segunda-feira, 18 de julho de 2016

Jornalista lança livro sobre o ABTV

Vai ser lançado no próximo dia 31 o livro ABTV – Fazendo História do jornalista Luís Boaventura. A publicação "ABTV - Fazendo História", mostra a emissora desde o dia 1ª de agosto de 1991 até os tempos atuais, bem como os funcionários, o trabalho de levar as notícias locais para os telejornais nacionais, além de como é feito o ABTV.

“Diferentemente das histórias que a emissora contou e que se encontram preservadas em um centro de documentação em fitas U-Matic, BetaCam, VHS, em DVD e, mais recentemente, em HDs, a história da própria emissora não está registrada. Ela foi conservada nas lembranças dos diversos funcionários que fizeram parte do processo de consolidação da TV Asa Branca no mercado jornalístico do interior e eu fui atrás dessas histórias”, explicou Boaventura.

Essa é a primeira publicação a registrar a evolução da emissora do interior de Pernambuco. Além de relatar a evolução do canal de TV, Boaventura também faz um relato ano a ano, de 1991 a 2016, dos principais fatos que a emissora cobriu. “Fatos que fazem parte da história de Pernambuco e foram registrados pela Asa Branca como a tragédia da hemodiálise, denúncia de trabalho infantil na Feira da Sulanca, tremores de terra e as enchentes”, exemplifica o autor. 

Também foi feita uma busca para encontrar os repórteres que passaram pela Asa Branca e cobriram esses fatos destacados e fizeram comentários sobre o processo de construção da notícia e a repercussão na época. Alguns, inclusive, dos primeiros anos da TV, como Ana Paula Freire que hoje mora no interior de São Paulo e Sérgio Farias, que está no Rio Grande do Norte.


O prefácio é do repórter especial da TV Globo, Francisco José, que trabalha há 40 anos na emissora e conhece muito bem a região onde a TV Asa Branca está inserida, já tendo mostrando ao Brasil as belezas do Vale do Catimbau, a alegria do São João de Caruaru e denunciado o escândalo da mandioca.

Este é o primeiro livro de Boaventura, que trabalhou na TV Asa Branca, TV Clube/PE, TV Globo Nordeste e atualmente é professor de telejornalismo do Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau. O lançamento vai ser no Shopping Caruaru, no dia 31 de julho, às 16h, véspera dos 25 anos da emissora.

Serviço:
Lançamento do Livro - ABTV Fazendo História
Quando: 31/07/16 às 16h
Onde: Caruaru Shopping - Bairro Indianópolis/Caruaru

(no corredor da Top Presentes, próximo a Le Biscuit)

Homem fere vários a machadadas na Alemanha

Um homem armado com um machado feriu mais de 20 pessoas num trem na cidade de Wurzburg, no Sul da Alemanha. De acordo com a imprensa local, pelo menos 21 pessoas ficaram feridas e o suspeito terá sido abatido por policiais. Alguns feridos correm risco de morrer, segundo fonte policial citada pela agência alemã DPA. A identidade do suspeito ainda não é conhecida nem os motivos por detrás do ataque.
Com informações dos jornais portugueses Expresso e Renascença

Adilson Ramos no Clube das Pás

O cantor e compositor Adilson Ramos, um dos maiores nomes do romantismo brasileiro, volta ao palco do Clube das Pás para única apresentação, no dia 6 de agosto, a partir das 21h. A Orquestra das Pás abre a noite.  
No repertório, o artista apresenta as canções do álbum “Vem Dançar Comigo”, lançado no final do ano passado. Sucessos como “Sonhar contigo”, grande hino da trajetória musical do cantor, “Duas flores”, “O relógio”, “Até que amanheça” e “Não chores, benzinho” fazem parte do trabalho. “Estarei com meu filho, Cristian Ramos, fazendo uma homenagem ao movimento da Velha Guarda”, revela Adilson.  
A música “Sonhar Contigo”, sucesso que vem atravessando gerações, já foi regravada por nomes como Elymar Santos, Agnaldo Timóteo, Orlando Dias e Tânia Alves. A primeira composição de Adilson Ramos veio aos 11 anos de idade, quando dedicou a canção à sua mãe. Ganhou prestígio antes do movimento da “Jovem Guarda”, tendo começado a sua carreira aos 15 anos de idade, quando gravou o seu primeiro disco, intitulado “Olga”, lançado em abril de 1960.  
Os ingressos custam R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher), disponíveis na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 98543 – 7595 e (81) 98685 - 2409.

