terça-feira, 27 de março de 2012

Obra de emergência da Compesa para evitar crise de abastecimento em Santa Terezinha

A falta de chuvas no município de Santa Terezinha, distante 440 quilômetros do Recife, tem provocado uma situação de aflição na cidade, que tem 10 mil habitantes. O registro de chuvas abaixo da média afetou o nível da Barragem de José Antônio, que está em estado de pré-colapso. A água hoje disponível no manancial só duraria mais 30 dias, caso não haja regularidade de chuvas na região. Para evitar que Santa Terezinha fique sem abastecimento, será realizada uma obra emergencial na cidade, um investimento de R$ 700 mil. A ordem de serviço será assinada amanhã (28) pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. O evento está marcado para as 09h na Câmera de Vereadores do município.

Diante do quadro extremamente crítico de abastecimento, representantes de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, foram recebidos em audiência pelo governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, no último dia 13. Após esse encontro, o governador solicitou à Compesa viabilizar uma solução para impedir que a cidade fique completamente sem água. “Com níveis críticos de armazenamento, a Barragem de José Antônio deve secar em 30 dias, caCso continue esse quadro de instabilidade, sem chuvas regulares”, adiantou Roberto Tavares.

A necessidade de uma ação emergencial para a cidade foi uma orientação do próprio governador ao presidente da Compesa para não deixar a população sem abastecimento regular, tendo apenas o carro-pipa como única alternativa de atendimento. “O governador entendeu que precisávamos reverter este quadro caótico e autorizou a execução da obra, que será realizada no prazo de 30 dias. A população já vem enfrentando um rodízio rigoroso de distribuição de água a cada 15 dias e sem essa obra essa situação seria ainda mais grave”, observou Roberto Tavares.

Para garantir a continuidade do abastecimento de água do município, a Compesa fará uma obra que permitirá a retirada de água da Barragem do Tigre, também conhecida como Barragem do Cascudo, para abastecer a cidade de Santa Terezinha. Segundo Roberto Tavares, a empresa contratada vai trabalhar em tempo integral para resolver o problema da cidade. Diante das dificuldades de abastecimento de Santa Terezinha, a Compesa irá reforçar a distribuição por meio de carros-pipa para suprir as necessidades da população até a conclusão das ações.

Imprensa Compesa

Congresso de Comunicação Corporativa

O Congresso Mega Brasil de Comunicação, marcado para os dias 29, 30 e 31 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, acrescentará aos tradicionais temas de Comunicação Corporativa, Comunicação Digital e Comunicação no Serviço Público, o tema Marketing na Comunicação Corporativa.

Batizado, por essa razão, de congresso quatro em um, o encontro deverá reunir perto de 1.000 executivos de todo o País que atuam nas áreas pública e privada e em agências de comunicação, em atividades como Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Administração de Crises, entre outras. O tema central é A nova Comunicação, a nova Sociedade, o novo Brasil.

 Dentre os quase 50 painéis programados, estão uma aula magna com o professor doutor Paulo Nassar (Aberje e USP – Universidade de São Paulo), sobre A nova Comunicação Corporativa; e as conferências O novo Brasil e os desafios e oportunidades para a Comunicação Corporativa com Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; A Comunicação transformadora que impacta organizações e sociedade com Marcos Jank, presidente da Única – União da Indústria de Cana-de-Açúcar; A General Motors e suas experiências com as redes sociais com Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação da General Motors do Brasil; e O hoje e o amanhã do jornalismo brasileiro com Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado.

Convidados internacionais – O evento já tem confirmadas também as presenças de três convidados internacionais: Sebastian Remoy, presidente de Public Affairs da Kreab Gavin Anderson, que abordará Public Affairs; o desafio das empresas brasileiras no exterior; Lisa Evia, diretora global de Marketing da Navistar, que falará sobre Marketing 360°; e Ann Wool, diretora executiva da Ketchum Sports & Entertainment Worldwide, cuja apresentação tem por título Como usar a plataforma do esporte para gerar proximidade e relacionamento das marcas com diferentes públicos. A hora é agora. O hoje e o amanhã do jornalismo brasileiro.

