segunda-feira, 22 de abril de 2013

Turfe: Aprendizes se destacam no páreo deste fim de semana


Com destaque para as atuações dos aprendizes, o turfe pernambucano viveu mais uma tarde de muitas alegrias e conquistas no decorrer das seis provas disputadas.
 Logo no páreo de abertura, brilhou mais uma vez a estrela do aprendiz Leandro Herique, que com muita garra levou os titulares do Stud Corrente para a primeira foto com Cannoball, que derrotou em final de muito rigor o castanho Best Prime do Stud Alvinegro. No 2º páreo, Lieson, estreando nova farda (Stud Peter Pan) venceu os 1.300 metros de poste a poste sem tomar conhecimento dos adversários. No 3º páreo, o aprendiz Alan Maciel fez uma corrida impecável garantiu a fatura para o Stud Asa Branca, no dorso de Oreco. No 4º páreo, Zamulá do Stud Cortez fez as pazes com o vencedor e de quebra ainda garantiu a primeira vitória do aprendiz L.Santana, que foi muito comemorada pelos titulares do Stud Cortez. A dupla foi decidida no fotochart entre os animais Rey Army (Stud Jaspion) e Chamant (Stud São Nicolau) com pequena vantagem para o primeiro.
No 5º páreo, mais um show do jóquei M.Oliveira no dorso de Investiment Grade, que correndo pela raia de fora, atropelou forte e com muita raça ainda amparou o ataque de Galactic Hiro que garantiu a formação da dupla. Holandesa do Stud Ganny, fez uma boa corrida chegando em terceiro. Full Poket (Stud São José dos Bastiões), finalmente fez a sua estréia na Madalena, mas mostrou que tem muito o que melhora para passar a freqüentar o parque das flores.
Encerrando a programação que levou um bom publico ao hipódromo, a égua Maçã, levou a melhor e venceu a prova especial Bernardo Câmara, prova reservada para animais da raça pônei disputada na distância de 300 metros. Além de bater o Record da distância, Maçã ainda garantiu  para o jóquei mirim Wilkler Xavier a sua nona vitória. Will é o novo Recordista de vitórias em corridas de pônei.  

Resultados.

1º Páreo 1.100 metros – Prêmio Francis Dobbin.
1º Cannonball           L.Henrique ap-4
2º Best Prime             W.Gomes ap-2
3º Black Dragon        A.Maciel ap-2
4º Moscatel                 F.Davidson
Tempo 71.6s

2º Páreo 1.300 metros Prêmio Gilberto Miranda (Giba)
1º Lieson                      F.Sales
2º Bordelo                    F.Davidson      
3º Tem Virtude            L.Henrique ap-4
4ºº Next Flight             A.Maciel ap-2
Tempo 85.s

3º Páreo 1.700 metros Prêmio Luiz de França (Lula de Candira)
1º Oreco                     A.Maciel ap-2
2º Key Board              W.Gomes ap-2
3ºKing Manaus          F.Sales
4º Takara Mono          M.Silva
Tempo 114.2s

4º Páreo 1.500 metros Prêmio Expedito Bandeira
1º Zamulá                    L.Santana ap-3
2ºRey Army               M.Oliveira
3º Charmant                L.Henrique ap-4
4º Quickstep                J.Lima ap-3
5º Nosso Vencedor     A.Maciel ap-2
Tempo 98.s

5º páreo 1.500 metros Prêmio Flavio Barbosa
1º Investiment Grade     M.Oliveira
2º Galactic Hiro             A.Maciel ap-2
3º Holandesa                 W.Gomes ap-2
4ºFull Poket                  F.Davidson
5º Robinson Crusoé       J.Lima ap-3
6º Gattopardo                 L.Santana ap-3

6º páreo 300 metros 17:10 horas – Prêmio Bernardo Câmara
 Animais da raça Pônei.
1º Maçã                        Wilkler Xavier
2º Chankar                   Luiz Henrique
3º Stylus                       Emerson Anderson
4º Miucha                     Ariosvaldo Nascimento
6º Bibi do rei Davi        Diego Soares
6- Liris do Marcon       Derick Kaiser
 Com informações do radialista Francisco Mendonça