LBV vai para a ONU discutir educação

Autoridades internacionais e líderes de governos de todo o mundo se reúnem até o dia 22 de julho na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc/ONU), onde debaterão sobre como “Implementar a agenda de desenvolvimento pós-2015: transicionando compromissos a resultados”.  
Este será o primeiro encontro ministerial do órgão desde que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados por unanimidade em setembro de 2015. Trata-se de um dos principais eventos da ONU que avaliam medidas para realizar a nova agenda de desenvolvimento, substituindo os Objetivos do Milênio. 
Buscar soluções para os problemas ligados à educação, à pobreza e à saúde e compartilhá-las também é o que fará a Legião da Boa Vontade (LBV) nesta importante reunião. Ela apresentará aos participantes recomendações, boas práticas e o resultado do ensino de excelência nas unidades da Instituição, que têm feito com que alunos em situação de vulnerabilidade social alcancem o desenvolvimento acadêmico semelhante aos de estudantes de países ricos e desenvolvidos, contrariando a crença de que a condição social é fator determinante no futuro do indivíduo. A ONU, por sua vez, acolheu essas recomendações e as retransmitiu a todos os participantes da conferência em seus idiomas oficiais. 
As recomendações também podem ser conferidas na edição especial da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, 2016 (disponível em português, inglês, espanhol e francês), que traz em destaque o artigo do diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, intitulado “Agenda Global Solidária”, no qual ele evidencia a importância da Espiritualidade Ecumênica e da Fraternidade na formação do ser humano: “A defesa pioneira da LBV por uma Cidadania Planetária visa ao desenvolvimento do potencial pleno das criaturas em todas as suas dimensões, ou seja, espírito-biopsicossocial. Logo, juntar cidadania política com a Cidadania do Espírito é propiciar o surgimento da Cidadania Planetária, Global, cujo alicerce é a Generosidade, a Solidariedade, tendo os valores espirituais como sustentáculo”. 
Para ler o conteúdo da publicação é só baixar o aplicativo gratuito da revista BOA VONTADE para iOS e Android. Mais informações sobre o assunto acesse www.boavontade.com. 
LBV na ONU - A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Ecosoc, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI) desde 1994. Essa condição lhe permite participar e contribuir para a discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países- membros.
Com informações da jornalista Vania Besse

Mutirão prorrogado

O mutirão para negociação de dívidas com a Compesa foi prorrogado até a próxima sexta-feira (22). A iniciativa é do Procon-PE em parceria com a Compesa e outras concessionárias de serviços públicos. 

O consumidor que possui dívida com alguma(s) parceira(s) do Procon poderá negociar descontos e parcelar os seus débitos. O atendimento acontece das 8h às 14h, na sede da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e uma fatura da Compesa. Quem não for proprietário do imóvel deve levar o contrato de aluguel.

Imprensa Compesa

Curso de graça para jovens empreendedores


O que significa ser bem sucedido profissionalmente? Muita gente vai achar que é ter um emprego em uma grande empresa. Para outras pessoas, conseguir aprovação em um concurso público. 

Mas um curso gratuito e online, oferecido pela Endeavor e pelo Sebrae, vai orientar universitários sobre uma alternativa: ter sua própria empresa de sucesso.

Até o dia 25, estão abertas as inscrições para o curso “Bota pra Fazer – Criação de Negócios para Universitários”, destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior. Podem se inscrever alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e especialização.
Dividido em três módulos, o Bota Pra Fazer busca inspirar os jovens por meio de diversos conteúdos e mídias, com videoaulas interativas e exemplos práticos de empreendimentos de sucesso.

O primeiro módulo ajuda a identificar oportunidades de acordo com o perfil do empreendedor potencial. O segundo trata de startups – empresas com grande potencial de crescimento em um curto espaço de tempo, com um modelo de negócios inovador – e explica as ferramentas essenciais para tirar as suas ideias do papel. O terceiro módulo aborda financiamento, orientando a melhor forma de buscar recursos para o negócio.

Quem concluir 75% do ensino a distância receberá um certificado. Para mais informações e fazer sua inscrição, clique aqui.