Inscrições – As inscrições para a 15ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação estão abertas e podem ser feitas com desconto até o final de março diretamente pelo site www.megabrasil.com.br, onde também podem ser conferidas a programação e outras informações do evento. O telefone da Mega Brasil é 11-5576-5600.

Paço Alfândega participa da Hora do Planeta

Pelo terceiro ano consecutivo, o Paço Alfândega faz parte do grupo de empresas, entidades e instituições que apagarão suas luzes por 60 minutos no próximo sábado (31), durante a chamada Hora do Planeta. Das 20h30 às 21h30 a iluminação da fachada do centro de compras do Recife Antigo será desligada.


O “apagão” acontecerá simultaneamente em todo o mundo onde governos, empresas e toda população estão sendo convidados a apagarem as luzes como um alerta ao aquecimento global. Em 2011, mais de 135 países, nos setes continentes, e cerca de 1,8 milhões de pessoas aderiram ao movimento e inclusive famosos monumentos históricos como o Coliseum, em Roma, o Big Ben, em Londres, a Torre Eiffel, em Paris, a ponte Golden Gate, em São Francisco, entre outros, tiveram suas luzes apagadas.

A Hora do Planeta é promovida pela ONG WWF desde o ano de 2007 e acontece sempre no último sábado de março. A participação da Hora do Planeta faz parte das ações de sustentabilidade que o Paço Alfândega promove e participa.


Entre as atividades sustentáveis promovidas pelo centro de compras do Recife Antigo está a loja Paço Sustentável que disponibiliza ao público produtos oriundos do ciclo verde social em parceria com a Associação Reciclar-te que recolhe os resíduos recicláveis e encaminha-os para as unidades prisionais Aníbal Bruno, Barreto Campelo e Agrícola de Itamaracá.


Os internos manufaturam o material, transformando-o em diversos produtos, como, bolsas, agendas, blocos de notas, tapetes, brinquedos e até mesmo adubo orgânico. Os artesanatos, então, voltam para ser comercializados na loja que fica localizada no primeiro piso do centro de compras. Para saber mais sobre as ações de sustenbilidade do Paço Alfândega e a programação do centro de compras acesse o site www.pacoalfandega.com.br.


 Sobre a Hora do Planeta

 A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não parou de crescer. O que começou como um evento isolado em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo 1 bilhão de pessoas em mais de 5 mil cidades de 135 países.


Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos.

Fonte: www.wwf.org.br

 Serviço:
O que: Hora do Planeta
Quando: sábado, 31 de março, das 20h30 às 21h30
Onde: Paço Alfândega
Informações: www.pacoalfandega.com.br.



Projeto de Eduardo recebe apoio de Jarbas, Armando e Humberto

O governador Eduardo Campos pediu e obteve nesta terça-feira (27/03) o apoio dos representantes de Pernambuco no Senado Federal para aprovar o projeto que autoriza o Governo de Pernambuco a receber um financiamento de US$ 500 milhões do Banco Mundial (Bird) para investimentos no Estado.

 Pela manhã, Eduardo se reuniu separadamente com os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB) e Armando Monteiro Neto (PTB) e marcou para o final da tarde encontro com o senador Humberto Costa (PT). "Num ano desafiador como o que estamos enfrentando, com a Europa e os Estados Unidos em crise e com perda de receitas por estados e municípios, esta operação ganha importância estratégica para Pernambuco", disse Eduardo, durante as reuniões. Tanto Jarbas quanto Armando declararam não apenas o apoio como também a intenção de ajudar na tramitação. "Não sou da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas vou acompanhar a tramitação. Farei o que estiver ao meu alcance para ajudar", disse Jarbas.

