terça-feira, 10 de março de 2020

Recife Antigo recebe evento voltado para marketing e educação financeira

Que tal aprender técnicas de marketing que vão mudar o seu jeito de empreender e cuidar das finanças? E ainda bater um papo com profissionais que estão à frente dos negócios da região e ampliar a rede de networking? Todos esses itens estarão presentes no evento “Delas Summit”. O encontro acontece no dia 28 de março, às 9h, no Sinspire localizado na Rua da Guia, no Recife Antigo.

O evento será promovido pela Agência Delas em comemoração ao aniversário de dois anos da empresa. A Delas é a primeira empresa de comunicação e marketing para mulheres que viabiliza a equidade de gênero no mundo corporativo e incentiva o feminino como agente protagonista de toda as ações. 

O encontro contará com a palestra “Jornalismo como bem público” que será ministrada pela jornalista e repórter Bianka Carvalho. E ainda terá workshops voltados para as áreas de educação financeira e marketing digital, como “Google Ads na Prática”, que será realizado pela publicitária e especialista em Google e Linkedin Ads, Aline Pereira; “Buzz Marketing para aumentar o faturamento”, que será comandado pela Ceo da plataforma Mulheres Ceo e publicitária mineira, Laryssa Alves e “Educação Financeira para Emancipar”, que será realizado pela jornalista baiana e fundadora do projeto Preta Grana, Amanda Dias.

Além disso, o “Delas Summit” terá ainda coffe break, almoço incluso, brindes exclusivos, certificado online e um pocket show com a sambista pernambucana Gabi do Carmo. Para participar, os interessados podem acessar o site sympla e garantir o ingresso que custa R$ 89,90.

Serviço:
Delas Summit
Data: 28/03/20
Horário: 9h
Informações: 9800-5932 ou
Local: Sinspire Praça do Arsenal - Rua da Guia, nº 237.


11º Marcha pela Vida das Mulheres

No dia 12 de março de 2020, será realizada a 11ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia no município de Esperança, no Agreste Paraibano. A Marcha se levanta contra o crime do feminicídio, que vitima a cada dia 13 novas mulheres no Brasil. A concentração do evento será às 8h, no Campo da Rodoviária, na entrada da cidade, e seus organizadores esperam reunir mais de 6 mil mulheres, número registrado na Marcha do ano passado em Remígio (PB).

O evento tem dois grandes objetivos centrais: denunciar toda e qualquer forma de violência contra a mulher e dar visibilidade ao papel e à contribuição das camponesas na construção da agricultura familiar do território. De acordo com Roselita Victor, uma das organizadoras da Marcha e da Coordenação do Polo Sindical da Borborema, um dos grandes problemas encontrados na região é a falta de políticas públicas direcionadas às mulheres. “Não há delegacias da mulher suficientes no Polo da Borborema. A região tem apenas uma delegacia da mulher em Campina Grande. Uma mulher que mora em Casserengue, por exemplo, e sofreu violência está a 70km da delegacia da mulher. Se ela não for acolhida, ela não vai denunciar”, destacou.

Além de delegacias, as mulheres reivindicam ainda uma eficácia maior nos programas de acolhimento das mulheres vítimas de violências, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e processos de formação para que os profissionais da área da segurança pública e da saúde possam atuar com mais qualidade nas situações de violência contra a mulher.

A Marcha é organizada pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e pelo Polo da Borborema, uma rede de 13 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais da região da Borborema, na Paraíba. A cada ano, a marcha acontece em um dos 14 municípios do Polo e aborda um tema diferente, discutido nos diversos encontros preparatórios realizados nas comunidades rurais desde novembro.

Programação - A atividade tem início às 8h e terá concentração no chamado ‘Campo da Rodoviária’ na entrada do município de Esperança. Após a animação no palco e recepção das caravanas, haverá a apresentação da peça de teatro Por que homem mata mulher?, do Grupo de Teatro Amador do Polo da Borborema. No espetáculo, a família da personagem ‘Margarida’ se perceberá envolvida com uma situação de sucessivas violências que culminarão em um caso de feminicídio. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o debate acerca dos relacionamentos abusivos, que, na maioria dos casos, evoluem para a violência física e para o homicídio.

