Um atirador solitário disparou e feriu quatro pessoas antes de se matar em um edifício do hospital em Reno, Nevada
A polícia disse que o homem entrou na Centro de Medicina Avançada da Renown Regional Medical Center em 14:45. Ele estava com pelo menos uma arma de fogo e começou a atirar.
Reno o tenente da polícia Tom Robinson diz que o atirador virou a arma contra si mesmo antes de 15:00
Robinson diz que uma das vítimas do tiroteio está na cirurgia neste momento.
Associated Press
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Kátia Telles, do PSTU, é proibida de entrar na UFPE, mesmo trabalhando lá
A dirigente do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), a funcionária pública Kátia Telles, recebeu uma intimação da Justiça Federal movida pela reitoria da Universidade Federal de Pernambuco. Na intimação, a dirigente partidária está proibida de entrar nas dependências da universidade, de onde é funcionária. Em reação, o PSTU de Pernambuco lançou a seguinte nota oficial:
PSTU-PE: Abaixo a Ebserh e a criminalização dos movimentos sociais
Os Hospitais Universitários formam uma rede de socorro regional por todo o país, sendo, dos setores das universidades federais, o que possui um contato mais profundo com a sociedade em geral, atendendo a população mais carente nos estados, especialmente de regiões do interior.
Infelizmente, a realidade desses hospitais faz parte da crise crônica da saúde pública brasileira. Imensas filas, condições precárias de atendimento, demora para marcar exames, a superlotação de leitos, a má remuneração dos profissionais de saúde, a precária infraestrutura e as dívidas imensas do Hospital das Clínicas de Pernambuco revelam o quanto a saúde pública é relegada a um último plano por parte do governo Dilma do PT.
A implantação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no HC, feita de forma autoritária, sem qualquer discussão com a comunidade universitária, com entidades sindicais e muito menos com a população usuária, significa a legalização de uma parceria pública- privada que fortalece um modelo neoliberal de colocar na lógica do mercado os serviços de saúde. A Ebserh não só é a privatização do hospital como também significa a precarização do trabalho na unidade e o fim da democracia em todos os níveis e decisão sobre a gestão hospitalar.
A reitoria da UFPE, de forma consciente, pretende com esse projeto dilapidar o patrimônio público e entregá-lo, pelas costas dos profissionais de saúde, alunos, professores e comunidade, à iniciativa privada. Isso sim é uma escandalosa depredação!
Há dois anos que estudantes, técnicos e professores da universidade, junto com os movimentos sociais, travam uma grande batalha para que a Ebserh não seja implementada no HC. Já foram realizados seminários, atos públicos e debates. Um processo de resistência à privatização que, se caso implementada, vai significar um grande retrocesso no avanço do fortalecimento das instituições públicas a serviço dos trabalhadores e juventude.
Portanto, a mobilização contra a implantação da Ebserh no HC que, diante da questionável e autoritária forma de aprovação no Conselho Universitário, culminou com a ocupação da Reitoria, é uma luta em defesa do patrimônio público, da saúde pública, da universidade pública
Os estudantes, professores, entidades sindicais e forças políticas que participaram da ocupação tentavam defender o HC, a UFPE e a saúde pública da grande depredação que são os projetos de privatização dos governos Dilma do PT e Eduardo Campos do PSB. Uma luta que se vincula com a luta contra as privatizações dos portos, aeroportos, rodovias, Petrobrás, reserva de petróleo... E assim segue a entrega do patrimônio nacional.
Já há alguns meses que vivemos nacionalmente um processo de aumento da repressão aos movimentos sociais em nosso país. Com a retomada da Lei de Segurança Nacional em vários estados, ativistas tendo suas casas invadidas pela polícia e enfrentando processos que os colocam como líderes de “organizações criminosas”. Em Pernambuco, o governo Eduardo Campos do PSB emprega uma verdadeira operação de guerra contra os movimentos sociais, reprimindo brutalmente trabalhadores, estudantes, ambulantes e sem-teto.
Kátia Telles, servidora da UFPE e dirigente de nosso partido, recebeu uma intimação da Justiça Federal movida pela Reitoria da Universidade que a impede de entrar nas dependências dessa instituição de ensino. A companheira, sob a justificativa de que é uma “ameaça à instituição”, está impedida de trabalhar sob pena de multa ou prisão. Para nós do PSTU essa ação é um ataque às organizações que no seu cotidiano lutam contra a privatização e precarização dos serviços públicos e defendem uma universidade pública e de qualidade.
Nós do PSTU reivindicamos como correta e legítima a ocupação da reitoria da UFPE contra a implantação da Ebserh no HC e estamos na linha de frente da defesa de qualquer ativista que venha a ser penalizado por essa ação. Achamos que essa ocupação colocou a luta contra a privatização do Hospital das Clínicas num patamar superior, por conseguir dialogar com o conjunto da comunidade acadêmica e com a população usuária do hospital.
Todas as ações e atos públicos dos manifestantes que ocuparam a reitoria da UFPE foram determinações de amplas assembléias onde sempre se garantiu o respeito ao patrimônio publico e a organização da atividade. Qualquer ação de depredação que possa ter ocorrido não passou pelo conhecimento dos ativistas, foi um desrespeito à decisão da maioria e só pode ter sido obra de infiltrados no movimento ou mesmo dos órgãos de repressão policial.
A tentativa de criminalizar os trabalhadores e estudantes que participaram da ocupação da reitoria da UFPE é parte desse mesmo processo de escalada repressiva contra os movimentos sociais. Por isso, é preciso pôr em prática imediatamente uma ampla campanha contra essas ações repressivas aqui em Pernambuco, através de um grande ato público contra a criminalização aos movimentos sociais e em defesa dos ativistas que lutam contra a Ebserh no estado.
- Abaixo a Ebserh
- Pela anulação da votação do Conselho Universitário da UFPE
- Nenhuma retaliação contra os ativistas que lutam em defesa do HC e fim dos processos judiciais
- Pelo fim da criminalização dos movimentos sociais por parte de Dilma do PT e Eduardo Campos do PSB
PSTU PE
Senado aprova PNE com menos recursos para educação pública
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) o PNE (Plano Nacional de Educação), depois de um ano de tramitação na Casa. O texto, que deveria entrar em vigor em 2011, ainda voltará para a Câmara.
