segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Procon-PE interdita bar durante feriadão

 

O Procon-PE realizou fiscalizações durante o feriadão de finados. As ações aconteceram nos municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.  Foram fiscalizados 12 bares e restaurantes. O Nandos Bar, no bairro de Peixinhos, em Olinda, foi interditado. O Biriteiro Botequim e o Dom Petisco, ambos em Candeias, foram autuados por descumprir o protocolo do Governo do Estado para o setor. As fiscalizações foram realizadas com o apoio da Polícia Militar.

O Nandos Bar já tinha sido notificado no fim de agosto, por estar descumprindo o horário permitido. Desta vez, além de estar aberto após o horário, o estabelecimento desrespeitava outros protocolos, como o distanciamento entre os clientes na área de atendimento, capacidade maior que 70% e consumidores circulando sem o uso de máscara e fazendo consumo de bebidas e comidas em pé. “Todos os estabelecimentos já notificados por descumprimento de horário, caso reincida poderá será interditado pelo órgão”, afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Em Jaboatão, os estabelecimentos autuados, também descumpriam os protocolos. O Biriteiro Botequim, ultrapassava a capacidade máxima de 10 pessoas nas mesas e consumidores circulando sem o uso de máscara; e Dom Petisco desrespeitava o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os clientes e mesas.

O Procon Pernambuco já fiscalizou 210 bares e restaurantes e encontrou irregularidades em 36 e oito já foram interditados. Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias no 0800.282.1512 e até enviar vídeos e fotos para o WhatsApp – 81 3181.7000.

Imprensa Procon PE

Recife prorroga horário estendido de unidades de saúde e monta postos volantes para vacinação

 


A Prefeitura do Recife decidiu manter o horário estendido, das 8h às 21h, de nove unidades de saúde do município a partir desta terça-feira (3). A ação visa dar mais uma opção para quem tem dificuldade em buscar vacinação no horário comercial. Além disso, a PCR vai montar postos volantes em vários locais de grande circulação de pessoas nos oito Distritos Sanitários. As ações são voltadas para três Campanhas de vacinação que foram prorrogadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) até o dia 13 de novembro: focadas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite, crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina, e pessoas de 20 a 49 contra o sarampo.

A cada dia, duas unidades vão ficar abertas até às 21h. Excepcionalmente na terça (3), três locais vão estender o horário: Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, e Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões. Na quarta (4), as Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde. Já na quinta (5), a população pode se imunizar à noite no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura. Na sexta (6), a vacinação acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa. As vacinas continuam sendo oferecidas nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (https://bit.ly/3mGDE5x).

Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, iniciada no último dia 5, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou mais de 27 mil doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 32%. A meta do município é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

Também devem buscar as unidades de saúde as crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizar a caderneta de vacinas. Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas. Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.

Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente. O PNI Recife aplicou pouco mais de 35 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Ainda podem se vacinar as crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar.

Imprensa Recife

Cantor pernambucano estreia na Europa

 

O cantor lírico pernambucano Pedro Martins, que atualmente reside na Holanda, foi convidado a realizar um Concerto Solo, no dia 11 de dezembro, um début na Europa, em meio à Pandemia. A apresentação ocorrerá no teatro Fentener van Vlissingenzaal (HKU Utrecht Conservatory), onde outrora Clara Schumann se apresentou.  Ele vai estrear com um repertório do período romântico alemão,  Dichterliebe, Opus 48 (R. Schumann 1810-1856). Numa época em que as salas de música e teatros estão sendo reabertos, trata-se de um feito histórico, diante do momento em que o mundo vive, e nosso representante do Recife recebeu este convite para se apresentar ao público europeu.

Igarassu apresenta monumento que faz alusão aos símbolos da história da cidade

 

Igarassu agora tem um atrativo turístico a mais para quem chega na cidade do litoral norte do estado. O Memorial do Livramento, é composto por peças gigantes que representam os símbolos da história do município.

O equipamento localizado na BR-101 norte na entrada da rua São Damião, foi readequado e ganhou duas réplicas de 5 metros cada, das imagens dos Santos Cosme e Damião. O Memorial foi inspirado num painel datado de 1729, que está no Museu Pinacoteca. Na obra do século XVIII, os Santos Cosme e Damião aparecem como protetores da cidade. Na homenagem atual, representa a gratidão aos santos. Acredita-se que na epidemia de 1685, nenhum morador de Igarassu sofreu com a peste, devido a interferência e proteção divina dos santos irmãos . As réplicas foram confeccionadas pelo artista plástico Roberto Vital.

