@blog.taisparanhos Nesta quinta-feira (03/04), o Padre Fábio de Melo comemora mais um ano de vida, celebrando a data de forma especial. Recentemente, o religioso esteve no Recife para a gravação de seu novo DVD, reunindo uma multidão no Marco Zero em um espetáculo emocionante. Em breve, ele retorna à capital pernambucana para mais um show, desta vez no Teatro Guararapes, no dia 1º de maio. Além da música, Padre Fábio de Melo também tem se destacado por suas reflexões sobre fé e saúde mental. Em entrevista recente ao Blog Taís Paranhos, ele abordou a importância da espiritualidade, mas reforçou que a depressão não é falta de fé, desmistificando preconceitos sobre o tema. Sua trajetória inspira milhares de fiéis, unindo arte, religiosidade e mensagens de acolhimento. #PadreFábiodeMelo #Aniversário #BlogTaísParanhos #PodcastTaísParanhos #JornalismoRecife #RádioETVRecife
♬ som original - blogtaisparanhos
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Padre Fábio de Melo faz aniversário hoje e deixou mensagens para leitores do Blog
Dia Mundial de Combate ao Câncer: ciência e espiritualidade podem caminhar juntos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doença. Inúmeros centros médicos de referência no mundo já adotaram praticas voltadas para a espiritualidade como suporte para promoção de bem-estar e enfrentamento de doenças. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina criou uma Comissão de Saúde e Espiritualidade para avaliar pesquisas sobre o impacto da espiritualidade e da fé na prevenção e até na evolução clínica de enfermidades. No próximo dia 8 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, será lançado em Salvador o livro ‘Encontros com a Espiritualidade", organizado pela oncologista Clarissa Mathias, Líder do Cancer Center Oncoclinicas - Hospital Santa Izabel. O lançamento, uma realização do Instituto Oncoclínicas, será na Pupileira, às 8 horas, aberto ao público, com vagas limitadas. Interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, através do formulário https://forms.office.com/r/DVgDY9rRY7
A publicação reúne temas como fé, autocuidado, amor, importância da caminhada, família, motivos para comemorar, empatia, acolhimento e afeto. "É uma fonte de luz, paz, resiliência e conforto espiritual", destaca Clarissa Mathias, que é referência mundial em medicina humanizada.
Ilustrado por desenhos de crianças em tratamento oncológico na Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que integra o Hospital Santa Izabel (HSI), o livro ‘Encontros com a Espiritualidade, editado pela DOC, tem 160 páginas, tiragem inicial de mil exemplares e estará disponível em versão digital na Amazon. A renda será, integralmente, revertida para manutenção da Casa de Apoio Solange Fraga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vindos do interior da Bahia, para tratamento oncológico ou cardiológico na capital baiana.
“Nos primórdios da história, a medicina e a espiritualidade andavam juntas. Com os avanços da modernidade e da Ciência houve um distanciamento entre a medicina e a dimensão espiritual, mas, atualmente, várias sociedades médicas, centros de saúde de referência em todo mundo e a própria OMS já reconhecem a importância da espiritualidade como pilar de apoio para o enfrentamento do câncer e de outras doenças”, reflete Clarissa Mathias. “Quando um paciente recebe o diagnóstico de um câncer, muitos sentimentos, medo, insegurança e até negação podem prejudicar sua condição e sua adesão ao tratamento oncológico. Confiança e resiliência ajudam a encarar o tratamento e a transformar e ressignificar esse momento da vida com novos hábitos. Tratar não apenas a doença, mas o paciente de uma forma integral – corpo, mente e espirito – é um modo de fortalece-lo para todas as fases do tratamento”, afirma a médica, que lembra da importância de uma equipe multidisciplinar para a abordagem ao paciente com câncer.
*Encontros Ecumênicos*
O livro é resultado dos Encontros Ecumênicos on-line idealizados por Clarissa Mathias e realizados pela Oncoclínicas desde 2020. Com participação de representantes de diferentes religiões, os encontros foram criados para o acolhimento de pacientes oncológicos, seus familiares e amigos. As primeiras edições do evento aconteceram no início da pandemia de Covid-19, momento de grande fragilidade mundial. A adesão e o retorno dos pacientes foram tão positivos que o projeto continua até hoje e é aberto a todos. Atualmente, os encontros são quinzenais. “É uma forma de levar boas palavras, reflexões e conforto espiritual para os pacientes e seus familiares, além de funcionar, de certa modo, como uma rede de apoio emocional para eles”, ressalta Clarissa.
“Esse é o segundo livro que lançamos com o objetivo de reunir os temas centrais que foram abordados em várias edições dos Encontros Ecumênicos. Transformar a experiência dos encontros em um livro foi uma maneira de deixar esse conteúdo disponível para todos”, afirma. O primeiro livro ‘Encontros Ecumênicos – Amor e gratidão na arte de compartilhar’ foi lançado em 2023.
*Espiritualidade em Oncologia*
O consenso “Espiritualidade em Oncologia”, elaborado por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, destaca a necessidade da inclusão da espiritualidade na trajetória dos pacientes com câncer. “Quando olhamos para o paciente de modo integral, sem focar exclusivamente na doença, estamos ajudando ele a se fortalecer para lidar com o tratamento, que, apesar de todos os avanços na oncologia, nem sempre é fácil”, destaca Clarissa Mathias, uma das autoras do consenso publicado no Jornal Brasileiro de Oncologia.
Diversos estudos têm revelado os benefícios da espiritualidade para a saúde física e mental, assim como seus impactos positivos no enfrentamento de doenças e situações difíceis. Para a médica, é preciso desenvolver um olhar global para o paciente e reconhecer as suas crenças. Essa é uma forma de aumentar a conexão com a equipe médica, fortalecer seu emocional e sua resiliência, melhorar a qualidade de vida e aumentar a adesão ao tratamento. Segundo ela, inserir a questão da espiritualidade no meio acadêmico e na formação do profissional de saúde é um dos desafios.
A conclusão do estudo aponta que a espiritualidade pode promover uma melhor compreensão da finitude, apoiar o enfrentamento da realidade, o exercício da autonomia e a qualidade de vida. Segundo Clarissa Mathias, o Consenso também reforçou o papel do cuidado médico humanizado e da espiritualidade no cenário em que a Inteligência Artificial e os equipamentos de última geração têm, cada vez, mais desempenhado tarefas que antes eram realizadas por profissionais de saúde. “Além de trazer conforto e entendimento, a espiritualidade é um despertar sobre o significado da própria doença”, afirma.
*Estimativas do câncer no Brasil e na Bahia*
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 704 mil novos casos de câncer devem ser registrados no Brasil em 2025. Na Bahia, a estimativa é de 38.840 diagnósticos neste ano, sendo que 8.980 novos casos são previstos em Salvador. Apesar de todos os avanços da oncologia, conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudaveis ainda é um desafio. “A prevenção primária através do estilo de vida pode reduzir os fatores de risco responsáveis pelo surgimento da doença. Manter-se no peso adequado, ter uma alimentação equilibrada, não fumar e praticar atividade física regular são medidas que fazem a diferença na prevenção do câncer e de várias outras doenças,” esclarece Clarissa Mathias. A médica lembra que o tabagismo e a alimentação inadequada são as duas principais causas evitáveis do câncer.
As consultas e os exames de rotina também são importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. “A detecção de um tumor em fase inicial pode representar até 90% de possibilidade de cura”, conclui a especialista.
*Ficha Técnica*
Título: Encontros com a Espiritualidade
Organizadora: Clarissa Mathias
Editora: DOC
Páginas: 160
Onde encontrar: Amazon
*Lançamento:*
Quando: 8 de abril
Onde: Capela da Pupileira (Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré, Salvador, Bahia).
Horário: das 8h às 10h
Aberto ao público com vagas limitadas (os interessados em participar devem fazer a inscrição prévia e gratuita através do formulário
Ilê Aiyê se despede de Wanda Chase
A Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê lamenta profundamente o falecimento de uma grande jornalista negra, amiga, parceira, Wanda Chase, uma mulher que não apenas brilhou no jornalismo baiano, como deixou sua marca na luta pela valorização da cultura e identidade negra no Brasil.
Uma das pioneiras em sua área, ela inspirou, encorajou e abriu caminhos para que outras mulheres negras ocupassem espaços na mídia, resistindo e reafirmando nossa presença.
Sua trajetória se entrelaça com a do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, onde ela fortaleceu sua identidade, passando a dividir com o bloco o compromisso com a negritude e a transformação social.
Seu legado seguirá vivo, ecoando nas palavras que escreveu, nas histórias que contou e nas lutas que travou. Que sua passagem seja de luz, e que a força de sua voz continue nos inspirando.
Nossos sentimentos aos familiares, amigos e a toda comunidade negra que hoje se despede de uma de suas grandes referências.
Páscoa na Livraria Jaqueira
🐰PÁSCOA NA LIVRARIA JAQUEIRA!
A garotada não pode perder a programação super divertida de Páscoa da Livraria Jaqueira. No dia 12 de abril, nas unidades da Jaqueira do Parque (10h às 11h) e Recife Antigo (15h às 16h e 17h às 18h), está agendada caça aos ovos (serão seis ovinhos Lindt), além de contação de história com Ilana Ventura. Também está programada oficina para fazer as orelhinhas de papel do coelhinho! Participe!
A entrada será R$ 60/criança
Informações: (81) 9 91682202
Paulista Centenária: Projeto discute o futuro da cidade rumo ao centenário
Em preparação para o centenário da cidade de Paulista, em Pernambuco, o Projeto Paulista Centenária (1935–2035) surge como uma iniciativa essencial para debater planejamento urbano e políticas públicas. A proposta, que começou em 2024, é protagonizada pelo Movimento Pró-Museu, com o apoio de diversas entidades da sociedade civil, visando construir um diagnóstico aprofundado da cidade e traçar perspectivas para seu futuro.
O projeto reúne instituições relevantes, como a OAB Paulista, o Sindicato dos Tecelões, a Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP) e a Associação dos Artesãos do Paulista, consolidando-se como um instrumento de mobilização social e institucional. Além disso, busca estabelecer parceria com a ONG Áries, responsável pela plataforma "Recife, 500 anos", reconhecida por sua expertise e trajetória de sucesso no planejamento urbano.
Os professores Ricardo Andrade e José Ricardo (foto acima), coordenadores do Movimento Pró-Museu e do Projeto Paulista Centenária, lideram os debates e iniciativas voltadas à valorização da memória histórica e ao desenvolvimento da cidade. Ricardo Andrade também exerce a presidência do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico, Antropológico do Paulista (IHGAAP), fortalecendo a articulação entre os setores acadêmico, cultural e social.
A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, o projeto traga contribuições significativas para a construção de um plano estratégico voltado ao crescimento ordenado de Paulista, unindo esforços de diferentes setores para garantir que o centenário da cidade seja celebrado com avanços concretos na qualidade de vida da população.
Construção da Igreja de Santa Isabel, na década de 1940
Igreja de Santa Isabel, no Centro de Paulista, em foto recente
Comitiva da Prefeitura do Paulista realiza visita técnica à distribuidora Drogafonte
Uma comitiva da Prefeitura do Paulista realizou, nesta quinta-feira (3), uma visita técnica à distribuidora de medicamentos e materiais hospitalares Drogafonte, localizada às margens da rodovia BR-101, no município. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da empresa, que desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos do setor de saúde.
O grupo foi composto pelo chefe de governo e gabinete Fabiano Santos, o executivo Aglailson Ramos, a secretária de Saúde Shisneyda Furtado, de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca Raimundo Lopes, pelo executivo Benildes Andrade e Marília Farias Coordenadora da Agência de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado. A recepção ficou a cargo da gerente geral da Drogafonte, Joyce Nunes.
"Quando a gente resolveu trazer o centro de distribuição da Drogafonte para Paulista, sabíamos que teríamos uma operação de extrema preocupação, uma questão regulatória. Fomos muito bem recebidos e acolhidos. O município apresentou os programas que eles vêm desenvolvendo para atrair empresas, a gente acreditou nesse programa e deu certo. Fico muito feliz em apresentar o nosso trabalho à nova gestão", destacou Joyce Nunes, gerente geral da Drogafonte.
A secretária de Saúde do Paulista, Shisneyda Furtado, ressaltou a importância da distribuidora para o setor. "A Drogafonte tem um papel estratégico no abastecimento de insumos médicos e hospitalares não só na nossa região como também para todo o país. Isso garante que os serviços de saúde tenham acesso rápido e seguro aos materiais necessários para o atendimento à população", afirmou.
Representando o prefeito Severino Ramos, o secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, elogiou a estrutura e a logística da distribuidora. "Ficamos impressionados com a modernidade e a eficiência da Drogafonte. Esse tipo de investimento reforça o potencial do Paulista como um polo estratégico para o setor logístico e industrial", pontuou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, reforçou a relevância da parceria com empresas do porte da Drogafonte. "Uma distribuidora desse nível gera empregos, movimenta a economia e fortalece a infraestrutura logística da região. Nosso compromisso é seguir apoiando iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico local", explicou.
Foto: Gerson Nascimento
Abril Laranja - mês de prevenção contra a crueldade animal
O mês de Abril é dedicado à conscientização e combate à crueldade animal, um problema persistente que necessita de atenção da sociedade, do poder público e de profissionais de diversas áreas, incluindo a Medicina Veterinária. O Abril Laranja é uma campanha promovida para educar e mobilizar a sociedade contra todas as formas de violência e maus-tratos infligidos aos animais, como explica a médica veterinária e docente do curso de medicina veterinária do UniFavip Wyden, Jessica Bandeira.
“A crueldade contra animais é um problema social sério que frequentemente está interligado a outras formas de violência, especialmente a violência doméstica. Estudos demonstram que a violência contra animais pode ser um indicador relevante de outras violências ocorrendo no mesmo ambiente familiar. De acordo com a pesquisa de Sant’Ana e Reis (2015), a atuação de médicos veterinários pode ser essencial na identificação e denúncia de situações de abuso animal, colaborando, inclusive, para o combate à violência doméstica”, ressalta.
Além disso, a legislação brasileira estabelece diretrizes claras contra os maus-tratos e crueldades praticadas contra animais. A Constituição Federal, em seu artigo 225, §1º, VII, estabelece que cabe ao Poder Público proteger a fauna e vedar práticas que submetam os animais à crueldade. Existe ainda a Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020) que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos – acréscimo de reclusão de 3 meses a 1 ano para 2 a 5 anos (podendo chegar a 6 anos se o animal vier a óbito).
Bandeira também destaca outra fundamentação que garante o respeito aos animais, alerta sobre a guarda responsável e para a implementação de políticas voltadas ao combate dos maus-tratos. “A Declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 1978 afirma que todos os animais têm direito à vida e ao respeito. Nenhum animal deve ser submetido a maus-tratos e atos cruéis, sendo que o abandono é considerado um ato cruel e degradante. A guarda responsável de cães e gatos é um conceito importante que se relaciona diretamente com o combate à crueldade animal. Conforme discutido por Giselle Lucena Rios (2020), a promoção de ações educacionais, políticas públicas eficientes e legislação adequada são elementos fundamentais para assegurar o bem-estar animal e reduzir o número de animais abandonados”, enfatiza.
A campanha do UniFavip Wyden durante o Abril Laranja visa conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção animal e a prevenção da crueldade. Isso inclui o combate ao abandono, maus-tratos, exploração e qualquer forma de abuso. É preciso garantir que todos os animais recebam o respeito e cuidado que merecem. A educação, a denúncia de atos de crueldade e a promoção de políticas públicas efetivas são passos fundamentais para um futuro mais justo e compassivo para todos os seres vivos.
Projeto de Álvaro Porto propõe prazo entre seleção e embarque de alunos do programa Ganhe o Mundo
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), apresentou, nesta quarta-feira (02.04), Projeto de Lei em que propõe o estabelecimento de um prazo máximo de seis meses entre a seleção dos alunos e a realização das viagens de intercâmbio internacional do programa Ganhe o Mundo, do governo do estado.
O PL altera a Lei nº 14.512, de 7 de dezembro de 2011, que não especifica um período definido entre a escolha dos estudantes e o efetivo embarque para o intercâmbio. De acordo com justifica de Porto, a inexistência de um prazo pode ocasionar indefinições e atrasos no cronograma do programa.
“Essa medida permitirá um planejamento mais eficaz das atividades acadêmicas e pessoais dos estudantes, além de otimizar a gestão dos recursos públicos destinados ao projeto”, diz. “A definição de um prazo máximo de seis meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final do processo seletivo, visa proporcionar maior previsibilidade e organização tanto para os alunos e suas famílias quanto para a administração pública responsável pela execução do programa”, completa.
O texto do projeto prevê ainda a possibilidade de prorrogação por até três meses em casos excepcionais devidamente justificados, mediante decisão fundamentada da Secretaria de Educação do Estado. A precaução, segundo a justificativa, assegura a flexibilidade necessária para lidar com situações imprevistas que possam impactar o cronograma das viagens, como questões de saúde pública, desastres naturais ou outros eventos de força maior.
“Essa alteração legislativa busca, portanto, aprimorar a eficiência e a transparência na execução do Projeto Ganhe o Mundo, garantindo que os intercâmbios sejam realizados de forma oportuna e organizada, em benefício dos estudantes e da sociedade pernambucana”, arremata o deputado. O PL entra agora em tramitação.
Foto: Lucas Patrício
Ligação provisória na Semana Santa: produtores devem fazer solicitação de forma antecipada à Neoenergia
A cerca de 15 para o feriado da Semana Santa (18) e de Tiradentes (21), muitos eventos já estão sendo anunciados em cidades de todo o Estado. Para a maioria dessas festas, são necessárias ligações provisórias de energia elétrica com o objetivo de abastecer a iluminação cênica, barracas, tendas e palcos. A Neoenergia Pernambuco lembra que encerra nos próximos dias o prazo para prefeituras e organizadores/produtores solicitarem o fornecimento de energia para eventos.
“Todas as ligações provisórias exigem atenção e só devem ser feitas por profissionais da Neoenergia Pernambuco. Além disso, elas dependem de uma avaliação técnica minuciosa e isso requer que os prazos estabelecidos pelos órgãos de controle sejam seguidos à risca”, destaca o gerente comercial da Neoenergia Pernambuco, Albérico Pires.
O fornecimento provisório de energia elétrica atende eventos e festividades de duração inferior a 30 dias. Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação através de um formulário, que deverá ser preenchido com antecedência mínima de cinco dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência. Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias.
O envio das informações e o pedido de ligação provisória pode ser feito diretamente no Portal de Clientes Corporativos da Neoenergia Pernambuco ou pelo WhatsApp (81- 3217-6990).
*Como solicitar*
1) Preencha os dados solicitados no formulário;
2) Anexe os documentos necessários:
Se a ligação provisória se destinar à palanques e shows, será necessário o envio da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de execução quitada e assinada pelo profissional e contratante, com descrição da atividade técnica correspondente.
3) Leia e confirme o termo de aceite;
Portal Clientes Corporativos - Ligação Provisória
Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo.
A resposta desta solicitação será enviada para o e-mail cadastrado em seu usuário.
*Fique atento*
• São de responsabilidade do consumidor as despesas com a instalação e retirada de rede e ramais de caráter provisório, os custos dos serviços de ligação e de desligamento, bem como os reforços e melhoramentos necessários na rede elétrica;
• O cliente é responsável pela instalação e manutenção do padrão de entrada de energia elétrica;
• O fornecimento de energia elétrica é em baixa tensão, quando a unidade consumidora tiver carga instalada igual ou inferior a 75kW;
• A carga instalada informada deverá corresponder à carga real instalada na unidade consumidora;
• Cargas especiais devem ser declaradas, tais como: fornos elétricos a arco, fornos elétricos de indução com compensação através de capacitores, motores com potência igual ou superior a 30 CV (síncronos e assíncronos), soldas elétricas, entre outras cargas.
Prefeitura do Paulista realiza ação de entrega de Carteiras de Identificação do Autista
Em uma importante ação no Dia Mundial do Autismo, a Prefeitura de Paulista entregou, nesta quarta-feira (2), Carteiras de Identificação do Autista (CIPTEA), com demandas reprimidas. O evento ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado em Maranguape I, e foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, tem como objetivo ampliar o debate sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de combater o capacitismo e a discriminação que essas pessoas ainda enfrentam. No município, a CIPTEA foi regulamentada pela Lei nº 4.964/2021, e a entrega das carteiras marca mais um passo na implementação de políticas públicas inclusivas.
Amanda Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, ressaltou a importância da ação para a inclusão social das pessoas com TEA. "Esta entrega faz parte do nosso compromisso de atingir as metas dos primeiros 100 dias de governo. Estamos buscando avançar nas políticas públicas de atendimento a essas famílias, garantindo mais direitos e visibilidade para quem mais precisa", afirmou.
O secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, também esteve presente e destacou a relevância do evento para a cidade de Paulista. “Este é um momento histórico para o município, ao facilitar o acesso das pessoas com autismo a uma identificação que reconhece e respeita suas necessidades específicas”, disse.
O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, enfatizou a importância da conscientização e do apoio contínuo aos direitos das pessoas com autismo. "A CIPTEA é uma ferramenta essencial para garantir que a pessoa com TEA tenha acesso a benefícios e serviços, além de promover a conscientização de toda a sociedade sobre a inclusão dessas pessoas", declarou. Kléber também lembrou da importância de se combater o preconceito e garantir a igualdade de direitos, especialmente no ambiente escolar, no mercado de trabalho e em todos os espaços, privados e públicos.
Jéssica Anselmo, mãe de um menino autista, compartilhou a importância da ação e o impacto positivo na vida das famílias. "Apesar das dificuldades que enfrentamos, ações como essa mostram que não estamos sozinhos. O autismo é uma realidade que precisa ser reconhecida, e a entrega da CIPTEA é um passo significativo para garantir mais respeito e acessibilidade para nossos filhos", afirmou emocionada.
A entrega das carteiras de identificação é apenas um dos vários esforços da administração municipal para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. A ação de hoje reforça o compromisso da Prefeitura do Paulista com a inclusão social e a garantia de direitos fundamentais para todos. Fotos: Beatriz Leite
Juntos pela Cidadania chega a Caruaru com serviços gratuitos no dia 12 de abril
No próximo dia 12 de abril de 2025, das 8h às 12h, a Escola Municipal Laura Florêncio, localizada na Rua Presidente Artur Bernardes, s/n, bairro Salgado, Caruaru - PE, será palco da ação “Juntos pela Cidadania”. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Prevenção ao Crime e à Violência (SEAPREV), a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com diversas secretarias estaduais e municipais.
*A ação desta edição, acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Caruaru,* e visa promover a integração entre redes de prevenção social, garantindo o acesso a direitos e contribuindo para a redução da violência.
Durante o evento, a população terá acesso a uma variedade de serviços gratuitos, incluindo emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; emissão de carteiras de identidade (RG); orientações jurídicas e psicossociais; atendimento do Procon-PE sobre direitos do consumidor; orientações para obtenção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência; além de palestras educativas sobre prevenção à violência e direitos humanos. Também serão oferecidas atividades de saúde, como testagens para ISTS, vacinação, atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, e distribuição de preservativos.
O “Juntos pela Cidadania” busca aproximar os serviços públicos das comunidades, fortalecendo os laços entre o governo e a população, e promovendo a cidadania ativa. A ação é uma oportunidade para que os cidadãos de Caruaru e região tenham acesso facilitado e gratuito a serviços essenciais, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão e o bem-estar social.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 81 99625-5655.
Banco do Nordeste financia primeira unidade brasileira da Unipar Carbocloro fora de SP
Com financiamento do Banco do Nordeste (BNB), a Unipar Carbocloro inaugurou, nesta quinta-feira, 3, uma nova unidade fabril, no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. Essa é a primeira planta brasileira da empresa fora do estado de São Paulo e representa um marco para o fortalecimento da indústria química no Nordeste. O empreendimento amplia a produção de insumos essenciais para diversos setores e impulsiona o desenvolvimento econômico regional.
A nova unidade fortalece a presença da Unipar na região, garantindo o fornecimento de matérias-primas para segmentos como saneamento básico, papel e celulose, alimentos e bebidas, tratamento de água e indústria química em geral.
Participaram da cerimônia o diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger Alencar, e o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo de Almeida, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré Martins, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Henrique Passos.
Líder na produção de cloro e soda cáustica e segunda maior produtora de PVC da América Latina, a Unipar Carbocloro projeta para a nova unidade uma capacidade produtiva de 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Além disso, serão instalados equipamentos para a produção de matérias-primas voltadas ao agronegócio.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou do evento por vídeo e destacou a importância do apoio do Banco do Nordeste para viabilizar o projeto. “Na nossa indústria, graças ao Regime Especial da Indústria Química (REI) lançado pelo presidente Lula, esse grande setor da nossa economia já anunciou mais de R$ 750 milhões em investimentos. E agora temos mais um avanço com a inauguração da primeira planta da Unipar no Nordeste, que contou com o apoio fundamental do Banco do Nordeste, presidido por Paulo Câmara, grande parceiro da política industrial brasileira. A nova unidade em Camaçari atenderá todo o Nordeste, que teve um crescimento de 2,5% da indústria de transformação no ano passado, gerando emprego e renda para a nossa população”, ressaltou o vice-presidente.
O diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste, Wanger Rocha, destacou a escolha do Polo Industrial de Camaçari para implantação da nova unidade e a importância estratégica para fortalecimento das indústrias baiana e nordestina. “A inauguração dessa planta da Unipar hoje é a união de estratégias e políticas de governo relevantes. Envolve um empresário que acredita na atividade dele e que traz para o Nordeste uma planta desse porte. E envolve o Banco do Nordeste, que é o fomentador da atividade econômica da região. É um privilégio do BNB participar desse projeto, ao atender plenamente os anseios desse grupo empresarial e financiar um volume de recursos significativo nesse empreendimento. Acreditamos que será um grande sucesso para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil”, afirma.
Com foco em inovação e sustentabilidade, a nova planta incorpora tecnologias que permitem a recuperação de energia para produção limpa de vapor e a redução na geração de dióxido de carbono. O projeto também gera impacto direto na economia regional, com a criação de empregos qualificados, fortalecimento da cadeia produtiva local e ampliação da competitividade do Polo Industrial.
Segundo Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar Carbocloro, o financiamento do Banco do Nordeste foi essencial para consolidar esse avanço da empresa e reforçar sua estratégia de proximidade com os clientes do Norte e Nordeste. “Esse projeto da Unipar é composto por diversos fatores: tem um pilar social, porque a gente vai colaborar com a comunidade; tem o pilar ambiental, porque a gente está utilizando energia renovável; e tem o pilar de sustentabilidade financeira. A Unipar é uma empresa de capital aberto e a gente precisa de parceiros de fomento, como foi o caso do BNB, que impulsiona esse tipo de projeto. Então foi a parceria perfeita. Agradecemos todo o suporte, a comunicação e a disponibilidade dos colaboradores do BNB”, afirmou Rodrigo Cannaval.
Difusora Running abre 2º lote de inscrições para corrida em Caruaru
Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Difusora Running, que este ano será realizado no dia 17 de maio. O evento que já está no calendário esportivo da cidade, está com o segundo lote de inscrições em aberto.
Os interessados em participar podem realizar o cadastro através do site: https://www.ticketsports.com.br/. A inscrição do segundo lote custa R$ 130,00 mais 1kg de alimento não perecível que deve ser entregue no dia da retirada do kit. Os participantes PCD têm desconto de 50%.
Este ano os competidores irão concorrer nas categorias de caminhada 3km e corrida, segmentados por masculino e feminino, em trajetos de 5km e 10 km. A premiação será destinada aos competidores da categoria corrida de rua.
Nos dias 14, 15 e 16 de maio, os atletas devem retirar o kit corrida no Shopping Difusora, no stand de atendimento que será montado no shopping. O kit é composto de camisa Dry-Fit Sport, com 50% UV, sacochila, chip descartável, número de peito, medalha (entregue após a conclusão da prova). O kit só será retirado com a identificação do participante e a entrega do alimento não perecível. Não será entregue kit no dia do evento.
A concentração da corrida será a partir das 17h30 na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Difusora, onde será montada uma estrutura para receber os corredores, que durante o percurso, receberão água e ao fim do evento, uma mesa com frutas será disponibilizada para hidratação dos atletas.
Premiação:
O valor correspondente à premiação será disponibilizado ao ganhador por meio de um cartão habilitado para operações financeiras, incluindo saques, transferências e pagamentos de boletos.
Nos 5km, os 3 primeiros colocados, Masculino e Feminino:
Tempo Oficial (Bruto)
1º Lugar: Troféu + R$ 800,00 reais;
2º Lugar: Troféu + R$ 500,00 reais
3º Lugar: Troféu + R$ 300,00 reais
Premiação Categoria PCD:
Nos 5 km, para os 3 primeiros colocados, Masculino e Feminino:
Tempo Oficial (Bruto)
1º Lugar: Troféu + R$ 800,00 reais;
2º Lugar: Troféu + R$ 500,00 reais
3º Lugar: Troféu + R$ 300,00 reais
Premiação Categoria Geral:
Nos 10 km, para os 3 primeiros colocados, Masculino e Feminino:
Tempo Oficial (Bruto)
1º Lugar: Troféu + R$ 1.000,00 reais;
2º Lugar: Troféu + R$ 800,00 reais
3º Lugar: Troféu + R$ 500,00 reais
Nos 10 km, os 3 primeiros colocados, masculino e feminino, receberão troféus na faixa etária:
Tempo Oficial (Bruto)
Dos 18 anos aos 29 anos de idade;
Dos 30 anos aos 39 anos de idade;
Dos 40 anos aos 49 anos de idade;
Dos 50 anos aos 59 anos de idade;
Dos 60 anos aos 69 anos de idade;
Dos 70 anos de idade em diante.
