segunda-feira, 12 de junho de 2023

Governadora Raquel Lyra prestigia posse de novos conselheiros do TCE

A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, prestigiaram a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, na manhã desta segunda-feira (12), na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

"O Tribunal de Contas do Estado recebe, festivamente, dois novos jovens conselheiros que têm a agregar muita experiência ao órgão. O TCE tem uma capacidade técnica forte e a sensibilidade de não ser um órgão apenas punitivo, mas que busca a mediação para permitir que os serviços públicos sejam mais eficientes. Deixo minha saudação aos ex-conselheiros Carlos Porto e Teresa Dueire, até hoje a única mulher a ocupar um lugar como conselheira", afirmou a governadora Raquel Lyra.

O advogado Eduardo Lyra Porto de Barros e o ex-deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes assumem os cargos de conselheiros da instituição em substituição a Porto e Dueire, recentemente aposentados.

"Chego ao Tribunal no sentido de somar. Realço o reconhecido caráter pedagógico e orientador da Corte de Contas, pois reconheço a importância de um órgão técnico atuar como parceiro do gestor", disse Eduardo Porto. "O Tribunal está avançando muito, cumprindo um papel fundamental. Desejo que o TCE possa contribuir para que a qualidade da gestão pública em nosso estado seja referência", apontou Rodrigo Novaes.

Acompanharam a chefe do Executivo estadual na solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Carla Patrícia (Defesa Social) e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura). O presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais e estaduais, além de prefeitos e autoridades jurídicas pernambucanas também estiveram presentes na cerimônia.

Imprensa PE

Recife inaugura primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável

Nesta quinta-feira (15), o Recife abre as portas para a primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável. O espaço, conhecido como Zarina Moda Afro, vai funcionar no 1° Centro Cultural e Gastronômico da Diáspora Africana e Povos Originários, localizado na rua da Santa Cruz, nº 174, bairro da Boa Vista. Lá, o público vai encontrar uma variedade de roupas femininas, masculinas e infantis, confeccionadas em tecido capulanas, importados do Moçambique e do Senegal, ambos países da África. Também será possível encontrar acessórios para todos os públicos, e artigos de decoração para casa. A festa de inauguração acontece a partir das 16h, e terá participação especial dos grupos culturais do Afoxé Oxum Panda, DJ Kauna e Edú Àra Sangô. O local recebeu uma pintura artística assinada pelo grafiteiro Cajú. 


A Zarina Moda Afro surgiu em 2015, das mãos de dois artistas pretos da periferia: Jéssica Zarina, 29 anos, mulher negra, candomblecista, bailarina afro, atriz, modelo, produtora cultural e artesã; personal stylista, e, também de  Rodrigo Zarina, 32 anos, homem negro, camdoblecista músico percursionista, produtor cultural, stylista, costureiro e modelista. Juntos, há mais de oito anos, eles têm um ateliê, na sala de casa, no Quilombo de Xambá, em Olinda, na região Metropolitana do Recife. À época, movido pelo desejo de empreender, investiram cerca de R$1.500,00, compraram máquina de costurar no cartão, alguns tecidos e camisas de malha. Agora, anos mais tarde, decidiram por criar sua própria loja, um sonho antigo do casal, que está saindo do papel e tornando-se realidade. 


Outra importante proposta da Zarina Moda Afro, é a modelagem sustentável do empreendimento, que é responsável pela geração de emprego para comunidade local, por meio da contratação de costureiras da comunidade, que auxiliam na elaboração, ajustes e confecção das peças. Atualmente, quatro costureiros e costureiras, negros, da periferia, que reforçam o time da mão de obra, ou seja, além de enaltecer o mercado da moda autoral, a loja também contribui para a circulação de recursos na própria comunidade. “As nossas peças são feitas a muitas mãos, com carinho e muito afeto, que o nosso cliente merece. Temos um time de costureiros profissionais, na faixa dos 33 aos 60 anos, que nos ajudam para que as peças ganham forma, acabamento e chegam às vitrines”, explica Jessica Zarina, empreendedora e uma das responsáveis por assinar a criação e modelagem de roupas.


Além de comercializar roupas em tecido capulana, que remetem à ancestralidade e  cultura africana, a Zarina Modas  vai abrigar, dentro do mesmo  espaço, outras empreendedoras e marcas ligadas à moda afro autoral. São elas: Aucilene Santana, 44 anos, da marca @ateliefioseformas, que transformar tecido e material sintético em bolsas e acessórios; Oluyiá França, tecnóloga em design de moda e técnica em figurino, gestora da @oluyiaFranca, que leva seu nome, e apresenta peças únicas, atemporais bordadas com influência da cultura afro-latina-americana; e Juliana Araújo, artista visual, artesã, idealizadora e criativa da “Do meu flui”, que vende adornos autorais pintados à mão, que evocam a expressão de uma estética ancestral afro-indígena aliada à contemporaneidade, na resistência por uma moda pluriversal; e por fim a Duife, especializada em novos estilos a partir das roupas oriundas de garimpos, faz uma curadoria e cria novas vestimentas, de maneira circular e com menos impacto ao meio ambiente a fim de reaproveitar o que já existe no mundo.


Entre os produtos à venda, na Zarina Moda Afro, estão turbante, afro-faixa, kaftans, t-shirt capulana, t-shirts dos orixás, bata angola, quimono ancestral, vestido e bata bordada a mão. Há, ainda, brincos e colares. Tem também artigos para casa e decoração, como orixás de gesso e biscuit bordado com pedraria. “Temos uma infinidade de produtos, com uma curadoria especializada e preços que cabem no orçamento da clientela. Aqui, o cliente, por exemplo, vai encontrar peças a partir de R$ 75,00, e pode pagar no pix ou parcelar no cartão” finaliza o empreendedor Rodrigo Zarina.


O Centro Cultural e Gastronômico da Diáspora Africana e Povos Originários, onde será instalada a loja Zarina Modas (@zarinamodaafro) funciona, ainda, com mais três afroempreendimento nas áreas de beleza (@gana_hare); gastronomia (@dunajeum); bebidas artesanais com a Licoteria Capibaribe. 

SERVIÇO

O quê: Recife inaugura primeira loja especializada em moda afro autoral e sustentável 

Quando: Quinta-feira, 15 de junho

Onde:  Centro Cultural e Gastronômico da diáspora africana e povos originários, localizado na rua da Santa Cruz, nº 174, bairro da Boa Vista. 

Instagram: @zarinamodaafro

Com sanção da governadora Raquel Lyra, Pernambuco institui a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial


Em ato histórico no Estado, a governadora Raquel Lyra sancionou a lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial em Pernambuco. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual assinou o ato no Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (12). Aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 22 de maio, o estatuto tem o objetivo de garantir à população racializada a igualdade de oportunidades e o combate à intolerância racial.

“Pernambuco tem um passivo histórico com a população negra no Estado. Grande parte da população que é vítima de crimes, que passa fome, que busca por emprego, é preta. O projeto de lei será fundamental para garantir, de fato, políticas públicas que permitam o acolhimento e a rede de proteção para essa população ter ainda mais acesso à educação, cultura, saúde e tantos outros espaços”, destacou a governadora.

A lei também estabelece medidas que buscam assegurar à população negra a defesa de direitos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância racial e religiosa. “A lei vai trazer para nós um outro momento, vai virar uma página na história de Pernambuco. É um momento muito importante de compromisso do Estado”, registrou Vera Baroni, fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco.

O projeto de lei era de 2019, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão e do então deputado estadual Isaltino Nascimento, mas estava arquivado desde o término dos mandatos de ambos. A atual deputada estadual Rosa Amorim é autora do requerimento que desarquivou o projeto de lei, aprovado em duas votações. “O estatuto vai orientar o Estado de Pernambuco para que cada vez mais a gente possa fortalecer a sobrevivência do povo preto e a construção de políticas públicas”, frisou Rosa Amorim.

Pernambuco era um dos poucos estados do país que ainda não tinha uma legislação própria de promoção da igualdade racial, embora cerca de 66% da população seja negra. Assim, a sanção do estatuto representa um ato histórico no Estado.

Participaram da solenidade os secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Carla Patrícia (Defesa Social), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Regina Célia (Mulher), Ana Maraíza (Administração), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Mauricélia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação), além dos deputados estaduais João Paulo, Doriel Barros e Socorro Pimentel, e o vereador de Olinda, Vini Castello.

