quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Colômbia aprova adoção de crianças por casais do mesmo sexo com restrições

Um tribunal da Colômbia aprovou nesta quinta-feira a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, mas condicionou a prática à exigência de que um dos integrantes seja o pai ou a mãe biológicos, uma decisão histórica que reavivou a polêmica entre aqueles que apoiam e rejeitam os direitos homossexuais neste país principalmente católico.
A Corte Constitucional, por seis votos a favor e três contra, aprovou o direito de adoção a um casal de mulheres, uma das quais é a mãe biológica da criança, uma menina.
"Foi concedido o amparo do direito fundamental da menor de ter uma família e nesse sentido se protege tanto o interesse superior da menor de ter uma família como o direito das famílias de resolver de maneira autônoma a convivência correspondente", disse o presidente da corte, o magistrado Luis Ernesto Vargas.
A decisão, que recebeu reações a favor e contra, esclareceu que as requerentes devem cumprir as restrições e as formalidades estabelecidas por lei às autoridades para a adoção.
"É um passo muito tímido e na verdade frustrante por parte da Corte Constitucional que pôs obstáculos a um direito que deve ser universal e geral", disse a senadora do Partido Verde Claudia Lopez, defensora dos direitos dos casais do mesmo sexo.
Parlamentares do Partido Conservador e do direitista Centro Democrático questionaram a decisão do tribunal.
"Nosso partido respeita a privacidade das pessoas e reconhece os direitos civis dos casais do mesmo sexo, mas defende a proteção da família, formada por homem e mulher, e o bem-estar da infância com base na normativa vigente", disse um comunicado do Centro Democrático liderado pelo ex-presidente Alvaro Uribe.

O Congresso da Colômbia rejeitou em 2013 um projeto de lei que tentava permitir os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Contudo, os casais gays podem ir a um cartório e se unir de uma forma semelhante ao casamento civil, com os direitos e deveres que esse ato implica.

Agência Reuters

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Na sexta-feira, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada em 1986, pela Lei Federal nº 7.488, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população brasileira sobre os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
A oncologista Sílvia Fontan, especialista em câncer de pulmão que atua na OncoClínica, no Recife, explica que a doença é uma das principais relacionadas ao consumo do cigarro e totalmente evitável. De acordo com a médica, cerca de 90% dos casos estão associados ao consumo do tabaco. O Instituto Nacional de Câncer – Inca – estima que apenas em 2014 serão 27.330 novos casos da doença, sendo 16.400 em homens e 10.930 em mulheres. Ainda segundo o instituto, em 2011, cerca de 22.400 pessoas morreram em decorrência do câncer de pulmão. 
A especialista informa que os fumantes têm cerca de 30 vezes mais chances de desenvolver o câncer de pulmão. O fumo está diretamente ligado a mais de 50 tipos de doenças, entre respiratórias e cardiovasculares. O principal sintoma do câncer de pulmão é a tosse e, em alguns casos, o sangramento pelas vias respiratórias. O paciente também deve procurar um médico caso apresente pneumonia de repetição. 
O diagnóstico é feito por meio do exame de Raio-X do tórax, que deve ser complementado por tomografia computadorizada. Se a doença for confirmada, é realizado um estadiamento, que é uma análise mais ampla que avalia o estágio da evolução da doença, ou seja, se o câncer está apenas no pulmão ou em outros órgãos. O método é realizado por meio de exames de sangue e radiológicos, como dosagens enzimáticas e ultrassonografia.

Delegação pernambucana de malas prontas

Tudo pronto. Os campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco já estão de malas prontas e passagens compradas para participar da etapa Mirim (12 a 14 anos) dos Jogos da Juventude, que serão realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em Londrina (PR), de 04 a 13 de setembro. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado está enviando uma delegação composta por 165 atletas e 18 técnicos que irão disputar 09 modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez) e 04 modalidades coletivas (basquete, futsal, voleibol e handebol).
O atletismo é a modalidade individual predominante. Treze meninos e 13 meninas. Vale salientar que a maioria é oriunda do sertão pernambucano, das cidades de Araripina, Petrolina, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Floresta. No judô, o interior do estado também impera. Os atletas são frutos das cidades sertanejas Arcoverde, Petrolina, e dos municípios agrestinos Garanhuns e Caruaru. O xadrez também vem das cidades sertanejas Petrolina e Afogados da Ingazeira. O tênis de mesa sai de Caruaru e da capital pernambucana. No ciclismo tem meninos de Vitória de Santo Antão e de Cabrobó. E na ginástica rítmica tem aluna atleta vinda do interior de Vitória de Santo Antão, assim como no ciclismo. Atletas da região metropolitana estão em quase todas as modalidades individuais e coletivas.
Nas modalidades coletivas o destaque está nas meninas quilombolas da Escola Municipal Professor José Mendes, da Vila de Conceição das Crioulas, localizada no município de Salgueiro, que vão disputar o futsal. O futsal masculino fica por conta dos meninos do Colégio 2001. O basquete feminino será representado pelo Colégio Maria Auxiliadora e o masculino pelo Colégio Salesiano. Já o handebol feminino terá a equipe do Colégio Anglo Líder e do masculino do Colégio Imaculado. Enquanto o voleibol feminino será representado pela Escola Estadual Pedro Pires, de Tabira. (confira lista de atletas e técnicos em anexo)
As antigas Olimpíadas Escolares mudaram o nome para Jogos Escolares da Juventude no ano de 2013. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte, reúne milhares de atletas de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. É dividido em duas etapas: a categoria Mirim (12 a 14 anos) e a Infantil (15 a 17 anos). A Mirim será realizada em Londrina de 04 a 13 de setembro, e a Infantil será em João Pessoa (PB), de 06 a 15 de novembro de 2014.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Cuba e União Europeia avançam em negociações econômicas

