terça-feira, 24 de dezembro de 2024
No Recife, governadora Raquel Lyra participa da 72° edição da Missa do Galo
A governadora Raquel Lyra participou, na noite desta terça-feira (24), véspera de Natal, da tradicional Missa do Galo, celebrada no Quartel do Derby, no Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidiu esta que foi a 72ª edição da cerimônia, qua reuniu autoridades, militares e a população em um momento de reflexão e celebração religiosa.
“Hoje é dia de celebrarmos o amor, a família e a nossa capacidade de união. Dia de reflexão, de pedir bênçãos a Deus para que a gente continue firme nos nossos propósitos de vida. Venho aqui, hoje, mais uma vez, me reunir com a população do Recife e com as forças operacionais de segurança que tanto têm se dedicado para guardar a vida da nossa população. Nesta noite de Natal, desejo a todas as famílias pernambucanas muita paz e agradeço por toda confiança depositada em mim”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O arcebispo de Olinda e Recife enfatizou a importância do Natal como um momento de reflexão e renovação espiritual. “Que o Natal deste ano seja uma experiência grandiosa de encontro com Cristo. O real significado deste dia é a celebração do nascimento de Jesus, mistério da encarnação. O espírito natalino é espírito de paz, justiça, solidariedade, empatia, bondade, perdão e reconciliação”, ressaltou.
A Missa do Galo no Quartel do Derby é uma tradição que ocorre há mais de sete décadas, marcando o encerramento de um ciclo e a renovação das energias para o ano que se inicia.
O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, destacou a importância da celebração no ano que marca o centenário do Quartel do Derby. “Esta é uma tradição muito forte que a gente tenta manter a cada ano. O quartel é centenário. Eu diria até que é o quartel da sociedade pernambucana, porque é um marco, é uma referência arquitetônica em nossa cidade, e também dentro dos eventos culturais e religiosos, como a Missa de Natal que é tão esperada por todos”, pontuou.
Também acompanharam a celebração de Natal os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Zilda Cavalcanti (Saúde), Dominique de Castro Oliveira (Executiva de Defesa Social) e Tárcia Silva (Executiva de Desenvolvimento da Educação); o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli; e o vereador do Recife, Felipe Alecrim.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Prefeitura do Recife anuncia novos secretários e secretárias nesta terça-feira (24)
A Prefeitura do Recife divulgou, nesta terça-feira (24), mais nomes para a composição do primeiro escalão da gestão municipal a partir de janeiro do próximo ano. Com vasta experiência em gestão pública, Alexandre Rebêlo retorna à administração municipal para tocar as ações da pasta de Ordem Pública e Segurança. Já Milu Megale está confirmada na continuidade dos trabalhos em Cultura. Maíra Fisher será a secretária de Administração e Gustavo Monteiro assume o comando de Articulação Política e Social. Por fim, Carlos Andrade Lima chega ao time para assumir Desenvolvimento Econômico.
Alexandre Rebêlo é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE). Iniciou sua carreira na Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde ingressou por concurso público no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Em sua vida na gestão pública, participou da criação e implantação do modelo de gestão “Todos por Pernambuco”. Participou ainda da criação e coordenação da Área de Gestão por Resultados do Pacto pela Vida, do Pacto pela Educação e do Pacto Pela Saúde. Rebêlo já foi secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco e também do Recife, além de secretário de Educação de nossa cidade.
Milu Megali é publicitária e tem vasta experiência em gestão pública nas áreas de Marketing, Turismo e Cultura. Inclusive, com o conhecimento acumulado em marketing político e institucional em diversos estados e fora do Brasil, além da vivência como secretária de Turismo de Pernambuco e diretora de Marketing da Empetur, ela tem conseguido aprofundar o diálogo entre as áreas de Educação, Turismo e Cultura. Realizações conjuntas entre essas pastas ajudam a ampliar o olhar sobre a produção e patrimônio cultural, reconhecidos mundialmente por meio de títulos como o de Cidade Criativa da Unesco no Brasil – Cidade da Música.
Carlos Andrade Lima é advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui cursos de especialização pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pela Universitá di Roma - “Tor Vergata” e pela Fordham Law School NY. Carlos foi candidato a prefeito do Recife em 2020, disputou o Senado em 2022.
