quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Governo de Pernambuco nomeia 283 profissionais de várias especialidades

 

O Governo de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (07/12), no Diário Oficial, a nomeação de 283 novos profissionais de saúde de diferentes especialidades para reforçar a rede estadual, aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde (SES-PE), por meio da Portaria Conjunta SAD/SES nº 22, de 02 de abril de 2019. Os cargos e funções contemplam os quadros de Analista em Saúde, Assistente em Saúde e Fiscal em Vigilância da SES-PE.

“O cuidado com a vida dos pernambucanos e pernambucanas é prioridade máxima do nosso governo, por isso estamos nomeando todos esses profissionais. Com mais servidores atuando no atendimento à população, podemos melhorar o serviço nos nossos hospitais e seguir caminhando para que ninguém do Estado sofra com a falta de acesso à saúde pública”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

Com esse reforço no quadro de profissionais, espera-se ampliar a assistência à população e contemplar unidades de saúde em todo Estado. Entre as especialidades estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, biomédicos, psicólogos, sanitaristas, técnicos em saúde bucal, técnicos em radiologia, técnicos de laboratório e nutricionistas.

As nomeações buscam manter e qualificar o atendimento da SES-PE, através da reposição de servidores, além de fazer parte do planejamento de longo prazo do Estado para a renovação dos quadros de servidores, o que significa mais uma ação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, os profissionais chegam para fortalecer a rede de assistência. “É mais uma ação de valorização da saúde pública. Recebemos com boas-vindas esses profissionais nomeados pela governadora Raquel Lyra e contamos com eles para melhorar a nossa cobertura de assistência”, pontuou.

Nomeações recentes

Além desse reforço e incremento na saúde pública, a secretária Zilda Cavalcanti lembra que, no último mês, 138 médicos de especialidades diversas foram nomeados para compor o quadro funcional da rede pública de saúde de Pernambuco. “Ao todo foram contempladas 11 especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia, tocoginecologia, traumatologia e clínica geral”, comemorou.

Imprensa PE

1º edição do Show de Talentos celebra riqueza artística e cultural de estudantes de Petrolina

 

Cerca 38 estudantes das Escolas Municipais, esbanjaram alegria e muita criatividade na 1ª edição do Show de Talentos ‘Bora Brilhar Mais’, promovido esta semana pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O evento contou com apresentações diversificadas, revelando alunos com aptidões artísticas, que interpretaram desde canções populares a gospel, emocionando o público presente a cada apresentação. Os alunos foram avaliados por um corpo de jurados e os três primeiros colocados de cada categoria receberão nos próximos dias medalhas e tablets.

O objetivo do Show de Talentos, foi desenvolver a capacidade de expressão dos alunos, reconhecer suas habilidades artísticas que vão além da sala de aula, e incentivar e promover momentos culturais para a comunidade escolar. Músicas como ‘Assum Preto’, ‘Todavia me Alegrarei’, ‘Completo, ‘Deserto’’ foram algumas das canções que fizeram parte do repertório. “O Show de Talentos foi um evento incrível, um lembrete de como a arte, educação e cultura têm o poder de unir as pessoas e enriquecer a vida de todos. Foi um momento muito feliz e importante, pois vimos o resultado do nosso planejamento pedagógico, que inclui a iniciação musical e isso, consequentemente, gera frutos a partir dos nossos estudantes, que são incentivados a desenvolver suas habilidades artísticas. Para mim, todos foram ganhadores, pois mostraram talentos especiais e grandes potencialidades”, afirmou o professor da Escola Municipal 21 de setembro, Edesio de Souza.

A aluna Bianca Souza, da Escola Municipal João Rodrigues de Macêdo, foi uma das artistas que arrancou aplausos do público, interpretando uma música gospel. Nos bastidores, a estudante destacou a alegria em poder compartilhar seu amor pela música com todos os seus colegas. “Foi maravilhoso poder participar do show de talentos, vou continuar treinando em casa para ficar cada vez melhor”, finalizou Bianca.

Imprensa Petrolina PE

Bossa Nova Cabaret Bar, do Circo Grafitti, faz pausa para o final de ano; temporada vai até 4 de fevereiro no Teatro do Sesi SP

 

Com números musicais que trazem histórias livremente inspiradas em personagens, fatos e canções da Bossa Nova, o grupo paulistano Circo Grafitti, associado à Diorama Casa de Produção, montou Bossa Nova Cabaret Bar, uma comédia de variedades que está em cartaz no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313, São Paulo, SP) até 04 de fevereiro de 2024. Os ingressos são gratuitos.

Sucesso de público, o espetáculo terá sessão dupla nos dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro, às 17h e às 20h, e entra em recesso durante as festas de final de ano. Em 2023, as sessões vão até 17 de dezembro e o retorno está marcado para 11 de janeiro de 2024.

No elenco da montagem estão Rosi Campos, Helen Helene, Rachel Ripani, Luciano Schwab, Conrado Caputo, Danilo Martho, Diego Gazin, Efraim Ribeiro, Flávia Teixeira, João Pedro Attuy, Larissa Garcia, Naiara de Castro e Paloma Rodrigues. O texto e a direção geral são de Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian.

Bossa Nova Cabaret Bar é um espetáculo que tem cenas inspiradas em canções do período inicial da Bossa Nova – principalmente entre o final de 1958 e 1963 – justamente os anos que marcam os primeiros álbuns de João Gilberto. Cada cena traz um elemento teatral, circense ou de cabaré, misturando a linguagem sofisticada da bossa nova com o escracho, a poesia, as cores e a alegria do carnaval, se comunicando com públicos de diferentes idades e situações de vida.

Como é característico no trabalho do Circo Grafitti, esta nova montagem está calcada no estilo da comédia musical e no texto e arranjos musicais inéditos, com uma carnavalização do icônico movimento musical carioca, sob o filtro do humor e do lirismo.

A ação se passa no fictício espaço do “Copacabana Cabaret Bar”, em cenário criado por Attilio Martiñs, onde uma trupe de comediantes, atores e cantores faz um show sobre a Bossa Nova. A banda é composta por piano (Pedro Paulo Bogossian), Contrabaixo (Giullia Assmann), Bateria (Rodrigo Mardegan), Percussão (Jesum Biasin), Sax e Flauta (Ana Eliza Colomar).

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção Geral: Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian
Direção de atores: Helen Helene
Direção Musical: Pedro Paulo Bogossian
Elenco: Rosi Campos, Helen Helene, Rachel Ripani, Luciano Schwab, Conrado Caputo, Danilo Martho, Diego Gazin, Efraim Ribeiro, Flávia Teixeira, João Pedro Attuy, Larissa Garcia, Naiara de Castro, Paloma Rodrigues
Músicos: Pedro Paulo Bogossian – Piano
Ana Eliza Colomar - Sax / Flauta
Giullia Assmann – Contrabaixo
Jesum Biasin – Percussão
Rodrigo Mardegan - Bateria
Assistência de Direção: Sandra Mantovani
Assistência de Direção Musical: Pedro Ascaleta

Visualidades
Cenografia e Figurinos: Attilio Martiñs
Visagismo: Anderson Bueno
Adereços de Cenário e Figurino: Sidnei Caria
Design de Bonecos: Sidnei Caria
Fotografia: Ary Brandi

Corpo:
Direção de movimento e coreografia: JC Violla
Assistência de coreografia: Nelly Guedes

Preparação e tradução de LIBRAS: Mirian Caxilé

Iluminação
Design de Luz: Guilherme Bonfanti
Assistência e Operação de Luz: Francisco Turbiani
Operação de Seguidor: Lays Ventura

Sonorização
Design de Som: Luciano Monson, Gabriel Bocutti e Tocko Michelazzo
Operador de Mesa: Gilbel Silva
Microfonista: Adriana Lima e Káthia Akemi

Técnicos de Palco
Coordenador de Palco: Flávio Rodriguez
Camareiros: Ana Lúcia Arruda e Wellington Oliveira
Contrarregras: Flores Ayra e Sérgio Sasso
Roadie: Roupa Nova

Comunicação:
Assessoria de Comunicação: Canal Aberto - Márcia Marques, Carol Zeferino e Daniele Valério

Produção:
Direção de Planejamento e Produção: Fá Almeida
Coordenação de Produção: Karina Cardoso
Produção Executiva: Daniel Aureliano
Assistência de Produção: Eduardo Barros
Assessoria Jurídica: F&R Advogados
Realização: Grupo Circo Grafitti e Diorama Casa de Produção

Bossa Nova Cabaret Bar
Do Grupo Circo Grafitti
De 12 de outubro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024, de quinta a sábado, 20h; domingos, às 19h

Atenção:
Nos dias 7, 8, 14 e 15/12 haverá sessão dupla, às 17h e às 20h.
No dia 10/12 não há sessão.