A União Europeia e Cuba fechou esta quinta-feira com "progressos significativos" a segunda rodada de negociações para o seu primeiro acordo bilateral. Delegações têm o pontapé de saída conversas em abril e se reunirá novamente no início de dezembro em Havana para discutir a capítulo econômico da aliança. O acordo resultante irá substituir a chamada posição comum adotada unilateralmente pela UE em 1996, a pedido do governo de José María Aznar e categoricamente rejeitada por Cuba. A União Europeia trabalha com a ideia de concluir as negociações sobre o próximo ano. 

"Os cubanos passaram a representantes de Bruxelas muito bem preparados e com espírito construtivo e compromisso que nos permitiu alcançar um progresso muito significativo", comentou o gerente geral para as Américas e chefe da diplomacia europeia da delegação da UE em negociações Christian Leffler.Neste segundo turno, as equipes de negociação se concentraram na área de alcance da cooperação dos direitos humanos e fundamentais para a administração pública, através de emprego e assuntos sociais. Junto com o diálogo político e institucional e relações económicas e comerciais, cooperação definir os três pilares em que as conversações estão estruturados. 

"No nível político ainda há muito trabalho, temos feito progressos na cooperação e abriram o caminho e no pilar comercial e económica mal começaram a negociar", ressaltou Leffler. "Ambos os lados têm um envolvimento pragmático e há um reconhecimento mútuo das preocupações de ambos os lados." 

Longo Prazo - Embora o tom geral exibido pela equipe de negociação europeia tem sido positivo, Leffler admitiu que é um acordo "complexo" e "levar tempo". A delegação da UE evitou decisão sobre os progressos concretos, mas conseguir observou que ter um capítulo "visão comum" de cooperação, incluindo uma das questões mais prementes: a participação da sociedade civil. 

O negociador-chefe europeu resultou, no entanto, nos "enormes" desafios que Cuba se refere ao controlo estatal da economia e da sociedade. "Você tem que se mover em direção a um sistema mais aberto e flexível. Acompanhamos Cuba neste processo, mas ainda temos de encontrar a forma adequada ", ressaltou ao fazer um reconhecimento explícito da situação" positivo "da ilha, em áreas como saúde e educação em comparação com outros países vizinhos . Se o processo de negociação for bem sucedida, Cuba conseguiu superar o impasse institucional a que está sujeita por 18 anos.

Jornal El País - Espanha

Ucrânia: Bomba atinge gramado de clube onde jogam 12 brasileiros. Ninguém ficou ferido.

O campo usado pelo Shakhtar para treinar em Donetsk, antes de se mudar para Kiev em razão dos conflitos na cidade, foi atingido por quatro bombas na noite desta quarta-feira, segundo o diretor-executivo do clube ucraniano, Serhiy Palkin, em publicação no Facebook. Segundo a agência "Reuters", os projéteis caíram no gramado, causando pequenos danos, e não houve feridos. 
- No entardecer de ontem, e durante a noite, o campo de treinamento do Shakhtar foi atingido por quatro bombas - publicou Palkin, no Facebook.
O incidente acontece poucos dias após a Donbass Arena, estádio do Shakhtar, ter sido bombardeada na manhã de sábado. De acordo com o site do clube, a parte nordeste foi atacada e sofreu sérios danos. Nenhuma pessoa ficou ferida, de acordo com a diretoria.
Graças ao conflito em Donetsk, gerado por insatisfações de separatistas pró-Rússia, o técnico Mircea Lucescu e a diretoria decidiram mudar o time para Kiev nesta temporada e atuar em Lviv, para fugir dos problemas  na região. Assim, o Shakhtar não tem mandado seus jogos na Donbass Arena. 
Globo Esporte

Feira internacional do setor eólico tem Suape como destaque

O governador João Lyra Neto visitou, na tarde desta quarta-feira (27/08), a feira Brazil Wind Power 2014, que ocorre no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo pernambucano com executivos e empresários do setor, além da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo. João Lyra Neto também visitou os estandes da LM Wind Power - empresa produtora de pás eólicas que inaugurou sua fábrica em Pernambuco em outubro do ano passado - e do Complexo Industrial Portuário de Suape, que pela terceira vez marca presença como um dos destaques do evento.

"Essa é maior feira do setor na América Latina, e o Porto de Suape mais uma vez se faz presente com destaque. O nosso porto já abriga quatro indústrias do setor eólico, com investimentos de quase R$ 500 milhões e que geram aproximadamente dois mil empregos diretos, e temos certeza que novos interessados se instalarão em breve em Pernambuco", pontuou o governador, acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefanni.

