domingo, 4 de junho de 2023

Como envelhecer com Saúde e Bem Estar

 

A idade chega para todos, sem distinção, e o que se pode fazer é trilhar esse caminho da melhor maneira. Hoje em dia, temos mais acesso a informações, sabemos as formas de conquistar anos de vida mais saudáveis, com qualidade, bem-estar. 

Prevenção é uma palavra importante nesse contexto. Através de exames, conhecer seu corpo, é possível agir preventivamente para que se chegue à terceira idade com saúde e disposição. 

Segundo a médica clínica geral com formação ortomolecular, Diana Campos a  alimentação tem papel essencial nessa trajetória: invista no que é natural e diminua cada vez mais o que for industrializado. Não use adoçantes! Mantenha uma boa hidratação, faça atividade física diariamente, não fume, modere no álcool, coma alimentos naturais variados e coloridos no dia a dia. Durma pelo menos 7h por noite. Administre seu estresse. Aprenda  a meditar, faça exercícios de respiração, escute música clássica. E aprenda como inibir ou ativar gens para garantir uma boa longevidade. Como estão suas vitaminas e minerais? Você precisa saber! Só assim, serão indicadas suplementação e orientação adequadas a você.

👉Envelhecer com saúde é possível! Aqui fica um convite para quem deseja passar pelas diversas fases da vida da melhor maneira! 
Com o apoio da Farmácia de Manipulação A Fórmula, a médica Diana Campos e o professor de Educação Física, Bruno Gonçalves, vão realizar o encontro "Envelhecer com saúde é possível", no dia 27 de junho, das 09h às 10h30, que contará com café da manhã saudável, alongamento e bate-papo, tudo GRATUITO, no Manu Tenório Culinária Saudável, na Rui Barbosa, Graças.  

👉A inscrição é prévia, as vagas são limitadas! Inscreva-se: 81 - 99226.0953.

Balanço fiscal, novo Nicoop e palestra marcam projeto 'Unimed 7 e 30'

 


A Unimed Vale do São Francisco apresentou os resultados do primeiro trimestre de 2023, com destaque para o alto número de sinistralidade (resultado obtido pela diferença entre a receita (recurso obtido) e o custo assistencial (atendimento). Este foi um dos pontos principais do balanço fiscal apresentado pelo diretor presidente da cooperativa médica, Francisco Otaviano, na noite desta quinta-feira (1), durante a primeira edição do ano do projeto 'Unimed 7 e 30', realizada no auditório do Grande Hotel de Juazeiro - BA.

Enumerando uma série de ações de governança corporativa, avanços no relacionamento com o cooperado e com os beneficiários, o presidente evidenciou também a evolução da qualidade assistencial dos serviços e demonstrou otimismo em concluir este ano mantendo a estabilidade das contas e um resultado líquido positivo.

Após a apresentação do balanço fiscal, o público, formado por médicos cooperados, conferiu a palestra "Medicina baseada em evidências, mídia e sociedade de consumo na Unimed Vale do São Francisco", ministrada pelo médico cardiologista, Anderson Armstrong.

Correlacionando as transformações que estão ocorrendo no mundo com o dia-a-dia dos profissionais de saúde, Armstrong falou de inteligência artificial, de sociedade de consumo, pandemia da Covid - 19 e sinistralidade. Questões como conduta adequada, pensamento clínico e ato médico, também foram devidamente ressaltadas em uma linguagem simples e objetiva. Ao final, o público interagiu tirando dúvidas acerca de uma pesquisa feita pelo palestrante, que apresentou uma elevada evolução percentual nos custos de solicitações de exames e procedimentos clínicos da cooperativa.

Ainda durante o projeto 'Unimed 7 e 30', os médicos cooperados conheceram a nova equipe do Núcleo de Integração Cooperativista da Unimed Vale do São Francisco - Nicoop, formada por Joroastro Espíndola, Danilo Kauêr, Fernando França e Breno Cavalcante, que apresentou o plano de trabalho e as principais ações que serão realizadas, com ênfase para a incrementação dos comitês.

No encerramento, o Nicoop realizou um sorteio de vários brindes. As médicas Simone Ramalho e Maria Clara Víderes ganharam, respectivamente, um notebook e um relógio e os médicos Filipe Gusmão, Jomario Macedo e Germana Mourão foram sorteados, cada, com um voucher de compras no valor de R$ 500,00.









Nutricionista dá dicas para montar a lancheira das crianças para evitar obesidade infantil

 

Fator de risco para diversas doenças, a obesidade, quando ocorre durante a infância, pode se tornar ainda mais perigosa. O Atlas Mundial da Obesidade estima que o Brasil pode ter até um terço das crianças vivendo com obesidade em 2035. Por isso, para alertar a população, foi celebrado ontem, 3 de junho, o Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil. Nutricionista do SESI Saúde, Lídia Bandeira recomenda que a família e a escola estejam atentas à alimentação das crianças e orienta para que o momento do lanche funcione para estimular um hábito alimentar mais saudável na infância.

“A obesidade é uma doença multicausal e, na infância, está mais relacionada a fatores genéticos e hormonais, mas está bem mais vinculada às causas, ao ambiente em que essa criança está sendo criada e, principalmente, à má alimentação e ao sedentarismo”, explica Lídia Bandeira, complementando que uma criança é considerada obesa quando atinge o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. “Esse IMC é visto e acompanhado por meio das curvas de crescimento, do desenvolvimento infantil”.

A profissional de saúde orienta que, para uma lancheira ser considerada saudável, é preciso conter porções de carboidrato, proteína ou laticínio e de fonte de fibras. No entanto, ela aponta que, geralmente, a hora do lanche nas escolas acaba sendo um momento de maior consumo de industrializados. “Até pela praticidade por parte dos pais, que veem nas prateleiras biscoitos recheados, sucos artificiais e salgadinhos. Isso facilita. Mas é preciso encontrar um equilíbrio entre o que a criança gosta de comer e o que ela precisa comer”, pontua.

Para isso, a nutricionista recomenda fazer substituições. “O ideal é priorizar alimentos mais naturais. Por exemplo, se a criança gostar de salgadinhos, tentar trocar por pipoca caseira, aquela de panela. Optar por sucos 100% da fruta ou pela própria fruta, que acaba sendo mais prático, pois é só colocar na lancheira e, ao invés de biscoitos recheados, cookies integrais”, sugere, destacando a importância de observar e ler sempre o rótulo da embalagem. “Muitos produtos são basicamente feitos de corante e açúcar”.

Fator de risco para outras doenças, Lídia destaca que a obesidade infantil aumenta a chance de desenvolver hipertensão, diabetes ou problemas no fígado. “Ainda têm as questões comportamentais: crianças obesas têm uma tendência maior a ter depressão, devido ao isolamento social, pois, geralmente, se sentem mais envergonhadas ou sofrem bullying. Dependendo do nível de obesidade, pode causar problemas de coluna ou deformação óssea por conta do excesso de peso”, elenca, destacando que a criança também pode desenvolver anorexia ao tentar controlar o peso, o que acaba causando esses transtornos alimentares.

