segunda-feira, 10 de julho de 2023

Espaço Janete Costa enaltece os loiceiros em projetos inéditos na Fenearte


As possibilidades de integração e protagonismo de produções artesanais em projetos arquitetônicos estarão presentes no Espaço Janete Costa. A iniciativa, idealizada pela arquiteta de mesmo nome e já falecida, compõe a programação da 23ª Fenearte apresentando projetos que acompanham o tema deste ano, “Loiceiros de Pernambuco - Arte da Terra, Poesia das Mãos".

Com curadoria da arquiteta e designer Bete Paes e da também arquiteta Roberta Borsoi, sócia da Borsoi Arquitetura, onde dividia o ofício com a mãe, Janete, o Espaço Janete Costa reproduz no Centro de Convenções de Pernambuco os principais ambientes de um lar.  Em tons naturais, fortes e terrosos, o Espaço recebe o público com uma homenagem aos loiceiros já na fachada. “Ao entrar no primeiro ambiente, ele será recebido com uma mesa de jantar e seus utilitários, que resgatam no imaginário afetivo o degustar e o fazer dos alimentos”, comenta Bete. 

Nos demais ambientes, as pessoas vão conhecer o trabalho de arquitetos convidados e de projetos sociais, que foram estimulados a pensar também sobre a presença das loiças nos cômodos e estão levando suas criações para o Espaço Janete Costa. Por lá, bancadas, estantes e peças de mestres artesãos convidados e que estarão com estandes na Fenearte poderão ser visitadas e adquiridas pelas pessoas.

Além de circular pelos ambientes, o Espaço Janete Costa vai promover mais uma edição do projeto Conversas Instigantes. A proposta é discutir e refletir sobre temas atuais, sempre conectados ao fazer manual e à valorização das culturas. Bete Paes e Roberta Borsoi trazem convidados para conversar com o público sobre temas como “Loiceiras de Tacaratu e Bienal do Barro”, “Design Sustentável”, entre outros, além de lançamentos de livros da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). São 60 vagas por conversa. Todas gratuitas e por ordem de chegada.

23ª Fenearte - A maior feira de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Programação – Conversas Instigantes no Espaço Janete Costa

Terça-feira (11/07)
16h – “Artesanato X Design na Semana Criativa de Tiradentes” - Ana Vaz (designer têxtil), Júnior Guimarães (produtor cultural da Semana Criativa de Tiradentes) e Núbia Gomes (desenhista e artesã têxtil)
 
Quarta-feira (12/07)
17h - Lançamento do livro “Além do barro” (Márcio Sá) e bate-papo com o autor e mediação de Diogo Helal

Quinta-feira (13/07)
16h – “O design que faz circular” - Jackson Araújo (ativista e diretor criativo do projeto Trama Afetiva), Jorge Feitosa (designer de moda) e Mariana Amazonas (ecodesigner, cofundadora da Roda)
 
Sexta-feira (14/07)
16h – “Design Sustentável” - Barão di Sarno (designer, ativista, sócio-fundador da Questtonó), Fabiano Pereira (consultor de inovação e design estratégico, diretor do Istituto Europeo di Design - IED) e Leopoldo Nóbrega (artista plástico ceramista, designer, consultor em mercado e processos criativos)



Unimed Vale do São Francisco inaugura Posto de Coleta de exames laboratoriais em Petrolina


Petrolina agora conta com um novo espaço de atendimento e orientação de pacientes para a coleta de exames laboratoriais. Foi inaugurado na última sexta-feira (7), o Posto de Coleta Monsenhor Ângelo Sampaio, em meio às homenagens ao Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C), comemorado em todo mundo no primeiro sábado do mês de julho.

Com uma equipe de oito profissionais qualificados atendendo simultaneamente, o novo posto vai realizar os mais diferentes tipos de exames a exemplo de hematologia, bioquímica, hormônio, sorologias e mais complexos como os genéticos.

Durante a inauguração o presidente da cooperativa médica, Francisco Otaviano, destacou a importância do empreendimento, ressaltando que a unidade vai garantir ainda mais eficiência e qualidade aos clientes e cooperados. "Comprometido com um atendimento humanizado, o novo Posto de Coleta vai trazer mais agilidade em um espaço amplo e moderno", frisou. O presidente acrescentou ainda que as crianças também poderão contar com um espaço kids para a diversão, enquanto aguardam o atendimento em dois boxs  destinados a coleta infantil.

A nova unidade de coleta laboratorial integra a estrutura de atendimento que conta com mais quatro unidades próprias: os postos de coleta da sede e do NASP, em Petrolina e do NASJ e Hospital Unimed em Juazeiro.

Horário de coleta: de segunda a sexta das 6h às 16h e nos sábados 6h às 11h. Para o teste de Covid - 19, as coletas funcionam de segunda a sexta das 10h às 16h e nós sábados das 10h às 11h.

Posto Coleta Monsenhor Ângelo Sampaio, 427 - Maria Auxiliadora,  em Petrolina. (87) 3983-7982.

Reunindo grandes nomes, 3ª edição do Mindset de Sucesso Business supera expectativas em Petrolina - PE


Mudança de mentalidade, tecnologia da inovação, gestão das emoções e como se tornar um empresário influenciador. Estes foram alguns dos temas apresentados, nesta sexta-feira (7), no auditório da Univasf, em Petrolina - PE, durante a 3ª edição do Mindset de Sucesso Business.

Foram oito horas intensas de crescimento, evolução e abundância de ideias, com especialistas em treinamento e desenvolvimento pessoal a exemplo de Diego Ribas (comentarista e ex-futebolista), Lucas Amadeu (consultor de marketing) e Carolina Kechinski (professora e empresária do ramo de franchising).

Falando para um público de 500 pessoas, entre empresários, empreendedores, líderes, gestores, vendedores e estudantes, a analista comportamental e empresária, Lilian Koshiyama e a life changes master coach, Fernanda Bernstein, deram início ao programa. Depois, a palestrante motivacional e comportamental, Eugenia Miranda e o empreendedor, Davi Braga, que criou, aos 13 anos uma startup de venda de material escolar, abordaram conceitos, estratégias e práticas para alcançar resultados significativos nos negócios e crescimento pessoal.

Realizado empresas Tem Mais Educação & Negócios e Jena Agra, com apoio do Sebrae, a 3ª edição do Mindset de Sucesso Business, também abriu espaço para a expansão de negócios por meio de franquias, através da apresentação de Carol Kechinski. Lucas Amadeu trouxe dicas valiosas de como faturar alto ao se tornar um empresário influenciador e Diogo Ribas encerrou o encontro, contando histórias, emocionando e mostrando como é possível ir do risco à glória.

De acordo com a educadora financeira e idealizadora do Mindset de Sucesso Business, Jena Agra, o evento permitiu a troca de conhecimentos, networking e ampliou a visão pessoal e profissional dos participantes. "Os palestrantes e os temas apresentados permitiriam a construção de um painel bastante enriquecedor e oportuno das oportunidades e desafios do nosso tempo, principalmente para os empreendedores que desejam sucesso pessoal e profissional", concluiu.

Atleta de basquete do Salesiano Recife ganha bolsa de estudos nos EUA


O atleta de basquete do Colégio Salesiano Recife, Arthur Ellwanger, ganhou uma bolsa de estudos na Layton Christian Academy em Utah, nos Estados Unidos. O estudante, de 16 anos, é natural do Rio Grande do Sul e joga pela instituição desde 2020. Foi competindo pelo colégio que a universidade o conheceu e fez o convite. “Estou feliz com a notícia, muito ansioso e animado”, afirma Arthur.

Durante esses três anos, Arthur mostrou bons resultados em campeonatos à frente do colégio. O atleta garantiu 3° lugar nos Jogos Escolares Brasileiro na chave ouro em 2022, 2° lugar do Campeonato Brasileiro de Clubes em 2019 no sub 12, 1° lugar no Campeonato Sul-Americano 2019 na categoria sub 12 e 2° lugar na Copa Sul-Americana 2021 no sub 14, entre outros.

Soluções sustentáveis auxiliam a construção civil


Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor de construção gerou cerca de 2,5 milhões de empregos formais altamente qualificados em 2022, registrando um crescimento expressivo de 6,9%. Essa taxa superou significativamente o crescimento da economia nacional, que alcançou apenas 2,9%. Com um aumento de 17% nos últimos dois anos, a construção se destaca como um pilar fundamental para o fortalecimento da economia e o fomento do desenvolvimento social no país.  

De acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de construção foi responsável pela abertura de mais de 184 mil vagas formais no primeiro semestre de 2022. Desse total, 85.131 vagas foram criadas na construção de edifícios, 63.066 nos Serviços Especializados para a Construção e 36.551 em obras de infraestrutura. Esses números representam uma fatia significativa de 13,8% no panorama geral da geração de empregos formais no Brasil.  

Além do aspecto econômico, a indústria da construção está cada vez mais focada em impulsionar a sustentabilidade e adotar práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Seguindo essa direção, o setor busca implementar sistemas de construção mais planejados e industrializados, visando reduzir o desperdício de recursos, minimizar o consumo de insumos e energia, e aumentar a eficiência em novos modelos construtivos. A meta é não apenas otimizar o processo de construção, mas também garantir a sustentabilidade do empreendimento mesmo após sua conclusão.  