Segundo Roselita Victor, o teatro é uma ferramenta importante, pois consegue fazer com que a mulher se perceba em situação de violência. “O texto da peça, inclusive, é montado a partir dos relatos de violência das mulheres. Temos o caso de Luzia, do município de Esperança, que escapou da morte por triz. A bala direcionada a ela pegou de raspão”, relembra. Ainda segundo Roselita Victor, quando um homem chega a matar uma mulher, ela já passou por vários tipos de violência. É preciso que as mulheres saibam identificar esses passos que podem levar ao feminicídio.

Após a encenação e alguns depoimentos, a Marcha seguirá pelas ruas centrais da cidade com panfletagem, ato público, bandeiras, estandartes, faixas e cartazes, retornando para o palco da concentração para a atração cultural e a tradicional Feira Agroecológica com exibição e comercialização da produção das agricultoras da região. A Marcha contará com o show da Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, que abraçou a ação. 

13 Feminicídios por dia - Segundo o anuário de Segurança Pública 2019, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil, acontecem 13 feminicídios por dia. O levantamento do Centro 8 de Março de João Pessoa (PB) revela que, só em janeiro de 2020, 15 mulheres foram assassinadas na Paraíba, cinco desses casos foram, tipificados como feminicídios, que é quando assassinatos de mulheres são cometidos em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher. De acordo com o mesmo levantamento, que leva em consideração apenas os casos que foram noticiados pela imprensa, 56 mulheres tiveram suas vidas tiradas em 2019, sendo 32 feminicídios.

Uma reportagem do El País mostrou que, na América Latina, nove mulheres são assassinadas por dia, vítimas de violência de gênero. A região, segundo um relatório da ONU Mulheres, é o local mais perigoso do mundo para elas, fora de uma zona de guerra. Quase metade dos 2.559 assassinatos cometidos na América Latina ocorreu no Brasil. No país, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior.

Porém, se de um lado existem leis, há um cenário encorajador para a violência contra ao contra a mulher do outro lado. “Temos observado o aumento de denúncias, mas há uma conjuntura política brasileira na qual os homens agressores estão se sentindo a vontade para agredir mulheres. Há um governo essencialmente masculino e que provoca esse olhar de desatenção à mulher e mais a vontade para praticar crimes contra a mulher”, contextualizou Roselita Victor, das organizadoras da Marcha.



No Brasil, 25% das mulheres não têm acesso adequado ao saneamento básico

Não ter acesso à água tratada e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto tem impacto direto na desigualdade de gênero no Brasil, como mostra o estudo nacional realizado pela BRK Ambiental, em parceria com o Instituto Trata Brasil. A realidade é dura: no país, uma em cada quatro mulheres lidam com a falta de saneamento básico, com consequências calculáveis em sua formação educacional e renda, além da qualidade de vida, saúde e bem-estar.

No total, o público feminino que vive nestas condições representa 27 milhões de pessoas, mais de 10% da população brasileira. Quando olhamos para as indígenas e negras, os déficits são relativamente maiores. A pesquisa foi desenvolvida com base no cruzamento de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Ministérios da Saúde, Educação e Cidades, em um levantamento inédito.

Segundo dados da PNADC (IBGE, 2017), 15,2 milhões de mulheres declararam não receber água em suas residências, ou seja, uma em cada sete brasileiras não tinham acesso à água. Essa carência se concentrava na população mais jovem (0 a 14 anos), de menor escolaridade e nas classes de renda mais pobres.

Além de não contarem com água potável, a ausência de banheiro em suas moradias - o mais primário dos problemas associados ao esgoto – atingia 1,6 milhão de mulheres brasileiras. O estudo da BRK Ambiental aponta que o acesso a água e esgoto de forma regular tiraria, imediatamente, 635 mil de mulheres da pobreza. No país, temos exemplos de estados com déficits de acesso à água tratada relativamente baixos, como foram os casos de Roraima (11,5% da população), Tocantins (12,9% da população) e Amazonas (25,4% da população). Já no Nordeste, os estados que estavam mais adiantados no processo de universalização da água tratada foram Sergipe (14,0% da população), Bahia (14,5% da população) e Rio Grande do Norte (14,7% da população).

Na região sudeste, economicamente mais avançada, destacava-se São Paulo (3,3%). No Sul, Paraná (8,5% da população) e Rio Grande do Sul (11,2% da população) contavam com os menores índices.