Mutirão Prefeitura Mais Perto de Você, em Belo Jardim

 

A Prefeitura de Belo Jardim através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem se destacado com uma iniciativa abrangente e eficiente para aprimorar os serviços de limpeza, iluminação e saneamento: o mutirão Prefeitura Mais Perto de Você. Durante o mês de maio, a ação esteve no Maria Cristina e Morada Nobre, e a partir de segunda-feira (5), seguirá para o Tereza Mendonça.

Essa ação tem levado todos os serviços de manutenção da secretaria. Na limpeza, são feitos os trabalhos de roço, varrição, capinação, pintura de meio-fio, retirada de lixo, entulho e metralha. Na iluminação, o foco é dado para a troca de lâmpadas e de relés. Para melhorar a mobilidade das ruas, é realizada a terraplanagem e a reposição de calçamento. Já no saneamento, são feitas a manutenção e a construção de novas redes.

Uma das atividades que tem feito total diferença no mutirão é a tenda de apoio, um ponto que a secretaria dispõe de forma itinerante no bairro que está sendo atendido pelo mutirão. Nesta tenda, os moradores levam suas solicitações e elas são atendidas no decorrer das ações realizadas na comunidade beneficiada.

“O mutirão tem sido uma ação importante nos bairros periféricos e tem sido o carro-chefe da secretaria, pois é uma iniciativa que beneficia muitas pessoas e leva todos os serviços de infraestrutura. Essa é uma determinação do prefeito Gilvandro Estrela, atender os mais necessitados e levar qualidade de vida e bem-estar para todos”, afirmou a titular da pasta, Joedna Souza.

AMO Olinda terá nova onda de solidariedade

 



*AMO REALIZA MAIS UMA AÇÃO SOLIDÁRIA NO DIA 10 ÐE JUNHO*


Sábado, 10 de junho é dia de solidariedade.

As atividades do projeto Amor em Movimento (Amo Olinda), com nova distribuição de alimentos àqueles que vivem excluídos, sobretudo, que estão em situações mais vulneráveis em Olinda. O trabalho começa com a preparação dos alimentos, às 08h, na sede provisóriia em Rio Doce. Depois, os voluntários iniciam o trabalho de embalagem e distribuição.

Você sabe o que é caridade? Já pensou em praticar? A caridade é, sem dúvida alguma uma das formas de mudar o mundo a partir de nós mesmos. .* Quem deseja contribuir com doações em dinheiro pode fazer isso pela chave PIX amo@projetoamo.com.br ("AMO - Amor em Movimento).

Contamos com você! Essa luta é nossa!

Endereço/AMO
Rua Carlos Alberto Barbosa 332 II etapa de Rio Doce.

Em ritmo intenso, Pedro Campos percorre sete municípios no interior de Pernambuco

 

Entre as agendas de trabalho na capital federal e em Pernambuco, o deputado Pedro Campos imprime ritmo intenso, percorrendo, na última semana, sete municípios do estado. Na rota dos 1.700 quilômetros rodados, o parlamentar esteve nas cidades de Surubim, Machados, Itacuruba, Afogados da Ingazeira, Floresta, Carnaubeira da Penha e Itapetim.

“É preciso caminhar junto à nossa gente, para ecoar em Brasília a vontade da população. É assim que buscamos as articulações necessárias para dar soluções às demandas: dando voz e vez ao povo”, comentou.

Na capital da vaquejada, o deputado participou da assinatura da ordem de serviço de obras de pavimentação em Surubim. Ao lado da prefeita Ana Célia, o parlamentar ressaltou a importância de cuidar da mobilidade da cidade. “Com investimentos de R$2,4 milhões de reais, esta obra ligará as comunidades Doquinhas, Lagoa Nova e Gancho do Galo até a PE-106, proporcionando maior segurança e qualidade de vida para os munícipes”, afirmou.

Ainda no agreste pernambucano, Pedro seguiu a Machados, onde participou da entrega de certificados do curso de Corte e Costura, ao lado da vereadora Elis Cunha. O curso é uma iniciativa do projeto Machados Solidário e já beneficiou 200 alunas e alunos na cidade.

No sertão do São Francisco, em Itacuruba, ao lado da cacica Cícera, do povo Pankará, o deputado visitou o Sistema de Abastecimento de Água Pankará, responsável pelo fornecimento hídrico do povoado indígena, localizado na Aldeia Serrote dos Campos. “A água é um vetor de desenvolvimento e leva dignidade para a nossa gente. É preciso universalizar, em nosso estado, o acesso à água potável", ponderou. Na ocasião, o deputado também visitou a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, unidade que atende 500 estudantes indígenas do cacicado de Cícera - que converge 260 famílias e cerca de 1.200 indígenas.

No sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira, ao lado do prefeito Sandrinho Palmeira e do deputado estadual José Patriota, Pedro acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte que vai interligar os bairros de São Francisco e de São Cristóvão. A visita a cidade também foi marcada pela inauguração da obra de pavimentação e iluminação da rua Maria Marques Torres.

Seguindo na estrada, o deputado acompanhou, em Floresta, as celebrações pelo Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, comemorado em 3 de junho. Pedro, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, participou das ações da campanha Eu viro Carranca para defender o Velho Chico, ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pretende fortalecer a revitalização do rio e os povos ribeirinhos da bacia.

Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância de envolver a população nas decisões políticas referentes à Bacia do São Francisco. “É preciso recriar o Conselho Gestor da Transposição do São Francisco e reinstalar o Comitê Gestor dos Recursos da Revitalização. Este segundo terá a missão de destinar os mais de 300 milhões já depositados pela CHESF. É preciso encontrar o povo nesse processo”, afirmou.

Na sequência da viagem, o parlamentar esteve em Carnaubeira da Penha, em encontro com o vereador Naldo Moita, discutindo as demandas da cidade.

Finalizando o giro pelo estado, Pedro esteve em Itapetim, ao lado do prefeito Adelmo Moura, participando da entrega de trator com arado, no distrito de São Vicente. O equipamento foi destinado ao município através do mandato do deputado federal João Fernando Coutinho. “Essa entrega irá beneficiar a associação de produtores de leite da região, que conta com mais de 110 produtores associados, fortalecendo as atividades destas trabalhadoras e trabalhadores rurais”, afirmou.

Atriz Monique Alfradique faz exercícios na Smart Fit de Caruaru

 

Monique Alfradique, renomada atriz, é conhecida por sua dedicação ao bem-estar e busca por um estilo de vida saudável. Enquanto passa pelo período do São João de Caruaru, Monique aproveita a oportunidade para treinar na academia Smart Fit da região. A rede Smart Fit oferece a comodidade de treinar em qualquer unidade do país, permitindo que a atriz continue com sua rotina de exercícios mesmo durante suas viagens.

Monique sempre valorizou a importância do cuidado com o corpo e mente, e isso reflete em sua aparência saudável e seu alto desempenho nas telas. Ao treinar na Smart Fit em Caruaru, ela tem acesso a uma variedade de equipamentos modernos e treinadores qualificados, que a auxiliam a manter sua forma física e alcançar seus objetivos pessoais.

Caruaru potencializa iluminação nos Polos Juninos

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP), em parceria com o Consórcio Luz de Caruaru, representado pelas empresas Enel-x, SELT e Mobit; vem trabalhando para melhorar os serviços de iluminação pública no município.

Uma atenção especial vem sendo dada aos polos de animação do Maior e Melhor São João do Mundo, começando pelas comunidades da zona rural que comportaram e ainda estão recebendo o São João na Roça, onde foram atendidos 325 pontos. Em Gonçalves Feirreira e Xicuru, a iluminação está modernizada 100% em LED. Nas demais localidades do polo itinerante, as principais vias de acesso também foram modernizadas.

No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, toda a iluminação da área também recebeu reforços; os antigos projetores foram substituídos e tiveram a carga potencializada, tornando a iluminação 62% mais efetiva passando de 50 para 250lux.

Já no Alto do Moura, foram construídas cinco redes de iluminação pública para atender os novos acessos da localidade, bem como os acessos ao residencial Alto do Moura, totalizando 68 postes, 2.700 metros de rede, 103 luminárias instaladas e modernizadas.

“Mesmo com todo o trabalho concluído, as equipes do Ilumina Caruaru seguirão de plantão todos os dias da festa para garantir que esses pontos sigam funcionando normalmente. É importante destacar que, de forma paralela, os pedidos de iluminação que chegam através do 0800 continuam sendo executados”, afirmou o secretário Manoel Ávila.

Imprensa SESP Caruaru



Brasil Participativo no Norte do País

Roraima, Amazonas e Acre foram os primeiros estados da Região Norte a debater com o Governo Federal, diretamente, que ações e políticas devem ser priorizadas no país nos próximos quatro anos. Uma nova rodada de plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) participativo ocorreu nesta sexta-feira e sábado (2 e 3/6), nas capitais dos estados.

"Tenho certeza que o Brasil será muito diferente depois do PPA Participativo", enfatizou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante a plenária em Manaus (AM). "Será um Brasil mais bonito, porque vai ter a cara do povo brasileiro; será um Brasil mais generoso; será um Brasil mais responsável com os seus filhos, porque vai ter a alma da nossa gente no planejamento dos próximos quatro anos", acrescentou.

Mais de 17 mil pessoas já participaram presencialmente das plenárias estaduais do PPA Participativo, realizadas em onze capitais brasileiras, e 149,2 mil interagiram até este sábado (3) na plataforma digital Brasil Participativo, onde registraram mais de 1.900 propostas. Pela via digital, cada pessoa pode votar em três programas de governo que considera prioritários, apresentar três propostas e apoiar outras três.

O período de contribuições na plataforma Brasil Participativo segue aberto até o dia 10 de julho. Novas plenárias presenciais estão previstas em mais 15 estados e no Distrito Federal, sendo a última delas programada em São Paulo, no dia 14 de julho. O documento final será entregue ao Congresso Nacional no fim de agosto.

Mas o que é Plano Plurianual (PPA)?

É uma das leis do ciclo orçamentário e é sempre feita no primeiro ano de um novo governo, sendo válida para os próximos quatro anos. O PPA do ciclo 2024-2027 está sendo feito de forma conjunta pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (responsável pela elaboração técnica) e pela Secretaria Geral da Presidência da República (responsável por articular a participação social).

E o que é PPA Participativo?

É uma iniciativa do Governo Federal para permitir que a sociedade civil organizada e os cidadãos em geral participem das decisões sobre quais devem ser as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos, tornando o processo de decisão mais democrático.

E, para que isto ocorra, a participação popular e social está sendo articulada em três frentes: pelas intervenções nas plenárias, que são abertas; pela presença do movimento social organizado em três fóruns interconselhos e pela inscrição e votação de propostas na plataforma do Brasil Participativo.

Imprensa Planalto 


Governadora participa amanhã da Semana do Meio Ambiente

A governadora Raquel Lyra participa, nesta segunda-feira (05), da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco, no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangará), administrado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na Zona Norte do Recife. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual vai entregar um mico-leão dourado aos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


O animal, que consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi encontrado na cidade de Petrolina. Resgatado, foi levado para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre (Cemafauna), em Petrolina e de lá foi transferido para o Cetras Tangara.


Em seguida, em Bezerros, no Agreste, a governadora inaugura o Parque Ambiental Janelas para o Rio, no bairro Queimada Dantas. Na ocasião, serão devolvidos à natureza 200 animais silvestres que estão em reabilitação no Cetras Tangara.


Imprensa PE

Grupo de Trabalho de Aplicativos será instalado amanhã (05/06)

 

O Grupo de Trabalho que vai definir uma proposta de regulamentação das atividades de prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas, previsto no Decreto nº 11.513, terá sua primeira reunião, nesta segunda-feira (5/6), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, fará às 9h a Instalação da Mesa do Grupo Tripartite, que terá a participação de representantes das empresas de serviços, dos trabalhadores do setor e de outras áreas do governo. Ao final dos trabalhos, o GT apresentará uma proposta de regulamentação das atividades no setor.

Às 14h, o GT realiza sua primeira reunião com as entidades previstas no Decreto nº 11.513 que discutirão questões que afetam diretamente a relação de trabalho entre empresas e empregados, como condições de trabalho, jornada, questões de segurança, proteção social, entre outras. O Grupo de Trabalho tem prazo de 150 dias, contado a partir da data de entrada em vigor do Decreto, prorrogável por igual período, para apresentar o relatório final das atividades. A reunião será fechada.

Imprensa Planalto

E-book "Como a filha de um agricultor venceu a Eleição" foi lançado e é gratuito

 

O cientista político Rodrigo Nunes lançou, nesta quinta-feira (01/06/2023), um e-book que revela as estratégias que levaram a atual prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, à vitória na eleição municipal de 2020 em Bezerros. Com o título "Como a filha de um agricultor venceu a eleição?", o livro tem o objetivo de ensinar conceitos e estratégias de campanha, através de exemplos reais, que prometem mostrar os caminhos para conquistar o eleitorado e vencer uma eleição.

O livro é dividido em nove capítulos, que apresentam o contexto político e social da cidade e abordam conceitos teóricos que vão desde a construção de estratégias de comunicação, planejamento de campanha e até sobre o uso de dados e pesquisas eleitorais. Além disso, o material também conta com exemplos práticos de situações enfrentadas pela campanha e como elas foram solucionadas. "A intenção é que futuras lideranças possam se inspirar nos exemplos apresentados neste e-book e consigam aplicar esses conceitos em suas próprias campanhas, independentemente do tamanho da estrutura partidária ou recursos que possuam", destaca Rodrigo Nunes, autor do e-book.

