sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Obras para nova feira pública em Cidade Tabajara avançam em Olinda

 

Cuidar das feiras e mercados públicos é uma das prioridades da Prefeitura de Olinda desde 2017 e as obras avançam para que o bairro de Cidade Tabajara ganhe um novo equipamento do tipo. O serviço de terraplanagem está sendo realizado nesta sexta-feira (29.01) no local que vai receber a nova feira da localidade. O prefeito, Professor Lupércio, esteve no terreno monitorando os trabalhos.

A intervenção está sendo executada pela Secretaria de Instraestrutura da cidade. Uma das responsáveis pelo projeto, a secretária executiva de Manutenção Urbana, Pollyana Monteiro, explicou o conceito que está sendo empregado no local que fica nas proximidades da Avenida Dinamarca.

“A nossa missão é trazer ainda mais dignidade e condições para feirantes e clientes. A feira que hoje é realizada na parte de baixo será instalada com muita qualidade nesta área, seguindo a qualidade já empregada em Peixinhos e em Rio Doce”, afirmou.

Um dos exemplos citados por Pollyana, a Feira de Peixinhos, foi a primeira totalmente requalificada pela atual gestão. Ganhou novos banheiros, novas bancas e cobertura, reforço na iluminação e outras melhorias.

lmprensa Olinda

Janeiro começa com empresários confiantes, mas em alerta

 

Depois de um 2020 entre altos e baixos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco começa 2021 com estabilidade. A pequena variação de 0,1 ponto elevou o resultado para 59 pontos e vem sacramentando a sequência de altas desde a flexibilização da economia, iniciada em junho do ano passado. Acima da média de 50 pontos, o quadro atual indica que os empresários estão confiantes e buscam retomar o cenário que viviam antes da pandemia da Covid-19.

De acordo com o economista da Federação das Industriais do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade, essa estabilidade é natural porque os empresários estão na expectativa de que pautas estratégicas saiam do papel para, enfim, acelerar a retomada. “Além da vacina, espera-se que, este ano, as pautas das reformas administrativa e tributária entrem no debate e sejam aprovadas, então é natural que os empresários estejam otimistas, mas sem deixar de observar o cenário atual e o desenrolar dessas conversas”, disse.

Andrade destacou ainda que esse resultado é comum após meses superaquecidos, como no caso de novembro e dezembro, em razão das festas de fim de ano. “Se compararmos com os índices de antes da pandemia, é verdade, ainda está abaixo e se analisarmos com o dado do Brasil também estamos um pouco atrás, mas essas diferenças são totalmente possíveis de serem alcançadas”, analisou o economista. Em fevereiro de 2020, o índice estava em 62,3 pontos e, este mês, o do Brasil marcou 60,9 pontos. Observa-se, entretanto, que as margens entre os resultados são pequenas.

Para chegar ao dado de 59 pontos de janeiro, a FIEPE avalia duas questões: condições atuais e expectativas, se baseando nas respostas dos empresários. O primeiro foi o responsável pela manutenção do dado geral, já que apresentou declínio de 1,4 ponto, chegando a 54,2 pontos na passagem de dezembro para janeiro. “Isso pode ter acontecido pela falta de previsibilidade quanto ao futuro, o que, de certo modo, gera essa indefinição”, frisou. Na época da coleta da pesquisa, o plano de imunização contra a Covid-19 ainda era uma incógnita para os brasileiros.

Já o segundo, o de expectativas, se mostrou mais otimista em relação aos seis meses seguintes. No mês em questão, esse índice teve um pequeno aumento de 0,1 ponto frente ao mês de dezembro e atingiu 61,4 pontos. “Esse comportamento é mais comum, pois há uma tendência de que o futuro sempre resguardará soluções para as dificuldades atuais”, explicou Andrade.

lmprensa FlEPE

Olinda divulga esquema de fiscalização da orla para o fim de semana

 

A Operação Integrada de fiscalização na orla marítima de Olinda, no próximo fim de semana (30 e 31 de janeiro), irá contemplar todas as praias, ao longo dos 9 km, com a finalidade de conscientizar as pessoas que forem encontradas sem máscara, utilizando equipamentos de emissão sonora ou mesmo descumprindo o distanciamento social e protocolos sanitários previstos em normas legais. Serão dois turnos de fiscalização: das 9h às 12h e 14h às 17h, nos dois dias.

Caso a pessoa não possua máscara, o efetivo da Guarda Municipal entregará uma gratuitamente para ser usada imediatamente. A operação contará com efetivo da Guarda Municipal, Controle Urbano, Transporte e Trânsito, Vigilância Sanitária, Polícia Militar (1°. BPM e 1a. CIATUR), Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado e PROCON-PE.

lmprensa Olinda

CTTU monta esquema especial de trânsito para obra do Governo do Estado no Túnel da Abolição

 

Devido a uma obra da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado para construção do Pontilhão do Canal do Prado e requalificação do Túnel da Abolição, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montará, nesta segunda-feira (1), a partir das 9h, um esquema especial de monitoramento do fluxo de veículos com agentes e orientadores de trânsito no local. Uma faixa do Túnel da Abolição, no bairro da Torre, será interditada. Além do efetivo no local, uma equipe com agentes de trânsito fará o videomonitoramento diretamente da Central de Operações de Trânsito (COT).

lmprensa Recife

TI Cajueiro Seco passará a operar plenamente no sistema de integração temporal a partir do sábado (30)

 

A partir de amanhã (30), o TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, passará a funcionar plenamente no sistema de integração temporal. Com isso, como já acontecia no metrô, o embarque nos ônibus também será realizado, exclusivamente, com o cartão VEM. Quem ainda não possui, pode adquirir o cartão VEM Comum de forma gratuita por meio de cadastro com a equipe de distribuição presente no terminal. O serviço funciona de segunda a sexta, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.