O Memorial do “Livramento “ também tem réplicas gigantes de três importantes referências à história de Igarassu. O equipamento tem uma canoa, que representa o nome da cidade, que significa “Canoa Grande”. No local conta também com uma reprodução da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga ainda em funcionamento e com uma réplica do março português, assinalando o desembarque de Duarte Coelho para tomar posse de sua capitania. “ Quem vem da capital e segue pela BR 101 norte vai se deparar com a beleza de alguns dos símbolos que representam Igarassu na história do Brasil, “, celebrou o prefeito da cidade, Mário Ricardo.

Imprensa Igarassu

Pioneiro na comercialização de alimentos orgânicos, Espaço Agroecológico das Graças completa 23 anos

 

Fundado em 16 de outubro de 1997, o Espaço Agroecológico das Graças, ou Feira Agroecológica das Graças, foi o primeiro local voltado à comercialização de produtos orgânicos de Pernambuco, servindo de referência para outras feiras semelhantes distribuídas por todo o Estado. Por ano, segundo estimativa da Gerência de Processos Agroecológicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Feira das Graças é responsável pela comercialização de aproximadamente 300 toneladas de alimentos.

Hoje, 23 anos após a criação da Feira das Graças, existem 121 feiras orgânicas em Pernambuco, que integram o Circuito Pernambuco Orgânico, programa criado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para incentivar a implantação de novas feiras e difundir o consumo de alimentos saudáveis entre os pernambucanos.

Funcionando atualmente na Rua Souza de Andrade, aos sábados, das 2h às 9h, a feira integra a Rede Espaço Agroecológico do Recife, reunindo 18 barracas e 20 famílias de agricultores que chegam de vários municípios. “A feira reúne agricultores de quatro municípios: Bom Jardim, Gravatá, Chã Grande e Abreu e Lima; e oferece ao público desde alimentos in natura, como frutas e verduras, a alimentos beneficiados, como derivados de leite”, explica o coordenador do espaço, Rafael Justino Brás.

Também estão envolvidos diretamente com o Espaço Agroecológico das Graças quatro Organizações de Controle Social (Agroflor, Terra e Vida, Amaterra e Terra Viva), que são responsáveis por atestar as práticas orgânicas ou agroecológicas adotadas pelos agricultores na produção dos alimentos; e o Centro Sabiá, como entidade de assessoria desde a implantação do Espaço. “Aqui executamos a etapa final, que é a comercialização dos produtos, mas o processo começa antes, no plantio dos alimentos em cada propriedade”, destaca Rafael.

Como os demais espaços voltados ao atendimento ao público, o Espaço Agroecológico das Graças precisou passar por adaptações por causa da pandemia mundial da Covid-19. “Desde o início da pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário adotou uma rotina de visitas e orientações para que as feiras adotassem medidas de prevenção à Covid-19, como o maior distanciamento entre as barracas, distribuição de álcool em gel e máscaras e o ordenamento do atendimento aos consumidores”, explica o gerente de Processos Agroecológicos da SDA, Maílson Rodrigues.

Além das medidas relacionadas à Covid-19, Maílson explica que a SDA vem adotando algumas medidas para reforçar a estrutura e o funcionamento das feiras. “Aqui nas Graças, por exemplo, conseguimos fazer, em parceria com a Prefeitura do Recife, o ordenamento das vagas para estacionamento no entorno da feira, além da aquisição de balanças e galeias (cestas para hortifrútis) para os agricultores”, lembra.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o incentivo à produção e comercialização de produtos orgânicos é fundamental diante da liberação de cada vez mais agrotóxicos pelo Governo Federal. “Apenas no governo Bolsonaro já foram liberadas 674 fórmulas de agrotóxicos, dos quais 474 apenas em 2019, a maior quantidade em 15 anos. Nesse contexto, o fortalecimento da produção e comercialização de produtos orgânicos é fundamental para garantir uma alimentação saudável aos brasileiros”, afirma Dilson.

