quarta-feira, 10 de maio de 2023

Festas juninas são reconhecidas como manifestações da cultura nacional


Aprovado pelo Plenário do Senado, agora, as festas juninas são reconhecidas como manifestação da cultural nacional, através do projeto de lei de nº 14.555/23. O texto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), desde 2020.

Para Caruaru que realiza o maior e melhor São João do Mundo, a aprovação deste projeto só concretiza a importância e o que de fato a festa junina representa, seja ela através da sua cultura popular, seu legado histórico de tradição, movimentação econômica, fortalecimento da rede turísticas e tantas outras características agregadas às comemorações no período de junho.

Este ano, o São João de Caruaru foi aberto oficialmente no dia 28 de abril, com as festividades do São João na Roça, que, no total, passará por 13 comunidades da área rural da cidade. Já os festejos da zona urbana terão início em 3 de junho e seguirá até 1 de julho, com mais de 1.200 atrações, nos 25 polos de animação espalhados por toda Capital do Forró.

“Como nascido e criado em Caruaru tenho orgulho de ser da cidade que faz o Maior e Melhor São João do Mundo. As festividades juninas foram reconhecidas oficialmente como manifestações da cultura nacional e em Caruaru só com muita responsabilidade, transparência, cuidado e respeito pela tradição seguimos realizando a maior manifestação popular do mundo. Este ano, teremos mais de 1.200 apresentações locais e nacionais, além de muita geração de emprego e de renda”, pontuou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. 

*Origens*

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão — dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Juana Moura lança coleção cápsula de acessórios para as mães


Em comemoração ao Dia das Mães, a designer Juana Moura foi procurar inspiração na poesia musicada, “Linha do Equador”, de Djavan, para criar uma coleção cápsula especial para a data. Com o tema Laços do Infinito, a coleção exalta o imenso e desmedido amor por todas as mães com peças que trazem versatilidade e estilo, DNA da marca, para os looks em qualquer ocasião.

A “Laços do Infinito" traz várias possibilidades na hora de presentear e conta com elementos como as pedras naturais, cristais e  pérolas, que não podem faltar numa coleção tão marcante. “As peças carregam em si significados únicos e trazem encantamento para qualquer estilo de mãe, seja ela arrojada ou delicada. Uma das minhas apostas é o relicário que está belérrimo”, afirma Juana Moura.

Outro destaque são a linha orgânica contemporânea que investe em acessórios com aplicações de flores cravejadas e flores handmade;  as t-shirts bordadas, personalizadas; e uma collab exclusiva com a marca Básico Branca. Além das joias da marca Lavish, que são itens à parte na loja. As peças trazem desenhos etéreos e rendados que carregam uma beleza singular e feminina. Joias que combinam singularidade e beleza com arte manual e crochê. Um luxo!

A designer ainda ressalta a mistura sofisticada das texturas e banhos nos colares, brincos e mix de pulseiras da coleção, e já avisa que no seu espaço pode ser encontrado também bolsas, lenços e cintos. “Acompanhem minhas redes sociais, pois lá sempre estou dando dicas de uso, produções e formas inusitadas para montar os looks das clientes", comenta.

Segundo a empresária, o ideal é pensar em um presente que tenha a cara da sua mãe e combine com o estilo e o jeito dela viver a vida: das mamães mais clássicas às mais descoladas. Juana desenvolve sua confecção pensando na pluralidade feminina, para tanto, pesquisa as tendências do mercado e oferece produtos que estão em alta em acessórios de moda.

Mães

Para a data, ela já adianta três sugestões para ajudar nas escolhas dos presentes para as mamães. “Mamas, seus looks jamais serão os mesmos depois dessas dicas, pois os acessórios são os complementos perfeitos para a sua produção e aqui te contamos quais você precisa para estar na moda ”, acrescenta.

1 - Look Monocromático, pode e deve, jogar acessórios como pontos de cor, com peças handmade e mistura de texturas,  para deixar a produção com mais personalidade.