O PNE é um projeto que estabelece uma série de obrigações em dez anos, entre elas a erradicação do analfabetismo, o oferecimento de educação em tempo integral e o aumento das vagas no ensino técnico e na educação superior.
A redação aprovada em plenário nesta terça é uma vitória do governo, que não queria o texto da Câmara e que fez diversas alterações no projeto nas comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.
De acordo com a nova redação, em vez de obrigar o governo federal a investir em educação pública, o texto do PNE aprovado no Senado exige investimento público em educação. De um modo geral, a troca de alguns trechos fez com que o Estado pudesse incluir no orçamento da educação verbas de programas que incluem parcerias com entidades privadas.
"Hoje o PNE foi gravemente desconstruído pelo Senado Federal. O texto tanto diminui o recurso para educação pública como o governo não vai ter a obrigação de criar uma matrícula nova no ensino técnico nem no ensino superior", afirma Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
O primeiro requerimento do PNE votado pelo plenário foi o apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pedia a federalização da educação pública no Brasil e aprovação da limitação de investimentos na educação pública. "A proposta do governo não se compromete com a educação publica", disse o senador ao defender a sua redação.
Em resposta, o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), defendeu a retirada do termo "público" do texto apresentado pela Comissão de Educação. "A educação tem que ser financiada com recursos públicos. É preciso entender que não podemos restringir, nós temos que ampliar o financiamento", afirmou. O texto de Buarque foi rejeitado pela maioria dos senadores.
Em seguida, os senadores aprovaram um substitutivo apresentado pelo governo ao relatório da CE. Com isso, o governo queria retomar alterações feitas durante a passagem do plano pela CAE e pela CCJ.
Nesta última votação, o plano ainda ganhou a 21ª meta, que prevê o aumento da produção científica brasileira e o investimento na formação de doutores.
Inclusão
Outro ponto polêmico do PNE no Senado foi a meta 4, que no texto original pretendia universalizar o atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades na rede regular de ensino, e não em escolas especiais.
Esse ponto tornou-se um cabo de guerra entre instituições de atendimento de pessoas com deficiência intelectual, como Apaes, e aqueles a favor da educação inclusiva.
O texto aprovado hoje altera a redação original e atende ao pedido das instituições, prevendo que os alunos tenham a opção de serem matriculados em escolas especiais, se quiserem.
Vai e vem
O PNE foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010 e só foi aprovado pela Câmara dos Deputados quase dois anos depois, em outubro de 2012, após ter recebido cerca de três mil emendas.
No Senado, o texto foi debatido na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e, por último, na CE (Comissão de Educação).
Portal UOL
Reginaldo Rossi volta a respirar sem aparelhos
Ainda internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Memorial São José em Recife, Reginaldo Rossi voltou a respirar sem a ajuda de aparelhos. O cantor está em tratamento contra um câncer no pulmão.
Os aparelhos para auxílio da respiração de Rossi foram retirados na tarde desta segunda-feira (16) e, segundo o médico da família, o cantor teve uma melhora. No entanto, não há previsão de alta.
De acordo com o boletim médico, Rossi está sem febre e precisa fazer hemodiálise diariamente, por isso precisa de doação de sangue. Os doadores interessados em ajudar o artista devem procurar o banco de sangue Hemato, localizado na Avenida Lins Petit, número 264, na Ilha do Leite, área central do Recife, e informar que desejam fazer a doação ao cantor. O nome completo do artista é Reginaldo Rossi Rodrigues dos Santos.
O cantor está internado desde o dia 27 de novembro, quando sentiu fortes dores no peito.
Com informações dos portais R7.com e PB Agora
Com informações dos portais R7.com e PB Agora
Senado inclui projeto que criminaliza homofobia em reforma do Código Penal
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) requerimento do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) para incluir um projeto que criminaliza a discriminação de homossexuais à proposta de reforma do Código Penal. Com a mudança, que passou com 29 votos a favor, 12 contra e duas abstenções, a reformulação do código vai tramitar antes na Comissão de Constituição e Justiça da Casa para, só depois, ser apreciado em plenário.
O projeto que trata da homofobia está na Comissão de Direitos Humanos (CDH), mas teve sua votação suspensa na semana passada por um pedido de vista coletivo. A alteração vai retardar a tramitação do código e é tratada nos bastidores pela bancada ligada a temas religiosos na Casa como uma forma de tentar rejeitar, na CCJ, qualquer tentativa de se tornar crime quem discriminar outros por preconceito de "identidade ou orientação sexual".
O texto da reforma do Código Penal, que também prevê a criminalização da homofobia, institui pena de um ano a cinco anos de prisão. O projeto, contudo, colocou uma reserva para não enquadrar como crime a conduta: quem manifestar seu pensamento "de natureza crítica, especialmente a decorrente da liberdade de consciência e de crenças religiosas". Isso só não vale se ficar demonstrado inequivocamente a intenção de discriminar ou de agir preconceituosamente. O senador Magno Malta (PR-ES), que é evangélico, elogiou a aprovação do requerimento. Para ele, a medida vai permitir uma discussão mais técnica do assunto dentro do Código Penal.
Portal IG
LBV entrega cestas básicas a famílias carentes nesta quarta
Neste
mês de dezembro, a Legião da Boa Vontade realiza, em mais de oitenta cidades das
cinco regiões brasileiras, a entrega de cestas de alimentos não perecíveis, arrecadados
por meio da tradicional Campanha Natal
Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! serão mais de 900
toneladas de alimentos entregues a 50 mil famílias em todo o Brasil.
Cada
cesta contém arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de
mandioca e de trigo, fubá, goiabada, gelatina, massa para bolo, extrato de
tomate e sal.
Em
Pernambuco serão 24 toneladas de
alimentos que beneficiará milhares de
famílias de comunidades de baixa renda assistidas pela LBV e por organizações
parceiras oriundas da Região Metropolitana do Recife e do município de Caruaru.
No
Recife/PE, o evento ocorre nesta quarta-feira
18, às 10 horas, no Centro
Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos, próximo ao
Cais José Mariano.
Serviço
Evento: Entrega de cestas de
alimentos não perecíveis, arrecadados por meio da Campanha Natal Permanente da LBV —
Jesus, o Pão Nosso de cada dia!
