segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Poetisa pernambucana lança livro em SP

A poetisa e pintora pernambucana Maria Póvoas lança seu livro de poesias, ilustrado por suas pinturas. O evento ocorre nestea terça (18) no Sarau da Cooperifa, no bairro da Chácara Santana. Dona Maria é natural de Bom Conselho, a 270 km do Recife , é viúva e tem três filhos. Os poemas retratam a sua vida, desde que deixou Pernambuco, mesmo caminho de tantos retirantes. O livro é da Editora Ciclo Contínuo e o preço é R$ 30,00.

#SendoProsperidade

Olá gente linda que acompanha o #SendoProsperidade também aqui no blog da Taís Paranhos. Tudo bem? Positividade sempre nas nossas vidas! Nesta semana vamos falar da importância do perdão e, principalmente, do se autoperdoar para crescermos. O passado não é para ser revivido e sim honrado. Portanto, se acharmos que houve algum vacilo nosso, perdoemo-nos por sermos quem precisávamos ser. Afinal, é como diz aquela célebre frase "quem vive de passado é museu", mas isso não significa que precisamos eliminar completamente tudo o que passamos e todos os aprendizados contidos em tudo aquilo que vivemos. É preciso honrarmos o nosso passado, a nossa ancestralidade e sermos gratos a todos aqueles que nos auxiliaram quando nós mais precisamos. É extremamente importante que entremos em contato com aquilo que precisamos reexaminar, ressignificar, olhar mais uma vez. É um exercício e tanto para nós fazermos durante essas próximas semanas.

Sabe por quê? Porque deste 16 de fevereiro a 1p de março o planeta da mente (Mercúrio) estará num movimento desacelerado - retrógrado. E o que tem isso? Isso pode fazer com que muitos assuntos de nossa vida desacelerem, mas num ponto tal que parecerá até que estamos revivendo aquele passado mais uma vez. E qual a melhor forma de lidarmos com isso? Procurando refletir sobre tudo o que está pendente em nossa vida, pois assim o Mercúrio não tocará o terror.
.

E o que tem de bom nisso? Esse é o momento que é muito mais fácil finalizar aquele projeto que tínhamos começado anos atrás e - por algum motivo específico - paramos. Sabe aquela força extra de impulso realizador q tanto precisávamos? Ela está para chegar. Acreditemos! Não precisamos mais sofrer e ficarmos com 😱 medo do passado; podemos usar e abusar disso. E a sensação? Ah, é 😋 deliciosa!
.
Aproveitemos, pois como costumo sempre dizer por trás de todas as coisas vistas existe algo mais amplo. Tudo é apenas um caminho, um portal ou uma janela se abrindo para além de nós mesmos. 


Com ❤ amor e gratidão por mais este momento aqui com vocês, 


Mariângela Borba.

Primeira Infância é foco de projeto do Programa Chegando Junto

É possível saber se uma criança será bem-sucedida ou capaz de fazer boas escolhas no futuro? Há estudos que afirmam que apesar de não serem fatores únicos, vínculos familiares e ambientes saudáveis são essenciais ainda na primeira infância – que vai até seis anos – para desenvolver características cerebrais presentes em adultos autônomos e com mais qualidade de vida. Esse é o momento que as experiências, aprendizados, descoberta e afetos são levados para o resto da vida. Deixando marcas profundas no cérebro com a falta de estímulo, de cuidados, violência, despreparo dos cuidadores e educadores no começo da vida.

Ao assumir a pasta da secretaria de Habitação do Recife, Isabella de Roldão preocupou-se em ultrapassar os limites da construção de moradias implantando o conceito de “habitabilidade”, e propôs ao prefeito Geraldo Julio mudar a realidade dessas crianças dos habitacionais e comunidades do Recife através do Pertencer – Espaço de Convivência – que faz parte do Programa Chegando Junto.

O projeto cria em espaços de convivência onde as crianças são acolhidas por mães da própria comunidade engajadas no curso profissionalizante de Brinquedista na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O Pertencer tem como principal foco o desenvolvimento infantil, estímulo ao pertencimento e reconhecimento da comunidade local e seu entorno. As crianças de seis meses a seis anos são orientadas a brincar com qualidade através de recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância”, explicou a secretária de Habitação.

Segundo Isabella de Roldão, os primeiros anos de vida é o momento em que o cérebro, se estimulado adequadamente, atingirá o seu potencial máximo de aprendizado (plasticidade). Habilidades como linguagem ou raciocínio lógico começam a ser desenvolvidas já durante a gestação, mas até a primeira infância, elas são definitivamente consolidadas. “Nessa fase o cérebro da criança é moldado a partir das experiências que ela tem, e do ambiente que ela vive. Até os três anos de idade, o cérebro cresce e se desenvolve a uma velocidade surpreendente. É quando a criança aprende a enxergar, detectar sons, andar, falar, identificar quantidades e construir uma série de outras habilidades”, explica.