Gustavo Monteiro se formou em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e tem passagem positiva por todos os cargos ocupados, o que inclui a assessoria executiva no Gabinete da Prefeitura do Recife e a chefia de gabinete de órgãos estratégicos, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da PCR e a Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, foi secretário executivo de Coordenação Geral da Secretaria Estadual da Casa Civil e, atualmente, é secretário executivo de Articulação Territorial da Secretaria de Governo e Participação Social.
Maíra Fisher, atual secretária de Finanças, é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Gestão pela UAb Portugal. Com o título do Women's Leadership Network 2024, programa de formação de lideranças realizado pela Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, passou a integrar o grupo de líderes femininas da rede Columbia. É servidora pública, da carreira de Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão do estado de Pernambuco desde 2011, com experiência nas áreas de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Econômico, além de Gestão e Finanças Públicas.
Além dos secretários anunciados nesta terça, o prefeito João Campos já havia divulgado ontem os nomes de Fred Amâncio (Educação), Pâmela Alves (Assistência Social e Combate à Fome), Gilberto Prazeres (Imprensa), Luciana Albuquerque (Saúde), Raul Henry (Relações Institucionais), Rafael Cunha (Ciência e Tecnologia) e Isabella de Roldão (Trabalho e Qualificação Profissional).
Grandes nomes serão homenageados pelo Bal Masqué em 2025, inclusive Joseli Lacerda
No dia 15 de fevereiro de 2025, o Clube Internacional do Recife será palco de uma celebração histórica durante a 75ª edição do Bal Masqué – Jubileu de Diamante. O evento, que é um marco no calendário cultural de Pernambuco conta entre os homenageados principais quatro importantes nomes o músico Alceu Valença, os empresários João Carlos Paes Mendonça e Alexandre Ferrer e a socióloga alagoana Joseli Lacerda, radicada no Recife, em virtude das grandes contribuições para a cultura, a economia e o próprio desenvolvimento do Clube Internacional do Recife e do renomado Baile.
SERVIÇO:
Bal Masqué 2025 – Jubileu de Diamante
Dia: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)
Horário: a partir das 19h
Onde: Clube Internacional do Recife
Carina Lins anima o Polo do Ibura com muito brega e promete emocionar o público
A cantora pernambucana Carina Lins, destaque no cenário do brega, promete levantar o público neste domingo(29), às 20h no Polo do Ibura com sua energia contagiante e sucessos que embalam corações. Recentemente entrou para o time da produtora Pernambucana RME, Carina já é apontada como uma das grandes apostas da música pernambucana para 2025, dividindo palco com nomes como Priscila Senna, no qual a artista encabeça o casting com outros artistas.
O show no Polo do Ibura será uma prévia do que a artista tem preparado para o próximo ano, com novidades que prometem marcar sua trajetória. No repertório, estão músicas que já são queridas pelos fãs e novas canções que reforçam sua conexão com o público.
Carina Lins segue levando o brega a novos patamares e mostrando por que é um nome em ascensão na música pernambucana. O show será imperdível para os amantes do ritmo!
#SendoProsperidade Final de ano: confraternizar faz parte do nosso propósito!
Dezembro, Natal, fim de ano. Neste momento, surgem os balanços, as avaliações, os desejos, perspectivas e projetos de futuro. Tem também aquele desejo de que o ano acabe logo. É assim na cultura de todos os povos. Logo, para tornar concretos os sonhos que projetamos para o novo ano, é necessário olhar a realidade com olhos críticos e propositivos.
Feliz Natal e próspero Ano Novo, dizem as mensagens de fim de ano. E você, leitor da #SendoProsperidade aqui no blog da Taís Paranhos, recebeu quantas? Só eu, já recebi mais de 50 com dizeres semelhantes, algumas carregadas de reflexões filosófico-literárias; outras, cheias de rimas pobres, mas cada uma com o significado especial de ser lembrada por alguém. Afinal, o importante é concentrar nos desejos mútuos de felicidade natalina que pontuam as relações sociais.
