sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Paulista realiza ação de conscientização no combate à violência contra a mulher

 

Na manhã desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, realizou uma ação educativa e de orientações ao combate da violência contra a mulher. A ação ocorreu na Av. Dr. Claúdio José Gueiros Leite, no bairro do Janga, e tem o seguinte tema: “Basta! Pare a violência contra a mulher”.

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre sua valorização, protagonismo e autonomia feminina, tendo em vista os dados agravantes de violência e feminicidio no país, com dados disponibilizados através do Anuário de Segurança Pública do Brasil 2020. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade do Município, técnicas e o apoio de voluntárias.

Fornecendo orientações e estimulando as pessoas a denunciarem os agressores, o ato buscou chamar a atenção e o engajamento da sociedade para a prevenção e enfrentamento desse grave problema. Foram distribuídos folders educativos e rosas para os passageiros de veículos de passeio e transporte público, para divulgar a rede de proteção.

Segundo a Secretária da pasta, Bianca Pinho Alves, "os números de violência são gritantes. 16 milhões de mulheres são agredidas por ano no país. Então, as políticas públicas para as mulheres têm que ser prioridade em qualquer programa de estado. A maioria da população é composta por mulheres, porém elas têm esses direitos violados todos os dias. Mulheres que poderiam ser produtivas, estão deixando de ser. Não é somente um problema social, é um problema econômico também. É um ciclo vicioso que bota o país para baixo e daí vem a importância de ter ações como essa.” Afirmou.

Para Livia Arruda, servidora pública e voluntária, “uma ação dessa é muito importante no nosso município, pois a cada dia que passa ainda vemos muitas mulheres sofrendo vários tipos de violência. Infelizmente isso sempre existiu na nossa sociedade. Quanto mais ações de prevenção como essa, mais as mulheres se sentem fortes e empoderadas para fazer denúncias.”

A rede de proteção do município, além da Secretaria, atualmente é composta pela:

Delegacia Especial da Mulher em Paulista. Praça Frederico Lundgren, s/n, centro, Paulista.
Centro de Referência da Mulher - Aqualtune. Praça Agamenon Magalhães s/n, centro, Paulista. 
(Prédio da Prefeitura, ao lado da Secretaria da Mulher).

Para denúncias, os números são:

190 (Polícia)
180 (Disque Denúncia)
0800 281 81 87 (Cidadã Pernambucana)

lmprensa Paulista PE