2 - Look despojado, esse pode vir com leitura mais leve , colares mais fininhos e desconectados com mais cor, pode abusar do mix de cores e elementos, o acabamento mais esportivo com Tênis e a bag handmade, que vai deixar o look mais interessante e moderno!

3  - Look Clássico, ícone desse estilo, as perolas chegam com uma pegada mais arrojada, com misturas e banhos mais sofisticados e ousados. Um classico comtemporaneo que virou hit da estação.

Serviço:

ESPAÇO JUANA MOURA

Rua João Tude de Melo, 77 – Lojas 110/111 Shopping Parnamirim, Recife (PE)

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 18h e sábados das 9h às 15h.


Nota Oficial do Sintepe

NOTA DO SINTEPE

*Rejeitamos a proposta do Governo. Queremos negociar, mas não aceitamos a divisão da categoria. A luta continua.*

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação aprovaram em Assembleia Geral – realizada nesta terça-feira (9) – um extenso calendário de lutas, após a categoria não aceitar a proposta do Governo do Estado apresentada na última rodada de negociação. A luta vai continuar, agora de forma mais intensa! Ao reafirmar sua total disponibilidade para a negociação, o Sintepe também segue o ímpeto da categoria de lutar por seus direitos e pela valorização profissional, que se configura na aplicação do índice do Piso Salarial do Magistério – de 14,95% – em toda a carreira dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco.

- O Governo do Estado propôs pagar o reajuste do Piso Salarial do Magistério apenas para aqueles professores que estão abaixo do valor estipulado para 2023, que é de R$ 4.420,50. Esta proposta contempla apenas 6.281 professores efetivos e Contratos Temporários, deixando de fora mais de 52 mil professores efetivos, aposentados, administrativos e analistas. A proposta também implode o Plano de Cargos e Carreiras, pois terão vencimentos semelhantes professores que têm formação em Magistério, Licenciatura Plena e Especialização.

- O Governo do Estado quer dividir a categoria. A atual proposta do Governo prevê enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei APENAS com a proposta de reajuste do Piso para quem está abaixo dele. As negociações em torno do restante da categoria com a repercussão na carreira somente seriam iniciadas em junho. O Sintepe foi fundado há 34 anos lutando pela categoria como UMA SÓ. Professores efetivos, administrativos, analistas, ativos, aposentados e professores temporários. O Sindicato não aceita negociação que divida a categoria.

Em resposta à proposta do Governo do Estado, a categoria aprovou um extenso e intenso calendário de lutas.

- Haverá atos públicos em favor do reajuste do Piso na Carreira da Educação nos dias 16 e 24 de maio. No dia 16/05, será às 16h no cruzamento do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães. No dia 24/05, será às 16h no cruzamento da Avenida Guararapes com a Rua do Sol, no Bairro de Santo Antônio, no Recife;

- Nos dias 25 de maio, 01 e 06 de junho, faremos paralisações na Rede Estadual nas Escolas e locais de trabalho, a partir das 13h nas Escolas do Programa Integral e, após o recreio, nas Escolas Regulares;

- Nos dias 25 de maio, 01 e 06 de junho, realizaremos intensas panfletagens com a Carta à Comunidade Escolar, em todo o Estado de Pernambuco;

- Vamos distribuir a Carta à Comunidade Escolar em todas as Escolas e locais de trabalho;

- Também haverá uma intensa mobilização midiática com bicicletas de som denunciando o descaso com a educação por parte do Governo do Estado;

- Vamos organizar a Tenda em Defesa da Educação Pública, em formato itinerante, no centro do Recife e nos bairros dos municípios da Região Metropolitana;

- Vamos realizar esquetes de teatro nas ruas, com peças temáticas sobre nossa luta. As trupes de teatros percorrerão praças, feiras e locais de grande circulação;

- Faremos uma intensa mobilização junto aos deputados e deputadas estaduais na Alepe, apresentando para todos eles nossos argumentos e a importância da repercussão do Piso Salarial do Magistério na carreira de todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco;

- Vamos organizar uma Barqueata no Rio Capibaribe;

- Vamos realizar, de forma coordenada e organizada, intensas campanhas nas redes sociais;

- Vamos continuar com nosso outdoor móvel e implantar outras formas de mídia, apresentando à sociedade nossos argumentos e comprovando a importância da valorização profissional da educação pública.