Data: 18 de dezembro – quarta-feira
Horário: 10 horas
Local: Sede da LBV
Endereço: Rua dos Coelhos, 219 – Boa Vista –
próximo ao Cais José Mariano
Mais informações: (81) 3413.8600 e www.lbv.org.br/natal
Com informações da jornalista Vania Besse
Adolescente de 13 anos dá a luz a trigêmeos na República Dominicana
Uma menina de 13 anos deu à luz a trigêmeos na cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana. A jovem e as crianças estão fora de perigo , anunciaram hoje os médicos que os atenderam.
Os filhos, todos meninos,pesam em média, 1,5 kg, e são o resultado de uma relação que a criança teve com um homem de 61 anos, que foi acusado de sedução de menores. Ele está foragido.
O diretor da Maternidade de Nossa Senhora de Altagracia , Victor Calderon, disse que os três filhos são " belos " e " saudáveis " , mas estão na unidade de terapia intensiva , porque a mãe tinha apenas 34 semanas de gravidez .
No entanto, eles estão fora de perigo. De acordo com um comunicado do centro médico , a mãe da adolescente disse que estava " feliz" para o nascimento dos netos, que se chamarão Samuel , Josué e Jovanny .
Calderón disse que a menina chegou ao hospital em setembro passado ", com graves problemas de saúde e desnutrição", e desde então a maternidade " iniciou um amplo programa de preparação para o parto , que termina esta semana, quando a menina volta para casa em San José Ocoa no Sudeste do país .
Crianças " vão evoluir com sucesso , a partir da próxima semana ", disse ele . De acordo com várias organizações , a República Dominicana é o quinto país da América Latina com o maior número de casos de gravidez na adolescência , sendo superada apenas pelo Equador , Venezuela, Nicarágua e Honduras.
Portal Antena 3.com
Os filhos, todos meninos,pesam em média, 1,5 kg, e são o resultado de uma relação que a criança teve com um homem de 61 anos, que foi acusado de sedução de menores. Ele está foragido.
O diretor da Maternidade de Nossa Senhora de Altagracia , Victor Calderon, disse que os três filhos são " belos " e " saudáveis " , mas estão na unidade de terapia intensiva , porque a mãe tinha apenas 34 semanas de gravidez .
No entanto, eles estão fora de perigo. De acordo com um comunicado do centro médico , a mãe da adolescente disse que estava " feliz" para o nascimento dos netos, que se chamarão Samuel , Josué e Jovanny .
Calderón disse que a menina chegou ao hospital em setembro passado ", com graves problemas de saúde e desnutrição", e desde então a maternidade " iniciou um amplo programa de preparação para o parto , que termina esta semana, quando a menina volta para casa em San José Ocoa no Sudeste do país .
Crianças " vão evoluir com sucesso , a partir da próxima semana ", disse ele . De acordo com várias organizações , a República Dominicana é o quinto país da América Latina com o maior número de casos de gravidez na adolescência , sendo superada apenas pelo Equador , Venezuela, Nicarágua e Honduras.
Portal Antena 3.com
Turfe: História do Grande Prêmio Bento Magalhães
- O Grande Prêmio Bento Magalhães foi idealizado pelo turfista Mauro Pugliese Branco e disputado pela primeira vez no dia no dia 25 de Outubro de 1964. Até hoje é considerada a maior prova do turfe nordestino. O Cel. Bento Magalhães foi um dos grandes incentivadores do turfe pernambucano tendo assumido inúmeras vezes a presidência do Jockey Club de Pernambuco.
- O Cavalo GEITOSO, sob a direção do Jóquei J.Viana, e preparado pelo competente J.R.Araújo, foram os primeiros a escrever seus nomes na galeria de Honra dos vencedores do GP.Bento Magalhães. BLACK ORION também do turfe cearense formava a dupla enquanto o representante do turfe pernambucano GALBION, ficava em terceiro. O cavalo GEITOSO foi registrado com a letra G, e não J.
- No ano seguinte, o tufe cearense voltava a brilhar com mais um sucesso no Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES. O jóquei J.Viana, volta a brilhar na disputa da magna prova desta feita no dorso do craque SONG que foi preparado por D.Farrapo, defendendo desta vez a farda do Derby Club Sobralense. SANJO do turfe pernambucano ficou em segundo na disputa dos 2.400 metros do percurso.
- O Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES voltaria a ser disputado em 29 de 1967. Já que em 1966 uma grande enchente danificou as dependências do hipódromo da Madalena, impossibilitando a disputa da prova que já começava a despertar os interesses dos turfistas da região. A vitória desta vez ficou com os pernambucanos do Stud Marcelo. Vanildo Marója e Clovis Bráulio Carvalho proprietários de AFETO que teve a condução de Ginaldo Correia e o treinamento de Manuel Rocha (Nuca). DJAGO também do turfe pernambucano formava a dupla. O páreo foi disputado em 2.400 metros.
- Novamente a disputa do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES é interrompida, voltando então a ser disputada em 9 de Novembro de 1969. MILETO que foi montado pelo jóquei Manuel Bezerra da Silva (Bequinho), leva os pernambucanos a comemoração de mais uma vitória na magna prova. MILETO era de propriedade do Stud Pra Frente, e treinado por A.Caetano. Em segundo ficou PATCHOULY também do turfe pernambucano.
- Uma nova paralisação na disputa do tradicional Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Esta a maior de todas, O Bentão como já era chamado, só voltaria a ser disputado no dia 28 de Outubro de 1973 na distância de 2.700 metros, com a vitória de SÂO NICOLAU este dirigido por Francisco Oliveira e treinado por Manuel Rocha .Defendendo a farda do engenheiro Roberto Nogueira Lobo. STATIM formou a dupla.
- Em 1974 a sexta disputa do Bentão, era vencido por KORÓS do Stud Serrote representando o turfe cearense, coube ao Jóquei José Onofre a condução do vencedor e o preparo ficou por conta do Francisco Augusto. Neste ano a distância foi reduzida para 2000 metros.
- Em 1975, FOKY sob a monta de Jairo Martins se tornou a grande surpresa ao vencer o Bentão defendendo a farda Ouro Bolas Preta do Stud – (hoje Haras Bongy). Jarbas Martins de Medeiros era o treinador. ALAMEN ficou com a formação da dupla. - A Vitória, mas fácil de um parelho no BENTO MAGALHÂES , aconteceu em 1976 com o cearense WALLADON dirigido por E.B.Queiroz, que viera da Gávea apenas para montar o defensor do Stud Arruda & Sampaio. José Viana vencedor dos dois primeiros BM, desta vez voltava ao topo do vencedor na categoria de treinador.
