segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Igarassu apresenta monumento que faz alusão aos símbolos da história da cidade

 

Igarassu agora tem um atrativo turístico a mais para quem chega na cidade do litoral norte do estado. O Memorial do Livramento, é composto por peças gigantes que representam os símbolos da história do município.

O equipamento localizado na BR-101 norte na entrada da rua São Damião, foi readequado e ganhou duas réplicas de 5 metros cada, das imagens dos Santos Cosme e Damião. O Memorial foi inspirado num painel datado de 1729, que está no Museu Pinacoteca. Na obra do século XVIII, os Santos Cosme e Damião aparecem como protetores da cidade. Na homenagem atual, representa a gratidão aos santos. Acredita-se que na epidemia de 1685, nenhum morador de Igarassu sofreu com a peste, devido a interferência e proteção divina dos santos irmãos . As réplicas foram confeccionadas pelo artista plástico Roberto Vital.

O Memorial do “Livramento “ também tem réplicas gigantes de três importantes referências à história de Igarassu. O equipamento tem uma canoa, que representa o nome da cidade, que significa “Canoa Grande”. No local conta também com uma reprodução da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga ainda em funcionamento e com uma réplica do março português, assinalando o desembarque de Duarte Coelho para tomar posse de sua capitania. “ Quem vem da capital e segue pela BR 101 norte vai se deparar com a beleza de alguns dos símbolos que representam Igarassu na história do Brasil, “, celebrou o prefeito da cidade, Mário Ricardo.

Imprensa Igarassu