No estande de 64 metros quadrados de Suape na feira, os executivos e empresários do ramo eólico recebem informações da localização central do Complexo em relação às áreas com grande potencial de ventos, como os estados da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Pernambuco. Há também o benefício da infraestrutura de transporte das peças de grande porte do setor (como pás, torres, turbinas e flanges - espécie de aneis conectores da torre com o aerogerador) ligando as vias internas do complexo ao porto e às principais rodovias da Região Nordeste. Suape é, ainda, o primeiro porto brasileiro integrante da ABEEólica. O setor eólico no Brasil conta hoje com 181 usinas instaladas, que juntas têm capacidade de gerar 4,5 gigawatts (GW) médios de energia limpa.

Situado a 50 quilômetros do Recife, Suape possui 105 empresas em operação, divididas em dez polos – sendo o eólico o mais recente deles –, responsáveis por 25 mil postos de trabalho. Com o detalhamento das vantagens, a administração de Suape espera atrair novos negócios para Pernambuco. "No último mês, iniciamos a consolidação do nosso polo eólico, com a terraplenagem da Iraeta, fábrica do grupo espanhol Gonvarri voltada para a produção de flanges. Assim, dentro em breve, ocorrerá em Suape a montagem completa dos equipamentos eólicos, com torre, pás, aerogerador e flanges. Queremos atrair mais indústrias, por isso estamos na Brazil Wind Power, feira onde são apresentadas as últimas políticas na área, os avanços tecnológicos e as estratégias do setor no nosso País", afirmou Márcio Stefanni.

Além da Iraeta, fábrica de 5,5 mil metros quadrados, investimento de R$ 70 milhões e operação prevista para 2015, Suape abriga a fábrica de aerogeradores argentina Impsa, que produz 500 turbinas por ano e foi a primeira a operar no Complexo, no ano de 2008. Também ligada ao grupo Gonvarri, a Gestamp começou a produzir em 2010, fabricando atualmente 500 torres eólicas por ano. Em 2013, a LM Wind Power, empresa produtora de pás eólicas, de capital brasileiro e dinamarquês, iniciou suas atividades no Complexo.

Em sua quinta edição, a Brazil Wind Power possui cerca de 200 expositores e mais de dois mil participantes de diversos locais do País e do exterior. A feira teve início na terça-feira (26/08) e segue até esta quinta-feira (28/08).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Passeio Ciclístico do Colégio Fazer Crescer

No sábado 30 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante, o Colégio Fazer Crescer, localizado no Rosarinho, zona Norte do Recife, promove o 7º Passeio Ciclístico da instituição, evento voltado para a comunidade escolar e para a família, que incentiva a prática do pedal. A concentração começa 14h30; a saída está marcada para 15h, em frente ao CFC, na avenida Santos Dumont, 1181. O percurso é de 14 quilômetros até o açude de Apipucos, na zona Oeste do Recife.
Segundo a diretora executiva do CFC Gláucia Lira, cerca de 300 pessoas são esperadas no passeio, que contará com o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU); da K7 Bike Club, especializada em ciclismo urbano no Recife e na Região Metropolitana; e do grupo Amigos do Pedal, formado por praticantes que estimulam a prática da pedalada. Pela primeira vez, o passeio conta com a motolância, grupo de motocicletas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com dois técnicos de enfermagem para auxiliar rapidamente qualquer pessoa que se acidentar. A diretora destaca que é importante checar a bike antes do passeio, fazer uma revisão e providenciar equipamentos de segurança. Para quem quiser, o CFC disponibiliza um mecânico especializado em bike que pode fazer a revisão na casa do participante.
O Colégio Fazer Crescer promove diversas campanhas para estimular o uso da bicicleta no dia a dia. O CFC é precursor na formação do cidadão baseado em ideias sustentáveis e respeito ao meio ambiente. Por isso, andar de bike é tão estimulado pelo colégio, pois a bicicleta é um modal que não polui e ainda ajuda as pessoas a praticar exercício. 

Nova Upinha funciona na Linha do Tiro

Na manhã desta quarta-feira (28), a Linha do Tiro e comunidades vizinhas ganharam a Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama Cristina Mello, e do vice-prefeito Luciano Siqueira, realizou a entrega do equipamento que teve investimentos da ordem de R$2,5 milhões de reais. Esta é a terceira unidade do tipo entregue pela gestão, que além da atenção à saúde, também beneficiou o lazer do local, com a recuperação da praça e campo de futebol vizinhos à Upinha 24h.

Segundo o prefeito Geraldo Julio, não existe nenhum outro lugar do país em que exista um formato tão completo de atenção básica à saúde das famílias. “Este equipamento representa muito mais do que uma unidade básica de saúde, representa o respeito, carinho e atenção, o atendimento humanizado, uma estrutura completa que oferece tudo que a população precisa em caráter de pequenas urgências. Nenhuma outra cidade, nenhum outro estado, dispõe de uma estrutura como esta”, declarou o gestor.

A nova Upinha da Linha do Tiro iniciou os atendimentos logo após sua inauguração, e vai atender a uma demanda antiga dos moradores do local. O equipamento vai contemplar usuários dos bairros da Linha do Tiro, Dois Unidos, além de parte da Unidade de Saúde da Família (USF) do Córrego da Jaqueira e da comunidade do Alto dos Coqueiros. No quadro de profissionais, cada Upinha 24h conta com três equipes do Programa Saúde da Família. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontologista e um auxiliar de saúde bucal, além de seis Agentes Comunitários de Saúde. 


