terça-feira, 4 de junho de 2024

Igarassu é a 3° cidade da Região Metropolitana com melhor percentual de alfabetização


O Governo Federal divulgou, nesta terça-feira (28), o primeiro relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada e Igarassu é o terceiro melhor percentual de crianças alfabetizadas. O percentual é direcionado ao 2° ano do ensino fundamental na Região Metropolitana do Recife (RMR), alcançando 62,6% de estudantes. 

A pesquisa Alfabetiza Brasil é realizada para definir o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2° ano do ensino fundamental. A prefeita professora Elcione Ramos desde que assumiu a gestão inovou com vários programas na Educação da cidade . A gestão investe na requalificação de unidades de ensino, entregas de equipamentos para atender os estudantes e atualmente está com o projeto “Minha Escola no Grau Certo”, que visa climatizar todas as salas de aula das instituições da rede municipal. “ Estamos acima da média do percentual de Pernambuco que é 59 % e acima da média do Brasil que é 56%”, comemora a gestora. 

Em 2023, foi apresentado que 56% das crianças brasileiras foram consideradas alfabetizadas através de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), para o 2° ano do ensino fundamental. Com esse resultado, o Brasil recuperou o desempenho da alfabetização anterior à pandemia do Covid-19.

Foto: Ivonildo Pedro
Imprensa Igarassu PE 

Produção agroindustrial é pauta para alunos da Rede Municipal de Belo Jardim


A Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com o Instituto Federal de Educação (IFPE - Campus Belo Jardim), viabilizou mais um projeto, desta vez, na área de produção agroindustrial. O projeto de extensão ocorrerá por meio de oficinas voltadas para as boas práticas de manipulação de alimentos. 

O objetivo do projeto é incentivar os alunos a aplicarem as práticas corretas de manipulação no preparo da alimentação doméstica, contribuindo para a melhoria das condições higiênico-sanitárias, evitando, assim, as doenças transmitidas por alimentos produzidos em casa. Além de estimular ações sustentáveis, bem como o despertar para as futuras ações empreendedoras dos estudantes. 

Ministrado pelos professores Mayk Caldas e Rosilda Alves, com o apoio dos alunos extensionistas Sandy Nunes e Thiago Oliveira, a proposta visa contemplar os estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6° ao 9° anos) de toda a Rede Municipal. Na oportunidade, estiveram presentes os estudantes dos 9° anos da Escola Municipal Inês Barbosa e do Centro de Excelência Municipal (CEM).

Imprensa Belo Jardim PE 

Estêvão Machado apresenta "O Liceu das Vozes" neste domingo Livraria do Jardim


No próximo domingo, dia 09 de junho, às 10h, a Livraria do Jardim receberá o lançamento do livro "O Liceu das Vozes", escrito por Estêvão Machado. O evento promete ser uma ocasião imperdível para refletir sobre o aprendizado dentro e fora do que chamamos de educação formal e as diversas vivências que moldam nossa trajetória educacional.

Este é o segundo livro de Estêvão Machado, publicado pela Editora Urutau, e apresenta uma questão instigante: será que sempre carregamos a centelha do aprendizado e da construção, sem perceber esse processo de forma consciente? Se o que nos cerca nos molda e nos motiva, esses são elementos fundamentais e contributivos para nossa vida em sociedade.

É nesse contexto que o evento promete uma conversa descontraída e enriquecedora, contando com a participação especial do autor Estêvão Machado, Juliana Costa e de todos os presentes. O objetivo é compartilhar histórias e trocar experiências sobre as diversas formas de aprendizado, explorando como cada vivência contribui para a formação da nossa "escola" pessoal e nossas lições de vida.

"Queremos ouvir suas histórias e trocar experiências sobre o aprendizado e suas diversas formas", destaca Estêvão Machado. "Será um bate-papo inspirador e transformador, onde poderemos refletir sobre como estamos em constante contato com o ato de aprender, seja ele estimulado ou reprimido".

Vale lembrar que toda a programação mencionada acima é gratuita, no entanto para confirmar sua presença no local, é necessário realizar inscrição através do link no Sympla, disponível na bio do Instagram @livrariadojardim. Demais detalhes sobre esta e outras atrações da Livraria do Jardim também são publicadas por lá diariamente, mantendo os seguidores informados sobre todas as novidades e eventos literários e culturais.


Serviço:
Evento: Lançamento do livro "O Liceu das Vozes"
Data: 9 de junho
Hora: 10h
Local: Livraria do Jardim, Avenida Manoel Borba, nº 292, Boa Vista, Recife
Entrada: Gratuita
Inscrição: Sympla

A experiência do cliente Nubank é base de curso para executivos


O Nubank ultrapassou o Itaú e se tornou o banco mais valioso da América Latina. O banco com cartão roxo começou oferecendo cartões de crédito com limites baixos, aplicativos fáceis de usar e uma proposta voltada para o cliente. Hoje tem 100 milhões de correntistas no Brasil, México e Colômbia. Sem agências, sem filas e com produtos amigáveis, o banco se transformou em exemplo de sucesso em um setor conhecido pela sisudez.

A experiência do cliente Nubank é uma das vivências que a Audens EDU vai abordar na “Imersão Experiência do Cliente e do Colaborador”. O gerente sênior de experiência do cliente do Nubank, Gustavo Saiago, estará presente nesse curso de curta duração, voltado para empresários e executivos de empresas de todos os tamanhos.

Gustavo Saiago é Nubank, hoje, e tem mais de 10 anos atuando em empresas multinacionais como Avon e Mercado Livre. Seu conhecimento é voltado para inovação, desenvolvimento de pessoas e experiência do cliente. Ele também é fundador da Arte de Atender.
Além de Gustavo Saiago, o curso contará com a experiência internacional de Claudemir Oliveira, por 15 anos executivo da Disney, com passagens pelas companhias aéreas United e American Airlines. Claudemir vai abordar a atenção que as empresas devem dedicar aos clientes e como esse foco começa no cuidado que as empresas devem ter com o colaborador.

As experiências reais de empresas que se destacaram no mercado vão fazer parte do conteúdo de Caroline Garrafa, head de People Skills da Link School. Ela vai fazer as conexões entre os casos da Disney e do Nubank para ensinar como os líderes podem programar seu comportamento e sua comunicação para aplicar, em sua vida profissional, as experiências apresentadas e outros ensinamentos.

Além dos cases internacionais e nacional, o curso também terá um painel com Victor Carvalheira. Ele é CEO da produtora que leva o seu nome e criou um novo modelo para eventos e shows em Pernambuco.

Sobre a Audens
Com uma trajetória de sucesso de 9 anos, o grupo se destaca como líder em serviços de Capital Humano no Nordeste, com ampliação para o estado de São Paulo, marcando presença nacional.

Composto por três empresas, Audens One, Audens e Audens Board, oferecemos soluções abrangentes em Recrutamento, Governança e Conselho, demonstrando nossa versatilidade e comprometimento com o sucesso organizacional.

A Audens EDU, é a mais nova empresa do grupo e o braço de educação do Audens Group, que nasce com a missão de impulsionar a prosperidade nas regiões Norte e Nordeste, fortalecendo as empresas locais e incentivando o desenvolvimento contínuo de profissionais.

Serviço:
“Imersão em Experiência do Cliente e do Colaborador”
Data: 13 de junho, no JCPM Trade Center, Recife
Informações: www.audensedu.com.br

Beth Barros canta para elas

Teresa Leitão comemora aprovação do Marco Regulatório de Fomento à Cultura


O Marco Regulatório de Fomento à Cultura foi aprovado nesta terça-feira (4) no Senado. O texto promove a esperada ampliação do acesso a recursos para a atividade cultural no país. O projeto agora segue para a sanção presidencial.

