segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
HMA dá início à vacinação contra Covid-19
Nova adutora amplia oferta de água para Custódia
Janeiro Branco: Saúde de Paulista realiza ações em prol do trabalhador encerrando a campanha
Manhã - Auriculoterapia, Reiki, Massagem Shiatsu e Aromaterapia.
Novas doses de vacinas serão destinadas a profissionais de saúde e idosos acima de 85 anos
Jaboatão com nova loja da Celpe
Pernambuco anuncia ampliação da frota de ônibus
O Governo do Estado, por meio do Consórcio Grande Recife, está intensificando o investimento na ampliação da frota de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Grande Recife. Nestas duas próximas semanas, 100 novos veículos entram em operação em linhas de maior demanda. Posteriormente, será viabilizada uma ampliação dessa oferta em mais 155 veículos, totalizando 255 novos ônibus à disposição dos usuários do sistema.
O reforço teve início nesta segunda-feira (25) com ampliação de 50 veículos. A frota de 33 linhas da Região Metropolitana do Recife passou a contar com mais ônibus. Fazem parte dessa ampliação, linhas como 050 - PE-15/ Boa Viagem, 202 - Barro/ Macaxeira (Várzea), 861 - TI Xambá/ TI Joana Bezerra e 520 - Macaxeira/ Parnamirim (confira relação completa no final). Algumas dessas 33 linhas passarão a circular com 100% da frota. Os outros 50 entram em operação na semana que vem.
Essa ampliação da oferta do serviço resulta do acompanhamento que os técnicos fazem da operação e envolve esforço adicional de R$ 10 milhões de investimentos do estado, que já investiu mais de R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais em 2020.
No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados.
Ainda para o primeiro semestre deste ano, o governo pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria tem como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Também já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.
As linhas que terão sua frota ampliada nesta semana são:
020 - Candeias/ TI Tancredo Neves
050 – PE-15/ Boa Viagem
072 – Candeias (Opcional)
201 – Moreno/ Jaboatão
208 – Nossa Senhora da Conceição/ Jaboatão
342 – Curados (Opcional)
712 – Alto Santa Terezinha
810 – TI Xambá/ Encruzilhada
820 – TI Xambá (Cabugá)
825 - Jardim Brasil I/ Joana Bezerra
860 – TI Xambá (Príncipe)
861 – TI Xambá/ TI Joana Bezerra
870 – TI Xambá/ TI Largo da Paz
881 – TI Xambá/ Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 – TI Xambá/ Rio Doce (C.L.Cavalcanti)
520 – Macaxeira/ Parnamirim
645 – TI Macaxeira (Av. Norte)
115 – TI Afogados/ TI Aeroporto
116 – Circular (Príncipe)
138 – Zumbi do Pacheco/ TI Tancredo Neves
202 – Barro Macaxeira (Várzea)
212 – Jardim São Paulo/ Afogados
251 – Santo Aleixo/ Jaboatão Rios
252 – Vila Rica/ Jaboatão
262 – TI Jaboatão/ Malvinas
272 – Colônia/ Jaboatão
312 – Mustardinha
139 – TI Cabo/ TI Cajueiro Seco
140 – TI Cajueiro Seco/ Shopping
181 – Cabo (Cohab)/ TI Cajueiro Seco
143 – UR-06/ TI Tancredo Neves
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
196 – Nossa Senhora do Ó/ TI Cabo
Secretaria de lmprensa de Pernambuco
Olinda cadastra terreiros de matriz africana e afro-indígenas da cidade
Festival Cena Brasil realiza edição virtual com rodas de diálogo, curso, e shows
Programa Campo Novo distribui 500 toneladas de sementes em Pernambuco
Caixa d’água garante o fornecimento durante manutenção nas redes
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou na última sexta-feira (22/01) uma reformulação no calendário de abastecimento de água no Estado. Este novo calendário foi desenvolvido para preservar os níveis dos mananciais da RMR, que atingiram os índices mais baixos dos últimos dez anos.
Essa ampliação do rodízio passou a vigorar a partir desta segunda-feira (25/01) devido ao período chuvoso abaixo do esperado na faixa leste, onde está localizada a Região Metropolitana do Recife (RMR). E a previsão é que essa falta de abastecimento ocorra durante todo esse primeiro trimestre.
Por conta do rodízio no abastecimento, a população passou a correr para instalar caixas de água ou até mesmo ampliar a capacidade dos reservatórios em suas residências. Esse comportamento gerou um impacto no Home Center Ferreira Costa de 10% no aumento das vendas desses produtos. A busca aconteceu tanto nas lojas físicas quanto no site www.ferreiracosta.com.
A procura se deu nas caixas de 310, 500 e 1 mil litros para as residências e 1,5mil, 2 mil e até 10 mil litros para empresas e indústrias que precisam de um volume maior. Essa crescente, também foi visível nas vendas dos acessórios e materiais hidráulicos.