Se você está se sentindo "para baixo, jururu, borocoxô" ou, simplesmente, sem ânimo neste final de ano, saiba que não tem nada de extraordinário, é comum e tem uma explicação. De acordo com o professor João Paulo de Sousa, do departamento de neurociência da USP, o final do ano, com suas festas, reuniões é um convite geral para fazermos um balanço de nossas vidas antes de começar um novo ciclo, é um período de agravamento de vários problemas de saúde mental. “Vamos pensar um pouco: se mesmo quem não sofre de qualquer transtorno diagnosticado tem dificuldade para lidar com o estresse causado pelo excesso de compromissos, pela falta de descanso, pelas quebras na rotina e pelos gastos, muitas vezes excessivos, como ficam aqueles que já estavam em uma condição mais vulnerável mentalmente?”, indaga.
Em tempos de fim de ano é possível notar que três vivências se entrelaçam e configuram o psicológico dos indivíduos nesse período, que são a renovação de um ciclo, a experiência pessoal dessa retomada e as interações grupais proporcionadas pelos encontros. Entender como elas se associam pode permitir aproveitar melhor essas datas.
Nem tem como evitar. Primeiramente temos o Natal. Sendo cristão ou não, é a festa do nascimento de Jesus, e ninguém fica imune ao ver um recém nascido. O maior dos ateus abre um sorriso ao ver a foto do novo filho da prima no Instagram. O mais ranzinza dos homens pode se derreter ao ver uma criança na fila do mercado. Essa simpatia involuntária que temos por crianças é elevada à décima potência no Natal. Parece que todo mundo está esperando um filho que irá nascer e não consegue esconder a alegria que carrega no peito. E como todo nascimento é cheio de esperança e você fica, naturalmente, mais otimista.
No sentido de uma vivência simbólica do fim de ano, vê-se claramente com as investigações dos filósofos e pesquisadores dos mitos, por exemplo, as concepções preambulares das culturas antigas sobre a renovação de ciclos e épocas, marcadas em meses e períodos. Assim, a presença de uma festa como o Natal perfaz, completa uma experiência muito arcaica de comunhão, partilha e superação das forças materiais em vista de um significado transpessoal. Paralelamente, o que ocorre com frequência é a recapitulação individual da trajetória ao longo do ciclo, das experiências ocorridas ao longo do ano e a escolha entre perceber sua banalidade e dor ou encontrar seu significado.
Para o pesquisador da história da psicologia, filosofia e cultura, o psicólogo João Igor de Moraes, sintomas como falta de esperança ou irritação são comuns de se intensificar no fim de ano, o que podem envolver justamente as crenças sobre o mundo, as dificuldades da vida bem como as metas não alcançadas e desilusões, crenças essas que podem ser também reparadas no novo momento que chega. Mais que esboçar diferentes metas – muitas vezes “máscaras” de certas necessidades – é crucial refletir sobre quem se deve ser e quão mais perto do Bem real podemos estar no ano que vai iniciar.
Assim, a presença de uma festa como o Natal perfaz, completa uma experiência de comunhão, partilha e superação das forças materiais em vista de um significado transpessoal. Paralelamente, o que ocorre com frequência é a recapitulação individual da trajetória ao longo do ciclo, das experiências ocorridas ao longo do ano e a escolha entre perceber sua banalidade e dor ou encontrar seu significado.
Uma semana depois temos o Ano Novo. Parece uma festa menos espiritual que o Natal, mas a virada do ano se tornou um momento de reflexão pessoal por excelência. Logo após a meia noite, não há quem não pare por uns minutos a repensar na vida: parece que por alguns instantes, mesmo com os estampidos dos fogos, tudo fica em silêncio ao seu redor e você tenta, seja com o pé direito ou pulando as sete ondinhas, se reconectar consigo mesmo. É o fechamento de um ciclo mundial que cada qual acaba vivendo dentro de si mesmo.
O jeito que vamos viver essas festividades de final de ano vai depender de cada um de nós, de qual ou quais significados essas datas têm para a gente. Essas datas também costumam trazer lembranças. O importante é respeitar que para cada um de nós haverá um significado diferente afinal , não há regras de como viver essa época do ano.
E que tal sugerirmos algumas dicas de ouro para um final de ano tranquilo?
1ª DICA DE OURO
ESCOLHA SER FELIZ, o sentimento de gratidão muda tudo para melhor!
Faça uma lista de tudo de bom que te aconteceu, realizou, das pessoas que te ajudaram, apoiaram, cada detalhe que sente gratidão.
Importante fechar os olhos e vivenciar essas memórias!