Perfil da privação

As análises possibilitam traçar um perfil da privação: a mulher sem acesso adequado à água tratada pertencia a uma família entre as 30% mais pobres do Brasil, ela tinha baixa instrução – em sua maioria tinha o ensino fundamental incompleto –, era adolescente ou jovem (menos de 40 anos), morava nas regiões metropolitanas do país ou nas áreas rurais.

Já a mulher sem acesso aos serviços adequados de esgotamento sanitário tinha um perfil semelhante, com a distinção de que morava em áreas urbanas do interior do país. Os aspectos dão uma conotação social marcante à questão do acesso ao saneamento básico no Brasil.

Teresa Vernaglia, presidente da BRK Ambiental, destaca que a pesquisa mostra a dupla jornada praticada pela maior parte das mulheres no Brasil e o peso que a falta de saneamento tem nessa rotina. “No Brasil é a mulher que cuida dos afazeres domésticos. É ela quem cozinha e é quem se ausenta do trabalho para levar o filho no posto de saúde. Portanto, a falta de saneamento afeta diretamente a sua vida em diversas esferas, com impactos inclusive na sua mobilidade socioeconômica. São informações impactantes dada a importância da autonomia financeira para a igualdade de gênero e para o empoderamento da mulher, previstos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Agenda 2030 da ONU”, afirma.

Desempenho escolar

As desigualdades de gênero ocorrem em todos os estágios da vida da mulher, da sua infância até a velhice. Olhando para meninas em fase escolar, o levantamento revela que o desempenho das sem acesso a banheiro foi inferior em 46 pontos na média do Enem, quando comparadas à média dos estudantes brasileiros.

Além disso, há repercussões no ingresso ao mercado de trabalho, uma vez seria possível reduzir em até 10% o atraso escolar dessas estudantes e, falando em renda, trazer um acréscimo médio de R$ 321,03 ao ano para cada uma dessas brasileiras.

Vulnerabilidade a doenças

A falta de água e a carência de serviços de esgoto aumenta não somente a incidência de infecções gastrointestinais como o crescente do número de casos de doenças transmitidas por mosquitos e animais.

Neste tocante, a pesquisa demonstra que as mulheres se afastaram, em média, 3,5 dias por ano de suas atividades rotineiras devido a esses problemas de saúde. As meninas com até 14 anos têm índice de afastamento por diarreia 76% maior que a média em outras idades (132,5 casos de afastamento por mil mulheres contra 76), sendo as principais prejudicadas. Os estados com maiores incidências de licenças foram Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, todos com índices superiores a 100 a cada mil mulheres.

Universalização do saneamento

Oferecer saneamento básico significa beneficiar a população com melhores condições de saúde, qualidade de vida, cidadania e dignidade, além de melhorar os aspectos econômicos e ambientais do país. Existe uma grande relação entre a economia e o saneamento básico. Estudos mostram que para cada R$ 1 investido em saneamento, são economizados R$ 4 em saúde, pois a falta de tratamento de água e esgoto provocam diversas doenças.

Ao avaliarmos o cenário nacional entre os anos de 2010 e 2017, o Brasil gastou mais de R$ 1 bilhão em internações, uma média de R$ 140 milhões por ano. Com a universalização do saneamento básico, a redução dos custos com saúde no Brasil, segundo dados da CNI, chegaria a R$ 1,45 bilhão ao ano. Em 20 anos, considerando o avanço gradativo do saneamento, o valor da economia com saúde, seja pelos afastamentos do trabalho, seja pelas despesas com internação no SUS, deve alcançar R$ 5,9 bilhões, segundo dados do Instituto Trata Brasil.

Sobre a BRK Ambiental em Pernambuco

Líder no segmento privado de saneamento do país, a BRK Ambiental trabalha para transformar a realidade do saneamento básico do Brasil, onde ainda hoje 1 em cada 2 pessoas vive sem coleta de esgoto. A BRK beneficia diretamente a vida de 15 milhões de brasileiros, conhece a realidade do país de Norte a Sul, e atua para transformá-la, proporcionando investimentos para ampliação do acesso ao saneamento e garantir serviços de qualidade para seus clientes. Em Pernambuco, a BRK Ambiental está presente na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde 2013, numa parceria público-privada com a Compesa. O objetivo do projeto é a universalização dos serviços de esgoto em todas as 15 cidades da RMR.

