segunda-feira, 12 de junho de 2023
Governadora Raquel Lyra prestigia posse de novos conselheiros do TCE
Recife inaugura primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável
Nesta quinta-feira (15), o Recife abre as portas para a primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável. O espaço, conhecido como Zarina Moda Afro, vai funcionar no 1° Centro Cultural e Gastronômico da Diáspora Africana e Povos Originários, localizado na rua da Santa Cruz, nº 174, bairro da Boa Vista. Lá, o público vai encontrar uma variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, confeccionadas em tecido capulanas, importados do Moçambique e do Senegal, ambos países da África. Também será possível encontrar acessórios para todos os públicos, e artigos de decoração para casa. A festa de inauguração acontece a partir das 16h, e terá participação especial dos grupos culturais do Afoxé Oxum Panda, DJ Kauna e Edú Àra Sangô. O local recebeu uma pintura artística assinada pelo grafiteiro Cajú.
A Zarina Moda Afro surgiu em 2015, das mãos de dois artistas pretos da periferia: Jéssica Zarina, 29 anos, mulher negra, candomblecista, bailarina afro, atriz, modelo, produtora cultural e artesã; personal stylista, e, também de Rodrigo Zarina, 32 anos, homem negro, camdoblecista músico percursionista, produtor cultural, stylista, costureiro e modelista. Juntos, há mais de oito anos, eles têm um ateliê, na sala de casa, no Quilombo de Xambá, em Olinda, na região Metropolitana do Recife. À época, movido pelo desejo de empreender, investiram cerca de R$1.500,00, compraram máquina de costurar no cartão, alguns tecidos e camisas de malha. Agora, anos mais tarde, decidiram por criar sua própria loja, um sonho antigo do casal, que está saindo do papel e tornando-se realidade.
Outra importante proposta da Zarina Moda Afro, é a modelagem sustentável do empreendimento, que é responsável pela geração de emprego para comunidade local, por meio da contratação de costureiras da comunidade, que auxiliam na elaboração, ajustes e confecção das peças. Atualmente, quatro costureiros e costureiras, negros, da periferia, que reforçam o time da mão de obra, ou seja, além de enaltecer o mercado da moda autoral, a loja também contribui para a circulação de recursos na própria comunidade. “As nossas peças são feitas a muitas mãos, com carinho e muito afeto, que o nosso cliente merece. Temos um time de costureiros profissionais, na faixa dos 33 aos 60 anos, que nos ajudam para que as peças ganham forma, acabamento e chegam às vitrines”, explica Jessica Zarina, empreendedora e uma das responsáveis por assinar a criação e modelagem de roupas.
Além de comercializar roupas em tecido capulana, que remetem à ancestralidade e cultura africana, a Zarina Modas vai abrigar, dentro do mesmo espaço, outras empreendedoras e marcas ligadas à moda afro autoral. São elas: Aucilene Santana, 44 anos, da marca @ateliefioseformas, que transformar tecido e material sintético em bolsas e acessórios; Oluyiá França, tecnóloga em design de moda e técnica em figurino, gestora da @oluyiaFranca, que leva seu nome, e apresenta peças únicas, atemporais bordadas com influência da cultura afro-latina-americana; e Juliana Araújo, artista visual, artesã, idealizadora e criativa da “Do meu flui”, que vende adornos autorais pintados à mão, que evocam a expressão de uma estética ancestral afro-indígena aliada à contemporaneidade, na resistência por uma moda pluriversal; e por fim a Duife, especializada em novos estilos a partir das roupas oriundas de garimpos, faz uma curadoria e cria novas vestimentas, de maneira circular e com menos impacto ao meio ambiente a fim de reaproveitar o que já existe no mundo.