Desse modo , você estará liberando dopamina, hormônio da felicidade, da persistência.
2ª DICA DE OURO
1. Faça uma lista do que te preocupa.
2. Divida a lista em:
ESTÁ SOB MEU CONTROLE e é sua responsabilidade
ESTÁ FORA DO MEU CONTROLE
3. Aceite o que está fora do seu controle e concentre suas energias no que está no seu controle.
3ª DICA DE OURO
PLANEJE por ordem de prioridade, pense no roteiro, seja mais prática(o).
4ª DICA DE OURO
DELEGUE, aprenda a ser flexível, nem tudo tem que ser do seu jeito.
5ª DICA DE OURO
EMPATIA, onde está seu foco, está seu coração!
Então foque na harmonia, se coloque no lugar do outro.
6ª DICA DE OURO
RESPEITE, se esse é um valor importante para você, seja o exemplo!
Como você quer ser lembrada (o)?
7ª DICA DE OURO
ACOLHA a você, ao outro, nem sempre é possível dar conta de tudo, faça somente o que for necessário e avalie o que pode ficar para depois.
8ª DICA DE OURO
O MUNDO VAI CONTINUAR A GIRAR, outras oportunidades vão surgir ou você pode criá-las!
Desejo a você tudo de melhor!
Que Deus continue a nós abençoar a cada dia mais e mais!
#VcNoBlog Chico Carlos
Todo dia é dia de Natal e de fazer o bem
Pensamos em fazer uma mensagem com palavras bonitas e cheias de emoção para distribuir com os amigos/as. Pensamos, num cartão de Natal. Entretanto, observando os fatos vejo que o Natal antes de ser uma festa de confraternização familiar, é um momento de reflexão, de questionamentos. Jesus Cristo nasce, cresce e morre todos os dias e instantes em nossas vidas E não é com bolas, festas, exibicionismos e mesas fartas que o recebemos. Pelo contrário. Pelas ruas da cidade, percebemos que “Jesus Cristo” sofre, estirando a mão vazia, suja, e com os olhos de uma infância marcada pela fome, miséria e falta de esperança. Então, perguntamos: onde estão as estrelas e as árvores natalinas? Qual é o verdadeiro sentido das festas natalinas? Não somos pessimistas, todavia, as mudanças chegam sem pedir licença, como ventos que movem folhas e revelam c aminhos cheios de desafios. A realidade não me foge aos olhos. É dura e, ao mesmo tempo, cruel.
É impossível não ouvir “Jesus Cristo” andar próximo de mim e bater à nossa porta, pedindo um pedaço de pão que ele durante a ceia Santa há milênios disse aos seus apóstolos “tomai e reparti entre vós, pois este é meu corpo...” É impossível ainda não sentir que a cruz de cada dia está ainda mais pesada e que o “palco da vida” está repleto de egoístas, golpistas, gananciosos e de aproveitadores... Eles estão surdos!
Observamos uma inquietação latente e até insegurança tomando conta das pessoas nesse período. O grau de padronização, massificação e consumismo, empurrado pela “ditadura de modismo” parecem não ter fim na era da globalização e da comunicação digital, e agora com a Inteligência Artificial (IA), tecnologia que permite que computadores e máquinas simulem a capacidade de resolução de problemas e a inteligência humana.
Com tudo isso, é necessário parar, pensar e escutar “Jesus Cristo” no choro da criança abandonada e desamparada pelos poderes públicos, que sobrevive na miséria e pobreza das periferias das grandes cidades deste País. Nas crianças que sofrem maus tratos e depois são entregues à própria sorte pelos pais ou responsáveis. Os números da violência cresceram nos últimos tempos, apesar de não serem divulgados com transparência.
É tempo de gritar! Vamos gritar? Gritar bem alto para que os ouvidos de nossas almas possam escutar e despertar. Gritar que é ainda é tempo, ainda não é noite e o que o dia não terminou. Podemos abrir nossas mãos e construir, fazer o bem e a diferença. Fazer o bem aparentemente parece ser tão monótono, minúsculo e insignificante. Sem frutos visíveis a serem colhidos de imediato. Não é bem assim. Não aprenderemos a lição, se fugirmos dela, e não conseguiremos dormir em paz, sem termos cumprido com o dever na estrada e na poeira das ruas que sonhamos. Cada passo, por menor que fosse, nos trouxe até aqui. Somos a prova de que recomeços não são coisas de fracos, mas a “força estranha” nos impulsiona, dia após dia, para sermos nossa melhor versão.