A protagonista da campanha, Lucielle Laurentino (UNIÃO), tem 34 anos e é natural da Serra Negra, zona rural do município de Bezerros. De origem humilde, é filha de agricultores e superou as barreiras da sua origem através das escolas públicas em tempo integral. É graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, por meio de bolsas de estudo, Mestre em Engenharia Florestal pela Universidad de Valladolid (UVa), na Espanha. Foi estudante de diversas escolas de formação política como RenovaBR, Acredito e RAPS. Em 2020, disputou a eleição para prefeita de Bezerros pela primeira vez e foi eleita com 55% dos votos válidos.

“Sabíamos que o desafio era enorme, o atual prefeito já vinha de uma família tradicional na política e recebia o apoio de todos os ex-prefeitos e ex-prefeitas da cidade. Mas com estratégia e uma abordagem diferente, conseguimos envolver os eleitores e vencer a eleição”, destaca Lucielle Laurentino, prefeita do município de Bezerros.

>>RODRIGO NUNES

O autor, Rodrigo Nunes, é cientista político formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi chefe de gabinete em mandatos no Legislativo e Executivo e coordenador político em organizações do terceiro setor. No campo eleitoral, atuou em mais de 10 campanhas e, dentre elas, coordenou a estratégia de comunicação na campanha da prefeita Lucielle Laurentino (UNIÃO) em 2020 e a estratégia territorial na campanha da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) em 2022, ambas vencedoras.

>>LIVRO

O e-book "Como a filha de um agricultor venceu a eleição?" está disponível para download gratuito e pode ser acessado através do site www.rodrigonunesbr.com/ebook.

Alimentação é aliada da imunidade das crianças e pode ser uma das armas para evitar as superlotações de emergências infantis

 

Fortalecer o sistema imunológico das crianças pode ser um dos pilares para evitar doenças. Com o aumento de doenças respiratórias nos últimos meses, Pernambuco chegou a ficar com mais de 80 crianças na fila de espera por vagas em UTIs, segundo dados da Central de Regulação de Leitos do Estado. Para evitar a superlotação e o adoecimento dos pequenos, a alimentação pode ser uma das aliadas. Além do acompanhamento de um médico pediatra, algumas medidas podem ser tomadas junto a um profissional nutricionista para combater enfermidades e internações.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, a frequência de alguns alimentos específicos nas refeições das crianças auxilia na nutrição completa de vitaminas essenciais. “É o caso de frutas como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho, que possuem excesso de vitamina C, que é um antioxidante que aumenta a resistência do organismo”, ensina.

Brócolis, couve e espinafre são ricos em nutrientes que atuam na defesa do corpo frente à diversas doenças como asma, bronquite, anemia e doenças vasculares, por exemplo. Carnes, cereais integrais e leguminosas, como feijão e ervilha são ricos em zinco, nutrientes que combatem resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. O ômega 3, presente no azeite e no salmão, ajuda na imunidade e no combate a inflamações. O tomate é um forte aliado para remover os radicais livres do organismo, auxiliando também no combate de doenças cardiovasculares.

Ainda segundo Alyne, aumentar o consumo de frutas como laranja, acerola, kiwi, caju, abacaxi, morango e mamão ou tomar suplementos de vitamina C ajudam a manter esse potente antioxidante no organismo atuando a favor da saúde. “A alimentação infantil está diretamente relacionada com o processo de saúde e doença das crianças, repercutindo no seu desenvolvimento e crescimento. Sintomas como adinamia, déficit do crescimento e ganho de peso são frequentes, os quais podem ser atribuídos a más hábitos alimentares”, fala.

Para as crianças que não são boas de garfo, a nutricionista ensina algumas dicas, como buscar orientação com o pediatra e realizar exames para descartar alguma intolerância. O atendimento multidisciplinar também é importante, como o acompanhamento de um psicólogo que possa tratar possíveis questões emocionais. “Para tentar convencer os pequenos a realizar uma boa refeição, podem ser feitos pratos divertidos e coloridos. Mas caso ela não coma, não force. Planeje alternativas, como chamar para ajudar a preparar o cardápio. É importante lembrar também que é interessante evitar a ingestão de muitos líquidos antes das refeições. Monte uma rotina de hábitos da família para fazer as refeições”, diz.

Entre as principais dicas de lanches com opções mais naturais e lúdicas para serem adicionadas ao cardápio estão biscoitos caseiros, suco natural, iogurte, palitinhos de tapioca, bolo de banana, mini sanduíches e torrada integral. “Substitua alimentos industrializados por alimentos integrais e com menos teor de sal e açúcar. No lugar do néctar de fruta opte por um iogurte com geleia. No lugar de uma bolacha recheada escolha cookies integrais”, ensina Alyne Nunes.

Além dos nutrientes dos alimentos, a ingestão de água é muito importante porque traz benefícios ao organismo. Auxiliando no bom funcionamento dos rins, na limpeza do organismo, contribuindo para a não retenção de líquidos, desintoxicando, ajudando no aumento de massa muscular e combate ao envelhecimento, ou seja, importante em todas as etapas da vida do ser humano.

“O consumo de água também ajuda a emagrecer, protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes. É bom para o funcionamento do metabolismo. E ainda protege e hidrata nossas articulações e células. Todas as células de nosso corpo necessitam de água”, afirma.

Prefeitura do Recife inaugura Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (1º), integrando a programação oficial da Semana do Bebê do Recife 2023, o primeiro Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (CRIAR). Com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão, o espaço é totalmente voltado para o desenvolvimento da criança com foco na primeira infância, e oferta atividades ricas em ludicidade e interatividade em diferentes espaços. Período da vida que vai do nascimento aos seis anos de idade, a primeira infância é uma das maiores prioridades da atual gestão municipal. O atendimento a esta faixa etária se tornou uma das principais pautas para a construção de políticas públicas com ênfase à intersetorialidade. Além do prefeito João Campos e colaboradores da Prefeitura do Recife, a solenidade contou com a presença do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz.


“A gente inaugura hoje o primeiro Centro de Referência da Primeira Infância, uma unidade fixa, e é uma inovação, o que a gente tem aqui é um conceito novo, algo transversal e muito importante. Toda inovação, no primeiro momento, as pessoas ainda não entendem como funciona, mas, basicamente, a gente tem um espaço de muita qualidade, com uma série de profissionais que vai desde fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais da educação, brinquedistas que constroem uma série de atividades com as crianças, com os professores, com os pais. Os profissionais fazem o que é de mais importante, possibilitam que as crianças brinquem, tenham os seus estímulos precoces”, comentou João Campos. “Agradeço ao ministro Carlos Lupi que está fazendo um grande trabalho à frente do Ministério da Previdência Brasil e ao ex-deputado Wolney Queiroz, que hoje é secretário-executivo do Ministério. Todo esse equipamento foi construído com recursos de uma emenda parlamentar do então deputado federal Wolney Queiroz”, complementou.


Construído ao lado do Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, o CRIAR, é o primeiro espaço da capital pernambucana voltado exclusivamente para a Primeira Infância e tem, entre os objetivos principais, o fortalecimento da Educação Infantil e o desenvolvimento da criança em diferentes contextos, atuando de forma integrada com as creches, escolas da região e comunidades. A estrutura do CRIAR é composta por bebeteca, com espaços para leitura e contação de histórias; área de estudos; ateliê multissensorial, ofertando atividades que desenvolvem o lúdico e o estimulam os sistemas motor e cognitivo; laboratório de formação da primeira infância; sala de psicomotricidade relacional; e espaços verde ou molhados dedicados às brincadeiras ao ar livre.