Secretaria de Imprensa do Recife

Dilma veta criação de municípios

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado que definia critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do “Diário Oficial da União”.
A proposta havia sido elaborada após Dilma vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas. Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso Nacional, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, tornando mais rigorosos os critérios para a emancipação de municípios.
Na justificativa do veto, dirigida ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a chefe do Executivo federal afirmou ter consultado o Ministério da Fazenda sobre os possíveis efeitos da nova legislação. De acordo com Dilma, a pasta apontou que, embora negociado entre o governo e os parlamentares, o texto aprovado pelos congressistas geraria despesas para custear a criação dos novos municípios, mas não condicionava as emancipações ao aumento de receitas.
“Ouvido, o Ministério da Fazenda manifestou-se pelo veto ao projeto de lei complementar pelas seguintes razões: Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas”, informou a presidente.
Com a decisão, o veto da presidente deverá ser analisado pelo Congresso em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Os parlamentares poderão manter o veto ou derrubá-lo.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que será “muito difícil” manter o veto presidencial quando o assunto foi analisado pelo Congresso Nacional. Ele lembrou que o texto foi construído com participação de deputados, senadores e órgãos do próprio Planalto, como Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais.
“A presidente pode ter tido as suas razões para vetar, mas ainda não tenho conhecimento das razões, porque, de fato, foi uma construção conjunta entre governo e Parlamento. É muito difícil que esse veto seja mantido. Já foi difícil manter no projeto anterior”.
Relator do projeto na Câmara, o deputado Moreira Mendes (PSD-RO) classificou o veto como "deboche com o Congresso Nacional" e disse que trabalhará para derrubá-lo durante votação. "Isso é uma coisa escandalosa, um deboche, pouco caso com Congresso duas vezes. O que foi feito foi acertado com os líderes do governo.  O Senado e a Câmara aprovam e depois ela veta. Da minha parte, gera crise, sim", disse o parlamentar.
O senador José Agripino (DEM-RN), líder do DEM no Senado, disse que o Congresso vai “apreciar o veto oportunamente”.
Desde fevereiro está na pauta do Congresso o veto ao primeiro projeto que dizia respeito à criação de municípios, que também havia sido cortado integralmente pela presidente. As lideranças do governo, porém, vinham segurando a votação para dar tempo de um novo texto ser elaborado, a fim de evitar que os parlamentares derrubassem o veto.
Novo projeto
O texto enviado pelo Congresso Nacional ao Palácio do Planalto no início do mês previa a exigência de 20 mil habitantes para a criação de municípios nas regiões Sul e Sudeste, 12 mil, no Nordeste, e 6 mil, no Centro-Oeste e Norte. A expectativa era de que fossem criados 200 novos municípios nos próximos cinco anos com as novas regras.
Conforme a redação do Legislativo, não haveria exigência de tamanho mínimo para a emancipação dos municípios. De acordo com a proposta, o primeiro passo para a criação de um município seria a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, no caso da criação ou desmembramento.
Após o pedido, a Assembleia teria que coordenar um "estudo de viabilidade" do novo município, que deveria comprovar, por exemplo, se na região havia condições de arrecadação suficientes para sustento próprio.
Além disso, um plebiscito deveria ser realizado e, se a maioria da população aprovasse a criação do município, a Assembleia elaboraria e votaria uma lei estabelecendo o nome e limites geográficos. A instalação do município se daria oficialmente com a posse do prefeito e vice-prefeito.
Portal G1

Operação Policial apreende 500 caixas de cigarros

Em operação realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), foram apreendidas, em um depósito situado na zona rural do município de Lagoa do Carro, Mata Norte do estado, cerca de 500 caixas de cigarros sem comprovação de origem. A ação, que aconteceu em meados deste mês, é uma continuidade da Operação Alcatrão, realizada em outubro de 2013 que resultou na prisão de sete pessoas. 
A equipe de autuação, composta pelo delegado da Delegacia de Polícia der Crimes Contra a  Ordem Tributária -DECCOT, seis agentes, três auditores da Sefaz e seis policiais militares, foi direcionada para o local através de denúncias anônimas e constatou que o tipo de cigarro encontrado era fabricado sem qualquer controle sobre os ingredientes utilizados, sendo extremamente prejudicial à saúde. A casa usada como depósito também não possuía nenhum tipo de documentação. 
“De acordo com os nossos cálculos, o carregamento apreendido está avaliado em R$ 750 mil. Se caso fosse inserido no mercado, os cofres públicos sofreriam uma perda aproximada de R$ 280 mil em recolhimento do ICMS”, explica o gerente de Operações Estratégicas (GOE), Rilson Assunção. 
As mercadorias apreendidas foram levadas para o depósito da Sefaz e serão transferidas à Polícia Federal, que ficará responsável pela incineração das mesmas.
Polícia Civil de Pernambuco

Jovem atira acidentalmente em colega no Mato Grosso

Um estudante de 16 anos da oitava série disparou um arma acidentalmente contra o rosto do amigo de infância, de 14 anos, no banheiro de uma escola em Cáceres (MT). Embora não corra risco de morte, o garoto terá que passar por uma cirurgia de retirada da bala alojada.

