segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Caixa d’água garante o fornecimento durante manutenção nas redes

 

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou na última sexta-feira (22/01) uma reformulação no calendário de abastecimento de água no Estado. Este novo calendário foi desenvolvido para preservar os níveis dos mananciais da RMR, que atingiram os índices mais baixos dos últimos dez anos. 

Essa ampliação do rodízio passou a vigorar a partir desta segunda-feira (25/01) devido ao período chuvoso abaixo do esperado na faixa leste, onde está localizada a Região Metropolitana do Recife (RMR). E a previsão é que essa falta de abastecimento ocorra durante todo esse primeiro trimestre. 

Por conta do rodízio no abastecimento, a população passou a correr para instalar caixas de água ou até mesmo ampliar a capacidade dos reservatórios em suas residências. Esse comportamento gerou um impacto no Home Center Ferreira Costa de 10% no aumento das vendas desses produtos. A busca aconteceu tanto nas lojas físicas quanto no site www.ferreiracosta.com

A procura se deu nas caixas de 310, 500 e 1 mil litros para as residências e 1,5mil, 2 mil e até 10 mil litros para empresas e indústrias que precisam de um volume maior. Essa crescente, também foi visível nas vendas dos acessórios e materiais hidráulicos.  

O objetivo foi de ampliar o armazenamento de água por causa do rodízio mais severo. Além disso, o isolamento social causado pela pandemia de coronavírus também influencia nas vendas. Com as pessoas mais tempo em casa, várias reformas passaram a ser feitas. Principalmente, para quem ainda não tinha instalado as caixas de água. Afinal, o armazenamento evita a falta de água nos locais. 

Para a aquisição de uma caixa d’água adequada ao imóvel, os usuários podem se orientar na hora da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Logo, sabendo quantas pessoas há no imóvel, é só multiplicar por 100 litros. Por exemplo, um reservatório de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas num período de 24 horas.