Agência Sebrae de Notícias

Obra de esgotamento sanitário em Casa Forte

A Compesa informa que a obra de reparo na rede coletora de esgoto na Rua Doutor Samuel Lins, em Casa Forte, que acontece desde a última quarta-feira (13), passará para uma segunda etapa e será finalizada na próxima sexta-feira (22). Foi identificada a necessidade de substituição do poço de visita (local por onde são feitas as inspeções na rede de esgoto), que possui três metros de profundidade e um metro de diâmetro. Até agora, foram recuperados três metros de tubulação da rede coletora de esgoto. O objetivo dessa obra é recuperar a rede coletora e melhorar o funcionamento do sistema de esgoto no bairro de Casa Forte. A intervenção  faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa com a Odebrecht Ambiental.

Imprensa Compesa

TIazinha agora é mãe

Nasceu às 16h07 de sábado, no hospital São Luiz, em São Paulo, Benjamin, o primeiro filho da atriz Suzana Alves, intérprete da eterna mascarada Tiazinha. A notícia da chegada do bebê foi dada pelo pai da criança, o ex-tenista Flávio Saretta, marido de Suzana, neste domingo no Instagram. "Ele chegou... Seja bem-vindo, Benzin! Jah bless", escreveu o comentarista esportivo na rede social.

Segundo contou Dona Dina Saretta, a avô paterna de Benjamin, Suzana deu à luz em um parto humanizado, quando o bebê nasce sem qualquer intervenção médica (ou com pouquíssimas intervenções).

"A Suzana queria muito que o parto fosse humanizado, e o filho nasceu no hospital. Já fomos visitá-los e eles estão bem. Meu neto é lindo, mas ainda não dá para saber se parece com a mãe ou com o pai", contou a sogra ao EXTRA na manhã desta segunda-feira.

Suzana não é a primeira famosa a decidir ter o filho através de um parto humanizado, A atriz Carolinie Figueiredo, a nutricionista Andrea Santa Rosa, mulher do apresentador Márcio Garcia, e a top Gisele Bündchen já passaram pela mesma experiência.

Nesta segunda-feira, a própria Suzana postou uma foto na maternidade, após o nascimento do filho e contou que o parto foi "sem corte" e "sem anestesia".

"Dia 16/07 às 16h07 nasceu o meu Benjamin. Nove horas de trabalho de parto na sala de parto humanizado do Hospital e Maternidade São Luiz. Graças a Deus realizei meu sonho e exatamente como planejei: parto sem interferências, sem cortes e sem anestesia nenhuma. Totalmente natural e humanizado Muito feliz! Primeiramente sou grata a Jesus, meu único Deus, minha médica Betina, a minha doula Celina e a pediatra do Ben. Obrigada parteiras e parceiras lindas!. Indo pra casa com a minha família, com saúde e gratidão no coração. Obrigada aos amigos pelas orações e todos meus seguidores queridos que torceram por mim meu respeito e carinho por todos!!!", postou ela na leganda da imagem em que aparce ao lado do marido e da equipe médica.

Adoção - Além de Benjamin, o casal está em processo para adotar um outro filho. A iniciativa se deu por conta da dificuldade que Suzana teve de engravidar, conforme ela mesma contou numa entrevista recente. "Como não conseguíamos engravidar, decidimos adotar. Como o Ben (nome do filho que nasceu) veio na surpresa, deixamos o processo continuar. Espero que a gente consiga também essa graça de adotar. Vai ser maravilhoso. Espero que a gente consiga criar duas crianças ao mesmo tempo", revelou ela à revista "Contigo!".

Casados há seis anos, eles estavam tentando ter o primeiro filho juntos há anos. A conquista só veio através de um tratamento de fertilização. "Tentei engravidar várias vezes, mas foi só na terceira tentativa da fertilização que nós conseguimos. Eu estou nas nuvens, me sentindo realizada", disse Suzana, hoje dona de um estúdio de pilates. "Meu marido estava muito preocupado com a gravidez e só conseguiu relaxar depois de vários feedbacks positivos dos médicos".

Saretta é pai também do adolescente Felipe, fruto do relacionamento do ex-tenista com a jornalista Gabriela Pasqualin.

Jornal Extra (Rio)

Morre apresentador Eliakim Araújo

O jornalista Eliakim Araújo morreu aos 75 anos neste domingo (17). Ele estava internado em um hospital de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para o tratamento de um câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada há cerca de um mês e o jornalista chegou a se submeter a um tratamento de quimioterapia, mas não resistiu.