“O CRIAR foi um sonho dentro de todo esse projeto do Recife voltado para a primeira infância. Não é à toa que se chama Centro de Referência, não é apenas um espaço de brincar, é um espaço pensado para permitir a integração das secretarias e envolver diversos atores, fechando o ciclo da primeira infância. Foi pensado para as crianças, para os profissionais que vão trabalhar com essas crianças e também para os cuidadores. Aqui dentro também tem um laboratório de formação da primeira infância para profissionais das creches, da saúde, da assistência social, em diversas áreas. Teremos mais CRIAR espalhados pelo Recife”, contou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.


O Centro de Referência da Primeira Infância do Recife tem espaços destinados à formação de profissionais que atuam com bebês e crianças, em especial o laboratório de formação da primeira infância, contemplando temas importantes para este público, profissionais e cuidadores, através da intersetorialidade da educação com a saúde, assistência social e direitos. Essas formações levam em conta o olhar especial da Prefeitura do Recife com a temática da primeira infância, através do Marco Legal da Primeira Infância, que completa cinco anos em 2023 e atua em 14 eixos, e do Plano Decenal para a Primeira Infância, apresentado em relatório de ações na última terça-feira (30), que conta com um processo de aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de proteção de bebês e crianças dos zero aos seis anos, através da disseminação do conhecimento.


O ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, foi quem destinou, por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 20 milhões, os recursos necessários para a construção do primeiro CRIAR. “Os recursos estão indo para o melhor lugar que poderiam ir para a área educacional e, sobretudo, para a primeira infância. Estamos contemplados pela obra em si e por ser uma obra na área da educação. Estamos muito felizes”, disse ele.


O Programa Infância na Creche, lançado em 2021, é uma das ações estratégicas relacionadas ao Plano Decenal da Primeira Infância do Recife. A iniciativa, inclusive, é o maior investimento em ampliação de vagas em creches da história da cidade do Recife e tem como objetivo principal, além da expansão dessas vagas, o fortalecimento da Educação Infantil. Até o final de 2024, serão investidos mais de R$ 150 milhões e criadas sete mil novas vagas nesta etapa de ensino. Desde o início da gestão, em 2021, a capital pernambucana já ampliou em 3.116 o número de vagas de creches, o que representa um crescimento de 48% na quantidade já ofertada na Rede Municipal do Recife, saltando de 6,5 mil para 9,6 mil atualmente. Também já foram geradas novas 2 mil vagas de pré-escola.
 
PROGRAMA MÃE CORUJA - A inauguração do Centro de Referência da Primeira Infância do Recife marcou também a inauguração do 20º espaço do Programa Mãe Coruja - localizado dentro do Centro de Referência. Com o novo espaço, os bairros Prado e Ilha do Retiro passam a ser atendidos pelo programa, e o número de bairros atendidos pelo Mãe Coruja chega a 47, o equivalente a 50% da capital. O Mãe Coruja Recife é um programa de primeira infância e transversal de atenção à mulher durante a gestação, parto e puerpério e à criança, do nascimento aos seis anos de idade. É mais uma estratégia da gestão para reduzir a morbimortalidade materna e infantil na cidade do Recife, não sendo substituído às ações de atenção básica à saúde. Além do CRIAR, os espaços do Mãe Coruja estão localizados em Unidades de Saúde da Família (USFs); Policlínicas; e nos COMPAZ, a depender do bairro. Eles atuam com três modalidades de atendimento: individual, rodas de gestantes/rodas de desenvolvimento infantil e atividades coletivas interssetoriais realizadas, também, por parceiros externos.





Paulista celebra 50 Anos de composição do Hino da cidade

 

Nas décadas de 1960 e 1970, a TV Jornal do Commercio se destacava na programação local. Entre as grandes atrações, existia o Campeonato das Cidades, onde os artistas de Paulista e Limoeiro participavam, no palco do auditório da emissora. Em 1973, o jovem compositor Joel de Andrade (foto) venceu a competição com letra e música de sua autoria, composta no dia 02 de junho de 1973 e que, nesta sexta-feira (02/06), completou 50 anos.

A música foi também vencedora do Concurso Municipal para escolha do Hino do Paulista, e foi gravada em 1985, na gestão do Prefeito Geraldo Pinho Alves, com arranjos do Maestro Dimas Sedícias (In Memorian). Um dos grandes incentivadores de Joel Andrade foi o saudoso professor Severino B. de Oliveira. O Hino foi oficializado pela Lei Municipal nº 1473/74, com nova redação pela Lei n. 2784/85.

Imprensa Paulista PE

Conheça os três principais tipos de câncer que podem ser tratados com cirurgia robótica

 

A cirurgia robótica pode ser uma grande aliada do urologista no tratamento de boa parte das doenças do trato urogenital masculino e urinário feminino. Quando se trata de tumores urológicos, os benefícios podem ser ainda maiores. Os principais tipos tratados pela técnica robótica são: próstata, rim e bexiga, segundo o urologista Luiz Henrique Araújo, professor de urologia da UFPE e especialista no assunto.

“A cirurgia robótica é uma excelente ferramenta. As grandes vantagens são a diminuição do sangramento e a recuperação mais rápida, o paciente retorna às atividades mais precocemente. A cirurgia robótica está cada vez mais acessível à população. Esse tipo de acesso em relação a custo, a presença de equipamentos em vários hospitais, inclusive no SUS em alguns locais no Brasil, torna o tratamento cada vez mais democratizado”, explicou Luiz Henrique Araújo.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DA CIRURGIA ROBÓTICA NOS TRÊS TIPOS DE CÂNCER DESTACADOS PELO UROLOGISTA:

PRÓSTATA

A cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata traz menor risco de sangramento, menos tempo de internação, menos dor após a cirurgia, além de cicatrizes quase imperceptíveis. A recuperação funcional também é importante, como a continência urinária e a preservação da função erétil. O procedimento pode ser utilizado em algumas fases da doença, porém, o urologista recomenda que seja feita uma avaliação de aspectos clínicos do paciente e as características do tumor, que poderão definir se a técnica é adequada para o caso.

RIM

Para o câncer de rim, a cirurgia robótica traz maior precisão em locais de difícil acesso, visão tridimensional, menor risco de conversão para cirurgia aberta, maior chance de preservação do rim afetado. Luiz Henrique Araújo ressalta ainda que o procedimento gera menor perda sanguínea e menor risco de transfusão de sangue, menos dor e uso de analgésicos, alta hospitalar rápida e retorno à rotina mais cedo. Além de tumores, também pode ser indicada em pacientes com rins que não funcionam e que estejam causando dor, infecção ou outras complicações.