Novo complexo de saúde do SESI-PE será inaugurado nesta quinta em Santo Amaro

O SESI-PE lançará, no dia 12 de março, aniversário do Recife e Olinda, o mais novo complexo que promete ser um dos melhores centros de saúde do trabalhador do Estado: o SESI Saúde. O local, situado na Rua Frei Cassimiro, nº 88, no bairro de Santo Amaro, beneficiará toda a comunidade da região e os trabalhadores da indústria, oferecendo várias especialidades médicas a preços acessíveis.

Construído em uma área aproximada de 2 mil metros quadrados, o SESI Saúde possui oito consultórios odontológicos, além de nove salas destinadas às especialidades de saúde, como clínica médica, pediatria, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, ginecologia, psicologia e nutrição. Já o segundo andar contará com análises clínicas e medicina do trabalho, assim como exames de audiometria, acuidade visual, espirometria, eletrocardiograma e psicotécnico.

Segundo a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a entidade ampliou o portfólio de serviços para cuidar ainda melhor da saúde, segurança e do bem-estar da força de trabalho da indústria. “Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida do trabalhador, pois isso potencializa a produtividade, satisfação e motivação no local de trabalho”, comentou.

O SESI Saúde funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As consultas para o público geral poderão ser agendadas, a partir do dia 1º de março, pelo número 0800 600 9606 ou via WhatsApp: (81) 98816.5665. Já os trabalhadores da indústria deverão apresentar os documentos pessoais e o contracheque atualizado para obter acesso aos descontos exclusivo para industriários.

A estimativa é que o espaço receba 500 pessoas por dia. “A estrutura do SESI Saúde foi projetada de acordo com as normas de acessibilidade para atender os usuários e funcionários com necessidades especiais. Os programas legais serão elaborados pela nossa equipe de médicos e engenheiros. Tudo isso oferecerá soluções ainda mais completas para os trabalhadores dentro e fora das indústrias pernambucanas”, destacou a superintendente.

VACINAÇÃO - Outro diferencial do SESI Saúde será a sala de vacinação, que tem inauguração prevista para meados de março e disponibilizará vacinas de baixo custo contra a gripe, tanto para a comunidade quanto para o profissional do setor produtivo, sendo R$ 45 a trivalente e R$ 65 a quadrivalente. E o melhor: trabalhador da indústria, seus dependentes e ascendentes (pai, mãe, filhos e cônjuges) têm direito a até 20% de desconto.

Diferentemente do Sistema Único de Saúde (SUS), as vacinas do SESI são monodose, ou seja, em seringas descartáveis prontas com doses individuais. Em 2019, o SESI-PE imunizou mais de 13 mil pessoas em Pernambuco. Para 2020, a expectativa é ainda maior: a entidade planeja vacinar 25 mil pessoas.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ABRIL

Em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física (6), Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão (26), o SESI-PE promoverá uma série de atividades no dia 7 de abril, no SESI Saúde. Na programação, estão aula de ginástica de ritmos, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição de pressão arterial. Voltadas à sociedade, as ações serão gratuitas e terão como finalidade sensibilizar a comunidade e os trabalhadores da indústria sobre a importância de cuidar da saúde.

MAIO

De olho em estimular hábitos de vida saudável através da atividade física esportiva, a instituição realizará a 6ª Corrida SESI Dia do Trabalhador, no feriado de 1º de maio. O evento terá como cenário as belas paisagens do Recife Antigo e será dividido em dois percursos, 10km e 5km, e em duas categorias: comunidade e industriários.

OUTROS MESES

Para os meses seguintes, o SESI-PE está formulando programações especiais para celebrar as principais datas comemorativas da área da saúde, por meio de ações de conscientização e prevenção.

Imprensa FIEPE

TABELA DE PREÇOS

*Trabalhadores da indústria têm direito a descontos de até 20%.

ESPECIALIDADES
COMUNIDADE
TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
10% DE DESCONTO
TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
20% DE DESCONTO
Consulta Médica Cardiologista
R$ 110,00
R$ 99,00
R$ 88,00
Consulta Médica
R$ 90,00
R$ 81,00
R$ 72,00
Consulta Médica Dermatologia
R$ 120,00
R$ 108,00
R$ 96,00
Consulta Médica Gastroenterologia
R$ 120,00
R$ 108,00
R$ 96,00
Consulta Médica Ginecologia
R$ 120,00
R$ 108,00
R$ 96,00
Consulta Médica Pediatria
R$ 90,00
R$ 81,00
R$ 72,00
Consulta Oftalmológica  + Mapeamento de retina + tonometria
R$ 130,00
R$ 117,00
R$ 104,00
Consulta Médica Ortopedia
R$ 130,00
R$ 117,00
R$ 104,00
Consulta Médica Urologia
R$ 130,00
R$ 117,00
R$ 104,00
Consulta – Psicologia
R$ 90,00
R$ 81,00
R$ 72,00
Consulta – Nutrição
R$ 90,00
R$ 81,00
R$ 72,00