Chuvas em maio, junho e julho deverão ficar abaixo do esperado, aponta previsão climática


As chuvas deverão ser abaixo do esperado para o setor leste do Estado de Pernambuco no período maio-junho-julho deste ano, segundo previsão dos meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos em Maceió (AL). No encontro, foram discutidos o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre. A Reunião de Análise Climática é realizada mensalmente e conta com transmissão via internet.  
Segundo o coordenador do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep), Wanderson Sousa, a temperatura da região do Oceano Atlântico Norte persiste com o aquecimento anômalo que tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas na Região Nordeste do Brasil durante o próximo trimestre.  
Nesse contexto, explica ele, a maioria dos modelos de previsão climática indica uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado para o setor leste do Estado de Pernambuco no período MJJ-2013, com as seguintes distribuições de probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (45%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (20%). Para o semiárido do Estado, a previsão é de que as chuvas fiquem em torno do esperado para o período.
Já as previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco, acrescenta o coordenador do Lamep/Itep. Ele sugere que sejam acompanhadas as previsões diárias do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco disponibilizadas no site www.itep.br.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Reduzir a maioridade penal é um “atestado de falência do sistema de proteção social do país”, diz especialista


Reduzir a maioridade penal é reconhecer a incapacidade do Estado brasileiro de garantir oportunidades e atendimento adequado à juventude. Para o advogado Ariel de Castro Alves, especialista em políticas de segurança pública e ex-integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), “seria um atestado de falência do sistema de proteção social do país”.
O debate sobre o tema voltou à tona nos últimos dias, após o assassinato do estudante Victor Hugo Deppman, 19 anos, durante um assalto em frente a sua casa no bairro de Belém, zona leste de São Paulo. O agressor era um adolescente de 17 anos que, dias depois, completou 18. Com isso, ele cumprirá medida socioeducativa, pois o crime foi cometido quando ainda era menor.
Além disso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, veio a Brasília na semana passada para defender alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal com o objetivo de tentar coibir a participação de adolescentes em crimes. Uma das propostas é ampliar para até oito anos o período de internação do menor em conflito com a lei.
Para Ariel de Castro, membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, defender a diminuição da maioridade penal “no calor da emoção” não garante o combate às verdadeiras causas da violência no país. Para ele, a certeza da punição é o que inibe o criminoso, e não o tamanho da pena. 
Castro alerta que uma das consequências da redução da maioridade penal seria o aumento dos crimes e da violência. “É uma medida ilusória que contribui para que tenhamos criminosos profissionais cada vez em idade mais precoce, formados nas cadeias, dentro de um sistema prisional arcaico e falido”, disse.
“No Brasil existe a certeza da impunidade, já que apenas 8% dos homicídios são esclarecidos. Precisamos de reestruturação das polícias brasileiras e melhoria na atuação e estruturação do Judiciário e não de medidas que condenem o futuro do Brasil à cadeia”, completou.
O especialista também enfatizou que o índice de reincidência no sistema prisional brasileiro, conforme dados oficiais do Ministério da Justiça, chega a 60%, o que, em sua opinião, indica “claramente” que se trata de um sistema incapaz de resolver a situação. Já no sistema de adolescentes, por mais crítico que seja, estima-se a reincidência em 30%.
“Se colocar adultos nas cadeias de um sistema falido não resolveu o problema da violência, e essas pessoas voltam a cometer crimes após ficarem livres, por que achamos que prender cada vez mais cedo será eficiente?”, questionou.
Para o diretor adjunto da organização não governamental (ONG) Conectas, que trabalha pela efetivação dos direitos humanos, Marcos Fuchs, modificar a legislação atual para colocar jovens na cadeia reforça a ideia do “encarceramento em massa” o que, em sua avaliação, não é eficiente. Ele ressalta que os jovens brasileiros figuram mais entre as vítimas da violência do que entre os autores de crimes graves.
“Os números da Fundação Casa, em São Paulo, mostram que latrocínio e homicídio representam, cada um, menos de 1% dos casos de internação de jovens para cumprimento de medida socioeducativa, sendo a maioria [dos casos de internação] por roubo e tráfico de drogas”, destacou.
“Além disso, o último Mapa da Violência indica que a questão a ser encarada do ponto de vista da política pública é a mortalidade de jovens, sobretudo, dos jovens negros, e não a autoria de crimes graves por jovens”, completou.
Segundo o último Mapa da Violência, de cada três mortos por arma de fogo, dois estão na faixa dos 15 a 29 anos. De acordo com a publicação, feita pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, os jovens representam 67,1% das vítimas de armas de fogo no país.

