segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Mercado de meios de pagamento comprova que a venda on-line está se tornando, cada vez mais, simples e descomplicada


Atualmente, a digitalização dos meios de pagamento no mercado está impactando, especialmente, os pequenos e médios negócios. Com o avanço das tecnologias e a crescente demanda por conveniência e segurança nas transações, os empreendedores estão sendo, cada vez mais, alertados a adotar soluções de pagamentos digitais. Segundo Alan Barros, CEO da Faturepag, empresa especializada em meios de pagamento, a adaptação dos pequenos negócios às novas tecnologias é fundamental para a sua sobrevivência e crescimento no mercado competitivo atual. "Os microempreendedores já perceberam a importância de vender no ambiente digital e de oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagar de forma rápida e segura, presencialmente ou nas vendas à distância. No entanto, a falta de conhecimento sobre as tecnologias disponíveis e o medo de altos custos são barreiras para muitos", comenta Barros.

Porém, essa mudança não era simples até agora, pois muitos empreendedores enfrentavam dificuldades para entender as opções disponíveis e identificar quais delas podem, de fato, ajudar no desenvolvimento dos negócios. Além disso, a necessidade de garantir a segurança nas transações digitais é um fator que gera preocupação, especialmente para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos pagamentos on-line.

A Faturepag tem se destacado por romper essas barreiras ao oferecer soluções que qualquer pessoa que não seja da área de tecnologia consegue facilmente implementar no seu negócio através de um sistema intuitivo e simples de usar, favorecendo a transição de pequenos e médios negócios para o mundo digital. "Nosso objetivo é desmistificar e facilitar as vendas digitais aumentando a qualidade e a rentabilidade também nas vendas presenciais. Para isso, além de soluções fáceis para vendas, oferecemos suporte técnico humanizado onde o empreendedor conversa pelo WhatsApp diretamente com um consultor para orientá-los tanto na escolha da melhor solução para o seu negócio, como para ajudá-los em cada etapa do processo para começar as vendas no mercado digital. O empreendedor conversa com uma pessoa, não com um ‘robozinho’. Tudo isso, sem comprometer a segurança e sem aumentar seus custos operacionais, pois as taxas são feitas sob medida para cada negócio", explica Alan Barros.

Ferramentas exclusivas como o Link Rápido, que é um dos mais fáceis de usar, e que possibilita vendas sem precisar de maquininha, e também o Catálogo Digital, que coloca os produtos 24 horas na mão do consumidor e ainda controla o estoque, têm eliminado a complicação que impedia pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com as tecnologias digitais de começarem a ter resultados de faturamento com as vendas pela internet, através das redes sociais, incluindo o WhatsApp.

"Muitos microempreendedores que ainda resistiam à mudança por não entenderem como as soluções disponíveis no mercado funcionam ou por temerem a complexidade de sua implementação, passaram a incrementar significativamente o seu faturamento depois começar a vender com essas ferramentas", destaca Barros.

De acordo com CEO da Faturepag, o avanço dos meios de pagamento digitais é uma tendência irreversível, e os pequenos e médios negócios que estão se adaptando mais rapidamente já estão numa posição vantajosa no mercado. 

Durante final de semana, Tecio Teles visita diversos bairros do Recife e reafirma seu compromisso com a população


Recife, 16 de setembro de 2024 - O candidato à prefeitura do Recife pelo Novo, Tecio Teles, teve um final de semana intenso e produtivo em diversos bairros do Recife. Desde a última sexta-feira, acompanhado pelos apoiadores e candidatos a vereador, Tecio Teles percorreu a cidade, onde ouviu a população e apresentou propostas para um futuro melhor para a capital pernambucana.

Na sexta-feira (13), a caminhada começou no bairro de Areias, onde Teles interagiu diretamente com os moradores, ouvindo suas preocupações e identificando as principais dificuldades da comunidade. A agenda continuou na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, onde foram discutidas sugestões e soluções para os desafios enfrentados pelos moradores.

O sábado (14) iniciou com uma visita ao bairro de São Martin, onde Tecio Teles dialogou com empreendedores locais e fez uma análise das necessidades da área. Em seguida, ele seguiu para o Vasco da Gama, onde caminhou pelas ruas e conversou com a população. Em seguida, Tecio percorreu o Mercado de Casa Amarela. Já no bairro de Água Fria, o candidato conversou com empreendedores, reafirmou seu compromisso com a melhoria das condições da cidade.

“A agenda foi extremamente positiva para ouvir diretamente as necessidades da população e compreender as demandas locais. Continuaremos caminhando, ouvindo e trabalhando para trazer as melhores soluções para nossa cidade, especialmente no apoio ao empreendedorismo local. Uma das nossas propostas é ampliar o rol de empresas que podem ser beneficiadas pela Lei de Liberdade Econômica, onde as atividades de baixo risco ficarão dispensadas de alvarás, licenças e taxa de bombeiros para que mais pessoas possam empreender, dessa forma implementando as melhores soluções e fortalecendo a economia da nossa cidade”, afirmou Tecio Teles.

Padaria do Amanhã movimenta setor da panificação durante a feira HFN – Hotel & Food Nordeste


A Padaria do Amanhã, que é uma das atrações mais aguardadas da HFN – Hotel & Food Nordeste, foca na geração de resultados e experiências únicas a partir de novas soluções para os empresários da panificação. Este ano, o público poderá acompanhar a produção dos mais variados tipos de pães durante a feira. O evento acontece de 2 a 4 de outubro no Pernambuco Centro de Convenções, das 14h às 21h, com entrada gratuita para profissionais do setor.

O destaque da Padaria do Amanhã será a exibição ao vivo dos processos de fabricação dos mais diversos tipos de pães. O público terá a visão completa da produção, com todos os equipamentos utilizados na padaria montada dentro do pavilhão de feiras. Isso permitirá que os visitantes vejam a criação dos pães de forma dinâmica e envolvente. Será uma oportunidade imperdível para conhecer e entender ainda mais sobre panificação.