Natural de Guaxupé, Minas Gerais, Eliakim Araújo ingressou no jornalismo aos 20 anos pelo rádio quando ainda era estudante de direito.  Foi na Rádio Continental que anunciou a renúncia de Jânio Quadros à presidência, em 1961. Passou então quase duas décadas na Rádio Jornal do Brasil.

Começou na televisão em 1983, quando se uniu à equipe de jornalismo da Rede Globo. Na emissora, ele conheceu a mulher, a também jornalista Leila Cordeiro. Eliakim assumiu a bancada do Jornal da Globo em 1983. Em 1986, os dois passaram a apresentar juntos o telejornal, formando o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira. Na Globo, Eliakim também fez reportagens, apresentou o programa Globo Repórter, comandou a cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e cobriu a eleição de Tancredo Neves. 

Juntos, Eliakim e Leila seguiram para a extinta Rede Manchete em 1989. Eles ancoraram o principal jornal da emissora. Em 1992, em São Paulo, também com mulher, Eliakim apresentou telejornais do SBT como o Aqui Agora e o Jornal do SBT.
O casal se mudou para os Estados Unidos em 1997 para atuar como âncoras do canal CBS Telenotícias, em português. O projeto durou 3 anos e os jornalistas decidiram continuar morando no país. Por três anos, o jornalista apresentou o Câmera Record News, na Rede Record. Atualmente, Eliakim Araújo morava em Fort Lauderdale com a família e trabalhava com jornalismo online. Recentemente, ele e Leila Cordeiro apresentavam juntos o programa Conexão América, exibido pela internet.
Funeral - Em seu perfil no Facebook, Leila Cordeiro escreveu: "Não faremos velório de corpo presente. Ele detestaria isso. Me dizia que não queria que as pessoas o vissem tão debilitado. Por isso, a cerimônia em homenagem a ele será na beira da praia de Fort Lauderdale". De acordo com ela, vão participar da cerimônia os filhos e amigos de Eliakim Araújo. As cinzas vão ser jogadas no mar.
No post, ela lembra detalhes da doença e do tratamento do marido. "Foram os piores 45 dias da minha vida", relata. Diz ainda que a família estava ao lado do jornalista no momento da morte: "Por isso, nos demos as mãos, nossos filhos Alexandre, Frederico, Ana , Lucas e eu, e cada um se despediu dele à sua maneira".
Portal G1

Pagando o pato: Diretor da FIESP deve quase R$ 7 Bi em impostos

O empresário Laodse de Abreu Duarte, um dos diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é o maior devedor da União entre as pessoas físicas.
Sua dívida é maior do que a dos governos da Bahia, de Pernambuco e de outros 16 Estados individualmente: R$ 6,9 bilhões.
Publicidade
Laodse - que já foi condenado à prisão por crime contra a ordem tributária, mas recorreu - é um dos milhares de integrantes do cadastro da dívida ativa da União, que concentra débitos de difícil recuperação.
Além de Laodse, aparecem no topo do ranking dos devedores pessoas físicas dois de seus irmãos: Luiz Lian e Luce Cleo, com dívidas superiores a R$ 6,6 bilhões.
No caso desses três irmãos, quase a totalidade do valor atribuído a cada um diz respeito a uma mesma dívida, já que eles eram gestores de um mesmo grupo empresarial familiar que está sendo cobrado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
A soma dos valores devidos por empresas e pessoas para o governo federal ultrapassou recentemente R$ 1 trilhão. São milhões de devedores, mas uma pequena elite domina o topo desse indesejável ranking: os 13,5 mil que devem mais de R$ 15 milhões são responsáveis, juntos, por uma dívida de R$ 812 bilhões aos cofres federais - mais de três quartos do total devido à União.
O débito desses maiores devedores representa cinco vezes o buraco total no Orçamento federal previsto para 2016.
Nesse grupo - que exclui dívidas do estoque previdenciário, do FGTS e dos casos em que há suspensão da cobrança por determinação judicial - estão desde empresas quebradas, como a Varig e a Vasp, mas também motores do PIB nacional, como a Vale, a Carital Brasil (antiga Parmalat) e até a estatal Petrobras.
Mas como pessoas físicas chegam a dever tanto ao Fisco? A explicação é que os integrantes da família Abreu Duarte foram incluídos como corresponsáveis em um processo tributário que envolveu uma de suas empresas, a Duagro - que deve, no total, R$ 6,84 bilhões ao governo.
Segundo a Fazenda, a empresa realizou supostas operações de compra e venda de títulos da Argentina e dos Estados Unidos sem pagar os devidos tributos entre 1999 e 2002. Denúncia do Ministério Público apontou que a Duagro "fraudou a fiscalização tributária." Para o MP, há dúvida sobre a real existência dos títulos negociados, já que alguns não foram lançados nas datas registradas na contabilidade.
A Procuradoria suspeita que a empresa tenha servido como "laranja" em "um esquema de sonegação ainda maior, envolvendo dezenas de outras renomadas e grandes empresas, cujo valor somente poderá vir a ser recuperado, em tese, se houver um grande estudo do núcleo central do esquema".
Segundo o site da Fiesp, Laodse é um dos atuais 86 diretores da entidade, sem especificação. Ele também integra o Conselho Superior do Agronegócio da federação e preside o Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais e seus derivados em São Paulo.
Revista Exame

