quarta-feira, 13 de maio de 2020

Dor nas costas: mais comum em tempos de home office

Nunca o termo "dor nas costas" foi tão pesquisado no Google. Segundo o site de buscas, desde o dia 26 de fevereiro a procura pela expressão cresceu 76% no Brasil. Em Olinda, o Núcleo de Fisioterapia em Águas Compridas e Ouro Preto oferece RPG, Pilares, Osteopatia, Auriculoterapia e Ventosaterapia que ajudam no combate ao problema.

A maioria das dores está relacionada à má postura, de acordo com a fisioterapeuta do Núcleo de Fisioterapia de Ouro Preto, Angélica Dionísio Pereira. Ela e sua equipe estão à disposição para esclarecimentos através dos números 3429-6055 (Águas Compridas) e 3429-5902 (Ouro Preto).

"As dores nas costas podem ser crônicas ou agudas. As crônicas normalmente estão associadas a uma patologia. Já as agudas a um movimento brusco, ao pegar um peso com a postura incorreta, também por ficar muito tempo em pé ou sentado em cadeiras ou até mesmo no sofá", disse Angélica.

Com o aumento do serviço home office, muitos trabalhadores estão passando muito tempo sentados e, como estão em casa, alguns não têm a preocupação de sentar em cadeiras adequadas.

"Alguns trabalham sentados no sofá ou até mesmo na cama. Com isso a consequência são as dores nas costas, podendo ser chamadas de lombalgia, que atrapalha bastante. Em casos de dores agudas, a correção postural no dia a dia pode ajudar a aliviar e prevenir", acrescentou.

Outras dicas da fisioterapeuta Angélica Dionísio Pereira:

- Ao sentar, apoiar as costas no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão, não sentar com as pernas cruzadas, fazer intervalos para se alongar e pequenas caminhadas; 

- Ficar de lado ao deitar e levantar da cama, com cuidado e apoio das mãos; dormir de lado, com travesseiro que suporte o pescoço de formar que a cabeça e coluna permaneça reta;

- Flexionar os joelhos ao abaixar para pegar objetos, quando for carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços;

- Quando usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos;

- Fazer alongamentos evitam tensão nos músculos;

- O emocional também colabora para dores nas costas, a musculatura tensionada pode provocar dor;

- Caso as dores persistam, procurar um médico especialista.

Imprensa Olinda

COVID-19: Pão de Açúcar muda logomarca

Desde que tudo mudou, o Pão de Açúcar tem atuado para garantir a segurança de seus clientes e colaboradores com medidas efetivas de prevenção à pandemia de covid-19. E para reforçar que veste a causa, a rede está aderindo ao movimento das marcas que atualizaram os logotipos com uma máscara de proteção facial. O objetivo é contribuir para a conscientização da importância de usar o acessório ao sair de casa como forma de proteger a si próprio e aos outros. O logotipo com a máscara passa a assinar todas as contas em redes sociais do Pão de Açúcar (Instagram, Twitter e Facebook) e do Pão de Açúcar Adega (plataforma especializada em bebidas premium da rede) já nesta terça-feira (12).
A iniciativa dá sequência à campanha nacional #JuntosPodemosMais, em que o Pão de Açúcar reuniu, em um filme de 90’’, as ações implantadas em lojas físicas e em seu serviço de e-commerce para mostrar como respondeu à crise do novo coronavírus e procurou ajudar a vida das pessoas – como a medida de obrigatoriedade do uso de máscaras em suas lojas e que foram disponibilizadas a todos os colaboradores. O filme também ressalta o trabalho dos profissionais essenciais que estão na linha de frente para atender a população e estimula a união para que todos possam superar juntos este momento de desafio. A criação da campanha e dos logotipos atualizados foram realizadas pela agência BETC/Havas. O filme pode ser conferido neste link: https://youtu.be/Sl1CGuF96hw
Medidas preventivas
Nas lojas físicas, o Pão de Açúcar adotou protocolos rígidos de higienização, com a utilização e disponibilização aos seus colaboradores de todos os equipamentos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, a obrigatoriedade do uso de máscaras, a desinfecção com álcool em gel nos pontos de atendimento e com a instalação de painéis de acrílico e adesivos no piso para a organização do distanciamento social. Também afastou temporariamente todos os seus colaboradores em grupos de risco e contratou quase 2 mil pessoas, temporariamente, em todo o Brasil, para ajudar com a operação. Na mesma linha, o Pão de Açúcar foi a primeira marca do grande varejo a adotar um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos, oferecendo uma alternativa para um caso de extrema necessidade. Em momentos de alta demanda, a rede chegou a limitar a compra de produtos para garantir que as famílias pudessem se abastecer de maneira igualitária e concentrou seus esforços de fornecimento para atender as necessidades por produtos de alimentação, limpeza e cuidados pessoais. Também reafirmou o seu compromisso, em cadeia nacional de televisão, com o não repasse de possíveis reajustes de preços aos consumidores.
Já nos serviços de e-commerce do site www.paodeacucar.com e pelo app Pão de Açúcar Mais, a rede antecipou investimentos para triplicar a capacidade operacional de entregas em poucos dias, com a abertura de dois novos centros de distribuição, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a fim de garantir que todos pudessem realizar suas compras sem precisar sair de casa. A marca realizou ainda a doação de 300 mil alimentos e produtos de higienes para instituições sociais parceiras, com alcance estimado de mais de 30 mil famílias.