O rapaz levou a arma escondida na mochila para a aula vespertina dessa quarta-feira (27) e, na hora do intervalo, por volta das 15 horas, entrou no banheiro, em um grupo de 10 colegas. Enquanto ele fazia demonstrações com a arma, o revólver calibre 38 disparou e acertou o rosto do garoto, que foi internado no hospital.

A delegada Mariell Antonini Dias Alvares, da Delegacia do Adolescente de Cáceres, onde aconteceu a fatalidade, vai ouvir, na tarde desta quinta-feira, o rapaz que fez o disparo. Ela quer saber, principalmente, onde ele teve acesso à arma e com que intenção a levou para a escola.

A assessoria pedagógica de Cáceres, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informou que o rapaz que atirou é tido na Escola Estadual Espiridião Marques como um bom aluno que nunca havia dado problemas. "Os dois envolvidos são amigos desde a pré-escola", afirmou.

O assessor pedagógico de Cáceres, Wellington de Almeida, explicou que a escola também tem um ambiente muito tranquilo e este é um caso isolado. “Esta é uma escola de classe média, tradicional, que tem 102 anos, como mostra inclusive a fachada histórica”, explica.

A maior preocupação de Almeida, que também é pai de dois filhos de 8 e 13 anos, é verificar que hoje em dia está fácil demais para um adolescente ter acesso a armas, isso em uma região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Ainda de acordo com ele, o risco de envolvimento dos rapazes com o tráfico de drogas também é uma preocupação na rotina dos pais e educadores.

O assessor informa que os estudantes, atualmente, podem entrar com qualquer coisa na bolsa, porque quem tem poder de revista é somente a Polícia Militar (PM). “Se a gente fizer isso, cria um conflito muito grande, porque a relação entre professor e alunos e muito delicada”.

O adolescente ferido está internado no Hospital Regional de Cáceres, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O rosto dele está muito inchado e, conforme orientação médica, a cirurgia de retirada da bala só será realizada dentro de dois ou três dias. O especialista na área buco-maxilo-facial não pôde assegurar ainda as complicações que o garoto pode ter.

O infrator está apreendido e, conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a delegada tem até cinco dias para manter essa situação. Por se tratar de um menor de idade, ao invés do inquérito, ela abriu um auto de investigação de ato infracional. O entendimento dela sobre o caso será dado ao final da investigação, podendo o infrator responder por crimes semelhantes aos de porte de arma ilegal e tentativa de homicídio sem intenção.

A assessoria pedagógica de Cáceres assegura que as famílias de ambos os estudantes receberam apoio emergencial. Neste momento, estão chocadas com o que aconteceu e não querem falar com a imprensa.

Portal Terra

ThetaHealing pela primeira vez no Nordeste‏

 A Ecopousada Meteora D’Aldeia recebe nos próximos dias 29,30 e 31 de agosto o curso básico de ThetaHealing® (DNA Básico), ministrado pela primeira vez no Nordeste, por Milla Caputte, certificada na Índia com a fundadora da técnica Vianna Stibal. O curso está sendo promovido pelo Instituto ThetaHealing Brasil.
ThetaHealing® é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida de quem a utiliza. Esta ferramenta pode ser facilmente aprendida por qualquer pessoa que tenha interesse em evoluir como ser humano.
“O ThetaHealing® possibilita que você tenha um acesso consciente à frequência de onda cerebral ‘Theta’. Através desta frequência você vai poder se conectar a uma vibração bem elevada, capaz de recriar e transformar sua vida em diferentes aspectos. Estudos da física quântica e testes com eletroencefalograma comprovam que a onda ‘Theta’ é capaz de gerar cura instantânea para doenças de diversos tipos. Muitos bloqueios, sintomas e doenças, sejam eles físicos, emocionais, mentais e espirituais, são criados por sistemas de crenças. Ao detectar estas crenças é possível removê-las e transformá-las. Assim é possível viver a vida em seu potencial máximo, com saúde plena e a capacidade de manifestar o melhor para si”, declara Milla Caputte.
HORÁRIO
Sexta das 18h às 21h
Sábado e Domingo das 9h às 18h
INVESTIMENTO
R$ 150,00 (taxa de inscrição via PagSeguro) + R$ 920,00 (investimento do curso, material didático + certificação internacional)
R$ 340,00 (hospedagem para dois dias em quarto duplo ou triplo* + alimentação)
ou
R$ 150,00 (taxa de inscrição via PagSeguro) + R$ 920,00 (investimento do curso, material didático + certificação internacional)
R$ 190,00 (alimentação nos dias de curso)
* A pousada oferece também a opção de quarto individual.

MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: infothetahea@gmail.com
Telefones: 4003-3065 / (81) 91672816.
Inscrições: www.thetahealing.com.br (clicar em "agenda).