BEXIGA

Redução das dores no pós-operatório e diminuição do risco de sangramento são os principais benefícios da cirurgia robótica para o câncer de bexiga. A técnica é minimamente invasiva, onde, com auxílio do robô, se obtém alto detalhamento anatômico, com melhor visualização da região a ser tratada e acesso a estruturas que em outras técnicas seria mais difícil.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL EM CIRURGIA ROBÓTICA

Luiz Henrique Araújo tem experiência com cirurgia robótica desde 2012. O urologista pernambucano se especializou na área em São Paulo, depois em Indianápolis, nos Estados Unidos, e tem oferecido a técnica para seus pacientes em Recife no Real Hospital Português.

TIM está entre as melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

 

A TIM acaba de receber mais um importante reconhecimento pela sua jornada em prol de uma cultura organizacional e uma sociedade mais diversa e livre de preconceitos. A empresa foi a única do setor de telecomunicações apontada entre os melhores ambientes para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, recebendo o selo Equidade BR.

Promovido no Brasil pelo Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o programa é uma iniciativa gratuita, inspirada no Índice de Igualdade Corporativa (CEI). Aplicado há mais de 20 anos pela Human Rights Campaign Foundation nos Estados Unidos, ele busca oferecer subsídios para que as organizações avaliem suas políticas e práticas com foco em ampliar a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no local de trabalho.

A inscrição das empresas é voluntária e exige a resposta de mais de 40 perguntas, com evidências comprobatórias. Para receber o selo, a companhia precisa atender 100% dos requisitos. A TIM se destacou por iniciativas como o programa Transforma TIM – que triplicou o número de pessoas trans trabalhando na operadora, incluindo subsídio integral para graduação – e benefícios como assistência jurídica e apoio psicológico para colaboradores e colaboradoras vítimas de LGBTfobia, além de um amplo calendário de ações educacionais. Dentre os projetos voltados para a sociedade, foi ressaltado o app Somos+, que busca ampliar a empregabilidade e levar conteúdo de qualidade e conhecimento para a população LGBTQIA+ e as ações de sensibilização como o TIM Convida, evento transmitido no Youtube da TIM, com conteúdo e dicas práticas de como combater o preconceito e gerar inclusão. A operadora também valoriza a diversidade de sua comunicação e da sua plataforma de eventos. Festivais como o TIM Music Rio e o TIM Music Noites Cariocas sempre têm representatividade LGBTQIA+ nos palcos, assim como o time de centenas de influenciadores e influenciadoras que representa a marca em projetos ao longo do ano.

“Temos muito orgulho por mais essa conquista, que reforça nosso compromisso com uma sociedade mais justa, livre de violência e discriminação e com equidade de oportunidades para todas as pessoas. Temos projetos de grande alcance, envolvendo públicos interno e externo, com foco em empregabilidade, educação, conscientização e combate ao preconceito. O pilar LGBTI+ é parte fundamental da nossa jornada de diversidade e inclusão e trabalhamos constantemente para que as pessoas possam ser quem realmente são e evoluam profissionalmente na TIM”, celebra Alan Kido, Gerente Executivo de Diversidade e Inclusão da TIM.

Terceira Meia Maratona FPS tem inscrições abertas

 

Uma boa notícia para os corredores de plantão: a terceira edição da Meia Maratona FPS está com inscrições abertas. A prova acontecerá no dia 20 de agosto, com largada no campus da Faculdade Pernambucana de Saúde, localizada na Imbiribeira, às 5h30. Os interessados podem se inscrever para os trajetos de 5, 10 e 21 km.

A corrida parte da FPS em e vai em direção ao Parque dos Manguezais, passa pela Via Mangue e vai até o Cais Santa Rita, retornando em direção à Faculdade Pernambucana de Saúde, no caso do trajeto de 21 quilômetros. Na corrida de 10km, o trecho é FPS-Parque dos Manguezais-FPS. E nos 5km, o ponto de “volta” ao local de partida é na altura do Colégio GGE, em Boa Viagem.

As inscrições estão disponíveis através do site meiamaratonafps.com.br, com kit no valor de R$ 140 (idosos pagam meia). Nele, os competidores vão receber camiseta, chip de cronometragem, número de peito e alfinetes. Ao fim da prova, todos os corredores receberão medalha, e os três primeiros (masculino e feminino, em todas as distâncias) ganharão troféu e brindes dos patrocinadores.

Esta será a terceira edição da prova, que começou em 2019, juntando milhares de pessoas que formaram a “onda verde” na zona Sul do Recife. Por conta da pandemia, a segunda corrida aconteceu em 2022, e também foi um sucesso. Mais informações através do Instagram @meiamaratonafps.

Colégio Motivo Petrolina realiza São João Solidário 2023

 

Em mais uma edição da tradicional festa junina, o Colégio Motivo de Petrolina já iniciou a campanha do São João Solidário de 2023. Na escola, os alunos, colaboradores e toda a comunidade já estão arrecadando alimentos, roupas e itens que serão doados a instituições carentes de Petrolina e de Juazeiro.

No colégio, uma sala foi separada para juntar todo o material arrecadado e que já soma mais de 1,5 toneladas, entre alimentos e roupas. "Os alunos estão há cerca de duas semanas, trabalhando empenhados em ajudar os mais carentes", completa a diretora da unidade, Elizabeth Vital. As doações serão recebidas no colégio até às 22h do dia 04.

A culminância do evento será hoje (04), no espaço de eventos Zé Matuto. No local terão as tradicionais barraquinhas juninas com itens produzidos e vendidos pelos alunos. Todo o valor arrecadado será doado às instituições filantrópicas da região.

Na edição de 2022, o Colégio Motivo fez uma arrecadação recorde, com mais de 2 toneladas de material doados a instituições como o Lar do Idoso São Vicente de Paulo, a ONG Rua de Baixo, Lar do Idoso Cantinho do Aconchego, Associação Madre Maria das Neves e a ONG Proteger.

As doações podem ser realizadas no Colégio Motivo de Petrolina que fica na Av. Cardoso de Sá, 990 - Vila Eduardo.

Vereadora Liana Cirne homenageia mais de 80 profissionais e entidades ligadas ao Meio Ambiente

 

Na noite da quinta-feira, 1º de junho, a Câmara do Recife realizou uma sessão solene proposta pela vereadora Liana Cirne (PT), em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho.

A solenidade teve como principal objetivo reconhecer e valorizar os esforços e contribuições de grupos, pessoas e entidades que se destacam na defesa e atuação em prol da pauta ambiental. Ao todo foram mais de 80 homenageados.

Durante seu discurso, a vereadora Liana Cirne destacou que a sociedade depende de trabalhos como o desenvolvido pelos homenageados "para inspirar e pressionar” o Poder Público.

“Não existe direito ambiental sem participação popular. Tudo o que se fizer na área ambiental, sem participação popular, viola o direito ambiental. Portanto, este é um momento para agradecer e reconhecer e para pedir que o trabalho continue e cresça. Esta solenidade é para abraçar cada luta que a gente reconhece”, disse Liana Cirne.