O objetivo foi de ampliar o armazenamento de água por causa do rodízio mais severo. Além disso, o isolamento social causado pela pandemia de coronavírus também influencia nas vendas. Com as pessoas mais tempo em casa, várias reformas passaram a ser feitas. Principalmente, para quem ainda não tinha instalado as caixas de água. Afinal, o armazenamento evita a falta de água nos locais.
Para a aquisição de uma caixa d’água adequada ao imóvel, os usuários podem se orientar na hora da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Logo, sabendo quantas pessoas há no imóvel, é só multiplicar por 100 litros. Por exemplo, um reservatório de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas num período de 24 horas.
Tipóia Festival celebra 21 anos conectando as culturas
Pernambuco ofertou quase duas mil vagas em cursos para jovens do sistema socioeducativo em 2020
Mesmo em um ano de pandemia, Pernambuco alcançou bons resultados na qualificação profissional de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo. Em 2020, foram disponibilizadas 1.932 vagas em cursos profissionalizantes dentro das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A manutenção das atividades foi possível graças à adoção de medidas preventivas ao novo coronavírus em salas de aula.
Foram ofertados cursos em áreas como eletrônica, informática, artesanato, barbearia, paisagismo, horticultura e culinária. Em 2020, a Funase teve a parceria de instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A maior parte das aulas foi ministrada por agentes socioeducativos aptos a atuar como instrutores e por integrantes do Eixo Profissionalização da Funase.
Em Pernambuco, a qualificação profissional de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo tem uma importância estratégica para os indicadores sociais do Estado. “Em 2019, essa foi uma prática certificada como importante para a prevenção da violência. É gratificante ver que, em 2020, mesmo com as dificuldades da pandemia, esse esforço continuou e alcançou um número expressivo de vagas disponibilizadas”, declara o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.
Do mesmo modo, a presidente da Funase, Nadja Alencar, destaca que a realização dos cursos foi importante em um momento de incertezas. “Passamos por um período em que visitas presenciais de familiares ficaram suspensas, assim como atividades externas, que são previstas na legislação do sistema socioeducativo. Conseguimos manter um calendário de aulas profissionalizantes dentro da Funase, o que ajudou cada adolescente a ter um ano de aprendizado. É resultado do trabalho árduo das nossas equipes”, afirma.
O coordenador do Eixo Profissionalização da Funase, Normando de Albuquerque, ressalta que a prospecção de uma equipe de agentes socioeducativos capacitada para atuar na instrutoria dos cursos contribuiu para a continuidade da oferta de qualificação em um momento em que outras instituições tiveram as atividades interrompidas e que os deslocamentos passaram a ser evitados.
“Com a paralisação das atividades das nossas instituições parceiras, a quase totalidade das vagas oferecidas em 2020 ficou a cargo dos agentes socioeducativos mobilizados como instrutores e da equipe do Eixo Profissionalização da Funase. A oferta foi menor do que nos anos anteriores, mas conseguiu atender a demanda. A experiência serviu não só para mostrar o valor da mobilização dos agentes para garantir uma oferta permanente de cursos nas unidades, como a importância da articulação interinstitucional para ampliar o atendimento, e ainda nos permitiu avaliar a dinâmica de aulas com turmas menores. O saldo foi muito positivo”, avalia.
lmprensa Funase
IOR prorroga inscrições para Fellowships em Oftalmologia
BRK Ambiental reforça a necessidade de cuidados no combate à dengue
No verão, a combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika.
Para combater o mosquito, que se reproduz na água parada, tanto limpa quanto suja, a BRK Ambiental, que atua na área de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife e município de Goiana em parceria com a Compesa no Programa Cidade Saneada, reforça a importância de adotar medidas que vão contribuir com a prevenção da doença.
Na campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”, com a participação do médico Drauzio Varella, a concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro. A proposta da iniciativa é reforçar a importância de tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.
“O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma ação que deve ser realizada constantemente. Além do trabalho de conscientização, as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento do esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surtos da doença se tornariam muito maiores”, explica a diretora da BRK em Pernambuco, Ana Carolina Farias.
Para auxiliar na prevenção da doença, a BRK Ambiental destaca ações que devem ser adotadas no dia a dia e que vão ajudar a conter a reprodução do mosquito. Confira:
- Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses
- Mantenha as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo
- Mantenha lixeiras bem tampadas
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpe semanalmente com escova ou bucha os potes de água para animais
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas
- Limpe ralos e canaletas externas
- Deixe as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água
No site da campanha desenvolvida pela BRK Ambiental (www.busqueporprevencao.com.br) é possível encontrar mais informações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança.
TIM cria comitê estratégico de ESG no Brasil