Imprensa PE

Prefeitura do Recife lança plataforma Minha Saúde Conectada

A Prefeitura do Recife está criando mais uma ferramenta digital para facilitar os caminhos dos usuários e também dos profissionais da rede municipal de saúde. A partir de agora, dentro do aplicativo Conecta Recife, está disponível a plataforma “Minha Saúde Conectada”. Por meio dela, será possível acessar, de forma prática e rápida, toda a trajetória de pacientes dentro das unidades de saúde da capital, incluindo a visualização de prontuários, exames, análises clínicas, dispensação de medicamentos, cirurgias e outros procedimentos de média e alta complexidade. O lançamento do serviço foi feito na tarde desta segunda-feira (12/06), no auditório Capiba (15º andar do edifício-sede da PCR), pelo prefeito João Campos, com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e dos secretários de Atenção Especializada e Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda e Ana Estela Haddad, respectivamente, além do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.

“Hoje o Recife dá mais um passo importante no processo de transformação digital dos serviços de saúde. Com a ferramenta Minha Saúde Conectada, que está disponível dentro do Conecta Recife, o cidadão vai poder ter acesso às suas informações, como histórico de consultas, os seus agendamentos e as informações que os profissionais de saúde registram durante os atendimentos. Tudo isso vai ficar guardado num único local e não mais numa ficha de papel ou num documento que pode ser perdido”, explicou João Campos. “Isso ajuda muito o cidadão, porque ele vai ter todos os seus documentos, e também os profissionais de saúde, que vão ter acesso a todos os registros em único lugar. Isso, embora pareça simples, é muito importante para que a gente garanta o bom atendimento e, com isso, recursos públicos são economizados e a gente tem a prevenção de doenças, garantindo a saúde das pessoas”, acrescentou ele.

Durante o lançamento da ferramenta, também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Recife e o Ministério da Saúde, uma vez que a plataforma irá integrar as redes de saúde municipal e federal, gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a cooperação vai enfrentar um problema antigo, que é a fragmentação das estruturas de dados. “Essa parceria de hoje é fruto do esforço que a cidade tem feito no sentido de inovar e produzir soluções disruptivas que enfrentam um problema que temos diagnosticado há muito tempo no país que é a fragmentação dos nossos sistemas de informação. Nós produzimos sistemas de informações em abundância, mas a desintegração é total. E hoje celebramos o início de uma nova jornada”, comemorou. 

Já Ana Estela Haddad, Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, parabenizou os envolvidos na construção da cooperação. “Recife está se tornando uma cidade digital  e uma cidadania digital está em construção na cidade. Quando a gente vê um município, com todos os desafios do Recife, realizando tudo isso, com toda essa capacidade, é muito admirável. Parabéns ao prefeito e agradeço à Ebserh pela oportunidade de estarmos aqui hoje. Parabenizo a integração que está acontecendo, é um exemplo que vamos levar para outras partes do país. Nós temos uma fragmentação grande no setor saúde mas já temos um modelo e uma estratégia a seguir para promover a transformação digital. E Recife é um modelo avançado”, comentou ela.

O sistema Minha Saúde Conectada ficou pronto após mais de um ano de trabalho. Sua implantação permitirá a interligação a outras redes de saúde, sejam municipais ou estaduais. “O Recife está sendo, mais uma vez, pioneiro entre as cidades brasileiras, ao implantar uma ferramenta que integra e dialoga com diversos sistemas diferentes, de unidades de saúde e órgãos distintos. Em um local só, de forma segura, rápida e prática, o cidadão poderá acessar, a qualquer momento, as etapas e também o conjunto de seu histórico. Ele não precisará mais andar com aquelas pastas cheias de receituários, análises e exames impressos, que muitas vezes se perdem, ou são danificados. Da mesma forma, o profissional que atender o paciente também terá melhores condições de reunir informações para o diagnóstico e adoção de tratamentos”, detalhou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“Poupar tempo, ampliar acesso e dar comodidade aos pacientes e também trabalhadores do SUS são uma prioridade da gestão. O programa Recife Cuida tem impulsionado investimentos não apenas em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos, mas também em inovação digital na saúde, a exemplo do Atende em Casa, Atende Gestante, Recife Vacina, Vamos Testar e outros serviços reunidos no App Conecta Recife, que já acumula mais de 1,6 milhão downloads. Nosso projeto prossegue com a meta de informatizar toda a nossa rede de saúde”, complementou o gerente geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.

EBSERH - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, sendo um deles o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. É a maior Rede pública de hospitais do país com mais de 8 mil leitos. As unidades têm características específicas: atendem 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Imprensa Recife 

Yves Ribeiro prestigia posse dos novos conselheiros do TCE


O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, participou, nesta segunda-feira (12.06), da posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram empossados Eduardo Porto (servidor de carreira) e Rodrigo Novaes (ex deputado estadual). A solenidade ocorreu na sede da Escola de Magistratura de Pernambuco, no Recife.

"São dois nomes que irão reforçar o trabalho do TCE, no acompanhamento da correta aplicação dos recursos pelas instituições públicas", enalteceu o prefeito.

Imprensa Paulista PE 

Pedro Campos participa da Conferência de Pessoas com Deficiência na ONU


 Entre os dias 13 a 15 de junho, o deputado federal Pedro Campos integra a comitiva brasileira que irá, em missão oficial, participar da Conferência das Partes da Pessoas com Deficiência - COSP16, das Nações Unidas. O evento será realizado na sede da ONU, em Nova York, e reunirá a comunidade internacional para debater diretrizes para desenvolvimento social inclusivo no mundo. 

“Vamos debater sobre os desafios para efetivar a inclusão social no Brasil e no mundo. Iremos levar o olhar do nosso país, sob aspecto da representatividade nos espaços de poder e nas formulação de políticas públicas, além do papel essencial de iniciativas que contribuem para tornar a inclusão uma realidade, como é o BPC aliado ao Bolsa Família e o Emprego Apoiado”, pontuou. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no Brasil, mais de 45 milhões de brasileiras e brasileiros são pessoas com deficiência, representando cerca de 21% da população, mas a representatividade em espaços de poder ainda é baixa. 

“Nas últimas eleições, o país contou com apenas 448 pessoas com deficiência disputando cargos eletivos, o que representa apenas 1,6% das 28.790 candidaturas do último pleito. Isso reflete na baixa representatividade que temos: em 2022, apenas 11 PCDs faziam parte das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, significando apenas 2,4% destes parlamentares. O total da força de trabalho inserida neste espaço também deixa a desejar, quando apenas 0,85% da ocupação laboral da Câmara são de pessoas com deficiência - 152 dentre os 17.897 profissionais”, afirmou.

O parlamentar irá participar, em 13 de junho, do painel _Promovendo a autodefesa e o acesso participativo à saúde: abordagens colaborativas com a sociedade civil no Brasil_. Nesta ocasião, o deputado irá falar sobre as políticas afirmativas implementadas no país que contribuem para a efetividade da inclusão social no país.

“O Benefício de Prestação Continuada, que garante um salário mínimo por mês ao idoso ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, é um forte instrumento para garantir renda básica para este público. E estamos lutando para que este benefício possa ser acumulado ao Bolsa-Família”, afirma o parlamentar. 

As barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências no mundo do trabalho também serão pauta da COSP16. “No Brasil, sete em cada 10 PCDs estão fora do mercado e, quando ocupam esses espaços, recebem salários menores. Precisamos mudar essa realidade e por isso é tão importante encaminharmos agendas legislativas que fortaleçam a inserção destes profissionais, como o Projeto de Lei N•1532/2023 pretende instituir a Política Nacional de Emprego Apoiado”, afirmou. O PL, em trâmite no Senado Federal, tem como relatora a senadora Mara Gabrilli (PSDB) e pretende combater os preconceitos, as barreiras e as dificuldades encontradas pelas PCDs, que impedem o seu acesso ao mercado de trabalho.

O parlamentar também aponta para a necessidade de ampliar o acesso ao ensino superior e técnico para às PCDs. “Vamos trabalhar para dar celeridade ao Projeto de Lei n• 1527/2019, pretende alterar a Lei de Cotas nas Universidades e instituir a reserva de 10% das vagas para ingresso em cursos das instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio para as pessoas com deficiência”, afirmou.

Para enfrentar este cenário adverso, Pedro  ressalta a importância de envolver as PCDs na tomada de decisão política. “Não é possível conceber políticas que pautem a inclusão, sem a participação efetiva das pessoas com deficiência. Por isso colocamos, diariamente, o nosso mandato à disposição dessa luta, garantindo a participação sociedade civil em todas as frentes que essas batalhas nos impõe. As nossas ações vão desde a composição da nossa equipe de gabinete diversa e inclusiva, passando pela construção coletiva de proposições legislativas e por uma articulação política conjunta, além do monitoramento social permanente sobre a efetividade de direitos”, concluiu.