Após a aprovação, ainda no plenário, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do PL 3905/21, celebrou: “Agora vamos ter de fato o fomento acessível para toda a cadeia da cultura. Não só o MinC voltou, mas também as condições de fazer cultura nesse rico país, de tanta diversidade cultural. Muito obrigada a todos que votaram conosco”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também comemorou: “É uma grande conquista que vem sendo pleiteada ao longo de anos. Isso significa uma mudança de paradigma para a produção cultural brasileira”, avaliou.

O projeto aprovado estabelece um regime jurídico próprio para o fomento cultural no âmbito da administração pública. Estão mantidas as outras leis de fomento (como a Rouanet, a Cultura Viva e a de Audiovisual); além disso, permite que estados e municípios implementem suas próprias políticas de forma autônoma.

A secretária de Comitês de Cultura, Roberta Martins, destacou a redução da burocracia e simplificação de alguns processos que são definidos no texto aprovado.

“Ter um regime próprio da cultura vai, finalmente, nos ajudar a realizar ações a partir da realidade das gestões culturais, que podem ser populares e também complexas. Retirar os obstáculos é diminuir as desigualdades do acesso às políticas culturais. É uma nova era para nós”, avaliou.

Sérgio Hoff: relato de um refugiado climático

O youtuber, sindicalista e bancário Sérgio Hoff, que já foi entrevistado aqui no blog há algum tempo, perdeu tudo nas enchentes no Rio Grande do Sul. Ele mora na cidade de Canoas, uma das mais atingidas pelo desastre climático. Quem quiser e puder ajudá-lo, sua chave pix é sr_hoff@hotmail.com e a vakinha é https://www.vakinha.com.br/4780017 No vídeo a seguir, o seu relato ao ver sua casa, ou melhor, a sua vida, depois de tudo que aconteceu.

Agrovale comemora XV Semana do Meio Ambiente


Começou no dia 27 do mês passado e vai até a próxima quarta-feira (5), em Juazeiro-BA, a XV Semana do Meio Ambiente da Agrovale. O evento, foi aberto com a distribuição de mudas nativas da Caatinga entre os colaboradores da empresa sucroenergética e com as prefeituras dos municípios de Juazeiro, Fátima, Uauá, Casa Nova e Conceição do Coité, na Bahia e Petrolina, Granito e Lagoa Grande, em Pernambuco.

Com o tema ‘Restaurando a terra em resiliência à seca’, a edição 2024 da Semana, que já é uma tradição no Vale do São Francisco, prosseguiu na segunda-feira (3), com a distribuição de mudas e ações educativas e de conscientização ambiental entre os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dilma Calmon de Oliveira, no bairro Quidé e na escola Caxangá, que fica no Jardim Primavera, área rural do município.

Na terça-feira (4), foi a vez da Praça Santiago Maior, no centro de Juazeiro, receber as mudas de espécies arbóreas, a exemplo do Jatobá, Angico e Ipês amarelo e roxo. O encerramento da programação será nesta quarta-feira (5) - Dia Mundial do Meio Ambiente, no refeitório da empresa das 11h às 13h30.

A gestora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, vai coordenar uma programação, movimentando os colaboradores de todos os departamentos com sorteio de brindes, dinâmicas educativas, ações de orientação, distribuição de mudas, material didático e conscientização sobre a importância da biodiversidade e da preservação da fauna e da flora na nossa região.

SESI-PE oferece 300 vagas para cursos gratuitos e online com foco na produtividade do trabalho


O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está oferecendo 300 vagas para dois cursos gratuitos e online, sendo 150 para “Gestão do Tempo” e outras 150 para “Comunicação no Foco Organizacional”. Para se inscrever, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos, além de acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23 de junho ou até as vagas serem preenchidas através do site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”.

O objetivo do curso “Gestão do Tempo” é fazer com que os alunos compreendam a importância da organização e do planejamento como estratégia para uma maior produtividade e eficiência dentro do ambiente de trabalho. Com uma carga horária de 8 horas, o curso irá abordar temas como O tempo e seu impacto nas organizações; A questão do tempo na contemporaneidade; Administrando o tempo; Quantidade X Qualidade; Desafios da gestão do tempo nos âmbitos pessoal e profissional; Administração do tempo e estabelecimento de prioridades; Como fazer uma boa gestão do tempo?.

Já o curso “Comunicação no Foco Organizacional” irá promover conhecimentos básicos sobre a comunicação em situações organizacionais, considerando demandas de trabalho e interações com as pessoas, uma vez que as relações interpessoais são essenciais para os processos produtivos. Entre os conteúdos que serão abordados estão O que é comunicação e qual sua importância; Aspectos que envolvem a comunicação; Fatores implicados na comunicação; Comunicação e as suas formas de abordagem; Gestão e comunicação; Relações entre comunicação, trabalho e aprendizagem; As teorias da comunicação nas organizações; Comunicação com excelência; Algumas estratégias para melhoria da comunicação no trabalho. A carga horária é de 20h.

Após a realização da matrícula, o aluno terá até 30 dias para terminar o curso desejado. Em seguida, é necessário realizar uma avaliação na plataforma educacional e, após atingir o mínimo de 70 pontos no exame, o estudante recebe o certificado. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br. 

*Sistema FIEPE* - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Deputado Abimael Santos realiza fiscalização na PE-145


O deputado estadual Abimael Santos realizou uma fiscalização na PE-145 entre as cidades de Jataúba e Brejo da Madre de Deus. Foi constatado inúmeros buracos e uma situação precária da pista. Que faz com que muitas pessoas tenham receio de trafegar no local.

Além disso, o acostamento estava repleto de vegetação a população local teme constantemente o risco de acidentes na via tendo em vista a falta de sinalização e durante viagens noturnas, várias pessoas já morreram no local. 

Esses fatores também favorecem uma outra problemática: vários assaltos estão acontecendo aos feirantes do polo das confecção do Agreste. Criminosos se aproveitam da vegetação alta e da baixa velocidade dos veículos nos buracos a fim de roubarem os ônibus, vans e carros populares carregados de mercadorias.

Vale ressaltar que esta rodovia é a mesma utilizada pelos turistas que vem assistir o espetáculo da paixão de Cristo no distrito de Fazenda Nova e somente durante o espetáculo o governo se lembra de realizar algum benefício.

O parlamentar deu um prazo de 30 dias para que o governo do estado possa entrar com uma resposta de melhorias na rodovia, caso contrário, ele irá endurecer o discurso e trazer algumas críticas mais contundentes ao Governo do Estado. 

A estrutura era tão crítica que o deputado precisou utilizar o seu tradicional facão para ter acesso algumas áreas do acostamento pois a vegetação estava em um nível tão alto que ocultava a visão dos motoristas.

Alepe lança exposição com material reutilizável em parceria com a Cepe


Num momento em que a natureza pede socorro para o descarte correto de materiais, transformar em obras de arte produtos que teriam o lixo como destino final vem sendo usado com criatividade e imaginação pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As peças poderão ser vistas na exposição ‘Galeria Reciclada da Alepe’, que será aberta ao público nesta quarta-feira (05/06), a partir das 9h, no hall superior do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe. A exposição faz parte das atividades programadas pela Alepe em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado em 05 de junho. 

As obras, criadas pelo artista plástico Júlio Gonçalves, ficarão em exposição de 05 a 21 de junho, no horário de funcionamento da Alepe. Nesse período, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco do acervo do projeto de sustentabilidade da Cepe. As peças são produzidas a partir de produtos reciclados como papel triturado, papelão, arame, madeirite, cola e rolos de fita durex. Na oficina da editora, os materiais que seriam descartados vão aos poucos ganhando outros formatos e contornos para virar quadros, esculturas, painéis e peças utilitárias.  

_OFICINA_
Além da exposição, a Alepe promoverá uma oficina com produtos recicláveis para estudantes de escolas públicas do estado. A proposta é que, após o curso, os alunos possam se transformar em empreendedores e consigam renda própria com a venda dos objetos confeccionados. As aulas serão ministradas pela Cepe de 19 a 20 de junho. Serão 120 estudantes, divididos em duas turmas de 30 alunos cada, uma no horário da manhã e outra à tarde. As aulas serão ministradas pelo artista plástico e funcionário da Cepe Júlio Gonçalves, 84 anos, criador da Galeria Reciclada. 