Local: Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Jardins
Ingressos: Os ingressos gratuitos são liberados toda segunda-feira, a partir das 8h. Podem ser reservados no site www.sesisp.org.br/eventos
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade: Sessões com Libras e Audiodescrição em 29/10, 26/11, 03/12 e 28/01

Banco do Nordeste apresenta opções de investimento em infraestrutura a investidores em São Paulo

 

O Banco do Nordeste (BNB) apresentou, nesta quinta-feira, 7, na bolsa de valores B3, em São Paulo, as previsões de investimento de R$ 11 bilhões em infraestrutura em 2024, as oportunidades de negócios e, também, o escritório de apoio técnico a projetos de Parcerias Públicas-Privadas (PPP).

Segundo o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, o país está iniciando um bom momento para novos investimentos. "Os recursos estão voltando ao mercado e diversas oportunidades na área de atuação do Banco estão surgindo, a exemplo das ferrovias Nova Transnordestina e as linhas de integração, os portos de Pecém, Suape, Salvador, Aratu e o novo Porto Sul e, principalmente, em saneamento básico", afirma.

A apresentação foi feita durante o Fórum Infraestrutura Cidades e Investimentos, realizado pela revista Exame e B3, em São Paulo, que reuniu representantes de fundos de investimentos e financiadores de projetos, além de gestores públicos e prestadores de serviços.

De acordo com Aldemir Freire, o BNB vem executando um trabalho de diversificação de investimentos em infraestrutura. "São oportunidades que já começaram a surgir em 2023. Até o fechamento do terceiro trimestre, o Banco do Nordeste já havia contratado mais de R$ 3,3 bilhões em saneamento básico, portuário e logística. Esses segmentos responderam por 41% de todas as contratações de infraestrutura, setor que recebeu R$ 8,1 bilhões e inclui energia, combustível, comunicações, rodovias e ferrovias", afirma.

Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e servem para impulsionar os investimentos em serviços essenciais na área atendida pelo Banco do Nordeste, que inclui todos estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Energia
O segmento de energia continua tendo o maior peso relativo do investimento com cerca de 52%. Os projetos incluem geração e transmissão com cerca de R$ 4,2 bilhões. Os outros segmentos de infraestrutura foram comunicações (R$ 372 milhões), rodovias ou ferrovias (R$ 105 milhões) e gás natural (R$ 40 milhões).

Transporte limpo
Durante o Fórum Infraestrutura, o superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do BNB, Irenaldo Rubens, apresentou as linhas de crédito voltadas ao financiamento de projetos de transporte com combustíveis limpos. A expectativa é que o transporte coletivo passe por uma mudança significativa nos próximos anos, o que gera oportunidade de negócios.

Imprensa BNB

Franquia de sorvete MilkyLab inaugura quiosque no Shopping Tacaruna

 

A marca de sorvete MilkyLab vai inaugurar sua primeira loja em Pernambuco neste mês de dezembro. O quiosque, que tem como franqueados os empresários Thor Perruci e Sarah Biggers, será instalado no Shopping Tacaruna.

E para marcar a inauguração, a sorveteria com tema de gatinho preparou uma promoção especial, onde os 100 primeiros clientes poderão experimentar os famosos milkyshake ou cascão por apenas R$ 1 cada.

“Estamos muito empolgados e felizes por trazer uma marca tão divertida e descolada para a cidade. Além da qualidade indiscutível do produto, a variedade de sabores vai conquistar os corações dos pernambucanos”, conta Sarah. “Essa inauguração representa uma expansão da marca, que já tem lojas em Brasília, Salvador e Fortaleza. Recife é a quarta capital a receber a franquia”, destaca Thor.

DELÍCIAS GELADAS
O cardápio da MilkyLab oferece uma ampla variedade de sobremesas irresistíveis. Para começar, estão as casquinhas simples por R$5, com a opção de sorvete de baunilha ou açaí (R$9) e casquinhas com calda de chocolate ou caramelo por R$7. O diferencial da marca são os cascões coloridos com sorvete e recheios por R$ 17 ou cascão com açaí por R$22, disponíveis em sabores como oreo, ninho com nutella, ninho com pipoca e frutas vermelhas.

O menu conta ainda com seleção de sundays por R$15, em versões como oreo com ninho, ovomaltine, pipoca gourmet, caramelo toffee e torta de frutas vermelhas. Os milkyshakes também são diversos, incluindo opções como brigadeiro ao leite, Kit Kat, ovomaltine, torta de limão e muito mais, com preços a partir de R$ 17 (300ml) e R$ 20 (500ml). A MilkyLab oferece ainda a possibilidade de personalizar o seu shake, criando combinações com até três mixes, por R$ 19 (300ml) ou R$ 22 (500ml).

Serviço
MilkyLab Shopping Tacaruna
Onde: Próximo à praça de eventos
Horário de funcionamento: seg a sáb, das 9h às 22h; dom e feriados, das 12h às 21h
Instagram: @milkylab.tacaruna

Secretaria de Saúde oferece segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19

 

Último mês do ano chegou, e com ele as festas, comemorações e confraternizações para agradecer pelo ano vivido. Devido às aglomerações e o aumento dos casos de Covid-19 em algumas cidades do Brasil, o Ministério da Saúde lançou uma nota técnica orientando o público-alvo a tomar uma segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a doença.

Nesse primeiro momento, serão contempladas as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos a partir de 12 anos, que tenham recebido a última dose há 6 meses. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, orienta que a população procure as Unidades Básicas de Saúde do município para atualizar a caderneta de vacinação, principalmente para quem pretende viajar, pois esse é um documento importante e indispensável para muitos destinos.

A importância da vacina não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias.

Para se vacinar, basta comparecer em uma unidade portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação.

Imprensa Petrolina PE

Artista visual Max Motta transforma o Bar da Preta, em Olinda, com a mostra imersiva "Ferro e Fogo”

 

O Bar da Preta, em Olinda, se transformou em uma galeria de arte urbana com a chegada da mostra imersiva "Ferro e Fogo", assinada pelo artista visual Max Motta. As paredes do espaço agora exibem dez painéis artísticos exaltando os orixás, como Oxum, Xangô, Iansã, Ogum, Yemanjá, e sua profunda ligação com a natureza. A visitação estará aberta a partir deste sábado (09), das 16h às 20h, e seguirá todos os dias até 17 de dezembro.

Nesta imersão artística, Max também traz 15 telas inéditas que retratam a riqueza da ancestralidade preta, unindo figuras de matrizes africanas e do nordeste brasileiro. Cada obra presente na exposição é um convite para uma viagem emocionante pela história, transcendendo fronteiras temporais e geográficas por meio de uma narrativa visual poderosa.

Segundo o artista, "Ferro e Fogo é mais do que uma exposição de arte. É um retrato vívido de nossas raízes e uma poderosa homenagem à resistência negra. “Cada obra é um elo entre passado, presente e futuro, destacando a beleza e a resiliência da cultura afro-brasileira”, afirmou Max Motta.

Carmelia dos Santos, proprietária do Bar da Preta, expressa sua alegria em sediar a exposição: "O Bar da Preta, um espaço que sempre idealizei, tornou-se pioneiro na promoção da cultura negra em Pernambuco. É um lugar onde todos se sentem representados e acolhidos. Estou radiante por contribuir para esse movimento inovador que apresenta os orixás de uma maneira única e humanizada."

A entrada para a exposição 'Ferro e Fogo' oferece três opções: passaporte gratuito, colaborativo e investidor, proporcionando aos visitantes diferentes formas de participação e apoio à arte que podem ser adquiridas pelo site do Sympla. Embora haja acesso gratuito, aqueles que colaboram com R$10,00 concorrem a um kit de produtos de parceiros, enquanto quem investe com R$50,00 garante um print A3 de uma obra de Max Motta, além da participação no sorteio.

Sobre Max Motta:
Max Motta é um artista recifense e autodidata. Sua trajetória é uma jornada de aprendizado que se desenrola pelas paredes da cidade, transformando muros em telas que contam histórias. Inspirado por mestres como Caravaggio e Rembrandt, o artista absorve as nuances da arte clássica, aplicando-as de maneira única e ousada.

O trabalho dele vai além da técnica. É uma alegoria política e uma expressão otimista de uma classe historicamente subjugada. Sua arte desafia as leis do matiz e da luminosidade, criando uma narrativa visual, que não apenas representa, mas celebra a beleza extraordinária da Cultura Negra.