Escoliose: cirurgião de coluna alerta para campanha Junho Verde


Junho é o mês de conscientização da escoliose, uma alteração na coluna vertebral causada por uma curvatura lateral que atinge de 2 a 3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os mais acometidos pela doença estão as adolescentes do sexo feminino. No Brasil são mais de 1,6 milhão de acometidos pela doença, que não tem cura, muitas vezes é silenciosa e progressiva. Há possibilidade de controle precoce e de viver com qualidade de vida.
De acordo com o Cirurgião da coluna vertebral e especialista em dor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Marcelo Andrade Filho, a doença pode ser idiopática ou secundária. A idiopática não tem causa identificada e, geralmente, se manifesta na pré-adolescência ou na adolescência e se agrava durante o pico de crescimento. Já a secundária, é provocada por más-formações congênitas, doenças neuromusculares, doenças especificas ou que se formam por conta da degeneração da coluna, normalmente na vida adulta.
“Aqueles que apresentam curvatura entre 10 e 40 graus devem ser acompanhados pelo médico ortopedista. Procedimentos cirúrgicos são recomendados a partir de curvaturas de 50 graus na coluna e são indicados para evitar problemas cardíacos e pulmonares que podem ser acarretados pela deformidade” no futuro, explica, acrescentando que o diagnóstico precoce da doença é fundamental para o tratamento da escoliose, uma vez que ela progride com o crescimento e com o tempo.

SERVIÇO:
Instituto de Ortopedia e Trauma do Recife  (IOT)
Instagram: @iot.recife
Fone: 81 99354 5959 / 3416-7575

UNINASSAU Caruaru realiza Mutirão de Negociação



Até o dia 17 de junho, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, realiza o Mutirão de Negociação. A iniciativa é voltada para os estudantes que possuem algum débito, trancaram ou abandonaram o curso. Nesse caso, os alunos do ensino EAD com pendências terão a oportunidade de retornar aos estudos e os com mensalidades atrasadas ficarão em dia com a Instituição.

Para participar, o estudante ou responsável precisa comparecer ao polo EAD da UNINASSAU Caruaru, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é entrar em contato por meio do telefone (81) 9.9717-7789. Os interessados devem apresentar o número da matrícula e documentos pessoais.

“Essa ação tem como principal objetivo ajudar o aluno a retomar seus estudos e dar início a sua carreira profissional. A campanha tem condições especificas, de acordo com a situação do estudante. Por isso, é de suma importância que ele ou responsável nos procure, seja por telefone ou presencialmente”, ressalta Dylma Omena, coordenadora do Polo em Caruaru.

A Instituição fica localizada no entroncamento das BR’s 104 e 232, km – 68, nº 1215.

São João: Prefeitura de Arcoverde divulga programação do Polo Raízes do Coco Lula Calixto


A Prefeitura de Arcoverde, através do seu Comitê Gestor de Eventos - CGE, anuncia a programação do Polo Raízes do Coco Lula Calixto, no São João 2023 do município.  

O referido polo é um dos destaques da descentralização da festividade, constituído por uma grade que contempla especialmente artistas e grupos da cidade e da região, além de destaques no cenário cultural do Estado.  A programação começa na próxima sexta-feira (16), no Alto do Cruzeiro, reconhecido como berço do Samba do Coco e um dos locais mais procurados por apaixonados pela cultura popular.

Confira abaixo a programação:

PALHOÇA DA CRUZ
POLO RAÍZES DO COCO

16/06 (Sexta)
14h00 - Tião Gavião
16h00 - Giovani do Acordeon

17/06 (Sábado)
14h00 -  Painho e Paião
16h00 -  Zé do Peba

18/06 (Domingo)
14h00 - Forró da Coréia
16h00 - Zezinho da Sanfona

21/06 (Quarta)
14h00 - Românticos do Forró
16h00 - Forró Água de Coco

22/06 (Quinta)
14h00 - Fernando Mamede
16h00 - Arte Nordestina

23/06 (Sexta)
14h00 - Paulinho e Pedrinho
16h00 - Cícero do Acordeon

24/06 (Sábado)
13h00 - Coco Raízes de Arcoverde e Quebra Coco Aliança
14h00 -  Lourenção
16h00 - Junior Saigon

25/06 (Domingo)
14h00 - Forró Portal do Sertão
16h00 - Impacto do Forró

POLO RAÍZES DO COCO

16/06 (Sexta)
16h00 - Samba de Coco Toype do Ororubá
17h00 – Samba Coco Pisada Segura
18h15 - Forró na Caixa
19h30 - Almério

17/06 (Sábado)
16h00 - Boi Fantástico
17h00 - Quebra Coco Aliança
18h15 - Bia Villa Chan
19h30 - Mestre Ambrósio

18/06 (Domingo)
17h00 - Samba de Coco Irmãs Lopes
18h15 - Banda de Pau e Corda
19h30 - Maciel Salú

21/06 (Quarta)
17h00 - Samba de Coco Eremim
18h15 - Gabi da Pele Preta
19h30 - Geraldinho Lins

22/06 (Quinta)
17h00 - Samba de Coco Fulô do Barro
18h15 - Mazinho de Arcoverde
19h30 - Josildo sá

23/06 (Sexta)
16h00 - Grupo Afro Motumbaxé
17h00 - Samba de Coco Raízes de Arcoverde
18h15 - Vertin
19h30 - EmCanto e Poesia

24/06 (Sábado)
16h00 - Maracatu Raízes do Sertão
17h00 - Afoxé Omo Nilé Ogunjá
18h15 - Lia de Itamaracá
19h30 - Clayton Barros

25/06 (Domingo)
17h00 - Samba de Coco Trupé de Arcoverde
18h15 - Gyra
19h30 - Romero Ferro


Gilmar Junior: ”A seleção simplificada de Olinda é vergonhosa!”


Foram várias mensagens de indignação recebidas no final de semana. Profissionais da enfermagem acionaram o deputado Gilmar Júnior (PV), que também é enfermeiro, denunciando irregularidades no edital da seleção simplificada de Olinda. Questões que levaram o parlamentar a subir à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco nesta segunda-feira (12).

“A seleção simplificada de Olinda é vergonhosa! Essa modalidade implica fragilidade no vínculo trabalhista e a legislação do SUS preconiza justamente o contrário. Além disso, os salários oferecidos estão abaixo do piso da categoria: cerca de R$ 1.300 para o técnico e de R$ 2.000 para o enfermeiro. Esse edital precisa ser revisado, reeditado e republicado!”.

O deputado afirmou que esse comportamento, de ignorar a aplicação do piso, tem sido comum aos gestores: “A Lei 14.434/22 está em vigor e não adianta fazer de conta que não está! O caso de Olinda, infelizmente, não é único: é o retrato vergonhoso dos gestores que insistem em fingir que o piso da enfermagem não existe! E não cumprir a lei não é opção, é improbidade administrativa!”.

Belo Jardim promove cadastro de aparelhos no programa Alerta Celular


A Polícia Militar de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, promoverá o cadastro de aparelhos no programa Alerta Celular da Secretaria de Defesa Social (SDS). A ação ocorrerá no Centro Social Urbano, localizado na Av. Sebastião Rodrigues da Costa - São Pedro, nos dias 14 e 19 de junho, das 9h às 12h.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local e levar o RG, e-mail e os aparelhos a serem cadastrados. O objetivo do programa é auxiliar na recuperação de dispositivos em casos de roubo, furto e extravio.

O Alerta Celular é uma iniciativa que visa fortalecer a segurança da população, permitindo o registro dos aparelhos e a sua inclusão em um banco de dados. Dessa forma, caso ocorra algum incidente, as autoridades poderão identificar os dispositivos e auxiliar na sua localização e recuperação.

Imprensa Belo Jardim PE

Brasil lança campanha, manual e retoma comissão de combate ao trabalho infantil


"Se alia pra transformar, para amar e proteger! Criança não tem trabalho, tem que se desenvolver!” Esse é o convite do poeta Bráulio Bessa para que todos se unam à luta contra o trabalho infantil no Brasil. Os versos são parte da campanha que tem como slogan “Proteger a infância é potencializar o futuro. Chega junto para acabar com o trabalho infantil".

O propósito é promover, por ações de comunicação nas redes sociais, a conscientização da sociedade sobre a importância de se reforçar o combate ao problema no país e no mundo. Promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, a campanha marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil: 12 de junho.

Cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em 2019 no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE. O trabalho infantil é uma violência contra a infância. Crianças e adolescentes têm o direito de brincar, de aprender e de se manter seguras e saudáveis, inclusive em tempos de crise. No entanto, o trabalho infantil ainda é uma realidade presente em muitos países, nas zonas urbanas, nas áreas rurais e até no mundo digital.

168 MILHÕES - Segundo um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância nesta segunda-feira (12/6), pelo menos 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) denuncia que mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos.

A pobreza e a desigualdade social fazem com que os filhos e as filhas de famílias mais pobres tenham poucas oportunidades de escolha e desenvolvimento na infância e adolescência. Ao atingirem a vida adulta, tornam-se, majoritariamente, trabalhadores com baixa escolaridade e qualificação, ficando sujeitos a menores salários e mais vulneráveis a empregos em condições degradantes, perpetuando, assim, um círculo vicioso de pobreza. "Uma sociedade omissa em relação ao trabalho infantil é condescendente com essa forma de violência e será cobrada futuramente”, afirma Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

COMISSÃO – Em outra ação simbólica nesse 12 de junho, o Governo Federal retomou a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, instrumento de gestão para a política nacional sobre o tema. A comissão é composta por membros do Governo Federal e representantes de trabalhadores, empregadores, sociedade civil, sistema de Justiça e organismos internacionais.

Durante o evento de posse dos integrantes, foi lançado o Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, que dissemina o conhecimento acumulado pela Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e dá visibilidade à questão do trabalho infantil.

O material é destinado aos profissionais que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a todos os que se interessam pelo assunto. Para acessar o manual, clique aqui.

“Espero que a gente possa trabalhar juntos nessa Comissão de modo integrado, respeitoso, cordial e tendo como princípios a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, destacou que o governo está fazendo um esforço para solidificar instituições de proteção social e que espera que a retomada da comissão aprofunde as relações com a sociedade civil e fortaleça a condução de políticas públicas que sejam feitas de maneira responsável.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, destacou que o governo está fazendo um esforço para solidificar instituições de proteção social e que espera que a retomada da comissão aprofunde as relações com a sociedade civil e fortaleça a condução de políticas públicas que sejam feitas de maneira responsável.

“É com muita honra que o ministério se soma a outras instituições para viabilizar esse grande projeto, que é a erradicação do trabalho infantil no Brasil. A grande tarefa será construir o novo Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil para que a gente possa atingir a meta”, explicou o ministro.

A DATA - Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil tem como lema da campanha de 2023 “Justiça social para todos: Acabem com o trabalho infantil!”.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Imprensa Planalto 




Fati: Faculdade Senac promove inclusão e aprendizado para a terceira idade


A Faculdade Senac Pernambuco tem se destacado no cenário educacional ao promover a inclusão e o aprendizado contínuo para a terceira idade por meio do Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati). Com inscrições abertas para a próxima edição do programa, até 4 de julho, a instituição oferece mais de 30 vagas gratuitas em disciplinas de graduação e cursos de extensão. O projeto proporciona oportunidade única para os idosos se engajarem em atividades educacionais e benefícios significativos para o seu desenvolvimento pessoal.

O Fati tem como objetivo principal promover a integração e o desenvolvimento educacional, sociocultural e intergeracional dos idosos em Pernambuco. Através de atividades educacionais, os participantes têm a chance de ampliar seus conhecimentos em áreas como Administração, Gestão Comercial, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gastronomia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Depoimentos de participantes anteriores do Fati destacam os benefícios do programa, como a estimulação cognitiva, a socialização e o fortalecimento da autoestima. Muitos idosos relatam transformações positivas em suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente, após participarem do programa. Exemplo disso é o da socióloga e servidora pública aposentada Cilene Cadena da Mata. Ela decidiu voltar a estudar aos 61 anos e ingressou na Faculdade Senac através do Fati em 2022. Cilene concluiu a disciplina Design, Cultura e Sociedade, do curso de Design de Interiores, apresentando um trabalho sobre a ressignificação da Casa da Cultura como um espaço de cultura integrado ao Meio Ambiente e ao mangue.

“Foi muito gratificante retornar ao ambiente do conhecimento. Posso dizer que foi muito prazeroso e, ao mesmo tempo, desafiador. Tive a oportunidade de conhecer e entender sobre o que é design, pois antes era uma incógnita para mim. O Fati me deu uma nova perspectiva e vontade de voltar a estudar, agregar valor à minha história, à minha formação na Sociologia. Voltar a estudar melhorou minha autoestima. Até meus filhos falaram que eu mudei. Foi muito transformador”.

*Inscrições* – Os interessados podem se inscrever através do link disponível no site da Faculdade Senac Pernambuco: https://faculdadesenacpe.edu.br/processo-seletivo/fati.  É necessário ter idade mínima de 60 anos e Ensino Médio completo para se candidatar às vagas. O programa oferece suporte adequado aos participantes, incluindo recursos de acessibilidade e apoio pedagógico. A estrutura da Faculdade Senac Pernambuco está preparada para receber os idosos, garantindo que eles tenham uma experiência de aprendizado confortável e enriquecedora.

Não perca essa oportunidade única de aprendizado e inclusão! Para mais informações sobre o Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati) da Faculdade Senac Pernambuco, acesse o link  https://faculdadesenacpe.edu.br/processo-seletivo/fati e realize a sua inscrição até o dia 4 de julho. Caso você tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, os telefones de contato são: 0800.081.1688 para a unidade do Recife, (81) 3727.8259/8260 para a unidade de Caruaru e (87) 3983.7600 para a unidade de Petrolina.

No Senado, Teresa Leitão ressalta importância da visita de Lula ao estado


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) usou a tribuna, nesta segunda-feira, para falar sobre o significado da visita que o presidente Lula fez ao estado, na semana passada. Segundo a senadora, a agenda refletiu o compromisso do governo com a educação brasileira, com a saúde das pessoas e com a reindustrialização e a geração de empregos. Teresa Leitão ressaltou que “há cumplicidade entre Lula e o povo brasileiro. A cumplicidade de quem conhece e vivenciou as desigualdades sociais e está em busca de oportunidades para uma vida melhor, uma vida plena de cidadania”. Ela também lembrou que Lula “nunca abandonou suas raízes e lutas". “Temos um chefe de Estado que sabe de onde veio. E que se orgulha de sua origem”, enfatizou. 

Teresa Leitão destacou ainda a inauguração do campus do IFPE em Paulista. “A política de educação dos nossos governos tem o compromisso de ser de qualidade, democrática e inclusiva. É para isso que eu, professora de formação e ofício, luto todos os dias. Foi por isso que me emocionei ao ver a força da juventude, representada pelos alunos do instituto, e do corpo de trabalhadoras e trabalhadores, que possuem o compromisso da  transformação social”. E lembrou que ainda neste mês de junho, o MEC irá liberar R$ 375 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos no campus Paulista, que conta com bloco administrativo, biblioteca, auditório, 16 salas de aula, 12 laboratórios, área de convivência, 46 docentes, 30 técnicos-administrativos em educação e 1.125 estudantes matriculados em diferentes cursos.

Ao falar sobre a visita do presidente Lula ao polo automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte, a senadora ressaltou que hoje são 18 empresas, que empregam cerca de 15 mil pessoas diretamente. 

Teresa também destacou o relançamento, no Recife, do programa Farmácia Popular, lançado pelo senador Humberto Costa, quando ministro da Saúde. E reforçou que o programa volta com uma maior oferta de medicamentos gratuitos e alcançando novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. E com a  saúde da mulher como prioridade, com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor devem ser beneficiadas com a gratuidade. E ressaltou também que todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis no programa. 

Teresa Leitão encerrou o pronunciamento falando outra vez sobre educação. Ela citou o lançamento, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, do Programa Criança Alfabetizada, com investimento de R$ 1 bilhão este ano e mais R$ 2 bilhões até 2026, segundo o ministro da educação, Camilo Santana. O principal objetivo do programa é fazer com que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, uma meta que o Brasil ainda não alcançou.

Compaz entrega óculos de grau a usuários nesta quarta, 14/06

Na próxima quarta-feira, às 9h, no Compaz Governador Miguel Arraes, localizado na avenida Caxangá, 653, será realizada a entrega de 28 óculos de grau a usuários do equipamento. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã do Recife e o Instituto Ver e Viver, associação carioca sem fins lucrativos que integra a missão corporativa do Grupo EssilorLuxottica. A Secretaria e o Instituto firmaram acordo para realizar exames e entregar óculos a usuários do Compaz diagnosticados com algum tipo de comprometimento da visão. 