Operação intensiva contra coronavírus realizada em quatro bairros de Olinda

A fiscalização como estratégia para o combate à Covid-19, o novo coronavírus, segue sendo adotada pela Prefeitura de Olinda. Por isso, nesta quarta-feira (13.05), a Guarda Municipal coordenou mais uma Operação Integrada Coronavírus Comércio, nos bairros de Caixa D’água, Águas Compridas, Casa Caiada e Bairro Novo. 

A missão esteve centrada na fiscalização dos estabelecimentos enquadrados como “atividade essencial” e também dos que possam estar funcionando de forma irregular. 

Pela manhã os efetivos estiveram nos bairros de Caixa D’água e Águas Compridas. Casa Caiada e Bairro Novo foram atendidos no turno da tarde. A força integrada conta sempre com efetivos de diferentes instituições. Além da Guarda Municipal, fazem parte: Secretaria de Transportes e Trânsito; Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano; e Polícia Militar de Pernambuco (1º BPM).

São fiscalizados inclusive os serviços essenciais, como supermercados e padarias, que podem funcionar, mas precisam atentar para normas de distanciamento e higiene. A população precisa ser aliada e fazer a sua parte neste momento crítico de combate ao novo coronavírus. Realizando as medidas que as autoridades pedem desde o início da pandemia: higienização das mãos, evitar aglomeração, uso de máscara e, se possível, não sair de casa. 

Imprensa Olinda

Convênio entre Prefeitura do Recife e Ambe

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, celebra a cooperação técnica com a Universidade de Pernambuco (UPE) para a diluição de álcool 96%, utilizado como combustível de veículos, em álcool 70%, para abastecer a Rede Municipal de Saúde e também a campanha “Mais Vida é Ficar em Casa”, realizada nas comunidades do Recife, no combate à Covid-19. A iniciativa conta com o apoio da Ambev e da água mineral Santa Terezinha, com a doação de álcool 96%, vasilhames e água mineral para a produção inicial de 6.000 garrafas de 500ml de álcool 70%.
O Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, o Prof. Pedro Falcão, Reitor da UPE e a Profª. Socorro Cavalcanti, Vice-reitora e coordenadores se reuniram, na última segunda-feira (11), para visitar o Laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Hospitalar Santo Amaro. No local, acontecerá a diluição do álcool, onde será coordenada pelo Prof. Dr. Sérgio Peres, da Poli UPE. Contará ainda com o engajamento de mais 10 pessoas, entre eles professores e funcionários do próprio laboratório.
A parceria entre o poder público, privado e a universidade com as doações e contribuições, na prática, simbolizam muito mais que uma ajuda financeira. “Elas simbolizam uma sociedade sustentável, equilibrada e com responsabilidades compartilhadas. É como se a pessoa tivesse chamando a responsabilidade pra si. Essa é uma das grandes lições da pandemia, com a reaproximação entre o poder público, universidades e iniciativas privadas”, destacou Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana.
Ponzi considera a iniciativa importante para desenvolver soluções e inovações para melhorar a vida das pessoas. “Todos desenvolvendo parcerias para soluções simples e inovadoras que ajudam a impactar positivamente a sociedade. A colaboração e cooperação são valores que vão moldar essa nova sociedade que está ressurgindo, e no Recife não é diferente”, pontua. 
O reitor da UPE também comemora o trabalho em conjunto. “A parceria com a Secretaria de Inovação da Prefeitura da Cidade do Recife me deixa cada vez mais consciente da certeza do dever cumprido. Já faz parte da missão da UPE fazer parcerias com o Governo do Estado e com as prefeituras. Então, essa cooperação com a Prefeitura do Recife, neste momento que estamos vivendo com a pandemia, só vem reforçar a importância da Universidade, através do nosso laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) na produção do álcool 70% no combate ao vírus", disse o professor Pedro Henrique de Barros Falcão. "É o início de uma série de outras ações na área de inovação e pesquisa que vamos celebrar entre a UPE e a Secretaria de Inovação do Recife”, concluiu o reitor.

Imprensa Recife

Nova Estação de BRT começa a operar, nesta quinta (14), na Av. Conde da Boa Vista

Começa a operar, nesta quinta-feira (14), a primeira das duas novas Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. A EBRT Rua do Hospício segue o mesmo modelo das demais Estações do Corredor Leste/Oeste com embarque e desembarque de usuários dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço.

A EBRT Rua do Hospício faz parte do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista que prevê a substituição das seis Estações de BRT transitórias por duas nos mesmos moldes das demais existentes nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A nova Estação deverá ser atendida pelas linhas:

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

Com o início da operação da EBRT Rua do Hospício, a Estação Padre Inglês II - localizada após o cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz, no sentido cidade/subúrbio da via - será desativada. As opções para os usuários são as EBRT Derby e a nova EBRT Rua do Hospício.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife