segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Covid-19: Pernambuco em seu pior dia desde o inicio da pandemia

E o dia 24 de janeiro de 2021 foi registrado pelo lnstituto de Redução de Riscos e Danos (lRRD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco como o pior dia no RISCO COVID medido no estado. Desde o inicio da pandemia, em março do ano passado, os indicadores de risco pandêmico não haviam chegado a patamares tão altos.

Na ilustração a seguir, as medições gráficas em vários municípios de Pernambuco, em todas as regiões do Estado, da Região Metropolitana até o Sertão do Estado. Em outras palavras, quanto mais vermelho estiver o gráfico, pior é a situação no que se refere a casos e óbitos de Covid-19 em cada município pesquisado.



 


Metodologia - O método de medição utilizado pelo lnstituto de Redução de Riscos e Danos da UFRPE foi desenvolvido pelo grupo de Biologia Computacional e Sistemas Complexos - BIO- COMSC da Universidade Politécnica da Catalunya 


Esses diagramas de risco desempenham um papel importante para o acompanhamento da evolução da pandemia do COVID-19 em várias localidades, indicando quando as medidas restritivas podem começar a ser flexibilizadas. Esse tipo de diagrama vem sendo utilizado com sucesso na Espanha e em outros países da Europa.


Prevenção - Cientistas e Profissionais de Saúde são unânimes em afirmar que não existe tratamento precoce medicamentoso ou caseiro contra a Covid-19. A prevenção está na lavagem correta das mãos, no uso do álcool em gel, no uso de máscaras e no distanciamento social, sem qualquer tipo de aglomeração.