A Rede Compaz viabilizou o mutirão oftalmológico, ocorrido nos últimos dias 24 e 25 de abril, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, que designou a equipe do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes para atender os usuários. Foram atendidos 142 pacientes; destes, 96 foram encaminhados para a produção de óculos, cujas armações e lentes foram cedidas pelas Óticas Carol e RX Laboratório. Os casos mais graves farão tratamento oftalmológico com a equipe do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes. 

O Grupo EssilorLuxottica promove ações sociais, com foco no acesso à visão de qualidade para a população que mais precisa, priorizando crianças e adolescentes em idade escolar. A primeira entrega será realizada em 14/06, quarta-feira.

Serviço:

Data: 14/06/23 - Quarta feira

Hora: 9h

Local: COMPAZ - Governador Miguel Arraes

Endereço: Av. Caxangá, 653, Caxangá, Recife - PE

Imprensa Recife 

Prefeito João Campos sanciona lei de Liana Cirne que cria o Estatuto da Liberdade Religiosa no Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), sancionou a lei nº 19.066, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que estabelece o Estatuto da Liberdade Religiosa do município, garantindo a liberdade de crença de culto, além do combate à discriminação religiosa.

“Essa lei garante o direito à fé para todas e todos, combatendo qualquer tipo de preconceito, garantindo que quem é espírita, da Assembleia de Deus, Universal, católico ou umbandista tenham direito garantido de exercer a sua fé e de receber assistência espiritual”, explica Liana.

O estatuto define que a liberdade de discurso e de pregação não incluem a disseminação de ódio ou discriminação a qualquer grupo, por qualquer fundamento.

A lei também garante que “a criança  e  o  adolescente  estarão  protegidos  de qualquer  forma  de  discriminação,  violação  à  sua  integridade  física,  moral e emocional por motivos de religião ou crenças”.

Liana Cirne destaca que é católica, mas lembra que aprendeu dentro da própria casa sobre a diversidade religiosa. A vereadora cita ainda Vera Baroni, autora intelectual da proposta.

“A autora intelectual dessa proposição é Vera Baroni e é de fundamental importância que nossa cidade assegure uma política em que todos os credos sejam respeitados. Sou uma católica praticante, filha de uma budista e aprendi a diversidade religiosa na minha casa”, diz Liana. 

De acordo com a lei, o município promoverá políticas públicas de enfrentamento à intolerância religiosa, que terão como finalidade, entre outros, o combate à intolerância religiosa ocorrida no âmbito familiar ou na comunidade, divulgação de ações, governamentais ou não, que promovam a tolerância e o respeito à diferença.

Olinda faz últimos ajustes para 1ª Maratona Internacional FMO

Olinda será sede da primeira Maratona Internacional da FMO. O evento acontece no próximo domingo (18), com largada às 4h da manhã, na Praça Duque de Caxias, em Casa Caiada. Estão inscritos dois mil corredores de vários lugares do mundo, que participarão de provas de 5, 10, 21 e 42 quilômetros. Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura e outros órgãos se reuniram para debater os últimos ajustes para a disputa.

O encontro contou com as presenças da Polícia Militar, Faculdade de Medicina de Olinda, organização da Maratona, além de representantes da Saúde, Esportes, Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do município. Detalhes sobre o evento foram discutidos na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Varadouro.

A disputa principal, de 42 quilômetros, terá trajeto a partir da Duque de Caxias, seguirá até o Forte de Pau Amarelo, em Paulista. De lá, os corredores voltarão, cruzarão Olinda e vão até o Marco Zero do Recife, e novamente retornarão para o ponto de partida, em Casa Caiada.

ESTRUTURA DA PROVA

Ficou definido que terão oito banheiros para os competidores, iluminação e limpeza reforçada no trajeto (antes, durante e depois). Já o trânsito sofrerá bloqueio das 0h às 12h, em pontos na Rua Eduardo de Morais e 12 de Março. Por isso, Olinda não receberá, excepcionalmente neste domingo (18), a tradicional ciclofaixa para os ciclistas. A Secretaria de Mobilidade Urbana vai disponibilizar sete batedores e 15 agentes de trânsito.

De segurança, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão posicionadas nos principais pontos de concentração da corrida. Também haverá cuidado com a saúde, com três ambulâncias, disponíveis para possíveis emergências e aferimento de pressão dos corredores. Para recepcionar os competidores no fim da prova, uma orquestra de frevo estará no ponto de largada/chegada.

MARATONA

Além da largada às 4h para os competidores de 42 quilômetros, as provas de 5, 10 e 21km têm início às 5h. As inscrições estão encerradas, e há nomes confirmados do Quênia, Suíça, China, entre outros países. A primeira Maratona FMO tem realização técnica da Associação dos Corredores de Pernambuco (ACOPE).

Os cinco primeiros colocados de cada prova receberão premiação em dinheiro, com valor máximo de R$ 8 mil para o campeão dos 42 quilômetros.  

Imprensa Olinda

Prefeitura do Paulista intensifica trabalhos de drenagem para duplicação da PE-01

Na intensificação dos trabalhos de drenagem da PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite), a Prefeitura do Paulista completou, nesta segunda-feira (12.06), 750 metros dos 2 mil metros para colocação dos canos de galerias pluviais na rodovia. A intervenção faz parte das ações para duplicação da pista, que terá um investimento de R$ 14,5 milhões.

O trecho a ser ampliado possui 4km de extensão, que vai do bairro de Pau Amarelo até o entroncamento com a PE-22, onde fica a rotatória do bairro da Conceição.

Após a drenagem, serão realizadas as intervenções para duplicação da via que terá duas mãos no sentido Sul/Norte e duas mãos no sentido Norte/Sul. A obra também envolve aplicação de asfalto, sinalização, iluminação e substituição dos tubos de abastecimento d'água.

Imprensa Paulista PE 

Confira sugestões do Pão de Açúcar para comemorar o Dia dos Namorados


O Dia dos Namorados está chegando e quando o assunto é romance, nada melhor que celebrar a data com a pessoa amada com um bom vinho. A data é celebrada no dia 12 de junho e o Pão de Açúcar, que é referência na categoria, conta com um portfólio de rótulos nacionais e internacionais para diferentes gostos e ocasiões.

Além de ser uma boa opção de presente, o vinho também é um aliado para as comemorações em casa. Para isso, o Pão de Açúcar separou algumas dicas de rótulos e estilos para ajudar no momento da escolha, além de sugestões de harmonizações.

As lojas do Pão de Açúcar contam com uma Adega dedicada aos rótulos, selecionados a partir da curadoria de um time de especialistas. A rede é referência na venda da bebida e disponibiliza o serviço de Atendentes de Vinhos em lojas selecionadas, que oferecem aos clientes uma orientação personalizada e sugerem o vinho ideal de acordo com a ocasião. Ainda, os cartões Pão de Açúcar Itaucard oferecem 20% de desconto em vinhos e espumantes no momento da compra.

*Sugestões para o Dia dos Namorados:*

• Para quem é iniciante no universo dos vinhos, uma boa indicação é o rótulo argentino Pinot Noir Club des Sommeliers, a uva Pinot Noir é mais elegante das castas de uva;

• Para quem prefere sabores frutados, a recomendação é o espumante nacional Club des Sommeliers Moscatel, que combina com fondue de chocolate.  

• Espumantes e vinhos vão bem com queijos e entradas saborosas. Uma boa dica é montar a tábua de frios diversificada ou escolher uma disponível nas lojas do Pão de Açúcar.

Há 30 anos, José Augusto dava início à tradição do Comidas Gigantes com o Maior Cuscuz do Mundo em Caruaru


Precursor do circuito, o empresário distribuiu neste ano cerca 800 kg da iguaria para as mais de 60 mil pessoas que passaram pelo Alto do Moura_

Aconteceu neste domingo (11), a 30° edição da Caminhada do Forró com O Maior Cuscuz do Mundo em Caruaru, agreste pernambucano. A concentração foi na entrada do aeroporto com destino ao Alto do Moura, onde foi distribuída a iguaria para cerca de 60 mil pessoas que estavam no local.

Tudo começou com a Caminhada do Forró, idealizada pela empresa Augusto Eventos, do empresário José Augusto Soares, no dia 13 de junho de 1993, com saída da Av. Rui Barbosa, onde naquela época ficava o Pátio do Forró, com destino ao Alto do Moura.