Então, vamos juntos neste barco de esperança. Daqueles que acreditam no valor das pequenas coisas. Daquelas que não visíveis aos olhos, porém de um valor imenso.
Para que o Natal se faça dentro de nós de maneira autêntica, sem luxos, opulência e hipocrisias. Para que a estrela brilhe na vida de todos nós. Para que o Natal seja verdadeiro em cada um de nós, porque somente uma viagem no interior da alma é capaz de transformar o homem a viver o Natal de todo dia.
Se, fossemos invulneráveis, como realizaremos o contato, a aproximação, o diálogo, a sintonia, a comunicação? Se, não carregássemos cicatrizes, como entenderia as cicatrizes dos que me procuram? Ainda resta esperança. Quando um punhado de lutadores não abandona a esperança, a fé e a vontade de melhorar os destinos da humanidade, de fazer o bem e amar o próximo. Isso mesmo: amar ao próximo, desenvolvendo o amor em nós, deve ser o nosso objetivo, se queremos ser, a cada dia, pessoas melhores, mais solidárias, fraternas e felizes. O amor é tudo!
É inegável que o amor ao próximo nos leva a amarmo-nos sem egoísmo, inveja. Precisamos aprender olhar cada pessoa com olhos de simpatia, vontade de gostar dela, com os olhos do coração, com cuidado, acolhimento e proteção.
Chico Carlos é jornalista, pesquisador musical e escritor
Baile do Menino Deus no Marco Zero do Recife
A combinação de talentos, gerações, ousadia artística e vigor criativo promete revestir de encanto a 21ª edição do “Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal”, o maior espetáculo natalino do país baseado na cultura brasileira, produzido pela Relicário Produções, sob direção de produção de Carla Valença, e declarado, em 2024, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A encenação - realizada nos dias 24 e 25 de dezembro, às 20h, no Marco Zero da capital - une a Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, e os maestros Spok e Forró a uma equipe de talentos encarregados de transpor para o palco a releitura abrasileirada de uma das passagens mais memoráveis da humanidade.
O Baile é constituído a partir dos elementos da cultura brasileira e sem os estrangeirismos habituais das narrativas importadas sobre o nascimento do Menino Deus - a encenação é vista anualmente por mais de 70 mil pessoas e exibida pelo YouTube. Em vez de Papai Noel, trenós, neve etc, os autores Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, junto com o compositor Antonio Madureira, ousaram mesclar no espetáculo manifestações como cantigas, danças, brincadeiras, costumes, rezas, figuras folclóricas e outras linguagens. Dirigido pelo premiado escritor Ronaldo Correia de Brito, é uma celebração da identidade nacional baseada na representatividade dos povos formadores - negros, indígenas, ibéricos - e na absorção de aspectos da contemporaneidade.
O espetáculo se renova ao temperar a trama original com incursões artísticas recentes, como o hip hop do grupo PE Original Style, e propor reflexões derivadas de dilemas históricos ou atuais, a exemplo da destruição ambiental. “Montar um espetáculo todos os anos em grande escala, ao ar livre, tudo executado ao vivo para milhares de pessoas nos enche de alegria. É uma produção que exige planejamento, trabalham uma média de 300 profissionais todos os anos. A 21ª edição será ainda mais surpreendente, trazendo cenas inusitadas que exaltam a força do teatro, da música e da dança com grande elenco”, adianta a diretora de produção, Carla Valença.
Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo marinho, boi para bordar uma versão extremamente brasileira da história universal. A apresentação deste ano inova com a concessão de fala - inédita em 41 anos desde o lançamento da obra em livro, hoje com tiragem superior a 700 mil exemplares - ao personagem José, interpretado pelo sanfoneiro paraibano Lucas Dan: a declamação de um poema adaptado do pernambucano Manuel Bandeira.
