quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Kadu Lins recebe honraria Manoel José Gomes Tubino


 O pernambucano Kadu Lins, diretor geral do Instituto do Autismo (IDA) e educador físico especialista em psicomotricidade, recebeu nesta quinta-feira (07) a honraria Manoel José Gomes Tubino, a mais alta condecoração do Congresso Nacional voltada à Educação Física.
Com indicação do deputado federal Felipe Carreras, a homenagem foi concedida pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e faz menção à referência nacional de Kadu Lins enquanto profissional de Educação Física, bem como sua trajetória sobre a importância da atividade física para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Kadu atua há mais de 10 anos no segmento, tendo dedicado seus últimos anos de carreira para estudos ainda mais intensos e aplicações de métodos estruturados voltados para ganhos na qualidade de vida e desenvolvimento integrado dos autistas por meio da pratica de exercícios e movimentos em geral. O especialista aponta que atividades e modalidades diversas podem ser adaptadas e estruturadas para atender às necessidades e individualidades de cada quadro. Circuitos de agilidade e equilíbrio, brincadeiras lúdicas estruturadas, e atividades esportivas, como natação e futebol, trazem benefícios psíquicos e motores às pessoas com TEA

“Estou imensamente lisonjeado com essa condecoração porque acredito que a atividade física é um importante instrumento para a mudança de cenário que o autismo precisa no nosso país. Sempre acreditei na prevenção e na promoção da saúde. E nós, do Instituto do Autismo, começamos um trabalho focado na promoção da atividade física para pessoas autistas e os resultados são incríveis. O exercício físico realizado regularmente tem papel fundamental no processo da autonomia, da socialização, do desenvolvimento motor e da saúde como um todo dos autistas”, pontua Kadu Lins.

*A HOMENAGEM* - A honraria Manoel José Gomes Tubino foi criada em 2015 e tem o nome do professor e pesquisador Manoel José Gomes Tubino, que se dedicou à atividade física por mais de 40 anos e considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século 20.

*KADU LINS* - Kadu Lins (35 anos), diretor geral do Instituto do Autismo (IDA), tem formação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2012) e ampla experiência acadêmica na área por meio de estudos em centros nos Estados Unidos e na Austrália. Especialista em psicomotricidade e referência na abordagem respeitosa e inclusiva no tratamento do autismo, segmento que atua há mais de 10 anos, o pernambucano tem como meta impactar mais de 3.000 famílias até 2023 com seu trabalho em assistência e treinamentos sobre o autismo.