celebração de uma missa. Em seguida, a atração mais aguardada do dia, padre Fábio de Melo, sobe ao palco para fazer sua apresentação e um show com várias músicas católicas. Ainda se apresentam no domingo  os padres-cantores João Carlos e Frei Damião, encerrando a programação. O final das comemorações está previsto para às 19h.
 
Os ingressos para os dois dias do evento estão sendo vendidos na sede do Condominio da Obra de Maria, em São Lourenço da Mata; na Igreja do Espírito Santo, no bairro de Santo Antônio; na Loja do Condomínio, na Madalena; na bilheteria do Centro de Convenções de Pernambuco e na plataforma online do Sympla. Para quem for a apenas um dia do evento, o ingresso para balcão custa 10 reais e cadeira inferior 30 reais. Quem for para os dois dias de evento, terá um desconto especial: 15,00 reais para balcão (que dá direito aos dois dias) e cadeira inferior 50 reais (para os dois dias).
 
A Obra de Maria está presente em 41 países do mundo, nos continentes europeu, na América do Sul, África e Ásia. Sua maior concentração está na África, em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Costa do Marfim. O trabalho da comunidade envolve muito além de ações emergenciais de assistência social e tragédias humanitárias decorrentes de enchentes e furacões. As atividades dos missionários da Comunidade Católica são permanentes durante todo o ano, com missões e eventos sociais para arrecadar fundos para a manutenção de moradias, alimentação, creches, hospitais, abrigos, escolas, além de administrar os eventos e peregrinações evangelizadores.
 
Serviço:
 
Aniversário de 33 da Comunidade Obra de Maria
 
Data: 24 e 24 de junho
 
Horário: Das 9 às 19 horas
 
Local: Teatro Guararapes, no Centro de Convenções - Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda
 
Ingressos para um dia (sábado ou domingo):
Balcão = R$ 10,00 e cadeiras inferiores (parte de baixo) = R$ 30,00
 
Ingressos para dois os dias: Balcão = R$ 15,00 e cadeiras inferiores = R$ 50,00.
 
Locais de venda: Sede da Obra de Maria, em São Lourenço da Mata; Igreja do Espírito Santo, no Bairro de Santo Antônio; Loja do Condomínio, na Madalena; bilheteria do Centro de Convenções de Pernambuco e na plataforma online do Sympla.
 
Telefone para contato: 81-3048-8050

Projeto da Alepe que aproxima estudantes do Legislativo é destaque em encontro nacional


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Escola do Legislativo (Elepe), apresentou em Campo Grande, no Mato Grosso, o ‘Projeto Ciranda Legislativa’, durante o 37° Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). 

O projeto visa aproximar estudantes do curso de Direito das ações do Poder Legislativo de Pernambuco, além de promover troca de conhecimentos e informações através de aulas, palestras e seminários. 

A experiência vem sendo realizada em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), com apoio da Unesco. 

Durante a conferência no Mato Grosso, o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, explicou o processo híbrido de aprendizagem do projeto, que mescla atividades remotas e presenciais. Além dos encontros na universidade, os alunos também acompanham aulas do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). 

Durante a vivência, os alunos da Unicap aprendem ainda sobre o funcionamento do sistema legislativo brasileiro, como os trabalhos das comissões permanentes, e acompanham as discussões e votações de projetos nas Casas Legislativas. A experiência aborda ainda os processos de elaboração, tramitação e votação de projetos de lei.  

No “Ciranda Legislativa”, os universitários ainda vivenciam in loco o funcionamento da Alepe e do TCE. O projeto já ofereceu aulas e palestras para cerca de 350 estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da Unicap no âmbito da disciplina Teoria Política do Estado. 

De acordo com José Humberto, a ação funciona como uma importante atividade extracurricular. “O Ciranda Legislativa é um ponto de encontro entre a teoria e prática. Nossa meta é ampliar o projeto para outras universidades”.

Imprensa Alepe

YouTube Paula Stephania vem ao Recife em setembro


A Livraria da Praça vai receber, em setembro, a youtuber carioca Paula Stephânia, para uma 👉oficina de arte imperdível, nos dias 23 e 24 de setembro. Paula tem mais de 3 milhões de inscritos em seu canal no Youtube e divide seus dias entre gravar vídeos e seu novo programa de TV, voltado ao aprendizado de experimentos científicos com itens fáceis de fazer.

Deputada Federal Maria Arraes prestigia festejos juninos em Gravatá e Caruaru


A deputada federal Maria Arraes marcou presença, neste fim de semana, nos tradicionais festejos juninos do Agreste, A parlamentar se uniu à população local num arrasta-pé danado de bom nas cidades de Gravatá e Caruaru.   

Além da relevância cultural da festa, Maria Arraes ressalta a importância do período junino para aquecer a economia de Pernambuco e do Nordeste. 