Em um ranking global de "edifícios verdes" divulgado pela United States Green Building Council (USGBC), o Brasil conquistou o 5º lugar em 2020. Com mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo 641 delas certificadas, o país demonstra uma crescente preocupação com a sustentabilidade na engenharia e na construção civil. A busca pela certificação do Green Building Council Brasil ainda é uma meta para cerca de 50 milhões de metros quadrados em construções.  

Segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fatores como capacitação e treinamento da mão de obra, uso adequado da matéria-prima e um planejamento eficiente são determinantes para impulsionar a produtividade no setor da construção. Essas medidas visam otimizar os recursos disponíveis e garantir a qualidade das obras, contribuindo para o crescimento sustentável e o sucesso do setor.  

“O profissional deve formular e conceber soluções, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seus contextos, além de planejar e executar projetos promovendo a eficácia do desenvolvimento e gestão de obras, trabalhando e liderando equipes multidisciplinares. É fundamental gostar de tecnologia e estar por dentro dos avanços tecnológicos para a criação de projetos inovadores e sustentáveis que visem minimizar os impactos ambientas utilizando materiais e equipamentos modernos”, destacou Edirsana Maria Ribeiro de Carvalho, professora do Curso de Engenharia Civil da Wyden.  

Com uma indústria em constante expansão e a crescente demanda por profissionais qualificados, a sustentabilidade na engenharia e na construção se apresenta como um caminho promissor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.   
Na Wyden   
Na Wyden, o curso de Engenharia Civil é um dos destaques do Flex, forma de ensino focada na flexibilidade do modelo de ensino digital, com experiências práticas em laboratórios virtuais. O Conteúdo teórico é 100% digital, com flexibilidade para ajustar o tempo de estudo com a rotina pessoal e profissional.  Além disso, o aluno tem conhecimento com de alinhar o desenvolvimento sustentável com as práticas de engenharia, com o foco de reduzir os danos causados ao meio ambiente, além de promover a economia de recursos naturais e energéticos. Essa prática vem ganhando cada vez mais espaço e, para o engenheiro civil, é importante estar atualizado sobre as principais técnicas utilizadas. Nesse contexto, com a crescente demanda por construções sustentáveis, os profissionais da Engenharia Civil encontram uma nova oportunidade de atuação; pois o mercado está em busca de profissionais que tenham habilidades técnicas e experiências práticas na atuação desse modelo de edificações. As disciplinas do curso abandam essas práticas sustentáveis onde o aluno começa a ter uma consciência ambiental desde o primeiro semestre.  Vale destacar que os laboratórios virtuais simulam as atividades feitas em laboratórios físicos, consolidando o aprendizado teórico e a sala de aula virtual dá a possibilidade para o aluno estudar quando e onde quiser. Já o diploma é o mesmo do ensino presencial.

Reajuste dos planos de saúde deverá afetar 8 milhões de usuários


Autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reajuste de 9,63% para planos de saúde individuais e familiares deverá impactar o orçamento doméstico de 16% dos usuários de planos de assistência médica no Brasil, cerca de 8 milhões de beneficiários. 
A expectativa do setor é que a medida, que terá validade pelo período de maio de 2023 a abril de 2024, cause movimentação entre os usuários da saúde suplementar já que, neste ano, a correção anunciada é 67% maior do que o valor da inflação acumulada em 2022. O percentual máximo estipulado, segundo a ANS, foi definido pela metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, combinando a variação das despesas assistenciais com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No ano anterior, o reajuste chegou a 15,5%.

COMO O CONSUMIDOR SERÁ COBRADO?
Os usuários dos planos de saúde serão cobrados no mês de aniversário do plano. Considerando que o reajuste abrange o período compreendido entre os meses de maio de 2023 a abril de 2024, as operadoras podem realizar a cobrança retroativa dos meses de maio, junho e julho de 2023 nos meses subsequentes. 

O especialista na área, Milton Pinheiro, do Caribé Advogados, alerta que o beneficiário deve tomar alguns cuidados na hora do recebimento da nova fatura. “Além de verificar se o reajuste de até 9,63% foi aplicado no mês do aniversário do plano, o consumidor deve ficar atento se naquele mês algum membro do plano atingiu alguma faixa etária de reajuste. Nada mais em termos de reajuste para os planos individuais e familiares pode ser cobrado”, afirmou. 
Caso o usuário identifique uma cobrança inadequada, ele deverá consultar a operadora de saúde para compreender o motivo. “Não obtendo êxito, o consumidor deve buscar auxílio perante a Agência Nacional de Saúde Complementar”, observou.

Para entrar em contato, o beneficiário poderá ligar para a agência por meio do telefone 0800 701 9656, ou acionar o serviço pela internet no site https://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/canais-de-atendimento-ao-consumidor.

Alcides Cardoso solicita informações sobre patrocínio de R$ 3,5 milhões da Prefeitura do Recife para campeonato Sul-Americano de vôlei em agosto


Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) anunciou, na noite desse domingo (9) nas suas redes sociais, que solicitará informações à gestão do prefeito João Campos (PSB) sobre qual seria o retorno para os recifenses do patrocínio da prefeitura, no valor de R$ 3,5 milhões, aos Campeonatos Sul-Americanos de Voleibol Masculino e Feminino. As competições serão realizadas dos dias 19 a 30 de agosto, no Geraldão.

De acordo com o parlamentar, é preciso que fique clara a contrapartida social do patrocínio “tipo ouro” dado à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a exemplo de quantos ingressos dos torneios serão distribuídos gratuitamente a jovens de comunidades carentes da capital. Ainda segundo o vereador, esse é o maior gasto com patrocínio da Prefeitura do Recife nos últimos anos.

“A realização de campeonatos internacionais no Geraldão é importante para a nossa cidade, mas o que é preciso saber é se esse valor significativo de R$ 3,5 milhões saídos dos cofres da prefeitura para patrocinar os Sul-Americanos de Vôlei serão revertidos em ganhos para os recifenses. Afinal, a gestão já está disponibilizando o Ginásio para abrigar as partidas. Será que jovens carentes que sonham em ser jogadores de voleibol terão a oportunidade de assistir aos jogos? Haverá algum retorno em relação ao investimento na formação de novos jogadores aqui? Será promovida alguma ação social nas comunidades recifenses? São questionamentos que devo fazer como fiscal dos gastos públicos porque a conta fica no final para os pagadores de impostos recifenses”, disse Alcides Cardoso.

O líder da oposição informou ainda que irá protocolar um pedido de informação à gestão municipal para que seja disponibilizado o contrato de patrocínio e para que ela responda sobre a existência de condições que beneficiem ações sociais por meio do esporte, se o Geraldão será cedido ou alugado e, em caso de aluguel, qual é o valor. Além disso, o oposicionista também cobra a expectativa de movimentação da economia durante os campeonatos.

“Para termos noção do quanto os R$ 3,5 milhões representam, daria para fazer, por exemplo, três encostas como a que foi construída na Rua Judite, no Alto José Bonifácio, que teve um investimento total de R$ 985 mil, beneficiando 15 famílias, conforme informado pela prefeitura. E ainda sobrariam R$ 545 mil para outras obras em áreas de risco”, ressaltou o parlamentar.

*Monitoramento dos gastos*

O questionamento faz parte da “Calculadora do Recife”, iniciativa criada pelo vereador, que busca reforçar o monitoramento dos gastos da prefeitura, cobrando respostas e a boa gestão dos recursos públicos. Nas duas primeiras ações, estiveram em pauta a contratação no valor de quase R$ 1 milhão de um bufê de luxo no Carnaval e os R$ 21,7 milhões pagos na desapropriação do terreno onde será construído o Jardim do Poço, novo parque público no Poço da Panela.

Caruaru recebe 2ª edição do Encontro de Gestores Educacionais em 19 de agosto


Acontece no dia 19 de agosto, no Centro de Convenções, em Caruaru, a 2ª Edição do Encontro de Gestores Educacionais (Enged) realizado gratuitamente pelo Grupo Ferreira Tôrres - composto pelo Ferreira Tôrres Advogados e a Simplifique Gestão Financeira Escolar. O objetivo do evento é capacitar gestores de instituições de ensino da rede particular e pública, permitindo que as escolas acompanhem os avanços na educação e adotem novas tecnologias.

Durante o evento, acontecerão debates e trocas de experiências sobre as novas realidades da educação no Brasil. O momento é uma oportunidade de gestores se reciclarem e conhecerem inovações do setor. O coordenador do Enged, o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, explica como o evento pode ajudar os gestores. “A evolução educacional é constante e precisamos estar atentos aos sinais. No Enged, vamos passar para as instituições as novidades, tendências e o que é discutido do ponto de vista nacional e internacional. Vamos falar no encontro desde inteligência artificial, passando pelo relacionamento parental, indo até a gestão financeira das instituições e educação inclusiva”, destacou.