De acordo com Júlio, a Galeria Reciclada da Cepe tem como foco a responsabilidade ambiental. “Neste trabalho temos a parte social, de formar facilitadores e levar o projeto às periferias para replicar, formar mais pessoal para trabalhar e ter sua própria renda”, explicou Júlio, artista autodidata.   
  
O projeto de sustentabilidade da Cepe surgiu em 2017 pelas mãos de Júlio Gonçalves. Foi a partir daquele ano, conta o artista plástico, que a sobra dos resíduos sólidos das máquinas encadernadoras usadas para produzir livros, revistas e jornais na editora começou a ganhar outras formas e uso, a partir de uma iniciativa de preservação ambiental e cidadania.     

Na Cepe, uma parte do papel é doado e a outra segue para a Galeria Reciclada, gerando assim um impacto positivo ao meio ambiente. “No início comecei a fazer teste com o que sobrava da máquina encadernadora para saber no que poderia se transformar. O projeto ganhou vida e sempre que possível apresentamos as peças”, lembrou Júlio.

 Algumas obras chegam a ter mais de dois metros. São esculturas, painéis, quadros, peças utilitárias com inspiração em pássaros, peixes, flores e figuras totêmicas, tudo produzido com material reutilizado, de acordo com o artista plástico. Maiores informações sobre a venda das peças é só acessar galeriareciclada@cepe.com.br ou pelo telefone: 3183.2767 (Cepe).


_ATIVIDADES_ 
Além da exposição Galeria Reciclada, a Alepe vem promovendo diversas atividades para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação inclui palestras, audiência pública, visitas técnicas no interior do estado e atividades com estudantes sobre educação ambiental. As ações sobre a semana do Meio Ambiente são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

Paralela à exposição, haverá nesta quarta (5), às 10h, a palestra “Desertificação em Pernambuco: desafios e enfrentamentos”, no auditório Sérgio Guerra. Os participantes vão discutir as causas, consequências e estratégias para enfrentar o problema no estado. Os especialistas em meio ambiente, climatologia e gestão de recursos naturais vão abordar sobre a perda da vegetação, a redução de fertilidade do solo, escassez de água e os impactos socioeconômicos para a população.

_Serviço:_

Abertura da exposição Galeria Reciclada na Alepe
Data: 05 de junho, às 9h
Local: Hall superior do Edifício Miguel Arraes
Período da exposição - de 05 a 21 de junho

Oficina para estudantes de escolas públicas - 19 e 20 de junho

Palestra: Desertificação em Pernambuco
Data: 05 de junho, às 10h
Local: Auditório Sérgio Guerra

Visitas técnica às cidades de Petrolina e Serra Talhada
Data: 06 e 07 de junho

Prefeitura de Arcoverde é representada no Workshop Ferramenta Clima PE, realizado pelo Governo do Estado


A Diretora de Meio Ambiente de Arcoverde, Jaqueline Coelho, integrante do Viveiro Educativo, representou nesta terça-feira (04) a gestão municipal, na programação do Workshop Ferramenta Clima PE. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), fazendo parte das ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 05 de junho.

No workshop, os participantes contaram com a apresentação do Projeto Clima PE e sua Ferramenta, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com recursos do Future Fund do Under 2 Coalition. O projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital de fácil acesso, que sirva de ferramenta de apoio e incentivo à ação climática local, promovendo uma maior articulação entre os entes federativos para o fomento do debate e a implementação das políticas do clima.

"A importância deste projeto também está relacionada ao engajamento dos governos municipais, para a construção de um Pernambuco de baixo carbono, resiliente e inclusivo", ressaltou Jaqueline Coelho.

As explanações do workshop trataram os sete eixos do projeto, divididos em: 'Governança e Instrumentos', 'Educação e Comunicação', 'Adaptação e Gestão de Riscos ao Impactos Climáticos', 'Resíduos', 'Agricultura Resiliente e de Baixo Carbono', 'Conservação e Recuperação Ambiental' e 'Energia e Transporte'.

Também foram abordados na ocasião, tópicos relacionados à mudança climática, como o agravamento de ondas de calor, aumento da intensidade das chuvas e o aumento no número de transmissão de doenças por vetores.

Imprensa Arcoverde PE 

Importunação sexual às mulheres é crime frequente no período junino; saiba como proceder


O período junino é um momento festivo aguardado por muita gente, e deveria ser contabilizado apenas dados positivos, mas infelizmente não é bem assim. Nesta época do ano, surge o crescimento da importunação às mulheres, conduta que é crime com pena de um a cinco anos de reclusão, previsto na Lei 13.718/2018. 

A importunação está prevista no artigo 215-A do Código Penal e condena a prática do ato libidinoso (que tem objetivo de satisfação sexual) na presença de alguém, sem sua autorização, sem maiores exigências quanto ao sujeito ativo da conduta. Por exemplo: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, dentre outros.

Muita gente confunde importunação com assédio sexual, mas são diferentes. O assédio sexual exige que o sujeito ativo da conduta use sua condição de ocupar cargo superior no local de trabalho de ambos, com objetivo de constranger a vítima a lhe conceder vantagem sexual. Por exemplo, chefe que ameaça demitir secretária, se ela não atender seus convites para saírem juntos. 

Mesmo ambas as condutas sendo presentes nesse período junino, a mais corriqueira é a importunação sexual. Por isso, a advogada e docente do curso de Direito do UniFavip Wyden, Ielly Barros, elencou abaixo como proceder em situações de importunação.

*Condutas:*

1. Piadas de cunho sexual ou comentários sobre o corpo ou aparência.
2. Toques, abraços, beijos forçados ou qualquer contato físico sem consentimento.
3. Gestos lascivos, olhares invasivos, ou exposição indecente.
4. Insinuações sexuais, convites persistentes ou ameaças.
5. Perseguição, bloqueio de passagem, ou qualquer comportamento que cause medo ou constrangimento.

*Ações:*

1. Mantenha distância do indivíduo que está assediando.
2. Peça ajuda a amigos, familiares ou qualquer pessoa próxima.
3. Vá para áreas mais movimentadas ou procure segurança no evento.
4. Informe imediatamente a equipe de segurança ou organizadores do evento sobre o incidente ou procure o efetivo da PM nos postos policiais.
5. Anote detalhes do ocorrido, incluindo descrição do agressor, hora, local e testemunhas.
6. Dirija-se a uma Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
7. Utilize o serviço de atendimento à mulher para orientação e denúncia, pelo disque 180.
8. Mantenha mensagens, fotos ou vídeos que possam servir como prova do assédio.

Anderson Correia comemora fase de conclusão da UTI pediátrica do ICIA


O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) divulgou nesta terça-feira (04) que está em fase final as instalações da UTI pediátrica da instituição, que trará 10 novos leitos à disposição de crianças e adolescentes de Caruaru e região, que dobrará o número desses leitos no Agreste. Um pleito do vereador Anderson Correia (PP), que desde o início do seu mandato vem buscando em todas as esferas habilitar o ICIA no SUS, visando a implementação destes leitos. 

“Estou cada dia que passa mais feliz e ansioso para que esse projeto saia de vez do papel. É gratificante ver que nossa luta não está sendo em vão, mas que gerou frutos e foram exatamente os objetivos que buscávamos que estão acontecendo. Em breve veremos mais 10 leitos de UTI pediátrica para nossa região, dobrando a oportunidade de salvar vidas e proporcionar recomeços para quem mais precisa. As viagens a Brasília, as reuniões com os diversos setores da política, nossas articulações com os governos municipal, estadual e federal, tudo valeu a pena. O coração está cheio de gratidão, destacou Anderson.