"O São João atrai turistas de várias partes do País, gerando renda e empregos. Somente no nosso Estado são esperados quase três milhões de visitantes, que movimentam mais de R$ 600 milhões no ciclo junino, um impulso econômico significativo que contribui para o desenvolvimento da região", ressalta Maria Arraes.

Em Caruaru, a deputada ainda concedeu entrevistas a veículos de comunicação locais, como a TV Asa Branca, para falar sobre os festejos e as realizações do mandato. 

HOMENAGEM 

Ao lado da irmã, Marília Arraes, na sexta-feira, Maria prestigiou a apresentação da quadrilha Zabumba Nordestina, de Camaragibe, no Sítio Trindade. 

A performance deste ano foi particularmente emocionante, com a homenagem a Miguel Arraes. “Foi bonito demais ver o legado de vovô tão bem representado. Todos os integrantes estão de parabéns”, disse a deputada, que ainda esteve no animado São João da Comunidade do Sapo Nú, no Curado, e no forró do Sindicato dos Professores de Jaboatão dos Guararapes. 



Em festa junina no sertão, Débora Almeida destaca transparência com o dinheiro público


Durante agenda parlamentar, prestigiando uma noite junina em Terra Nova, no sertão central, a convite da prefeita Aline Freire, a deputada tucana percebeu boas práticas da gestão do dinheiro público

Apesar de alguns proclamarem que gerir dinheiro público é respeitar o art. 116 da Lei 8.112/90, que enfatiza o princípio da eficiência, enumerando diversos deveres do servidor público, dentre estes a economicidade, não é bem assim que a administração pública encontra-se na maior parte do país. 

Por isso, explicitar custos de um evento pago com recursos públicos deve ser destacado como uma prática salutar e louvável, na opinião da deputada estadual Débora Almeida (PSDB). Ela esteve na neste sábado (17) prestigiando uma das noites da programação junina realizada pelo governo Aline Freire (Avante - na foto com a deputada) naquele município de Terra Nova, Sertão Central de Pernambuco.
No espaço destinado às apresentações musicais, em destaque na Praça uma placa (imagem acima) detalhava cada atração artísticas, seus custo e origem dos recursos, além de indicar o processo licitatório que justifica a contratação dos referidas artistas. 

“Terra Nova, município ao qual aprendi a amar mostra a muitos municípios com se trata o bem público: com transparência e clareza no uso do dinheiro que é do povo. Parabéns a nossa aliada, prefeita Aline Freire e toda a sua equipe que consegue fazer uma festa bonita, com alegria e segurança e acima de tudo, respeito ao que pertence à população!”     

Na noite deste sábado, 17 de junho, a festa proporcionou apresentações de Kátia de Tróia e Capim com Mel além das atrações locais, Alfredo do Acordeon e Naldinho Silva.

A festa, promovida pela gestão Aline Freire tem realização executada pela sua Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Assistência Social  e com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e Empetur.

CUT-PE e centrais protestam contra os juros altos nesta terça (20)



Nesta terça-feira (20), data em que começa a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para definir a taxa de juros a ser adotada no país, a CUT, as demais centrais sindicais e movimentos populares promoverão manifestações em todo o país. No Recife, a manifestação de protesto vai acontecer, às 15h, em frente aos Correios, na Rua do Sol, centro da capital pernambucana.

Os atos fazem parte da Jornada de Lutas contra os Juros Altos, que começou na sexta-feira (16), com mobilização e passeata em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, além de ação nas redes sociais.

De acordo com o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, os protestos ocorrerão em frente às sedes do Banco Central e locais de grande circulação como forma de pressionar para que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, pare de boicotar o Brasil e diminua a taxa de juros que prejudica a economia. " A pressão continuará nas ruas até o Banco Central baixar os juros. Desse jeito, o pais não pode crescer, gerar empregos e renda, melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora" enfatizou o sindicalista. *Assessoria de Imprensa da CUT-PE*

Imprensa CUT PE

São João de Paulista



Nos dias 23 a 25 e 28 a 30 de junho, a partir das 18h, a Prefeitura do Paulista vai realizar as festividades de São João e São Pedro do 'Vamos Paulistar 2023', na Praça João Pessoa, no Centro de Paulista com grandes atrações, entre elas: Cilene Araújo, Companhia do Calypso, Nena Queiroga, Almir Rouche, Dudu do Acordeon e Geraldo Lins, entre outros.

Os homenageados serão Beto Mix e Jorge Verdinho (In Memorian). A programação junina da cidade foi organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.