Ações da SDS diminuem criminalidade

Desde o dia 11 de maio deste ano, foi posto em prática na Área Integrada de Segurança 6 – AIS-6 um projeto inovador, integrando diversos setores do serviço público, no intuito de somarem esforços para dar mais segurança ao cidadão. 
A Secretaria de Defesa Social – SDS, através das polícias Militar e Civil, a Secretaria da Mulher e a Prefeitura de Jaboatão são parceiros neste objetivo, que visa reduzir a criminalidade na Área Integrada de Segurança – AIS 06, que abrange os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno. 
Em um mês após o início do projeto foi possível perceber os pontos positivos das ações desempenhadas. No número de ocorrências de Crime Violento Letal Intencionais – CVLI,  houve uma redução de 22%, se comparados ao mês anterior à implantação do plano. Se ampliarmos para dois meses, a efetividade se torna mais evidente com a redução de 31% deste tipo de crime na área. 
Já nos casos de Crime Violento contra o Patrimônio - CVP ocorreu queda de 9%, em comparação aos meses de março e abril, período anterior ao início das ações, e em maio e junho, durante a ação do plano. 
Para o delegado Manoel Martins, responsável pela 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão, o trabalho específico na prevenção ao crime é que tem sido um fator primordial para o sucesso da operação. “As atenções foram voltadas para o que pode gerar o crime, assim começamos a investigar suspeitos, e com mandados de condução coercitiva conseguimos informações que nos deu a possibilidade de agir antes do fato acontecer”, relatou Martins. 
Outro bom​ resultado apresentado pelo Plano de Ação Integrada é o número de armas apreendidas. Houve aumento de 38% em relação ao ano anterior, onde em menos de um mês mais de 44 armas foram apreendidas na AIS 6. 
O major da Polícia Militar, Renan do Nascimento, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, ressaltou a importância de se estudar as estatísticas e agir em cima disso. “Nós analisamos quais são os pontos de maiores ocorrências, traçamos uma estratégia e começamos a fazer um trabalho ostensivo. Os números positivos retratam apenas o resultado de um trabalho que está sendo muito bem feito”, reforça Renan.

Imprensa SDS PE

Rio: Mala é deixada na rua e esquadrão antibombas é chamado

O esquadrão antibombas da Polícia Civil do Rio foi acionado na manhã desta segunda-feira (18) por conta de uma mala que foi deixada na General San Martin, entre as ruas Carlos Góis e Almirante Guilhem, no Leblon, na Zona Sul. Um homem teria deixado o objeto e, logo em seguida, saído correndo.
O porteiro de um dos prédios do local contou que viu um homem deixando a mala, chamou o homem para perguntar do que se tratava, mas o homem correu.
O esquadrão antibombas chegou ao local pouco antes das 13h e ainda não havia mais informações sobre o conteúdo da bolsa. O trecho entre as ruas Carlos Góis e Almirante Guilhem estava interditado.
Granada na Rocinha
Na subida da Rocinha, comunidade também na Zona Sul do Rio, uma granada foi encontrada nesta segunda (18), de acordo com informações da Polícia Civil. O artefato foi achado perto das obras do Metrô.