- No dia 30 de Outubro de 1977, aconteceu o único empate da história do BENTO MAGALHÂES. Justamente entre os pernambucanos ADÔNIS do Stud MM, e ANDERSON do Stud Guararapes. Coube a Jairo Martins montar ADÔNIS e Jarbas Martins treinar. Já o pupilo do Stud Guararapes teve a condução de chileno Jaime Ramirez e o treinamento de Isaias Ferreira.
- O craque UNISSONO do Haras Serra Negra de propriedade de Raul Lopes Bandeira de Melo, tinha chegado ao Recife de avião para disputar com chances o Bentão de 77 mais fracassou e só conseguiu vencer a magna prova no ano seguinte (78),com a direção do brindão José Ribamar Silva (Babá). J.G.Sobral foi o treinador.
- ARCHIMEDES. Leva o Stud Guararapes juntamente com o chileno Ramirez e o treinador Isaias Ferreira a mais uma vitória no Bentão. O cearense FARAMON, chegou em segundo. Este páreo foi corrido na distância de 2.200 metros, e foi transmitido au-vivo pela Tv. Universitária e pela Rádio Jornal do Commércio, e também contou com a transmissão do locutor pernambucano Ernani Pires Ferreira radicado no hipódromo da Gávea.
- Em 1980 o desacreditado ILOZONE representando o Stud Arruda & Sampaio do turfe cearense volta a vencer o Bentão. O Jóquei foi V.Souza e o treinador F.Augusto. - Em 1982, o turfe baiano se fez presente pela primeira vez na disputa do Bentão. JADO montado pelo jóquei Nilson Cunha (N. Cunha), foi preparado por Francisco Teixeira, garantido a vitória para os baianos, em segundo chegou COME ONE do turfe cearense que era o fraco favorito e por pouco os baianos não conseguiram a formação da dupla, já que o tordilho JIPINAL, chegou em terceiro apertando o segundo colocado. JADO de propriedade do Stud Farm.
- SHORT LANCER foi o primeiro animal a vencer por duas vezes o Bentão. Ganhou em 1981, e voltou a vencer em 1983. Em 81, SHORT LANCER foi montado pelo carioca Eriton Ribeiro Ferreira (E.R.Ferreira), e treinado por M.D. Santos. Já em 83, coube ao gaúcho Claudionor Bitencurt (C.Bitencurt), levar o representante do Stud Gen `s a vitória e o treinador foi D.M.Barbosa.
- em 1984, com todas as dependências do Jockey Club de Pernambuco lotadas, o castanho Lord de propriedade do Haras Cariri, venceu o Grande Prêmio Bento Magalhães, em uma reta final impecável do jóquei J.Silva, que amparou com muita categoria a forte atropelada de Perdomo pela cerca externa. Perdomo teve a montaria do jóquei S.Moreira e era de propriedade do turfista Leônidas Arruda. - A primeira jóqueta a participar de um Grande Prêmio Bento Magalhães foi Rosana Frassini (R.Franssini), que montou Short Lancer que mesmo desacreditado na bolsa de aposta, tentava vencer o Bentão pela terceira vez.
- Em 1990 segundo a crônica esportiva aparecia no Jockey Club de Pernambuco um dos melhores cavalos em campanha no turfe brasileiro. Tratava-se de DANGER HOUSE, que foi trazido pelo Stud Internacional, para correr e vencer o Bentão. Mais uma vez o chileno Jaime Ramirez conquistava um BENTO MAGALHÂES e desta vez também como treinador.
- Em 1991, um dos melhores Jóqueis do turfe brasileiro Albenzio Barroso, escreve seu nome na galeria de honra dos vencedores do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Barroso levou FOR COMMODITIES do turfe cearense a uma vitória das mais lindas da história do Bentão. O favorito EMPEROS SHANDOW do Stud Ouro Preto – hoje Gold Black. Teve os seus arreios quebrados durante o percurso o jóquei Ivan Quintana mostrou toda a sua habilidade como jóquei evitando assim o que poderia se tornar em um grave acidente.
- 1992, LÉGGIO do Stud Internacional mais uma vez treinado e montado pelo chileno Jaime Ramirez, torna-se o primeiro cavalo tordilho a vencer um BENTO MAGALHÂES. - Em 1993, aparece o cavalo DIABLE AU CORPS para repetir o feito de SHORT LANCER, vencer o Bentão em duas edições. Em 93 com G.T.Silva, e em 94 com Nelito Cunha no dorso. M.Ferreira era o treinador.
- 1995 o cavalo MILWAUKEER com F.Benone no dorso, estabelece o novo Record para a distância do Bentão cravando o tempo de 158.4s (2.400 metros). Record mantido até hoje. - 1996 aparelha do Stud Lobão vence o Bentão, o jóquei F.Sales também escreve o seu nome na lista dos vencedores da magna prova já que veio substituir o jóquei G.T.Silva que acabava de sofrer um acidente na pista da Madalena com o cavalo OROSCO também do Stud Lobão uma prova antes do Bento.
- No ano seguinte em 1997, G.T.Silva, volta a vencer o BENTO MAGALHÂES desta vez no dorso do potro IMPER DANCER do Stud R&R. - 1998, O Grande Prêmio Bento Magalhães, teve mais uma vez a sua distância reduzida para 2000 metros gerando muita polemica no Jockey club. A vitória ficou com HEAVELING MUSIC do Haras Santos Rios (Vanildo Maroja) com a condução de J.Silva. - Em 1999, a distância da prova foi de 2.200 metros o representante do Stud Carolina & Wilson venceu a prova com a impecável condução do pernambucano G.T.Silva.z
- No ano 2000 O Bentão volta a ser disputado na sua tradicional distância 2.400 metros. A vitória é de BY VEER com Francisco Benone no dorso. Alexandre Magno Bezerra foi responsável pelo preparo de BY VEER.
- 2001. O pernambucano G.T.Silva, se torna tetra campão do Bentão, ao levar a magna prova com o alazão do Stud 13 OIDIO, a uma linda vitória, quando o Bentão teve o maior numero de participantes, 16 animais disputaram o grande prêmio sendo este um dos Bentos mais concorridos de toda a história da magna prova.