Este ano, além das escolas privadas, vagas serão reservadas para as escolas públicas. As inscrições, gratuitas, serão iniciadas a partir de 17 de julho e seguem até 17 de agosto. Entre os nomes dos palestrantes estão, além do advogado Luiz Tôrres Neto, o pedagogo, administrador e teólogo Ribamar Monteiro, a pedagoga e gestora do Colégio Vila em João Pessoa (PB), Fabiana Monteiro e a doutora e mestre em Psicologia Cognitiva, Tatiana Valério.

Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no perfil oficial do Enged no instagram, o @engedoficial.

*Serviço:* 
*O que:* 2ª Edição do ENGED
*Quando:* 19 de Agosto
*Onde:* No Centro de Convenções de Caruaru
*Horário:* A partir das 8h
*Inscrições:* A partir de 17 de julho
*Valor:* Gratuitas

Férias sem ganhar peso

FÉRIAS SEM ENGORDAR!

Chegaram as férias de inverno  e é momento de se planejar para não ver subir a balança. "É possível equilibrar. Deve-se manter a rotina de atividade física, mesmo que seja uma caminhada. Aposte na hidratação, com água, água saborizada e chás. Outra dica é evitar trocar as refeições por lanches", ensina o nutrólogo Diego Pascaretta. "Caso dê uma escapada na rotina alimentar, o ideal é tentar compensar no dia seguinte, reforçando a atividade física ou cortando excessos alimentares", explica o nutrólogo.

Elaboração de editais e captação de recursos para a cultura são temas de palestra do HUB PE Criativo promovida pelo Sesc Arcoverde


O Sesc Arcoverde promove, nesta quinta-feira (13/07), mais uma ação do HUB PE Criativo. Trata-se da palestra virtual “Editais de Fomento à Cultura e Captação de Recursos”, com Eliz Galvão, produtora, consultora e empreendedora cultural. A formação começa às 19h30 e vai ser transmitida pelo aplicativo Zoom. As inscrições gratuitas são feitas na Central de Relacionamento da unidade ou pelo Whatsapp (87) 99151-5961.
 
O objetivo da palestra é ampliar o olhar de artistas e produtores culturais sobre as muitas maneiras que existem para a captação de recursos na cultura. Além disso, Eliz Galvão vai apresentar aos participantes uma série de informações de grande importância sobre o universo dos editais culturais.
 
A facilitadora é formada em Publicidade e Propaganda e tem pós-graduação em Economia Criativa, Cultura e Inovação. É responsável pela Liga Criativa, empresa que atua desde 2009 nas áreas de produção cultural, assessoria e formações em elaboração, gestão de projetos e empreendedorismo cultural. A produtora acumula em seu portfólio a aprovação de mais de 50 projetos culturais em editais públicos e privados.
 
“Será mais uma atividade de relevância que nossa unidade promove, a fim de contribuir com o fomento da cultura. Para isso, é importante que os artistas e produtores culturais sejam munidos de informações que possam auxiliá-los a conquistar recursos e, assim, colocar em prática suas ideias”, explica Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.
 
A palestra com Eliz Galvão integra as ações do Hub PE Criativo, uma parceria entre o Sesc Pernambuco e o Sebrae PE, que busca promover o desenvolvimento social e econômico de municípios do Estado por meio da cultura e do empreendedorismo.     
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Palestra “Editais de Fomento à Cultura e Captação de Recursos”, com Eliz Galvão*
Realização: HUB PE Criativo, parceria do Sesc PE com o Sebrae PE
Data: quinta-feira, 13 de julho
Horário: 19h30
Transmissão pelo aplicativo Zoom
Inscrições gratuitas na Central de Relacionamento do Sesc Arcoverde (Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, s/n – Centro) ou pelo (87) 99151-5961Informações: (87) 3821-0864 ou (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Casinhas comemora aniversário de Emancipação politica

Um dos capítulos mais importantes da história de Casinhas merece registro e é sem dúvida, a luta do seu povo por dias melhores. Por volta de 1894, o professor José Merim construiu uma capela dedicada à Nossa Senhor das Dores (atual padroeira), a partir desta pedra fundamental, algumas pequenas casas foram construídas, e deram origem ao nome ao município. Inicialmente era um povoado no município de Surubim, depois, substancialmente foi crescendo e tomando as proporções de hoje em dia.

O município de Casinhas, é destaque na produção de artesanato, manifestações culturais, e na culinária regional. A religiosidade permanece latente na sua gente. A pecuária também é forte e a criação de bovinos é uma importante atividade, sobretudo na produção de leite e derivados, a produção têxtil também é fator gerador de oportunidades e renda, que fortalece a economia local.

Localizado na região do Agreste Setentrional, a 130 km do Recife, comemora 28 anos de emancipação política no próximo dia 12 (quarta-feira). Uma programação especial foi elaborada para festejar a data. De 7 a 12 vários eventos diversos estão acontecendo numa em alusão à data.

A prefeita Juliana Barbosa, anunciou que a festa conta com hasteamento diário da bandeira, concurso de “Miss e Mister Emancipação” que já acontecem as seletivas e cuja final no domingo dia 09. A programação tem também ações de saúde, cantorias de viola, corrida de emancipação, inauguração do Posto de Saúde Urbano, Inauguração de calçamento, ciranda com o Grupo da Terceira Idade, encontro de bandas marciais, concerto da Orquestra Municipal 15 de Setembro, apresentação do Ballet Passos da Luz, Missa solene e shows com artistas renomados. 

No próximo dia 12, quarta-feira, sobem ao palco as atrações musicais Jonas Esticado e a Banda Limão com Mel, se apresentam no Pátio de Eventos no centro da cidade, encerrando as festividades. O evento é uma realização da Prefeitura de Casinhas, através da Diretoria Municipal de Cultura e das Secretarias Municipais, e também conta com o apoio todo especial do Governo do Estado de Pernambuco.

A lista completa da programação está disponível nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Casinhas.

CPC Sesc apresenta o Show do Bita, em Garanhuns


Na semana de aniversário do Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc), o palco do Teatro Reinaldo de Oliveira vai ser invadido por uma turminha que promete encantar a criançada. É o Show do Bita, trupe criada em 2011, nos estúdios Mr. Plot, no Recife, que apresenta o espetáculo “A semente da Diversão é a Imaginação”, neste domingo (09/07), às 17h.
 
Com aproximadamente 70 minutos de duração, a encenação conta com 20 canções, entre sucessos dos álbuns da animação e algumas novidades, como “O Amor é Tudo de Bom”, criada por Chaps e o rapper Emicida, e “O Amor da Adoção”, música que teve a participação de Bituca, o padrinho do Mundo Bita, apelido do consagrado artista na Música Popular Brasileira Milton Nascimento.
 
No palco, Bita é acompanhado por Dan, Lila e Tito, que se transportam para um mundo de grandes descobertas. A personagem Flora, cantora e apresentadora do espetáculo, comanda a aventura de emoção e coragem. Pepe e Pipa, os Plots que moram com Bita na Galáxia da Alegria, fazem uma participação especial por um telão. Outro que passa a integrar a galerinha é o Porquinho, que vai interagir com o Dinossauro, o Caranguejo, a Vaquinha e a Girafa.
 
“O show traz outras novidades, como a estreia da Tina nos palcos, personagem muito amada, que vem fazendo parte do conteúdo Mundo Bita cada vez mais. Ela é prima do Dan e apareceu pela primeira vez no clipe “Parabéns do Bita”, em 2016. Com tanto carisma, já protagonizou diversas produções e ganhou um papel importante na nova série ‘Imagine-se’”, conta Chaps.
 
"Celebrar nosso aniversário com este grande sucesso no Teatro Reinaldo de Oliveira é algo para ficar na memória de todos nós, principalmente do público infantil, que tem tido uma atenção especial na programação do CPC Sesc, com ações formativas, contação de histórias e apresentações artísticas sistemáticas que vão fazendo deste equipamento um lugar de convivência para toda família", afirma Rita Marize, gerente da unidade.
 
Os ingressos estão à venda na Central de Relacionamento do CPC Sesc, ao preço de R$ 40. Os trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, e também os beneficiários da lei da meia-entrada pagam R$ 20.
 
*CPC Sesc* – inaugurado, oficialmente, no dia 5 de julho de 2022, o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc – João Ferreira da Costa, vem se tornando referência a cada dia. Afinal, trata-se do maior espaço para o fomento e a fruição da cultura e da arte de Pernambuco. O equipamento foi construído em um terreno de 4 mil m² e possui uma área construída de quase 8 mil m², onde são desenvolvidas atividades que contemplam as mais diversas linguagens artísticas. O centro foi idealizado pelo professor Josias Albuquerque (1936-2019), quando era o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, que tinha a convicção da importância cultural e artística de Garanhuns para Pernambuco e para o Brasil.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Show do Bita e o espetáculo “A semente da Diversão é a Imaginação”*
Data domingo, 9 de julho
Local: Teatro Reinaldo de Oliveira, do CPC Sesc (Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro de Garanhuns)
Horário: 17h
Ingressos: R$ 20 (comerciários, dependentes e meia-entrada) e R$ 40 (público geral)
Informações: (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp)

Nova loja da NBA no RioMar Recife marca o 25º ponto de venda oficial da liga no Brasil


A 25ª loja oficial da NBA no Brasil foi inaugurada na sexta-feira, 7 de julho, no shopping RioMar Recife, no Recife (PE). O local tem 335 metros quadrados e dois andares com produtos oficiais da NBA, incluindo camisas, camisetas, calçados, bonés e uma variedade de coleções exclusivas.