Procon Recife orienta consumidor sobre compra de celular

Comprar um aparelho celular roubado pode trazer muita dor de cabeça para o consumidor. Para orientar o comprador a se prevenir na hora da aquisição, o Procon Recife lista algumas das principais medidas para evitar transtornos e prejuízos ao adquirir um aparelho.

O primeiro cuidado é comprar celular apenas que tenha Nota Fiscal. Se o fornecedor não fornecê-la ou cobrar valor adicional pela sua emissão, o consumidor deverá denunciá-lo ao Procon e à Receita Federal. Na Nota Fiscal deve constar o número de série do aparelho, que é essencial para a identificação individualizada. “A Nota Fiscal deve ter a descrição das características do aparelho -marca, cor, versão, etc. Caso contrário, há chances de o produto ser fruto de roubo ou furto”, alerta presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Para a própria segurança do consumidor, a atenção deve ser redobrada na hora da compra de aparelhos celulares, pois em caso de produto roubado, quem adquiriu nessas condições corre o risco de ser indiciado por receptação culposa.

Veja outras dicas importantes:

Jamais comprar aparelho celular com a Nota Fiscal em nome de outra pessoa, uma vez que pode ser fruto de fraude praticada por terceiros.

Preço muito abaixo do mercado também é um indicador. Se houver uma grande diferença de preços, desconfie, até porque, via de regra, o preço de aparelhos celulares é tabelado pela própria fabricante. Recomendamos que o consumidor pesquise os preços na internet em sites conhecidos.

Guardar a Nota Fiscal também é importante para comprovar a compra do produto e, caso seja necessário, exigir os direitos com relação à garantia legal.

Ainda há comerciantes não autorizados a comprar aparelhos celulares no exterior para revenda no Brasil. A prática é ilegal. E a orientação ao consumidor é que não compre produtos nessas condições. Por outro lado, nada impede que o consumidor, dentro das exigências legais, traga do exterior o aparelho celular para uso próprio.

Por fim, recomenda-se ao consumidor que, ao comprar seu aparelho celular, digite o código *#06#, anote ou tire uma captura de tela da informação que aparecerá na tela do celular. Essa informação é relativa à identidade do celular (número único internacional que identifica cada aparelho).

Canais do Procon Recife - A sede do Procon Recife, Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa. Dois postos avançados funcionam no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Os consumidores poderão fazer denúncias gratuitamente por meio do número 08002811311 ou pelas redes sociais do órgão: Instagran:@PROCONRECIFE | Facebook: PROCON RECIFE e ainda pelo email: PROCON@RECIFE.PE.GOV.BR.

Imprensa Procon PE

Menina, quem foi tua Mestra

A cantora Karynna Spinelli, umas das mais importantes vozes femininas do samba nacional, lançou o clipe do seu mais recente single, “Menina quem foi tua Mestra”. Através da poesia e com toda a força da ancestralidade, o clipe da pernambucana fala sobre sororidade, amparo, amizade e empoderamento das mulheres. O curta traz imagens de Karyna e da sua incrível experiência ao lado de Mestra Joana, única Mestra de Maracatu do mundo que comanda o Maracatu Encanto do Pina e Grupo Percussivo Baque Mulher e já está disponível no Youtube:

 

Com direção geral de Mary Gatis, direção de fotografia de Roberto Iuri e roteiro de Gatis e da própria Karynna, o clipe é uma produção independente e chega no dia Internacional da Mulher, transbordando empoderamento, beleza e resistência feminina. 

“A gente passa a vida inteira ouvindo menino, menina quem foi teu mestre? E a minha mestre foi Joana, a dona do tambor, como bem diz a canção. O clipe faz parte do meu processo de renascimento como artista e como pessoa e fala sobre o poder da força da amizade e sororidade da mulher”. Dispara Karynna. 