A atualidade da peça escorre igualmente pela questão existencial condutora de toda a trama. Dois brincantes, os Mateus, guiam o público junto a um coro infantil formado por 12 crianças rumo à busca pela porta de uma casa onde estaria o Menino. Os protagonistas, interpretados há 20 anos por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, com Daniel Barros e Paulo de Pontes na suplência, desejam iniciar a celebração da vida e a esperança de cada nascimento. É uma metáfora atemporal para o empenho constante por oportunidades, alternativas e sobrevivência em um mundo obstruído por privilégios, inacessibilidade e desigualdades.
A edição de 2024 conta, no elenco, com Lia de Itamaracá, a Rainha da Ciranda, já citada pelo “The New York Times” como “diva da música negra”. Ela cantará nos palcos a música da burrinha Zabilin, como fez no segundo filme produzido sobre o espetáculo (os dois disponíveis no YouTube). “Chamam Lia de Itamaracá deusa e rainha. Ela merece os títulos. Da vida quieta em sua ilha, cantando e dançando cirandas, Lia ganhou os palcos do Brasil e do mundo. Neste ano de 2024, a deusa e rainha da ciranda, nossa amada Lia de Itamaracá, estará girando conosco na roda do nosso Baile”, comemora Ronaldo Correia de Brito.
A encenação também recepciona o encontro de dois dos principais e mais populares maestros do frevo em atividade: Spok e Forró. Ambos já foram homenageados do carnaval do Recife (Spok conduz há 20 anos o tradicional arrastão do encerramento da folia da cidade) e colecionam apresentações com artistas renomados do Brasil e do mundo. “Sempre ouvi falar e nunca pude participar. O destino me colocava sempre em situações de desejar estar aqui. Até que, neste ano, vou realizar esse sonho”, conta Spok. “Estou muito feliz por participar do Baile, tão importante para a nossa cidade, o estado, o país”, elogia.
A representação de José na montagem caberá ao pesquisador, poeta, brincante e sanfoneiro paraibano Lucas Dan, cuja carreira artística é forjada no forró e na poesia nordestina, com experiências em terreiros populares, circo e teatro de rua. “Estou muito feliz e honrado de representar José no Baile ao lado de uma equipe tão competente, sensível e sonhadora. Feliz que a fala será com poesia”, diz Lucas. O músico contracena com a cantora, compositora, atriz e bailarina pernambucana Laís Senna, no papel de Maria pela segunda vez após a estreia em 2023.
A ópera popular tem música ao vivo, regida pelo maestro Rafael Marques. As canções interpretadas por artistas como Silvério Pessoa, Lucas dos Prazeres e a estreante Júlia Souza são acompanhadas por dois coros: um infantil, sob batuta de Célia Oliveira, e outro adulto, formado por Carlos Filho, Cláudio Rabeca, Elon, Isadora Melo, Ricardo Pessoa, Sarah Leandro, Sue Ramos e Surama Ramos, todos solistas do espetáculo. Um corpo de baile formado por dez bailarinos completa a brincadeira de Natal, com coreografias de Sandra Rino.
APOIOS E REALIZAÇÃO
O “Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal” é realizado pela Relicário Produções Culturais com o Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é apresentado pela Rede, a empresa de meios de pagamento do Itaú, e pela Prefeitura do Recife, com patrocínio master do Grupo Parvi, Banco do Nordeste e da Sherwin-Williams, patrocínio da Copergás e do Sesc-PE, apoio do Governo de Pernambuco, da Capricche, InBetta e Sistema de Transmissão Nordeste.
Tudo começou com um esboço de representação teatral idealizada por Francisco Assis Lima e enviada para Ronaldo Correia de Brito. Junto com Antônio Madureira, eles o transformaram em nove composições musicais inspiradas em ritmos pernambucanos, nordestinos, brasileiros e ibéricos, germinadas entre cartas trocadas e algumas caras ligações telefônicas pelos parceiros, à época com 30 e poucos anos. Foram somadas a três clássicos do reisado (“Jaraguá”, “Burrinha” e “Boi”) e materializadas em um disco gravado na extinta Rozenblit e lançado pelo selo Eldorado em 1983.
Estreou no mesmo ano, para uma plateia lotada no Teatro Valdemar de Oliveira. Foram oito anos no tradicional palco. De lá para cá, foi encenado em centenas de escolas, ruas, pátios, teatros, terreiros, ONGs, assentamentos, quilombos, comunidades indígenas. A primeira edição no Marco Zero foi em 2004, em arrojada iniciativa de Ronaldo Correia de Brito e Carla Valença em levar o auto de Natal a palco a céu aberto, com acesso gratuito.