Adufepe convoca professores para assembleia sobre reabertura das negociações da greve


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) convocou, para a próxima sexta (7), os professores e professoras da UFPE para uma nova Assembleia Geral Extraordinária. A primeira convocação será às 9h e a segunda, às 9h30, com término marcado para o meio-dia. 

Excepcionalmente, esta assembleia será presencial e acontecerá simultaneamente nos três _campi_. No _campus_ Recife, acontecerá no Auditório Professor Paulo Rosas, na sede do sindicato; no Centro Acadêmico do Agreste, será no auditório do Núcleo de Ciências da Vida; e no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, no Bloco Administrativo.

A categoria vai discutir informes, avaliação de conjuntura, avaliação da nova contraproposta do Comando Nacional de Greve do Andes-SN e a reabertura das negociações, além da escolha da delegação que vai para o Comando Nacional de Greve, em Brasília.

A diretoria da Adufepe reforça que a participação dos professores da UFPE no debate é de suma importância para a escolha dos melhores rumos do movimento. “É essencial que os docentes entrem nessa discussão, tragam suas ideias, analisem junto conosco a trajetória da paralisação e aprofundem as avaliações das propostas em mesas para definirmos os próximos passos da luta”, conclamou a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.

Foto: Sidney B. Carneiro

José Augusto é atração confirmada na 24ª ExpoSerra


A M2 Shows e Eventos, empresa responsável pelos shows da ExpoSerra divulgou nesta terça-feira (4) que o cantor José Augusto é atração confirmada no dia 19 de julho, durante a 24ª edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada.

A empresa também destacou que este ano teremos uma área reservada para mesas durante o show, com vista privilegiada e que as vendas de ingressos serão iniciadas em um Lote Promocional na quinta-feira (6), às 14h. Confira os valores: 

- Arena: R$ 30,00 
- Lounge: R$ 60,00 
- Mesa para 4 pessoas*: R$ 400,00 

*Cada mesa tem direito a um adicional de 2 pessoas, sendo R$ 100,00 cada, totalizando R$ 600,00 para quem optar em adicionar as duas vagas limite. 

Vendas On-line também estarão disponíveis a partir da quinta-feira pelo site ticketsimples.com. 

Locais de vendas presenciais: M2 Shows, Ouro Pneus e CDL Serra Talhada. 

Os valores podem ser divididos em até 3x nos cartões (com acréscimo da maquineta). 

A 24ª ExpoSerra “Celebrando 40 anos de CDL” acontecerá dias 18, 19 e 20 de julho de 2024, no Armazém Social do Sesc Serra Talhada.

Incentivos da Sudene atraem R$ 234,6 milhões para Pernambuco


Recife (PE) - A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste aprovou 10 pleitos de incentivos fiscais para Pernambuco, que representam um investimento de R$ 234,6 milhões no estado. São dois pleitos para a implantação de empreendimentos, quatro para modernização e dois de retificação. Eles são responsáveis por 2,8 mil empregos diretos e indiretos e estão instalados em cinco municípios. Há ainda dois projetos futuros da Petrobras no estado. 

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, os incentivos fiscais são importantes para o desenvolvimento da região. “A atração de investimentos gerada por esses incentivos é de suma importância para o fortalecimento dos setores produtivos, assim como a geração de emprego e renda, de oportunidades para a população e de maior competitividade no mercado.”

Dentre os projetos contemplados, oito são para redução de 75% do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e duas demandas foram pela implantação futura. Nas duas demandas aprovadas para projetos futuros, a empresa Petróleo Brasileiro S.A, a Petrobras, relata que deverá realizar um investimento aproximado de R$ 6 bilhões. 

Além da Petrobras, outra empresa merece destaque quanto à aprovação dos pleitos: a Nova Mobi Pernambuco SPE S.A, concessionária responsável pela gestão dos 26 terminais e 44 estações do Sistema de Transporte Metropolitano do Recife. A empresa teve sua demanda aceita pela Diretoria Colegiada da Sudene e declarou um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões através de Contrato de Parceria Público-Privada.

Além das demandas aprovadas em Pernambuco, pleitos foram contemplados na Bahia (13), Rio Grande do Norte (3), Alagoas (3), Espírito Santo (2), Minas Gerais, Ceará, Paraíba e Maranhão, cada um com uma demanda. Os pleitos são referentes a projetos de implantação, modernização, retificação de laudo, transferência e reinvestimento. Dentre os 35 pleitos aprovados, 26 são para redução de 75% do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica).

As empresas contempladas em Pernambuco, além das duas já mencionadas, são ZRO Bank Instituição de Pagamento S.A, Nissin Foods do Brasil Ltda, Klabin S.A, Pandenor Importação e Exportação SPE Ltda, Solfacil Distribuidora Industrial Ltda, e Valgroup PE Indústria de Embalagens Rígidas Ltda. Os empreendimentos estão instalados na capital Recife e nos municípios de Glória do Goitá, Goiana, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes.

Para Silvio Carlos, coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, o resultado da atuação da área neste ano é positivo. “Tivemos um aumento no número de pleitos aprovados de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. São mais de 80 pleitos aprovados em 2024, em comparação com os 23 pleitos aprovados durante o mesmo período em 2023”, comentou. Neste ano, as empresas incentivadas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste somam um investimento total de R$ 1,7 bilhão e são responsáveis por 16,4 mil empregos diretos e indiretos. 

De janeiro a maio de 2024, a Sudene aprovou mais pleitos de incentivos fiscais em relação ao mesmo período do ano passado. Para o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos da Autarquia, Heitor Freire, os incentivos fiscais são muito importantes para a atração de empreendimentos para a região. “Só em 2023 foram investidos R$ 34,2 bilhões, além de terem empregado 314 mil profissionais”, destacou. 

Por Francisco Mota
Imprensa Sudene 

Tratamentos simples ou complexos ajudam casais inférteis a realizar o sonho da gravidez


Junho marca o Mês Mundial da Conscientização sobre Infertilidade, uma iniciativa que visa trazer luz a um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A condição, que atinge cerca de 15% da população mundial em idade reprodutiva, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta um em cada seis casais. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, oito milhões de pessoas são inférteis. A boa notícia é que quando tratamentos convencionais para tratar a causa da infertilidade não resolvem o problema, os casais podem recorrer a técnicas avançadas de medicina reprodutiva, ampliando, assim, a chance de realização do sonho da gravidez. 

Segundo o urologista Felipe Pinho, membro do Núcleo de Urologia do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR) e 
coordenador do Núcleo de Infertilidade Masculina do Centro de Reprodução Humana do Hospital MaterDei Salvador, a infertilidade pode ser comparada a uma pandemia silenciosa e, por isso, merece atenção especial. Ele destaca que entre as principais causas de infertilidade masculina estão a varicocele, uma dilatação das veias dos testículos que pode afetar a produção de espermatozoides; o uso de anabolizantes, que interfere na produção hormonal; infecções não tratadas que podem causar danos aos órgãos reprodutivos; e desordens genéticas. Além disso, fatores como a ausência do ducto deferente, responsável pelo transporte dos espermatozoides, também contribuem para a infertilidade masculina. 

A infertilidade masculina é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade conjugal, segundo a OMS. Entre as causas de infertilidade feminina, a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos são frequentemente destacadas. Outras condições incluem a perda gestacional recorrente, desordens genéticas e problemas nas trompas de Falópio. "A investigação da infertilidade deve envolver o casal, pois o fator masculino também precisa ser abordado e supervisionado adequadamente", explicou o urologista.

A abordagem da infertilidade exige uma investigação abrangente e precisa, envolvendo tanto exames clínicos quanto laboratoriais. O espermograma, exame que analisa a quantidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides, é fundamental para o diagnóstico da infertilidade masculina. Em alguns casos, são necessários procedimentos invasivos para a obtenção de espermatozoides diretamente dos testículos. “O tratamento varia de acordo com a causa identificada e pode incluir intervenções cirúrgicas, uso de medicamentos para estimular a produção de espermatozoides ou técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV)”, resumiu Felipe Pinho. 