“Sempre gostei de realizar caminhadas e convidei alguns amigos que toparam a brincadeira de caminhar até o Alto do Moura para brincar o São João. No final chegamos em um restaurante e pedimos cuscuz, mas o garçom informou que não tinha. Na semana seguinte, fizemos o mesmo percurso e levei um pacote de fubá para o estabelecimento, onde foi preparado o prato”, lembrou Augusto, que a partir daquele ano começou a oferecer  mais uma atração para os turistas que visitam Caruaru no mês de junho para celebrar o São João. 

Em um percurso de 8 km percorridos ao som de muito forró, a festa ganhou o coração dos caruaruenses e turistas já na primeira edição. No ano seguinte, o organizador do evento Augusto Soares teve a ideia de servir cuscuz aos forrozeiros no final do percurso. Naquela oportunidade, foram servidos 150 quilos de cuscuz acompanhados com carne de bode.

Em 1996, o evento foi reconhecido na edição do Guiness Book.

O prato foi batizado de o maior cuscuz do mundo, sendo o precursor do circuito de comidas gigantes que acontece há mais de 20 anos. Inclusive, José Augusto Soares é o presidente da União dos Criadores das Comidas Gigantes de Caruaru.

O maior cuscuz do mundo é preparado numa cuscuzeira de 4,2 metros, feita sob medida na Feira de Caruaru. É preciso utilizar uma escada para chegar até a tampa e preparar o prato.

A abertura da tampa é sempre um acontecimento, onde, de cima da plataforma, o senhor José Augusto Soares confere se o cuscuz está pronto antes de começar a distribuição.

Neste ano, foram servidos mais de 800 kg de flocos de milho. A receita segue com 250 kg de margarina Primor, mais de 200 kg de salsicha, 320 kg de carne de charque e 10 kg de sal.

O evento, que tem patrocínio cultural da margarina Primor, continua durante todo o mês de junho. O próximo destaque vai para o Bolo de Rolo Gigante da Dona Alda, que está marcado para o próximo sábado (17).

Agrovale marca ciclo junino com apoio à cultura regional


Referência regional no patrocínio aos esportes, eventos culturais e socioambientais, a Agrovale está comemorando esse mês de junho com o apoio às mais autênticas raízes culturais nordestinas.

Empresa participante do projeto cultural 'Arraiá do Sertão', desenvolvido pela TV Grande Rio, e que envolve mais de um milhão de telespectadores em todo sertão pernambucano, a Agrovale vem marcando presença nos clipes de cantores regionais, com suas belas composições e melodias; nos concursos de culinária e das quadrilhas juninas e em toda movimentação em torno dos 50 anos da Jecana de Petrolina, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

E encerrando as comemorações juninas, nos próximos dias 29, 30 e 1º de julho, a Agrovale também estará presente no Arraiá da Praça, uma atração que movimenta a Praça da Sementeira, envolvendo toda a família com opções artísticas e da culinária regional. De acordo com o gerente comercial da TV Grande Rio, Alde Rodrigues, o projeto, que também inclui os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro dos municípios de Salgueiro e de Araripina, contagia as cidades da região com os sons, sabores e a tradição da maior festa nordestina, fazendo com que as pessoas de todas as idades dancem, cantem e apreciem as belezas da cultura junina.

"Contar com um parceiro a exemplo da Agrovale faz toda a diferença no nosso projeto Arraiá do Sertão. Uma empresa que valoriza o forró, fortalece a produção musical, incentiva o folclore e as nossas mais legítimas tradições, associando sua marca à verdadeira cultura nordestina", ressaltou Alde Rodrigues.

Josildo Sá e outras atrações no Shopping Patteo Olinda


O clima de São João toma conta do Shopping Patteo Olinda no mês de junho. Decoração temática, espaços instagramáveis, apresentações juninas de escolas e shows com grandes nomes da música nordestina estão na programação, que é aberta ao público e gratuita. 

Para celebrar a festa mais tradicional do Nordeste, o Patteo Olinda decorou seu vão central e Praça de Eventos com milhares de bandeirinhas juninas, balões e bandeiras dos Santos Padroeiros da época: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além disso, um espaço instagramável temático completa a ornamentação, instalado no piso L1.

Na programação, nesta quinta-feira, 15 de junho, o Patteo Olinda recebe apresentações de escolas das 13h às 18h e grande show do cantor e compositor Geraldinho Lins, a partir das 19h, na Praça de Eventos do piso térreo. Na sexta, 16 de junho, é a vez do Trio Surreal e de Nonô Germano tocarem as melhores do forró, a partir das 19h. Antes, das 13h às 18h, as turmas escolares se apresentam.

A programação do sábado, 17 de junho, terá o cantor Ed Carlos animando a noite dos presentes, a partir das 18h. Também haverá apresentações de escolas das 13h às 17h. E no domingo, 18 de junho, Josildo Sá encerra o São João do Patteo Olinda a partir das 18h, prometendo muita animação.

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

*Artigos juninos* – Para quem quer se preparar para o São João, não faltam opções de lojas no Patteo Olinda para encontrar os melhores adereços, roupas e acessórios. Uma das opções é o Espaço de Cultura Popular, que além de reunir produtos oficiais das principais quadrilhas juninas do estado, ainda conta com itens produzidos por artesãos locais para venda. 

No local, que fica no piso L2 do centro de compras, também é possível conferir uma exposição com trajes e adereços usados pela Quadrilha Raio de Sol ao longo dos anos. Outra opção de loja com acessórios para as festas juninas é a Cobogó, com curadoria de artistas locais e diversas opções de artigos temáticos para usar ou presentear. O espaço fica no piso L1 do shopping.

*Programação:*
São João do Shopping Patteo Olinda

Quinta-feira, 15 de junho
Geraldinho Lins – 19h

Sexta-feira, 16 de junho
Trio Surreal e Nonô Germano – 19h

Sábado, 17 de junho
Ed Carlos – 18h

Domingo, 18 de junho
Josildo Sá – 18h

Sesc Arcoverde realiza festejos juninos do grupo das pessoas idosas



Para celebrar o mês de junho e os santos Antônio, João e Pedro, o Sesc Arcoverde promove o “Arraiá Novo Horizonte”, a festa junina do grupo das pessoas idosas da unidade, nesta terça-feira (13/06). As atividades acontecem no Salão de Festas, a partir das 15h. A entrada para o público apreciar o evento é gratuita.
 
Este ano, o Novo Horizonte vai homenagear o mestre Cícero Gomes, do Samba de Coco Trupé de Arcoverde. Grupos das cidades de Pesqueira e de São José do Egito também vão participar. As atividades começam com o cortejo junino, que vai passar pelas ruas do comércio.
 
Já no Sesc, vai ter apresentações culturais, forró pé de serra e comidas típicas. “Os integrantes do nosso grupo estão muito empolgados com o arraial, pois é um momento em que reverenciam as tradições do povo nordestino, todos vestidos a caráter e repletos de energia para dançar muito forró”, afirma Talita Ferreira, assistente social do Sesc Arcoverde.
 
O Arraiá segue até as 19h. E ainda este mês, o Grupo Novo Horizonte participa da Feira Giro Criativo do Sesc, no dia 16, e também da abertura do Festival de Quadrilhas de Arcoverde, no dia 26.   
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Arraiá Novo Horizonte*
Realização: Sesc Arcoverde
Data: terça-feira, 13 de junho
Horário: das 15h às 19h
Local: Salão de Festas do Sesc – Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, Centro
Entrada gratuita
Informações: (87) 3821-0864 ou (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Gravatá promoveu visita de familiarização ao destino no fim de semana


Destino turístico pernambucano, conhecido como Suíça Brasileira, recebeu jornalistas para apresentar seus atrativos gastronômicos e culturais. Cidade é um dos principais polos do São João em Pernambuco

Para apresentar os atrativos turísticos da cidade, que vão do turismo de aventura a uma das melhores gastronomias de Pernambuco, a Prefeitura de Gravatá promoveu, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, na sexta e sábado (9 e 10/6), uma viagem de familiarização ao destino com formadores de opinião. Durante dois dias, o grupo, formado por sete jornalistas, viveu um pouco da experiência cultural e rural oferecida no município.

O roteiro incluiu visitas ao tradicional Polo Moveleiro, um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade, localizada no Agreste pernambucano; ao Memorial de Gravatá e também aos polos oficiais do São João, que estão em fase de montagem. Por falar em festa junina, no sábado, um dos destaques do passeio foi a ida ao Mercado Cultural, equipamento do município que, ao longo do ano, abriga shows com o melhor da cultural regional local sempre aos sábados. A vivência no mercado já é um dos produtos vendidos por agências do Recife.