Agência Brasil

Time PE: sai a lista dos contemplados


A Secretaria dos Esportes de Pernambuco divulgou lista dos atletas e paratletas contemplados com o programa de governo Time Pernambuco. Um atleta de vela, 02 do judô, 02 do pentatlo moderno, 05 de handebol, 08 de atletismo (sendo 03 paratletas), e 02 da natação (sendo 01 paratleta) receberão todo o apoio necessário para se preparar para as Olimpíadas Rio 2016.
Atletas já conhecidos pelo público como a velejadora Bruna Martinelli, a judoca Amanda Ferreira, e as meninas do pentatlo moderno – Amanda e Priscila, também integram a corrente que irá representar Pernambuco na Rio 2016. Assim como a vencedora do Atitude Campeã 2012, a paratleta do atletismo, Jenifer Martins.
“Conseguimos formar um excelente time. Os 20 meninos e meninas que foram selecionados pelos seus currículos através do nosso corpo técnico têm realmente um grande potencial. O Governo do Estado vai investir nesses atletas e paratletas para fazer bonito nos jogos olímpicos e paralímpicos e mostrar para o mundo os talentos pernambucanos”, diz a secretária Ana Cavalcanti.
O Time Pernambuco é um programa do Governo do Estado que tem por objetivo selecionar até 20 atletas e paratletas, entre 13 e 32 anos, com comprovado potencial para representar o país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como também seus treinadores, desde que tenham reconhecida capacidade técnica e experiência esportiva.
Os atletas e paratletas contemplados pelo programa terão direito à assistência médica, hospitalar, odontológica, fisioterápica; acompanhamento psicológico, nutricional, fisiológico, físico; além de passagens aéreas e rodoviárias e auxílio financeiro. Já os treinadores receberão auxílio financeiro e assessoria técnico-científica.
Veja abaixo a lista dos contemplados:
Bruna Martinelli Cesário de Mello Vela 
Amanda Ferreira de Lima (Judo) 
Priscila Santana Veríssimo de Oliveira (Pentatlo Moderno) 
Larissa Tiburcio Lellys (Pentatlo Moderno) 
Welton Guilherme Caula de Lima (Handebol) 
Thiago Benedito da Silva (Atletismo) 
Francisco Daniel Coelho da Silva (Atletismo Paratleta) 
Hiago Pereira Garcia (Atletismo) 
Rayane Caroline Lins de Oliveira (Atletismo) 
Fernanda Luciana Gracia Freitas (Judo) 
Clarissa Mª Pereira Santos Rodrigues (Natação) 
Lucas Gabriel Ferreira da Silva (Atletismo) 
Josoaldo Coelho da Silva (Atletismo Paratleta) 
Luiz Antonio Correia da Silva (Natação Paratleta) 
Valquíria Nascimento Oliveira (Handebol) 
Jenifer Martins dos Santos (Atletismo Paratleta) 
Thais Mayara Almeida de Oliveira (Handebol) 
Francyele Marçal de Souza Lira (Handebol) 
Maria Conceição Paixão da Silva (Atletismo) 
Thaywanna Sthefanny Santiago da Silva (Handebol)

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Paraguai: Colorados voltam ao poder com eleição de megaempresário


O empresário multimilionário Horacio Cartes, candidato do Partido Colorado, foi eleito ontem (21) presidente do Paraguai. Ele assumirá no dia 15 de agosto um mandato de cinco anos. A eleição marca a volta dos colorados ao poder. O partido centenário governou o pais durante 61 anos (35 deles na ditadura), até ser derrotado nas últimas eleições presidenciais.
 