Parida pela boemia familiar e pelo batuque de raiz do Morro da Conceição, Karynna é abraçada por novos e antigos e tornou-se a maior representante do samba autoral e de batuque do Estado de Pernambuco. Considerada a Voz do Samba Pernambucano, Karynna Spinelli começou sua carreira em 2005, inspirada pela musicalidade e energia das Zuelas de Terreiro, dos terreiros de candomblé e Jurema Pernambucana. 

De forma luminosa, Karynna alcançou cumes no mercado fonográfico nacional ao fundar um dos maiores movimentos de rua do samba brasileiro, o Clube do Samba de Recife, movimento feito nas ruas do Morro da Conceição, que a mais de dez anos dissemina para o país, a firmeza do samba em PE, através do intercâmbio entre artistas de todo o Brasil.

Gravada no Estúdio Muzak, o single conta com arranjos de Rubem França, direção de Nego Henriquee ainda traz a majestosa participação do Maestro Spok.

Área não operacional do Porto do Recife ganhará complexo multiuso

O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta terça-feira (10.03), com representantes da Incorporadora Novo Recife, empresa responsável pelas obras de revitalização da área não operacional do Porto do Recife, que vem transformando a zona histórica da cidade em um centro de cultura, lazer e negócios. Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2022, a nova etapa do projeto, que conta com um aporte de R$ 140 milhões, consiste na construção de um complexo multiuso que vai integrar um hotel com marina e um centro de convenções.

“É uma intervenção que, com certeza, vai ampliar muito o turismo de negócios e de lazer. É uma nova demonstração de que vale a pena investir em Pernambuco, porque estamos cada vez mais preparados, com equipamentos cada vez mais modernos”, destacou Paulo Câmara. A expectativa é de que a nova etapa do projeto gere inicialmente 1.430 empregos diretos somente na fase de construção. Já na fase de operação 3.380 postos de trabalho serão criados, entre diretos e indiretos.

A nova estrutura vai ser instalada no local onde ficavam os armazéns 15, 16 e 17 do Porto do Recife, nas imediações do Cais de Santa Rita. O hotel será de porte quatro estrelas, com 240 leitos, e terá uma marina com capacidade para atracar 136 barcos e veleiros de até 70 pés. O estabelecimento terá restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina e 136 vagas de garagem. Já o centro de convenções terá capacidade para eventos com até quatro mil pessoas e flexibilidade de espaço para receber convenções, exposições e para montagem de auditório, além de 231 vagas de garagem.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, explica que a iniciativa da revitalização se deu após a transferência da movimentação portuária para Suape ao longo do tempo, liberando uma série de áreas disponíveis no Porto do Recife. “É uma transformação de armazéns que tiveram uma função econômica importante no passado, mas agora vão ter outro uso, se adaptando à economia moderna de hotelaria, turismo e lazer”, frisou.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o novo empreendimento é uma conquista para o município. “Através da revitalização já tivemos diversos equipamentos construídos, e agora temos o anúncio de R$ 140 milhões em mais uma etapa. Esse investimento vai fortalecer muito o turismo, que é uma área que vem crescendo cada vez mais no Recife e em Pernambuco”, pontuou. Além da participação da iniciativa privada, outros equipamentos instalados na zona portuária integram a infraestrutura urbana do local, como o Terminal Marítimo, a Central de Artesanato e o Cais do Sertão, estes administrados pelo Governo de Pernambuco.

O local que abrigará a nova estrutura integra o pacote dos sete armazéns cedidos à iniciativa privada, que vão da antiga Ponte Giratória às imediações do Forte do Brum. O de número nove passou a ser utilizado para fins corporativos, com a chegada da Accenture. Nos armazéns 12 e 13 passaram a funcionar bares e restaurantes. Já o Armazém 14 se transformou em um espaço de eventos. “Essa revitalização é a continuação dos empreendimentos que o Porto Novo está fazendo. A gente está conseguindo dar um novo passo, tanto com o hotel quanto com o centro de convenções, o que nos dá um viés tanto de turismo quanto de negócios”, reiterou o diretor de engenharia do projeto Porto Novo Recife, Romero Maranhão Filho.

Estiveram presentes à reunião os secretários estaduais Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer); o presidente do Porto do Recife, Carlos Vilar; além de gestores do projeto.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Saúde de Olinda promove ação voltada ao público feminino em Peixinhos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no último domingo (08.03), a Secretaria de Saúde que Olinda promove nesta quarta-feira (11.03), às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab, na Avenida Nacional, no bairro de Peixinhos, uma ação integrada voltada para o público feminino.