Serviço
Mostra Imersiva “Ferro e Fogo” do artista visual Max Motta
Onde: Bar da Preta, Rua do Sol, 225 - Carmo, Olinda;
Quando: De 09 a 17 de dezembro, das 16h às 20h.
Para mais informações: (81) 99771.8428 / (81) 99265.2413

Governadora Raquel Lyra entrega propostas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação para a ministra Luciana Santos

 

As propostas elaboradas pelos participantes da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foram entregues, nesta quinta-feira (7), pela governadora Raquel Lyra à ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O relatório do Plano Decenal de CT&I 2025-2035 foi feito por meio de construção coletiva e traz ações e estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor científico. A entrega aconteceu durante a cerimônia de encerramento do evento, no auditório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“A 5ª Conferência de Ciência e Tecnologia aponta para caminhos e estratégias para o plano de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia do Brasil entre 2025 e 2035. Tivemos muitas discussões sobre o avanço dessas áreas em Pernambuco, programas de desenvolvimento que tratam também de combustíveis, energia renovável, financiamento para essas pesquisas, a gente tem buscado fazer a nossa parte no Governo do Estado. O relatório final dessa conferência foi entregue à ministra Luciana Santos e nosso objetivo é investir de maneira muito forte em pesquisa e inovação, permitindo que mais mulheres participem desse tipo de iniciativa, para permitir mais igualdade de gênero”, destacou Raquel Lyra.

A 5º edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu nas cidades do Recife, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão). O momento reuniu pesquisadores científicos, representantes de empresas de tecnologia e todos os cidadãos interessados em elaborar propostas para o Plano Decenal de CT&I 2025-2035. Este plano tem quatro eixos: recuperação, expansão e consolidação do sistema de CT&I; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação; CT&I para programas e projetos estratégicos; e CT&I para o desenvolvimento social.

“Eu fico muito feliz por Pernambuco ser o primeiro Estado a realizar a conferência estadual. Essa escuta é decisiva para construir políticas de ciência e tecnologia junto àqueles que estão na ponta, que são os pesquisadores, professores e o setor produtivo. Recebi o relatório, claro que já conheço o sistema de ciência e tecnologia de Pernambuco, que é muito potente e respeitado nacionalmente. Por isso, eu acredito que a gente vai poder dar conta dos principais gargalos e desafios que foram apontados aqui pela conferência estadual”, afirmou a ministra Luciana Santos.

Integrada à V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição de Pernambuco foi a primeira a ser realizada no país. No Estado, é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Usina Pernambucana de Inovação – ambas vinculadas à Secti/PE. O objetivo é articular o sistema estadual de ciência e tecnologia em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação.

“É um evento que aconteceu em primeira mão em Pernambuco, mostrando que estamos sempre à frente. Fizemos de forma interiorizada, com o evento acontecendo presencialmente em três cidades pernambucanas para ouvir o que a população quer como política pública para a ciência, tecnologia e inovação no próximo decênio 2025-2035. E agora é o momento de entregarmos o resultado do nosso diálogo e da nossa construção coletiva”, pontuou a secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro.

O evento ainda contou com a entrega do prêmio Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Facepe. Os órgãos lançam anualmente um edital para premiar indivíduos que tenham se destacado nas pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

Entre os homenageados estão: professores Cid Bartolomeu de Araújo; Marcelo dos Santos Guerra Filho; Ana Cristina de Almeida Fernandes; Savia Gavazza; Suzana Maria Gico Lima Montenegro; e Fabiana Moraes.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Mariana Melo (Mulher) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). César Augusto, diretor de inovação; Tereza Campos, superintendente geral do IMIP; Sérgio Cavalcanti, líder de inovação do grupo Cornélio Brennand; Maria Fernanda Pimentel, diretora presidente da Facepe; José Roberto Cavalcanti, vice-reitor da UPE; Joaquim Martins Filho, diretor de pesquisa e pró-reitor de Pesquisa e Inovação em exercício da UFPE; e Joana Portela, secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, também prestigiaram a solenidade.


Imprensa PE

O livro de poesias O gosto amargo dos metais e o romance Siríaco e Mister Charles são os vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

 



Siríaco e Mister Charles, do cabo-verdiano Joaquim Arena, editado pela Quetzal, foi anunciado vencedor, durante cerimônia na Sala Vermelha do Itaú Cultural, pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que, em seguida, puxou uma conversa online com o autor. O superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa, anunciou O gosto amargo dos metais, da suíça naturalizada brasileira Prisca Agustoni, editado pela 7 Letras. Na sequência, ele chamou a poeta ao palco e lhe deu a palavra.

“Meu livro trata do eco crime de Mariana e Brumadinho. Senti necessidade de escrever, porque a ideia de um rio que morreu nunca tinha atravessado a minha imaginação. Diante do impacto dessa notícia e das imagens que a seguiram, nos dias e nas semanas após essa tragédia, senti um profundo silenciamento interno”, disse Prisca. “Achei que através da poesia poderia tentar trazer uma palavra que pudesse dar uma luz, como se fosse um processo de regeneração da palavra, daquilo que nos é mais caro e mais frágil, que é a nossa percepção do mundo. Acho que a poesia foi o caminho que encontrei para tentar recuperar uma voz atordoada e silenciada após o impacto e de tantas mortes”, completou.

“Eu nasci em Cabo Verde e minha primeira língua, até os cinco ou seis anos, foi o crioulo. Depois imigramos para Portugal e nos tornamos completamente portugueses ‘fora de portas’, ou seja, éramos caboverdianos dentro de casa, comíamos, bebíamos e cantávamos e riamos como caboverdianos, mas, fora, éramos portugueses. A nossa mãe falava em português conosco, só de vez em quando falava em crioulo. Penso que o Brasil é o Brasil, Cabo Verde é Cabo Verde, por causa dessa troca de experiências, desse movimento de povos para sul, norte, leste, oeste. Isto faz parte também da literatura”, disse Arena.

“A literatura é feita da contação de histórias, que são momentos vividos por pessoas que se deslocam ao longo da nossa história e da história do Atlântico. Os povos foram misturando-se e viajando e é a partir daí que vem todas essas experiências, trocas e essa miscigenação que somos nós caboverdianos, os brasileiros e até, também, os portugueses, que tiveram uma população de pessoas levadas de África para Portugal e chegaram a constituir 10% da população de Lisboa. Portanto, o sangue africano está entre nós e isso reflete esse movimento e esse encontro de culturas e povos. Homens e mulheres que foram se cruzando ao longo do século”, concluiu.

O encontro, que pode ser assistido aqui, foi conduzido pela atriz Fernanda D’Umbra e teve performance da slammer Luz Ribeiro e apresentação do escritor Santiago Nazarian, jurados desta edição do Prêmio. Selma Caetano, diretora da Oceanos Cultura, responsável pela gestão da premiação, abriu a cerimônia.

Estiveram presentes, ainda, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva e a Diretora do Instituto Camões no Brasil, Alexandra Pinho, além de jurados da premiação e dos poetas brasileiros finalistas Claudia Roquette-Pinto, Guilherme Gontijo Flores e Prisca Agustoni.

“O Prêmio Oceanos é um trabalho coletivo constante de promoção da língua portuguesa, e existe para colocar os leitores diante da produção literária da geração contemporânea de escritores do idioma – geração esta que é muito bem representada pelos 10 livros finalistas de 2023” diz Selma. “Títulos que, sem exceção, nos arrancam da imobilidade ao reconhecer e denunciar traumas passados e recentes, e apontar novas perspectivas”, completa.

“A cada edição percebemos um amadurecimento do Oceanos, ainda mais próximo do que pensamos desde o início: promover um real e efetivo intercâmbio entre editores e autores dos países de língua portuguesa. O resultado em 2023 fortalece este propósito”, diz Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. “A novidade desta edição – dividir as categorias entre prosa e poesia, com dois júris diferentes para avaliar os inscritos – é mais um passo nessa direção.”

Júri

Para chegar ao resultado de prosa, um júri composto pelos brasileiros André Sant'Anna, Eliane Robert Moraes, José Castello, Schneider Carpeggiani, pelo moçambicano Nataniel Ngomane e pela portuguesa Clara Rowland leu os cinco romances finalistas. O júri para chegar à vencedora de poesia, foi formado pelos brasileiros Célia Pedrosa, Maria Esther Maciel, Tatiana Pequeno e pelos portugueses Carlos Mendes de Sousa e Golgona Anghel, que também leram as obras dos cinco finalistas de poesia. Ao todo, participaram do processo de avaliação 159 jurados de quatro diferentes países. A lista completa está disponível aqui.

Além do livro vencedor, os finalistas de poesia foram Alma Corsária, de Cláudia Roquette-Pinto (34), Diário da encruza, de Ricardo Aleixo (Segundo selo), Entre costas duplicadas desce um rio, de Guilherme Gontijo Flores (Ars et Vita), O gosto amargo dos metais, de Prisca Agustoni (7Letras) e Paraíso, de Pedro Eiras (Assírio & Alvim).

“Os livros de poesia finalistas desta edição do Oceanos trazem uma característica comum à produção contemporânea de dialogar com a tradição e, ao mesmo tempo, lançar cada vez mais um olhar crítico para questões sociais e políticas, em uma confluência de rigor estético e ético”, diz Manuel da Costa Pinto, curador do Oceanos no Brasil, que também esteve presente na cerimônia.

Os finalistas de prosa apresentados pelo escritor Santiago Nazarian foram A história de Roma, de Joana Bértholo (Caminho), A última lua de homem grande, de Mário Lúcio Sousa (Dom Quixote), Misericórdia, de Lídia Jorge (Dom Quixote) e Naufrágio, de João Tordo (Companhia das Letras Portugal).

“Entre os finalistas de prosa, é de ressaltar a diversidade temática e de estilo. Destes temas tidos como urgentes na atualidade, como o lugar da mulher no mundo, o envelhecimento ou ou o abuso, a assuntos mais universais onde se incluem o lugar da memória, a herança coletiva o confronto entre visões diferentes do mundo ou a ideia de viagem enquanto constitutiva da ideia de literatura”, observa Isabel Lucas, curadora do Oceanos em Portugal. “Do experimentalismo de alguns livros, ao formato mais canónico de outros, sobressai ainda a procura de novas formas de linguagem capazes de transpor uma inquietação muito deste tempo”, conclui ela.

Os vencedores

O gosto amargo dos metais, de Prisca Agustoni

A obra nasce do impacto dos crimes ambientais ocorridos em Minas Gerais, primeiro em Mariana e depois em Brumadinho, em que uma avalanche de lama de rejeito de mineração destruiu bairros inteiros, tirou centenas de vidas e tingiu de marrom o rio doce, um dos mais importantes do Brasil. “As imagens terrificantes que circularam me lembraram uma tragédia de proporções épicas, como se o mundo estivesse vivendo um novo fim – e, paradoxalmente, um estranho recomeço”, diz a autora no prefácio do livro.

Prisca Agustoni (1975) é poeta, tradutora e professora de literatura na faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora. Nascida na Suíça e vivendo no Brasil, escreve e se autotraduz em italiano, francês e português. Suas publicações mais recentes são Un ciel provisoire, Casa dos ossos, animal extremo, O mundo mutilado, L’ora zero e Língua sommersa.

Síriaco e Mister Charles, de Joaquim Arena

O livro conta a história de uma amizade ficcional entre dois personagens reais. De um lado, o jovem cientista Charles Darwin. De outro, Siríaco, um desconhecido homem negro, ex-escravizado, que nasceu no Brasil, foi educado em Portugal e, por ter a pele marcada por vitiligo, integrou a chamada “corte exótica” da Rainha Dona Maria I, composta ainda por indígenas e pessoas com nanismo. No romance, os dois se encontram em Cabo Verde (e aqui tudo já é ficção), lugar em que Siríaco decidira viver após ancorar na Ilha de Santiago com a família real durante a fuga de 1807, e onde Darwin passou 16 dias no início de suas investigações naturalistas que teriam como resultado o livro A Origem das Espécies.

Joaquim Arena é escritor e formado em Direito, em Lisboa. Nascido na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, é filho de pai português e mãe cabo-verdiana. Foi assessor do presidente Jorge Carlos Fonseca até 2021. A Verdade de Chindo Luz foi o seu primeiro romance, depois publicou Debaixo da Nossa Pele, um ensaio-reportagem sobre os seus antepassados, escravos e trabalhadores livres nos campos de arroz do Vale do Sado.

Novidades da premiação

Pela primeira vez na história do prêmio, as inscrições foram divididas entre prosa e poesia e foram formados dois júris diferentes para avaliar os inscritos de poesia e os de prosa/dramaturgia. Entre 1.188 inscritos de poesia foram selecionados 21 semifinalistas e depois, entre esses, cinco finalistas. Entre 1.466 de prosa, foram selecionados 20 semifinalistas e depois, entre esses, cinco finalistas. A novidade da edição 2023 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que teve recorde de inscrições, culminou com a divulgação dos dois vencedores: um de prosa e outro de poesia, que recebem R$ 150 mil cada.

O prêmio

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Banco Itaú, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa, do Instituto Cultural Vale, do Magazine Luiza e do Skeelo; o apoio do Itaú Cultural, da Biblioteca Nacional de Moçambique e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e o apoio institucional da CPLP. O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos e pelo Itaú Cultural.


Mais 55 concluintes em Formação de Gerentes são certificados pelo Programa Qualifica Arcoverde


Na última quarta-feira (06), aconteceu na Casa das Juventudes de Arcoverde o ato de conclusão da Formação de Gerentes. A ocasião possibilitou a entrega de certificados aos 55 concluintes que se fizeram presentes.

A atividade integra as ações do Programa Qualifica Arcoverde, o qual é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Juventude e das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico.

Já são quase 8 mil pessoas capacitadas no município pelo referido programa, que tem como característica principal favorecer através de mais de 100 cursos, oficinas e outras atividades formativas, que jovens e adultos tenham um diferencial competitivo para o mercado de trabalho, assim como em iniciativas empreendedoras.

Imprensa Arcoverde PE 

Alimento a Gente Compartilha!


*São Paulo, dezembro de 2023 –* O *Instituto Assaí*, em parceria com mais de 90 instituições, está promovendo a campanha *'Alimento a Gente Compartilha'*. A ação, que acontece de 1º a 17 de dezembro, nas mais de 280 lojas do Assaí distribuídas pelo Brasil, tem como objetivo mobilizar clientes, fornecedores(as) e colaboradores(as) para compartilhar alimentos que serão entregues às famílias em situação de vulnerabilidade, e espera chegar a 400 toneladas de alimentos arrecadados. 
 
Durante o período da campanha, todas as lojas do Atacadista contarão com pontos de coleta. Nesses espaços, os(as) clientes poderão doar qualquer tipo de alimento não perecível e itens de cesta básica: arroz, feijão, óleo, leite em pó, açúcar, molho de tomate, macarrão, farinhas, enlatados, entre outros.  
 
Nos dias 2 e 9 de dezembro, voluntários(as) das instituições sociais parceiras estarão presentes nas lojas para uma ativação de sensibilização. As organizações sociais cadastradas são responsáveis por garantir a operação e redistribuição dos alimentos para as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. 
 
Além das arrecadações feitas pelos(as) clientes, o Instituto Assaí irá doar mais 15% da quantidade total arrecadada durante a campanha, ou seja, a cada 10 kg de alimentos serão doados mais 1,5kg de comida. 
 
*Serviço: Campanha 'Alimento a Gente Compartilha'* 

*Período:* de 1º a 17 de dezembro  

*Pontos de coleta:* Todas as lojas do Assaí  

*Para saber mais:* https://institutoassai.org.br/ 
 
*Sobre o Instituto Assaí*  

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/

Conselho Deliberativo da Sudene vai analisar diretrizes e programação financeira do FNE para 2024


Recife (PE) - O Conselho Deliberativo da Sudene realizará sua 32ª reunião no próximo dia 13, na capital pernambucana. O encontro contará com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, governadores da área de atuação da instituição e representantes dos setores produtivos e dos trabalhadores. A pauta do encontro foi debatida pelo Comitê Técnico do Condel no fim da tarde desta quarta-feira (6). Ficou acertado que os principais itens serão as diretrizes, prioridades e programação financeira do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) para 2024 e a composição dos municípios do semiárido. 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirmou que o Conselho Deliberativo irá fixar as metas de 2024 dos fundos regionais. “Esses fundos, os principais instrumentos de atração de investimentos e promoção do desenvolvimento regional, têm R$ 40 bilhões para o próximo ano. E nós vamos discutir as prioridades para a aplicação desses recursos”, destacou.

Segundo Danilo Cabral, a 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene ocorrerá conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste de Governadores, que deverá eleger a composição da diretoria para o próximo período. Atualmente, o governador da Paraíba, João Azevedo, preside o colegiado. 

Durante o encontro de hoje, foram detalhadas as diretrizes e prioridades do FNE para 2024, bem como sua programação financeira, elaborada pelo Banco do Nordeste, a partir de reuniões realizadas em cada um dos estados que estão sob a abrangência da Sudene. Para o próximo ano, estão previstos recursos da ordem de R$ 38,7 bilhões para aplicação nos diversos setores produtivos, como agricultura, pecuária, comércio e serviços, indústria, turismo, entre outros. Ainda sobre o FNE, será analisado o Relatório de Resultados e Impactos do Fundo em 2022.