Os fãs também têm a oportunidade de participar de uma experiência imersiva, na qual podem comparar sua altura e o tamanho de suas mãos com os jogadores, assistir a jogos clássicos da NBA e curtir os sons da ação da NBA na quadra. 

A NBA Store no Recife é a segunda da liga no Nordeste, juntando-se à loja de Fortaleza (CE).  Entre os países fora dos Estados Unidos, o Brasil é o terceiro com mais lojas da NBA.  Além de Pernambuco, há lojas da NBA em Minas Gerais, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

*Informações adicionais:*
- 2,5 milhões de fãs visitaram as lojas da NBA no Brasil em 2022.

- Detalhes sobre outras lojas da NBA que a liga abrirá no Brasil em 2023 serão revelados em uma data posterior.

- Para mais informações, os fãs podem seguir a NBA no Facebook (Facebook.com/NBABrasil), Instagram (@NBABrasil), Twitter (@NBABrasil), TikTok (@NBA_Brasil) e YouTube (@NBABrasil), bem como no aplicativo da NBA. 


Alerta: Golpe realiza a clonagem do número do celular


Conhecido por Golpe do SIM Swap, ou tradução livre “troca do SIM Card”, o golpe consiste na clonagem do número do celular, que utiliza algumas funções do chip SIM do telefone para criar uma cópia deste chip, e a partir dos dados clonados é possível ter acesso às diversas informações do cliente como: conta de whatsApp, mensagens de SMS, dentre outros. 

O SIM Swap acontece por meio de uma vulnerabilidade do sistema de verificação de senha de duas etapas. Neste caso, a segunda etapa da verificação é feita por meio de uma mensagem de SMS enviada ao usuário ou uma chamada telefônica.

Na grande maioria dos casos, o golpe é realizado quando o agente possui acesso a operadora de telefonia, por meio do uso da engenharia social, que é quando o usuário do sistema passa a fornecer seus dados de forma voluntária, porém através da indução realizada por outro indivíduo sem desconfiar que está sendo vítima de um golpe. 

De acordo com professor das Escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Sidney Cunha, o primeiro passo para quem sofreu o golpe é ir à delegacia. “Caso seja vítima, é recomendado que seja registrado um boletim de ocorrência na delegacia para crimes cibernéticos e logo em seguida, de posse do Boletim de Ocorrência, o indivíduo deve procurar a operadora de telefonia para troca do chip sim e do número de telefone”, informa.

O especialista ainda explica como identificar que caiu no SIM Swap e como recuperar. “Quando o golpe ocorre, o criminoso tende a fazer acesso a contas bancárias e ou a pedir dinheiro a rede de amigos e familiares através das redes sociais, assim, é fundamental estar atento a conta bancária e as redes sociais. Apenas as operadoras de telefonia móvel conseguem realizar o procedimento de bloqueio e resgate da linha clonada. O usuário deve se dirigir a um representante da operadora e solicitar o bloqueio e resgate imediato da linha clonada”, enfatiza. 


*Dicas de como não cair no Golpe SIM Swap:* 
1º Ficar atento a ligações de pessoas que dizem ser de empresas como a operadora de telefonia, Bancos e agencias de empréstimos;
2º Nunca passar informações pessoais e sigilosas por telefone em nenhuma ligação que você não tenha feito;
3º Sempre acompanhar as mensagens recebidas por meio de SMS e whatsapp, caso seja de algum desconhecido ou empresa suspeita, bloquear de imediato.

RioMar Recife recebe prêmio Selo Verde por comprometimento com práticas sustentáveis


O RioMar Recife recebeu, pela terceira vez, o certificado Empresa Verde, certificação concedida pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), em reconhecimento ao seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, a eficiência energética e a responsabilidade socioambiental. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (dia 6 de julho), na sede da Jucepe.

O Selo Verde é um prêmio concedido para empresas que, comprovadamente, desenvolvem práticas ambientais sustentáveis e esta foi a terceira edição, tendo o RioMar Recife premiado em todas elas. O shopping tem seu projeto, construção e operação baseados em um conceito de sustentabilidade, com a redução de consumo de recursos naturais e foi, inclusive, o primeiro da América Latina a receber o Selo de Alta Qualidade Ambiental, concedido pela Fundação Vanzolini ao auditar projeto, construção e processos operacionais adotados. 

“O reconhecimento do Selo Verde, conferido pela Jucepe, confirma o compromisso do RioMar Recife e Grupo JCPM com a sustentabilidade. O RioMar Recife adota práticas socioambientais desde antes de sua construção e há uma década desenvolve na sua gestão e operação modelo sustentável junto à comunidade, lojistas, clientes, parceiros de negócios, de forma integrada e permanente”, afirma Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife.

O troféu e o certificado foram entregues pelo presidente da entidade, Gabriel Cavalcante, para as representantes do RioMar Recife e do Grupo JCPM: Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife, Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, e Thayara Paschoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM. 

O prêmio Selo Verde é concedido pela Jucepe, com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo e a Agência Estadual de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Noronha. “É uma honra dar continuidade a esse exemplo de boa iniciativa e uma alegria entregar esse prêmio mais uma vez para o RioMar Recife e para o Grupo JCPM, que é orgulho do Nordeste e de todo o Brasil”, pontua Gabriel Cavalcante, presidente da Jucepe. 

*Práticas sustentáveis*
As práticas sustentáveis fazem parte da cultura dos empreendimentos do Grupo JCPM e tudo foi pensado para que o RioMar Recife funcione, desde a obra até a operação, com o mínimo de impactos locais. “Para nós, é um desafio diário entregar para a população algo que ela sinta que é algo bem cuidado, do ponto de vista da busca pelo melhor uso e melhor compromisso com o meio ambiente. Por isso, é uma alegria enorme ser reconhecida como uma empresa com o Selo Verde porque nos atesta que estamos no caminho necessário para o Recife, o Brasil e o mundo”, afirma Lúcia Pontes. 

A construção do RioMar Recife teve alicerce em questões da sustentabilidade, como equipamentos de vida útil maior, para diminuir a troca ou geração de novos materiais, sistemas que demandam menos água (a vácuo), reaproveitamento da água da chuva, iluminação natural, para retardar o uso da artificial durante o dia, e instalação de uma central de resíduos com gestão de cooperativas associadas. 

O shopping ainda recebeu, no fechamento de 2022 e início de 2023, o Selo I-REC, importante chancela de que a sua energia, adquirida no mercado livre, é proveniente 100% de fontes renováveis. No empreendimento existem espaços apropriados para o descarte responsável de diversos resíduos, coletor de eletroeletrônicos, além de papa bituca para coletar, reciclar e transformar em papel esse material descartado. Além das iniciativas praticadas pelo empreendimento, constantes campanhas de conscientização e reflexão junto aos consumidores com temáticas relacionadas às questões ambientais e sociais são realizadas.

Nova Lei de igualdade salarial prevê penas mais duras


Na última segunda-feira (3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou Projeto de Lei nº 1.085, que dispõe sobre a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. O documento, além de tornar a equiparação salarial uma obrigatoriedade, no exercício da mesma função, também traz punições duras para a empresa que a descomprimir. 

De autoria da Câmara dos Deputados, o Projeto que agora é Lei 14.611, de 2023, também estabelece que em casos de discriminação por razão de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais devidas ao empregado que sofreu não afastará seu direito de ação de indenização por danos morais, devendo ser levadas em consideração as especificidades do caso concreto. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença de remuneração entre homens e mulheres, que vinha diminuindo até 2020, tornou a crescer no Brasil e atingiu 22% no fim de 2022. Os dados mostram que a brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem. 

A advogada trabalhista de Martorelli Advogados, Clara Pedrosa, explica as mudanças com a sanção da nova Lei. “Uma das principais mudanças trazidas pela Lei está na imposição, às empresas que descumprirem a norma, ao pagamento de uma multa correspondente a 10 vezes o salário devido, o que antes era previsto em 10 vezes do salário mínimo vigente. Outra punição prevista está na possibilidade de o empregador que for pego em irregularidade poder ser condenado a pagar a diferença do valor devido para a mulher, ou seja, todo o valor faltante para equiparar seu salário a de um homem na mesma função, correspondente a todo o período em que ela ficou sem receber devido”. 

A especialista ainda informa o que a mulher deve fazer ao identificar que está com a diferença salarial de um homem. “Antes de ingressar no âmbito judicial, pode tentar uma negociação junto à empregadora. No entanto, se for o caso de entrar com um pedido de equiparação salarial, é necessário que seja comprovado que há, de fato, trabalho de igual valor, ou seja, que há mesma produtividade e mesma perfeição técnica entre os trabalhadores. Esta informação pode ser obtida através de um relatório de transparência salarial e remuneratória a ser elaborado pelo empregador”, orienta.