Voto evangélico favorece Marina Silva

Se o 2.º turno da eleição fosse hoje, Marina Silva (PSB) seria eleita presidente graças, sobretudo, ao voto dos eleitores evangélicos. É o que revela a pesquisa Ibope divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Há empate técnico entre Marina e Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, entre os católicos: 42% a 40%, respectivamente, na simulação de 2.º turno. A diferença de dois pontos está dentro da margem de erro. Ou seja, apesar de serem o maior contingente do eleitorado (63%), os católicos teriam impacto quase insignificante no resultado da eleição, pois dilmistas católicos anulariam marinistas da mesma fé.
O voto decisivo seria dos evangélicos. Com 22% do eleitorado, eles têm praticamente o dobro de preferência por Marina. Na média, 53% dos eleitores pentecostais, de missão e de outras denominações evangélicas declaram voto na candidata do PSB, ante apenas 27% que dizem preferir a atual presidente.
Os 15% de eleitores que não são católicos nem evangélicos (ateus, agnósticos, outras religiões) também pendem mais para o lado de Marina. Mas, além de terem um peso menor, a distância que separa Dilma da sua principal adversária é menor entre eles: 27% a 45%. É um grupo heterogêneo e, entre eles, não há líderes com a influência de pastores e bispos entre os evangélicos.
Não é novidade a preferência do eleitorado evangélico por Marina. Em 2010, Dilma não venceu no 1.º turno por causa de campanha movida por pastores e seguida por padres. O motivo: a hipotética defesa da legalização do aborto pela petista. A maior parte dos eleitores que abandonaram Dilma migrou para Marina, dobrando seu eleitorado na reta final.
Dilma negou defender o aborto, mas não adiantou. Só foi recuperar parte dos eleitores evangélicos quando se revelou que a mulher de seu adversário no 2.º turno, José Serra (PSDB), fizera um aborto quando jovem.
O eleitor evangélico sempre desconfiou da presidente. Em maio, uma nova onda tomou a internet quando o governo Dilma regulamentou a execução de abortos autorizados pela lei (casos de estupro, por exemplo) na rede de hospitais públicos do SUS. A reação foi tão grande que o governo voltou atrás.
A intenção de voto em Dilma entre os evangélicos cai desde então. Era 39% em maio, é 27% agora. Entre os católicos, no mesmo período, a intenção de voto na presidente oscilou muito menos, de 42% para 39%.
Já a entrada de Marina na corrida eleitoral provocou uma revolução no eleitorado evangélico. No começo de agosto, Eduardo Campos, então candidato do PSB, tinha 8% de intenções de voto entre eleitores dessa fé - a mesma taxa do Pastor Everaldo (PSC). Marina já entrou com 37%, abrindo uma vantagem de 10 pontos sobre Dilma.
O impacto foi tão grande que pulverizou as intenções de voto no até então mais notável candidato evangélico. O pastor caiu de 3% para 1% no eleitorado total, e de 8% para 3% entre evangélicos. Everaldo é líder religioso e tem o apoio de outros pastores, como Silas Malafaia.
Em nenhum outro segmento do eleitorado Marina tem uma vantagem tão grande sobre Dilma do que entre os evangélicos. Nem entre os jovens, nem no Sudeste, nem entre os mais escolarizados, nem entre os mais ricos. Isso não significa que a maioria dos eleitores de Marina seja evangélica - tem 56% de católicos. Mas Marina está abaixo da média nesse segmento, e fica sete pontos acima entre os evangélicos.
A candidata do PSB trocou a Igreja Católica pela Assembleia de Deus em 1997. Ela costuma evitar a mistura religião e política no seu discurso, mas às vezes derrapa. Questionada no Jornal Nacional sobre seu fraco desempenho eleitoral no Estado de origem, o Acre, Marina disse: "Ninguém é profeta em sua própria terra".
Contradição - A explicação da candidata Marina Silva (PSB) nesta quarta-feira no Jornal Nacional sobre o uso do avião na campanha de Eduardo Campos revelou uma contradição nas versões apresentadas até agora sobre o negócio. Enquanto a candidata diz que haveria um pagamento pelo uso da aeronave, o PSB informou, em nota divulgada na véspera, que os empresários autorizaram o uso do avião e que as horas de voo seriam contabilizadas ao fim da campanha, com a emissão de um recibo eleitoral. Esse tipo de recibo é utilizado apenas para registrar doações. O GLOBO questionou o PSB sobre a contradição, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.
Em dois momentos, durante a entrevista ao JN, a candidata repetiu que haveria pagamento aos empresários apontados pelo PSB como donos do avião.

— Nós tínhamos uma informação de que era um empréstimo e que seria feito um ressarcimento no prazo legal, que pode ser feito, segundo a própria justiça eleitoral, até o encerramento da campanha e que esse ressarcimento seria feito pelo comitê financeiro do candidato — disse Marina. — O rigor é o de tomar as informações com aqueles que deveriam prestar as informações sobre a forma com que aquele avião estava prestando o serviço e a forma como estava sendo prestando o serviço era por um empréstimo que seria ressarcido pelo comitê financeiro — ressaltou, posteriormente.

O jato, de prefixo PR-AFA, caiu em Santos (SP) há duas semanas, matando o ex-governador Eduardo Campos e mais seis pessoas. Pelo posicionamento de Marina, o uso da aeronave seria lançado na prestação de contas como uma despesa. Com isso, o partido teria de repassar recursos obtidos de outros doadores aos empresários que cederam o jato para a campanha.