Também serão analisadas as diretrizes e prioridades para a aplicação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que serão baseadas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), levando em consideração seus sete eixos estratégicos. São eles: infraestrutura econômica e urbana, educação, desenvolvimento produtivo, desenvolvimento social, capacidades governativas, inovação e meio ambiente. O Fundo terá R$ 1 bilhão para o financiamento de empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas.

“Além disso, vamos tratar sobre a questão do semiárido, esse território tão importante do Nordeste, que precisa de uma atenção especial”, acrescentou Danilo Cabral. É item de pauta a apreciação do relatório conclusivo sobre os resultados da análise das argumentações técnicas apresentadas como irresignação contra a exclusão de municípios do semiárido. O Conselho Deliberativo irá decidir sobre a exclusão de 50 municípios e a inclusão de outras 215 cidades. Atualmente, o semiárido é formado por 1.215 municípios.

Mostra Tua Dança chega a sua terceira edição em Caruaru


 Intensa, divertida e emocionante: é isso que promete a terceira edição do projeto Mostra Tua Dança, que será realizada, no dia 16 de dezembro, no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru.
Idealizado pela bailarina e professora Monique Santos, diretora do TiaMô Estúdio de Dança, o projeto reúne bailarinos e bailarinas de diversas faixas etárias em coreografias de diferentes estilos de dança.

 “Essa promete ser a maior edição, estamos muitos ansiosos. Nossas apresentações são marcadas por uma linguagem democrática e cheia de significados, demonstrada através de movimentos modernos, expressivos, ritmados e atemporais”, explica Monique.

 O Mostra Tua Dança está marcado para as 19h. Os ingressos antecipados custam R$ 25 e, na bilheteria, custarão R$ 35.

*Sobre Monique Santos* - Bacharela em Educação Física, é formada como intérprete e pesquisadora em dança e atua, principalmente, nas áreas de balé clássico, dança contemporânea e danças urbanas como coreógrafa, professora e bailarina.

*Sobre TiaMô Estúdio de Dança* – Com turmas formadas por crianças, adolescentes e adultos, o estúdio oferece mais de 20 opções de turmas, sendo algumas delas dança contemporânea, heels, balé clássico, danças urbanas e alongamento. O espaço funciona de segunda a sexta, todos os horários, e no sábado apenas pela manhã, na Rua Laudelino Rocha, 135, e dispõe de mensalidades a partir de R$ 40.

MotorShow PE: salão de automóveis foca nos carros elétricos e híbridos no RioMar Recife


O MotorShow PE chega à 7° edição focado nos carros elétricos e híbridos e proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer todas as novidades do mercado automotivo em um único local. O evento, que tem assinatura de André Cavalcanti, curadoria de Jorge Moraes e produção da Libre Promo, acontece entre os dias 7 e 17 de dezembro no Piso L3 do RioMar Recife, com entrada gratuita. 

Segundo André Cavalcanti, os visitantes têm a chance de comparar diferentes modelos e tecnologias a poucos passos de distância. "Quem for até o salão, vai ter a oportunidade de explorar as últimas inovações em veículos elétricos e híbridos, conhecer modelos de várias marcas, entender os benefícios ambientais e econômicos, além de participar de test drives (que são agendados no salão e realizados na concessionária), para experimentar a condução suave e silenciosa. Especialistas na área também estarão presentes para fornecer informações detalhadas sobre tecnologia, carregamento e segurança. Este evento oferece uma visão emocionante do futuro da mobilidade elétrica e híbrida", explica.

O mercado automotivo está em constante evolução, com lançamentos e inovações acontecendo a cada ano. Para o consumidor médio, é desafiador acompanhar todas essas mudanças e atualizações. "Este evento se destaca como uma vitrine abrangente, onde o público pode não apenas tomar conhecimento de uma ou outra marca, mas também ficar atualizado sobre todas as últimas tendências e lançamentos de uma só vez. O MotorShow PE oferece uma experiência única e essencial para qualquer pessoa interessada no mundo dos automóveis", compartilha André.

Como o único Salão do Automóvel no Nordeste com foco no varejo, oferece aos visitantes a chance única de ver de perto as últimas novidades. "O evento é estratégico para os expositores e pode ser o ponto de partida para o sonho de muitos consumidores, especialmente com a presença das melhores marcas de luxo. O MotorShow PE é onde os sonhos automotivos se tornam realidade", finaliza o empresário.

*Serviço:*
Quando: 7 a 17 de dezembro de 2023
Onde: Riomar Recife, Piso L3, próximo da Praça de Alimentação
Entrada gratuita

Liverina confirma participação na 6ª Edição do "Dose Convida" no BeerDock


No dia 10 de dezembro, a partir das 16h, o BeerDock será palco da 6ª edição do "Dose Convida", apresentando uma seleção musical diversificada e a participação especial da cantora recifense Liverina, que recentemente lançou no mesmo local, o single Lugar de Fala, já disponível nas principais plataformas digitais.

Além de Liverina, o evento contará com performances das bandas Caue Castro, Diablo Motor, Catarina Rosa, Herdeiros, Sonika, Howay, Fabian James, Ana Maria, Bebeto Cruz, Vitraiz e Dose de Romeu.

A dinâmica do evento será marcada por um inimigo secreto, proporcionando momentos de risadas, boa música e o clima acolhedor de confraternização. Para encerrar a noite de forma memorável, a banda Forte 5 apresentará um emocionante cover dos icônicos The Beatles.

Para Liverina, o evento é, também, uma oportunidade de celebrar e compartilhar suas canções com seus fãs. _"É uma honra estar entre artistas tão legais. Vai ser massa compartilhar minha música com o público e confraternizar com meus colegas da cena independente."_ confessou Liverina.

Aos interessados, o BeerDock fica localizado na rua Maria Carolina 273, bairro de Boa viagem. A entrada é gratuita via Sympla, e o couvert no BeerDock será de R$15.

Avanço da gengivite pode causar perda dos dentes


Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, quase metade dos adultos americanos idosos apresentam sinais de doença gengival e 9% se encontram em estado grave, com a doença periodontal. A gengivite consiste em uma inflamação inicial dos tecidos periodontais, ou seja, é um processo inflamatório que acomete única e exclusivamente os tecidos gengivais. 

Ela é causada por acúmulo de bactérias decorrentes de uma escovação bucal mal feita, inflamando a gengiva. “O principal sintoma é o sangramento na gengiva, que o paciente vai perceber ao escovar os dentes ou quando estiver se alimentando, assim como mudança na coloração da área gengival, ela fica mais avermelhada e aumenta o volume”, explica a tutora da Odonto FPS, Leila Coimbra.

Periodontite

Uma vez que essa gengivite não é tratada da forma correta, a inflamação no tecido gengival persiste e evolui. “Ela vai deixar de acontecer apenas no tecido da gengiva e vai passar a acometer outros tecidos de sustentação do dente como o ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. As bactérias ficam mais livres para invadir e destruir os tecidos embaixo das gengivas, causando doença gengival avançada e dificultando o tratamento”, afirma Leila.

Diabéticos, pessoas que fumam, rangem os dentes ou estão tomando alguns tipos de medicações possuem chance maior de desenvolver as doenças gengivais. “Sendo de um grupo mais suscetível ou não, é importante estar atento aos sangramentos, pois muitas vezes o paciente não sente dor, sendo assim uma doença silenciosa. Outro sintoma recorrente é que o dente vai perdendo a sustentação, tendo mais mobilidade, e também a halitose, mais conhecida como mau hálito devido ao acúmulo de bactérias”, reforça a Leila. Segundo ela, a principal consequência da periodontite é a perda do dente, já que a sustentação vai sendo prejudicada. 

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenção é sempre manter uma boa higienização bucal, escovando os dentes de duas a três vezes ao dia com utilização do fio dental e realizar as consultas de rotina com o dentista. “É importante entender a necessidade da escovação, como ela deve ser feita, saber que a escova precisa ter cabeça pequena e as cerdas macias e entender que a escovação é jeito e não força”, orienta a tutora da Odonto FPS. 

A doença periodontal não tem cura. “O periodontista vai realizar uma raspagem para retirar esse acúmulo de bactérias. Uma vez tratada, a gengivite é reversível, o tecido volta à sua condição de origem, sem deixar sequelas no paciente”, explica Leila sobre a fase inicial que, se não tratada, pode ser mais difícil de curar.

Avançando para uma periodontite, o tratamento consiste em sessões de raspagem tanto supra quanto subgengival, associada à orientação de higiene bucal. “Lembrando que a gente estabiliza o caso do paciente mas, uma vez que ele tem a periodontite, ele fica com sequelas, como a perda do tecido ósseo. Então, torna-se necessário retornos periódicos ao consultório para evitar que essa doença evolua de novo”, finaliza.