Imprensa Agricultura PE

TRE-PE apresenta Julia, chatbot que vai facilitar a vida do eleitor

 

De olho nas novas gerações e nas facilidades trazidas pelas inovações tecnológicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou mais uma ferramenta para aproximar o eleitor dos serviços prestados por esta Justiça Especializada. O nome dela é Julia, chatbot desenvolvida para uso nos celulares Android e iOS, através do aplicativo Telegram, bem como para uso em computadores e notebooks.


A assistente virtual, batizada a partir de uma junção dos termos “Justiça Eleitoral” e “IA” (Inteligência artificial), vem sendo treinada para responder às perguntas mais comuns dos cidadãos antes, durante e após as eleições. Julia, cujo nome também é uma homenagem à filha de um dos desenvolvedores, vem sendo desenvolvida desde abril deste ano.

COMO ACESSAR

Para acessar, basta entrar no Telegram e, no campo de busca, digitar "Julia TRE-PE". A partir daí, já é possível conversar a assistente virtual. Além de acessar Julia pelo Telegram, o eleitor poderá iniciar a conversa com a assistente virtual clicando na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Lá, estarão disponíveis os três canais de atendimento ao eleitor pernambucano: o chatbot, a Ouvidoria e os telefones das Zona Eleitorais.

“Esta é mais uma iniciativa da atual gestão a serviço da eficiência, que tem a mais valia de aproximar o eleitor desta Justiça Especializada, mediante a utilização de novo equipamento tecnológico posto à disposição do destinatário final do serviço eleitoral”, diz o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

Apesar de ter sido lançada com o intuito de auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas no próximo dia 15 (segundo turno no dia 29), a funcionalidade permanecerá como mais um meio de atendimento ao eleitor. "Queremos, a partir dessa nova ferramenta, intensificar nossa interação com os eleitores", comenta o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.

O projeto foi inteiramente desenvolvido e implementado por equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), formada pelo secretário George Maciel e pelos servidores Davyson Costa, Luís Antônio Rigotti, Mlexener Romeiro, Mônica Farah, Paulo André da Fonte e Suzana Schimmelpfeng.

Um dos principais benefícios da ferramenta é que ela irá concentrar informações antes retidas no site institucional em uma plataforma mais moderna, intuitiva e, sobretudo, responsiva. Dúvidas sobre a regularidade da situação eleitoral, número do título, local de votação, procedimentos de segurança do pleito, nomes e informações a respeito dos candidatos a prefeito e vereador, propaganda eleitoral, entre outras, serão prontamente sanadas.

O serviço, que já está ativo, funcionará 24 horas, em todos os dias da semana.

A plataforma também direciona o eleitor para serviços de emissão de certidões eleitorais, resultados de votação assim que forem disponibilizados no dia do pleito, bem como encaminha as demandas que eventualmente não forem atendidas por ela para um servidor da Justiça Eleitoral. Este servidor entrará em contato com o solicitante através da mesma conversa iniciada com a assistente virtual.

“Os eleitores vão ter acesso a informações de forma ágil, poupando recursos do Tribunal, que antes precisava fazer a contratação de terceirizados para atendimento à demanda do Disque Eleitor”, disse Mlexener Romeiro, da STIC.

Já o secretário George Maciel reforçou ainda que o mecanismo servirá como “um filtro de atendimento”, evitando chamadas desnecessárias e promovendo uma maior produtividade e agilidade no atendimento ao eleitor.

É assim que, além de prestar um relevante serviço para toda a sociedade, a assistente virtual trará diversas melhorias para a Justiça Eleitoral pernambucana, inclusive a longo prazo, produzindo economicidade de recursos e aumento de eficiência.

Vale destacar ainda que a arquitetura do programa foi pensada de modo a permitir a sua integração com outros serviços do TRE-PE, direcionando o eleitor para plataformas como o Pardal (aplicativo para denúncias) e o E-título (o título de eleitor no smartphone).



Imprensa TRE PE

Mediante cadastro, VEM Comum começa a ser distribuído gratuitamente no TI Afogados

 

Usuários que desembarcarem no Terminal Integrado Afogados podem adquirir, gratuitamente,  o cartão VEM Comum. A entrega do cartão ocorre mediante cadastro e, para conseguir um, basta se dirigir à equipe localizada entre o TI e a Estação do Metrô munido de documento oficial com foto que comprove o CPF e informar ainda o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento.