De acordo com a idealizadora do projeto e arquiteta especialista em panificação Dani Figueirôa, a parceria com o Padeirão foi fundamental para a realização do projeto. “O nosso intuito é mostrar a produção de maneira mais completa, valorizando a produção do pão e seus derivados, trazendo o diferencial para o que o cliente busca”, afirma.

O conceito utilizado pela Padaria do Amanhã demonstra a importância da qualidade e da versatilidade dos produtos dentro de um estabelecimento, sendo um elemento único para a atração do cliente. O projeto mostra na prática soluções que podem ser aplicadas no mercado da panificação, destacando a praticidade dos equipamentos para a eficiência da produção.

A HFN - Hotel & Food Nordeste é a única feira da região que faz a conexão entre fornecedores de serviços, tecnologia e produtos com estabelecimentos de hospedagem e alimentação fora do lar. Organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e pela Insight Feiras & Negócios, a feira oferece acesso a uma vasta gama de fornecedores, incluindo ingredientes, suprimentos, alimentos e bebidas, equipamentos, softwares, mobiliário, itens de cama, mesa e banho, transporte, entretenimento e mão-de-obra qualificada. Participam do evento compradores dos setores de hotelaria (como hotéis, motéis, pousadas e resorts) e de serviços de alimentação (como catering, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias e cafeterias). A feira conta com o patrocínio da Pan Cristal, além de apoio da COFAPINOX, ABIMAQ e Mais Vida.

O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20. Aproveite o cupom ‘CONVIDADOHFN_2024’ para garantir seu ingresso gratuito. Outras informações pelo site www.hfne.com.br

Programa PRO certifica empresas que contratam jovens resgatados do trabalho infantil através da Aprendizagem Profissional


O que é o Jovem Aprendiz, como funciona, os requisitos para participar, as aplicações da Lei, o papel dela na inserção no mercado de trabalho, o papel e a responsabilidade das empresas foram alguns dos tópicos abordados no evento realizado nessa quarta-feira (11), das 9h às 12h, na Unicap, área central do Recife. 

O encontro contou com a presença de órgãos públicos como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, MPT, MPPE, TRT, TCE; além de instituições formadoras de aprendizagem, jovens aprendizes da Orquestra Criança Cidadã e outros já beneficiados com a aprendizagem profissional. 

A auditora fiscal do trabalho Simone Brasil explica que a aprendizagem é uma ferramenta excelente para os adolescentes retirados do trabalho infantil, jovens em situação de vulnerabilidade social e os que cumprem medidas socioeducativas na garantia dos seus direitos e no exercício da cidadania.  

*Programa PRO*

O caminho para um cenário positivo na vida desses jovens é a Aprendizagem Profissional. “Pensando nisso, a Superintendência do Trabalho criou o Programa Empresa PRO. Empresa que protege, promove e profissionaliza adolescentes e jovens retirados do trabalho infantil. Então, é um programa de proteção, de promoção e de profissionalização, os três princípios constitucionais que estão voltados para a juventude, pois na maioria das vezes, o trabalho precoce e proibido tira desse jovem a oportunidade de estudar, do convívio familiar e ter dignidade na vida.” explica a auditora e coordenadora da aprendizagem profissional, Simone Brasil. 

O programa PRO foi criado em 2012 junto com o Forap - Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional. Isso se deu como um estímulo para as empresas que contrataram adolescentes e jovens que foram encontrados em situação de trabalho infantil, fossem reconhecidas. O objetivo é encaminhar esse adolescente para um trabalho protegido no qual ele usufrua do direito ao trabalho digno. 

*Como contratar?*

Através de contato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que possui um banco de dados alimentado por meio das fiscalizações realizadas pelo órgão. Outra maneira é por meio das instituições que compõem o Forap.  

Para Simone, é fundamental dar oportunidade aos jovens que saíram do trabalho infantil. “Esses jovens já têm experiência no mundo do trabalho, já sabem lidar com horários, regras, responsabilidades, lidar com o público. Possuem uma vivência de trabalho”, defende a auditora. 

Simone ainda incentiva as empresas a fazerem parte do Programa Pro. “Então, é um convite para que vocês abracem essa ideia e venham ser Empresas PRO também. Que todos aqui, no próximo ano, possam receber esse certificado da Superintendência”, convida.  

*Oferta de aprendizagem profissional*

Quem oferece os programas de aprendizagem no Brasil é o Sistema S, composto por Senai, Senac, Senat e Senar, que possui prioridade na escolha pelas empresas, até porque elas já contribuem para o Sistema em suas folhas de pagamento. Além desses, as escolas técnicas e as entidades sem fins lucrativos são as organizações que estão habilitadas para esse objetivo. Todas devem estar, obrigatoriamente, com cadastro no CNAP - Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho. 

A auditora faz esse alerta porque a aprendizagem é totalmente gratuita para os adolescentes e jovens contudo, há falsas empresas se passando por entidades formadoras de aprendizagem e cobrando do jovem por isso.

Projeto de lei de Alcides Cardoso garante atendimento prioritário no Recife a pessoas com câncer na rede de saúde, em órgãos públicos, bancos e supermercados


O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), apresentou um projeto de lei para garantir atendimento prioritário a pessoas com câncer na rede pública e privada de saúde no município. Chamada de “Programa Fila Zero”, a proposta do parlamentar é bem abrangente porque não apenas contempla a realização de exames para esclarecer o diagnóstico no prazo máximo de 30 dias nos casos em que a principal hipótese seja de tumor maligno, como também a prioridade no agendamento de consultas e exames após o encaminhamento médico e a realização do primeiro tratamento no prazo de até 60 dias contados a partir da data em que for firmado o diagnóstico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica. 