Médica explica os benefícios do laser de CO2 para a saúde íntima feminina


Indolor e não invasivo, o tratamento do laser de CO2 é revolucionário e traz inúmeros benefícios para tratar da saúde íntima de mulheres 

O corpo da mulher passa por inúmeras transformações ao longo de sua vida. Neste contexto, a saúde íntima é um dos pontos que merecem atenção diferenciada a cada fase. Principalmente tendo em vista as grandes alterações hormonais e comportamentais que ocorrem conforme as mulheres navegam pelas suas diferentes idades reprodutivas. É neste âmbito que surge o laser íntimo, uma das mais modernas tecnologias disponíveis para auxiliar na manutenção da saúde e da qualidade de vida das mulheres. 

 Este tratamento, também conhecido como laser fracionado vaginal, funciona a partir do uso do laser de CO2, já aplicado em diversas áreas da saúde e em procedimentos estéticos. “Indolor e não invasivo, o tratamento do laser de CO2 é revolucionário e traz inúmeros benefícios para tratar da saúde íntima de mulheres, de todas as idades, sendo um procedimento que utiliza o gás carbônico (Dióxido de Carbono) no tratamento da região íntima feminina”, esclarece a ginecologista, Soamy Bezerra. 

Entre os benefícios do laser de CO2, está o rejuvenescimento, o tratamento da incontinência urinaria, o alívio do ressecamento vaginal e coceira, além do combate as infecções vaginais recorrentes. Para as mulheres que têm algum dos sintomas, o mais indicado é procurar um profissional qualificado para ter mais informações sobre o laser e fazer uma análise de como o tratamento pode ser mais eficaz para a patologia.  

 Além disso, após a gravidez algumas mulheres, com o passar do tempo, percebem certa diminuição na elasticidade e firmeza da região. Para esses casos, o laser atua para auxiliar os resultados de rejuvenescimento da área íntima, estimulando a produção de colágeno e promovendo a viscosidade da pele e a elasticidade vaginal. Ainda de acordo com a especialista, outro benefício importante é o tratamento da incontinência urinária, onde muitas mulheres sofrem com a perda involuntária de urina ao rir, tossir ou praticar atividades físicas. Nesses casos o laser de CO2 fortalece os tecidos da região íntima, melhorando o tônus muscular e reduzindo os episódios de incontinência. 

Sintomas ocasionados pela menopausa como o ressecamento vaginal e coceiras, que incomodam e causam dor durante as relações sexuais podem ser tratados com o CO2, pois o laser estimula a produção de colágeno e elastina, assim melhorando a lubrificação da vagina, aliviando os sintomas incômodos junto ás propriedades antibacterianas e antifúngicas o laser também ajuda no tratamento de infecções vaginais recorrentes combatendo os microrganismos causadores das infecções, promovendo uma melhora significativa na saúde íntima. 

SERVIÇO: 

Dra. Soamy Bezerra Martins 
Endereço: Empresarial Rio Mar Trade Center, Torre 1 - sala 513
Instagram: @dra.soamybmartins

Administração de Noronha divulga programação inédita do ciclo de Natal e as atrações do réveillon

*Administração de Noronha divulga programação inédita do ciclo de Natal e as atrações do réveillon*

Fernando de Noronha está nos últimos preparativos para dar início ao ciclo natalino, bem como à famosa e concorrida festa de réveillon, no dia 31 de dezembro, um dos eventos mais aguardados por noronhenses e turistas que estarão na ilha. Para a chegada de 2024, estão confirmadas as apresentações de Dudu Nobre, Marron Brasileiro, Felipe França e Rasta Lovers Noronha. 
 
O ciclo natalino, uma grande novidade para o arquipélago, vai ter início já nesta sexta-feira, 8 de dezembro, quando será acesa a árvore e se dará a bênção do presépio, na Praça da Mãezinha. Em seguida, o saxofonista Joelson Santos animará a noite.

No sábado (9), o jornalista e contador de histórias, Gustavo Bezerra, irá fazer a leitura do Conto de Natal, do autor inglês Charles Dickens. Já a tão esperada chegada do Papai Noel vai ocorrer no dia 22 de dezembro, no carro do Corpo de Bombeiros, às 17h. Na ocasião, o “bom velhinho” entregará presentes às crianças da ilha.  

No sábado (23), as pessoas vão poder acompanhar a apresentação do Pastoril Noronhense, e, na véspera de Natal, 24 de dezembro, terá a tradicional Missa do Galo, que será presidida pelo padre Wesley de Souza. Já o culto em Ação de Graças, da Igreja Assembleia de Deus, ocorrerá no dia seguinte, na segunda-feira (25). Todos esses eventos serão realizados na Praça da Mãezinha.

Para a administradora do arquipélago, Thallyta Figuerôa, a programação foi pensada não só para o turista, mas também para a população local, para as pessoas que vivem o dia a dia da ilha. “É a primeira vez que se realiza um ciclo natalino em Noronha, e isso é muito significativo pra gente, pois representa a gratidão que temos com essa data tão importante, o nascimento de Jesus. Então, será uma programação voltada mais para o morador da ilha, para as famílias noronhenses. Já a festa de réveillon unirá diversos ritmos musicais, agradando a população local e pensando também no turista. As atrações levarão animação do forró ao samba, passando por ‘pratas da casa’, ou seja, é uma festa democrática e diversificada. E unir a magia do Natal com a beleza e o paraíso que é Fernando de Noronha, para nós é algo bastante simbólico e especial”, destacou. 

Para celebrar a entrada de 2024, no palco que será montado na Praia do Porto, foram escalados os cantores Dudu Nobre, dono de muitos hits, que promete muito samba para a ilha; a música pop do Rasta Lovers Noronha (Jaú), com o melhor do reggae, e o cantor Felipe França, que vai levar muita animação e forró ao palco. Encerrando a programação, subirá ao palco o carnavalesco Marron Brasileiro, dono de sucessos como “A Vida Inteira te Amar” e “Essa cidade vai tremer e a galera vai suar”. O evento começará a partir das 20h e seguirá até as 4h30 da manhã.

Encerrando a programação natalina e o de fim de ano, no dia 6 de janeiro, às 20h, será feita a Queima da Lapinha, na Praça da Mãezinha. 

André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes do distrito, destaca que essa será uma festa democrática, para as pessoas poderem celebrar a chegada do ano novo da melhor forma possível.

"Estamos com excelente expectativa para o réveillon de Fernando de Noronha. Pensamos com carinho em atrações para todos os gostos, que trouxessem uma diversidade musical e cultural para a ilha. O nosso objetivo é que todos possam curtir os shows e que esse momento seja algo inesquecível e marcante para cada um. É uma honra poder proporcionar alegria às pessoas”, disse.

*Programação*
 
- Dia 08/12 (sexta), às 20h
Bênção do presépio. Acendimento da árvore principal na Praça da Mãezinha.
Show de Joelson Santos Sax. 

- Dia 09/12 (sábado), às 17h 
Conto de Natal com Tio Guga, na Praça da Mãezinha.

- Dia 22/12 (sexta), às 17h 
Chegada do Papai Noel (Bombeiro) e entrega dos presentes, na Praça da Mãezinha.
Banda do Corpo de Bombeiros.

- Dia 23/12 (sábado), às 20h 
Apresentação do Pastoril Noronhense, na Praça da Mãezinha.

- Dia 24/12 (domingo), às 20h 
Missa do Galo, na Praça da Mãezinha.

- Dia 25/12 (segunda), às 20h 
Culto em Ação de Graças da Igreja Assembleia de Deus, na Praça da Mãezinha.

- Dia 06/01/2024 (sábado), às 20h
Queima da Lapinha, na Praça da Mãezinha.

*Réveillon Multicultural*

- Dia 31/12/2023 (domingo) - Praia do Porto, a partir das 20h
Atrações: Dudu Nobre, Marron Brasileiro, Felipe França e Rasta Lovers Noronha.

Imprensa FN

Confira o que abre e o que fecha em Igarassu nesta sexta (08)


Nesta sexta-feira (08), Igarassu celebra Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva da cidade. A data é feriado desde 1758, marcada pela devoção ao sagrado coração de Jesus, que suspende diversos serviços municipais, incluindo os do edifício-sede.

A cidade, contudo, não fica inativa: os serviços de limpeza e o comércio seguem normalmente e a secretaria da Cidade atende apenas serviços emergenciais. A Educação, em respeito à celebração, não tem atividades.

Na área da saúde, apenas serviços de urgência e emergência funcionam, retomando as atividades na segunda-feira (11).