Entre os produtos à venda, na Zarina Moda Afro, estão turbante, afro-faixa, kaftans, t-shirt capulana, t-shirts dos orixás, bata angola, quimono ancestral, vestido e bata bordada a mão. Há, ainda, brincos e colares. Tem também artigos para casa e decoração, como orixás de gesso e biscuit bordado com pedraria. “Temos uma infinidade de produtos, com uma curadoria especializada e preços que cabem no orçamento da clientela. Aqui, o cliente, por exemplo, vai encontrar peças a partir de R$ 75,00, e pode pagar no pix ou parcelar no cartão” finaliza o empreendedor Rodrigo Zarina.
O Centro Cultural e Gastronômico da Diáspora Africana e Povos Originários, onde será instalada a loja Zarina Modas (@zarinamodaafro) funciona, ainda, com mais três afroempreendimento nas áreas de beleza (@gana_hare); gastronomia (@dunajeum); bebidas artesanais com a Licoteria Capibaribe.
SERVIÇO
O quê: Recife inaugura primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável
Quando: Quinta-feira, 15 de junho
Onde: Centro Cultural e Gastronômico da diáspora africana e povos originários, localizado na rua da Santa Cruz, nº 174, bairro da Boa Vista.
Instagram: @zarinamodaafro
Com sanção da governadora Raquel Lyra, Pernambuco institui a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial
Prefeitura do Recife lança plataforma Minha Saúde Conectada
A Prefeitura do Recife está criando mais uma ferramenta digital para facilitar os caminhos dos usuários e também dos profissionais da rede municipal de saúde. A partir de agora, dentro do aplicativo Conecta Recife, está disponível a plataforma “Minha Saúde Conectada”. Por meio dela, será possível acessar, de forma prática e rápida, toda a trajetória de pacientes dentro das unidades de saúde da capital, incluindo a visualização de prontuários, exames, análises clínicas, dispensação de medicamentos, cirurgias e outros procedimentos de média e alta complexidade. O lançamento do serviço foi feito na tarde desta segunda-feira (12/06), no auditório Capiba (15º andar do edifício-sede da PCR), pelo prefeito João Campos, com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e dos secretários de Atenção Especializada e Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda e Ana Estela Haddad, respectivamente, além do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
“Hoje o Recife dá mais um passo importante no processo de transformação digital dos serviços de saúde. Com a ferramenta Minha Saúde Conectada, que está disponível dentro do Conecta Recife, o cidadão vai poder ter acesso às suas informações, como histórico de consultas, os seus agendamentos e as informações que os profissionais de saúde registram durante os atendimentos. Tudo isso vai ficar guardado num único local e não mais numa ficha de papel ou num documento que pode ser perdido”, explicou João Campos. “Isso ajuda muito o cidadão, porque ele vai ter todos os seus documentos, e também os profissionais de saúde, que vão ter acesso a todos os registros em único lugar. Isso, embora pareça simples, é muito importante para que a gente garanta o bom atendimento e, com isso, recursos públicos são economizados e a gente tem a prevenção de doenças, garantindo a saúde das pessoas”, acrescentou ele.
Durante o lançamento da ferramenta, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Recife e o Ministério da Saúde, uma vez que a plataforma irá integrar as redes de saúde municipal e federal, gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a cooperação vai enfrentar um problema antigo, que é a fragmentação das estruturas de dados. “Essa parceria de hoje é fruto do esforço que a cidade tem feito no sentido de inovar e produzir soluções disruptivas que enfrentam um problema que temos diagnosticado há muito tempo no país que é a fragmentação dos nossos sistemas de informação. Nós produzimos sistemas de informações em abundância, mas a desintegração é total. E hoje celebramos o início de uma nova jornada”, comemorou.
Já Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, parabenizou os envolvidos na construção da cooperação. “Recife está se tornando uma cidade digital e uma cidadania digital está em construção na cidade. Quando a gente vê um município, com todos os desafios do Recife, realizando tudo isso, com toda essa capacidade, é muito admirável. Parabéns ao prefeito e agradeço à Ebserh pela oportunidade de estarmos aqui hoje. Parabenizo a integração que está acontecendo, é um exemplo que vamos levar para outras partes do país. Nós temos uma fragmentação grande no setor saúde mas já temos um modelo e uma estratégia a seguir para promover a transformação digital. E Recife é um modelo avançado”, comentou ela.