O projeto de lei de Alcides Cardoso, que teve parecer favorável da Comissão de Saúde, vai além e trata também de atendimento prioritário em órgãos públicos municipais, agências bancárias, estabelecimentos comerciais, a exemplo de supermercados, e de prestação de serviço de qualquer natureza.

“O nosso projeto de lei tem o objetivo de dar mais qualidade de vida aos recifenses que tanto sofrem com essa doença. Sabemos bem como a radioterapia, a quimioterapia debilitam muito os pacientes com câncer, causando intenso cansaço e fadiga, além de diminuir a imunidade. Portanto, quanto menos tempo esperam por qualquer atendimento é melhor para a sua saúde. A inclusão dele entre os que já são beneficiados com atendimento preferencial, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros grupos, é uma questão humanitária”, disse Alcides Cardoso.

Segundo o texto da proposta do vereador do PL, os estabelecimentos que operam por meio de sistema de filas e caixas poderão disponibilizar caixas ou guichês prioritários, entre os já existentes, para garantir essa prioridade aos pacientes com câncer. Para receber o atendimento prioritário, o paciente deverá estar munido de declaração médica que ateste a sua condição.

“Tarefas simples, como comparecer a um órgão público ou a um banco, podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados. Então, é preciso reduzir a carga na vida dessas pessoas e é essa uma pauta que abraçamos e vamos seguir lutando para que esse nosso projeto de lei seja aprovado e o Programa Fila Zero beneficie os recifenses com câncer”, finalizou o líder da oposição à gestão do prefeito João Campos (PSB).

Pernambucanos podem concorrer a 60 mil bolsas digitais gratuitas para cursos de tecnologia e inteligência artificial do Santander Universidades


O Santander anuncia o lançamento da primeira edição do Santander Tech+, o programa inédito vai oferecer 60 mil bolsas digitais para introdução a novas tecnologias e ferramentas de inteligência artificial. Além disso, os participantes terão acesso a um curso de aperfeiçoamento nas áreas de Back-End, Front-End e Data Science. Diferentemente da maioria dos programas, em que os candidatos escolhem sua trilha de programação na inscrição, o programa adota uma abordagem diferente: os bolsistas começarão com uma trilha de nivelamento e terão um teste de direcionamento para apoiar na escolha de qual conteúdo mais se adapta às suas habilidades e plano de carreira. Os interessados devem se inscrever até 06/10/2024 pela plataforma Santander Open Academy https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/santander-tech?utm_source=web&utm_medium=referral&utm_campaign=imprensa-std

Os 1.000 alunos mais bem avaliados terão acesso ao pacote Ada Skill+, serviço exclusivo que permite o aprofundamento nas principais ferramentas de dados e inteligência artificial para atuação em qualquer área do mercado de trabalho. Ao todo, são 30 horas de conteúdos assíncronos, cursos digitais e avaliações para aprimorar habilidades técnicas, 4 horas de mentorias individuais e 18 horas de aulas coletivas, com sessões ao vivo e aprendizado em grupo, totalizando 6 meses de aprendizado. “O Santander Tech+ proporciona uma experiência personalizada e eficiente para os bolsistas, por meio de um método que ajuda os alunos a escolherem a trilha mais adequada às suas skills e interesses, além de preparar profissionais para as demandas do mercado, com uma formação sólida para deixá-los aptos para contribuir com o setor da tecnologia”, afirma Marcio Giannico, sênior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

O Santander Tech+ é realizado em parceria com a Ada Tech, que há quatro anos é a fornecedora do programa do Banco que educa e profissionaliza pessoas interessadas pelo mundo da T.I e programação chamado Santander Coders. A empresa é uma plataforma de educação que oferece formações em tecnologia com foco em empregabilidade. Sua colaboração com o Santander tem sido fundamental para promover a formação de talentos na área de programação. Juntos, eles têm distribuído milhares de bolsas de estudo com oportunidades de aprendizado de alta qualidade para aspirantes a desenvolvedores. “Estamos muito contentes em lançar mais um novo programa com o Santander, com foco na inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho. Iniciativas como essa fazem a diferença na vida de milhares de pessoas e geram renda sustentável no Brasil”, afirma Felipe Paiva, CEO da Ada Tech

Para Karen Barcelos, ex-aluna do Santander Coders, o curso foi fundamental para se atualizar com as principais práticas do mercado, e ressalta o acompanhamento emocional e técnico que teve com os profissionais da Ada durante as aulas. “Meu único arrependimento foi não ter descoberto antes as iniciativas gratuitas do Santander Open Academy. Tive a oportunidade de ter aulas com professores que se preocupavam não apenas com o conteúdo passado, mas com seu desenvolvimento humano e profissional dentro do programa, e é incrível ver como isso foi determinante para que as portas começassem a se abrir”, relata. 

Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil está entre as 10 potências globais do setor de tecnologia. Os aportes feitos em solo nacional ultrapassaram os US$ 50 bilhões em 2023, que representam 1,6% da fatia global de investimentos. Na América Latina, onde o País lidera, a participação subiu de 36,5% em 2022 para 37,2% no ano passado.

1ª Corrida e Caminhada Evangélica Solidária está com inscrições abertas


Caruaru vai protagonizar um dos maiores eventos em arrecadação de alimentos no âmbito esportivo já visto na região. No dia 20 de outubro, a cidade será palco da 1ª Corrida e Caminhada Evangélica Solidária, que contará com diversos prêmios e um grande objetivo do bem: a meta de arrecadar duas toneladas de alimentos, que serão doados para instituições de caridade.

O evento terá a distância de 5km (para caminhada) e 5km (para corrida). Poderão participar do evento pessoas acima de 16 anos, de ambos os sexos, desde que devidamente inscritas no evento. As inscrições são limitadas e, as realizadas até o dia 20 de setembro, concorrerão ao sorteio de uma moto zero km.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.chipower.com.br (NÃO haverá inscrição presencial), com a taxa no valor de R$ 97,00. Mais informações pelo WhatsApp (81) 99739-0075.