O Sintepe reafirma a disposição urgente de negociar com o Governo do Estado. A categoria e o Sindicato demonstram maturidade por entender que o caminho da negociação deve ser esgotado até o último instante possível. A valorização profissional e a defesa da escola pública devem ser políticas públicas prioritárias para os governos.

A DIREÇÃO

Teatro com texto de Ariano em Camaragibe

GPA amplia iniciativas de venda de ovos de galinhas livres de gaiolas


O GPA, primeira varejista alimentar brasileira a estabelecer um compromisso de bem-estar animal para a cadeia de ovos em suas lojas, vem avançando em seu compromisso referente a proteínas animais. Em 2022, a companhia cresceu 10 pontos percentuais, alcançando 40,2% de ovos cage-free do total vendido em todas as suas redes. Apenas nas lojas dos supermercados Pão de Açúcar, esses ovos representam mais de 60% das vendas da categoria, índice maior do que a média da companhia. 

“O bem-estar animal tem sido uma pauta relevante na jornada de sustentabilidade da companhia. Diante de consumidores mais conscientes e uma atuação responsável, nossas metas, compromissos e iniciativas visam oferecer opções cada vez mais sustentáveis e com valor agregado, além de sensibilizar nossos clientes sobre os diferentes processos produtivos”, explica Mirella Gomiero, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do GPA. O compromisso assumido pela companhia em 2017 prevê que até 2025 100% das vendas de ovos das marcas próprias da companhia serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas, e até 2028, 100% dos ovos de todas as marcas vendidas nas bandeiras do Grupo serão deste tipo de criação.  

 Ainda, para fortalecer o compromisso do grupo nessa frente, mais de 130 lojas do Pão de Açúcar no Brasil passaram a utilizar os ovos de galinhas livres de gaiola desde fevereiro também na produção de itens da Rotisserie e do Espaço Café que são feitos e comercializados nas unidades. 

“Os compromissos e o protagonismo em ESG do Pão de Açúcar são grandes diferenciais e pontos de identificação com nossos clientes, tanto que a rede é referência para quem procura opções sustentáveis. O segmento tem se consolidado cada vez mais no Pão e buscamos promover e incentivar o consumo desses produtos, apresentando iniciativas que, além de ampliar a oferta, também facilitem o acesso a alimentos frescos e de qualidade, como nos cafés e pratos das rotisseries”, reforça Paulo Epaminondas, Diretor de Operações do Pão de Açúcar.

Anderson Correia apresenta Projeto de Lei que institui o “Setembro Dourado”, em prol do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer infanto-juvenil


Sempre engajado na luta contra o câncer infantil, com proposições em busca de melhorias e novas conquistas dentro desta temática para o ICIA, o vereador Anderson Correia (PP) fez mais uma ação em seu mandato ligada ao assunto, desta vez com a apresentação de um Projeto de Lei que institui o “Setembro Dourado”, destinado à campanha para diagnóstico precoce e a prevenção do câncer infanto-juvenil. 

A ideia do projeto é fortalecer o discurso de que é preciso prevenir e ter o diagnóstico precoce, para que se tenham maiores chances de cura do câncer em crianças e adolescentes. O PL traz ainda algumas diretrizes como a promoção de ações de publicidade para conscientizar a população; monitorar nas unidades de saúde do município, o índice de diagnóstico precoce oriundo dessas localidades; envolver as secretarias de Saúde, de Educação, como também a Secretaria de Desenvolvimento Social para uma campanha unificada.