Isabella ainda reforça que não se pode trabalhar a primeira infância sem fazer um recorte e debater a discussão de gênero. Fomentando a esperança e a cidadania junto às mulheres beneficiárias do projeto que passa a empoderar e mudar suas realidades, bem como de suas crianças e das comunidades nas quais estão inseridas através de ações voltadas para a profissionalização e geração de renda. “A acolhida permite que as mães voltem a ter chances de disputar uma vaga de trabalho no mercado formal e concede a elas uma segunda chance de reinterpretar seus próprios destinos. Ao oferecer este espaço, estimulamos que essas mulheres voltem a estudar, se qualifiquem, abracem uma nova profissão e se apropriem de suas escolhas”, enfatizou a secretária.
Atualmente, o projeto funciona em dois habitacionais do Recife, o Padre Miguel e o Travessa do Gusmão, localizados no bairro de Afogados, São José, respectivamente e na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. Até a segunda quinzena de fevereiro, o Habitacional Abençoada Por Deus, na Iputinga, será inaugurado mais um espaço, e com esta nova unidade, o Pertencer chega a 300 crianças contempladas e 50 mães-colaboradoras participando do programa.


ECI/SCGE promoverá 260 capacitações no mês de março


A programação da Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) prevê a realização de mais de 260 capacitações em março. Ao longo do mês, estão previstos um total de sete cursos e quatro oficinas, todos direcionados para servidores do Poder Executivo Estadual, contabilizando cerca de 176 horas/aula. A agenda terá início na semana de 02 a 06, com o curso “e-Fisco Prestação de Contas”, que será ministrado na sede da Escola Fazendária (Esafaz), no bairro da Encruzilhada, Recife.

Já no site do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) estão abertas as inscrições para quatro cursos. São eles: “Módulo A do SICONV – Atos preparatórios e execução”, de 02 a 06; “Aspectos teóricos e práticos da Tomada de Contas Especial (TCEsp)”, de 09 a 13; “Módulo B do SICONV – Execução e prestação de contas”; de 16 a 20; e “Implantação e gestão de ouvidorias”, de 30 de março a 03 de abril. As aulas destes cursos serão ministradas na sede do próprio Cefospe, no bairro da Boa Vista, Recife.

Ainda na programação da ECI para o mês de março, haverá eventos para grupos fechados. De 09 a 11, por exemplo, servidores da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) participarão do curso “Regime de Adiantamento: suprimento individual e institucional”. E, de 09 a 13, ocorrerá o curso “Aplicação da Neurolinguística em Negociações – estudo das microexpressões”, direcionado para os integrantes da Rede de Ouvidorias do Estado.

A agenda da Escola também inclui a realização das oficinas “Rede SIC”, no dia 10, voltado para a Rede de Ouvidorias; “Macroprocesso: Prestação de Contas TCE-PE”, nos dias 18 e 19, direcionado para servidores que atuam nas Unidades de Controle Interno (UCIs); e duas turmas de “Boas práticas de controle – resíduos de serviços de saúde”, envolvendo equipes da Secretaria de Saúde do Estado (SES), nos dias 26 e 27.

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, a Esafaz, o Cefospe, a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

INSCRIÇÕES

e-Fisco Prestação de Contas - doity.com.br/curso-e-fisco-prestacao-de-contas.
Módulo A do SICONV - www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe
Aspectos teóricos e práticos da TCEsp - www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe
Módulo B do SICONV - www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe
Implantação e Gestão de Ouvidorias - www.cefospe.pe.gov.br/web/cefospe


Imprensa SCGE PE

Reuniões entre Iterpe, famílias de agricultores e instituições parceiras marcam novo processo para contratações de terras pelo PNCF

Durante a primeira quinzena de fevereiro, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou uma rodada de reuniões, em diferentes municípios, voltadas a contratação de sete imóveis rurais, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com vistas a beneficiar 113 famílias de agricultores. As reuniões foram realizadas nas sedes dos Sindicatos Rurais dos Trabalhadores (STRs) dos municípios de Lagoa Grande, Jupi, Mirandiba, Poção, e no escritório regional do IPA em Manari. Os encontros contaram com o apoio da Fetape, Acape e sindicatos.

As reuniões, comandadas pela gerente da execução das ações do PNCF em Pernambuco, Alcineide Oliveira, tiveram como propósito orientar os grupos de agricultores sobre as alterações das normativas de contratações do programa; prestar esclarecimentos sobre os documentos necessários para o encaminhamento das propostas de aquisição dos imóveis rurais e sobre a fase de medição das terras.