*Local e percurso:*

Estação Ferroviária (Largada e chegada)
HORÁRIO: Concentração às 5h30; largada da prova será às 7h.

PERCURSO: 5km nas principais ruas dos Bairros Maurício de Nassau e Universitário (Nomes de ruas, locais de hidratação e mapa geral do percurso serão divulgados em nossas mídias).

Recifitness e Recife Nutrition 2024 prometem movimentar o setor de academias e nutrição em Pernambuco


As feiras vão acontecer nos dias 28 e 29 de setembro, das 10h às 20h, no Recife Expo Center, área central da cidade, com 60 expositores, workshops, palestras, competições de dança e cross training, serviços de saúde e bem-estar gratuitos para os visitantes pelo SEST/SENAT, além de plataformas tecnológicas para academias e centros de treinamento, envolvendo uma rodada de negócios de R$ 5 milhões e movimentação de 10 mil pessoas, nos dois dias de evento. Entre os expositores, destacam-se: maquinário e equipamentos para academias, suplementação, alimentação saudável e roupas de ginásticas, com blusinhas a partir de R$ 5. A organização solicita a entrega de 2Kg de alimentos, é o ingresso social, onde o visitante poderá andar toda a feira e acompanhar os campeonatos de dança e cross training, menos os cursos e palestras, que são pagos.  


A Recifitness e a Recife Nutrition ocorrerão nos dias 28 e 29 de setembro, das 10h às 20h, no Recife Expo Center, área central da cidade, e contará com a participação de 60 expositores de maquinários e equipamentos para academias, boxes, centros de treinamentos; roupas de ginástica, suplementação, alimentação saudável, tecnologia gym, serviços de bem-estar e saúde. Haverá também a Batalha das Academias, que é um game show de dança; e a novidade deste ano: a Batalha de Cross, competição de cross training, envolvendo dezenas de boxes da região. 10 mil pessoas deverão visitar as feiras, durante os dois dias, baseado em números das edições anteriores


A Recifitness se destaca como um evento essencial para o trade fitness em Pernambuco, reunindo especialistas, profissionais e fãs do setor. A publicitária Juliana Medeiros, coordenadora geral da feira, destaca a importância do evento para a comunidade local e nacional. "A Recifitness se consolidou como um ponto de encontro essencial para que todos os profissionais de academias, nutricionistas e atletas possam se conectar, compartilhar conhecimentos e explorar novas tendências no setor. A feira é uma oportunidade única para atualizar-se sobre inovações, técnicas e produtos que estão moldando o futuro do fitness em nossa região”, revela. 


As feiras, também por estatísticas passadas, devem movimentar R$ 5 milhões na rodada de negócios. Já estão confirmados 14 estandes só de maquinários e equipamentos de academia, sendo o ticket médio de negociação em cada marca expositora, de R$ 500 mil, atingindo principalmente empresas do nordeste com grandes holdings do sudeste. As negociações começam durante os eventos e seguem até 30 dias posteriores. “Há salas vips com empresários e representantes das marcas para realizar a transação comercial”, informa Juliana Medeiros. 


O setor de suplementação nutricional e alimentação saudável tem se destacado, principalmente pelo fato das pessoas pesquisarem mais sobre qualidade de vida. "Neste ano, cresceu em 20% a procura por expositores de alimentos veganos. Grandes marcas de suplementos esportivos já garantiram presença, alimentos integrais e orgânicos e energéticos”, destaca a nutricionista Thay Miranda, coordenadora acadêmica da Recife Nutrition. 


Serviços gratuitos: pela primeira vez o SEST/SENAT estará como expositores da Recifitness oferecendo serviços gratuitos de bem-estar e saúde: aferição de pressão, massagem, ventosaterapia, auriculoterapia e consultas com nutricionista. 

Recifitness: atualização para gestores de academias e personal trainer 


Neste ano, a Recifitness traz uma série de cursos e palestras especialmente voltados para a gestão de academias, marketing e inteligência artificial. Todos os eventos oferecem certificação digital e são reconhecidos como horas complementares, proporcionando não apenas conhecimento atualizado, mas também um acréscimo valioso ao seu currículo profissional.


"Estamos muito animados com a programação deste ano na Recifitness. A integração entre gestão de academias, marketing e inteligência artificial é fundamental para o sucesso no setor fitness moderno. Nossos cursos e palestras foram cuidadosamente elaborados para fornecer insights práticos e estratégias inovadoras que ajudam os profissionais a se destacarem em um mercado competitivo. A certificação digital e a validação como horas complementares são apenas um bônus adicional, assegurando que o aprendizado seja tanto enriquecedor quanto reconhecido no ambiente acadêmico e profissional", informa Ítalo Mesquita, que é profissional de educação física e coordenador acadêmico da Recifitness. 

Cursos e palestras da Recifitness: “marketing e fitness: o desenvolvimento e modernização de vendas para academias” (Rodrigo Cavalcanti e Roberto Azevedo), “cirurgia bariátrica: desmistificando seus benefícios e malefícios dentro da visão do treinamento” (Priscila Cartaxo), “o futuro da gestão das academias com a inteligência artificial: do planejamento à execução de sucesso” (Leandro Batista), “as novas compreensões sobre a hipertrofia na medicina: a hora de mudar o foco” (Matheus Baltar), “o que não te contaram sobre o marketing digital: o que há de novo no ramo do mercado digital para o ramo fitness” (Felipe Pereira). 