Preservação da fertilidade - Com cada vez mais frequência, o congelamento de óvulos e espermatozoides tem sido indicado como uma estratégia de preservação da fertilidade em diversas situações. Para mulheres, a criopreservação de óvulos é indicada principalmente para aquelas que desejam adiar a maternidade devido a motivos pessoais ou profissionais, ou para aquelas que enfrentarão tratamentos médicos que podem comprometer sua fertilidade, como quimioterapia. A eficácia do congelamento de óvulos é maior quando realizado em idades mais jovens, preferencialmente entre 25 e 29 anos. 

“Já o congelamento de espermatozoides é indicado para homens que passarão por tratamentos que podem afetar a produção espermática, como quimioterapia ou radioterapia, ou que estão expostos a riscos ocupacionais”, destacou o urologista Felipe Pinho. Além disso, é uma opção para aqueles que desejam preservar sua fertilidade antes de uma vasectomia. Os procedimentos oferecem uma oportunidade valiosa para planejamento reprodutivo e segurança futura.

Unidade da Compesa recebe grafitagem de jovens da Zona Norte do Recife


Um grupo de jovens moradores do Alto Santa Isabel e Alto do Mandu, na zona norte do Recife, participou nesta terça-feira (4) do início da grafitagem do muro da estação Elevatória de Água Tratada da Compesa na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, no Recife. A ação é parte de uma Oficina de Grafitagem promovida pela Companhia, uma das ações de mobilização social incluída na Semana do Meio Ambiente. Os alunos do Erefrem São Miguel, Alto do Mandu, participarão até a próxima sexta-feira (7) da iniciativa. As localidades da zona norte foram beneficiadas com a eliminação do rodízio de abastecimento e 4.700 já recebem água diariamente nas torneiras.
 
A Oficina de Grafitagem prevê a pintura dos muros das unidades da Compesa na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru, no Agreste, pelos próximos meses. Em cada oficina participarão 15 adolescentes residentes nas localidades onde está sendo realizado o projeto. A inciativa será executada pelo Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Organização Não Governamental, criada em 2009, que é formado por artistas plásticos. O trabalho consiste em levar diversas formas de expressão para a comunidade valorizando assim a cultura nas periferias buscando levar cultura e cidadania para crianças, adolescentes, jovens e famílias. O objetivo da ação é contribuir na ampliação do acesso da população aos serviços de saneamento, por meio de ações de mobilização social e educação ambiental.

Para diretor de Engenharia e Sustentabilidade da Compesa, Douglas Nóbrega, a utilização da grafitagem é uma forma de expressar o respeito, a conservação, a cidadania e a importância do saneamento e da preservação do meio ambiente. “O projeto tem o objetivo de levar arte e cidadania para as comunidades com uma mensagem muito importante de cuidado com o meio ambiente e do nosso principal recurso, que é a água. Em um momento importante de conscientização ambiental nesta semana, a Compesa reafirma o seu papel como uma empresa sustentável para os pernambucanos”, pontuou.
 
Na unidade da zona norte, a obra artística deverá possuir a dimensão aproximada de 50m². No local, estão sendo grafitados os personagens da Ecoturminha Compesa, a turma de personagens inspirados na cultura brasileira e no povo nordestino, cujo objetivo é falar de educação ambiental com o público infantil. “Esse convite foi recebido com muito entusiasmo, principalmente pelo tema tão importante que é o cuidado do meio ambiente e a água. Estamos muito felizes em contar com a participação dos jovens das comunidades da zona norte, que estão dando vida aos muros da Compesa e embelezando a cidade com arte e conscientização”, disse a representante do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Jouse Barata.

Serão contempladas com a oficina o Centro de Distribuição da Compesa, em Dois Irmãos, a Loja de Atendimento de Afogados, a Sede Administrativa, em Santo Amaro, unidades da gerência Oeste e Caruaru.

  FIM DO RODÍZIO

A mobilização social desta terça-feira foi realizada também com a presença dos moradores do Alto Santa Isabel e Alto do Mandu, que vivem agora uma nova realidade de abastecimento com água todos os dias nas torneiras, tratada na elevatória da Estrada do Arraial. A Compesa promoveu um conjunto de ações que resultaram no fim do rodízio de abastecimento, contemplando 4.700 pessoas que antes eram abastecidas no esquema de um dia com água e dois dias sem abastecimento.

Foram executadas a setorização dos bairros, que é a divisão da área para melhoria do abastecimento, e também intervenções para melhoria do rendimento do sistema de bombeamento da Estação de Água Tratada Dois Irmãos, garantindo assim a produção diária do sistema. A Companhia também investiu na área com ações de segurança para proteger o conjunto de poços da Guabiraba, com o intuito de inibir os constantes furtos às unidades. Dessa forma, a população das comunidades recebe agora água diariamente.

Articulação do Governo de Pernambuco e Parlamento garante solução para proprietários de apartamentos em prédios-caixão no Grande Recife


Após anos de espera, uma articulação que envolveu o Governo do Estado e o senador Humberto Costa solucionou uma situação que atinge milhares de famílias que vivem ou viviam em prédios-caixão na Região Metropolitana do Recife. O Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) autorizou, nesta terça-feira (4), a ampliação dos valores das indenizações devidas aos proprietários de apartamentos situados em 431 prédios-caixão condenados no Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Antes, os donos de imóveis deste tipo que apresentam problemas estruturais poderiam ser indenizados em até R$ 30 mil. Com a mudança, esse valor será de cerca de R$ 120 mil. Neste contexto, a Caixa Econômica Federal (CEF) apresentou voto favorável a essa alteração de indenização para o comitê gestor do Fundo, em um processo liderado pelo vice-presidente de Fundos da CEF, Pedro Freitas.

A decisão do FCVS, que é gerido pelo Ministério da Fazenda, resolve o impasse existente entre a Justiça e os proprietários desses imóveis, abre espaço para a demolição dos prédios vazios que estão condenados e, posteriormente, possibilitará a destinação de moradias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida para essas famílias. Para chegar a esse desfecho, representantes do Governo de Pernambuco e o senador Humberto Costa procuraram o governo federal para negociar uma solução definitiva para as pessoas que ainda vivem nestas edificações ou deixaram seus lares devido ao risco elevado de desmoronamento.

Já em 2024, os proprietários de apartamentos nos 133 prédios-caixão com maior risco de colapso na RMR serão indenizados. Os 298 restantes serão beneficiados em uma nova etapa da proposta. "Hoje é um dia de conquista para Pernambuco. Com a decisão do FCVS, os proprietários desses imóveis receberão cerca R$ 120 mil e os integrantes de movimentos de luta por moradias que acabaram ocupando os apartamentos receberão auxílio-moradia pelo Governo de Pernambuco. Além disso, nós ficamos responsáveis pela entrega de moradias novas, pelo Minha Casa, Minha Vida, para essas famílias que correm risco de morte. Com esse movimento, aproximadamente 30 mil famílias pernambucanas serão beneficiadas", afirmou a governadora Raquel Lyra.

O desembolso total estimado para a realização dos acordos será de R$ 514.805.760,00, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira.

"Finalmente, estamos garantindo, por meio dessa resolução do Fundo de Compensações de Variações Salariais, uma solução para um problema que se arrasta por décadas e que afeta dezenas de milhares de pessoas em todo o Recife e Região Metropolitana. São famílias que investiram, acreditaram no sonho de ter uma casa própria e viram esse sonho ruir. Mas que, agora, terão direito a uma justa indenização. Essa foi uma articulação que envolveu o governo Lula, a Caixa Econômica Federal, a govenadora Raquel Lyra e o nosso mandato", declarou Humberto Costa. 