Participaram das reuniões as famílias rurais das associações de agricultores familiares que são candidatas aos benefícios do PNCF, entre elas, as 24 famílias de Bom Jesus de Lagoa Grande; 20 da Cooperativa de Produção Agropecuária de Lagoa Grande; Grupo Informal da Fazenda Lagoa (Jupi); 12 da Associação Comunitária Serra do Exu (Manari); 15 da Associação Aroeira (Manari) ; 5 da Associação dos Assentados e Assentadas da Fazenda Hebron (Mirandiba) e 12 da Associação São Francisco do Sítio Duas Serras (Poção).

“O Iterpe, como órgão gestor do PNCF, tem atuado efetivamente para agilizar o encaminhamento de propostas de contratações que visam a formação de novas Unidades Produtivas no estado”, afirmou o presidente do Iterpe, Altair Patriota. Em Pernambuco, de 2015 até o momento, mais de 200 famílias foram beneficiadas com a aquisição de Unidades Produtivas, através de investimentos que totalizam cerca de R$ 14 milhões em financiamentos com a compra da terra e insumos para o desenvolvimento da produção.

Imprensa Iterpe

Socioeducandos se preparam para o mercado de trabalho em cursos do Qualifica Recife

Treze adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), estão tendo contato com experiências profissionais por meio de aulas teóricas e práticas do Qualifica Recife, programa profissionalizante mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. As aulas, que acontecem em diversas escolas municipais e no Centro Profissionalizante Dom Bosco, na Zona Norte, estão despertando nos jovens em cumprimento de medida de semiliberdade a vontade de aprender e de se destacar no mercado de trabalho.

Estão sendo ofertados os cursos de Serralharia Artística, Bombeiro Hidráulico, Mecânico de Bicicleta, Culinária, Auxiliar de Cozinha, Garçom, Eletricista Predial e Customização. A expectativa é de que as aulas durem seis meses, sendo realizadas todas as terças, quintas e sextas, das 13h30 às 17h30. Além de se qualificarem e construírem novos projetos de vida, os jovens estão tendo a oportunidade de conhecer profissionais das áreas e outros alunos, o que contribui no processo de reintegração deles à sociedade. No fim dos cursos, todos os participantes que concluírem a carga horária mínima receberão certificados emitidos pelo programa.

“É sempre importante ofertar atividades que ajudem os socioeducandos no futuro. Eles têm muita capacidade de aprender e de mudar de vida. Levar jovens em semiliberdade para outros espaços educativos mostra a força, a responsabilidade e o comprometimento da instituição com o público atendido”, avaliou a coordenadora geral da Casem Casa Amarela, Simone Custódio. “Os jovens estão se apropriando de fundamentos básicos da inclusão produtiva do trabalho e do emprego. Acredito muito no potencial de cada um”, complementou o coordenador técnico da unidade socioeducativa, Estevam Santana.

Imprensa Funase PE

Olinda vai inaugurar centro de ensino para quase 200 crianças

Cerca de 200 crianças Cento devem ser beneficiadas com a inauguração, nesta quarta-feira (19.02), às 9h, do Centro Municipal de Educação Infantil Valério Maciel Leitão. O espaço contará com sete turmas integrais, com alunos de 2 e 3 anos, e quatro com alunos na faixa etária de 4 a 5 anos. O espaço é dotado de 10 salas de aula. A unidade, que irá oferecer também área de lazer e brinquedoteca, fica na Rua Odílio Campos, s/n, Casa Caiada.

Imprensa Olinda

Compesa faz levantamento de obras de saneamento no Recife

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a BRK Ambiental, está realizando o recadastramento de localidades que estão recebendo obras de esgotamento sanitário no Recife. O levantamento será realizado nos bairros do Cordeiro e Torrões, e a expectativa é que sejam visitados cerca de 2,4 mil imóveis, até o próximo mês de abril.

As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sempre por uma equipe de cadastradores uniformizados e identificados, que coletarão os dados do cadastro do cliente como documentos (CPF, RG) e a conta de energia, e ficarão responsáveis pela distribuição de folders informativos.

O objetivo da ação é manter atualizada a base de dados da companhia e garantir o bom relacionamento com o cliente, como explica o gerente de Cadastro da Compesa, Mauro Lacerda. “O cadastro é uma parte muito importante no processo de relacionamento com o cliente, por isso precisa de atualizações periódicas. Os dados auxiliam áreas importantes e contribuem para o bom andamento da prestação dos serviços da empresa”, afirma Mauro.

Os moradores que não conseguirem participar do mutirão de recadastramento podem comparecer nas lojas de atendimento da Compesa, ou acessar a agência virtual no site www.compesa.com.br, para atualizar os dados. Em caso de dúvidas e para obter outras informações, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 081 0195.