Recife Nutrition: nutrição, alimentação e suplementação

Além das diversas exposições e workshops, a feira contará com a Recife Nutrition. Esta seção da feira será dedicada a explorar o mundo da nutrição, suplementação e alimentação saudável. Thay Miranda, coordenadora acadêmica da Recife Nutrition, fala sobre a importância dos cursos e atividades que serão oferecidos: "A Recife Nutrition é uma parte vital da Recifitness. Oferecemos uma série de cursos e workshops para profissionais de nutrição, atletas e qualquer pessoa interessada em melhorar sua dieta e saúde. Estes cursos são projetados para fornecer informações práticas e atualizadas sobre nutrição esportiva, suplementação e hábitos alimentares saudáveis. Acreditamos que, com o conhecimento certo, todos podem alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar", diz. 

Cursos e palestras da Recife Nutrition: “estratégias eficientes no fisiculturismo: bulking, cutting, finalização e pós-competição do atleta” (Rodrigo Moreira), “os 4 pilares de emagrecimento em mulheres com SOP” (Carol Faria), “microbiota intestinal e exercício (Hayane Leite), “marketing aplicado à nutrição: da captação ao consultório (Nutri Fofo), “emagrecimento e metabolismo (Dudu Haluch).

Expositores da Recifitness e Recife Nutrition em 2024

Bad Bull, Frutis, Vitalli Fitness, Red Lion Nutrition, Lion Fitness, Shopping Fitness, Total Health, Cref12/PE, Square Tech, Fitness e Praia, BSCross, Lojão Fitness, LocFit, One Pro Fitness, Pharmapele, GOB Fitness, AM Fitness, Playfit, Açaíse, Protein Lounge, Bistrô Fit, Loffee, Food Mix, Hosta La Pizza, Mamtrara, Verde Mente, Ki Churros, Vaccine, La Builder, Com amor, Mariana, Tubiba, Samed, Space Totem, Grupo SVM, GO Mark, Loop, Gladark, Banco do Nordeste, Tecnografic, Climatizadores Vent Brisa, MoviCidade, Fênix, SEST/SENAT, LiminaFit, R-Cárdio, VO6 Fitness, Savory, Bokus, Fábrica Play, Imperious, MVB Distribuidora, Frostym, entre outras.

Tecnologia e inclusão
Tecnologia - A SVM, reconhecida por sua inovação no setor de tecnologia para academias, se destaca na Recifitness 2024 com soluções que prometem transformar a gestão e a experiência dos centros de fitness. Especializada em softwares de gerenciamento de academias, a empresa oferece ferramentas avançadas para otimização de processos, controle de frequência e personalização de treinos, visando não apenas a eficiência administrativa, mas também uma experiência mais rica e envolvente para os usuários. Com seu compromisso em trazer tecnologia de ponta para o setor fitness, a SVM se posiciona como um parceiro estratégico para academias que buscam inovação e excelência no atendimento ao cliente.

Inclusão - A Movicidade, é uma iniciativa voltada para atividades físicas inclusivas, está ganhando destaque por sua abordagem inovadora e sensível ao promover a inclusão de crianças com ou sem autismo em ambientes de atividade física. Com uma proposta que vai além da simples prática esportiva, a Movicidade oferece um espaço adaptado e acolhedor, onde crianças de diferentes habilidades podem participar juntas, desenvolvendo habilidades motoras, sociais e emocionais. Através de métodos de ensino adaptados e um suporte personalizado, a Movicidade busca criar um ambiente onde todas as crianças possam explorar suas capacidades e se beneficiar dos aspectos positivos do exercício físico, promovendo a integração e a empatia desde a infância.

Ingresso social - A organização do evento solicita a entrega de 2Kg de alimentos, é o ingresso social, onde o visitante poderá andar toda a feira e acompanhar os campeonatos de dança e cross training, menos os cursos e palestras, que são pagos, e as inscrições são realizadas pelo site das feiras.
 
CAMPEONATOS

Batalha das Academias – Campeonato de Dança

Há espaço para todos os ritmos, mas o bregafunk deve prevalecer, informa Renê Albino, coordenador do campeonato

A Recifitness 2024 não se resume apenas a workshops e exposições; a competição de dança “Batalha das Academias”, no seu 11º ano, promete ser um dos grandes atrativos do evento, destacando o talento e a criatividade das academias da região. Coordenada pelo professor René Albino, a competição ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro no Recife Expo Center, e promete agitar o público com performances marcantes. Com a participação de academias de todo o Estado, a Batalha das Academias se destaca como um local para que os talentos de dança da região mostrem suas habilidades e inovem na coreografia.

Dentro da programação da Recifitness 2024, a Batalha das Academias se destaca como um dos eventos mais esperados, trazendo um elemento de competição e diversão ao já dinâmico cenário fitness. A competição de dança reunirá 20 academias e grupos de dança para disputarem prêmios e o reconhecimento pelo talento e criatividade em suas apresentações.
O professor René Albino, coordenador do game show, expressa entusiasmo pelo evento: “A Batalha das Academias é uma oportunidade fantástica para as academias que possuem a modalidade de dança da nossa região mostrarem seu potencial e criatividade. Este ano, estamos preparando uma competição que vai além do simples ato de dançar. Queremos ver performances que contem histórias, que inspiram e que envolvam o público. A dança é uma forma poderosa de expressão e estamos ansiosos para ver as diversas coreografias que as academias e os grupos prepararam”, informa. 

A competição, que ocorrerá nos dois dias do evento, promete trazer uma variedade de estilos e ritmos, desde danças contemporâneas até movimentos mais tradicionais, oferecendo ao público uma experiência diversificada e emocionante. Cada equipe, composta em média por 5 integrantes, terá a chance de demonstrar suas habilidades em uma apresentação que será julgada por um painel de especialistas no assunto no júri: Joyce Silva, Mayara Estephane e Nininho Nixon.

Premiação – as equipes campeãs receberão medalhas, troféus e brindes dos parceiros patrocinadores. 

“A competição não é apenas sobre ganhar”, acrescenta René Albino. “É sobre criar um ambiente onde a paixão pela dança e o espírito de comunidade possam florescer. Queremos que cada equipe saia da Batalha das Academias com novas amizades, novas inspirações e uma nova perspectiva sobre o que é possível na dança.”