Cacá Marthins discursando neste momento #AoVivoEemCores
Cacá Marthins é o superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, que administra a TV Guararapes, afiliada da Record TV em Pernambuco. Ele está, neste momento, discursando na homenagem à emissora na Câmara dos Vereadores do Recife, celebrando os 25 anos da TV Guararapes. Além disso, Cacá Marthins tem sido uma figura importante na expansão e fortalecimento da emissora, destacando seu crescimento na audiência e sua consolidação como vice-líder em Pernambuco. Ele recentemente foi eleito presidente da Asserpe, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Pernambuco.
Sudene e IBGE realizam webinar e lançam capacitações voltadas para a administração municipal
Recife (PE) – Webinar realizado nesta quinta-feira (3) foi o pontapé inicial para uma série de cursos que visam fortalecer as capacidades técnicas e gerenciais dos municípios que compõem a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Serão realizados treinamentos em ferramentas e metodologias voltados para o planejamento público eficiente, baseado em dados estatísticos confiáveis e alinhado às necessidades regionais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sudene e o IBGE e faz parte do programa “+Gestão Municipal 2025: Trilha de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Municipal”. Segundo Danilo Cabral, superintendente da Autarquia, a ideia é “melhorar as capacidades governativas e para isso precisamos ter um diagnóstico preciso daquilo que queremos implementar na política pública. E não se faz política pública sem ter informação de qualidade e que vai permitir que a gente tome as decisões mais assertivas”.
O evento de hoje foi marcado por uma apresentação do programa e por uma palestra sobre a importância do censo para a gestão municipal. Os cursos serão voltados para gestores (prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais) e servidores de 198 municípios polos das 182 Regiões Geográficas Imediatas inseridas que fazem parte da Sudene. Essas cidades são consideradas estratégicas para a rede urbana regional e atuam como centros de referência e influência para localidades menores e áreas rurais. “A partir da atuação dessas regiões, transbordaremos esse conhecimento para outras áreas do Nordeste”, reforçou Danilo Cabral.
O programa está organizado em três etapas, combinando modalidades de ensino a distância (EAD) e presencial, com carga horária total de 270 horas. As inscrições já estão abertas e para maiores informações basta acessar a página https://www.gov.br/sudene/pt-br/maisgestao2025. A primeira parte do programa vai abordar o “Censo Demográfico e Planejamento Municipal” e será realizado entre abril e junho deste ano.
As três etapas, segundo Gabriela Alves, estatística da Sudene, serão precedidas por um masterclass, que vai detalhar o conteúdo das capacitações. Ana Carolina Soares Bertho, pesquisadora e professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), explicou as abordagens que serão utilizadas na primeira fase, destacando a importância do censo e das ferramentas utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que contribuem para “direcionamentos específicos e sinalizam para qual lado o planejamento deve olhar”.
A segunda etapa está prevista par acontecer entre agosto e outubro deste ano e terá como tema o aprimoramento do planejamento municipal, trazendo os módulos temáticos de saúde, educação, assistência social, demografia, habitação, meio ambiente, segurança pública, infraestrutura, mercado de trabalho e finanças públicas. Já a terceira, prevista para novembro deste ano, contará com uma oficina presencial em monitoramento e avaliação, proporcionando uma formação prática em ferramentas avançadas de monitoramento e avaliação de programas públicos.
Os resultados esperados do +Gestão 2025 incluem capacitação de cerca de 900 agentes públicos; fortalecimento institucional, por meio da melhoria na elaboração do Planejamento Plurianual Municipal e de outros instrumentos de planejamento; Impacto regional, com políticas públicas mais eficientes e eficazes, alinhadas ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e a formação de uma rede de cooperação, fortalecendo a articulação intermunicipal e contribuindo para a troca de experiências e soluções conjuntas.
A expectativa é que a Sudene contribua com o conhecimento aprofundado das dinâmicas regionais e dos instrumentos de desenvolvimento, enquanto o IBGE vai participar com a produção e análise de dados territoriais. “Disponibilizaremos elementos adicionais, conceitos, técnicas e ferramentas para que os gestores e técnicos municipais possam se apropriar melhor desse conjunto de informações produzidas diariamente pelo IBGE”, enfatizou o coordenador-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, Paulo Januzzi.
André Dias, representando a TV Record, discursa na solenidade #AoVivoEemCores
André Dias é jornalista e atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Rede da Record TV. Com mais de 20 anos de experiência na emissora, ele já passou por diversos estados e empresas do grupo, incluindo a Record Produções e Gravações e a Record News. Desde 2010, André esteve à frente da Diretoria Nacional de Afiliadas e, mais recentemente, assumiu a vice-presidência de Televisão da Abratel, onde trabalha para fortalecer a radiodifusão e promover a convergência da TV com multiplataformas.
Deputado Osséssio Silva discursa na homenagem à TV Guararapes #AoVivoEemCores
Ossesio Silva é um político brasileiro filiado ao partido Republicanos. Nascido em 1954 no Rio de Janeiro, ele também é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Sua trajetória política inclui mandatos como deputado estadual em Pernambuco e deputado federal. Em suas palavras, elogiou a atuação da TV Guararapes em favor da imprensa livre e da cultura pernambucana.
Começou a solenidade! #AoVivoEemCores
A vereadora Ana Lúcia (discursando na tribuna), do partido Republicanos, foi a responsável por propor a sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife em homenagem aos 25 anos da TV Guararapes, afiliada da Record. O evento acontece neste momento, e celebra a trajetória da emissora, que se consolidou como vice-líder de audiência em Pernambuco. A solenidade contou com a presença de figuras importantes, como o superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, Cacá Marthins, o deputado federal Osséssio Silva - também do Republicanos - o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, além de outros gestores da emissora.
CREF12/PE e Procon realizam operação conjunta e interditam academias irregulares na RMR
Entre os dias 31 de março e 3 de abril, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) e o Procon estadual realizaram uma operação conjunta de fiscalização em academias da Região Metropolitana do Recife. Como resultado, seis estabelecimentos foram interditados por funcionarem de forma clandestina, sem a presença de um profissional devidamente habilitado, o que configura uma infração sanitária e criminal.
A iniciativa visa garantir que os espaços destinados à prática de atividades físicas estejam regularizados e seguros para os consumidores. Durante a fiscalização, academias em Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes foram vistoriadas e, em casos de irregularidade, sofreram as sanções cabíveis. Toda PJ (pessoa jurídica) precisa de um Responsável Técnico (Profissional de Educação Física regular junto ao CREF) e sempre que a PJ (academia, box, estúdio, etc) estiver aberta é obrigatório a presença de, no mínimo, um Profissional de Educação Física (regular junto ao CREF).