PARCERIA COM O SESC MESA BRASIL
O espetáculo é parceiro do programa Sesc Mesa Brasil, banco de alimentos contra a fome e o desperdício, com 22 anos de atividade em Pernambuco. As doações podem ser feitas para o Sesc, o valor arrecadado será destinado a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais informações no site sescpe.org.br.
SERVIÇO
Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal
Dias 24 e 25 de dezembro, às 20h
Na Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Acesso gratuito | Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Acessibilidade: Espaço reservado para pessoas com cadeira de rodas, Audiodescrição e Intérprete em Libras
Realização: Relicário Produções
Transmissão ao vivo no dia 25 de dezembro, às 20h, pelo canal do YouTube do espetáculo https://www.youtube.com/bailedomeninodeus
Fotos: Paulo Filizola, Hans von Mauteffel, Morgana Narjara e Gianny Melo
Veja o Teaser para 2024:
Prefeita Elcione Ramos anuncia secretários da próxima gestão
Nesta segunda-feira (23), a prefeita professora Elcione Ramos divulgou mais nomes do primeiro escalão que vão compor o mandato, a partir de janeiro de 2025 na gestão municipal.
Após a definição do secretário da Saúde, Washington Tavares (Ton), foram confirmados Diego Soares, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Andreika Asseker na secretaria de Educação, Ednaldo Jr. como Chefe de Gabinete e Secretário de Defesa Cidadã e Alex Moriá na Comunicação e Imprensa.
Andreika Asseker é pedagoga, mestre em Educação, Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco, servidora efetiva de Igarassu e Olinda, e dirige a Educação municipal desde 2015. Asseker ocupa a presidência da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco - Undime-PE.
Com 16 anos de experiência como servidor público, Diego Soares permanece à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico. Soares é formado em Matemática, pós-graduado em Estatística, tem experiência como professor municipal e do SENAI.
Alex Moriá é ator e radialista, com mais de 20 anos de carreira, especialista em Marketing e Análise de Perfil Comportamental, segue no comando da Comunicação e Imprensa, cargo que ocupa desde 2021. Atua na SECOM da prefeitura desde 2013
Nas Chefia de Gabinete e secretaria de Defesa Cidadã, segue o perito da Polícia Civil de Pernambuco, Ednaldo Júnior. Servidor de Pernambuco há 15 anos, também é professor de Direito Penal e Processo Penal em graduação e pós-graduação. Ocupou as secretarias em 2022 e permanece a partir de janeiro de 2025.
Saúde - O nome de Washington Tavares dos Santos*, carinhosamente conhecido por *Ton*, foi anunciado como o secretário da Saúde em no primeiro escalão.
Washington é pós-graduado em literatura portuguesa, membro da academia igarassuense de Cultura e Letras e com mais de 12 anos de funcionalismo público, atuou na Caixa Enconômica Federal e Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Na primeira gestão da professora Elcione, Ton foi chefe de Gabinete, secretário de Governo e assumiu em março de 2024, a pasta de Saúde do município.
O anuncio aconteceu durante evento promovido da Saúde, a gestora agradeceu a parceria do time da secretaria e na oportunidade divulgou o primeiro secretário da gestão 2025 / 2028. “Com larga experiência na gestão pública e compromisso com o uso responsável dos recursos destinados à Saúde, só tenho a agradecer e renovar a confiança no Ton para liderar a pasta da Saúde. Esta é uma das mais importantes secretarias e está diretamente voltada às necessidades da população”, destacou a prefeita Elcione.
Prefeitura do Recife anuncia os nomes para o novo secretariado
A Prefeitura do Recife vem divulgando novos nomes para a composição do primeiro escalão da gestão municipal a partir de janeiro do próximo ano. Veja a seguir os nomes já anunciados:
Luciana Albuquerque é graduada em Odontologia, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e doutora em Saúde Internacional pela Universidade Nova Lisboa. Além de sua experiência como secretária de Saúde do Recife, ela acumula passagens por diversos cargos e funções no serviço público, como secretária-executiva de Saúde no Governo de Pernambuco e diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde.