 

É possível fazer a recarga do cartão nas máquinas de POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários presentes. A equipe estará no local pelas próximas semanas, de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.

 

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 

Imprensa Grande Recife

Iterpe entrega propostas para aquisição de terras na Mata Sul do Estado

 

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou nesta terça-feira (20), vinte propostas de financiamento de terras ao Banco do Nordeste (BNB), que visam beneficiar famílias rurais do município de Cortês, localizado na Zona da Mata Sul pernambucana. O investimento é da ordem de R$ 1.095.000,00, voltado à aquisição do total de 128,25 hectares de terras localizadas no Engenho Capivara II. As propostas entregues irão beneficiar vinte famílias de agricultores por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Do total de investimento, o financiamento prevê o valor de R$ 82.750,00 de recursos por cada parcela de terra financiada pela linha PNCF Social/SIB, que contempla investimentos produtivos além da compra da terra. "As propostas, entregues pela gestão do PNCF em Pernambuco junto com a FETAPE, instituição parceira do Iterpe, representa ampliação no acesso a terra, bem como o fortalecimento de imóveis rurais voltados à produção de alimentos de base familiar no Estado", afirmou o presidente do Iterpe, Altair Correia Patriota.

As propostas foram construídas através de um longo processo participativo, que envolveu a integração das famílias rurais desde a etapa de capacitação, até a escolha e negociação da terra. O treinamento sobre o Programa foi realizada em parceria com a FETAPE, etapa considerada fundamental para qualificar a demanda e os agricultores e agricultoras sobre das regras do PNCF. As vinte propostas foram entregues junto com as peças técnicas do imóvel e memorial descritivo, que compõe os serviços de georreferenciamento executados pelo Iterpe.

Imprensa Iterpe

Bike PE retoma plano para estudantes

 

Com o retorno gradual das aulas presenciais e com o avanço das etapas do plano de convivência com a COVID-19 em Pernambuco, a Tembici, empresa operadora do Bike PE, projeto de bicicletas compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco, retomou o plano para estudantes. O benefício estava inativo desde 25 de março por determinação do Governo do Estado, como forma de contribuir com as medidas para evitar a proliferação da Covid-19.

Tem direito ao plano gratuito os estudantes de instituições públicas estaduais e municipais de ensino, estudantes do Programa Universidade para Todos – PROUNI e alunos cotistas da Universidade de Pernambuco – UPE com cadastro ativo no Vale Eletrônico Metropolitano – VEM.

Com 50% de desconto, têm direito os estudantes de instituições públicas federais ou privadas de ensino fundamental, médio ou universitário, maiores de 18 anos, com cadastro ativo no vale eletrônico metropolitano - VEM.

Para ter acesso aos planos, basta enviar declaração de vínculo com a instituição de ensino assinada ou com autenticação online do período vigente, documento oficial com foto, cartão de crédito e cartão VEM Estudante ou VEM Passe Livre válido, por meio do whatsapp (11)96845-2422.

As duas opções serão válidas durante o período de seis meses, a contar da data de ativação do plano, sendo necessária a renovação após o término. Assim como os planos gerais do Bike PE, os usuários podem ter acesso ao sistema de segunda a sábado, durante 60 minutos por viagem sem cobranças adicionais, já aos domingos, feriados nacionais, estaduais e municipais, esse tempo é de 120 minutos. 
 
Imprensa SEDUH PE

Recife: Inscrições para benefícios da Lei Aldir Blanc vão até amanhã

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, iniciou as inscrições de trabalhadores e trabalhadoras da cultura interessados em concorrer aos benefícios e recursos destinados pela Lei Aldir Blanc a um dos setores produtivos mais afetados pela pandemia. Ao poder municipal, caberão, entre todos os mecanismos previstos pela lei federal, o repasse de verbas destinadas à manutenção de espaços culturais e a publicação de editais para produção cultural. O repasse do auxílio individual aos artistas ficou a cargo do Governo do Estado de Pernambuco. Os projetos habilitados deverão ser anunciados no dia 17 de novembro, com divulgação final dos aprovados no dia 27 de novembro, após prazo regulamentar para recursos.