Confira a programação de São João

Sexta-feira (23.06)

Cylene Araújo

Zeca do Rolete

Dayse Santana

A Malvadona e Banda Biskui

Companhia do Calypso


Sábado (24.06)


Nena Queiroga

Fabiana Pimentinha

Banda Interativo

Dadá Boladão

Almir Roche


Domingo (25.06)


Walkiria Mendes

Anna Alves

Kaio Machado

 ngelo Gabriel

Dudu do Acordeon

Geraldinho Lins

Polo Itinerante - Terminal de Ônibus/Pau Amarelo



Sexta-feira (23.06)

Edyy Ferreira


Ed Love


Confira a programação de São Pedro



Quarta-feira (28.06)


Manu Travassos

Pecinho Amorim

Nonô Germano

Banda Sentimento

Benil


Quinta-feira (29.06)


Rúbia Cristina

Walter Ventura

Gabriel Vaqueiro

Petrúcio Amorim

Raphaela Santos


Sexta-feira (30.06)



Michel Brocador

Banda Breguesso

Os Matutos

Allejandro Swingado

Ranieri

Tayara Andreza



Imprensa Paulista PE 

Parceria entre Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e CEPE Editora fortalece o Memorial da Democracia de Pernambuco


O Memorial da Democracia de Pernambuco recebeu um importante impulso para seu funcionamento e manutenção com a assinatura de um convênio entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a CEPE Editora, na última quinta-feira (15). O ato, que também marca indicação dos nomes que irão compor o Conselho Deliberativo, aconteceu no próprio Memorial da Democracia, localizado no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, no Recife.

O convênio prevê a cooperação administrativa e financeira, através de ações articuladas e intercomplementares, com a manutenção do espaço através de serviços de limpeza e monitoria do Memorial da Democracia de no período de junho a dezembro do corrente ano de 2023.Também faz parte da parceria a disponibilização do espaço para a realização de lançamentos de livros e feiras literárias, bem como a instalação de stand para a realização de projetos promovidos pela CEPE.

O Memorial da Democracia é um equipamento cultural de grande relevância para o Estado de Pernambuco, sendo um espaço dedicado à preservação, divulgação e reflexão sobre a história democrática e os direitos humanos. "Uma parte importantíssima da lutas e história do nosso estado está registrada aqui. A parceria entre  a SJDH e CEPE reforça o compromisso com a manutenção desse importante patrimônio, proporcionando condições para sua continuidade e desenvolvimento", pontua a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.

A assinatura do convênio e a indicação dos integrantes do Conselho Deliberativo representam um marco para a continuidade e o fortalecimento das atividades do Memorial da Democracia. O Conselho, composto por representantes da sociedade civil e do poder público, será responsável por orientar as ações e decisões relacionadas ao equipamento, garantindo a participação democrática e o engajamento da comunidade. Foram indicados ao Conselho Deliberativo: Jayme Asfora, Igor Burgos, Tércio Amaral, Marcelo Casseb, Sidney Rocha, Rubens Junior, Felipe Moura, Mariana Melo, Lilia Gondim, Socorro Ferraz, Manoel Moraes, Luci Siqueira, Fernando Araújo, Ricardo Coelho, Marcelo Santa Cruz e Felix Filho. 

Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora, "o Memorial da Democracia é um símbolo vivo do nosso compromisso com a preservação da memória democrática e dos direitos humanos". A relevância do Memorial da Democracia como espaço de reflexão e conhecimento foi detalhado pelo presidente da CEPE, João Baltar. "A CEPE Editora tem orgulho de contribuir para a manutenção desse importante equipamento cultural. O Memorial é um local de memória viva, que nos convida a refletir sobre o passado e o presente", disse.

O Memorial da Democracia funciona no Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e abriga informações sobre as lutas libertárias de Pernambuco, assim como todo o acervo reunido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara. São documentos, fotos e vídeos do período da ditadura e da busca pela liberdade e pela democracia em Pernambuco.

Forró da OAB Caruaru é o maior da história


A OAB Caruaru realizou, nesse sábado (17), a 6ª edição do tradicional Forró da OAB, que já se consolidou em Caruaru e faz parte do calendário de eventos da Subseção. 

Com um grande sucesso de público, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas que prestigiaram o autêntico forró nordestino e os grandes sucessos dos artistas Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins e PV Calado.

A festa foi realizada na nova estrutura da Mansão Forró, que agora está em novo endereço e conta com um espaço amplo e confortável para receber o público e grandes atrações. 

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, e toda a diretoria estiveram presentes e receberam o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, para juntos celebrarem o grande sucesso da edição. 

Na oportunidade, o presidente Fernando Júnior agradeceu a todos que estavam presentes, a advocacia da região, a advocacia da capital e de outras subseções. “Para nós é uma alegria muito grande ver essa casa cheia hoje, isso mostra a importância da nossa cultura e dos nossos eventos para toda a classe, pois a OAB Caruaru se preocupa não somente com as prerrogativas dos advogados, mas também em fomentar a cultura e proporcionar eventos como este para a advocacia celebrar com seus familiares e amigos”, destacou. 