Campanha cadastra doadores de medula para ação no Expresso Cidadão do RioMar Recife


Uma parceria entre a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Programa Expresso Cidadão, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) foi firmada com o objetivo de ampliar o número de pessoas cadastradas como doadoras voluntárias de medula óssea. A instituição já está realizando o cadastro online e no dia 13 de julho será a ação da coleta na unidade do Expresso Cidadão Pina, localizada no RioMar Recife.  Para participar, é preciso realizar o agendamento, que está disponível no site https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento .

Para se cadastrar, é necessário ter entre 18 e 35 anos e o doador permanece no cadastro até os 60 anos, podendo realizar a doação até esta idade. Para isso, deve apresentar bom estado de saúde e não ter doença impeditiva para cadastro e doação de medula. Mais informações sobre as doenças impeditivas podem ser adquiridas no link: redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/. 

O maior número de pessoas cadastradas aumenta as chances de ajudar pessoas que precisam de medula. Segundo Hemope, a chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25% e entre pessoas que não são parentes pode chegar de 1 em 100 mil até 1 em 1 milhão. Além do ato de solidariedade, o doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) tem direito a meia-entrada em cinemas, teatros e espetáculos, nos termos da Lei n° 16.724/2019.

Como participar
Para participar, o interessado deve seguir alguns passos: realizar o agendamento no site: www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento; apresentar documentação necessária; assistir apresentação explicativa sobre o processo de doação de medula óssea e esclarecer eventuais dúvidas; assinar termo de consentimento e coletar amostra de sangue (5 ml) para exame de tipagem HLA.

Transplante
O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças relacionadas às células do sangue e deficiências no sistema imunológico, como leucemias, linfomas, doenças do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, anemias graves, além de mielodisplasias, doenças do metabolismo e vários tipos de tumores.

Meia Rodrygo veste camisa da Seleção Brasileira Feminina e convoca a torcida para apoiar as mulheres na Copa do Mundo


A poucos dias para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália e na Nova Zelândia, a Seleção Brasileira já está pronta para fazer história e conquistar o primeiro Mundial. Chegou a hora delas brilharem com toda a energia que faz parte da essência do povo brasileiro. Este é o momento, é a #nossavez, enquanto povo mais apaixonado pelo futebol do planeta, de vestirmos a camisa verde e amarela, pararmos em frente à televisão e torcermos, vibrarmos, nos emocionarmos com Seleção Feminina. O jogador Rodrygo já vestiu a amarelinha para torcer pelo Brasil. Em parceria com Neoenergia, pela primeira vez na história um atleta da Seleção Masculina veste a camisa da Seleção Feminina em uma demonstração de apoio às mulheres do Brasil na Copa (assista ao vídeo aqui). Uma mensagem que vai muito além do apoio exclusivo ao futebol feminino, mas que pode e deve ser estendido a toda as mulheres que lutam diariamente pela igualdade de gênero no País.

“Agora é a vez delas de brilhar em campo. E, a nossa, como brasileiros, de torcer pelas mulheres”. Essa é a mensagem do meia Rodrygo, estrela da nova campanha publicitária da Neoenergia, primeira empresa no país a patrocinar exclusivamente as Seleções Brasileiras Femininas de futebol. No filme #NossaVez, a companhia lança uma reflexão sobre a importância do papel da mulher dentro e fora do gramado. A ideia é provocar uma mudança a favor da igualdade de gênero entre os brasileiros, e convocá-los a torcer para o time que vai disputar o campeonato mundial na Austrália e na Nova Zelândia. 

Com a experiência de quem já representou o Brasil em Copa de Mundo, o craque Rodrygo reforçou o incentivo às jogadoras. “O desempenho no futebol exige mais do que técnica e habilidade. A motivação da torcida faz muita diferença quando um atleta está em campo. Me sinto muito orgulhoso em participar dessa história que celebra as mulheres e leva a vibração que todo atleta necessita. Estou junto com elas nessa jornada”, disse o atacante Rodrygo, que atualmente joga no Real Madrid, na Espanha.

A campanha começou a ser veiculada neste domingo (9/7). Em seguida, está prevista uma série de conteúdos nas plataformas digitais da Neoenergia. “A primeira peça convida as pessoas a uma reflexão importante sobre a mulher na sociedade. Temos outras novidades para incentivar a torcida a acompanhar o campeonato mundial. Acreditamos nessa energia para estimular o público a se conectar com o futebol feminino que vem crescendo globalmente. Nossa marca é pioneira, no setor de energia, nesse movimento de transformação pela equidade de gênero”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.

#NossaVez também dá sequência às ações de marketing da Neoenergia para a Seleção Brasileira Feminina. No ano passado, a empresa lançou o comercial “Carta Aberta”, em que as jogadoras mandavam um recado aos colegas da Seleção Brasileira Masculina para a Copa no Catar. Agora, foi a vez da retribuição. São elas que recebem o apoio para entrar em campo.

Além de apoiar as Seleções Brasileiras Femininas de Futebol, o contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inclui o patrocínio ao campeonato nacional de clubes, o Brasileirão Feminino Neoenergia que vem registrando aumento de audiência nos estádios e na transmissão de televisão aberta.

Nota Oficial Compesa

*Nota à imprensa*

A Compesa informa que estão em andamento os serviços para retomar a operação da Estação Elevatória de Água Bruta Tabocas. A unidade teve cabos e componentes elétricos furtados na madrugada da última sexta-feira (06).

A previsão é que até às 17h de amanhã, (11), a Estação Elevatória de Tabocas volte a operar. O abastecimento nos distritos de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte), São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e no município de Santa Cruz do Capibaribe, será retomado de acordo com os calendários de cada localidade.

Neoenergia e Rock in Rio se unem em movimento pela descarbonização


*Rio de Janeiro, 3 de julho de 2023* – Protagonista da transição energética no Brasil, a Neoenergia se une aos festivais Rock in Rio e The Town, organizados pela Rock World, em uma parceria estratégica que visa promover soluções para descarbonização dos eventos que também sirvam à indústria da música. A parceria entre as empresas será materializada em ações de conscientização que visam engajar o público jovem e, por meio do desenvolvimento de soluções futuras, possam atenuar, ainda mais, o impacto ambiental daquele que é um dos maiores segmentos do entretenimento.

O evento que formalizou o compromisso aconteceu, nesta segunda-feira, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, representantes dos setores empresarial, artístico e governamental tiveram a oportunidade debater ações sustentáveis capazes de minimizar as emissões de carbono.

Entre as ações previstas para apoiar a descarbonização nos dois festivais, a gigante do setor elétrico assumiu o compromisso de investir na busca por soluções energéticas para o futuro dos eventos, começando já em 2024 com o fornecimento de energia limpa para a edição do Rock in Rio, festival referência em sustentabilidade. Os esforços para conscientizar as novas gerações já estarão presentes na primeira edição do The Town, que acontece no próximo mês de setembro, em São Paulo. A Neoenergia será apoiadora oficial do evento que reunirá um público de aproximadamente 500 mil pessoas no Autódromo de Interlagos. A empresa preparou ações sustentáveis para aquele que já é considerado o maior festival de música, cultura e arte da capital paulista.

Como ato simbólico para conscientizar o público, por cada pessoa presente nos festivais  Rock in Rio e The Town , a Neoenergia trocará uma lâmpada convencional por uma LED em escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e comunidades de baixa renda nas áreas de concessão onde a empresa atua, na distribuição de energia no Brasil. Pelas estimativas de público, o The Town deve proporcionar a troca de até 500 mil lâmpadas e, o Rock In Rio, 700 mil lâmpadas. A inciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  A ideia é utilizar a troca das lâmpadas como como ferramenta de conscientização e educação.

A ação de substituir lâmpadas ineficientes por modelos, que economizam até 40% em relação a uma fluorescente compacta (15W), tem a finalidade de evitar desperdícios de energia e, consequentemente, contribuir com sustentabilidade por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa. Ainda como forma de minimizar os impactos provocados pela emissão de CO², a Neoenergia fornecerá postes de iluminação abastecidos por energia solar para o The Town e carrinhos elétricos que serão utilizados pela organização dos festivais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As iniciativas firmadas com o Rock in Rio/The Town estão em consonância com a atuação e ações desenvolvidas pela Neoenergia em favor da descarbonização. “_Para uma transição energética justa e inclusiva, precisamos ampliar a geração de energia por fontes limpas, como também é necessário influenciar os jovens a respeito da produção e do consumo de outros produtos. A participação deles será fundamental nesse processo para conscientizar a sociedade daqui em diante_”, afirmou *Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.*

O executivo acrescentou que a companhia tem uma estratégia clara de expansão sustentável. Em relação às emissões, a Neoenergia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO² para 20g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade carbônica até 2050.

Além do CEO Eduardo Capelastegui, a Neoenergia foi representada por Solange Ribeiro, Vice-Presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento da parceria também contou com a presença do CEO da Rock World, Luis Justo; da Chief Brand Reputation Officer da Rock World, Roberta Medina; da presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e conselheira da Neoenergia, Marina Grossi; e da Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni.