- 2002 - Depois de dez anos sem vencer o BENTO MAGALHÂES, os cearenses volta a comemorar uma foto desta vez com BLACKSOM que venceu de ponta a ponta com B.F.Clarindo no dorso.
- O cearense não deixa a peteca cair no dia 30 de Novembro de 2003, OMEDETÔ, animal do Stud Sampaio, vence com a condução de J.Viana Jr. E o treinamento de Francisco Viana, filhos do ex-Jóquei José Viana que venceu as duas primeiras edições do BENTO MAGALHÂES.
- 2004, O Stud Cortez (Marco e Márcio Cortez), escreve o seu nome na galeria de honra do Grande Prêmio Bento Magalhães com o alazão Nível conduzido por S.Moreira e treinado por A. Magno.
- Em 2006, o Grande Prêmio Bento Magalhães tinha tudo para voltar para as mãos dos cearenses se não fosse o prejuízo causado pelo jóquei M.Aurelio no dorso de Lumache ao animal Mandado nos 150 metros finais. O jóquei Nelito Cunha soube tirar proveito da situação e levou Power Dixie a vitória nos 2.400 metros do Grande Prêmio Bento Magalhães.
- 2007. O Stud Cortez volta a vencer um Bento Magalhães desta vez com Hi Societry que também levou o Bentão de 2008. O Stud Cortez, passou a ser o recordista de vitórias na categoria de proprietários, e o jóquei S.Moreira foi o único a ganhar três Bentos para o mesmo Stud.
- 2008 – A joqueta Josiane Goulart, torna-se a segunda jóqueta a disputar o Grande Prêmio Bento Magalhães. A primeira foi Rosana Fransine de Almeida em 1984, montando o Short Lance.
- 2009, o Jóquei F.Davidson, vence o Grande Prêmio Bento Magalhães com o tordilho Recompensado da Coudelaria FBL. Barrosinho como é mais conhecido no turfe pernambucano, começou montado nas corridas de pôneis e após uma temporada na escola de formação de jóquei do Jockey Club de São Paulo, voltou pra atuar na sua terra natal.
- Em 2010, F.Davidson tinha tudo para ser Bicampeão do Grande Prêmio Bento Magalhães montado o alazão tango Arrabalero do Haras Bongy. Bastante prejudicado por Forever Friends (M.Platini), F.Davidson viu a vitória cai nas mãos de J.Júlio no dorso de Istambul do Stud Silver Blue Star.
- 2010 Quatro jóqueis prata da casa participaram da disputa do Bento Magalhães. F.Davidson com tango Arrabalero do Haras Bongy, M.Oliveira com El Herdeiros do Stud 13, M.Platini Forever Friends Stud 3 Irmãos e S.Paiva Jujuy do Stud São José dos Bastiões.
- 2011 - Jairo Martins vence o primeiro Grande Prêmio Bento Magalhães como treinador. O mesmo já havia vencido duas edições como jóquei. Foky em 1975 e Adonis em 1977 no empate entre Anderson (J.Ramirez). - Após 10 anos, Tatamovitch repete o feito dos animais Havely Music (1998), e Oidio (2001) ao vencer o Grande Prêmio Edísio Pereira e o Bento Magalhães no mesmo ano. - Com a vitória de Tatamovitch, Jairo Martins se iguala aos treinadores A.Alves e M.P.Silva, vencendo o Edisio Pereira e o Bento Magalhães no mesmo ano.
- É inaugurado o espaço “Galeria de Hora dos Vencedores do Grande Prêmio Bento Magalhães, com a foto da chegada batida pela reporter fotografica karol Loureiro.
- 2012 – Depois de nove anos sem saber o que é vencer um Bento Magalhães, os cearenses voltam a comemorar em grande estilo com a sensacional vitória de Super Purse com a segura condução de Z.M.Rosa. O treinador Paulo Nascimento junto com o jóquei Z.M.Rosa, Tem os nomes incluídos na galeria de honra dos vencedores do grande Prêmio Bento Magalhães.
Com informações do radialista Francisco Mendonça
- O Cavalo GEITOSO, sob a direção do Jóquei J.Viana, e preparado pelo competente J.R.Araújo, foram os primeiros a escrever seus nomes na galeria de Honra dos vencedores do GP.Bento Magalhães. BLACK ORION também do turfe cearense formava a dupla enquanto o representante do turfe pernambucano GALBION, ficava em terceiro. O cavalo GEITOSO foi registrado com a letra G, e não J.
- No ano seguinte, o tufe cearense voltava a brilhar com mais um sucesso no Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES. O jóquei J.Viana, volta a brilhar na disputa da magna prova desta feita no dorso do craque SONG que foi preparado por D.Farrapo, defendendo desta vez a farda do Derby Club Sobralense. SANJO do turfe pernambucano ficou em segundo na disputa dos 2.400 metros do percurso.
- O Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES voltaria a ser disputado em 29 de 1967. Já que em 1966 uma grande enchente danificou as dependências do hipódromo da Madalena, impossibilitando a disputa da prova que já começava a despertar os interesses dos turfistas da região. A vitória desta vez ficou com os pernambucanos do Stud Marcelo. Vanildo Marója e Clovis Bráulio Carvalho proprietários de AFETO que teve a condução de Ginaldo Correia e o treinamento de Manuel Rocha (Nuca). DJAGO também do turfe pernambucano formava a dupla. O páreo foi disputado em 2.400 metros.
- Novamente a disputa do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES é interrompida, voltando então a ser disputada em 9 de Novembro de 1969. MILETO que foi montado pelo jóquei Manuel Bezerra da Silva (Bequinho), leva os pernambucanos a comemoração de mais uma vitória na magna prova. MILETO era de propriedade do Stud Pra Frente, e treinado por A.Caetano. Em segundo ficou PATCHOULY também do turfe pernambucano.
- Uma nova paralisação na disputa do tradicional Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Esta a maior de todas, O Bentão como já era chamado, só voltaria a ser disputado no dia 28 de Outubro de 1973 na distância de 2.700 metros, com a vitória de SÂO NICOLAU este dirigido por Francisco Oliveira e treinado por Manuel Rocha .Defendendo a farda do engenheiro Roberto Nogueira Lobo. STATIM formou a dupla.