O evento, além de celebrar as festividades juninas, proporciona à advocacia um momento de reencontro e confraternização e contou a presença dos conselheiros federais Bruno Baptista e Ana Bernardo; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Max Maciel; os ex-presidentes da OAB Caruaru, Saulo Amazonas e Felipe Sampaio; as presidentes das subseções de Arcoverde, Pesqueira e Belo Jardim, Marcela Macêdo, Márcia Almeida e Bruna Galvão, respectivamente, e suas comitivas com diversos advogados; demais integrantes da OAB Pernambuco; conselheiros e presidentes de comissões da OAB Caruaru e advogados e advogadas da região. 

Diversas autoridades também prestigiaram o evento, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o deputado federal Eriberto Medeiros, o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, o desembargador Paulo Augusto Freitas, o desembargador do TRT-PE, Eduardo Pugliese, entre outros representantes do Judiciário, de diversas instituições e da sociedade civil organizada.

Região Central de Paulista vai receber loja da Shineray Motos

Mais um empreendimento aporta em Paulista, e desta vez se trata da loja da Shineray Motos. O investimento que ficará localizado na Praça João Pessoa S/N, ao lado do Banco do Brasil, terá valor de R$ 1,5 milhão e vai gerar 30 vagas de emprego. 

As informações foram anunciadas nesta segunda-feira (19.06), em visita realizada por investidores do negócio e representantes da gestão municipal, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, localizada na Praça Frederico Lundgren, S/N, no centro da cidade. 

Segundo o empresário, Alexandre Bahia, a operação vai oferecer veículos elétricos e a combustão. “Decidimos abrir uma loja aqui já que a economia da cidade está muito dinâmica. Vamos inaugurar na primeira quinzena de julho para suprir a demanda inicial que o município apresenta. Além disso, os novos empreendimentos que estão se expandindo e os que estão se instalando vão demandar veículos do nosso nicho de mercado”, disse o proprietário da loja. 

“A chegada dos grandes empreendimentos está puxando a vinda de empresas satélites que vão fornecer produtos, sejam de serviços periféricos, e no caso deste exemplo, veículos. O trabalho da gestão é diário para que isso se fortaleça e se concretize”, frisou o gestor municipal.

Para participar da seleção de vagas ofertadas, os interessados podem enviar os currículos para o endereço de e-mail: martinezbahia@hotmail.com

Imprensa Paulista PE 



Caruaru recebe exposição fotográfica sobre cultura e regionalidades nordestinas


Caruaru recebe, a partir da próxima sexta-feira (23), uma exposição fotográfica gratuita sobre a cultura, a beleza e as regionalidades do Nordeste. A mostra, que segue até o dia 30 deste mês, permitirá que o público mergulhe na cultura local e será realizada no Caruaru Shopping, localizado no bairro de Indianápolis.

A ação é realizada pelo Sicredi Centro Pernambucana e visa promover a expressão artística dos associados, destacando as riquezas e peculiaridades da região Nordeste. As fotografias exibidas na exposição são as vencedoras do concurso realizado em 2022, selecionadas por uma comissão julgadora formada por três fotógrafos profissionais, entre as obras inscritas pelos associados das mais de 145 agências Sicredi distribuídas nos estados nordestinos.

A exposição faz parte de uma iniciativa da Central Sicredi Nordeste e tem como objetivo valorizar e estreitar o relacionamento com os associados, além de estimular a participação deles no concurso fotográfico deste ano, que tem como tema “Regionalidades e Cultura Local” e segue com inscrições abertas até 19 de julho no endereço https://www.sicredine.com.br/concursofotografico/. 

Além de oferecer uma plataforma para os associados mostrarem seu talento, a exposição também é uma forma de celebrar a cultura local e a presença do Sicredi, primeira cooperativa de crédito da América Latina, nos nove estados do Nordeste. 

A mostra é uma ação regional e seguirá um cronograma até julho deste ano, sendo realizada nos shoppings das capitais e regiões metropolitanas das cidades com sede de cooperativa, proporcionando aos visitantes de cada localidade a oportunidade de apreciar as fotografias premiadas e conhecer as diferentes perspectivas sobre as regionalidades e a cultura nordestina.

As exposições são gratuitas, permitindo que um público amplo possa desfrutar das obras e se encantar com as diversas interpretações do tema. “Para reforçar nosso compromisso em valorizar a arte e a cultura local, além de incentivar a participação ativa dos nossos associados na edição deste ano, surgiu a ideia de apresentarmos ao público geral as fotografias vencedoras do ano passado, por meio desta exposição em todos os estados em que estamos presentes”, explica Jaine Suassuna, assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Nordeste.

“Nós contemplamos todos os autores das fotos vencedoras no concurso com troféus, e os três primeiros colocados ganham prêmios atrativos. Além disso, todos eles têm suas fotografias impressas no nosso calendário regional do ano subsequente, numa tiragem de mais de 200 mil unidades”, completa Jaine Suassuna.  