“Não é justo uma academia (ou similar) ter registro, pagar tributos, contratar Profissionais de Educação Física e outra ser clandestina, colocando em risco a saúde e vida das pessoas. O CREF12/PE vai interditar os irregulares. Colocamos lacre e quem retirar responderá criminalmente nos termos dos artigos 330 (desobediência), 331 (desacato) e 336 (rasgar, violar ou inutilizar lacre empregado por ordem de funcionário público) do Código Penal. As pessoas que trabalham sem registro no CREF respondem criminalmente por exercício ilegal da profissão (art. 47 da Lei 3688/41) e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei 8137/90), por induzir o consumidor ou usuário a erro, ao oferecer serviços de Educação Física sem cumprir as formalidades legais, ainda nos Arts. 66, 67 e 68 da Lei 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor - CDC), cumulado com multa de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades do Sistema CONFEF/CREFs (Art. 5º-G. VI e Art. 5º-H. § 2º da Lei 9696/98)” explica o advogado e presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).
“Essa é uma ação de suma importância para garantir que os estabelecimentos estejam adequados e sigam as normas exigidas. Quem ganha com isso é o consumidor, que pode frequentar um ambiente seguro e supervisionado por profissionais qualificados”, destaca o Chefe da Equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE, Prof. Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).
O CREF12/PE recomenda à toda sociedade que exija das pessoas físicas a Carteira de Identidade Profissional (CIP) e das pessoas jurídicas o Certificado de Registro junto ao CREF (que precisa estar exposto em local visível) como comprovação da legalidade de sua atuação profissional. O CREF12/PE fiscaliza 100% das denúncias e encaminha absolutamente tudo para as autoridades competentes, como Ministério Público, Delegacia de Polícia, Polícia Federal, Tribunal de Contas, Procon, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos (a depender do assunto).
O CREF12/PE reforça que qualquer cidadão pode denunciar irregularidades relacionadas ao exercício ilegal da profissão ou funcionamento inadequado de academias. As denúncias devem ser feitas por meio do site da autarquia: www.cref12.org.br/denuncia.
Câmara do Recife homenageia a TV Guararapes #AoVivoEemCores
A TV Guararapes, afiliada da Record, está sendo homenageada hoje, dia 3 de abril, em uma sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife. A iniciativa foi proposta pela vereadora professora Ana Lúcia (Republicanos) e celebra os 25 anos da emissora, que se consolidou como vice-líder de audiência em Pernambuco.
O evento começa às 15h e contará com a presença do superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, Cacá Marthins, além de outros gestores da emissora. A TV Guararapes lançou recentemente o slogan “TV Guararapes, 25 anos de nós para você”, reforçando seu compromisso com o público e o mercado publicitário.
A emissora tem uma trajetória marcada por diversas transformações. Fundada em 1º de janeiro de 2000, passou por mudanças de nome e identidade ao longo dos anos (Sendo chamada de TV Clube e Canal 9), até retomar o nome original em 2021. Em 2024, conquistou 10 mil minutos na liderança absoluta, consolidando seu crescimento.
Município de Palmares lança seu primeiro Plano Municipal de Turismo
Prestes a completar 146 anos de emancipação política, Palmares, na Zona da Mata Sul pernambucana, vai ganhar o seu primeiro Plano Municipal de Turismo. O documento estabelece ações integradas e diretrizes estratégicas para estruturar e potencializar o setor na cidade e será lançado nesta sexta-feira (04), a partir das 9h, no Cine Teatro Apollo (Rua da Conceição, bairro São Sebastião, na área central da cidade). O evento é exclusivo para convidados.
O documento é uma parceria da gestão municipal com o Sebrae Pernambuco e um dos primeiros produtos formatados após a entidade promover o programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) no território. A construção faz parte das metas definidas de forma colaborativa para a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável da Mata Setentrional do estado. Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera, Ribeirão e Xexéu são as demais cidades envolvidas na empreitada.
“O Plano de Turismo é uma ferramenta essencial para a formulação de políticas públicas e estratégias que norteiam o desenvolvimento do setor em todos os âmbitos. Ele é um importante vetor de crescimento econômico, inclusão social e valorização do patrimônio histórico e cultural, com repercussão nas mais diversas áreas, desde a parte de serviços, alimentação, comércio e artesanato até infraestrutura e meio ambiente", destaca Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata. “O lançamento desse Plano personalizado representa um importante marco para Palmares, pois deve abrir novas oportunidades para empreendedores locais e provocar a criação de novos postos de trabalho, gerar renda, incentivar a capacitação profissional e proporcionar um ambiente favorável para o crescimento de forma sustentável”, acrescenta.
A partir das diretrizes do Plano Municipal de Turismo, a expectativa é que Palmares otimize a estruturação das atividades turísticas na localidade, evitando impactos negativos e potencializando os principais atrativos, como os festivais culturais, a gastronomia típica e o turismo rural. O planejamento estratégico também contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural do município, beneficiando tanto moradores como visitantes, tornando a cidade mais competitiva no cenário turístico regional.
“Para o sucesso do Plano é fundamental que os empreendedores, gestores e demais envolvidos no setor participem ativamente das estratégias e se engajem para enfrentar e também encontrar soluções juntos para os desafios encontrados no setor. No lançamento e depois dele, queremos contar com a presença de todos que possam contribuir com ideias, compartilhar experiências e, principalmente, atuar de maneira proativa para expandir e fomentar o desenvolvimento do turismo em Palmares e região continental da Mata Sul pernambucana”, reforça o analista do Sebrae/PE Jefferson Santos.
MAIS
Palmares está localizada a aproximadamente 120 quilômetros do Recife. Conhecida como ‘Capital da Mata Sul’, a cidade de clima tropical tem população estimada em 56,6 mil pessoas pelo IBGE e é a terra natal de grandes nomes da cultura brasileira - entre eles, o escritor e poeta modernista Ascenso Ferreira e o advogado, escritor e crítico literário Hermilo Borba Filho, reconhecido ainda pela bem-sucedida carreira como dramaturgo, romancista, ator, diretor, tradutor e teatrólogo.
O casarão onde funciona o Cine Teatro Apollo, o mais antigo do interior e o terceiro do estado, também é sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e um dos principais equipamentos turísticos da cidade. Outros atrativos do município são a Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, erguida em 1873; as Cachoeiras da Fumaça, Véu da Noiva II, Caritó, Mágico e do Engenho Serra Azul; trilhas ecológicas; a Casa-Grande do Engenho Paul, datada de 1863; a Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto; e a ponte de ferro sobre o Rio Pirangy, construída em 1882 pelos engenheiros ingleses da Great Western, entre outros.
*SERVIÇO*
Lançamento do Plano Municipal de Turismo de Palmares
Quando: nesta sexta-feira (04), às 9h
Onde: Cine Teatro Apollo (Rua da Conceição, s/n, bairro São Sebastião, Palmares)
Evento exclusivo para convidados
SENAI Caruaru abre vagas para curso de Fabricação de Alimentos Juninos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE), em Caruaru, está com inscrições abertas para o curso presencial de aperfeiçoamento na fabricação de alimentos juninos. Com carga horária de 20 horas, a capacitação terá início na próxima segunda-feira (7). As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (4) ou enquanto houver vagas disponíveis.
O curso será ofertado em duas turmas, totalizando 25 vagas. A primeira será realizada no bairro Salgado, no turno da manhã, das 8h às 12h, com aulas até a sexta-feira (11). Já a segunda turma acontecerá no CRAS do bairro Centenário, no turno da tarde, das 13h às 17h, no mesmo período. As oportunidades são destinadas a pessoas a partir de 16 anos.