A Batalha das Academias promete ser um ponto alto da Recifitness 2024, oferecendo uma mistura emocionante de competição, talento e entretenimento. Com uma ampla gama de apresentações e a energia contagiante das academias locais, o evento é uma celebração vibrante da dança e do talento regional.

Batalha de Cross – Desafio dos Boxes

Serão 4 provas, com muita emoção e superação de limites”, informa o coordenador da Batalha de Cross, Ranniery Cruz.

A Recifitness deste ano traz uma competição inédita que promete levar os atletas ao limite da superação. O campeonato que reúne os melhores atletas da região, acontecerá no primeiro dia do evento: 28 de setembro, das 9h às 15h, com provas que testarão a força, resistência, agilidade e técnica dos mais de 50 atletas.

Divididos em categorias masculina e feminina. As provas terão uma variação de 5 a 15 minutos. A competição incluirá uma série de WODs (Workouts of the Day) que combinam levantamento de peso, e exercícios de alta intensidade, exigindo dos atletas um preparo físico e mental completo.

“Teremos uma aventura no universo da modalidade cross training, testando os competidores a dar o seu máximo a cada prova. Divididos por categorias (iniciante, scaled, intermediário e RX) masculino e feminino. Serão 4 provas, com muita emoção e superação de limites”, informa o coordenador da Batalha de Cross, Ranniery Cruz.

O público também poderá acompanhar de perto o espetáculo de superação e dedicação dos competidores, com áreas exclusivas para torcedores e entusiastas do Cross. Além das provas, o evento contará com uma área de convivência com food trucks, expositores de marcas fitness, suplementos e acessórios esportivos, garantindo um dia repleto de atividades para todos.

A Recifitness 2024 e a Recife Nutrition prometem ser eventos imperdíveis para todos aqueles que atuam no universo do fitness e da nutrição. Com uma programação repleta de atividades e oportunidades de aprendizado, a feira se estabelece como um marco no calendário de eventos de Pernambuco.

Bicalho Consultoria destaca participação dos brasileiros em alta na compra de imóveis na Flórida


De acordo com o relatório anual de 2024 da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, os brasileiros se destacam como o terceiro maior grupo de compradores de imóveis na Flórida. Esse assunto virou tendência no mercado, onde Vinicius Bicalho, advogado licenciado nos Estados Unidos e fundador da Bicalho Consultoria Legal, comentou sobre o cenário atual e as oportunidades para investidores brasileiros.

O relatório revela que a maioria dos compradores brasileiros são casais, com 42% adquirindo imóveis com a intenção de alugá-los por temporada, 39% buscando aluguel a longo prazo e 19% optando por residir no local. Esses dados sublinham o crescente interesse dos brasileiros em diversificar seus investimentos no mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Vinicius Bicalho, advogado especialista em imigração, destaca que o relatório reflete uma estratégia de investimento bem definida por parte dos brasileiros. "Os brasileiros têm uma participação significativa no mercado imobiliário da Flórida. Temos observado uma onda crescente de profissionais qualificados no Brasil em busca de internacionalizar suas carreiras, expandir operações comerciais e investir em imóveis nos Estados Unidos. Esse processo de dolarização do patrimônio e de migração é possível desde que realizado com planejamento e o auxílio de profissionais especializados," orienta Bicalho.

O advogado também enfatiza a importância de uma consultoria especializada para entender as diferentes possibilidades de visto. "Existem vários tipos de vistos que permitem morar e empreender nos Estados Unidos. A escolha correta pode otimizar o processo de imigração. Fazemos uma avaliação migratória e nossa missão é fornecer uma orientação clara e personalizada para que nossos clientes possam tomar decisões informadas e bem planejadas," conclui Bicalho.

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais.

Outras informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Nota de Repúdio e Indignação contra a perseguição política e de apoio ao Deputado Federal Glauber Braga (PSOL/RJ)



“ Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado – porque não era socialista. Então, vieram buscar os sindicalistas, e eu fiquei calado - porque não era sindicalista. Em seguida, vieram buscar os judeus, e eu fiquei calado - porque não era judeu. Foi então que vieram me buscar, e já não havia ninguém para me defender.” (Martin Niemöller).

A citação acima é atribuída ao conhecido pastor alemão Martin Niemöller, encontra-se em exposição permanente do Museu Estadunidense Memorial do Holocausto (USHMM), desde sua inauguração em 1993. Hoje, elas são destaque no final da exposição permanente do USHMM. Suas palavras são uma acusação sobre a passividade e a indiferença humana durante o Holocausto.

No Brasil, na conjuntura política atual, a sociedade assiste em plena luz do dia um cenário de explícita perseguição política a um deputado eleito com 78.048 votos. O contexto dessa situação absurda, é o seguinte: o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reuniu, no dia 11 de setembro, com único ponto de pauta: a representação do NOVO/MBL que pede a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ), por causa de pontapé e empurrão que Glauber teria desferido contra um influenciador digital do MBL. O referido personagem do MBL, além de estar, no momento, atacando o deputado, por reiteradas vezes provocou e atacou o parlamentar, militantes e mesmo sua família, em diversos espaços. Sobre a atuação do Conselho de Ética somente nesta Legislatura, houve 28 representações arquivadas e apenas uma (a de Brazão) teve encaminhamento. Quando arquivadas, no máximo, aplicou-se a penalidade de censura verbal ou escrita. Isso aconteceu até mesmo no caso de parlamentares que atingiram a honra de outros membros do Legislativo, como a transfobia reiterada de Nikolas Ferreira (PL-MG) contra Erika Hilton e Duda Salabert e o escárnio performático de “Nikole”. Assim, podemos falar em um contexto de nítida perseguição política contra Glauber Braga, quando o Conselho de Ética aprova abertura de processo contra o deputado, ameaçando o mesmo de cassação de seu mandato. É explicitamente desproporcional o Conselho ter dado prosseguimento ao processo que pode cassar o parlamentar de esquerda, enquanto deixa passar, por outro lado, violações sérias feitas por diversos outros deputados ligados a extremadireita.