O Concurso Fotográfico promovido pelo Sicredi na região Nordeste, acontece anualmente há 17 anos, é voltado para amadores que gostam de fotografia, e estabelece conexões de relacionamento com nossos associados para além da oferta de produtos e serviços, incentivando o olhar para as regionalidades e culturas de cada estado participante, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Governo do Estado alinha ações com demandas das prefeituras que integram a Codeam


Fortalecimento da Extensão Rural, reestruturação de programas como do Leite, de Distribuição de Sementes, entre outros, para apoiar Agricultores familiares, foram assuntos tratados pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, nesta segunda-feira (19), em encontro na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Merdional (Codeam). O secretário falou de ações de Governo para mais de 25 prefeituras - prefeitos, secretários municipais e empresários rurais. Dirigentes das regionais do IPA, Adagro e Iterpe.

" Esse encontro nos dá a chance de avaliar o que estamos planejando, checando com a realidade, com as demandas dos agricultores, empresários rurais e a da população, para o melhor desempenho do trabalho governamental", avaliou Aloísio Ferraz. 
O secretário acrescentou que esse é um processo permanente que tem a orientação e determinação da governadora Raquel Lyra para que se ouça os Agricultores, principalmente os familiares, os pequenos produtores de leite, para atender melhor possível as aspirações e cinsiderar as observações num proceaso permanente.

A vice-presidente da Codeam e prefeita de Palmerina, Tatiane Macedo, disse que a a Agricultura da região sai mais fortalecida com a escuta. "A Codeam reune 29 municípios e discutir as demandas traz perspectivas para o desenvolvimento do setor agropecuário da região", destacou.


Sindloja orienta sobre jornada de trabalho no dia 24 de junho



O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que no dia 24 de junho, feriado municipal de São João, criado pela lei municipal nº. 2.959, de 19 de junho de 1985, estarão fechados o comércio em geral e as lojas situadas no Parque 18 de Maio. Poderão praticar jornada de trabalho apenas as lojas situadas nos centros de compras, como shoppings, Polo Caruaru e Fábrica da Moda, além de lojas de material de construção e home centers. 

Para que possam funcionar no dia 24, essas empresas precisam cumprir os requisitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). É necessário enviar o comunicado eletrônico ao Sindloja por meio da plataforma E-sind com antecedência de dois dias do feriado para associados e cinco dias para não associados. 

A empresa deve efetuar o pagamento de taxa de autorização para jornada em feriado ao Sindloja, caso a empresa não seja filiada ao sindicato; deve efetuar o pagamento de ajuda de custo ao trabalhador; concessão da folga ao trabalhador, no prazo de até 30 dias, sob pena de autuação e aplicação de multa pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

Senado confere ao TJPE o prêmio Adoção Tardia



Por indicação da senadora Teresa Leitão, o Tribunal de Justiça de Pernambuco receberá nesta terça-feira (20), às 9h, o Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania. A premiação é pelo Projeto “Família: um direito de toda criança e adolescente”, desenvolvido pelo TJPE, que de forma pioneira realiza busca ativa de pretendentes à adoção, estimulando a adoção de crianças com mais de 3 anos de idade, portadoras de doenças, deficiências ou grupos de irmãos.

O projeto do Tribunal de Justiça de Pernambuco já conseguiu adoção (ou reintegração familiar) de 387 crianças e adolescentes. Neste ano participam do projeto 32 crianças e adolescentes, 10 dos quais já estão em processo de adoção. “Esses números demonstram o impacto positivo do projeto, que merece ganhar visibilidade e ser implantado em todo o país”, avalia Teresa Leitão.

A senadora justificou sua indicação, que foi aceita pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, enaltecendo o pioneirismo do projeto. “O TJPE foi pioneiro em realizar buscas ativas de pretendentes à adoção, sendo posteriormente replicado por tribunais de outros estados da federação. Por este motivo, julgo meritório o reconhecimento desta Casa com o oferecimento do Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania ao Tribunal de Justiça de Pernambuco”.

*PROJETO*

O grande diferencial do projeto premiado é a busca ativa, por meio da divulgação de informações (fotos e vídeos) de crianças e adolescentes adotáveis abertamente ao público em geral.

O “Família: um direito de toda criança e adolescente” foi criado em 2008, sendo reformulado em 2016. São publicados fotos e vídeos, junto com uma apresentação da criança ou do adolescente nas páginas do Facebook, Instagram e site institucional do TJPE. Qualquer pessoa pode ter acesso e se candidatar para adoção, sendo dada preferência aos pretendentes já habilitados. 

Havendo pretendentes interessados, são orientados a preencher um formulário online na página do TJPE, que é encaminhado para a providência da Vara responsável pelo processo da 
criança/adolescente. 

Desde o início do projeto até dezembro de 2022 foram incluídos 761 crianças e adolescentes - destas, ocorreram 55% adoção nacional, internacional, guarda ou reintegração.