Imprensa Igarassu PE 

Lojas da Neoenergia no Recife e em Camaragibe fecham nesta sexta


A Neoenergia Pernambuco montou um esquema especial para atender seus clientes durante o feriado desta sexta-feira (8), no Recife, quando se celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição. A empresa vai intensificar o atendimento via teleatendimento, no número 116, e site oficial. O Whatsapp, no 81.3217-6990, e o aplicativo também estarão funcionando normalmente.

“Estamos prontos para atender todos os clientes que nos procurarem durante o feriado. Seja para informar uma interrupção no fornecimento de energia ou solicitar algum serviço comercial. Tudo isso organizado junto com a área operacional, que está focada na continuidade e na qualidade do serviço com segurança”, afirmou o gerente comercial da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.

Nas ruas, as equipes de plantão seguem o seu trabalho normalmente. Todo o sistema elétrico estará sendo monitorado no Centro de Operações Integradas (COI), que conta com controladores e engenheiros à disposição dos clientes.

Confira as lojas que estarão fechadas nesta sexta-feira (8):

*RECIFE*
*Pina*
Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 510

*Recife Centro*
Endereço: Avenida Visconde de Suassuna, 186, Santo Amaro

*Casa Amarela*
Endereço: Rua Armando Gaioso, 67

*Madalena*
Endereço: Rua Carlos Gomes, 50

*CAMARAGIBE*
Endereço: AV Belmiro Correia, 747

Shopping Guararapes lança novo espetáculo de Natal


O Shopping Guararapes ressalta a celebração dos seus 30 anos com mais um espetáculo na programação natalina, oferecendo uma experiência alegre e bonita para toda a família. Agora, de quinta a domingo, personagens natalinos se apresentarão em shows gratuitos, às 19h (quintas e sextas) e às 18h (sábados e domingos). O Papai Noel, Rei do Gelo, Pirulito, a Boneca de neve, Flor natalina e os flocos de neve já estão confirmados na atração. 

As noites no mall serão marcadas por apresentações inesquecíveis, com personagens temáticos que deslizarão pela pista, criando um verdadeiro musical, espetáculo cativante com dança, música e representação, que promete transportar todos para um mundo de magia e alegria. A programação, que vai até o dia 23 de dezembro é gratuita e aberta ao público. A pista de gelo está localizada na Praça de Eventos do Shopping.

“Acreditamos que esse novo espetáculo vai encantar ainda mais nossos clientes e visitantes”, afirma Dora Linhares, gerente de Marketing do Shopping Guararapes. “A pista de gelo já é um sucesso, e agora, com o espetáculo, queremos iniciar o mês dezembro com uma experiência ainda mais completa e memorável para todos que celebrarem o Natal conosco”, completa.

Natal Mágico: MRV possibilita a conquista do “primeiro apê” com sinal a partir de 200 reais


Ao longo de todo o mês de dezembro, a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, realiza uma campanha especial para aqueles que desejam fechar o ano realizando o sonho do seu primeiro imóvel. Com um sinal de a partir de 200 reais, os interessados podem assinar o contrato para conquistar o seu primeiro apê. 

A campanha é mais uma da série de ações promovidas pela construtora ao longo de 2023 com foco em gerar mais proximidade com o seu público e proporcionar a virada de chave na vida das pessoas com a conquista do imóvel. Para a condição especial, é feita uma avaliação do valor do sinal a partir da unidade escolhida e a capacidade de financiamento do cliente. “Pesquisas recentes já indicaram que a casa própria é o desejo de 90% da população brasileira e uma das principais metas de muitos deles. Pensamos na campanha de forma a fazer com que o cliente saiba que ele pode, com um valor inicial mínimo de 200 reais, realizar esse sonho”, afirma Thiago Ely, Diretor Executivo Comercial da MRV. 

Com o nome de “Natal Mágico”, a campanha é válida para todos os empreendimentos da MRV em todas as cidades do Brasil, onde a empresa atua. São mais de 45 mil imóveis com a oportunidade em todas as regiões do Brasil. Somente na Região Metropolitana do Recife, são mais de mil unidades disponíveis. Além da capital, as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe também possuem estoques enquadrados na campanha. A ação ainda contará com a presença de Papai Noel no dia 16 de dezembro, nas lojas de Piedade e Paulista, para fotos e recepção dos visitantes. “Muitas vezes, falta apenas uma oportunidade diferenciada para que aquela pessoa tome a decisão e tire os planos do papel”. “A MRV quer que o Natal de todas essas famílias seja mágico”, comenta Thiago Ely. 

A condição especial da campanha também pode ser aliada as do programa Minha Casa, Minha Vida, que recentemente teve suas regras modificadas, oferecendo ainda mais melhorias e possibilidades às famílias brasileiras. A reforma trouxe acesso a uma grande parcela da população que não estava apta a se candidatar aos benefícios oferecidos anteriormente. “Com as mudanças, 90% da população brasileira passa a ser elegível ao programa, e a MRV, que participa do projeto desde sua criação, tem a maioria de seus empreendimentos enquadrados no MCMV. Dessa forma, se torna o momento perfeito para fechar o ano com o contrato do primeiro imóvel assinado”, afirma o executivo. 

Os interessados em saber mais sobre a oportunidade e os benefícios oferecidos devem procurar a Loja da MRV mais próxima de sua região, levando documentos como RG ou CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, certidão de nascimento, estado civil e carteira de trabalho.

*Sobre MRV*

Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.

Yves Ribeiro trata com a CEF convênios para Paulista

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, esteve, nesta quarta-feira (07.12), na Caixa Econômica Federal. O gestor foi tratar acerca da atualização de convênios federais para intervenções na infraestrutura do município.

Imprensa Paulista PE 

Caruaru sedia encontro de fim de ano da FCDL/PE

 
A CDL Caruaru foi a anfitriã do encontro de fim de ano da Federação das CDLs de Pernambuco (FCDL/PE). A confraternização foi realizada nesta terça-feira (05/12), na churrascaria Boi & Brasa, localizada no bairro Nova Caruaru, na Capital do Forró. Representantes de CDLs do Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife estiveram presentes.
 
Na ocasião, o presidente da FCDL/PE, Eduardo Catão, destacou a importância da união das entidades na busca por soluções para o comércio em geral. “Este ano, já fizemos dois grandes eventos, em Pesqueira e Petrolina. Fechar o ano em Caruaru é confirmar que estamos em um ótimo momento. O objetivo de estarmos sempre juntos neste movimento mostra o quanto é importante a nossa união para termos melhores condições de resolver os problemas necessários, não só para as entidades, mas para todos os lojistas de Pernambuco”.
 
Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru, ressaltou a relevância do encontro para fortalecer os laços entre as entidades. “Esta confraternização é uma grande oportunidade para os representantes das CDLs poderem trocar ideias e experiências e, mais do que tudo, debaterem sobre os desafios e conquistas do ano de 2023. Caruaru se sente bastante prestigiada por contar com a presença de dirigentes lojistas de várias cidades, desde Petrolina até Olinda. Nos sentimos muito honrados de sermos os anfitriões desse encontro”.
 
*CDL Caruaru* – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

FIC passa a oferecer graduação em Psicologia


Com um mercado cada vez mais em expansão e com possibilidades de atuação profissional na área da psicologia, a Faculdade Integrada CETE – FIC, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está com matrículas abertas para o curso de graduação em Psicologia, recém-autorizado pelo MEC, que conta com habilitação para Bacharelado e Licenciatura. Com uma formação completa e dinâmica, o curso conta com professores especialistas, mestres e doutores, práticas especializadas, iniciativas de monitoria, grupos de pesquisa, grupos de estudo institucionalizados, seminários e congressos temáticos que fortalecem as atividades acadêmicas.

Além disso, os estudantes terão a oportunidade de ter contato com o mercado de trabalho desde o 1º período, atuando em projetos de extensão no Centro de Assistência Integral e Social (CAIS). “A FIC oferece todo o necessário para explorar a mente humana, promover o bem-estar mental e construir uma carreira repleta de significado. Por essa excelência é que somos a Faculdade que mais cresce na região”, destaca o diretor pedagógico Humberto Rochimin.

Para efetuar a matrícula é necessário disponibilizar cópias do RG/RNE (Registro Nacional de Estrangeiro); CPF; Certidão de Nascimento/ Casamento; Histórico do Ensino Médio; Comprovante de Residência; Comprovante de Quitação Eleitoral; assim como Boletim Enem/ Histórico de Transferências/ Termo de Concessão de Bolsa ProUni (segundo a opção de ingresso desejada). É possível ingressar via vestibular, Enem ou transferência. As aulas iniciam em 2024.1.