"Desde o início das negociações com o governo federal a governadora Raquel Lyra se colocou à disposição para assumir os terrenos para construção de novas residências de interesse social e para pagar auxílio-moradia a essas famílias, por exemplo. Essa discussão estava travada há muito tempo, não conseguia evoluir, e foi a partir da entrada da governadora nesse processo que esse caminho tornou-se viável. Ao mesmo tempo, o Governo por meio do programa Morar Bem, tem trabalhado na regularização fundiária, construção de novas unidades habitacionais e oferecendo subisídio de R$ 20 mil para compra do imóvel aos pernambucanos", observou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

Entidades alertam sobre risco de desabastecimento de insulinas humanas


A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) recebem com preocupação o comunicado do laboratório Novo Nordisk informando que, a partir do mês de julho, haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, dos medicamentos Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), ambos com apresentação em frasco de 10ml, com previsão de perdurar pelo segundo semestre de 2024.

A SBD e a SBEM vêm participando de reuniões com os órgãos e entidades envolvidos neste processo, pois a insulina é um medicamento vital, que necessita ser administrado diariamente por milhares de pessoas, para manter a vida e a saúde.

Mesmo com o incremento da produção destas insulinas, o laboratório Novo Nordisk informa que não será possível manter a disponibilidade habitual, devido ao aumento na demanda e à redução de outros fornecedores no mercado mundial.

Segundo o laboratório, o fornecimento de canetas de insulina NPH e Regular distribuídas pelas unidades do Sistema Único de Saúde não será afetado. Os pacientes que fazem uso destas medicações devem ser orientados a buscar as farmácias do SUS para a retirada das insulinas. Caso seja necessária a substituição das insulinas humanas por análogos de insulina, será indispensável a orientação médica para o ajuste das doses, do horário e da frequência da administração.

É fundamental que toda a classe médica, profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pessoas que vivem com diabetes e a população estejam informados, para que os pacientes possam se planejar e recebam as orientações necessárias para a manutenção do seu tratamento e cuidado com a saúde.

A SBD e a SBEM continuarão acompanhando de perto esta situação e em contato constante com as autoridades competentes para manter todos informados sobre quaisquer mudanças deste cenário. As entidades se colocam à disposição para quaisquer esclarecimentos eventualmente necessários.


Araçoiaba: Jogli assina Ordem de Serviço para pavimentação da Rua da Paz


A Prefeitura Municipal de Araçoiaba deu mais um passo significativo para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade ao assinar a ordem de serviço para a pavimentação da Rua da Paz, localizada na Vila Itapipiré. O projeto contempla a pavimentação de mais de 585 metros quadrados, visando melhorar a infraestrutura local e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de vereadores, autoridades públicas e membros da população, destacando o compromisso da administração municipal com o progresso da cidade. Esta iniciativa representa um avanço importante para a região, atendendo a uma demanda antiga dos residentes e contribuindo para a valorização do bairro.

A pavimentação da Rua da Paz é parte de um conjunto de ações planejadas pela prefeitura para aprimorar a mobilidade urbana e as condições das vias públicas de Araçoiaba. Com essa obra, espera-se não apenas melhorar o tráfego local, mas também trazer benefícios à segurança e ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

O prefeito também anunciou que irá assinar a ordem de serviço para calçamento de mais 2 ruas no bairro do Quinze, nos próximos dias. 

“Chegar aos 4 cantos da cidade, em apenas 3 anos e 6 meses de gestão, cuidar da infraestrutura, da saúde, da educação, da cultura é cuidar das pessoas. Estamos cumprindo o nosso dever e continuaremos assim”, afirma prefeito, Jogli Uchôa.

Ministro Silvio Costa Filho comemora crescimento do PIB brasileiro


O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) comemorou o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro, que teve alta de 0,8% na comparação com o último trimestre de 2023 e totalizou R$ 2,7 trilhões nos três primeiros meses de 2024. O titular da pasta de Portos e Aeroportos elogiou o esforço do governo do presidente Lula para obter esse resultado positivo. 

“Um excelente resultado para a economia brasileira, que vai ser traduzido em uma alta no mercado de trabalho, em um comércio aquecido e em um agro forte. É a economia brasileira sendo retomada; é o crescimento do setor de serviços, do agronegócio. A retomada do investimento e, sobretudo, a geração de emprego e renda. O Brasil vai dar certo” destacou Silvio Costa Filho. 

O setor de Serviços foi o principal responsável pela variação positiva, com alta de 1,4%, principalmente, em função das contribuições de Comércio (3%), Informação e Comunicação (2,1%) e Outras Atividades de Serviços (1,6%). A Agropecuária cresceu 11,3% e a indústria registrou pequena variação negativa (-0,1%), considerada estabilidade

"O PIB avançou no primeiro trimestre deste ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de uma postagem em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Os números foram divulgados nesta terça-feira, 4 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deputado Álvaro Porto recebe o título de cidadão do Recife


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu, nesta segunda-feira (03.06), na Câmara Municipal, o título de cidadão do Recife. A sessão solene lotou o plenário da casa legislativa de deputados estaduais, vereadores, representantes de órgãos públicos, lideranças políticas do interior e da capital, inclusive o prefeito João Campos. 

Autor da proposta, o vereador Victor André Gomes (PV), afirmou ser importante ressaltar o trabalho realizado pelo homenageado à frente da presidência da Alepe. “Álvaro Porto obteve destaque nacional, despertando os olhares do Brasil para o Recife”, justificou. “Ao conferir-lhe o Título de Cidadão do Recife, celebramos não apenas suas conquistas individuais, mas também o impacto profundo de seu trabalho na vida dos cidadãos de Recife”, completou.

Para ele, Porto, desde o início do terceiro mandato, tem demonstrado uma habilidade em unir diferentes vozes em prol do bem comum, promovendo a harmonia e fortalecendo a autonomia da Assembleia, estabelecendo um diálogo construtivo e uma liderança pacificadora, qualidades que lhe renderam apoio unânime na Casa.

Natural de Canhotinho, no Agreste Meridional, Porto foi reeleito em outubro de 2022 com 46.026 votos. Assumiu a presidência da Assembleia em fevereiro de 2023, após ter liderado um processo de diálogo que culminou com a pacificação em torno de sua candidatura, recebendo 49 votos ou 100% do apoio possível na Casa.

No discurso de agradecimento, o deputado salientou que sua relação com o Recife vem da adolescência quando vinha à cidade visitar os irmãos. Há quase 34 anos fixou residência na capital. No entanto, entre 2005 e 2012, quando foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, voltou a morar no Agreste, mas sem se desvincular do Recife. 

“Construí com o Recife, uma relação de proximidade gradual e, por isso mesmo, sólida e marcada pela reciprocidade”, frisou. Segundo ele, ao chegar no Recife foi, aos poucos, compreendendo e gostando cada vez mais do clima efervescente e boêmio da cidade. “Eu, que sou da boemia, vi que Recife também era. Posso dizer que tivemos, desde o início, um encontro de almas. De almas festeiras”, disse. 

Lembrando ser torcedor do Santa Crua e fã do carnaval da cidade, o deputado afirmou ainda que o Recife também lhe deu responsabilidades. “Aqui foi lugar de trabalho, de crescimento profissional e de acontecimentos que marcaram a minha vida para sempre.

Nesta terra nasceram meus filhos Alvinho e Gabriel. Também é a cidade que viu nascer minha neta Maria e meu neto Gabrielzinho. Ou seja, os maiores presentes que a vida me deu, são recifenses” 

De acordo com Porto, receber o título de cidadão da cidade que ama lhe enche orgulho. “Preciso enfatizar, porém que, por tudo o que vivi e ganhei aqui, já me sentia cidadão do Recife.
Agora, me tornar cidadão de fato, me traz alegria e gratidão”. 