Anderson Correia discute a interiorização de políticas de combate ao câncer infantil no HCP

Grande aliado na luta contra o câncer infantil, o vereador Anderson Correia (PP) cumpriu agenda em Recife na tarde desta segunda-feira (19), em visita ao Hospital do Câncer de Pernambuco, ao lado dos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, juntamente com membros da diretoria do ICIA e do Presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Adalto Santos. No local, eles se reuniram com a direção do HCP para traçar diretrizes sobre os atendimentos no Estado, com foco também na interiorização dos serviços de saúde voltados para esta pauta, visando ações que beneficiem o Agreste, por meio do ICIA, com políticas públicas eficazes para o combate do câncer infantil.

“Estamos aqui como representantes do Agreste, em meio a uma reunião a nível estadual, com os deputados Eduardo e Lula da Fonte, que assim como eu, estão engajados nesta pauta de combate ao câncer infantil. Já estamos lutando pela ampliação de leitos de UTI por meio do ICIA, além de buscar o credenciamento da instituição no SUS. Essa luta continua e estamos progredindo, além de buscar a interiorização de políticas públicas, com atendimentos e suporte necessários para os pacientes do interior, de forma eficaz. Essa luta também é nossa e vamos seguir firmes nela em prol da nossa população de Caruaru e região”, destacou Anderson.

As Severinas e a agenda de Festejos Juninos

Agenda de shows As Severinas ✨
Bora dançar um forrozinho com a gente?! ❤️

17/06 (Sábado) ✅
FESTIVAL DE SANFONEIROS
Horário ➡️ 22h
Araripina / Pernambuco 

22/06 (Quinta-Feira)
POLO DAS ARTES
Horário ➡️ 22h
Arcoverde / Pernambuco

23/06 (Sexta-Feira
MAIOR MESA JUNINA DO MUNDO
Horário ➡️ 00h
Vila de Lajes - Caruaru / Pernambuco

24/06 (Sábado)
SÍTIO DA TRINDADE
- Palco Sala de Reboco
Horário ➡️ 23h
Recife / Pernambuco

28/06 (Quarta-Feira)
Tacaimbó/PE

Esperamos você lá ✨❤️

Caboprev comemora o primeiro semestre de 2023 com carteira de investimentos positiva


Diante das recentes mudanças políticas e a busca pela recuperação da crise no Brasil, através do novo arcabouço fiscal do governo federal, o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev) tem buscado a redução da volatilidade da carteira, pela marcação na curva de Títulos Públicos Federais e Letras Financeiras como forma de garantir maior rentabilidade e segurança nos investimentos. 

Com o cenário econômico de instabilidade econômica, a gestão do Caboprev procurou os produtos de investimentos mais adequados às necessidades do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). “A estratégia foi de buscar até 80% da carteira ativos líquidos e marcados pela curva de juros, portanto, acima da meta atuarial e sem volatilidades”, informa o consultor de investimentos do Caboprev, José Marcos. 

De acordo com o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues, mesmo diante das incertezas do mercado econômico, o trabalho de acompanhamento da carteira pelo Comitê do instituto vem sendo essencial para o saldo positivo. “O resultado dos investimentos é fruto da análise e do acompanhamento da rentabilidade dos fundos presentes em nossa carteira, trabalho realizado mensalmente pelo nosso setor de investimentos junto ao Comitê”, destaca Albérico. 

Durante o período analisado, o Caboprev obteve um rendimento de aproximadamente R$ 20 milhões, que representa a rentabilidade acumulada de 5,17%. Essa porcentagem se destaca em relação à meta atuarial (IPCA+ 4,94%). Esse índice é referente ao retorno necessário das aplicações para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões futuras. 

Com o saldo, a autarquia contabiliza um patrimônio atual de R$ 416 milhões, tendo uma evolução significante em relação ao mês de janeiro, o qual possuía um total de R$379 milhões no saldo. Este desenvolvimento é fruto das contribuições somado ao rendimento dos investimentos.

Composição da carteira 

Além dos 84,50% dos investimentos em renda fixa, em Títulos Públicos Federais, Letras Financeiras e fundos DI, o instituto também possui 15,43% em fundos de renda variável, distribuídos em produtos de instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central como Caixa Econômica, Finacap, SulAmérica e Banco do Brasil, entre outras.

Paulista remove água retida e faz tapa-buracos na PE-01


A Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista executou a sucção da água retida na PE-01 com a Rua Senegal, em Pau Amarelo, para melhorar a fluidez no local. Os profissionais responsáveis pelo trabalho contaram com um caminhão hidrojato para aspirar a água acumulada na rodovia.

Além da operação de drenagem, equipes da Prefeitura iniciaram uma operação tapa-buracos em caráter emergencial para melhorar a mobilidade.

Paralelamente, a Secretaria de Infraestrutura vem desenvolvendo os trabalhos de duplicação da rodovia. O trecho a ser ampliado tem 4km e fica entre o Forte de Pau Amarelo e o entroncamento com a PE-22.

A obra envolve, também, a construção de drenagem, nova iluminação e substituição da tubulação de abastecimento d'água.