A Faculdade Integrada CETE – FIC oferece ainda os cursos de graduação em Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Direito. A Unidade de Ensino Superior funciona na BR-423, Bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo número 87 9 9600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar a FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.

I Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte Nordeste traz a ciência para desmistificar o uso curativo da planta


Encontro acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, no Mar Hotel, e vai reunir especialistas, cientistas e médicos que estudam a planta para fins de uso medicinal

O grande empenho de médicos, pesquisadores e professores que estudam e defendem o uso medicinal da Cannabis sativa estará em evidência na 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte-Nordeste (JRCMed), que começa nesta sexta-feira (8) e segue até o sábado, 9, no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana.

Recife foi a cidade escolhida no Nordeste por abrigar um dos principais polos médicos do país, além de ser um centro de referência em pesquisas. A Jornada é o primeiro recorte regional da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMed), realizada em São Paulo, em 2022, e, este ano, tem como objetivo desmistificar a planta, conhecida como maconha, que ainda é vista, pela maioria das pessoas, apenas como uma droga ilícita.

CONHECIMENTO E CIÊNCIA

“Convidamos 10 palestrantes especialistas que, em 22 palestras, irão diminuir o preconceito e mostrar a diferença do uso medicinal para o uso recreativo, hedônico ou adulto, da planta”, explica o presidente da Jornada, o médico Hélio Mororó, professor de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Para Hélio Mororó, é preciso esclarecer a sociedade sobre as propriedades da maconha para tratar dores intensas e até doenças raras. “A cannabis, por si só, já é uma farmácia completa. Não podemos deixar de usar um recurso natural, fitoterápico, uma ferramenta de tratamento complementar que tem ajudado milhares de pessoas, em todo o mundo, a enfrentar doenças”, reforça o médico.

O ESTÍMULO AO USO FITOTERÁPICO

Entre as inúmeras doenças que podem ser tratadas com medicamentos à base da Cannabis Medicinal, Hélio Mororó cita o câncer, alzheimer, parkinson, o autismo, a epilepsia e a fibromialgia, além de doenças autoimunes.

Entretanto, sua aplicabilidade esbarra em desafios, como o desconhecimento pela maior parte dos profissionais no campo da saúde dos benefícios do óleo de canabidiol. Na odontologia, por exemplo, os cirurgiões-dentistas já são parceiros de longa data dos médicos que indicam o fitofármaco.

“A Cannabis é fantástica também na odontologia, desde a prevenção de cáries, de gengivite e na síndrome da boca ardente, além das dores orofaciais que podem não ter origem odontológica”, pontua o professor Hélio Mororó. Inclusive, a temática será abordada na aula proferida pelo professor Guilherme Martins (DF).

COMISSÃO DA OAB

Outros desafios abordados, desta vez, pelos representantes da Comissão de Direito da Cannabis Medicinal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco (CDCM/OAB-PE), que assessora pacientes e profissionais no campo da saúde, é ampliar o debate do uso medicinal para o Poder Judiciário.

Robson Freire, secretário geral da Comissão, avalia como essencial que o debate e o acesso ao conhecimento sejam ampliados em favor de salvar vidas. Neste sentido, o trabalho da Comissão é o de atuar prestando assessoria aos pacientes e também médicos para facilitar, por exemplo, na importação da medicação que, em geral, é produzida em países como os Estados Unidos e o Canadá.

CUSTOS ALTOS

“Os custos são elevados. Nas farmácias brasileiras existem 25 produtos, mas é preciso ter atenção e responsabilidade, porque somente os médicos, inclusive os veterinários, e os dentistas têm suas prescrições autorizadas. E, para cada paciente, a quantidade é específica, mediante acompanhamento médico”, pontua Freire.

Ele acrescenta que no Brasil só existem três associações autorizadas a elaborar os fitofármacos a partir da planta e vender os medicamentos: a Aliança Medicinal, em Pernambuco; a Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina (Santa Cannabis) e a Abrace, na Paraíba, pioneira no Brasil. Nestas associações, o preço é bem mais baixo do que nas farmácias.

PRESSÃO

Criada em 2023, a Comissão da OAB-PE tem o objetivo de adequar a legislação atual e tornar o estado de Pernambuco o primeiro a ter um decreto governamental autorizando o cultivo da Cannabis medicinal, em convênio com a Universidade Federal de Pernambuco.

Para além deste embate, Robson Freire, acrescenta a pressão, quase que diária, que os profissionais de Direito exercem sobre o atendimento dado às pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, a Jornada da Cannabis Medicinal Norte-Nordeste vai reforçar o conhecimento de pelo menos 30 advogados que atuam com o direito canábico.

Jornada para profissionais de saúde

Direcionada a profissionais e estudantes da área de saúde, a Jornada traz ao Recife diversas abordagens sobre o uso medicinal da Cannabis sativa. “Não apenas sobre pesquisas científicas, mas também legislação e a inclusão dos medicamentos à base do canabidiol no SUS, além das descobertas de novas aplicações da planta em terapias e tratamentos que poderão fazer a diferença na vida de muitos pacientes”, adianta o presidente da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal , professor Hélio Mororó.

Segundo ele, o conhecimento sobre as indicações de uso, baseadas na ciência, é importante para qualquer profissional que atua na saúde, mesmo os que não podem prescrever medicamentos à base de Cannabis. “Fomos acostumados a ver a Cannabis como uma droga ilícita e, por isso, muitos colegas ainda têm preconceitos por desconhecer o poder de cura da planta, graças aos seus princípios ativos”, observa.

O médico ressalta que a Cannabis sativa deve ser usada em formulações de grau farmacêutico por ser um medicamento como outros extraídos de uma planta. “Precisa ter todos os cuidados que se têm com um antibiótico, um anticoncepcional ou um antiviral, e o mesmo nível de qualidade”, esclarece.

Para Breno Luz, coordenador geral da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte-Nordeste, e sócio fundador da EVENTMED, maior empresa de Eventos Científicos da Cannabis Medicinal das Américas e organizadora da CICMED – Conferência Internacional da Cannabis Medicinal, o encontro vai reunir “especialistas do país que agregarão conhecimento por meio da ciência e, acima de tudo, motivar novos prescritores”.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA:

Dia 08 Dez 2023 (Sexta - Tarde)

14h00 - 14h10
Abertura oficial

Hélio Mororó- Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo e presidente da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte Nordeste

​14h10 -15h10
Há evidências no uso de Canabinóides na psiquiatria?

Wilson Lessa - Médico Psiquiatra e Psiquiatra Forense e Professor da UFRR e UFPB

​15h10 – 15h50
Traumas emocionais e Cannabis

Lauro Pontes - Doutor em psicologia pela UERJ, psicólogo clínico, supervisor, pesquisador

15h50 – 16h20 - Intervalo - Coffee Break

16h20 - 17h10
O uso dos fitocanabinoides na Saúde da Mulher

Hélio Mororó - Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo e presidente da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte Nordeste

17h10 - 18h00
Outras moléculas que regulam o SEC

Janaína Barboza -Pós-graduação médica lato sensu em Bioquímica Médica aplicada à prática Ortomolecular e Medicina Estética

Dia 09 Dez 2023 (Sábado - Manhã)

08h30 - 09h30
Uso dos fitocanabinoides no câncer: qualidade de vida vs efeito antitumoral

Gabriel Barbosa - Bacharel e Mestre em Biotecnologia Supervisor de P&D e Assuntos Regulatórios

09h30 - 10h00
O uso dos fitocanabinoides na epilepsia

Flávio Alves- Presidente da APMC

10h00 - 10h30 - Intervalo - Coffee Break

10h30 - 11h20
Aplicações dos fitocanabinoides nas doenças neurodegenerativas

Hélio Mororó

11h20 – 12h00
Canabinoides e Esquizofrenia, causa ou consequência?

Wilson Lessa

12h00 - 12h40
O uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista

Flavio Alves - Médico pediatra e Neuropediatra, diretor científico da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC).

12h40 - 13h00
Perguntas

​13h00 - 14h00 - Intervalo

Dia 09 Dez 2023 (Sábado - Tarde)

14h00 - 14h40
Cannabis e interações medicamentosas

Emanuele Miranda -Medica e Enfermeira

14h40 – 15h40
Uso de fitocanabinoides na dor

Rafaela Espósito- Diretora Médica do Instituto Sativa

15h40 - 16h20 - Intervalo

16h20 - 17h00
Farmacologia dos Principais Canabinoides: O sistema endocanabinoide e o endocanabinoidoma como alvos de ação farmacológica dos fitocanabinoides

Vivian Dalla Colletta- Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá, UEM

​17h00 - 17h40

Canabinoides na dor odontológica

Guilherme Martins- Cirurgião-Dentista Especialista em Periodontia e Implantodontia

​17h40 - 18h00
Perguntas