- Em 1974 a sexta disputa do Bentão, era vencido por KORÓS do Stud Serrote representando o turfe cearense, coube ao Jóquei José Onofre a condução do vencedor e o preparo ficou por conta do Francisco Augusto. Neste ano a distância foi reduzida para 2000 metros.
- Em 1975, FOKY sob a monta de Jairo Martins se tornou a grande surpresa ao vencer o Bentão defendendo a farda Ouro Bolas Preta do Stud – (hoje Haras Bongy). Jarbas Martins de Medeiros era o treinador. ALAMEN ficou com a formação da dupla. - A Vitória, mas fácil de um parelho no BENTO MAGALHÂES , aconteceu em 1976 com o cearense WALLADON dirigido por E.B.Queiroz, que viera da Gávea apenas para montar o defensor do Stud Arruda & Sampaio. José Viana vencedor dos dois primeiros BM, desta vez voltava ao topo do vencedor na categoria de treinador.
- No dia 30 de Outubro de 1977, aconteceu o único empate da história do BENTO MAGALHÂES. Justamente entre os pernambucanos ADÔNIS do Stud MM, e ANDERSON do Stud Guararapes. Coube a Jairo Martins montar ADÔNIS e Jarbas Martins treinar. Já o pupilo do Stud Guararapes teve a condução de chileno Jaime Ramirez e o treinamento de Isaias Ferreira.
- O craque UNISSONO do Haras Serra Negra de propriedade de Raul Lopes Bandeira de Melo, tinha chegado ao Recife de avião para disputar com chances o Bentão de 77 mais fracassou e só conseguiu vencer a magna prova no ano seguinte (78),com a direção do brindão José Ribamar Silva (Babá). J.G.Sobral foi o treinador.
- ARCHIMEDES. Leva o Stud Guararapes juntamente com o chileno Ramirez e o treinador Isaias Ferreira a mais uma vitória no Bentão. O cearense FARAMON, chegou em segundo. Este páreo foi corrido na distância de 2.200 metros, e foi transmitido au-vivo pela Tv. Universitária e pela Rádio Jornal do Commércio, e também contou com a transmissão do locutor pernambucano Ernani Pires Ferreira radicado no hipódromo da Gávea.
- Em 1980 o desacreditado ILOZONE representando o Stud Arruda & Sampaio do turfe cearense volta a vencer o Bentão. O Jóquei foi V.Souza e o treinador F.Augusto. - Em 1982, o turfe baiano se fez presente pela primeira vez na disputa do Bentão. JADO montado pelo jóquei Nilson Cunha (N. Cunha), foi preparado por Francisco Teixeira, garantido a vitória para os baianos, em segundo chegou COME ONE do turfe cearense que era o fraco favorito e por pouco os baianos não conseguiram a formação da dupla, já que o tordilho JIPINAL, chegou em terceiro apertando o segundo colocado. JADO de propriedade do Stud Farm.
- SHORT LANCER foi o primeiro animal a vencer por duas vezes o Bentão. Ganhou em 1981, e voltou a vencer em 1983. Em 81, SHORT LANCER foi montado pelo carioca Eriton Ribeiro Ferreira (E.R.Ferreira), e treinado por M.D. Santos. Já em 83, coube ao gaúcho Claudionor Bitencurt (C.Bitencurt), levar o representante do Stud Gen `s a vitória e o treinador foi D.M.Barbosa.
- em 1984, com todas as dependências do Jockey Club de Pernambuco lotadas, o castanho Lord de propriedade do Haras Cariri, venceu o Grande Prêmio Bento Magalhães, em uma reta final impecável do jóquei J.Silva, que amparou com muita categoria a forte atropelada de Perdomo pela cerca externa. Perdomo teve a montaria do jóquei S.Moreira e era de propriedade do turfista Leônidas Arruda. - A primeira jóqueta a participar de um Grande Prêmio Bento Magalhães foi Rosana Frassini (R.Franssini), que montou Short Lancer que mesmo desacreditado na bolsa de aposta, tentava vencer o Bentão pela terceira vez.
- Em 1990 segundo a crônica esportiva aparecia no Jockey Club de Pernambuco um dos melhores cavalos em campanha no turfe brasileiro. Tratava-se de DANGER HOUSE, que foi trazido pelo Stud Internacional, para correr e vencer o Bentão. Mais uma vez o chileno Jaime Ramirez conquistava um BENTO MAGALHÂES e desta vez também como treinador.
- Em 1991, um dos melhores Jóqueis do turfe brasileiro Albenzio Barroso, escreve seu nome na galeria de honra dos vencedores do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Barroso levou FOR COMMODITIES do turfe cearense a uma vitória das mais lindas da história do Bentão. O favorito EMPEROS SHANDOW do Stud Ouro Preto – hoje Gold Black. Teve os seus arreios quebrados durante o percurso o jóquei Ivan Quintana mostrou toda a sua habilidade como jóquei evitando assim o que poderia se tornar em um grave acidente.
- 1992, LÉGGIO do Stud Internacional mais uma vez treinado e montado pelo chileno Jaime Ramirez, torna-se o primeiro cavalo tordilho a vencer um BENTO MAGALHÂES. - Em 1993, aparece o cavalo DIABLE AU CORPS para repetir o feito de SHORT LANCER, vencer o Bentão em duas edições. Em 93 com G.T.Silva, e em 94 com Nelito Cunha no dorso. M.Ferreira era o treinador.
- 1995 o cavalo MILWAUKEER com F.Benone no dorso, estabelece o novo Record para a distância do Bentão cravando o tempo de 158.4s (2.400 metros). Record mantido até hoje. - 1996 aparelha do Stud Lobão vence o Bentão, o jóquei F.Sales também escreve o seu nome na lista dos vencedores da magna prova já que veio substituir o jóquei G.T.Silva que acabava de sofrer um acidente na pista da Madalena com o cavalo OROSCO também do Stud Lobão uma prova antes do Bento.