Imprensa Paulista PE 

Sesc promove coletivo com artistas que levam música e literatura ao público de Goiana


Na próxima terça-feira (20), o Sesc Ler Goiana irá realizar um encontro que leva literatura e música para a população, ajudando a fortalecer os laços com a cultura local. O grupo “Terça com Poesia” é um coletivo de poetas e poetisas que se encontram na penúltima terça-feira de cada mês, reunindo artistas de Goiana que promovem apresentações literárias, musicais e cênicas, além do lançamento de novas obras.

“O sarau poético é uma ação que dialoga com as múltiplas linguagens artistas, trazendo ao público goianense, cultura e conhecimento”, afirma Anselmo Souza, instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Goiana.

Neste mês de junho, o encontro será voltado para as festividades juninas, com o tema “Arraiá Poético”, que será mediado por Diego Lucena, assistente administrativo do Sesc Ler Goiana. Serão recitados poemas com temáticas juninas, e contará também com a participação dos músicos Nildo Violão e Elias Batista. Será a partir das 19h e a entrada é gratuita.

*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Serviço - Terça com Poesia*

Data: Terça-feira (20), a partir das 19h

Local: Biblioteca do Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/nº - Centro - Goiana – PE)

Entrada: Gratuita

Telefone: (81) 3626-8402 / (81) 9 9167-8593

As cinco fases do luto: saiba quais são e o que acontece em cada uma


O luto é um processo delicado e complexo que ocorre após a perda de algo ou alguém especial. Seja pessoas, cargos ou circunstâncias, esse momento é marcado pela dor de uma ausência significativa. Embora cada um viva esse período de maneira única, há alguns estágios comuns. Segundo um estudo da psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross, existem cinco fases nas quais os indivíduos podem passar. A coordenadora de Psicologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, Denise Rodrigues, explica cada uma delas.

De acordo com a psicóloga, a primeira fase é a negação. Ela consiste em uma forte tendência em negar explicita ou implicitamente a perda. Nesse momento, é comum que não haja êxito ao tentar se desfazer de tudo que tenha ligação com o falecido ou a situação, como os pertences do finado ou o crachá do antigo emprego. Além disso, constantemente, a pessoa pensa em um suposto retorno. A segunda é a raiva, na qual pode-se experimentar uma intensa indignação pelo sentimento de “abandono” e/ou uma forte irritação, que será descontada em outro alguém devido ao sentimento de saudade. A negociação é o terceiro momento. Nele, o indivíduo busca negociar consigo mesmo algumas formas de se livrar da dor da ausência, caracterizando a imaginação de novos rumos e maneiras de superar o sofrimento.

Já na fase da depressão, há a conscientização da enorme tristeza pela qual está passando. Esse momento é marcado por sentimentos de desesperança, vazio, melancolia e profundo abatimento. A última é a aceitação, estágio no qual as circunstâncias do ocorrido passam a ser aceitáveis, embora exista a possibilidade da dor continuar existindo. Ela não significa necessariamente a superação completa do luto, mas o reconhecimento da perda e a busca por maneiras de seguir adiante com a vida.

Segundo Denise, a ordem pode variar. “Eu, particularmente, não acredito em fases fixas. Já vi as pessoas passarem por elas em ordens distintas. Cada uma também tem um tempo de duração específico. Isso depende muito do indivíduo”, afirma a coordenadora.
Ainda existe a possibilidade de estagnação em algum estágio, podendo levar ao desenvolvimento de um estado depressivo prolongado devido à incapacidade de superar a tristeza. “Neste momento, a psicoterapia se torna importante, pois a psicóloga saberá como conduzir o tratamento de maneira que a pessoa passe para outra fase, rumo à aceitação”, ressalta Denise.

Senac Pernambuco abre inscrições para dois cursos na área de design


Quem deseja trabalhar de forma autônoma e está procurando por uma área em constante expansão, uma boa notícia: o Senac Pernambuco está com inscrições abertas para os cursos Técnico em Design de Interiores e Organização de Residências - Personal Organizer. As aulas começam agora em julho e serão realizadas de forma presencial, de segunda a sexta-feira, na unidade do Senac em Recife.

Tanto o design de interiores como a organização de residências são áreas em expansão, com grande demanda por profissionais qualificados. Com a crescente valorização de ambientes bem projetados e organizados, há uma busca por profissionais capazes de oferecer soluções personalizadas e eficientes. Isso torna os cursos do Senac uma excelente opção para quem deseja seguir uma carreira com boas perspectivas de empregabilidade.

O Técnico em Design de Interiores possui uma carga horária de 1200 horas, com aulas no horário da manhã (8h às 12h) e início previsto para 3 de julho. Durante o curso, os alunos irão aprender competências para elaborar projetos de interiores, respeitando as funções de cada espaço interno, equacionando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e técnicos, considerando ainda questões socioeconômicas e culturais do cliente. 