A companhia ainda enfatiza que em nenhum momento será solicitada informações financeiras ao cliente, mas é possível que, em algumas situações, seja necessário que o agente cadastrador ingresse no imóvel para realizar o trabalho – com o consentimento do morador.

Imprensa Compesa

Procon-PE notifica centro universitário Unibra

Após diversas denúncias de irregularidades no cumprimento da grade curricular do curso de jornalismo ofertado pela Unibra, o Procon-PE abriu uma investigação preliminar e notificou, na tarde desta segunda-feira (17.02), o centro universitário, localizado no bairro da Boa Vista.

Para prestar esclarecimentos e apresentar defesa, será realizada, no dia 02 de março, às 10h, na sede do órgão, uma audiência pública. O não comparecimento da instituição acarretará em penalidades administrativas.

Durante todo o fim de semana, diversas publicações, feitas por alunos/consumidores de que a universidade estaria pulando os alunos de períodos de forma aleatória, chamou a atenção do órgão de defesa do consumidor. E, hoje, um dos estudantes prejudicado foi ao órgão abrir uma reclamação, onde anexou que após fazer denúncias em sua rede social foi bloqueado pela instituição, e recebeu mensagens com tom de ameaça de um escritório de advocacia que dizia representar a instituição.

De acordo com a notificação enviada pelo Procon, a relação existente entre alunos e reclamada trata-se de uma relação de consumo, portanto cabível a aplicabilidade do Código de Defesa do Connsumidor (CDC). A instituição não vem cumprindo com a grade curricular oferecida, que encontra-se no site e que conforme determina o Ministério da Educação teve prévia aprovação para que fosse ofertada. “Uma instituição quando disponibiliza uma grade curricular, gera uma expectativa de cumprimento de contrato frente aos consumidores/estudantes que se matriculam”, diz.

O documento ressalta que, “na medida em que a instituição de ensino não presta devidamente seus serviços, além de frustrar as expectativas dos consumidores, em receber a formação adequada, para adquirir um diploma de graduação na área de conhecimento, realiza concorrência desleal com as demais instituições de ensino que prezam pela qualidade em sua atuação”. 

Os alunos alegaram que fizeram o 1º período, depois tiveram que fazer o 3º período, por que não havia possibilidade de abertura de turma, e no início deste ano, ao se matricularem no 4º período, descobriam que iriam fazer o 6º e que já teriam que no próximo semestre já apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Imprensa Procon PE

Toca Barô: cartunista pernambucano faz campanha para musicar personagem

O cartunista e chargista pernambucano Jarbas e suas tirinhas do Barô Barata estão em uma campanha, para criar animações musicais. Mas para isso, está sendo feita uma campanha de financiamento crowfunding. Acompanhe a seguir o texto do Jarbas: 

Num tempo futuro, após uma hecatombe nuclear, o mundo se acabou para os humanos, mas as baratas, como esperado, se salvaram. Outros bichos miúdos também. A cidade de Casca Grossa foi construída pelos insetos modificados pela radiação e nos moldes de uma cidade dos humanos.Os bichos trabalham, seus filhos frequentam escolas, o trânsito é caótico e os semáforos demoram uma eternidade no bairro das lesmas. Casca Grossa é barulhenta, populosa e mal planejada. Mesmo assim, muita gente se muda para lá buscando uma oportunidade de melhorar a vida. Foi o caso dos amigos Barô e Tapuru que, acompanhados do carrapato de estimação Amigão, dividem um pequeno apartamento na periferia de Casca Grossa.

As tirinhas do Barô Barata começaram a ser publicadas em 2005. Passou pela Folha, Diario, Revista Recreio, Revista Mundo Estranho e livros didáticos. Em 2010 teve um livro de coletâneas de tiras publicado com apoio do Funcultura. Esse primeiro livro acabou indo para a final do HQMIX junto com Maurício de Sousa, o argentino Liniers(Macanudo), Fernando Gonsales(Níquel Náusea), dentre outros.

Agora, após 15 anos de circulação, o Barô quer voar em outros ares. A ideia é animar os personagens num clipe musical com a mesma pegada das tirinhas. Uma narrativa bem humorada que espelha nossa própria sociedade. Já existem cinco músicas inéditas e a ideia é animar uma por vez. Para isso lançamos o projeto de financiamento coletivo Toca Barô! Nesse projeto há recompensas para pessoas físicas e empresas. Mais informações no link:


As empresas, por exemplo, podem ter sua marca no clipe. Pessoas físicas podem receber um poster, camisas e até um toy do Barô dependendo da contribuição.


Mais informações sobre o Barô no site: www.jarbasdomingos.com