- No ano seguinte em 1997, G.T.Silva, volta a vencer o BENTO MAGALHÂES desta vez no dorso do potro IMPER DANCER do Stud R&R. - 1998, O Grande Prêmio Bento Magalhães, teve mais uma vez a sua distância reduzida para 2000 metros gerando muita polemica no Jockey club. A vitória ficou com HEAVELING MUSIC do Haras Santos Rios (Vanildo Maroja) com a condução de J.Silva. - Em 1999, a distância da prova foi de 2.200 metros o representante do Stud Carolina & Wilson venceu a prova com a impecável condução do pernambucano G.T.Silva.z
- No ano 2000 O Bentão volta a ser disputado na sua tradicional distância 2.400 metros. A vitória é de BY VEER com Francisco Benone no dorso. Alexandre Magno Bezerra foi responsável pelo preparo de BY VEER.
- 2001. O pernambucano G.T.Silva, se torna tetra campão do Bentão, ao levar a magna prova com o alazão do Stud 13 OIDIO, a uma linda vitória, quando o Bentão teve o maior numero de participantes, 16 animais disputaram o grande prêmio sendo este um dos Bentos mais concorridos de toda a história da magna prova.
- 2002 - Depois de dez anos sem vencer o BENTO MAGALHÂES, os cearenses volta a comemorar uma foto desta vez com BLACKSOM que venceu de ponta a ponta com B.F.Clarindo no dorso.
- O cearense não deixa a peteca cair no dia 30 de Novembro de 2003, OMEDETÔ, animal do Stud Sampaio, vence com a condução de J.Viana Jr. E o treinamento de Francisco Viana, filhos do ex-Jóquei José Viana que venceu as duas primeiras edições do BENTO MAGALHÂES.
- 2004, O Stud Cortez (Marco e Márcio Cortez), escreve o seu nome na galeria de honra do Grande Prêmio Bento Magalhães com o alazão Nível conduzido por S.Moreira e treinado por A. Magno.
- Em 2006, o Grande Prêmio Bento Magalhães tinha tudo para voltar para as mãos dos cearenses se não fosse o prejuízo causado pelo jóquei M.Aurelio no dorso de Lumache ao animal Mandado nos 150 metros finais. O jóquei Nelito Cunha soube tirar proveito da situação e levou Power Dixie a vitória nos 2.400 metros do Grande Prêmio Bento Magalhães.
- 2007. O Stud Cortez volta a vencer um Bento Magalhães desta vez com Hi Societry que também levou o Bentão de 2008. O Stud Cortez, passou a ser o recordista de vitórias na categoria de proprietários, e o jóquei S.Moreira foi o único a ganhar três Bentos para o mesmo Stud.
- 2008 – A joqueta Josiane Goulart, torna-se a segunda jóqueta a disputar o Grande Prêmio Bento Magalhães. A primeira foi Rosana Fransine de Almeida em 1984, montando o Short Lance.
- 2009, o Jóquei F.Davidson, vence o Grande Prêmio Bento Magalhães com o tordilho Recompensado da Coudelaria FBL. Barrosinho como é mais conhecido no turfe pernambucano, começou montado nas corridas de pôneis e após uma temporada na escola de formação de jóquei do Jockey Club de São Paulo, voltou pra atuar na sua terra natal.
- Em 2010, F.Davidson tinha tudo para ser Bicampeão do Grande Prêmio Bento Magalhães montado o alazão tango Arrabalero do Haras Bongy. Bastante prejudicado por Forever Friends (M.Platini), F.Davidson viu a vitória cai nas mãos de J.Júlio no dorso de Istambul do Stud Silver Blue Star.
- 2010 Quatro jóqueis prata da casa participaram da disputa do Bento Magalhães. F.Davidson com tango Arrabalero do Haras Bongy, M.Oliveira com El Herdeiros do Stud 13, M.Platini Forever Friends Stud 3 Irmãos e S.Paiva Jujuy do Stud São José dos Bastiões.
- 2011 - Jairo Martins vence o primeiro Grande Prêmio Bento Magalhães como treinador. O mesmo já havia vencido duas edições como jóquei. Foky em 1975 e Adonis em 1977 no empate entre Anderson (J.Ramirez). - Após 10 anos, Tatamovitch repete o feito dos animais Havely Music (1998), e Oidio (2001) ao vencer o Grande Prêmio Edísio Pereira e o Bento Magalhães no mesmo ano. - Com a vitória de Tatamovitch, Jairo Martins se iguala aos treinadores A.Alves e M.P.Silva, vencendo o Edisio Pereira e o Bento Magalhães no mesmo ano.
- É inaugurado o espaço “Galeria de Hora dos Vencedores do Grande Prêmio Bento Magalhães, com a foto da chegada batida pela reporter fotografica karol Loureiro.
- 2012 – Depois de nove anos sem saber o que é vencer um Bento Magalhães, os cearenses voltam a comemorar em grande estilo com a sensacional vitória de Super Purse com a segura condução de Z.M.Rosa. O treinador Paulo Nascimento junto com o jóquei Z.M.Rosa, Tem os nomes incluídos na galeria de honra dos vencedores do grande Prêmio Bento Magalhães.
Com informações do radialista Francisco Mendonça
Operação Verão no litoral pernambucano
Anualmente, com
a chegada do verão, aumenta o número de banhistas e de embarcações em nosso
litoral e, neste período, a Marinha do Brasil (MB) intensifica a fiscalização
do tráfego aquaviário com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência
de acidentes. De 14 de dezembro desse ano a 15 de março de 2014, a Capitania
dos Portos de Pernambuco (CPPE) promove a Operação Verão, uma campanha de
conscientização para criar um maior comprometimento dos condutores com a
segurança da navegação.
Nas ações de fiscalização e de
presença das equipes de inspeção naval são verificados vários aspectos
relacionados à salvaguarda da vida humana no mar, a exemplo da habilitação dos
condutores, da documentação da embarcação, do material de salvatagem (coletes e
bóias), dos extintores de incêndio, das luzes de navegação, da lotação, do
estado da embarcação e do cumprimento das normas de segurança por parte dos
seus condutores.
Neste verão, a Capitania dos Portos
irá mobilizar, em todo o estado de Pernambuco e no Arquipélago de Fernando de
Noronha, 140 militares com o apoio de dez embarcações, envolvendo lanchas,
botes e motoaquáticas, sob a coordenação da Oficial 1T (T) Helenilde de Lima
Silva Gomes; além de Navios-Patrulha subordinados ao Comando do 3º Distrito
Naval.