A gestora pedagógica do SENAI Caruaru, Taciana Carvalho, destaca a importância do curso para a cidade, considerando a relevância dos festejos juninos para a cultura e a economia local. “Planejamos esse curso com antecedência para atender à demanda de Caruaru, uma cidade com forte tradição no São João. Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo local, oferecendo qualificação para que os participantes obtenham certificação e estejam aptos a produzir e comercializar produtos juninos na área de alimentos", afirma.
Como os festejos começam já em abril, na zona rural da cidade, o SENAI Caruaru antecipou a promoção do curso. “Estruturamos essa capacitação para que os alunos possam se preparar com antecedência. Além disso, o curso é certificado pelo SENAI, a maior instituição de ensino profissionalizante da América Latina, o que agrega ainda mais valor para quem deseja empreender e atuar no mercado junino de forma qualificada e legalizada”, afirma.
Os interessados devem acessar o link: https://www.pe.senai.br/wp-content/uploads/2025/01/EDITAL_CARUARU___Presencial_APP____202501311022461688884.pdf para conferir o edital, preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados: RG, CPF e comprovante de residência. O resultado da seleção será divulgado no mesmo endereço eletrônico. Para receber o certificado de conclusão, será necessário cumprir, no mínimo, 75% da carga horária do curso.
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI - que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Segundo final de semana do Festival de Hambúrguer vai movimentar o Plaza Shopping
Com o propósito de proporcionar bons momentos de lazer e interação para a família, o Plaza Shopping promove o segundo final de semana do Festival de Hambúrguer do Plaza. A oitava edição do evento será realizada nesta sexta (4), sábado (5) e domingo (6) de abril de 2025, no Jardim do piso L2, das 16h às 22h. Quem passar por lá terá a oportunidade de degustar diversas apostas por marcas consideradas como grandes referências na produção local de hambúrgueres, além de outras opções gastronômicas, bar e shows com acesso gratuito para a diversão de toda a família.
Entre os nomes que compartilham sabor e criatividade, com criações inéditas e toque autoral, os chefes Xandão Friedrich (@querobrooklyn), Hênio Luiz (@rust.cobr), BrunoBBQ (@brunobbq), Pedro Picanha (@pedro.picanha) e Jeff/Caruaru (@smashcaruaru). Na ala de sobremesas, as apostas maravilhosas da Frederick Cookies (@frederickcookies). E assinando o bar, a Eisenbahn e Coca-Cola com as melhores opções de cervejas e de refrigerantes.
“Os assadores criaram hambúrgueres exclusivos que só poderão ser encontrados durante o evento. Além dos melhores preparos por especialistas, o público encontra cervejas geladíssimas, sobremesas irresistíveis, música de primeira e um ambiente perfeito para curtir com amigos e família. Desde 2017, o Festival de Hambúrguer conquista os apaixonados pela iguaria e, nesta edição especial, a experiência tem sido ainda mais incrível”, completa a gerente de marketing do Plaza Shopping, Carol Seabra.
*Atrações musicais*
Nada melhor do que comida boa e música para relaxar no final de semana. Para tanto, várias atrações devem subir ao palco do Festival de Hambúrguer do Plaza com o propósito de deixar a ocasião ainda mais inesquecível. A abertura será das 16h às 17h. Das 17h30 às 19h, o karaokê será a aposta. Das 19h30 às 21h, haverá banda. Às 22h, o encerramento.
Para quem deseja aproveitar ao máximo, vale se ligar no line-up: esta sexta-feira 04/04 contará com jukebox de som ambiente. No sábado (05/04) será a vez do Karaokê Som na Caixa + Parachutes. No domingo (06/04), Karaokê Som na Caixa + MacFly prometem encerrar o evento em grande estilo.
*Patrocinadores*
Eisenbahn, Coca-Cola, McCain, Bon Sauce e RAM Fiori.
*Área kids*
Para que toda a família possa curtir ao máximo o Festival do Hambúrguer do Plaza, haverá área kids com recreação para crianças de 2 a 8 anos, aos sábados e domingos. A duração das atividades é livre, durante o horário do evento, e a capacidade é sujeita à lotação. Entrada gratuita.
*Acessibilidade*
Prezando pelo bem-estar e conforto de todos, o Plaza Shopping disponibilizará abafadores de ruído disponíveis para empréstimo no Balcão de Informações do Shopping, no piso L3.
Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, vale acompanhar as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br.
*Serviço:*
O que: oitava edição do Festival de Hambúrguer do Plaza, no Plaza Shopping (Recife/PE)
Quando: neste final de semana, na sexta (4), sábado (5) e domingo (6) de abril de 2025
Horários: 16h às 22h
Local: Jardim L2 do mall
Formato: operações gastronômicas, bar e shows para a diversão de toda a família
Produção: MB Produções
Patrocinadores: Eisenbahn, Coca-Cola, McCain, Bon Sauce e RAM Fiori
Acesso: livre/gratuito
*Programação*
Segundo final de semana – próximos dias 4, 5 e 6 de abril de 2025
04/04 (sexta) – Jukebox (som ambiente)
05/04 (sábado) – Karaokê Som na Caixa + Parachutes
06/04 (domingo) - Karaokê Som na Caixa + MacFly
Pernambucano Gibson Santos conquista ouro, prata e bronze no Salvador Fall Open
O atleta pernambucano *Gibson Santos* subiu ao lugar mais alto do pódio na mais recente edição do *Salvador Fall International Open*, organizado pela IBJJF. Representando a equipe *Nova União Ipsep*, Gibson garantiu a medalha de ouro na categoria Master 2, Peso-Leve, modalidade No-Gi, consolidando-se como um dos principais nomes do jiu-jitsu na região.
Além do ouro no No-Gi, Gibson também brilhou na competição com kimono. O atleta disputou na categoria Leve com Kimono e conquistou a medalha de prata. Já na categoria absoluto, onde não há diferença de peso, garantiu o bronze.
O desempenho de Gibson foi um dos grandes destaques de sua equipe, que teve uma participação memorável na competição. A Nova União Ipsep conquistou um total impressionante de 31 medalhas, sendo 14 de ouro, 9 de prata e 8 de bronze, mostrando sua força coletiva e a qualidade de seus atletas no torneio.
A performance no Salvador Fall Open reforça a ascensão de Gibson Santos e o excelente trabalho realizado pela Nova União Ipsep, que segue formando campeões e conquistando espaço no circuito nacional e internacional do jiu-jitsu.
Vereador Jorge Quintino propõe instalação de estações de recarga para veículos elétricos em Caruaru
A modernização da mobilidade urbana e o compromisso com a sustentabilidade ganharam um novo capítulo em Caruaru. O vereador Jorge Quintino apresentou uma solicitação para a implantação de estações de recarga para veículos elétricos em pontos estratégicos da cidade. A proposta visa preparar Caruaru para o crescimento dessa tecnologia, garantindo infraestrutura adequada e incentivando a transição para transportes mais sustentáveis.
Com a ampliação da frota de veículos elétricos no Brasil, a ausência de pontos de recarga se torna um desafio para os motoristas que optam por essa alternativa ecológica. A instalação de estações de recarga em locais como o centro da cidade, shoppings, estacionamentos públicos e avenidas de grande fluxo facilitará o uso desses veículos e impulsionará a economia local.
“Caruaru já é referência em diversos setores, e precisamos avançar na mobilidade sustentável. Garantir estações de recarga para veículos elétricos tornará nossa cidade mais preparada para o futuro, promovendo a redução de poluentes e incentivando o uso de energias limpas”, destacou Jorge Quintino.