“Ficamos muito felizes em organizar nosso primeiro fampress exclusivo a Gravatá. Temos muito o que apresentar e falar da nossa cidade, que tem uma beleza natural única, com áreas de brejo e também da caatinga. Gravatá oferece opções em turismo de aventura, turismo rural e também cultural e gastronômico. Aliás, somos a Suíça Brasileira, e tudo começou com o restaurante de fondue Taverna Suíça, que inaugurou a tradição dessa iguaria no interior pernambucano”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

No mês de junho, a cultura e gastronomia se misturam no Mercado Cultural de Gravatá, que vira um dos polos oficiais do Arraiá da Felicidade, como mais uma vez foi batizado o São João de Gravatá. Desde o último sábado, 9 de junho, e até o dia 25, o espaço receberá parte da programação oferecida pela prefeitura. Além do autêntico forró, o mercado conta com uma variedade de boxes servindo pratos da gastronomia regional e artesanato.

Além do forró no mercado, o sábado foi marcado por visita ao distrito de Mandacaru, que também está contemplado na programação oficial, dentro do polo São João da Gente. Lá, os participantes do fampress puderam degustar a legítima gastronomia regional no restaurante Casa de Mira. A viagem de familiarização contou com o apoio do Hotel Portal de Gravatá, Restaurante Charque da Dona Neuza, Cafeteria Doce Brownie, Barito Fondue, Rei das Coxinhas e Restaurante da Mira.

URGENTE: Estado de Greve na Rede Estadual de Ensino


Em uma das maiores assembleias realizadas em 2023, os trabalhadores e trabalhadoras em educação decidiram pelo Estado de Greve na manhã desta segunda, 12 de junho. Além deste indicativo claro de que a Rede Estadual de Ensino pode aderir a um movimento paredista, também foi aprovada a intensificação da Campanha Salarial Educacional 2023 nas ruas e nas redes sociais.

Mais de 1,5 mil trabalhadores e trabalhadoras em educação compareceram ao Teatro Boa Vista, no Recife, lotando o auditório. Também, somando os espectadores no Youtube e no Instagram do Sintepe, outros 3 mil trabalhadores em educação acompanharam a reunião de forma online.

"Decretamos estado de greve em toda rede estadual de ensino de Pernambuco contra o Projeto de Lei 712/2023, que exclui mais de 52 mil trabalhadores. É preciso aplicar o reajuste de 14,95% do Piso Salarial em todas a carreira dos servidores da educação. Queremos que a governadora envie um novo projeto de lei para a Assembleia, contemplando toda a carreira", explicou Ivete Caetano, presidente do Sintepe.

O Estado de Greve será informado para o Governo do Estado por meio de ofício. O Sintepe vai divulgar outra extensa agenda de lutas, inclusive com vigílias no Palácio do Campo das Princesas e muitas conversas com os deputados estaduais. Nos dias da votação do PL 712/2023, o Sindicato promete lotar as galerias da Assembleia Legislativa.

Na Assembleia também foram repassadas informações sobre o pagamento do precatório do Fundef para a rede estadual de Pernambuco. Segundo o informe da presidente do Sintepe, Ivete Caetano, a segunda parcela do Precatório, correspondente a 30% do total da dívida, já está depositado em uma conta judicial do STF (Supremo Tribunal Federal), no valor atualizado de 1.401.670.375,50 (um bilhão, quatrocentos e um milhões, seiscentos e setenta mil, trezentos, setenta e cinco reais e cinquenta centavos), na agência da Caixa Econômica Federal do STF.

Em Betânia, Jarbas Filho participa da Festa de Santo Antônio e faz entrega de ambulância


Participando da festividade de Santo Antônio, o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) esteve neste final de semana no município de Betânia, no sertão pernambucano. O parlamentar participou do desfile dos vaqueiros e da missa, tradicionais no evento. 

“Sei como é importante manter a cultura e a tradição sertaneja vivas. Por isso, fiz questão de participar da Festa de Santo Antônio, em Betânia. Sou um apreciador dos costumes do nosso povo”, afirmou o deputado.    

Além da festa, Jarbas, ao lado do prefeito Mário Flor, entregou novos uniformes de futebol aos times da cidade e uma ambulância de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que será utilizada pela população. “Mário Flor tem trabalhado duro pelo desenvolvimento de Betânia. Tenho acompanhado de perto e feito o possível para colaborar com o povo betaniense. Estamos trabalhando juntos pelo bem do município”, concluiu Jarbas Filho.

Em Paulista, mutirão de cidadania atende moradores do Alto do Bigode

A população residente na comunidade do Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão, em Paulista, receberá de terça-feira (13) a quinta-feira (15.06), das 9h às 15h, um mutirão de serviços de cidadania. A localidade vai ser contemplada pelo programa Políticas Sociais nos Bairros. A programação acontecerá na Rua Presidente João Goulart, em frente à Igreja Batista.

Nos dois primeiros dias, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos irá ofertar 

atualização do CadÚnico, emissão da 1. via do RG, Carteira do Idoso, Carteira do Autista, encaminhamento para a 2. via do Registro de Nascimento e orientações sobre saúde.

Na quinta-feira, haverá mamografia, preventivo para o câncer do colo do útero, clínico geral, vacinação contra a Covid-19 e gripe, vacinação antirrábica, além do balcão do empreendedor. A iniciativa conta também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde.

Imprensa Paulista PE 

Presidente Lula lança o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (12) que o Estado brasileiro “falhou miseravelmente” ao longo dos últimos anos quando o assunto é a alfabetização. Durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lula lembrou que, em 2021, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever. “Mais de 1 milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização”.

“O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas de ensino fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal. Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade. Falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação, preferiu o negacionismo e o discurso do ódio. O resultado não poderia ser outro”, disse o presidente.

“Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas de experiência e de cooperação entre a União, estados e municípios, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos”, acrescentou.

“É uma coisa tão simples, tão fácil, tão visível pra todos nós que deveria acontecer todo ano, mas lamentavelmente, no Brasil, vivemos um período muito obscuro em que os entes federados não conversavam entre si”, concluiu Lula.

Agência Brasil 


Igarassu abre concurso literário para estudantes


Premiando estudantes da rede municipal de ensino e divulgando o lançamento do livro “Igarassu em Cores e Versos”, as inscrições para o VI concurso municipal “Cores, Versos e Prosas," estão abertas a partir desta segunda-feira (12) e segue até o primeiro dia de julho. 

Com o tema “Igarassu, preservando manifestações culturais", o concurso difunde a cultura, descobre talentos e estimula a produção literária em três categorias: Ilustração, para estudantes da educação infantil ao 3° ano do ensino fundamental; poesia, para estudantes do 4º ao 9º ano ensino fundamental e EJA; prosa, para o ensino médio e EJA. 

Os interessados precisam apresentar os trabalhos para o envio na Biblioteca Pública de Igarassu, localizada na Rua Frei Caneca 24 – Sítio Histórico de Igarassu/PE, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (81) 99115-3782 ou e-mail: academiaigarassuense@gmail.com. 

Os premiados terão seus trabalhos divulgados no livro da coleção “Igarassu em Cores e Versos", com lançamento previsto para setembro deste ano.

Imprensa Igarassu PE

Clínica escola é a primeira do Brasil a usar o laser Fotona para tratamento da saúde bucal


O clichê “a saúde começa pela boca” é a mais pura verdade. Segundo o Ministério da Saúde, a região bucal é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde do corpo humano. Como forma de garantir o cuidado do paciente e estimular as idas ao dentista, o uso de lasers é uma boa aposta.
 
Pensando em como implementar novas tecnologias para tratamento, a Odonto FPS utiliza o laser Fotona. A clínica escola é a primeira do Brasil a receber este equipamento. Por ser um dispositivo de alta potência, permite novas possibilidades de tratamento, melhorando a interação do laser com os tecidos moles e duros da cavidade oral, otimizando o conforto do paciente, a velocidade e os resultados clínicos. “Além de não fazer o famoso ‘barulhinho de dentista’, ele é uma opção para procedimentos cirúrgicos, pois reduz o sangramento, diminui o risco de infecções e causa o mínimo de desconforto”, explica Cândida Rebêlo, tutora da Odonto FPS.
 