É importante ressaltar que, durante a reunião do Conselho de Ética que conduzia a presente e absurda perseguição política, houve por outro lado a solidariedade e presença de militantes sindicais, em sua maioria da Educação, que pediam #GlauberFica e o acompanharam durante toda a reunião, saindo dali abraçados com ele. Revelando a continuidade e força do apoio popular ao mandato do deputado.

Glauber Braga é um parlamentar conhecido por construir um mandato participativo, realizando rodas de conversa em praças públicas por todas as regiões do Rio de Janeiro. Tem estado na linha de frente na luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores, contra a "reforma" da previdência e contra o desmonte do Brasil. Luta por uma educação pública, gratuita, e de qualidade. Defende um Estado que seja garantidor de direitos individuais, coletivos e sociais, em substituição ao modelo penal-punitivo que vem se ampliando. É contra as privatizações que querem entregar o nosso patrimônio, riquezas e os setores estratégicos às grandes corporações internacionais, além de ter sido Relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante das Catástrofes Climáticas. O seu relatório gerou a primeira Lei Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres Naturais (12.608): o Estatuto de Proteção e Defesa Civil.

Fica nítido que a perseguição ao Deputado Glauber Braga é uma perseguição não apenas ao parlamentar, mas aos trabalhadores e trabalhadoras, a Educação e a própria Democracia, além de abrir um precedente muito perigoso no parlamento brasileiro, onde qualquer um/a pode ser cassado por fazer oposição aqueles que se acham os donos do parlamento. A data em que esse absurdo foi encaminhado na Comissão é emblemática para toda a América Latina, 11 de setembro foi também a data do golpe imperialista-militar no Chile contra o governo eleito democraticamente de Salvador Allende. Não podemos permitir que golpes e perseguições políticas continuem a ocorrer se perpetuando como uma enfermidade mortal para a Democracia. Rememorando a citação de Martin Niemöller, não é tempo de passividade e indiferença diante de ataques abertos contra a Democracia. É tempo de mobilização de toda a sociedade em torno da defesa dos necessários valores democráticos, garantindo assim a continuidade do combativo e atuante mandato do Deputado Glauber Braga. Nós da Federação PSOL-REDE em Pernambuco nos somamos a luta contra quaisquer formas de perseguição política e nos solidarizamos em apoio ao Deputado Federal Glauber Braga.

Avante, camarada Glauber! Saiba que em Pernambuco você tem muitos e muitas que estão ao seu lado nessa luta a favor dos valores democráticos e contra mais uma injustiça que não é apenas contra você mas contra todos/as nós.

Subscrevem,

Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros Galvão, Presidente da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Paulo Rubem Santiago Ferreira, Vice-Presidente da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Ricardo de Souza, Secretário Executivo da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Robson Fellype Santana de Paula, Primeiro Tesoureiro da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Jesualdo de Albuquerque Campos Júnior, Segundo Tesoureiro da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Débora Wilka Morais de Santana, Coordenadora Executiva da Federação PSOL- REDE em Pernambuco;

Leandro Martins Costa, Coordenador Executivo da Federação PSOL- REDE em Pernambuco;

Arthur Borba e Silva, Coordenador Executivo da Federação PSOL- REDE em Pernambuco;

Daniela de Araújo Cabral, Coordenadora Executiva da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Enildo Meira de Oliveira Júnior, Coordenador Executivo da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

João Arnaldo Novais Júnior, Coordenador Executivo da Federação PSOL-REDE em Pernambuco;

Lucas Rodrigues Cavalcanti Van Der Ploeg, Suplente da Federação PSOL- REDE em Perrnambuco;

Edilson Dia de Santana, Suplente da Federação PSOL- REDE em Pernambuco.

Arte Sesc chega aos últimos dias da exposição Fibra Viva, em Garanhuns



Está terminando a temporada da exposição “Fibra Viva”, na cidade de Garanhuns. A mostra que apresenta ao público obras que unem a arte têxtil a práticas experimentais fica em cartaz, na Galeria de Artes Ronaldo White, do Centro Cultural Sesc, até o dia 21 de setembro. Para visitar o espaço, a entrada é gratuita.
 
Idealizada pelo projeto “Arte Sesc”, do Departamento Nacional do Sesc, a exposição tem como proposta apresentar produções que costuram diversas materialidades e pensamentos da arte têxtil na contemporaneidade. Ao todo, são 28 obras, desenvolvidas pelos artistas visuais pernambucanos Bisoro, Thaes Arruda e Amorí.
 
Eles utilizaram diversos materiais, de fibras mais clássicas às inovações tecnológicas, para criar instalações, pinturas em tela e videoarte, singulares nas artes visuais convencionais. Os artistas empregaram técnicas da arte têxtil como tecelagem, bordado e patchwork, alinhando habilidades tradicionais com práticas de experimentações atuais.
 
“Fibra Viva” tem como curadores Rafael Sisant, professor de Artes Visuais do Sesc, coordenador do Núcleo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc, e Tácio Russo, técnico de Artes Visuais do Sesc Pernambuco. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 20h. Empresas e instituições podem agendar a visitação pelo telefone (87) 3762-3154.
 
*Arte Sesc* – A iniciativa fomenta a atuação e o intercâmbio em rede por meio da criação e circulação de exposições, do estímulo a pesquisas e a realização de ações formativas, para difundir a produção artística em sua diversidade, possibilitando ao Sesc o aumento de possibilidades de atuação e difusão das Artes Visuais, consideradas como ações de grande relevância na democratização do acesso aos bens culturais.
 