 Logo depois de acionado por Eduardo, Armando Monteiro participou de reunião com o presidente da CAE, Delcídio Amaral (PT/MS), para discutir a tramitação do projeto. "Temos todas as condições de aprovar o projeto na próxima semana", disse Armando. O governador pernambucano teve encontro também com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) para conseguir o compromisso de dar início à tramitação legislativa do projeto ainda hoje. "Chegando à minha mão, faço a leitura em plenário e encaminho à CAE", disse Sarney.


PROJETO – A atenção dada à tramitação do projeto no Senado se explica tanto pela urgência na entrada dos recursos quanto pelo calendário do Banco Mundial. Pelos entendimentos mantidos, em meses de negociação bilateral, o projeto precisa estar aprovado para que o contrato entre o Governo do Estado e a organização financeira internacional possa ser assinado no próximo dia 10 de abril, em Washington.


 Os recursos que estão sendo negociados fazem parte de um montante global de 3,5 bilhões de dólares disponibilizados pelo Banco Mundial para os estados do Nordeste. A operação inaugura uma nova modalidade de concessão de crédito, denominada DPL, a qual atrela os recursos apenas à categoria "investimento", ficando os estados livres para utilizá-los nos projetos que considerarem estratégicos para o seu desenvolvimento.


 No caso, o governador Eduardo Campos informou que a decisão do governo é financiar a implantação da rede de UPAs Especialidades, do sistema de escolas técnicas e do programa Caminhos da Integração, direcionado à melhoria da malha rodoviária, com a recuperação e implantação de estradas.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Frederico Montenegro confirmado na presidência do ITEP

O presidente do Itep, Frederico Montenegro, foi confirmado no cargo para os próximos quatro anos (2012-2016) pelo Conselho de Administração (CA) da instituição, presidido pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, após processo seletivo em que foi avaliado o seu Plano Preliminar de Gestão por um Comitê de Seleção indicado pelo CA. A posse acontecerá na primeira quinzena de abril.







Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Entrega de títulos de posse de terra em Lajedo

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos entregarão títulos de propriedade de terra a mil agricultores familiares de 19 municípios do Agreste Meridional com investimentos da ordem de R$ 595 mil.. 

A solenidade será nesta quarta-feira (28) em Lajedo, no Clube Resplendor, a partir das 16hs. Serão distribuídas ainda, 150 colméias para 50 agricultores familiares com investimentos no valor de R$ 52,1 mil. O governador também dará início às atividades do Programa Territórios Produtivos. 

 Estarão presentes os secretários Executivos de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e de Programas Especiais e Tecnologia Rural, José Patriota, que também é o presidente do Prorural, o presidente do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe), Getúlio Gondim, além de lideranças políticas da região. 

 A entrega dos títulos faz parte de um convênio celebrado entre o Governo de Pernambuco e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Serão beneficiados agricultores dos municípios de Lajedo, Jurema, Lagoa do Ouro, Jupi, Paranatama, Iati, São João, Saloá, Garanhuns, Palmeirina, Terezinha, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Correntes, Calçados, Canhotinho e Jucati. 

 Todos os imóveis são georreferenciados através de uma tecnologia via-satélite, que demarca, com exatidão, a quantidade de hectares de cada propriedade. O georreferenciamento permite ao Estado conhecer, em cada imóvel rural, nomes e quantidade de ocupantes, as atividades agrícolas por eles desenvolvidas, o potencial hídrico, dentre outras informações que podem subsidiar um melhor planejamento das ações direcionadas ao meio rural. Para o agricultor, o título de propriedade é uma prova do exercício da atividade rural, garantindo-lhe acesso ao crédito agrícola e aos benefícios previdenciários. A titulação elimina os conflitos pela posse da terra, os confrontos por limites de propriedade e dá, ao agricultor, a segurança jurídica da propriedade. 

No Agreste Meridional, a previsão é que 3,5 mil famílias sejam beneficiadas com o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado. Em todo o Estado, em convênios com o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Iterpe está desenvolvendo ações de regularização fundiária em 30 municípios. Investimentos de mais de R$ 8 milhões, beneficiando 20.990 famílias. 