Já o curso Organização de Residências - Personal Organizer tem uma carga horária de 36 horas, com aulas no horário da tarde (13h às 17h) e previsão de início para o dia 31 de julho. A capacitação tem como objetivo preparar o aluno a desenvolver projetos de organização profissional em ambientes residenciais, com técnicas voltadas para otimização de espaços e funcionalidade dos ambientes.

Os interessados podem obter mais informações e fazer a inscrição no Senac ou pelos telefones (81) 3413.6697 / 6686 / 6688. Também é possível se inscrever pela internet. Basta acessar o site http://www.pe.senac.br/cursos-2/. O Senac Recife está localizado na Avenida Visconde de Suassuna, 500, no bairro de Santo Amaro.

*Serviço:*

Curso: Técnico em Design de Interiores
Duração: 03/07/2023 a 30/10/2024
Aulas: de segunda a sexta, das 8h às 12h
Valor: 18x de R$ 350,00 no cartão de crédito

Curso: Organização de Residências - Personal Organizer
Duração: 31/07 a 10/08/2023
Aulas: de segunda a sexta, das 13h às 17h
Valor: 6x de R$ 58,34 no cartão de crédito

São João: profissionais alertam sobre riscos e cuidados com queimaduras


A Sociedade Brasileira de Queimadura alerta que, em um ano, cerca de um milhão de pessoas são acometidas por queimaduras acidentais. Entre esses casos, apenas 10% procuram atendimento médico. Ao todo, 70% dos acidentes acontecem dentro de ambientes internos e domiciliares.

Neste mês é celebrada a campanha de junho laranja, com o intuito de conscientizar a população e as autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem ser causados. A médica e facilitadora do Centro de Simulação da FPS (CSim), Danielle Teti, explica que a população mais acometida são os homens jovens, de 19 até 59 anos. No entanto, o risco maior é para crianças e idosos.

Com a chegada das festas juninas, o número de queimaduras cresce. Segundo a médica, 95% das queimaduras no mundo acontecem em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, ou seja, apenas 5% em países desenvolvidos. “Isso reforça o hábito de investir em prevenção e orientação da população. Uma sociedade com mais informação vai ser menos atingida”, completa.

ORIENTAÇÕES - Entre as recomendações, sempre que for acender um fósforo, o ideal é fazê-lo longe do rosto para evitar que a chama chegue ao cabelo ou sobrancelha. Além disso, ao acender uma vela, não estar perto de produtos inflamáveis, tecidos, solventes, etc”, explica Danielle.

Outra orientação é manter as crianças longe da cozinha. Quando for preparar as comidas típicas, direcionar os cabos das panelas para área do fogão e não manipular álcool, querosene, gasolina ou qualquer líquido inflamável perto do fogo. Devido à tradição de fogueiras, a médica indica fazer uma menor e longe de árvores, papel e de produtos inflamáveis.
Outro ponto de atenção são os fogos.“Sabemos que nessa época do ano é tradição o uso de fogos de artifício. Por segurança, evitem. Eles são o grande perigo para quem manuseia de forma inapropriada ou inexperiente. Por isso, evitá-los previne incêndios e outros acidentes trágicos como queimaduras, cortes, surdez e perda de visão”, orienta a tutora de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Rubiane Souza.

O QUE FAZER - Mas, se por um acaso esse acidente vier a acontecer, o que pode ser feito? Danielle Teti orienta colocar a área queimada embaixo de uma água corrente fria, com um jato suave, por aproximadamente 10 minutos. “Se o acidente ocorrer em um local que possa gerar alguma contaminação (com insetos, poeiras, etc), cobrir com um pano limpo e úmido”, completa.

Rubiane também explica que não se deve colocar abrasivos como creme dental, nem temperos, itens culinários ou pós, como talcos. Em casos mais graves, em queimaduras decorrentes de combustíveis (gasolina, querosene, álcool) utilizados em substituição ao gás de cozinha também têm causado grande preocupação e lotação dos serviços que realizam atendimento de queimados. Para queimaduras de grande extensão, o recomendado é não tocar na queimadura com as mãos, estourar as bolhas ou retirar tecidos que estão em cima do local. Neste último caso, Danielle orienta ir a um hospital para remover com auxílio médico e uso de anestesia. Acontecendo um acidente, você pode chamar o Samu no número de telefone 192 para que ele desloque o acidentado até um hospital onde o paciente será assistido, tratado de forma adequada de acordo com a gravidade da queimadura”, orienta a médica.

No CSim, são ministrados cursos de primeiros socorros com orientações do que se fazer durante um acidente, desde retirar a vítima do local, fazer uma abordagem para ver a gravidade da situação e encaminhar para um serviço de saúde. “Nós ensinamos o indivíduo a estabilizar, limpar, ajudar o paciente a sair daquele momento crítico e encaminhar para um serviço de urgência o mais rápido possível de forma segura, em todo o processo pré-hospitalar”, explica a facilitadora.