A proposta se alinha ao compromisso do parlamentar com pautas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Jorge Quintino é um dos principais defensores de políticas voltadas à preservação ambiental no legislativo municipal, participando ativamente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e apresentando projetos que fortalecem a qualidade de vida da população.
Além do impacto ambiental positivo, a iniciativa coloca Caruaru em sintonia com as tendências globais de inovação, tornando-a mais atrativa para novos investimentos. Cidades que investem em infraestrutura para veículos elétricos já observam crescimento econômico significativo, com a chegada de empresas que priorizam a sustentabilidade.
O vereador reforça a importância de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para viabilizar essa mudança. “Queremos uma Caruaru preparada para o futuro, onde tecnologia e sustentabilidade caminhem juntas para melhorar a vida da população”, concluiu Jorge Quintino.
Abimael Santos organiza audiência pública com profissionais do ramo de transporte alternativo
O deputado estadual Abimael Santos (PL), por meio da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), organizou uma audiência pública para debater a relação entre a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e os trabalhadores do setor. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (2), e foi em resposta a diversas denúncias de motoristas e passageiros sobre supostos casos de maus-tratos e desrespeito por parte de funcionários da EPTI no litoral sul do estado.
Durante a audiência, motoristas relataram episódios de abordagem truculenta por parte de fiscais e cobraram providências para garantir um tratamento mais humanizado. Passageiros também compartilharam relatos de constrangimentos e dificuldades enfrentadas em fiscalizações consideradas abusivas. Representantes da EPTI garantiram que investigarão os excessos e afirmaram que as fiscalizações são necessárias para garantir a regularização do transporte intermunicipal.
Outro ponto debatido foi a situação dos trabalhadores que ainda operam de forma clandestina. O deputado Abimael Santos destacou a necessidade de um equilíbrio entre a regularização do setor e a manutenção do sustento dos motoristas. Foram discutidas medidas para reduzir a pressão sobre esses profissionais, buscando alternativas que garantam sua formalização sem prejudicar sua atividade econômica.
Ao fim da audiência, ficou acordado que a Alepe seguirá acompanhando o caso e mediando o diálogo entre a EPTI e os trabalhadores. Abimael Santos reforçou que o objetivo é construir uma solução que respeite tanto as normas do setor quanto a dignidade dos profissionais e passageiros. O parlamentar disse que estará atento para avaliar possíveis avanços e mudanças concretas para melhorar o transporte intermunicipal na região.
Canadá se torna destino favorito de brasileiros em busca de estudo, trabalho e moradia
O Canadá segue como um dos destinos mais atrativos para estudantes internacionais, incluindo brasileiros, oferecendo ensino de alta qualidade, oportunidades de trabalho e caminhos para residência permanente. Mesmo com as recentes mudanças nas permissões de estudo, que visam equilibrar a infraestrutura do país com o crescimento da população estudantil, o governo continua investindo em medidas para apoiar os alunos estrangeiros.
O Canadá tem empenhado esforços para atrair estudantes e profissionais qualificados em setores estratégicos para suprir a demanda do mercado de trabalho e impulsionar o crescimento econômico. As principais áreas incluem: médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, engenheiros, profissionais de tecnologia e até de agricultura.
Representantes de colleges e universidades canadenses, como o Conestoga College, Sault College, Fanshawe College, University Canada West (UCW), University of Niagara Falls (UNF) e NorQuest College estarão no Recife, na 6ª edição do Canadá Roadshow Pocket, um evento exclusivo para quem deseja estudar no Canadá. A etapa Recife do encontro será realizada no dia 5 de abril (sábado), das 13h às 17h, no auditório do Moinho Recife, no Bairro do Recife.
O evento contará com a presença especial de Paula Affonso, pernambucana que mora no Canadá desde 2017 e é especialista em educação internacional na HiBonjour. Paula vem ao Brasil exclusivamente para o evento, trazendo sua experiência como intercambista, estudante de college, influenciadora (@paulanocanada) mãe de três e imigrante no Canadá. Sua trajetória pessoal e profissional permitirá aos participantes uma visão realista e inspiradora sobre a jornada de estudos e imigração no país.
“O Canadá Roadshow é uma oportunidade única para quem realmente deseja transformar o sonho de estudar e trabalhar no Canadá em realidade. Como alguém que passou por essa experiência, sei o quanto ter informações precisas e um bom planejamento faz toda a diferença. Estou vindo ao Brasil exclusivamente para compartilhar minha experiência e ajudar os interessados a dar o primeiro passo rumo a um futuro no Canadá”, comenta Paula Affonso, especialista em educação internacional na HiBonjour.
A inscrição para o evento custa R$15,00 e pode ser feita através do site https://lp.hibonjour.com/canadaroadshow. Crianças e jovens acompanhantes até 16 anos não pagam.
Governo de Pernambuco lança convocatória nacional para seleção de artistas e produtores culturais
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anunciam, nesta quarta-feira (2), o lançamento da convocatória nacional "Pernambuco Meu País". O edital visa selecionar propostas artístico-culturais das mais diversas linguagens para compor a programação de eventos realizados pelas instituições e dentro do calendário turístico e cultural do estado, durante os próximos doze meses, com exceção dos ciclos carnavalesco e junino.
A convocatória já está disponível para consulta na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br) e no portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br). As inscrições estarão abertas de 8 de abril até às 16h59 de 30 de abril, exclusivamente, pelo Mapa Cultural.
Artesanato, artes circenses, artes visuais, atividade formativa, audiovisual, culturas populares, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, música e teatro e ópera são as categorias contempladas no edital. Podem se inscrever artistas individuais, grupos, companhias e coletivos culturais, além de pessoas reconhecidas pelo notório saber em suas áreas de atuação. Os Patrimônios Vivos de Pernambuco, reconhecidos pela Lei Estadual nº 12.196 de 02/05/2002, também podem participar da convocatória, com suas inscrições sendo validadas pela Unidade Gerencial do Patrimônio Vivo da Fundarpe.
A diretora de Atividades Culturais da Fundarpe, Carla Pereira, destaca que o edital chega para fortalecer o cenário cultural pernambucano. “Convido todo mundo para acessar o portal CulturaPE e a plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco para conferir o edital. É muito importante que todo mundo se inscreva, todo fazedor de arte e cultura, música, teatro, dança, gastronomia, literatura (...). Porque nosso objetivo é fazer tudo ainda maior e muito mais incrível", afirma.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressalta que a iniciativa amplia o tempo de vigência do chamamento, permitindo um alcance maior. "Essa é uma grande oportunidade para os artistas, pois a convocatória terá validade de 12 meses. Isso garante um espaço mais amplo para a inscrição e seleção dos projetos, promovendo uma programação diversa e de qualidade em todo o estado", explicou.
Já a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, enfatiza que a convocatória irá fortalacer e difundir o cenário cultural, promovendo a circulação de fazedores e agentes de cultura em diferentes regiões do estado, intercâmbio entre artistas e saberes locais e nacionais. "Pernambuco tem uma efervescência cultural inigualável, e queremos que artistas de todas as regiões do Brasil façam parte dessa celebração. A diversidade e trocas de expressões culturais tornam nosso calendário ainda mais rico", diz.
O edital prevê as análises documental e artística dos inscritos, com divulgação do resultado final no dia 6 de junho. Os proponentes habilitados poderão participar de diversas atividades artístico-culturais, como shows, cortejos, performances, intervenções artísticas, recitais de poesia, contação de histórias, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras culturais, atividades formativas, manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, ações de rua.
Assinar:
Postagens (Atom)