Com a expectativa de atender 120 mulheres, serão oferecidos serviços de exames de mamografia e citologia, testes rápidos de HIV/Sífilis, avaliação nutricional e aferição da pressão arterial. Além disso, haverá uma apresentação cultural do grupo de dança Coco de Ogã.

Imprensa Olinda

Famílias rurais de Bodocó recebem títulos de acesso a terra

Nesta segunda-feira (9), 100 famílias de agricultores que vivem em comunidades rurais do município de Bodocó, no Sertão do Araripe, receberam os títulos de propriedade de suas terras, já registrados em cartório. Os documentos foram entregues pelo governador Paulo Câmara, junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, e o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Patriota, durante o evento de inauguração da nova ponte sobre o Rio Pequi.

Para o agricultor Manoel Pereira de Lima, do Sítio Melancia, receber o título de sua terra é a realização de um sonho. “Receber esse documento é a realização de um sonho. Agora, eu e minha família já podemos dormir mais sossegados, porque ninguém vai poder tirar a terra da gente. O sítio que vivo com minha esposa é o lugar onde fui criado, onde criei meus filhos e onde sempre cuidei do roçado e dos animais para ter o sustento”, comemorou Seu Manoel.

Os documentos entregues integram as ações do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que prevê, até 2022, a entrega de 65 mil títulos de posse às famílias que vivem em imóveis rurais e urbanos, por meio do trabalho integrado entre o Iterpe, Perpart e Cehab, órgãos vinculados respectivamente às secretarias de Desenvolvimento Agrário, Administração e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

“Desde o início desta Gestão, o Governo de Pernambuco, por meio do Iterpe, já contabiliza quase 10 mil títulos de propriedade entregues às famílias rurais só aqui no Araripe, fruto do trabalho de regularização fundiária realizado de forma intensa no Propriedade Legal, tanto no campo quanto nas cidades. Vale salientar que com esse documento em mãos, essas famílias de agricultores passam a ser donas de fato e de direito de suas terras e têm acesso aos financiamentos dos bancos oficiais para fortalecer e ampliar sua produção”, destacou Dilson Peixoto.

Além da segurança jurídica e social da posse da terra, os trabalhadores do campo são contemplados com o acesso a um amplo leque de políticas públicas voltadas para a melhoria da produção, bem como passam a ter direito aos benefícios previdenciários e programas para o escoamento da produção.

Imprensa Agricultura PE

App desenvolvido pela Compesa deve trazer controle nos horários dos ciclos de abastecimento

Cumprir o horário dos ciclos de abastecimento de água está sempre no foco da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para assegurar esta meta, um aplicativo pioneiro no país começa a ser implantado nesse ano pela Compesa na Região Metropolitana do Recife, devendo se estender para todo o Estado. A ferramenta está sendo utilizada para acompanhamento do trabalho executado pelos operadores (manobreiros) que executam os serviços de abertura e fechamento dos registros de passagem de água, as chamadas "manobras", que garantem a chegada da água nas torneiras.

O aplicativo funcionará como um diário de trabalho dos 113 funcionários que executam as operações nas áreas de abastecimento gerenciadas pela Companhia na Região Metropolitana. A ideia é acompanhar o passo a passo das atividades na intenção de preencher as lacunas de tempo existentes entre o horário de abastecimento previsto no calendário e o horário real de chegada da água para os moradores.

Pelo smartphone, a tarefa será simples. Um comando enviado pelo manobreiro por meio do aplicativo será registrado pela gerência da área em tempo real. Dados como data, horário e nome do funcionário responsável pela atividade entram automaticamente no sistema. A cada mês, os relatórios extraídos do aplicativo serão confrontados com o calendário de abastecimento das áreas, o que significa que será possível identificar as intercorrências mais frequentes que geram atrasos nos horários de início e fim dos ciclos, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

"Com o aplicativo vamos gerenciar com mais eficiência uma das áreas mais complexas do nosso processo de abastecimento. São atividades difíceis de acompanhar em cada uma das áreas de abastecimento, diante da quantidade de localidades, mas que afetam diretamente a população. O não cumprimento dos horários do calendário é uma das queixas mais comuns entre os clientes, por isso a ferramenta será fundamental para entender as lacunas e corrigir as falhas. Queremos, cada vez mais, oferecer um serviço de qualidade para a população", explica Manuela.