O PSB, porém, em nota assinada pelo presidente Roberto Amaral, afirmou na terça-feira que o uso foi “autorizado” pelos empresários e que, no final da campanha, seria feita a soma das horas de voo e a emissão do recibo eleitoral.

“A aeronave de prefixo PR-AFA, em cujo acidente faleceu seu presidente, Eduardo Henrique Aciolly Campos, nosso candidato à presidência da República, teve seu uso — de conhecimento público - autorizado pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira. Nos termos facultados pela legislação eleitoral, e considerando o pressuposto óbvio de que seu uso teria continuidade até o final da campanha, pretendia-se proceder à contabilização ao término da campanha eleitoral, quando, conhecida a soma das horas voadas, seria emitido o recibo eleitoral, total e final”, diz a nota de Amaral.

A nota do partido não cita em nenhum instante o ressarcimento dito por Marina e afirma apenas que seria emitido um "recibo eleitoral". A resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descreve “recibo eleitoral” como um documento exclusivo para comprovar doações, em dinheiro ou "estimáveis em dinheiro", e que deve ser emitido por candidatos e comitês. O uso de um avião cedido de graça é enquadrado como uma doação "estimável em dinheiro".

A assessoria do TSE confirmou ao GLOBO que o recibo eleitoral serve apenas para o registro de doações. Pagamentos devem ser comprovados por meio de notas fiscais ou, quando não for possível obtê-las, recibos emitidos por quem recebeu o dinheiro do candidato ou comitê.

A campanha de Eduardo Campos e Marina Silva não declarou o uso do avião na primeira prestação de contas parciais enviada ao TSE no início deste mês. Em meio a suspeitas de caixa dois, o PSB sustenta que faria a declaração no final da campanha - embora a omissão de dados nas prestações parciais possa ser considerada infração grave.

A aeronave está registrada em nome da AF Empreendimentos e Participações, que aparece no cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como operadora do jato. A empresa alega que já tinha vendido o avião para o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho. Extratos encaminhados pela AF para a Polícia Federal incluem empresas fantasmas na lista dos financiadores da compra do jato.

Com informações dos jornais A Tarde, O Globo e Estadão

Ministros do STF aprovam aumentar os próprios salários para R$ 35,9 mil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram em sessão administrativa nesta quinta-feira (28) proposta de aumento dos próprios salários de R$ 29,4 mil para R$ 35,9 mil - alta de 22%.

A proposta será enviada para o Congresso e o valor poderá ser incluído no Orçamento de 2015, para que o aumento comece a valer em 1º de janeiro. Para valer, o Orçamento precisa ser aprovado por deputados e senadores até o final deste ano.
Pela Constituição, os salários do STF são os mais altos do Poder Público e representam o máximo do que um servidor pode receber mensalmente.
O aumento beneficia toda a classe da magistratura. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganham 95% do valor recebido pelos ministros do Supremo. Os juízes da segunda instância, ganham 95% do recebido pelos integrantes do STJ. Os juízes de primeira instância ganham 95% dos de segunda instância.
Segundo a justificativa da proposta, o reajuste visa recompor as perdas inflacionárias de 16% entre 2009 e 2013.
Portal G1

Programa de inspeção de frutas do Vale do São Francisco

O presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro, fez, hoje (28), às 15h30, a palestra “Logística de Exportação de Frutas Brasileiras”, no XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que está sendo realizado em Cuiabá (MT), até a sexta-feira (29). A palestra está incluída na mesa-redonda “Mercado Interno e Externo: Desafios e oportunidades”, que contará também com representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ceagesp e Itaueira Agropecuária S/A.  
Na palestra, atendendo a convite da coordenação do Congresso, que custeou a sua viagem, Montenegro abordou o programa Qualifruit.com –Frutas tropicais para o mundo, desenvolvido pelo Itep, com o objetivo de acompanhar as inspeções de contêineres de frutas recepcionados no Porto de Rotterdã, na Holanda, Executado desde 2010, o programa atende a uma demanda dos produtores-exportadores do Vale do São Francisco apresentada ao Governo do Estado e tem garantido apoio à consolidação e à expansão de mercados para os produtores -exportadores do Vale do São Francisco, com resultados bem satisfatórios. O trabalho desenvolvido pelo Itep tem possibilitado o controle dos processos e a garantia da rastreabilidade das frutas até o centro consumidos, reduzindo perdas na exportação.  
Frederico Montenegro destacou na palestra os números positivos do programa: em 2013, foram acompanhados 628 contêineres, despachados por 14 empresas ou cooperativas participantes do programa. O trabalho de inspeção inclui a verificação das condições de acondicionamento das frutas nos pallets, nas caixas e nas embalagens; as condições do produto (temperatura, condensação, machucões, esmagamento e outros); e a qualidade do produto quanto ao brix, ao tamanho da baga, a existência de defeitos na pele, cor e consistência. A análise permite a produção de escore de qualidade e de potencial de armazenamento que o produto alcança em função das condições verificadas. Estes dados são compilados em relatórios repassados aos produtores, de forma individual, e depois disponibilizados, de forma global, no site do Itep (www.itep.br ).  
Destacou o presidente do Itep que os benefícios são inúmeros para os produtores que participam do programa: segurança que os relatórios de inspeção são emitidos em conjunto com o importador; identificação de eventuais danos causados pelo manuseio, armazenamento, acondicionamento e transporte inadequados das frutas; conhecimento da necessidade de adoção de procedimentos para produção de frutas que atendam as exigências dos mercados importadores; e oferta de frutas com qualidade para os importadores e melhoria da competitividade brasileira no mercado internacional.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Rodoviários entram em greve nesta sexta