Ainda na tribuna, a parlamentar pediu para que a homenageada Mônica Santos lesse um trecho do seu livro “Mina Quilombo”, que trata sobre a questão ambiental.

A mesa de honra da reunião contou com a presença do secretário do Meio Ambiente do Recife, Oscar Paes Barreto, do reitor e vice-reitor da UFPE, Dr. Alfredo Macedo Gomes e Dr. Moacyr Cunha, o reitor da UFRPE, Dr. Marcelo Carneiro Leão, a Promotora e coordenadora do Centro De Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPE, Dra. Belize Câmara Correia, do pró-reitor comunitário e de extensão da UNICAP, Dr. Delmar Araújo Cardoso, e da presidente da FETAPE, Cícera Nunes da Cruz. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto.

Além de diversos profissionais que atuam na causa ambiental,também foram homenageadas as ONGs Ameciclo, A Ver o Rio Capibaribe, BERSO (UFPE), Coletivo Jovem – Meio Ambiente, Ecomangue, Fórum Popular do Rio Tejipió, GreenGirl, Manifesto Ambiental, Meu Mundo Mais Verde, SAFE UFPE, Salve Beberibe e Xó Plástico.

SP: Com novo elenco, premiado musical ‘Bertoleza’ faz temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo

 

A montagem, com adaptação, direção e músicas de Anderson Claudir, que também assina a dramaturgia ao lado de Le Tícia Conde, é inspirada no livro “O Cortiço”, clássico naturalista de Aluísio Azevedo. Mas, desta vez, o público conhece a história sob ponto de vista da Bertoleza, uma mulher negra que é tão importante para a construção do romance quanto o próprio João Romão, o protagonista original.

O espetáculo ganhou os palcos paulistanos em 2020 e já conquistou público e crítica, em sessões sempre lotadas. “Bertoleza” recebeu o prêmio APCA de Melhor Espetáculo naquele mesmo ano.

A história - Na trama, o oportunista Romão propõe uma sociedade à escrava Bertoleza, prometendo comprar a alforria dela. Eles começam uma vida juntos e constroem um pequeno patrimônio formado por um enorme cortiço, um armazém e uma pedreira.

Depois de acumular capital considerável, o ambicioso João Romão já não sabe como se tornar mais rico e poderoso. Envenenado pelo invejoso Botelho, ele decide se casar com Zulmira, a filha de Miranda, um negociante português recentemente agraciado com o título de barão. Mas, para isso, precisa se livrar da amante Bertoleza, que trabalha de sol a sol para lutar pelo patrimônio que eles construíram juntos.

Para a companhia, o grande desafio foi fazer com que uma narrativa do século 19 questionasse e problematizasse as relações criadas nos dias de hoje. Por isso, o projeto iniciado em 2015 foi ganhando novos contornos. “Quisemos investigar uma identidade brasileira, que vem da diáspora africana, e pensar em como isso nos afeta artisticamente. Assim, podemos criar novos signos para essa geração e dar uma voz para essa terra periférica”, conta Claudir.

No processo, o coletivo procurou a força da figura de Bertoleza em outras mulheres negras brasileiras negligenciadas pela História. Durante a encenação, o elenco relembra as histórias da vereadora Marielle Franco, militante da luta negra assassinada em março de 2018; da escritora Carolina Maria de Jesus, famosa pelo livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada; da jornalista e professora Antonieta de Barros, defensora da emancipação feminina que foi apagada dos livros de História; da escritora Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira; e da guerreira Dandara, que viveu e lutou no período colonial.

A protagonista do espetáculo é interpretada pela atriz Lu Campos. O elenco fica completo com Ali Baraúna (Botelho), Taciana Bastos (Zulmira), Roma Oliveira (João Romão), com os integrantes do coro Thiago Mota, Cainã Naira, Larissa Noel, Palomaris, Edson Teles e Welton Santos.

A direção musical é assinada por Eric Jorge, a direção de movimento, por Emílio Rogê, que contou com Taciana Bastos como coreógrafa associada; a preparação vocal, por Juliana Manczyk; e a preparação de elenco, por Eduardo Silva.

Relação profunda entre vida e obra

Para Lu Campos, interpretar Bertoleza tem um significado ainda mais profundo. No processo desde 2015, ela conta que vivenciou um chamado ancestral em 2017: suas antepassadas maternas deram-lhe a missão de quebrar o ciclo de opressão vivenciado por sua família desde os tempos de escravidão. “Espero que as mulheres pretas se sintam bem representadas na peça e a partir disso, busquem seus lugares de protagonismo nos variados âmbitos da vida”, conta.

Para a atriz, estar nesse processo contribui para a sua expansão de consciência. Em busca de mais respostas sobre sua ancestralidade, ela também cursou a pós-graduação em Matriz Africana pela FACIBRA/Casa de Cultura Fazenda Roseira. “As pessoas precisam perceber quão rica e diversificada é a matriz africana, por isso ela deve ser resgatada e valorizada. Afinal, a África é o ventre do mundo”, emociona-se.

Para esta temporada, a Gargarejo Cia. Teatral preparou uma série de palestras e rodas de conversa sobre a montagem e as mulheres que inspiraram a Bertoleza. Veja a programação completa abaixo.

Este projeto foi contemplado com o Edital de Apoio A Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a Gargarejo Cia Teatral

Formada por uma equipe focada na perspectiva étnico-racial para aquilombar e empretecer saberes, a Gargarejo Cia Teatral conta com artistas de diversas áreas, como artes plásticas, dramaturgia, artes cênicas, direção, cenografia, musicalidade e produção. A companhia teve início em 2014, em Campinas, em parceria com renomadas instituições da região, como a Universidade de Campinas (UNICAMP), o Conservatório Carlos Gomes, a Estação Cultura de Campinas, as Prefeituras de Campinas, Sumaré e Vinhedo e o Lar dos Velhinhos de Campinas.

O coletivo está interessado em produzir arte popular, focado em uma perspectiva étnico-racial e refletindo sobre colonização versus identidade. Articulando a vivência periférica na cena como protagonista. Em 2015, iniciou uma pesquisa sobre O Cortiço, que resultou na microcena Bertoleza - uma pequena tragédia: ponto de partida para o processo de investigação que, em 2019, completa quatro anos. Em 2017, o grupo se estabelece na cidade de São Paulo e, durante esse período, realiza diversas experimentações cênicas e musicais, propõe leituras, debates, rodas de conversa e apresentações das canções.

SINOPSE

Adaptação musical de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, obra clássica da literatura naturalista brasileira, em que o protagonismo é invertido. A voz agora é de Bertoleza: mulher, negra e escravizada que se relaciona com João Romão, um português ambicioso e oportunista. Bertoleza é o dedo na ferida, é o nó expulso da garganta, a voz que pergunta: E a Bertoleza?