“Hoje tenho certeza que ganhou a República do Paraguai”, disse Cartes no seu discurso de vitória. De acordo com resultados preliminares, divulgados pela Justiça Eleitoral paraguaia, ele conquistou 46% dos votos – nove pontos percentuais acima do segundo colocado, o candidato do Partido Liberal Radical Autêntico (atualmente no governo), Efraín Alegre, que conquistou 37% do eleitorado. “A todos que não nos votaram, prometo fazer todo o esforço para conquistar a sua confiança”, prometeu Cartes.
 
Os colorados já estavam nas ruas, com bandeiras vermelhas, comemorando a vitória uma hora depois do fechamento das urnas, às 18h (horário de Brasília). As primeiras pesquisas de boca de urna já tinham dado Cartes como vencedor .
 
Efraín Alegre reconheceu a derrota poucas horas depois do fechamento das urnas. O presidente Federico Franco (do mesmo partido que Alegre) se colocou à disposição de Cartes: o governo dele só termina daqui a três meses. Mas o novo Congresso, que também foi eleito ontem (21), assume 45 dias antes.

Agencia Brasil

Pernambuco fará reunião da SBPC focada na educação e na interiorização do ensino


Cerca de 15 mil professores da Rede Estadual de Ensino serão capacitados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Essa será uma das novidades da edição pernambucana da 65ª Reunião Anual da SBPC, que este ano acontecerá entre os dias 21 a 26 de julho, no Campus da UFPE, no Recife. Outra inovação é que cinco polos do Interior do Estado também participarão do encontro via transmissão televisiva. As decisões foram ajustadas entre o governador Eduardo Campos e membros da SBPC, durante audiência nesta sexta-feira (19/4), na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções. Na ocasião, Eduardo foi convidado para abrir o evento, que é considerado o maior do segmento em toda a América do Sul.

“É uma honra muito grande que este evento seja realizado em Pernambuco. É um reconhecimento ao protagonismo do Estado na formação no nosso sistema de Ciência e Tecnologia. E é do nosso extremo interesse fomentar debates que vão ajudar ao País a resolver seus gargalos”, afirmou, sugerindo, inclusive temáticas relacionadas ao combate da seca para os pesquisadores. Entidade civil sem fins lucrativos, a SBPC promove debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de Ciência e Tecnologia e da educação no Brasil. “Estaremos discutindo temas que vão desde mudanças na grade curricular do ensino básico a formas de lançamento de foguetes. É a ciência de ponta, o que está acontecendo de melhor na ciência brasileira”, detalhou a presidenta da instituição, Helena Nader.

A SBPC separou dois dias da semana que antecede o evento principal para ofertar os cursos de qualificação ao professorado pernambucano. “É a primeira vez que há ampliação do período da SBPC. Então, os dias 16 e 17 de julho serão voltados para um conjunto de atividades que serão ofertados aos professores da rede estadual. Tanto essas atividades como as da semana da reunião serão executadas em parcerias com outras universidades para garantir a interiorização das informações”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja. Os municípios do Interior contemplados são Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada. 

“Pernambuco é um estado líder e tem uma ciência pujante, reconhecida nacional e internacionalmente. Hoje, acordamos o envolvimento do Governo para a mobilização dos estudantes pernambucanos. O governador tem sido muito sensível e colocou a sua equipe à nossa disposição para que a ciência possa prestar contas à sociedade da sua contribuição”, completou Nader. A edição pernambucana espera atrair o maior público da história da SBPC: estima-se mais de 20 mil inscritos. Além da comunidade acadêmica, o encontro tem como público-alvo as famílias e pessoas das mais variadas faixas etárias interessadas em ciência. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Provider é finalista de prêmio internacional