O sistema Minha Saúde Conectada ficou pronto após mais de um ano de trabalho. Sua implantação permitirá a interligação a outras redes de saúde, sejam municipais ou estaduais. “O Recife está sendo, mais uma vez, pioneiro entre as cidades brasileiras, ao implantar uma ferramenta que integra e dialoga com diversos sistemas diferentes, de unidades de saúde e órgãos distintos. Em um local só, de forma segura, rápida e prática, o cidadão poderá acessar, a qualquer momento, as etapas e também o conjunto de seu histórico. Ele não precisará mais andar com aquelas pastas cheias de receituários, análises e exames impressos, que muitas vezes se perdem, ou são danificados. Da mesma forma, o profissional que atender o paciente também terá melhores condições de reunir informações para o diagnóstico e adoção de tratamentos”, detalhou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
“Poupar tempo, ampliar acesso e dar comodidade aos pacientes e também trabalhadores do SUS são uma prioridade da gestão. O programa Recife Cuida tem impulsionado investimentos não apenas em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, mas também em inovação digital na saúde, a exemplo do Atende em Casa, Atende Gestante, Recife Vacina, Vamos Testar e outros serviços reunidos no App Conecta Recife, que já acumula mais de 1,6 milhão downloads. Nosso projeto prossegue com a meta de informatizar toda a nossa rede de saúde”, complementou o gerente geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.
EBSERH - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, sendo um deles o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. É a maior Rede pública de hospitais do país com mais de 8 mil leitos. As unidades têm características específicas: atendem 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Imprensa Recife
Yves Ribeiro prestigia posse dos novos conselheiros do TCE
Pedro Campos participa da Conferência de Pessoas com Deficiência na ONU
Escoliose: cirurgião de coluna alerta para campanha Junho Verde
UNINASSAU Caruaru realiza Mutirão de Negociação
São João: Prefeitura de Arcoverde divulga programação do Polo Raízes do Coco Lula Calixto
Gilmar Junior: ”A seleção simplificada de Olinda é vergonhosa!”
Belo Jardim promove cadastro de aparelhos no programa Alerta Celular
Brasil lança campanha, manual e retoma comissão de combate ao trabalho infantil
Durante o evento de posse dos integrantes, foi lançado o Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, que dissemina o conhecimento acumulado pela Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e dá visibilidade à questão do trabalho infantil.
O material é destinado aos profissionais que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a todos os que se interessam pelo assunto. Para acessar o manual, clique aqui.
“Espero que a gente possa trabalhar juntos nessa Comissão de modo integrado, respeitoso, cordial e tendo como princípios a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov.
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, destacou que o governo está fazendo um esforço para solidificar instituições de proteção social e que espera que a retomada da comissão aprofunde as relações com a sociedade civil e fortaleça a condução de políticas públicas que sejam feitas de maneira responsável.
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, destacou que o governo está fazendo um esforço para solidificar instituições de proteção social e que espera que a retomada da comissão aprofunde as relações com a sociedade civil e fortaleça a condução de políticas públicas que sejam feitas de maneira responsável.
“É com muita honra que o ministério se soma a outras instituições para viabilizar esse grande projeto, que é a erradicação do trabalho infantil no Brasil. A grande tarefa será construir o novo Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil para que a gente possa atingir a meta”, explicou o ministro.
A DATA - Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil tem como lema da campanha de 2023 “Justiça social para todos: Acabem com o trabalho infantil!”.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
Imprensa Planalto
Fati: Faculdade Senac promove inclusão e aprendizado para a terceira idade
No Senado, Teresa Leitão ressalta importância da visita de Lula ao estado
Compaz entrega óculos de grau a usuários nesta quarta, 14/06
Na próxima quarta-feira, às 9h, no Compaz Governador Miguel Arraes, localizado na avenida Caxangá, 653, será realizada a entrega de 28 óculos de grau a usuários do equipamento. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã do Recife e o Instituto Ver e Viver, associação carioca sem fins lucrativos que integra a missão corporativa do Grupo EssilorLuxottica. A Secretaria e o Instituto firmaram acordo para realizar exames e entregar óculos a usuários do Compaz diagnosticados com algum tipo de comprometimento da visão.