 

As inscrições serão exclusivamente virtuais, pelo site www.culturarecife.com.br, e ficam abertas até o próximo dia 3 de novembro. Quem já é cadastrado no site, usado desde 2015 nos processos de habilitação e contratação artística para os ciclos festivos, pode usar seu login e senha para fazer o cadastro específico para a Aldir Blanc. Quem não é usuário, precisa criar login e senha. Durante todo o período de inscrições, será também disponibilizado, no térreo da Prefeitura, atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas referentes à Lei. Para acessar informações sobre a legislação e decreto federais, sobre a regulamentação municipal e para tirar dúvidas sobre o processo de inscrição sem sair de casa, basta acessar o site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

 

A Lei Federal n° 14.017, que ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao célebre compositor e escritor brasileiro vitimado pela covid-19 no último mês de maio, garantiu o valor total de R$ 10.858.633,64 ao Recife, que serão destinados a até 700 espaços culturais e 994 projetos, ações e realizações para estimular a produção e desenvolvimento de atividades artísticas na cidade, em tempos de gradual e cuidadosa retomada de espaços culturais e programações culturais. 

 

Editais de premiação - Os editais de premiação lançados pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura, de Turismo, Esportes e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, dedicam-se a produções e manifestações culturais, à realização de atividades artísticas, como também ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária, que possam ser disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais e se encaixem em dois eixos de atuação: ações e realizações culturais e ações de formação e pesquisa. No primeiro eixo, serão selecionados 400 projetos, desenvolvidos por até três pessoas, para receber R$ 5 mil; e 300 projetos, desenvolvidos por quatro ou mais pessoas, para receber R$ 7 mil. Já entre as atividades de formação e pesquisa, serão escolhidos 150 projetos, desenvolvidos por até três pessoas, para receber R$ 5 mil; e 144 projetos, desenvolvidos por quatro ou mais pessoas, para receber R$ 7 mil. Todos em parcela única.

 

Em resposta aos pleitos de diferentes elos da cadeia cultural representados e apresentados pelo Conselho Municipal de Cultura, a Prefeitura do Recife flexibilizou as regras do repasse de verbas para projetos e realizações culturais, previstas no inciso III da Lei Aldir Blanc. Para que se cumpra o caráter emergencial dos recursos, o repasse para os projetos que forem selecionados se dará antes da realização das programações. Os artistas terão 20 dias para a execução do projeto e comprovação, por meio da gravação de vídeos.

 

“À Prefeitura do Recife sempre interessou garantir que os recursos da Lei Aldir Blanc cumpram a missão de alcançar, da melhor forma, com celeridade e segurança, o maior universo possível de realizadores e defensores das tradições e inovações culturais que são a marca da cidade”, assegura o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. 

 

Em cumprimento aos termos da lei federal, só serão habilitadas propostas de artistas que, comprovadamente, desenvolveram alguma ação cultural nos últimos 24 meses. Caso a demanda de projetos seja maior que a oferta de recursos, serão adotados critérios jurídicos e artísticos na seleção dos contemplados. O mesmo vale para espaços culturais.

 

Subsídio para espaços culturais - O subsídio previsto pelo inciso II da Lei Aldir Blanc, destinado a espaços, organizações, empresas e cooperativas dedicadas a atividades artísticas e culturais, como pontos de cultura, teatros, circos, escolas de música e de dança, cineclubes, museus e bibliotecas comunitárias, galerias de arte, sebos e espaços literários, entre outros, será repassado em duas parcelas, totalizando R$ 6 mil e R$ 8 mil para até 700 equipamentos, a partir dos seguintes critérios: até 300 espaços culturais sem inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica receberão R$ 6 mil; e até 400 espaços com CNPJ serão contemplados com repasse de R$ 8 mil. 

 

Condicionado a uma exigente prestação de contas pela regulamentação federal, o subsídio deverá ser destinado a cobrir exclusivamente gastos relativos à manutenção das estruturas e atividades afetadas pela pandemia.

 

Os equipamentos contemplados terão até 120 dias, a partir da data de recebimento da última parcela dos recursos, para prestar contas, devendo considerar como válidas as despesas com internet, transporte, aluguel, telefone, consumo de água e luz, entre outros gastos essenciais para sua manutenção. 

 

Após a retomada e regularização das atividades interrompidas pela pandemia, cada espaço habilitado deverá ainda garantir, como contrapartida, a realização de atividades destinadas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas ou atividades realizadas em espaços públicos de sua comunidade, de forma gratuita.

Imprensa Recife