terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Operação Verão no litoral pernambucano

Anualmente, com a chegada do verão, aumenta o número de banhistas e de embarcações em nosso litoral e, neste período, a Marinha do Brasil (MB) intensifica a fiscalização do tráfego aquaviário com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes. De 14 de dezembro desse ano a 15 de março de 2014, a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) promove a Operação Verão, uma campanha de conscientização para criar um maior comprometimento dos condutores com a segurança da navegação.
            Nas ações de fiscalização e de presença das equipes de inspeção naval são verificados vários aspectos relacionados à salvaguarda da vida humana no mar, a exemplo da habilitação dos condutores, da documentação da embarcação, do material de salvatagem (coletes e bóias), dos extintores de incêndio, das luzes de navegação, da lotação, do estado da embarcação e do cumprimento das normas de segurança por parte dos seus condutores.
            Neste verão, a Capitania dos Portos irá mobilizar, em todo o estado de Pernambuco e no Arquipélago de Fernando de Noronha, 140 militares com o apoio de dez embarcações, envolvendo lanchas, botes e motoaquáticas, sob a coordenação da Oficial 1T (T) Helenilde de Lima Silva Gomes; além de Navios-Patrulha subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval.
            Vale lembrar que a segurança da navegação é uma obrigação de todos: da Capitania, como fiscalizador; dos condutores, principais responsáveis pela segurança de seus passageiros e dos banhistas; além de marinas e iates clubes. Todos os envolvidos devem cobrar a colaboração e a correta conduta para tornar a atividade mais responsável e segura. O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração deve comunicar o fato a esta Capitania, por meio do telefone (81) 3424-7111 ou pelo e-mail: ouvidoria@cppe.mar.mil.br, para averiguação e esclarecimentos dos fatos, bem como adoção das medidas cabíveis.
            Na última Operação, foram inspecionadas 2.765 embarcações, sendo 237 notificadas; 23 apreendidas, a maioria envolvendo motoaquáticas conduzidas por pessoas não-habilitadas e por menor de idade; além de terem sido aplicados 123 autos de infração, onde as sanções podem chegar até ao cancelamento da habilitação do condutor. Ainda foram registrados oito acidentes, todos sem vítimas.
            Colabore com a Capitania dos Portos de Pernambuco a tornar o lazer no mar mais seguro e acompanhe abaixo os mandamentos da Segurança no Mar:
            1 – Não esqueça a habilitação quando for navegar;
            2 – Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio;
            3 – Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas;
            4 – Respeite a lotação da embarcação;
            5 – Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
            6 – Não polua o mar;
            7 – Faça a manutenção correta de sua embarcação;
            8 – Respeite a vida, seja solidário;
            9 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio; e

            10 – Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.

Capitania dos Portos de Pernambuco