Os usuários do sistema de transporte público coletivo do Grande Recife terão que exercitar a paciência nesta sexta-feira, em mais um dia de paralisação dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus. A decisão foi tomada pela categoria, por unanimidade, em duas assembleias distintas – uma pela manhã e outra a tarde - ocorridas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, no bairro de Santo Amaro. No encontro, os trabalhadores acordaram por cruzar os braços das 4h às 8h, retornando às atividades logo em seguida.
Mesmo com os transtornos já esperados para esta sexta, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, garantiu a normalidade dos serviços para a noite desta quinta-feira e após às 8h desta sexta. “Tão divulgando por aí que hoje (quinta) vai ter paralisação, mas avisamos que, por parte desse sindicato, não haverá, até porque não somos loucos de fazer isso, pegando de surpresa os trabalhadores”, explicou Custódio, acrescentando que o sindicato se esforçará para cumprir o horário da paralisação determinado nas assembleias.
Segundo o representante da categoria, a decisão por paralisar as atividades é uma medida para tentar pressionar a Justiça a antecipar o julgamento do dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST), programado para 8 de setembro. “Essas paralisações e protestos são para que judiciário antecipe o julgamento, para que os rodoviários recebem seus salários com a devida correção já no dia 5”, afirma Benilson em referência ao reajuste salarial e dos benefícios de 10%, anteriormente fixados pelo tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região.
Com informações da Folha de Pernambuco

Fim de semana na Sala de Reboco

QUINTA- FEIRA: MARCIA LIMA – Cantora que j? integrou a banda Kartuxo e depois em carreira solo, Marcia Lima é uma das grandes intérpretes da nova safra de forrozeiros. Além de cd´s lan?ados dividiu e divide palcos com grandes artistas. Nesta quinta ela est?r? no Sala de Reboco cantando sucessos de Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Marin?s, Jorge de Altinho e v?rios outros nomes nacionais, grandes expoentes de nossa m?sica. Até ?s 22:30, mulher paga apenas 10,00, promocionalmente, no couvert.
SEXTA-FEIRA: N?DIA MAIA - Sucessos de Pertr?cio, Amorim, Fl?vio Leandro, Zé Ramalho, Marin?s, Dominguinhos, Maciel Melo, KaraVéia, Alcymar Monteiro e v?rios outros nomes, é o que N?dia Maia vai apresentar nesta sexta, além de cantar m?sicas que se tornaram conhecidas na sua voz, como “Se Tu Quiser”, “Anjo Protetor” e “Fuxico”, entre outros. Mulher paga apenas 10,00 no couvert, até ?s 22:30
S?BADO: IRAH CALDEIRA COMEMORA 50 ANOS – Quem est? aniversariando neste s?bado é a cantora Irah Caldeira e pra comemora seus 50 anos ela sobe ao palco do Sala de Reboco recebendo convidados e cantando sucessos de v?rios artistas. Com 15 anos de carreira, Irah j? cantou ao lado de nomes como Domnguinhos, Maciel Melo, Elba Ramalho, Petr?cio Amori, Geraldinho Lins, Santanna e Fl?vio José, seja dividindo palcos ou em grava?ões de seus cd´s ou dvd´s, assim também como em trabalhos de outros cantores. Mulher paga apenas 15,00 no couvert, até ?s 22:30

Legião Urbana Cover no Manhattan Café Theatro

Para quem deseja matar as saudades da banda de rock nacional Legião Urbana, que deixou órfão o maior fã clube do Brasil, o Manhattan Café Theatro recebe em dois dias de shows, nesta sexta (29) e sábado (30), a banda Legião Urbana Cover, a partir das 21h. Na abertura, show dos Garçons Cantores.
Para as apresentações, o grupo trará um repertório de clássicos da banda original, com destaques para “Pais e filhos”, “Eduardo e Mônica”, “Quase sem querer”, “Faroeste Caboclo” e “Tempo Perdido”. “Os shows terão momentos mais enérgicos, com hits como Que país é esse? e Duas Tribos, mas também intimistas, com as canções Mais uma Vez, da carreira solo do Renato e Hoje a noite não tem Luar. São mais de 70 músicas no setlist”, revela Renato Nascimento, vocalista da banda.  Ainda, segundo ele, o último disco lançado com o líder da banda em vida “A Tempestade (1996)” – premiado com o Disco de Diamante pela ABPD, também fará parte do repertório.
 A banda é formada por: Renato Nascimento (vocal), Filipi Arruda (violão), Michele Diaz (bateria), Alessandro Diniz (baixo) e Ricardo Álvarez (guitarra). 
        O ingresso individual custa, para cada dia, a partir de R$ 80. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372.

Serviço:

Show de Legião Urbana Cover
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Sexta (29) e Sábado (30)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 80
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.
Informações e reservas de mesas antecipadas: (81) 3325-3372.