Produção – Para fomentar o desenvolvimento da apicultura e diversificar a produção de 10 famílias de apicultores, o equivalente a 50 agricultores familiares das Comunidades Pereiro I e II, o governador fará a entrega de 150 colméias, centrífuga, mesa desoperculadora e um tanque descristalizador. A ação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – Seaf está recebendo investimentos da ordem de R$ 51,1 mil para a aquisição desses e outros equipamentos apícolas que serão entregues até final de abril. 

Ainda em Lajedo, o Governo de Pernambuco dá início às atividades do Programa Territórios Produtivos, cuja proposta é fortalecer as cadeias produtivas, elevando o nível de produção e renda de produtores e produtoras rurais. O Programa integra ações de relevância econômica que se relacionam com a produção familiar (sociedade civil e Estado), buscando articular políticas públicas e otimizar recursos para dinamizar e fomentar o desenvolvimento rural sustentável. 

 O Programa Territórios Produtivos faz parte do Projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS, voltado à promoção da qualidade de vida da população rural em Pernambuco. Com investimentos da ordem de US$ 135 milhões, esta estratégia pioneira vai assegurar o crescimento e o desenvolvimento do interior pernambucano, promovendo a inclusão produtiva e a competitividade. A ação abrangerá 180 municípios pernambucanos, onde serão elaborados 57 Planos, contemplando as seguintes cadeias produtivas: Apicultura e Meliponicultura, Artesanato, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura de Corte, Caprinocultura de Leite, Fruticultura, Grãos, Horticultura Orgânica, Mandiocultura, Inhame, Pesca Artesanal, Piscicultura e Turismo Rural. 

Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Vistoria no Aníbal Bruno

A Secretaria de Ressocialização – Seres, em parceria com a Polícia Militar, realizou nesta terça-feira (27), vistoria na ala Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno. Durante a ação foram destruídas diversas construções irregulares que serviam de moradia para os reeducandos e esconderijo para materiais ilícitos. Além disso, foram apreendidos telefones celulares, facas artesanais, drogas (maconha e crack), aparelhos eletrônicos e sonoros, televisores acima do tamanho permitido e bebidas alcoólicas fabricadas pelos próprios presos. A Seres vai investigar como esse tipo de material entrou na unidade prisional. Por questão de segurança, 18 reeducandos estão sendo transferidos para outros presídios do estado.

Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Paraibano Renan Palmeira é o primeiro gay assumido a candidatar-se a prefeito

João Pessoa será a primeira capital brasileira com um candidato a prefeito militante dos grupos de defesa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros (LGBT). No domingo passado, o Psol oficializou a pré-candidatura do professor Renan Palmeira, homossexual, militante LGBT e integrante do Movimento Espírito Lilás.

Ele venceu a convenção interna do Psol e sua candidatura será oficializada em maio, durante a convenção do partido. Ele vai receber o apoio do deputado federal Jean Willys (Psol-RJ) durante a campanha. A intenção é que Willys apareça tanto em eventos do partido durante a campanha, quanto nas propagandas em rádio e TV.

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa afirmou nesta terça-feira (27) que sua candidatura tem o intuito de despertar o debate não somente das questões relacionadas ao grupo LGBT, mas também provocar uma reflexão sobre as demais minorias brasileiras e os problemas urbanos de João Pessoa. “Nossa candidatura é emblemática porque é uma resposta ao preconceito”, disse Palmeira.

A expectativa é que Palmeira enfrente em João Pessoa o ex-prefeito de João Pessoa, João Maranhão (PMDB), o deputado federal Luciano Cartaxo (PT) e Estelizabel Bezerra (PSB). Mas Palmeira acredita que o maior adversário serão as elites conservadoras da Paraíba. “Existem políticos que já estão fazendo campanha contra nossa candidatura”, afirmou.

Segundo informações da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) 132 pessoas do movimento LGBT já são pré-candidatas para as eleições de 2012 em 22 estados. Um total de 20 partidos em todo o Brasil já conta com candidatos LGBT, entre eles até o PP, o PSC e o PSDC.

Portal IG