A Rede Compaz viabilizou o mutirão oftalmológico, ocorrido nos últimos dias 24 e 25 de abril, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, que designou a equipe do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes para atender os usuários. Foram atendidos 142 pacientes; destes, 96 foram encaminhados para a produção de óculos, cujas armações e lentes foram cedidas pelas Óticas Carol e RX Laboratório. Os casos mais graves farão tratamento oftalmológico com a equipe do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes.
O Grupo EssilorLuxottica promove ações sociais, com foco no acesso à visão de qualidade para a população que mais precisa, priorizando crianças e adolescentes em idade escolar. A primeira entrega será realizada em 14/06, quarta-feira.
Serviço:
Data: 14/06/23 - Quarta feira
Hora: 9h
Local: COMPAZ - Governador Miguel Arraes
Endereço: Av. Caxangá, 653, Caxangá, Recife - PE
Imprensa Recife
Prefeito João Campos sanciona lei de Liana Cirne que cria o Estatuto da Liberdade Religiosa no Recife
“Essa lei garante o direito à fé para todas e todos, combatendo qualquer tipo de preconceito, garantindo que quem é espírita, da Assembleia de Deus, Universal, católico ou umbandista tenham direito garantido de exercer a sua fé e de receber assistência espiritual”, explica Liana.
O estatuto define que a liberdade de discurso e de pregação não incluem a disseminação de ódio ou discriminação a qualquer grupo, por qualquer fundamento.
A lei também garante que “a criança e o adolescente estarão protegidos de qualquer forma de discriminação, violação à sua integridade física, moral e emocional por motivos de religião ou crenças”.
Liana Cirne destaca que é católica, mas lembra que aprendeu dentro da própria casa sobre a diversidade religiosa. A vereadora cita ainda Vera Baroni, autora intelectual da proposta.
“A autora intelectual dessa proposição é Vera Baroni e é de fundamental importância que nossa cidade assegure uma política em que todos os credos sejam respeitados. Sou uma católica praticante, filha de uma budista e aprendi a diversidade religiosa na minha casa”, diz Liana.
De acordo com a lei, o município promoverá políticas públicas de enfrentamento à intolerância religiosa, que terão como finalidade, entre outros, o combate à intolerância religiosa ocorrida no âmbito familiar ou na comunidade, divulgação de ações, governamentais ou não, que promovam a tolerância e o respeito à diferença.
Olinda faz últimos ajustes para 1ª Maratona Internacional FMO
Olinda será sede da primeira Maratona Internacional da FMO. O evento acontece no próximo domingo (18), com largada às 4h da manhã, na Praça Duque de Caxias, em Casa Caiada. Estão inscritos dois mil corredores de vários lugares do mundo, que participarão de provas de 5, 10, 21 e 42 quilômetros. Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura e outros órgãos se reuniram para debater os últimos ajustes para a disputa.
O encontro contou com as presenças da Polícia Militar, Faculdade de Medicina de Olinda, organização da Maratona, além de representantes da Saúde, Esportes, Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do município. Detalhes sobre o evento foram discutidos na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Varadouro.
A disputa principal, de 42 quilômetros, terá trajeto a partir da Duque de Caxias, seguirá até o Forte de Pau Amarelo, em Paulista. De lá, os corredores voltarão, cruzarão Olinda e vão até o Marco Zero do Recife, e novamente retornarão para o ponto de partida, em Casa Caiada.