”_Em 2006, começamos a compensar a pegada carbônica do Rock in Rio. Das 22 edições realizadas desde que foi criado, 18 tiveram suas emissões neutralizadas. Já compensamos 420 mil toneladas, por meio de projetos de reflorestamento em Portugal e no Brasil, entre outros. Chegou o momento em que precisamos dar um passo maior e buscar soluções inovadoras que atendam, não só, os nossos festivais, mas a industria como um todo e a Neoenergia é o parceiro que escolhemos para entrar com a gente nessa missão_”, afirmou *Roberta Medina, CBRO da Rock World.*

“_Precisamos falar sobre o poder na energia elétrica na descarbonização da economia. A sociedade deve ser esclarecida sobre a importância da geração de energia por fontes renováveis. Em paralelo, a executiva salientou que se faz necessário influenciar as pessoas para que haja mudança comportamental a favor da eficiência energética para uso ainda mais consciente da energia elétrica_”, afirmou *Solange Ribeiro, Vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade.*

“_Estamos em um momento muito especial para falarmos sobre o meio ambiente e o combate às mudançãs do clima.  Isso é uma prioridade em todos os sentidos, no Brasil e no mundo. A mudança do clima é também uma mudança de hábito, de um modelo de desenvolvimento, sobretudo, de mudança de tecnologia. Esse debate é fundamental. O RIR mobiliza quem precisa fazer parte dessa mudança, os jovens. Juntos com o governo federal, e empresas, como a Neoenergia, vamos fazer a diferença_”, afirmou *Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima.*

*Marketing* – Com uma estratégia de marketing concentrada em três pilares – marca, cliente e negócio –, a Neoenergia vem ampliando a engajamento com seus 16 milhões clientes no país por meio de um novo posicionamento de marca. Com uma comunicação integrada, sobretudo no ambiente digital, a companhia de energia está estreitando o relacionamento com o público com ações ligadas ao esporte feminino e, agora, com a música. Atualmente, a Neoenergia está na liderança, entre as empresas do setor de energia, no Instagram, com mais de 340 mil seguidores.

“_Não basta ser uma empresa socialmente responsável, é imprescindível comunicar os atributos sustentáveis como forma de engajar e inspirar a sociedade. Ao firmar um compromisso com um parceiro de referência internacional como o Rock in Rio, a Neoenergia reforça a credibilidade conquistada da marca e avança na estratégia de se consolidar como um dos principais líderes em soluções energéticas sustentáveis do país_”, finalizou *Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.*


O The Town chega a São Paulo com um robusto Plano de Sustentabilidade baseado nos conhecimentos acumulados pela Rock World em mais de 20 anos. Com vista a reduzir e compensar a pegada carbônica se destacam as campanhas e planos de mobilidade para o publico, já adotados pelo Rock in Rio há várias edições e em todos os locais por onde passa. A iniciativa se consolida em parcerias com empresas de transportes que garantem ao público a possibilidade de ir e voltar do festival em transportes públicos, o que reduz drasticamente a pegada carbônica associada a realização do festival. O plano de gestão de resíduos potencializa a reciclagem e minimiza emissões. Os postes de iluminação abastecidos por energia solar e os carrinhos elétricos utilizados pela equipe (ambos fornecidos pela Neoenergia) complementam este planejamento.

Imprensa Neoenergia PE

Belo Jardim recebe materiais para implantação do Programa Ilumina Belo Jardim; ação inicia nesta terça-feira (11)


A Prefeitura de Belo Jardim iniciou a semana recebendo uma carreta cheia de materiais para a implantação do Programa Ilumina Belo Jardim, que iniciará os serviços nesta terça-feira (11). A ação é pioneira na cidade e vai mudar todas as 7500 lâmpadas da cidade, zona rural e distritos por iluminação em LED, gerando uma economia de 65% na conta de energia do município e promovendo também mais segurança e bem-estar para a população com uma iluminação de qualidade.

Os primeiros bairros que receberão o programa são: Santo Antônio (Cohabs 2 e 3, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, Chorão e áreas circunvizinhas), São Pedro e Centro, onde haverá quatro frentes de serviço sendo realizadas ao mesmo tempo nestas localidades. O período de execução desta ação é de quatro meses. No entanto, a SPE Iluminação, empresa contratada e responsável pela ação do programa, continuará prestando serviços de reparo na iluminação do município durante os próximos cinco anos.  

“O programa Ilumina Belo Jardim trará modernidade para todo o município. É um sonho que eu tive desde a minha campanha e pensei que iríamos atingir apenas o centro da cidade. Mas graças ao nosso trabalho honesto e transparente, vamos conseguir levar segurança e iluminação em LED para todos, sem distinção. É um feito importante que ficará marcado na história da nossa cidade”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo traçou um roteiro para atender todos os bairros, distritos e comunidades rurais de forma gradativa. De acordo com a titular da pasta, Joedna Souza “o povo de Belo Jardim precisava dessa melhoria efetiva. A iluminação pública de qualidade diminui a criminalidade, melhora a segurança e deixa os espaços mais confortáveis para a população. Como gestão, estamos muito felizes de estar realizando isso pela primeira vez na história do município”, declarou.

Fernando de Noronha recebe novos voos de Fortaleza e Natal


Com a inauguração das novas rotas aéreas ligando Fernando de Noronha a Natal e Fortaleza, a Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) em parceria com a Administração da Ilha realizam uma série de ações de fortalecimento do destino. Até amanhã (7), a Ilha recebe um famtour com 40 agentes de viagens das duas capitais nordestinas com realização da operadora Noronha Brasil. Em paralelo, representantes da APFN visitam operadoras e agências de turismo no Ceará.

As diretoras das pousadas associadas Fortaleza, Jannaina Ferreira, e, Adriana Flor, da Mar Aberto integram a comitiva do voo inaugural e seguem com visita técnica em Fortaleza com o objetivo de promover o destino. Enquanto isso, na Ilha os agentes de viagens conhecem os principais atrativos turísticos, entre eles, o famoso Festival Gastronômico Zé Maria, recebidos pelo próprio Zé Maria, da Pousada Zé Maria, também integrante da APFN, ao lado da presidente da entidade, Lúcia Smith. 

“Estamos felizes com os voos para o Ceará e Rio Grande do Norte, dois importantes mercados nordestinos. Estamos com uma expectativa grande de a partir de agora facilitar a vinda não apenas dos moradores como também dos visitantes desses dois importantes destinos na Região. Essa semana recebemos a operadora Foco e agora estamos com o famtour da Noronha Brasil”, comenta Lúcia.

Os voos são da VoePass Linhas Aéreas, que passa a operar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN). Com frequência diária, o voo com destino ao Rio Grande do Norte desembarca às 12h55 com retorno às 13h30 para o arquipélago. Já no Ceará, o desembarque acontece às 17h05 e retorno para Fernando de Noronha às 9h20. As novas operações são realizadas em aeronaves modelo ATR 72, com capacidade para 70 passageiros. O avião comercial é um bimotor, pressurizado, de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas. 

Skatista mirim pernambucana participa de competições no Ceará


Maytê Pires, campeã brasileira (2019) e nordestina (2022), leva o nome de Pernambuco e da patrocinadora Art Tattoo Expo para o Circuito Amazing AM no dia 15

Depois de se consagrar vice-campeã há pouco mais de um mês na etapa Natal no Circuito Nacional de Skate, a skatista mirim Maytê Pires, do Cabo de Santo Agostinho (PE), se prepara para mais um desafio dessa vez em Fortaleza no próximo dia 15 de julho. A menina, aos 12 anos, compete em um campeonato amador na modalidade street. Em agosto voltará ainda à capital cearense para a seletiva nordestina do Campeonato Brasileiro. Maytê, que é campeã brasileira em 2019 e campeã nordestina iniciante 2022, leva o nome de Pernambuco e da Art Tattoo Expo, sua patrocinadora, para as duas disputas.

A segunda etapa do Circuito Amazing AM Skate acontecerá na Avenida Beira Mar, 2959, no bairro de Meireles. Serão disputadas provas nas categorias feminino e masculino. A primeira etapa aconteceu em Mogi das Cruzes (SP) no mês passado e a terceira será em Balneário Camboriú (SC).

Maytê começou a andar de skate aos cinco anos, quando seu pai a levava depois da aula para uma pista atrás da escola. O primeiro skate foi presente dos padrinhos e aos oito anos participou do primeiro campeonato brasileiro em São Paulo, consagrando-se campeã na categoria street infantil. “Fazemos questão de apoiar a Maytê por entender a importância do esporte na vida das pessoas. É também um estilo de vida que acreditamos e que se aproxima com a nossa proposta de um evento plural, que une esporte, música, artes e tatuagem”, afirma o patrocinador Renato Araújo.

PATROCINADORA – A Art Tattoo Expo é uma convenção de tatuagem com uma competição de alto nível com os artistas expositores, além de marcas, produtos e serviços que envolvem o universo da tatuagem. Este ano o evento está programado para 30 de novembro a 3 de dezembro no Riomar Shopping com expectativa de participação de mais de 300 expositores e um público superior a dez mil pessoas.

