terça-feira, 27 de março de 2012

Obra de emergência da Compesa para evitar crise de abastecimento em Santa Terezinha

A falta de chuvas no município de Santa Terezinha, distante 440 quilômetros do Recife, tem provocado uma situação de aflição na cidade, que tem 10 mil habitantes. O registro de chuvas abaixo da média afetou o nível da Barragem de José Antônio, que está em estado de pré-colapso. A água hoje disponível no manancial só duraria mais 30 dias, caso não haja regularidade de chuvas na região. Para evitar que Santa Terezinha fique sem abastecimento, será realizada uma obra emergencial na cidade, um investimento de R$ 700 mil. A ordem de serviço será assinada amanhã (28) pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. O evento está marcado para as 09h na Câmera de Vereadores do município.

Diante do quadro extremamente crítico de abastecimento, representantes de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, foram recebidos em audiência pelo governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, no último dia 13. Após esse encontro, o governador solicitou à Compesa viabilizar uma solução para impedir que a cidade fique completamente sem água. “Com níveis críticos de armazenamento, a Barragem de José Antônio deve secar em 30 dias, caCso continue esse quadro de instabilidade, sem chuvas regulares”, adiantou Roberto Tavares.

A necessidade de uma ação emergencial para a cidade foi uma orientação do próprio governador ao presidente da Compesa para não deixar a população sem abastecimento regular, tendo apenas o carro-pipa como única alternativa de atendimento. “O governador entendeu que precisávamos reverter este quadro caótico e autorizou a execução da obra, que será realizada no prazo de 30 dias. A população já vem enfrentando um rodízio rigoroso de distribuição de água a cada 15 dias e sem essa obra essa situação seria ainda mais grave”, observou Roberto Tavares.

Para garantir a continuidade do abastecimento de água do município, a Compesa fará uma obra que permitirá a retirada de água da Barragem do Tigre, também conhecida como Barragem do Cascudo, para abastecer a cidade de Santa Terezinha. Segundo Roberto Tavares, a empresa contratada vai trabalhar em tempo integral para resolver o problema da cidade. Diante das dificuldades de abastecimento de Santa Terezinha, a Compesa irá reforçar a distribuição por meio de carros-pipa para suprir as necessidades da população até a conclusão das ações.

Imprensa Compesa