ESTRUTURA DA PROVA
Ficou definido que terão oito banheiros para os competidores, iluminação e limpeza reforçada no trajeto (antes, durante e depois). Já o trânsito sofrerá bloqueio das 0h às 12h, em pontos na Rua Eduardo de Morais e 12 de Março. Por isso, Olinda não receberá, excepcionalmente neste domingo (18), a tradicional ciclofaixa para os ciclistas. A Secretaria de Mobilidade Urbana vai disponibilizar sete batedores e 15 agentes de trânsito.
De segurança, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão posicionadas nos principais pontos de concentração da corrida. Também haverá cuidado com a saúde, com três ambulâncias, disponíveis para possíveis emergências e aferimento de pressão dos corredores. Para recepcionar os competidores no fim da prova, uma orquestra de frevo estará no ponto de largada/chegada.
MARATONA
Além da largada às 4h para os competidores de 42 quilômetros, as provas de 5, 10 e 21km têm início às 5h. As inscrições estão encerradas, e há nomes confirmados do Quênia, Suíça, China, entre outros países. A primeira Maratona FMO tem realização técnica da Associação dos Corredores de Pernambuco (ACOPE).
Os cinco primeiros colocados de cada prova receberão premiação em dinheiro, com valor máximo de R$ 8 mil para o campeão dos 42 quilômetros.
Prefeitura do Paulista intensifica trabalhos de drenagem para duplicação da PE-01
Na intensificação dos trabalhos de drenagem da PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite), a Prefeitura do Paulista completou, nesta segunda-feira (12.06), 750 metros dos 2 mil metros para colocação dos canos de galerias pluviais na rodovia. A intervenção faz parte das ações para duplicação da pista, que terá um investimento de R$ 14,5 milhões.
O trecho a ser ampliado possui 4km de extensão, que vai do bairro de Pau Amarelo até o entroncamento com a PE-22, onde fica a rotatória do bairro da Conceição.
Após a drenagem, serão realizadas as intervenções para duplicação da via que terá duas mãos no sentido Sul/Norte e duas mãos no sentido Norte/Sul. A obra também envolve aplicação de asfalto, sinalização, iluminação e substituição dos tubos de abastecimento d'água.
Imprensa Paulista PE
Confira sugestões do Pão de Açúcar para comemorar o Dia dos Namorados
Há 30 anos, José Augusto dava início à tradição do Comidas Gigantes com o Maior Cuscuz do Mundo em Caruaru
Agrovale marca ciclo junino com apoio à cultura regional
Josildo Sá e outras atrações no Shopping Patteo Olinda
Sesc Arcoverde realiza festejos juninos do grupo das pessoas idosas
Gravatá promoveu visita de familiarização ao destino no fim de semana
URGENTE: Estado de Greve na Rede Estadual de Ensino
Em Betânia, Jarbas Filho participa da Festa de Santo Antônio e faz entrega de ambulância
Em Paulista, mutirão de cidadania atende moradores do Alto do Bigode
A população residente na comunidade do Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão, em Paulista, receberá de terça-feira (13) a quinta-feira (15.06), das 9h às 15h, um mutirão de serviços de cidadania. A localidade vai ser contemplada pelo programa Políticas Sociais nos Bairros. A programação acontecerá na Rua Presidente João Goulart, em frente à Igreja Batista.
Nos dois primeiros dias, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos irá ofertar
atualização do CadÚnico, emissão da 1. via do RG, Carteira do Idoso, Carteira do Autista, encaminhamento para a 2. via do Registro de Nascimento e orientações sobre saúde.
Na quinta-feira, haverá mamografia, preventivo para o câncer do colo do útero, clínico geral, vacinação contra a Covid-19 e gripe, vacinação antirrábica, além do balcão do empreendedor. A iniciativa conta também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde.
Imprensa Paulista PE
Presidente Lula lança o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
“Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas de experiência e de cooperação entre a União, estados e municípios, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos”, acrescentou.
“É uma coisa tão simples, tão fácil, tão visível pra todos nós que deveria acontecer todo ano, mas lamentavelmente, no Brasil, vivemos um período muito obscuro em que os entes federados não conversavam entre si”, concluiu Lula.
Agência Brasil