O comprometimento e a credibilidade do Grupo Provider em garantir a excelência nos seus serviços e atendimento fazem com que a empresa participe e conquiste diversas premiações. Após vencer o Prêmio ABT 2012, o Grupo agora é finalista do Prêmio Latam 2013 com o case “Colhendo os frutos da maturidade”, depois de disputar com cases de países como a Argentina, Colômbia e México. O prêmio tem como objetivo premiar os três melhores cases da América Latina.
         O evento que acontece em Bogotá, na Colômbia, vai divulgar a classificação final dos vencedores das categorias ouro, prata e bronze. Para a ocasião, a empresa pernambucana representada pelo diretor de operações, Cristiano Breder, a gerente corporativa de Call Center, Ana Lúcia e a gerente de Call Center, Mércia Moura vai apresentar o case “Colhendo os frutos da maturidade”, projeto que mapeou e comprovou que a contratação de pessoas com idade superior a 40 anos garante à empresa profissionais focados e com alto grau de comprometimento.
Segundo a Gerente Corporativa de Call Center, Ana Lúcia Bastos, os programas continuam sendo executados pelas operações. “Nossos cases são sempre atrelados à qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes, por isso é sempre um motivo de orgulho participar de uma premiação”, disse. "O prêmio é de grande importância por ser uma forma de reconhecimento e valorização das melhores práticas do mercado de telesserviços, além de ser uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade da empresa na América Latina", ressaltou o Coordenador de Marketing e Comunicação, Alcides Córdova.
Para a Gerente de Call Center, Mércia Moura a participação no Prêmio Latam vai consolidar ainda mais a marca Provider como um grupo que valoriza o capital humano. “Seremos reconhecidos como uma empresa de qualidade na prestação de serviços, com gestação voltada para o desenvolvimento e reconhecimento de talentos”, afirmou.
O prêmio é promovido pela Aloic, Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, formada por ClienteSA e ABT (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México). A entidade foi criada para incentivar e valorizar as melhores práticas do mercado.

Pesquisadores da Embrapa e UFRJ desenvolvem planta com tolerância à seca


Um estudo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pode ser a solução para os estragos causados pela estiagem nas lavouras. Pesquisadores descobriram no café o gene CAHB12, com tolerância à seca.
O gene pode ser introduzido em outras culturas que não a do grão e seu desempenho já se mostrou bem sucedido em uma planta de testes. O próximo passo será aplicá-lo à cana, ao arroz, ao trigo, à soja e ao algodão e observar o comportamento do CAHB12. Se tudo sair como esperado, a tecnologia pode estar no mercado em um período de cinco a seis anos.
O CAHB12 foi descoberto durante um projeto para traçar o genoma da café. Dentre cerca 30 mil genes foram encontrados alguns com tolerância ao estresse hídrico. Um grupo começou a estudá-los e detectou um que, quando submetido à seca, aumentava sua expressão e se adaptava.
“Nós retiramos do café e introduzimos em outra espécie, a Arabidopsis thaliana, uma planta modelo de testes. A planta que recebeu o gene ficou muito mais resistente à seca. As que não tinham recebido após aproximadamente 15 dias sem água, morriam. As que recebiam sobreviviam até 40 dias. Além disso, suas sementes ficaram resistentes à seca até a terceira geração”, explica o pesquisador da Embrapa Eduardo Romano, doutor em biologia molecular.
Se os resultados observados na planta de testes se repetirem nas culturas comerciais como arroz, trigo e afins, ainda será necessária uma série de estudos de biossegurança ambiental e alimentar antes de disponibilizar o CAHB12 para comercialização. “Há um caminho longo pela frente, mas a perspectiva é interessante”, diz Eduardo Romano.
Segundo Romano, a probabilidade é que, caso a tecnologia chegue ao mercado, seja oferecida a custos baixos a pequenos produtores afetados pelo problema da seca. “Pensamos sempre em desenvolver tecnologias que promovam a inclusão e ajudem a minimizar problemas sociais”, diz.
O pesquisador explica que o gene pode ser benéfico em muitos sentidos. Além de alternativa para combater os efeitos da seca que tendem a ser potencializados em um cenário de mudanças climáticas, a tecnologia pode contribuir para a economia de água. “Um total de 70% da água doce do mundo é utilizada na agricultura. Com o aumento da população, é preciso produzir mais alimentos usando menos água [pois não é um recurso renovável]. Gasta-se água e energia. A tecnologia pode resultar em uma redução direta do consumo de água”, disse. Romano prevê ainda alimentos mais baratos. “Em um país como o Brasil, com vários processos de perda de produtividade por causa da seca, tenderia a evitar a flutuação de preços”.
Para produtores rurais da Região Nordeste, que em 2012 e 2013 estão enfrentando níveis de chuva abaixo do normal e sofrendo perdas na safra e nas criações, uma tecnologia do tipo representaria uma margem de segurança para plantar. De acordo com Noel Loureiro, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e membro do Comitê da Seca daquele estado, os produtores do sertão alagoano colheram menos de um décimo da safra de milho e feijão no ano passado e a perspectiva para 2013 é semelhante. O período de chuvas na área costuma ser de março a julho, mas as precipitações foram escassas em 2012 e a previsão é a mesma para este ano.
“A maioria [dos agricultores] não chegou nem a plantar. Foi o aconselhamento do Comitê da Seca. Mas não dá para evitar o prejuízo com o gado, que tem que ser alimentado. O pessoal está usando bagaço de cana e comprando milho pela metade do preço do governo”, diz. Na avaliação dele,  uma tecnologia que tornasse a lavoura mais resistente seria “muito importante”.
“Nós temos uma geografia de catástrofe. Como [o clima] é muito volátil, se tem qualquer oscilação perdemos a safra. Hoje só não se vê mais aquelas cenas de gente se retirando, com fome, porque o governo tem muitos programas sociais”, avalia.  
A descoberta dos pesquisadores da Embrapa e UFRJ já foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O próximo passo será solicitar a patente internacional, por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT), gerido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), com sede em Genebra, na Suíça.
Agência Brasil