Raul Henry é economista com mestrado em Gestão Pública com foco em educação. Foi vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo e Esportes do Recife. Exerceu um mandato de deputado estadual e três de deputado federal. Tanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco, quanto na Câmara dos Deputados, foi membro titular da Comissão de Educação. No Governo do Estado, ocupou os cargos de secretário de Educação e Cultura, secretário de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Econômico. De 2014 a 2018, foi vice-governador de Pernambuco. Atuou, ainda, como membro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Conselho Nacional de Educação. Atualmente é consultor em educação.
Rafael Cunha é servidor público federal do Ministério da Gestão e Inovação e possui graduação e especialização em Tecnologia da Informação, com pós-graduação em Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Escola Nacional de Administração Pública. Ele está no serviço público desde 2008, onde teve passagens por Ministérios, Organizações Militares, Fundação Pública, Empresa Pública e Entidade de Regulação. Em 2018, foi agraciado com o Prêmio Valuable Young Leader, pela Harvard Business Review, e, em 2022, com o Prêmio de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública.
Com formação técnica em magistério, graduação e pós-graduação em Direito e em Nutrição, Isabella de Roldão acumula experiências como professora, conciliadora e advogada. Ela também foi a primeira vice-prefeita eleita do Recife, assim como vereadora e secretária de Habitação da capital, além de ter presidido a Ação da Mulher Trabalhista (AMT).
Fred Amâncio é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Na Educação do Recife, foi responsável por dobrar o número de vagas em creche, a implantar um novo modelo de gestão na área e programas como o Embarque Digital, Recife no Mundo, Olimpíada de Matemática e o Primeiras Letras, entre outras ações. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Fred Amancio foi secretário de Educação e de Saúde do Estado de Pernambuco, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Também exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco.
Já Pâmela Alves é formada em Administração pela UFPE e pós-graduada em Gestão Pública pela UPE. Ela é servidora pública estadual e atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva de Saúde no Recife, onde coordena os distritos sanitários do Recife. Pâmela também já foi secretária de Turismo e Lazer da cidade, onde descentralizou ações da pasta pelos bairros, atuou ainda como secretária-executiva coordenadora do Pacto Pela Vida, no Governo de Pernambuco, além entre outras funções.
Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Gilberto Prazeres atuou como secretário-executivo de Imprensa no Governo de Pernambuco e acumulou passagens por veículos de Rádio, TV, Jornalismo digital e impresso. À frente do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife nos últimos anos, foi responsável pela criação e consolidação de ferramentas que facilitaram e democratizaram o acesso a informações, como a TV Conecta Recife, e contribuiu de forma direta na relação com os veículos de Imprensa e de comunicação.
UNINASSAU Caruaru abre inscrições para vagas remanescentes do curso de Medicina
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru publicou o edital de transferência para preenchimento de vagas remanescentes do curso de Medicina, com ingresso no primeiro semestre de 2025. O processo seletivo está aberto para estudantes que tenham concluído, no mínimo, o primeiro período da graduação em Medicina em outras instituições de ensino superior reconhecidas ou autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação).
O aluno que optar por dar continuidade ao curso na UNINASSAU Caruaru terá acesso a uma estrutura moderna, com tecnologia avançada, laboratórios específicos, além de um ensino de excelência ministrado por professores mestres e doutores. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://vestibularmedicina.uninassau.edu.br no período de 09 de dezembro a 02 de janeiro do 2025.
O coordenador-médico do curso de Medicina da UNINASSAU Caruaru, Dr. Selem Asmar, destaca a importância de uma leitura detalhada do edital para garantir uma inscrição segura e bem-sucedida. “O edital é o guia principal para o candidato, contendo todas as regras e critérios necessários para participar do processo seletivo. Compreender as exigências e etapas descritas no documento é fundamental para evitar dúvidas e assegurar que a inscrição seja realizada de forma correta e tranquila”, explica.
Medicina na UNINASSAU Caruaru
Com um corpo docente altamente qualificada e infraestrutura moderna, a Instituição proporciona um ensino de excelência, preparando seus futuros médicos para os desafios da profissão com laboratórios de última geração, biblioteca, atividades extracurriculares e campo de estágio já no primeiro semestre do curso. Todos esses requisitos colocaram o curso no patamar máximo de avaliação, recebendo nota 5 do MEC.
Assinar:
Postagens (Atom)