Vale lembrar que a segurança da
navegação é uma obrigação de todos: da Capitania, como fiscalizador; dos
condutores, principais responsáveis pela segurança de seus passageiros e dos
banhistas; além de marinas e iates clubes. Todos os envolvidos devem cobrar a
colaboração e a correta conduta para tornar a atividade mais responsável e
segura. O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de
irregularidade ou infração deve comunicar o fato a esta Capitania, por meio do
telefone (81) 3424-7111 ou pelo e-mail: ouvidoria@cppe.mar.mil.br, para
averiguação e esclarecimentos dos fatos, bem como adoção das medidas cabíveis.
Na última Operação, foram
inspecionadas 2.765 embarcações, sendo 237 notificadas; 23 apreendidas, a
maioria envolvendo motoaquáticas conduzidas por pessoas não-habilitadas e por
menor de idade; além de terem sido aplicados 123 autos de infração, onde as
sanções podem chegar até ao cancelamento da habilitação do condutor. Ainda
foram registrados oito acidentes, todos sem vítimas.
Colabore com a Capitania dos Portos
de Pernambuco a tornar o lazer no mar mais seguro e acompanhe abaixo os
mandamentos da Segurança no Mar:
1 – Não esqueça a habilitação quando
for navegar;
2 – Não esqueça os coletes
salva-vidas e extintores de incêndio;
3 – Mantenha a distância segura das
praias e dos banhistas;
4 – Respeite a lotação da
embarcação;
5 – Se beber, passe o timão para
alguém habilitado;
6 – Não polua o mar;
7 – Faça a manutenção correta de sua
embarcação;
8 – Respeite a vida, seja solidário;
9 – Ao sair, informe o seu plano de
navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio; e
10 – Conduza a embarcação com
prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
Capitania dos Portos de Pernambuco
Ipojuca: Festa da padroeira prossegue até esta quarta-feira em N. Senhora do Ó
Começou no último sábado (14) a Festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira do distrito ipojucano. Este ano, o tema da festa é “Quem ama o Filho, ama sua Mãe!”, mostrando a importância de Maria no projeto de salvação de Deus para a humanidade por meio do seu “Sim”. A festa religiosa encerra-se na quarta-feira, com a procissão saindo da Igreja Matriz, às 18h30, percorrendo as principais ruas locais.
No dia de encerramento a programação é mais extensa, começando com uma Alvorada Festiva, prosseguindo com missa, procissão e culminando com a celebração de encerramento, presidida pelo Neo-Sacerdote Padre Givanildo Lima. Confira a programação de encerramento:
Quarta-feira (18)
Alvorada Festiva, às 5h
Ofício de Nossa Senhora, às 6h
Missa Solene de Nossa Senhora do Ó, às 10h
Procissão saindo da Matriz de Nossa Senhora do Ó e percorrendo as principais ruas do distrito, às 18h30
Missa de Encerramento presidida pelo Neo-Sacerdote Padre Givanildo Lima, às 19h30
Secretaria de Imprensa de Ipojuca
PROCON multa FIFA em R$ 1 milhão
O Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretari Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, multou a Fifa World Cup e a Match Services em 1 milhão de reais por desrespeito ao consumidor pernambucano durante a Copa das Confederações. Cada empresa vai pagar uma multa de 500 mil reais por infringirem o inciso III do artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor, que trata do direito à informação.
O motivo foi uma denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco – OAB-PE, com queixas de diversos consumidores que adquiriram ingressos para os jogos na Arena Pernambuco. Entre as reclamações, está a de pessoas que compraram ingressos para determinadas áreas mais próximas do campo e tiveram suas cadeiras localizadas em áreas mais distantes. Outra reclamação foi a de pessoas que compraram mais de um ingresso na mesma compra e tiveram suas cadeiras localizadas em locais opostos no estádio.
O Procon-PE abriu um processo contra as duas empresas e a decisão já foi julgada, inclusive em instância superior. A Fifa e a Match Services terão um prazo de 10 dias, a contar da data do recebimento da notificação, para pagar a multa.
Imprensa Procon/PE
Inaugurada fábrica de margarina em Vitória de Santo Antão
O Interior de Pernambuco ganhou mais uma planta industrial. Nesta segunda-feira (16/12), o governador Eduardo Campos participou da inauguração da fábrica de margarinas da BRF, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, a 50 quilômetros do Recife. Os investimentos foram de R$ 150 milhões e abrem 150 oportunidades de empregos diretos. A solenidade aconteceu numa área externa da própria unidade.
A capacidade de produção da nova unidade da BRF é de 16 mil toneladas por mês, produzindo as marcas Qualy, Deline e Claybom. "Estudos da ONU relatam que cabe ao Brasil, nos próximos 20 anos, aumentar sua produção de alimento em 40%. Conseguimos já em 2007 trazer e inaugurar uma planta da Sadia aqui em Vitória. Hoje, inauguramos mais um empreendimento, formando esse complexo de grande importância, que segue gerando empregos e ajudando no desenvolvimento da região e do Estado", destacou o governador.
Essa é a terceira unidade do grupo BRF exclusiva para a produção de margarinas. O espaço total ocupado pela fábrica é de 14,5 mil metros quadrados. "É um empreendimento que tem tudo a ver com o desenvolvimento aqui de Pernambuco. Queremos crescer sempre e aproveitar cada vez mais as pessoas da região trabalhando aqui", afirmou o presidente do Conselho da BRF, Abílio Diniz, garantindo que, embora não saiba o produto exato a se produzir, vai continuar ampliando as unidades de Pernambuco. "É uma região estratégica, de boa distribuição para todo o Nordeste", explicou.
Eduardo enalteceu ainda a participação da mão-de-obra local na fábrica. "Tivemos de providenciar o gás, a água e a qualificação das pessoas. Essa é uma oportunidade de ver uma geração de pernambucanos fazer um projeto de vida no lugar aonde nasceram. E a cada fábrica que chega, o reconhecimento é o mesmo da qualidade e do entusiasmo de nossa gente, que quando vê uma oportunidade agarra com toda a força", ressaltou.
O Nordeste hoje é responsável pelo consumo de 30% de toda a margarina produzida no Brasil. A BRF tem ainda uma unidade de embutidos em Vitória, produzindo mortadelas, salsichas e presuntos, e ainda um centro de distribuição para o Nordeste. Estima-se que a marca é responsável pela geração de quase 1,8 mil empregos diretos e mais 1,9 mil indiretos.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)