FICHA TÉCNICA

Direção, adaptação, letras e assistência de produção: Anderson Claudir

Dramaturgia final: Anderson Claudir e Letícia Conde

Direção musical: Eric Jorge

Direção de movimento e coreografia: Emílio Rogê

Músicas: Anderson Claudir, Andréia Manczyk, Eric Jorge e Juliana Manczyk

Preparação vocal: Juliana Manczyk
Design de som: Sound Design Labsom

Preparador de elenco: Eduardo Silva

Coreógrafa associada: Taciana Bastos

Cenografia e figurino: Dani Oliveira

Assistente de cenografia e figurino: Gabriela Moreira

Visagista: Victor Paula

Iluminação: Andressa Pacheco
Projeção: Aline Almeida

Técnico de palco: Leonardo Barbosa

Elenco: Lu Campos, Ali Baraúna, Taciana Bastos, Roma Oliveira, Cainã Naira, Larissa Noel, Palomaris, Edson Teles, Thiago Mota e Welton Santos

Direção de produção: Andréia Manczyk
Assessoria de imprensa: Agência Fática – Bruno Motta Mello e Verô Domingues


SERVIÇO

Bertoleza, da Gargarejo Cia Teatral
Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955 - Mooca
Temporada: 29 de junho a 9 de julho, de quinta a sábado, às 21h, e, aos domingos, às 19h
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Duração: 90 minutos
Recomendação etária: 12 anos
Acessibilidade: o espaço possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida | Todas as sessões aos domingos têm intérpretes de Libras.

Siga o grupo nas redes sociais: Facebook @gargarejociateatral e Instagram @gargarejocia

ATIVIDADES PARALELAS

Palestra “O processo de adaptação” – 29/6 e 6/7, às quintas, após o espetáculo

O diretor e dramaturgo do espetáculo Anderson Claudir aborda como se deu o processo de composição das músicas e adaptação da obra “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.

Palestra “As mulheres de Bertoleza” – 30/6,1º/7 e 2/7, após o espetáculo

O elenco feminino irá conversar com o público sobre as suas personagens e as personalidades discutidas na peça: Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmino dos Reis e Marielle Franco.

Rodas de conversa – 7/7, 8/7 e 9/7, após o espetáculo

O diretor e dramaturgo do espetáculo Anderson Claudir, junto ao elenco, irá promover uma conversa sobre a montagem. E o público será convidado a fazer questões sobre o processo e a obra.

​Prefeitura promove encontro com participantes do Projeto Aprendiz Recife

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, organizou uma palestra com o tema "Jovens e o mercado de trabalho: perfis comportamentais", na manhã desta quinta-feira (1º). A atividade foi realizada no Espaço Maria Helena Marinho do Movimento Pró-Criança, no bairro do Recife, e contou com a presença de cerca de 60 jovens participantes do Projeto Aprendiz Recife.

Quem ministrou a palestra foi a educadora social da Rede Cidadã Elyoenay Costa, que ressaltou a importância de adequação às mudanças do mundo trabalhista e ter um bom marketing pessoal. “Somos nós quem construímos a imagem que queremos passar aos outros", afirmou Elyoenay. Ela também reforçou que ficar atento aos perfis comportamentais e deter autoconhecimento vai determinar uma boa experiência no mercado de trabalho.

A jovem aprendiz Rayssa Vieira, 21 anos, foi uma das espectadoras da palestra. “A experiência no programa da Prefeitura mudou a minha vida. Entrei com 20 anos e o Aprendiz Recife me ajudou a ganhar ainda mais conhecimento e aprendizado. A palestra foi ótima e me trouxe muita positividade sobre o futuro”, contou Rayssa.

O projeto Aprendiz Recife, iniciado em 2018, pela Prefeitura, foi criado a partir da Lei de Aprendizagem n° 10.097/2000 e do Decreto 9.579/18 que, por meio de cotas alternativas, visa estimular empresas a desenvolverem programas de aprendizagem para a capacitação profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.

O assessor de inclusão produtiva da Secretaria Executiva de Assistência Social, Jailton Raniere, foi o articulador da ação desta quinta-feira. Ele contou que mais de 200 jovens já passaram pelo programa realizado na Prefeitura do Recife e que 62 deles fazem parte atualmente. “Além do contrato de aprendizagem, o projeto objetiva fortalecer a vida profissional do jovem. Para isso, todo mês a gente escolhe um tema para ser discutido em palestra, que é muito importante no processo de formação profissional”, afirmou Jailton.

PROJETO - O Aprendiz Recife é realizado por meio da Secretaria Executiva da Assistência Social e está alinhado com a proteção social e inclusiva dos cidadãos, buscando facilitar o acesso de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho. Dessa forma, o jovem que tiver interesse em participar do Projeto Aprendiz da Prefeitura do Recife, precisa se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.



O interessado precisa ter entre 14 e 24 anos e se enquadrar nos perfis de vulnerabilidade descritos no Decreto 9.579/18. No CRAS, é possível conversar com a equipe técnica e tirar dúvidas sobre os requisitos previstos no decreto.

Imprensa Recife

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Caruaru, que conta em 2023 com o maior investimento estadual da história

 

A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (03), da abertura oficial do polo principal do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Agreste do Estado. Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior. Com investimentos do Governo do Estado que chegam a R$ 4 milhões, a expectativa da organização do evento é que o município receba mais de quatro milhões de pessoas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a gestora no evento.

“O Governo do Estado está fazendo o maior investimento da história no São João de Caruaru, com um aporte de R$ 4 milhões voltados para as atrações culturais. Além disso, são mais de 600 homens e mulheres da Polícia Militar que, junto com a guarda municipal, vão garantir uma festa muito segura. O São João de Caruaru abre as portas dos festejos juninos de Arcoverde, Carpina, Araripina e Petrolina, cidades que têm tradições importantes e que também iremos apoiar e prestigiar pessoalmente, durante o mês de junho”, destacou Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro, no Centro de Operações Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves. O COI é uma central que monitora ocorrências durante todo o evento, para um melhor atendimento aos participantes da festa junina. Estão envolvidos no controle forças operativas como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Civil, além do Tribunal de Justiça, Secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Caruaru, entre outros órgãos.

“O Governo de Pernambuco também faz parte do time que quer ver um São João maior e melhor, não só em Caruaru, mas em todo Estado. Todos estão empenhados para que realmente a festa aconteça da melhor forma possível, gerando emprego e renda”, enfatizou Rodrigo Pinheiro.

Para garantir a animação das pessoas que vão aproveitar os festejos juninos do município, o policiamento terá reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar. O monitoramento das vias da cidade terá o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.

A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.

De acordo com Silvério Pessoa, secretário de Cultura, Caruaru é um grande portal de abertura da cultura pernambucana, e hoje o São João representa não só uma grande festa municipal ou estadual, mas brasileira. "É uma celebração que tem economia criativa, atração turística e, sobretudo, a cultura popular sendo valorizada", ressaltou.

“O Governo do Estado se empenha não só pela realização da festa, como também com a promoção feita nos demais estados, com publicidade, visitas de agentes de viagem, para que a gente aproveite o máximo dessa festa, gerando emprego e oportunidades para a nossa gente”, acrescentou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho. Também estiveram presentes outros secretários estaduais, deputados, vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Imprensa PE