Portal G1

Obra da Compesa no Cabanga

A  Compesa começou hoje (18) uma  obra de  esgoto  na Avenida Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, Zona  Sul do Recife. 
A intervenção será necessária  para a recuperação de um trecho de  135  metros de uma tubulação de esgoto com   1,80  metro de diâmetro, assentada a  uma profundidade de  2,5 metros. 
Os trabalhos serão realizados  entre os números 297 e 431 e a previsão para a conclusão dos serviços  será  informada no decorrer da semana, após  análise técnica mais detalhada sobre as  condições  da tubulação, que é  muito antiga. 
Os veículos que trafegam pelo local farão o desvio pela Rua Capitão Temudo, uma via antes da Saturnino, à esquerda. O local estará sinalizado e agentes de trânsito da CTTU orientarão os motoristas. A obra será executada pela Odebrecht Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.
Imprensa Compesa

Tom Zé: "Hitler está vivo no Brasil. São os que estão no poder"

Entrevista do Jornal Diário de Notícias (Portugal) ao músico brasileiro Tom Zé, que atuou no primeiro dia do festival Mimo (sim, o festival originário de Olinda) em Amarante. 

(o modo português de escrever foi mantido e a referida entrevista repercutiu em blogs de esquerda no Brasil)



 A Lu Araújo, diretora do Mimo, diz que foi uma guerra para o trazer aqui. Porquê? 
Eu estou fazendo um disco, dos meus 80 anos, e estou muito atrasado. Por isso a gente não queria se afastar de São Paulo de jeito nenhum. Que disco é esse? Estará pronto em setembro, porque o meu aniversário é em outubro. Chama-se Canções Eróticas para Ninar, e em baixo: Urgência Didática. Quando eu nasci não tinha educação sexual. "Vade retro Satanás!" Quando chega aos 13 anos desce um bicho na cabeça chamado libido, você fica doido. A nudez era um crime e a educação sexual não existia. Então, as pessoas da cozinha, do quintal e do jardim passavam o dia todo falando coisas com a gente que tinham um segundo sentido. Figuras de estilo altamente sofisticadas. Por exemplo: "Debaixo de saia tem fogão." E aí davam risada. É muito difícil para uma criança entender. Um belo dia você entendia. 

O disco fala da falta do que essa educação lhe fez? 
Tinha uma falta, mas eles [pessoal da cozinha, quintal e jardim] tentavam corrigir antes de chegar a libido. Quando entra na criatura é um golpe, a mulher passa a ser o centro da atenção. E você não sabe nada. Eu tinha 16 anos quando soube que meu pai e minha mãe trepavam. O Tom Zé pensava que vinha de onde? Não acreditava na cegonha. Achava que a força universal, quando o casal estava junto, engravidava. 

 Acha que houve um golpe no Brasil, como diz a própria Dilma Rousseff referindo-se à sua saída forçada do poder? 
Minha filha, realmente é um golpe, todo o mundo sabe. A gente vive uma ditadura mascarada. [É] Um governo fazendo tudo o que uma democracia não faz e que não quer ser chamado de ditadura. Todo o dia mudam a acusação [contra Dilma], agora no Senado disseram que ela não tem nada com pedaladas fiscais [a deliberação veio do Ministério Público Federal, em relação ao caso Safra, onde foi decidido não existir crime do governo de Dilma]. Se muda a acusação têm de tirar todo o processo de impeachment. 

 Para alguém que fez e viveu o movimento Tropicália e a sua luta contra a ditadura, como vê aquilo a que chama de golpe e a subida de Michel Temer ao poder? 
Quando ia começar a [II] Guerra, todo o mundo que era contra Hitler foi para o Brasil, para pular. Depois da guerra, os fascistas que não foram mortos foram para América do Sul, que era a mesma coisa que ir para fora do mundo. O Brasil está entupido de Hitlers, de fascistas. Lá, essa penada que você ouve é Hitler falando no Brasil, Hitler está vivo no Brasil. São os que estão no poder. Como acha que vão correr os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro? Tem todas as dificuldades. Tem os que querem sabotar como quiseram sabotar todas as copas e todos os jogos; tem os que estão realmente a fim de destruir aquilo para provar que o governo tem de ser mais ditatorial, tem coisa de todo o jeito, e a gente com medo. De quê? Uma ditadura não é mole. Já conheci uma, fui preso duas ou três vezes. Vi coisa que o cão não sabe o que é. 

 Já falou com Caetano Veloso e Gilberto Gil sobre o que está a acontecer no vosso país? 
O que eles pensam eu não sei. Tivemos uma reunião no outro dia para o disco que eles fizeram [da digressão Dois Amigos, Um Século de Música]. O Globo queria que eu fosse o entrevistador deles. Só havia uma coisa em que a gente estava de acordo: o Brasil não é um país sem uma assistência imunológica. E um dos responsáveis por essa assistência imunológica é a obra dos cantores, esse lastro deixado por eles, por Chico Buarque e tal. Tem uma coisa que é uma espécie de anticorpo fascista. 