Álvaro Porto cresceu em meio à política e desde cedo mostrou interesse em seguir os passos do pai, Lourival Mendonça de Barros, que foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos (1965-1968 e 1977-1982). Também sofreu influência dos irmãos Carlos Porto, deputado estadual por três legislaturas, entre 1979 e 1990, e Eduardo Porto, que ocupou cadeira na Alepe por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014.

Na presidência da Alepe, tem fortalecido a relação com o Recife, especialmente a partir da agenda social vigente na Casa, voltada para ações de cidadania, fortalecimento de direitos e oferta de serviços de saúde. Também tem aberto espaço para o debate com entidades de classes, sindicatos e instituições com atuação na área social. 

Entre as autoridades presentes, estavam os deputados João Paulo Costa (PCdoB), Pastor Cleiton Colins(PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Rodrigo Farias (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Kaio Maniçoba (PP), Eriberto Filho (PSB), Danilo Godoy (PSB), Rosa Amorim (PT), Jarbas Filho(MDB), Edson Vieira (União), Luciano Duque (Solidariedade), Francismar Pontes (PSB), Diogo Moraes (PSB), Dani Portela (PSOL) e João de Nadegi (PV).

Também acompanharam a cerimônia o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), desembargador Fernando Braga; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), desembargadora Nise Pedroso; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdeci Pascoal; o secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado licenciado, Antônio Coelho; o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos; o procurador-geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho; o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o major Diego Araújo de Souza, representando o Comando Militar do Nordeste.

Compareceram também a prefeita de Canhotinho e esposa do homenageado, Sandra Paes; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; a vice-prefeita de Ribeirão, Carol Jordão; os conselheiros do TCE-PE Ranilson Ramos, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes;  os vereadores do Recife Carlos Muniz (PSB), Luís Eustáquio (PSB) e Tadeu Calheiros (MDB); os vereadores de Bonito Paulinho de Devá (Podemos) e Walter Maroja (PTB) e o cantor Novinho da Paraíba, entre outros. 

Fotos: Lucas Patrício

Samuel Salazar cobra à Compesa planejamento e conclusão de obras no Recife


Durante a sessão plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (4), o vereador Samuel Salazar (MDB) cobrou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que finalize sua parte na obra em andamento no bairro do Ipsep, na Zona Sul. Expressando preocupação com possíveis atrasos por motivos políticos, Salazar enfatizou a importância de a Compesa cumprir suas obrigações para resolver os problemas enfrentados pela comunidade local. "Está havendo um grande problema na obra do Ipsep e eu não quero acreditar que a Compesa está atrasando a parte dela na obra por questões políticas. Faço aqui um apelo para que a Compesa faça a sua parte e possa concluir aquela situação do Ipsep", declarou o líder do governo João Campos. 

Salazar destacou que, apesar de receber solicitações da população em relação a questões como buracos nas vias, ele enfrenta limitações por não serem competência do município. "Esses buracos não são causados pela Emlurb, e a gente tem procurado resolver, mas são problemas causados pela Compesa", afirmou.

O vereador informou que a Prefeitura do Recife já investiu mais de R$ 30 milhões na requalificação do local e destacou a importância da conclusão da obra. Ele atribuiu os atrasos ao desempenho da BRK, prestadora de serviços da Compesa. "Realizamos, inclusive, uma audiência na última semana em que a URB participou e esclareceu todas as dúvidas relacionadas à obra. Com o atraso no cronograma, a previsão é de que os serviços sejam concluídos no início do segundo semestre", relatou.

Salazar também mencionou os problemas enfrentados no bairro do Passarinho, na Zona Norte, atribuídos à Compesa. Ele destacou a importância de resolver essas questões e expressou sua frustração com a limitação de ações da Prefeitura nesses casos. "São vários problemas que têm ocorrido na cidade por culpa da Compesa e a gente tem sido procurado para resolver e, muitas vezes, a Prefeitura fica de mãos atadas. E o que cabe a ela é apenas multar para que a Compesa faça o seu papel", concluiu o vereador.

Paulista prepara pátio da Feira Livre de Paratibe para receber novas bancas


A Gestão Municipal do Paulista, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, executou nesta terça-feira (04/06) uma operação de lavagem do pátio da Feira Livre do Mercado de Paratibe. O espaço está sendo preparado para a instalação das novas bancas adquiridas pela Prefeitura. Atualmente, os proprietários dos equipamentos alugam aos feirantes.

A substituição das bancas antigas por novas sem custo de aluguel demonstra um esforço do prefeito Yves Ribeiro em oferecer melhores condições para os comerciantes locais, ao mesmo tempo em que incentiva o empreendedorismo e o comércio na região.

A Feira Livre de Paratibe é um ponto de encontro tradicional na comunidade, e estas iniciativas visam, não apenas melhorar a infraestrutura física, mas também fortalecer o vínculo entre os moradores e o comércio local. A expectativa é de que essas mudanças contribuam para um ambiente dinâmico e atrativo, beneficiando tanto os feirantes quanto os consumidores.

Imprensa Paulista PE 

ARTPE chega à 3ª edição como um dos principais eventos de artes visuais do Brasil


A ARTPE – Feira de Arte Contemporânea e Moderna de Pernambuco – chega a sua terceira edição em um formato especial. De 26 a 30 de junho, galerias de arte, e grandes artistas plásticos contemporâneos terão suas obras reunidas no Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife. Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que foi registrado no ano passado. A visitação será aberta das 14h às 21h. Uma novidade deste ano será a atividade externa, no bairro da Várzea. 

Participam desta edição 30 galerias de artes, projetos sociais e lojas de museus, sendo 19 galerias de arte pernambucanas e 11 de fora do Estado. Todas as galerias e seus castings de artistas passaram pelo crivo do comitê artístico, formado pelos curadores Beth Damata, Mônica Bouqvar e Filipe Campello. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana. 

Participam da feira galerias do Recife, Olinda, Petrolina, além de representantes do Pará, Ceará, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal. Entre os museus que terão lojas de museu, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aluízio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança. 

Este ano, a novidade fica por conta da primeira ação externa da Feira. O projeto ARTPE na Várzea é uma parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand. O local receberá uma exposição de obras de arte na área externa de uma locação.

“A ARTPE consolida-se hoje como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu importantes personalidades do mercado das arte”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira. O evento reúne galeristas, curadores e personalidades do mundo do empreendedorismo e artístico nacional, em meio a exposições, palestras, mesas redondas e outras atividades. 

A ARTPE terá espaços especiais. Na Arena Arte e Mercado, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte em Pernambuco com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e particioações dos museus que compõem a Feira. A Arena oferece um espaço aberto na área de convivência do Salão Pernambuco e com acesso gratuito. 

Outro espaço da ARTPE é o Salão de Foto Arte, com fotografias assinadas, onde terá uma seleção de obras com a curadoria de Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão.Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria especial ART PE. 

A Feira também terá uma Área Gastronômica, com o Restaurante Cá-Já, do Chef Yuri Machado, contando com lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.

*Confira a lista das galerias participantes:*
1. A CASA DO CAHORRO PRETO GALERIA – OLINDA 
2. AMPARO 60 GALERIA
3. ANDREA REHDER GALERIA-SP
4. ARRECIFE GALERIA - RJ
5. ARTE PLURAL GALERIA
6. BECO STREET GALERIA
7. BOI GALERIA
8. CASA ANTICA GALERIA
9. CAVE GALERIA –CE 
10. CECI GALERIA – PETROLINA 
11. CHRISTAL GALERIA
12. GALERIA AZIMUTE-PA
13. GALERIA LAMA
14. GALERIA 18-SP
15. GALERIA CES ARTS -SE
16. GALERIA MARCO ZERO
17. GALERIA TERRA BRASILIS 
18. GAMELA GALERIA -PB
19. GARRIDO GALERIA
20. M.REDIG GALERIA 
21. MAU MAU GALERIA e GRÁFICA LENTA
22. MIU GALERIA –SC
23. NOVA BANCA GALERIA - PORTUGAL 
24. NÚMERO GALERIA
25. NUVEM GALERIA 
26. PERMAN GALERIA
27. RV CULTURA E ARTE GALERIA - BA 
28. SCULPT GALERIA-CE
29. SPOT ART MARKETPLACE 
30. VÓRTICE APG GALERIA

*Serviço:*
3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea e Moderna de Pernambuco
Data: De 26 a 30 de junho
Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Hora: 14h às 21h
Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras.
Acesso à feira de galerias: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) + taxa Sympla 
À venda na plataforma SYMPLA 

Serra Talhada celebra Junho Verde com programação especial de ações socioambientais


Serra Talhada, reconhecida como o único município de Pernambuco com 100% de coleta seletiva porta a porta, celebra o Junho Verde com uma série de atividades focadas na conscientização e proteção do meio ambiente. A iniciativa busca destacar a importância de um meio ambiente equilibrado para a saúde e bem-estar de todos.