Chapéu de Palha Mulher


A Secretaria Estadual da Mulher iniciou no último dia 19, as aulas do Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada. Nesta quinta edição serão atendidas 5.425 trabalhadoras rurais dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, com cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo e cursos profissionalizantes, num total de 217 turmas. Mais de 1.700 crianças estarão envolvidas em atividades recreativas enquanto as mães participam dos cursos, proporcionando deste modo um melhor aproveitamento da capacitação. 
As aulas serão realizadas até o mês de junho, às sextas-feiras à noite e aos sábados, em escolas públicas da região e em espaços alternativos cedidos para a realização do programa. Outras informações serão repassadas pela coordenação do programa nos municípios.
Além da fruticultura irrigada, o Chapéu de Palha Mulher ofertará capacitações para as trabalhadoras da cana de açúcar e da pesca artesanal que serão desenvolvidas ao longo deste ano. Essa ação visa fortalecer as trabalhadoras rurais desempregadas no período da entressafra, oportunizando o acesso a novos conhecimentos e alternativas de trabalho e renda. No caso da fruticultura irrigada são considerados os primeiros meses do ano como a época da entressafra. Os cursos são realizados em conjunto entre a SecMulher  e doze organizações não governamentais da região do Vale do São Francisco, além do Senai e o Sest/Senat, entidades do Sistema S. 
Canavieira - O início das aulas do Chapéu de Palha da Zona Canavieira está previsto para o final do mês de maio. A SecMulher atenderá, na 7ª edição do Projeto, 3.150 mulheres. Desse total, 1.050 participarão de cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo, distribuídas em 42 turmas e 2.100 mulheres em cursos profissionalizantes, distribuídas em 84 turmas, além de 1.512 crianças participantes de atividades recreativas. As atividades serão realizadas em parceria com quinze organizações não governamentais, o Senai, o Sest/Senat-Cabo e o Sest/Senat-Recife. O cadastramento na zona da mata norte ocorreu no período de 22 a 26 de março. Já na Mata Sul , a previsão é a de que ocorra no período entre  22 a 26 de abril. 
Pesca Artesanal - Com relação às pescadoras, a SecMulher atenderá, na 2ª edição do Chapéu de Mulher da Pesca Artesanal, 2.975 mulheres. Desse total, 1.750 participarão de cursos de cidadania, políticas públicas e empreendedorismo, distribuídas em 50 turmas e 1.225 mulheres em cursos de gestão social, produtiva e econômica, distribuídas em 35 turmas. 1.700 crianças serão contempladas com atividades recreativas. O cadastramento para esse segmento está previsto para o final de maio. O início das aulas no final de junho do corrente ano. Participarão desse processo nove entidades não governamentais.