segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Festival Cena Brasil realiza edição virtual com rodas de diálogo, curso, e shows

 

Até o dia 31 de Janeiro, acontece a 18ª edição do Festival Cena Brasil Celebração. Devido à pandemia de Covid-19, a edição 2021 do festival, acontecerá no formato virtual. Todo o trabalho é organizado pelos produtores culturais de Olinda: Euclides Energia e Viviane Alves. Ao todo, o evento contará com 18 atrações, entre shows e atividades formativas online. A iniciativa conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc PE, Secretaria de Cultural de Pernambuco, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Abertura das atividades acontecerá no próximo dia 25, com uma roda de diálogo sobre a “Técnica e o Mercado da Música Independente”. O encontro visa refletir a importância das mulheres e homens no desempenho das atividades no cenário da produção musical -, dos palcos aos bastidores. Participam da conversa a cineasta e produtora, Mery Lemos; a jornalista e produtora cultural, Rute Pajeú, e a gestora em marketing e comunicadora popular do Coletivo Nativa, Fran Silva. . A mediação será do músico e produtor, Pedro Ferreira.

Durante os dias 29,30 e 31, serão realizadas as gravações dos shows de Flaira Ferro, Afro Forró Rabecado, Valdi Afonjah, Cibele do Cavaco, Orquestra Inclusiva, Os Cachorros, Mestre Lucas e o Coco de Herança. A programação também contará, por meio de gravações de vídeos, com outros seis artistas que participaram das edições anteriores do festival. Vídeos serão disponibilizados para o público em duas lives, dias 12 e 13 de fevereiro.

O projeto Festival Cena Brasil Celebração reafirma seu propósito de iniciativa cultural comprometida em apresentar os novos talentos autorais do estado, em especial a diversidade musical pernambucana. “Desde seu surgimento, em 2003, nós temos lutado em defesa da valorização aos músicos da periferia e dos artistas da cultura popular e tradicional”, destaca Edilton Euclides de Lima, organizador do evento e produtor cultural, atuante há 30 anos na cena cultural local, nacional e internacional.

A programação acontece por meio das páginas oficiais do festival no Facebook, Instagram e Youtube. Todas as ações do projeto serão gratuitas, com indicação livre, com a presença de intérpretes de libras e participação de profissionais pernambucanos.