Conquistas Maytê Pires

•Campeã brasileira 2019 infantil

•Campeã nordestina 2022 iniciante

•Campeã pernambucana 2022 open

•Campeã Zoado skate board 2022 open

•Campeã ki7 Skate board 2022 open

•Campeã batalha das Escadarias 2022 open

•Campeã Cactus sport park 2022 iniciante

•3° Lugar King of Nordeste iniciante

•3°Lugar Descentraliza Open

•15° STU Recife categoria Profissional

•16° Brasileiro feminino fem 2

Metrô do Recife está perto de entrar em greve; assembleia é nesta quarta-feira (12)


O presidente do Sindicato dos Metroviários, Luiz Soares, critica a falta de compromisso do Governo Lula com a recuperação do sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana do Recife. Seis meses após a transição da presidência, a CBTU segue na rota traçada pelo Governo Bolsonaro de privatização

Os profissionais do Metrô do Recife estão perto de realizar a primeira greve do Governo Lula em 2023. Terminado o primeiro semestre da gestão, um dos principais pleitos de especialistas, parlamentares e dos trabalhadores, que era a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Plano Nacional de Desestatização (PND) não foi realizado. O sistema sofreu um forte processo de sucateamento desde que entrou na rota definida pelo Governo Bolsonaro de privatização da empresa. Em entrevista concedida a uma rádio local, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, informou que haverá uma assembleia com a categoria na próxima quarta-feira (12) com indicativo de paralisação.

De acordo com o líder sindical, além de seguir com os planos do Governo Bolsonaro de privatização para o sistema, o Governo Lula ainda recuou em uma negociação do novo acordo coletivo com os metroviários, que já estava negociado com a CBTU. "A gente está no processo de privatização da CBTU, onde inclui o Metrô do Recife. Além disso, temos um acordo coletivo, que estava praticamente fechado com a empresa. Mas de última hora recebemos a notícia de que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais não aceitou a nossa proposta, onde a negociação é entre empresa e os sindicatos. Acertamos um acordo e na hora da categoria aprovar, simplesmente a empresa apresentou outra proposta", revelou o presidente Luiz Soares.

O Sindmetro-PE anunciou uma assembleia para a próxima quarta-feira (12), que acontecerá na Estação Recife, com a possibilidade de paralisação do sistema. "Isso não é só pela questão do acordo, como pelo processo de privatização que está ocorrendo e pelo sucateamento do sistema. Precisamos ter um Metrô de qualidade. Estamos pedindo recursos, mas até o momento o que foi oferecido é muito pouco para atender a população com um metrô de qualidade", afirmou o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

Além da comunicação com parlamentares e tentar uma agenda com a presidência, Luiz Soares informa que aguarda também uma reunião com a governadora Raquel Lyra, que até agora não aconteceu. "Já encaminhamos vários ofícios para a Governadora. Queremos sentar para mostrar a situação do Metrô do Recife, que a saída não é a privatização, mas a recuperação".

A posição dos metroviários, também endossada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), é de manutenção da empresa pelo Governo Federal. "O Governo Federal tem que assumir o compromisso do Metrô do Recife, não pode jogar isso na mão de ninguém. Com a falta de compromisso do presidente Lula, que assumiu com a gente o compromisso de não privatizar o sistema. Eu quero colocar isso para a governadora, para que ela possa junto conosco buscar os recursos necessários para termos um metrô funcionando com qualidade, estatal-federal. E ela cobre isso do Governo Federal, junto conosco. O sistema vai parar porque não aguentamos mais essa situação da falta de compromisso do governo do presidente Lula, que não tem investido o suficiente no momento e ainda tem ministro dentro do Governo dele defendendo a privatização".

SAIBA MAIS

O Metrô do Recife por pouco não foi privatizado no final dos anos 90, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, quando ocorreu a primeira onda de sucateamento do sistema. Todo o transporte sobre trilhos estava na rota das privatizações do Governo Federal. Na época, no entanto, apenas a Rede Ferroviária Federal, que fazia o transporte de cargas sobre trilhos, passou para a gestão da iniciativa privada. Sem condições de manter o serviço, há mais de 10 anos nenhuma carga é transportada por trilhos em Pernambuco, mesmo tendo no Estado o principal complexo portuário do Nordeste. Mesmo com aportes bilionários na ferrovia, o Estado não voltou a contar com o serviço de transporte de cargas.

Após a primeira onda de sucateamento, o transporte de passageiros sobre trilhos no Recife voltou a receber investimentos nos primeiros mandatos do Governo Lula, com a expansão do sistema para a Linha Sul e a reforma dos trens antigos, e no Governo Dilma, com a aquisição de novos trens e VLTs.

Durante o Governo Bolsonaro, no entanto, voltou ao radar da privatização, quando foi inserido no PND. Nos últimos dias antes de concluir o mandato, a gestão do ex-presidente realizou o leilão do Metrô de Belo Horizonte. O sistema sobre trilhos da capital mineira, que foi concedido para a Comporte Participações S.A., representada pela corretora Guide Investimentos, aumentou em 17,78% a tarifa da passagem, que chegou a R$ 5,30, uma das mais caras do país.

Imprensa Sindmetro-PE 

Festival Água Doce acontece no Sítio da Trindade


Neste domingo, 16 de Julho, o Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife recebe a quarta edição do Festival Água Doce, a partir das 13h. O evento foi criado para celebrar a mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, cultuada nos terreiros de Candomblé e da Umbanda, sincretizada com Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. O festival reúne música, arte, gastronomia e religiosidade, firmando-se no calendário turístico-religioso de Recife e do Estado de Pernambuco.

Desde 2013, o Festival é germinado pela artista Karynna Spinelli no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade. O momento de celebração com o público foi iniciado em 2020 de maneira virtual com várias artistas do país , filhas de Oxum. 

Em 2021, o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira , em Campo Grande , e exibido no Instagram @festivalaguadoce, já durante o período da pandemia. Ano passado, a festa subiu o Morro da Conceição e recebeu o público que festejou a divindade. 
O Festival Água doce receberá artistas locais e nacionais  como Fabiana Cozza (SP), Helena Cristina (PE) , Ciel (PE) , Karynna Spinelli (PE) , Edun Ará Sangó (PE) , Coco de Mulheres, Gabriela Sampaio e o Afoxé Oxum Pandá.

Os artistas que se apresentarão são filhas e filhos das águas que cantarão em português e em Yorubá, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre arte e fé . A direção musical é firmada por Rubem França , Leila Chaves e Nego Henrique. Nego Henrique, do Cordel do Fogo Encantado, lidera o encontro Sagrado dos Ogãs e artistas Rafael Peixoto, Gilberto Bala e Mestre Pinha , numa costura entre os batuques das tradições Nagô, Jejê e Ketu. 

Além da música e do batuque, o Festival receberá a celebração dos oito anos da grife Odôyá Ateliê dos Orixás , com exposição de roupas africanas e a mostra de artesanato e culinária dos coletivos Feira de Arte Negra Quilombar, Feira das Mulheres Pretas, RAEPE e Feira dos Pretos Negócios. Fé, música, artesanato e culinária serão ofertados com cheiro de ancestralidade e resistência . 

O Festival Água Doce firma-se no calendário religioso , cultural e turístico de Recife e do Estado de PE. Entre as parcerias para que o mesmo aconteça , destacam-se a Prefeitura do Recife, Sítio da Trindade, Mulucum Produções, Odoya Ateliê dos Orixás , Nosso Ilê, Valentina Moda Fitnnes  , Mailson Oliveira Buffet & Decoração, Bom Jesus Conveniência , Padaria São Pedro e Sindicato dos Bancários. 

O acesso ao Festival é gratuito.
SERVIÇO
FESTIVAL ÁGUA DOCE – ANO IV
QUANDO: DOMINGO, 16 DE JULHO DE 2023
HORÁRIO: 13 ÀS 17H
LOCAL: SÍTIO DA TRINDADE (ESTRADA DO ARRAIAL, CASA AMARELA)
ACESSO GRATUITO

Wehoo Festival traz brasilidade para capital pernambucana com Pitty, Baco Exu do Blues, BaianaSystem, MC Cabelinho e mais


A terceira edição física do Wehoo Festival já tem data para acontecer: 16 de setembro. Celebrando o poder transformador da arte, o evento vai reunir mais de 25 atrações, com sons plurais, divididos em três palcos. Pitty, Baco Exu do Blues, BaianaSystem, MC Cabelinho, Planet Hemp, Paralamas, Edson Gomes, Lagum, Bhaskar e Majur são alguns destaques desta edição, que começa a partir das 15h. Ainda há uma grande atração que será anunciada.

Também integram a programação Basha & Tracie, Àttooxxá, Charlie Brown Jr. 30 anos, Maz, Victor Lou, Martins, Borges, Joyce Alane, Afterclapp, Curol, DJ440, Sarah Stenzel, Swarup, Fmenezs e Alfaias da Praia, Luna, Kant-Maul-Tato, Patricktor4, Marley no Beat & Rayssa Dias e Luana Lima.