“Essa causa é de todos nós e precisamos cada vez mais buscar políticas públicas para apoiá-la. Por isso, é necessário o envolvimento do Município nisso, com várias ações, como a capacitação para os profissionais de saúde e de educação, através de cursos em módulos a respeito do câncer infanto-juvenil, possibilitando maiores níveis de diagnóstico precoce, além de fazer essa lei entrar no nosso calendário anual de forma séria, como já conseguimos recentemente o colocar o Dia do ICIA, que foi projeto nosso em prol dessa causa tão nobre”, destaca Anderson.

Médicos plantonistas que prestam serviço “A Mais Vida” relatam atraso de salário, desrespeito e falta de condições de trabalho

Sob a condução do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Rodrigo Rosas, foi realizada nesta segunda-feira à tarde (07/05), reunião On-line, com os médicos plantonistas que prestam serviço “A Mais Vida”, empresa pernambucana responsável por salvamento e resgate de pacientes. O diretor Robson Miranda também esteve presente na reunião.

Durante a ocasião, os plantonistas relataram que a empresa está com o pagamento de salários de março em atraso; além disso, há um ano os atrasos são constantes, direitos trabalhistas negligenciados e desrespeitados; falta de condições de trabalho. Como por exemplo: ambulância equipamentos sucateadas; monitores e bomba de infusão quebradas; incubadora sem aquecimento, entre outros. 

O clima é de insatisfação por conta da grande demanda de atendimentos e serviços. Hoje, cerca de 80% dos atendimentos e serviços realizados pela “A Mais Vida” são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O Sindicato vai notificar à empresa de forma extrajudicial para regularização dos pagamentos atrasados e vínculos trabalhistas: além de tomar outras medidas cabíveis.

O Simepe segue na luta e acompanha de perto a resolução das questões dos plantonistas da “A Mais Vida. Próxima reunião On-Line – Via Zoom, marcada para o dia 29/05, às 14h.

Imprensa SIMEPE

Vai faltar água no Recife

A Compesa realizará serviços de manutenção emergencial nesta quinta-feira (11), na Estação Elevatória Duas Unas (sistema de bombeamento), unidade que integra o Sistema Integrado Tapacurá. A paralisação acontecerá no período das 15h de amanhã  até às 5h30 da sexta-feira (12). Para a realização das intervenções necessárias, localidades do Recife terão o abastecimento de água suspenso e em outras haverá redução de pressão (água fraca).

A paralisação envolverá serviços para a retirada de pontos de aquecimento na subestação da unidade e também o conserto de um vazamento de trecho da adutora de Duas Unas. Os técnicos da Companhia aproveitarão a iniciativa para realizar outras ações para melhoria operacional do sistema.

Localidades com falta de água ou queda de pressão : Aflitos, Afogados, Alto do Mandu, Alto de Santa Isabel, Alto 13 de Maio, Apipucos, Areias,  Bairro do Recife, Barro, Bomba Grande, Brasilit, Bongi, Boa Vista, Cabanga, Casa Amarela, Casa Forte, Caçote, Caxangá, Cidade Universitária, Cordeiro, Coqueiral, Coelhos, Coque, Derby,  Detran, Dois Irmãos, Estância, Engenho do Meio, Espinheiro, Parte da Encruzilhada, Graças, Iputinga, Ilha de Joaneiro, Ilha do Retiro, Ilha do Leite, Ilha de Joana Bezerra, Jardim São Paulo, Jiquiá, Macaxeira, Madalena, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Monteiro, Mundo Novo,  Mustardinha, Novo Caxangá, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Paissandu, Pacheco, Parte do Rosarinho, Roda de Fogo, San Martin, Santana, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Soledade, Sancho, Tamarineira, Tejipió, Torre, Torrões, Várzea, Vasco da Gama, Vila Cardeal e Zumbi.

Após a conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento será retomado de forma gradual até a completa pressurização da rede de distribuição, que é o período necessário para que a água chegue com as pressões normais em todas as áreáreas.

Imprensa Compesa