Em declaração sobre a campanha, a prefeita Márcia Conrado enfatizou que "a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada. Serra Talhada tem se destacado pela gestão eficiente dos resíduos e pela promoção de práticas sustentáveis. O Junho Verde é uma oportunidade de reforçarmos nosso compromisso com a sustentabilidade e incentivarmos nossa comunidade a adotar hábitos que contribuam para um futuro mais saudável e equilibrado."

A programação do Junho Verde inclui diversas atividades, algumas já são realizadas durante todo o ano, mas neste mês serão intensificadas. Começam no dia 4/06, com a Mostra do Workshop de Habilidades Autísticas na APAE às 9h, seguida de uma visita à Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos às 14h. Outros destaques incluem o Futebol Sustentável no Centro Esportivo Luiza Kerhle no dia 5, e a distribuição de mudas no Shopping Serra Talhada no dia 7. Atividades como trilhas, campanhas de coleta seletiva, oficinas e pedaladas ecológicas estão programadas ao longo do mês, promovendo a interação comunitária e a educação ambiental.

"A programação especial deste mês visa não apenas conscientizar, mas também engajar a população em práticas que protejam nosso meio ambiente", continuou a prefeita. "A participação de todos é importante para que possamos garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Cada ação conta, desde a coleta seletiva até o plantio de uma muda. Juntos, podemos fazer a diferença."

*Programação completa:*

04/06 - Mostra Do Workshop De Habilidades Autísticas
Local: Apae Horário: 9h

04/06 - Visita A Unidade De Processamento De Resíduos Sólidos
Local: Galpão Da Cooperativa Recicle Mais Horário: 14h

05/06 - Plantio
Local: Centro Esportivo Luiza Kerhle Horário: 8h

05/06 - Futebol Sustentável
Local: Centro Esportivo Luiza Kerhle Horário: 19h

07/06 - Distribuição De Mudas E Cadastramento No Disk Verde
Local: Shopping Serra Talhada Horário: Das 14h Às 17h

08/06- Trilha Na Mata Da Pimenteira
Local: Parque Estadual Mata Da Pimenteira Horário: 7h

13/06 - Campanha Eu Faço Coleta Seletiva
Bairro: Mutirão às 8h/ Tancredo Neves às 13h    

15/06 - Bernardo Vieira mais Sustentável - Doação de mudas, Instalação de Ponto de Entrega Voluntária para descarte de Recicláveis, pintura de rosto, jogos e brincadeiras
Local: Escola Major Vieira - Bernardo Vieira Horário: 8h

18/06 - Blitz Da Coleta Seletiva
Local: Av. Afonso Magalhães Horário: Das 7h30 Às 12h

20/06 - Oficina Com Materiais Recicláveis No Centro De Referência Do Idoso
Local: CRI Horário: 9h

28/06 - São JoAU (para cães)
Local: Parque Dos Ipês Horário: 18h

30/06 - Pedalada Ecológica
Local: Parque Dos Ipês Horário 7h

01/07 - Culminância da Eco Gincana
Local: Ginásio Poliesportivo Egídio Torres Horário: 8h

ACS/PE recebe visita do deputado Joel da Harpa


O Presidente da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados (ACS/PE) Luiz Torres recebeu o deputado estadual Joel da Harpa nesta terça-feira, 04 de junho, na sede da Associação. O parlamentar conheceu as instalações da entidade e o trabalho realizado pela equipe técnica. A visita reforça o compromisso da Associação, junto ao deputado, com o diálogo e a busca por melhorias para a categoria.

"A ACS-PE está sempre aberta ao diálogo e busca contribuir com o poder legislativo do estado para promover avanços para a categoria", afirmou o presidente Luiz Torres. "A visita do deputado Joel da Harpa é um sinal importante da união da classe e do nosso compromisso em trabalhar juntos em busca de soluções para as demandas dos policiais e bombeiros militares."

Durante a visita, o deputado Joel da Harpa se colocou à disposição para ouvir e entender as necessidades da categoria. Ele destacou a importância da parceria entre o poder legislativo e a ACS/PE na construção de um futuro melhor para os profissionais da segurança pública, através de diálogo aberto com o poder legislativo para a construção de um futuro mais promissor para os policiais e bombeiros militares de Pernambuco.

Pelo segundo ano consecutivo, OAB Caruaru participa do Centro de Operações Integradas no São João


A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Caruaru, está presente no Centro de Operações Integradas (COI), pelo segundo ano consecutivo, no São João de Caruaru. 

O COI funciona na lateral do Pátio de Eventos, dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves, e conta com a participação de diversas instituições. Além da OAB, estão presentes a Delegacia da Mulher; Conselho Tutelar; Corpo de Bombeiros; Secretarias municipais; Polícia Civil e Militar, entre outras. 

O espaço da OAB Caruaru estará funcionando todos os dias da programação do Pátio de Eventos, durante os horários dos shows. O local é utilizado como ponto de apoio para assistir à advocacia que estará no exercício profissional durante a festividade, com o objetivo de garantir as prerrogativas profissionais e oferecer suporte humanizado àqueles que necessitarem de alguma assistência, sejam advogados (as) ou sociedade em geral. 

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, e demais integrantes da diretoria estiveram presentes no primeiro final de semana da programação, nesse sábado e domingo (01 e 02). O presidente aproveitou a oportunidade para destacar a importância da instituição no local.

“Agradeço à Prefeitura de Caruaru por disponibilizar esse espaço por mais um ano, aos advogados e advogadas que, de maneira voluntária, vêm participar desta ação, e pela oportunidade que nós temos em defender e acompanhar a advocacia que estará em exercício profissional no Juizado do Forró e nas delegacias aqui presentes. Para isso, contamos com o auxílio da Comissão de Defesa das Prerrogativas, bem como, para auxiliar a sociedade, contamos com a participação das comissões de Direitos Humanos, Pró-Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa e Diversidade Sexual e Gênero”, ressaltou o presidente.

Paulista inicia requalificação de mais uma rua no bairro de Paratibe, como parte do Programa Acelera Paulista (PAP)

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, determinou o início da requalificação de mais um importante corredor do bairro de Paratibe. Desta vez, o trabalho envolve a aplicação de uma nova camada de asfalto na Rua Dr. José Mariano. Ação é uma das iniciativas do Programa Acelera Paulista (PAP).

 O serviço faz parte de um pacote de obras e contempla outras vias, que estão melhorando a mobilidade, não só em Paratibe como, também, Arthur Lundgren I.

Ao todo, o trabalho, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, beneficia 7,3 mil metros de vias. Integram a obra as ruas Maria Ivete, Padre Norberto Verhorvem, Dr. José Mariano, e das avenidas Floresta, Lindolfo Collor, Castelo Branco, Severino Lopes e Presidente Vargas.

O investimento, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, é de R$ 6 milhões, e inclui ainda a construção de ciclofaixas ao longo das duas avenidas Lindolfo Collor e Floresta, e num trecho da Rua Dr. José Mariano.

Imprensa Paulista PE