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Exposição “Fibra Viva”*
Em cartaz até 21 de setembro
Local: Galeria de Artes Ronaldo White – Rua Manoel Clemente, 136, Centro de Garanhuns
Dias e horários de visitação: terça a sábado, das 9h às 20h
Entrada gratuita
Informações e agendamentos: (87) 3762-3154

#VcNoBlog Ana Flávia Bretas

*40 anos disseminando a cultura do fazer o bem*
 
Por Ana Flávia Bretas *
 
 
A Fundação Terra chega aos 40 anos mantendo os mesmos propósitos de quando surgiu em 1984, sob o lema “Na Terra para Servir“.
 
Cravada na porta do sertão nordestino, lugar de um povo por demais sofrido, a Fundação Terra nasce de um olhar singular. Invisíveis para muitos, relegados por tantos outros, os que viviam à margem de uma vida minimamente digna viram uma grande luz.
 
A Instituição que nasceu nos arredores de um depósito de resíduos sólidos da cidade pernambucana de Arcoverde, foi criada pelo padre Airton Freire de Lima. Naquela área, no entorno de um grande lixão, cerca de 200 famílias viviam ora quebrando pedras em pedaços para a indústria da construção, ora animais e crianças se misturavam à cata por comida, em busca de sobrevivência. Como resultado dessas condições precárias, registravam-se altos índices de mortalidade infantil, alcoolismo, consumo de drogas, violência.

Na contramão dessa dura realidade, na chamada 'Rua do Lixo', tudo começou a mudar com o surgimento de uma pequena escolinha de nome Ping Pong, início do que seria então a Fundação Terra. Atualmente, mais de 3 mil famílias são atendidas, seja através de serviços médicos, da assistência social e na área da educação.
 
Sempre disposta a fazer mais e melhor por quem precisa, a Fundação Terra muito tem colaborado para a superação da exclusão social, para a promoção da vida digna e para a transformação de realidades escondidas de grande injustiça social. Muitas histórias se somaram para chegarmos até aqui, com unanimidade quando a questão é a qualidade e a necessidade do conjunto dos múltiplos trabalhos desenvolvidos por nossa entidade, com prioridades nas áreas da educação, saúde e no segmento social.
 
Se antes aquela localidade do lixão era um endereço cruel de uma desumana realidade, hoje é exemplo de como a sociedade pode superar o quase impossível. Importante é ressaltar que esse feito só se torna possível com a prática da solidariedade, com a força do voluntariado, das parcerias, do amor doação, da união de propósitos de um mutirão de pessoas que partilham suas vidas a favor do bem comum e do cuidado com o próximo.
 
Podemos não ser ainda o suficiente para enfrentarmos as dificuldades que surgem, em temporadas difíceis como nessa longa fase pós pandemia, quando nos vimos ameaçados em continuar os trabalhos, pela grande ausência dos apoiadores permanentes. Por outro lado, a fé e a esperança tem nos acompanhado como traços marcantes, gerando em nós a unidade e a certeza de que juntos podemos sempre mais. Além disso, a continuidade dos projetos espalhados no Recife e Arcoverde, em Pernambuco, e em Maracanaú, no Ceará, onde a Fundação tem sua base de maior empenho, indicam que estamos no caminho certo.
 
O mês de setembro nos lembrar que precisamos celebrar as inúmeras conquistas da Instituição . Muito teríamos a falar dos avanços que vão desde vitórias mínimas a ações maiores que nos elevam enquanto uma Fundação que muito faz como entidade civil, católica, sem fins lucrativos, filantrópica, com certificado de utilidade pública. Mais prudente porém é nos atermos a glorificar o soberano e verdadeiro Criador dessa obra, sem o qual nada existiria. Tendo os pés fincados na Terra, não podemos deixar de agradecer a ajuda de todos que de alguma forma contribuíram para que aqui chegássemos. A história do importante trabalho realizado ao longo dos anos, de promoção de justiça social e melhoria da qualidade de vida de vulneráveis comunidades não seria possível sem a ajuda de muitos, aos quais expressamos nossa profunda gratidão.
 
Na certeza de que vida e caminho se misturam, participando um da promoção do outro, na dinâmica do movimento, fazemos agora um convite para que muitos ainda se juntem a nós, num mutirão permanente de aliados pela Fundação Terra, servindo aos mais necessitados como ato de fé agradecida, refletindo os passos de quem primeiramente se entregou por amor a cada um de nós. Optar por uma trajetória de cuidado mútuo é ter encontrado, na verdade, o amor efetivo, um sentido para viver.
 
 
*Ana Flávia Bretas de Vasconcellos, presidente da Fundação Terra*

Luz Silva: ”Empreendedorismo é para todos!”


Nordestina, sim senhor. Ela nasceu na Paraíba e logo depois se mudou para Pernambuco. Viveu todo o tempo em Olinda, às margens do canal do Fragoso. Filha mais nova de pais analfabetos, Luz Silva começou a empreender por necessidade.

Ainda criança, vendia tudo o que encontrava pela frente: esterco, água, recicláveis, picolé, oiti… e, assim, por algum tempo, ela sustentou a família. Especialmente quando o pai ficou internado num hospital psiquiátrico.

A infância de Luz foi roubada por uma mente cheia de preocupações de adulto. E também por episódios de violência física e psicológica: abuso sexual, ameaças e bullying. Mesmo assim, ela quebrou o ciclo de pobreza da família.

Com cerca de R$ 200, tornou-se empresária do ramo da moda feminina. Fabrica e vende para todo o Brasil. Tem cerca de 12 mil sacoleiras cadastradas. Somente em uma das empresas fatura, em média, R$ 200 mil por mês. 

“Empreendedorismo é para todos! No livro que escrevi, em coautoria com grandes empresários brasileiros, conto toda a minha trajetória. Provo que qualquer um pode erguer um império, mas precisa tentar até conseguir e saber o que está fazendo!”, afirmou Luz Silva.

O livro “Vender é minha arte” foi publicado pela editora Chave Mestra, de São Paulo.