O aplicativo de manobras começou a ser testado pela Compesa no município de Goiana no segundo semestre de 2019. "Durante os testes, aprendemos que o aplicativo é muito simples de usar e facilita nosso dia a dia. Hoje é possível informar os problemas de forma muito mais rápida e segura. Depois da adaptação, entendemos que a ferramenta é uma aliada do nosso trabalho", relata o manobreiro da Compesa, João Azevedo.

A ferramenta começou a ser utilizado para as manobras de abastecimento do município de Goiana. Até agora, Companhia já treinou mais de 50% dos funcionários para uso da ferramenta e distribuiu 10 smartfones que são compartilhados entre os funcionários destas localidades a cada turno de trabalho. O app de manobras é uma iniciativa desenvolvida pela Compesa, com uma tecnologia única entre as empresas de saneamento do País.

Imprensa Compesa

Comissão Especial do Plano Diretor se reúne nesta quarta-feira (11)

Pela terceira vez neste ano, o Plano Diretor do Recife, que define as principais diretrizes do planejamento urbano da cidade nos próximos 10 anos, estará em discussão na Reunião da Comissão Especial do Plano Diretor, que acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, na Sala de Comissões da Câmara Municipal do Recife. 

Na comissão, instalada até abril, estão sendo votadas as propostas as 530 emendas propostas pelos parlamentares, que seguirão para votação na plenária da casa. Na reunião de amanhã, serão discutidas as emendas propostas do art. 50 ao art 68 que envolve os coeficientes propostos para as zonas de Desenvolvimento Sustentável, Zona Centro, Zona de Reestruturação Urbana e Zona de Ambiente Construído. 

O resultado dessa discussão pode implicar, por exemplo, no aumento do tamanho de áreas construídas, tamanho dos prédios nessas zonas, etc). Integram a comissão os vereadores Rodrigo Coutinho (SD), presidente; Ivan Moraes (PSol), vice-presidente; Aerto Luna (PRP), relator do projeto; além de Augusto Carreras (PSB), Aimée Carvalho (PSB), Eriberto Rafael (PTC) e Hélio Guabiraba (PRTB). As reuniões são abertas ao público. 

Municípios pernambucanos devem se preparar para período de chuvas

A fim de agir de forma preventiva, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), publicou no Diário Oficial de hoje, 9 de março, a Nota Técnica n.º 01/2020 em que convoca os municípios pernambucanos a apresentarem plano de contingência e prevenção de acidentes que possam vir a ser provocados por chuvas fortes, enchentes, transposição de barragens, inundações, entre outros.

“É sabido que moradores de regiões fisicamente mais castigadas sofrem com intempéries desencadeadas por chuvas e enchentes e estamos nos aproximando do quadrimestre crítico, que abrange os meses de abril, maio, junho e julho. Por isso, estamos iniciando esse monitoramento, pois é obrigação originária dos municípios se prepararem para adversas situações climáticas, especialmente, para as fortes chuvas e, por suas secretarias, ficarem em alerta para destinação e investimento de verbas para os fins assistenciais”, disse a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral.

Os municípios devem apresentar o plano de contingência, indicando como será o manejo de recursos ante eventual situação de crise ou emergência; informar se o plano foi apresentado à Defesa Civil do Estado; indicando quem será e se já está devidamente designado o coordenador de Defesa Civil do Município, bem como sua lotação; alertando ao MPPE, ainda, se há representantes do município frequentando as oficinas de capacitação promovidas pela Defesa Civil; além do mapa das áreas de risco de cada território.

“As realidades regionais variam em risco e complexidade, mas sabemos, devido a incidentes anteriores, que as regiões mais afetadas são a Zona da Mata Sul, a Mata Norte, a Região Metropolitana e o Agreste”, reforçou ela.

Entre outras obrigações, o gestor municipal deve informar se vem realizando reuniões com a Vigilância Sanitária, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e demais secretarias municipais. “Nosso objetivo principal é fazer um monitoramento da realização de articulações institucionais dentro da gestão municipal e com outros órgãos. A prevenção passa não somente pela entrega do plano, mas na manutenção de uma série de ações que permitam sanar os prejuízos materiais e também emocionais dos cidadãos”, disse Dalva.

As cidades devem, ainda, informar se já destinou pontos ou locais de abrigamento, caso sejam necessários, em situações de desastres. Indicando, também, a adoção das medidas preconizadas na Lei Federal n.º 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

Imprensa MPPE