E há uma nova geração capaz de continuar isso? 
Aí é onde está, no meu disco [Vira Lata na Via Láctea, 2014], Geração Y. ["Vem depressa, porque / Meu bem, meu bem (...) / daqui a alguns anos vamos ter de governar", diz a canção] Eles fazem questão de fazer tudo com ética. Ética: é uma novidade que eu não oiço falar desde meu tempo de infância. Os fazendeiros [em Irará, Bahia, onde nasceu] - o meu avô era fazendeiro - só falava de ética. E agora essa juventude. Eu fiz um show com eles [em 2013, convidou Mallu Magalhães, Emicida e Pélico para se juntarem a ele no palco]. Eles defendem que o homem tem que ter palavra, que os ricos têm de ter respeito pelos pobres. É um povo completamente diferente. Como é que eles vão governar com ética? Ética aqui não fala, principalmente no Brasil. Tem um cara que rouba e que todo o dia acha quem defende ele e que está aí sem ser preso até hoje. O tal do [Eduardo] Cunha [ex-presidente da Câmara dos Deputados]. Deus que defenda a humanidade, que aquele é o maior bandido que eu já ouvi falar até hoje.

Diário de Notícias - Portugal

Geneton Moraes Neto precisa de doação de sangue

O jornalista Geneton Moraes Neto está internado no hospital São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro (RJ). Ele sofreu aneurisma da artéria aorta há dois meses e precisa de doações de sangue, informou o portal UOL, no último sábado (16/7).

A informação foi compartilhada pela jornalista Miriam Leitão em seu perfil no Twitter. Ela retuitou a mensagem do crítico literário Paulo Polzonoff Junior. "Pessoal do Rio!! Quem puder, o @genetonmneto está precisando de doações de sangue com urgência. Tem que informar o nome dele", escreveu.

Polzonoff Junior disse que conversou com o jornalista há dez dias e que ele passava bem. Uma das filhas de Geneton também usou sua página no Facebook para pedir ajuda aos amigos para doarem sangue ao pai. Outros colegas também manifestaram preocupação nas redes sociais.

Com mais de 40 anos de carreira, Geneton trabalha na Globo desde 1985. Ele é um dos responsáveis pela criação do "Encontro com Fátima Bernardes" e atualmente apresenta o "Dossiê GloboNews".

Portal Imprensa

Corrente para ajudar Florzinha

Florzinha é uma cachorrinha que foi resgatada por dois recifenses, Natália Cavalcanti e Vagner Freitas, após ser atropelada e sofrendo muitas dores. Levada para um hospital veterinário, descobriu-se que ela teve quatro costelas fraturadas e que está com câncer no útero, precisando de quatro sessões de quimioterapia. 

Em relação aos músculos perfurados pelas costelas quebradas, os médicos avaliaram e disseram que o organismo pode cicatrizar. Mas em relação ao câncer, Florzinha precisa fazer o tratamento, que custa R$ 150,00 por sessão, além das diárias de hospital que chegam a R$ 110,00. Natália e Vagner entraram no site de crowfunding Vakinha e  estão solicitando ajuda financeira para o tratamento da pet.

Paralelo ao tratamento, o casal agora luta para que alguém adote Florzinha, pois segundo Natália, "não acho justo devolvê-la às ruas depois do tratamento".


Para ajudar Natália, Vagner e Florzinha, clique aqui.

Bombeiros debelam incêndio em Petrolina

Os bombeiros foram acionados no final da manhã de hoje para atuar num incêndio de tanque de combustível na Av. Clementino Coelho, em Petrolina, no Sertão do estado. As chamas começaram ao redor do tanque, onde funcionários faziam serviços de soldagem, tendo mato e restos de líquido inflamável. Em menos de uma hora, o incêndio foi combatido e não houve feridos.

Com informações do Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Acidentes matam três em Pernambuco

O início da noite deste domingo (17) teve dois acidentes com vítimas fatais. O primeiro ocorreu em Gravatá, no Km 78 da BR 232, com a colisão de um carro e uma moto, causando a morte de uma mulher de 49 anos. Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado, uma batida frontal entre um Fiat Stylo e um ônibus acabou na morte de duas pessoas além de uma pessoa ferida. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.