Além da programação diversificada e atrações de peso, o festival, que já se consolidou como um dos eventos mais aguardados do Nordeste, terá uma mini-cidade com feira criativa, food park, roda gigante, área de descanso, espaço para tatuagem e outras ativações para proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis, em um espaço de 35 mil m², que formam a Arena Wehoo, no Memorial Arcoverde.

Em 2022, o Wehoo preparou ações para incentivar um mundo mais sustentável e inclusivo, e que resultaram em mais de 2 mil quilos de descartáveis reciclados, com renda destinada para cooperativas locais; redução da emissão de carbono junto com 111 pessoas que pedalaram até o festival; e a entrada gratuita de 128 PCDs, além das 10 toneladas de alimentos que foram arrecadadas e doadas para famílias carentes. As ações continuam nesta edição e os alimentos arrecadados através do ingresso inteira social serão doados para o Instituto Vizinhos Solidários.

Com valores a partir de R$ 160 e área única, os ingressos já estão à venda na plataforma Ingresse.com. Mais informações estão disponíveis no perfil @wehoofestival ou no site www.wehoofestival.com.br.

O Open Day está de volta!


No dia 14 de julho, o Centro de Informática da UFPE recebe a quarta edição do Open Day, realizado pelos estudantes da Apple Developer Academy - UFPE. Com o tema  “Onde cultura e inovação se encontram”, o evento é aberto a todos, alunos e não alunos da UFPE, e tem como objetivo promover a troca de conhecimento. Para isso, o evento conta com uma programação repleta de palestras, workshops e exposição de aplicativos desenvolvidos no programa pelos alunos. 

Neste ano, o Open Day vai conversar sobre tecnologia de maneira descomplicada, destacando o papel do usuário como um agente ativo na inovação digital e social. Além disso, levará os participantes para um mergulho no mundo em que a cultura e a inovação se encontram. Ao longo do dia, os alunos da Apple Developer Academy - UFPE vão compartilhar o aprendizado obtido durante o projeto com base nos três pilares: computação, design e inovação.

A abertura do Open Day será às 09h30 e a programação se estenderá até às 16h30. Durante  o período da manhã, acontecerá uma exposição de apps, duas rodas de conversa e um momento interativo sobre a Academy. Também acontecerá o workshop Game Design: Introdução ao Twist, além da palestra sobre a Swift Student Challenge da WWDC 23 (Worldwide Developers Conference 2023). Já no período da tarde, o público será convidado a participar de workshops sobre computação criativa, produtos digitais inclusivos, arte design e acessibilidade digital, além de rodas de conversa e um momento interativo. Por fim, o Open Day encerrará suas atividades com o debate sobre Como refazer o futuro.

As inscrições do evento são limitadas e devem ser realizadas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/open-day-2023/2061795?share_id=copiarlink).

Para mais informações, confira o perfil do evento no instagram (https://www.instagram.com/opendayufpe/). 

SERVIÇO
Open Day
Data: 14 de julho de 2023
Local: Bloco E do Centro de Informática da UFPE

Confira a programação completa:

9h30 - 10h | Abertura do evento: dúvidas, acolhimento, esclarecimentos
10h - 11h20 | Roda de conversa: Vision Pro e a fricção tecnologia-cultura
10h - 12h30 | Mostra de apps
10h30 - 11h30 | Momento interativo: É, Não É, Faz, Não Faz da Academy
10h30 - 11h30 | Workshop: Game Design: Introdução ao Twist 
11h40 - 12h30 | Roda de conversa: O que eu, de [curso X] faço na Academy?
11h40 - 12h30 | Palestra: Swift Student Challenge + WWDC 23

14h - 16h | Workshop: Experimentações com Computação Criativa
14h - 16h | Mostra de apps
14h - 15h30 | Workshop: Expresso 2222: Como fazer um app em 1h30
14h - 15h | Momento interativo: Timeline Pernambuco x Academy
14h - 15h | Workshop: Construindo Produtos Digitais Inclusivos
15h40 - 16h30 | Roda de conversa: Corpo-a-corpo: do analógico ao digital 
15h10 - 16h | Workshop: Programe Arte Design Generativo 101
15h10 - 16h | Roda de conversa: Decolonização da tecnologia
14h - 14h30 | Workshop 1˚ horário: Desvendando a acessibilidade digital
14h45 - 15h15 | Workshop 2˚ horário: Desvendando a acessibilidade digital
15h30 - 16h | Workshop 3˚ horário: Desvendando a acessibilidade digital
16h10 - 17h | Fechamento: Como refazer o futuro

A Sudene voltará a ser vetor de desenvolvimento do Nordeste no governo Lula, diz Humberto


Vice-presidente nacional do PT, o senador Humberto Costa participou, nesta segunda-feira (10), da posse do ex-deputado federal Danilo Cabral como novo superintendente da Sudene. Segundo Humberto, a nomeação de Danilo simboliza o novo momento que Pernambuco e o Nordeste vivem, após o retorno do presidente Lula ao Planalto. O evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, além de governadores, prefeitos e parlamentares de toda a região. 

"Estamos unindo forças em prol de Pernambuco e do Nordeste. Foi pensando nisso que o PT de Pernambuco decidiu referendar o nome de Danilo Cabral para o cargo, porque além de ele reunir todos os atributos necessários para a função, ele simboliza exatamente essa junção de esforços. Já não há mais espaço para disputas e projetos pessoais. O momento é de somar. 
Estamos trabalhando pela reconstrução de Pernambuco e do Nordeste. Foram quatro anos de um governo que atacava nossa região, que espalhava xenofobia e que virou as costas para o povo nordestino. E a gente viu a nossa região, que avançava a passos largos nos governos de Lula e Dilma, sofrer com o abandono e a ausência de políticas públicas", afirmou.  

Humberto ainda defendeu o entendimento dos estados do Nordeste na defesa de pautas prioritárias para o desenvolvimento da Região, como a prorrogação, dentro da Reforma Tributária, de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "A força do Nordeste depende da força de cada um dos nossos estados. Precisamos garantir a prorrogação dos incentivos ao sistema automotivo nacional, que asseguram empregos e empreendimentos importantes e conquistados a duras penas, como a fábrica da Jeep, em Goiana. Outro ponto também crucial é a conclusão da Transnordestina na sua inteireza para assegurar o desenvolvimento de toda a região."

De acordo com o senador, a Sudene terá papel fundamental no Governo Lula para ajudar a definir as prioridades e garantir que a região volte a ocupar o lugar de prestígio que merece. "Agora, com Lula novamente, tenho certeza que a Sudene voltará a ser estratégica para garantir o desenvolvimento do Nordeste. Os desafios são muitos, mas com Danilo no comando, a superintendência irá atuar para reduzir as desigualdades e contribuir para o avanço econômico e social da região", afirmou.

RobôCIn é bicampeão mundial de SSL na RoboCup 2023


A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o RobôCIn, participou da 26ª edição da RoboCup 2023, entre os dias 4 e 10 de julho, em Bordeaux, na França. O grupo retorna da maior competição de robótica autônoma do mundo como Bicampeões mundiais na categoria SSL (Small Size League) Divisão B, após vitória contra a Luhbots na final, e com o 6º lugar geral na categoria 2D, superando o 7º lugar de 2019 e metendo para si o melhor resultado de uma equipe brasileira na competição.

Sobre a participação deste ano, Lucas Cavalcanti acredita que “a equipe vem amadurecendo e aumentando o nível técnico com mais confiabilidade e eficiência no projeto. As estratégias autônomas também são cada vez mais inteligentes e precisas. É importante ressaltar que a equipe conquistou o melhor resultado do Brasil na RoboCup, concretizando um trabalho de anos e dando confiança para avançarmos ainda mais”.

O RobôCIn participou de dois desafios técnicos, em que o objetivo é estimular as equipes no desenvolvimento de novas soluções. No Ball Placement, os robôs devem posicionar a bola em locais específicos do campo sem interferência humana. São vinte minutos para completar oito cenários, com limitação de 30 segundos por cenário. A equipe do Centro completou todos os posicionamentos no menor tempo e foi campeã no desafio.

No Chip Pass, o desafio é trocar a maior quantidade de passes possível dentro de cinco minutos. Um passe normal vale um ponto e um passe chip (por cima) vale cinco pontos. O RobôCIn conquistou a quinta colocação, e foi a única equipe brasileira a participar do desafio.
Para chegar à RoboCup o time contou com o apoio de parcerias como Baterias Moura, CESAR School, Microsoft, Incognia, Neurotech, Embraer, INES e HSBS Soluções. E teve também a colaboração dos torcedores através de uma Vakinha Online para ajudar na viagem dos membros. 

Os resultados do RobôCIn nesta edição da RoboCup se soma às diversas conquistas em todas as competições que disputou em 2022: Bicampeão mundiais de SSL (divisão B) na RoboCup, título inédito para o Brasil; Tricampeões de SSL na LARC; Bicampeões de VSS na LARC; Bicampeões de Simulação 2D na LARC; Campeões de Simulação 2D na RoboCore Experience; Campeões de VSS no Campeonato Brasileiro de Futebol Simulado; Campeões de VSS na IronCup; Vice-campeões em Simulação 2D na IronCup. Todos passos fundamentais para se firmar como uma equipe brasileira de referência mundial em robótica.