O usuário deve apresentar documento oficial com foto que comprove o CPF, informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no momento da distribuição utilizando as máquinas de POS (sem cobrança de taxa).

A integração temporal consiste no embarque nos ônibus ou no metrô no período de até 2h por sentido da viagem. Com isso, o usuário pode trocar de modal com mais facilidade para chegar ao seu destino de forma mais rápida sem a cobrança de nova tarifa. Esse modelo faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, que permite agilidade no embarque, mapeamento do trajeto do usuário facilitando a programação da operação do sistema de transporte público, além de evitar a entrada irregular de passageiros.

Nos casos de eventual desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h da integração temporal, por sentido da viagem, os passageiros devem entrar em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Deve-se informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado no cartão VEM do usuário.

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, doze funcionam no sistema de integração temporal (Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão e Cajueiro Seco).

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

Paulista realiza ação de conscientização no combate à violência contra a mulher

 

Na manhã desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, realizou uma ação educativa e de orientações ao combate da violência contra a mulher. A ação ocorreu na Av. Dr. Claúdio José Gueiros Leite, no bairro do Janga, e tem o seguinte tema: “Basta! Pare a violência contra a mulher”.

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre sua valorização, protagonismo e autonomia feminina, tendo em vista os dados agravantes de violência e feminicidio no país, com dados disponibilizados através do Anuário de Segurança Pública do Brasil 2020. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade do Município, técnicas e o apoio de voluntárias.

Fornecendo orientações e estimulando as pessoas a denunciarem os agressores, o ato buscou chamar a atenção e o engajamento da sociedade para a prevenção e enfrentamento desse grave problema. Foram distribuídos folders educativos e rosas para os passageiros de veículos de passeio e transporte público, para divulgar a rede de proteção.

Segundo a Secretária da pasta, Bianca Pinho Alves, "os números de violência são gritantes. 16 milhões de mulheres são agredidas por ano no país. Então, as políticas públicas para as mulheres têm que ser prioridade em qualquer programa de estado. A maioria da população é composta por mulheres, porém elas têm esses direitos violados todos os dias. Mulheres que poderiam ser produtivas, estão deixando de ser. Não é somente um problema social, é um problema econômico também. É um ciclo vicioso que bota o país para baixo e daí vem a importância de ter ações como essa.” Afirmou.

Para Livia Arruda, servidora pública e voluntária, “uma ação dessa é muito importante no nosso município, pois a cada dia que passa ainda vemos muitas mulheres sofrendo vários tipos de violência. Infelizmente isso sempre existiu na nossa sociedade. Quanto mais ações de prevenção como essa, mais as mulheres se sentem fortes e empoderadas para fazer denúncias.”

A rede de proteção do município, além da Secretaria, atualmente é composta pela:

Delegacia Especial da Mulher em Paulista. Praça Frederico Lundgren, s/n, centro, Paulista.
Centro de Referência da Mulher - Aqualtune. Praça Agamenon Magalhães s/n, centro, Paulista. 
(Prédio da Prefeitura, ao lado da Secretaria da Mulher).

Para denúncias, os números são:

190 (Polícia)
180 (Disque Denúncia)
0800 281 81 87 (Cidadã Pernambucana)

lmprensa Paulista PE

CTTU implanta mudança de circulação no bairro do Parnamirim

A partir deste sábado (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará uma mudança de circulação no bairro do Parnamirim, na Rua Abraham Lincoln. Com a mudança, o trecho entre os números 111 e 31 passará a ser mão única. Os condutores que estiverem no trecho com mão única e desejarem acessar o início da Rua Abraham Lincoln poderão fazer o retorno na quadra pela Rua Engenheiro Clóvis de Castro. Além disso, o estacionamento será ordenado no trecho da mudança.

lmprensa Recife 




Além do racionamento, o que a Compesa pretende fazer para regularizar o abastecimento

 

A Compesa intensificou os investimentos em ações para dar suporte aos sistemas de abastecimento da RMR. Desde o ano passado, planejamos investimentos a curto, médio e longo prazo para esse período, e, de imediato, estamos investindo cerca de R$ 20 milhões em ações para ampliar a oferta de água e para trazer mais segurança hídrica aos sistemas.

Entre os investimentos, estão em curso serviços para reativação e perfuração de mais de 30 poços na RMR, que representam novas captações, incremento de produção e melhoria da distribuição da água. O trabalho começou ainda no ano passado na área dos morros da Zona Norte do Recife e seguirá sendo executado em outras áreas da capital e nas cidades de Goiana, Abreu e Lima, Igarassu, Olinda e Paulista. O incremento dos poços representará mais de 550 litros de água por segundo.

Para o primeiro semestre do ano, ainda está prevista a aquisição de equipamentos para melhorar a performance das captações de Castelo, Tiúma, Duas Unas, Cumbe, Arataca, Conga, Tabatinga e Monjope e para as estações elevatórias Paratibe e Monjope/Alto do Céu. Também haverá reforço de carros-pipa.

Em 2020, diante da situação emergencial decretada devido à pandemia da COVID-19 em Pernambuco, a Compesa elaborou um plano emergencial para execução de mais de 78 obras estratégicas na RMR, de pequeno e médio porte, o que representou um investimento de cerca de R$ 11 milhões. A medida foi fruto de estudos realizados para viabilizar obras consideradas de pequeno e médio portes para otimizar a distribuição de água na região. Em termos de obras de grande porte, destaque para a duplicação da Adutora Itapirema/Arataca, uma obra orçada em R$ 80 milhões, e o anúncio das obras para a construção da Barragem Engenho Maranhão, estimada no valor de R$ 320 milhões.

lmprensa Compesa