Segundo a especialista, o laser pode ser utilizado desde procedimentos clínicos, como tratamento endodôntico e periodontal, como em cirurgias. “Essa tecnologia é ótima para se utilizar também com as crianças, principalmente em cirurgias como a frenectomia lingual e labial, onde conseguimos fazer a remoção do freio com o laser, proporcionando um melhor pós-operatório para as crianças ”, afirma Cândida.
 
Sobre a Odonto FPS - Com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos, a clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h. “Com a faculdade e a clínica escola, nos mantemos sempre atentos às principais inovações da área odontológica, como o laser, pois são de extrema importância para os estudos dos nossos alunos e avanços nos procedimentos realizados na Odonto FPS”, afirma Manoela Figueira, coordenadora do curso de odontologia da FPS.
 
A clínica está localizada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Avenida Mascarenhas de Morais, 4861, bairro da Imbiribeira. Para a comunidade dos Tijolos, o serviço é oferecido de forma gratuita. Informações e agendamentos pelo telefone (81) 3312-7777.

No Paulista, Policlínica Hélio Inácio realiza serviço de pequenas cirurgias


Dentre as diversas especialidades ofertadas na Policlínica Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo, estão as de pequenas cirurgias, que ocorrem semanalmente na unidade, para os munícipes que desejam realizar algum procedimento. Retirada de sinais, unhas encravadas, abscesso drenado e remoção de corpo estranho são alguns dos procedimentos entre os demais que não apresentam necessidade de ir para o bloco cirúrgico. 
 
Os atendimentos são realizados a partir de uma demanda referenciada, com 26 procedimentos por semana, às segundas e quartas-feiras. O agendamento é feito de forma presencial, todas as quintas–feiras das 13h às 15h30, a partir de um encaminhamento do médico clínico.

Imprensa Paulista PE 

Depois da Terra Santa, Orquestra Criança Cidadã fará concerto no Vaticano


De Pernambuco para o mundo. A história da Orquestra Criança Cidadã ganhou literalmente o mundo no ano de 2023. Depois de se apresentar na Terra Santa, a orquestra que há 17 anos transforma a vida de crianças e adolescentes de comunidades do Recife, Ipojuca e Igarassu já se prepara para fazer outro concerto fora do Brasil num evento organizado pela Comunidade Católica Obra de Maria. Trata-se do Encontro de Charis, no Vaticano, que terá a participação do Papa Francisco e reunirá centenas de líderes da Igreja Católica de todo o mundo. O evento fecha o ano dos eventos internacionais organizados pela Obra de Maria e também representa mais um registro de louvor na história da Orquestra Criança Cidadã em concertos mundiais. Antes de se apresentar no Vaticano, a Orquestra Criança Cidadã participa do festival de música juvenil das cidades irmãs de Chengdu (Chengdu Sister Cities Youth), que acontece de 2 a 9 de agosto. 

“A Orquestra Criança Cidadã fez um belíssimo concerto transcendental na Terra Santa, onde apresentou músicas sacras para um público vibrante presente ao 11º Congresso Internacional de Pentecostes. A participação neste evento marca e consolida a parceria entre a Obra de Maria, uma comunidade que está presente em 44 países,  e a Orquestra Criança Cidadã. São duas entidades unidas, que buscam trabalhar em prol do próximo, que estão de mãos dadas com o propósito de fazer o bem, de ajudar ao nosso semelhante”, destacou o juiz João Targino, que preside a Orquestra e é um dos idealizadores do projeto. Targino destacou ainda o case de maior sucesso da orquestra,  Antonino Tertuliano. Nascido no Coque, ele começou na Orquestra Criança Cidadã e hoje é músico titular da Orquestra Filarmônica de Israel, uma das cinco orquestras mais prestigiadas do mundo. “Ele é uma inspiração para todos e um exemplo de que é possível alcançar os sonhos”. 

A participação da Orquestra Criança Cidadã no Congresso Internacional de Pentecostes entrou para a história.  Em um momento extremamente emocionante, 33 músicos de comunidades da Região Metropolitana do Recife emocionaram cerca de três mil pessoas com grandes sucessos da música clássica. A Orquestra, composta por uma comitiva de 41 pessoas, esteve sob regência do maestro José Renato Accioly em uma apresentação no palco de um anfiteatro em Jerusalém, com um repertório especial para o maior evento de Pentecostes, organizado pela Comunidade Católica Obra de Maria.

Sob o sol do Vale de Geena, Cidade Antiga de Jerusalém, o palco a céu aberto montado foi digno da grandiosidade do momento. Com as boas-vindas de Dunga e Paula Guimarães, os músicos, imersos na elegância do preto em suas vestes, iniciaram o espetáculo ao som de "O Messias", de Georg Friedrich Händel. Logo, o maestro, José Renato Accioly, trouxe em suas palavras a satisfação de estarem ali presentes. 

REPERTÓRIO SACRO

A sequência de músicas, com violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e trompete, passou pelo “Prelúdio das Bachianas brasileiras n° 4”, de Heitor Villa-lobos, e com dois solistas em “Meu Deus, Tende Piedade de Nós”. Ao longo da apresentação, os peregrinos se juntaram à frente do palco e, se protegendo do sol, aplaudiam a cada música apresentada. O repertório sacro foi escolhido especialmente para a ocasião, com influência também de obras do barroco e contemporâneo, de autores brasileiros e europeus.

O orgulho de tocar em um evento tão importante transparece também nas redes sociais. Com transmissão em TVs para 27 países, ganhou destaque nos comentários da TV Canção Nova, no Brasil, a realização da mãe Franciane Vieira, que se orgulha em dizer que seu filho, Cairon Wayne, é um dos músicos da orquestra e está tocando trompete.

O ápice da apresentação acontece com a regência da música Jerusalém de Ouro, tradução para Yerushalayim shel zahav, de Naomi Shemer, aplaudida de pé por todos os fiéis. O maestro também lembrou de um ex-aluno da orquestra, que saiu do bairro do coque e hoje trabalha na maior orquestra de Israel, “A OCC se orgulha em participar aqui do evento de Pentecostes. É um projeto social presente há 17 anos. Professor Antonino, da Orquestra Filarmônica de Israel, começou seu estudo na sede do Coque e hoje muito nos honra ele estar aqui”, disse José Renato Accioly.

HOMENAGEM 

O fundador da comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, que também é vice-presidente da Orquestra, subiu ao palco no fim da apresentação para homenagear o Padre Jonas Abib e enfatizar a importância do fundador da Canção Nova na sua vida e para o início da grande celebração de Pentecostes na Terra Santa. “Ninguém lutou mais que Padre Jonas, para que o batismo do espírito santo viesse para a igreja. (...) Nada é capaz de tirar o brilho do que vivemos esses dias. Foi rico demais e eu quero que vocês fiquem com isso”, disse, demonstrando também seu apreço e gratidão por Luzia e Eto, co-fundadores da Canção Nova. Por sua vez, Luzia e Eto falaram sobre a importância de ter os peregrinos na Terra Santa. “Aqui é tudo Jesus e como é bom quando vocês abrem a Bíblia e começam a orar, porque o Espírito Santo e a Palavra de Deus representam uma coisa só”, mencionou Eto.

A  Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Orquestra Criança Cidadã (AOCC), onde mais de 700 jovens já passaram e aprendem instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. Através da iniciativa, são fornecidos também apoio pedagógico, atendimento médico, inclusão digital e refeições diárias, que auxiliam na inserção social e cultural desses jovens, que vêm do bairro do Coque, no Recife, e das cidades de Igarassu e Ipojuca, em Pernambuco, para realizar o sonho de ter a sua profissão.

Em 2014, 43 músicos do projeto se apresentaram para o Papa Francisco, na Cidade do Vaticano, durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, ganhando seu reconhecimento diante do mundo. Também está presente em eventos e shows organizados pela Comunidade Obra de Maria e, transpassando as barreiras da falta de oportunidades, a Orquestra Criança Cidadã busca unificar a linguagem na transmissão do amor em forma de música.

33 ANOS 

A Comunidade Católica Obra de Maria está completando 33 anos em 2023 e, ao longo da sua trajetória, milhares de pessoas foram beneficiadas com obras sociais que são mantidas pelos voluntários e missionários, em 44 países, sendo 24 deles na África. A história da comunidade começa com seu fundador, Gilberto Gomes Barbosa, quando recebe o chamado para essa missão e inicia o projeto de evangelização em uma casa do bairro da Várzea, no Recife, em Pernambuco. Junto à cofundadora, Maria Salomé, a Obra de Maria é atualmente uma das comunidades da Igreja Católica mais influente do mundo, sendo reconhecida, inclusive, pelo Vaticano.