segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Toca Barô: cartunista pernambucano faz campanha para musicar personagem

O cartunista e chargista pernambucano Jarbas e suas tirinhas do Barô Barata estão em uma campanha, para criar animações musicais. Mas para isso, está sendo feita uma campanha de financiamento crowfunding. Acompanhe a seguir o texto do Jarbas: 

Num tempo futuro, após uma hecatombe nuclear, o mundo se acabou para os humanos, mas as baratas, como esperado, se salvaram. Outros bichos miúdos também. A cidade de Casca Grossa foi construída pelos insetos modificados pela radiação e nos moldes de uma cidade dos humanos.Os bichos trabalham, seus filhos frequentam escolas, o trânsito é caótico e os semáforos demoram uma eternidade no bairro das lesmas. Casca Grossa é barulhenta, populosa e mal planejada. Mesmo assim, muita gente se muda para lá buscando uma oportunidade de melhorar a vida. Foi o caso dos amigos Barô e Tapuru que, acompanhados do carrapato de estimação Amigão, dividem um pequeno apartamento na periferia de Casca Grossa.

As tirinhas do Barô Barata começaram a ser publicadas em 2005. Passou pela Folha, Diario, Revista Recreio, Revista Mundo Estranho e livros didáticos. Em 2010 teve um livro de coletâneas de tiras publicado com apoio do Funcultura. Esse primeiro livro acabou indo para a final do HQMIX junto com Maurício de Sousa, o argentino Liniers(Macanudo), Fernando Gonsales(Níquel Náusea), dentre outros.

Agora, após 15 anos de circulação, o Barô quer voar em outros ares. A ideia é animar os personagens num clipe musical com a mesma pegada das tirinhas. Uma narrativa bem humorada que espelha nossa própria sociedade. Já existem cinco músicas inéditas e a ideia é animar uma por vez. Para isso lançamos o projeto de financiamento coletivo Toca Barô! Nesse projeto há recompensas para pessoas físicas e empresas. Mais informações no link:


As empresas, por exemplo, podem ter sua marca no clipe. Pessoas físicas podem receber um poster, camisas e até um toy do Barô dependendo da contribuição.


Mais informações sobre o Barô no site: www.jarbasdomingos.com