segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Noite Portuguesa com o Chef Jaime Alves na Orla de Boa Viagem


O Quiosque 51 traz uma experiência gastronômica com o renomado Chef Jaime Alves, um dos maiores nomes da culinária portuguesa em Pernambuco e proprietário do Tasca Ibérica em Olinda. O evento será no dia 07 de novembro, às 19h, localizado na beira-mar de Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu. As reservas para o prato principal, a R$ 60,00, podem ser feitas antecipadamente pelo Instagram @quiosque51.

O Chef estará preparando ao vivo a tradicional sardinha portuguesa grelhada, acompanhada de batata ao murro e pimentões, trazendo o sabor intenso e autêntico das sardinhas do Atlântico Norte – maiores, mais suculentas e perfeitas para destacar a essência da tradição lusitana.

E não poderia faltar o doce mais amado de Portugal: o Pastel de Belém com sua massa folhada crocante e recheio cremoso, encerrando o evento com o verdadeiro sabor de Portugal. Uma oportunidade imperdível para amantes da gastronomia e curiosos explorarem os sabores típicos de Portugal, em uma noite descontraída e sofisticada à beira-mar.

*Serviço do Evento:*
Prato principal: Sardinha portuguesa grelhada, com batata ao murro e pimentões, acompanhado de Pastel de Belém – R$ 60,00
Data: Quinta-feira, 07 de novembro
Horário: 19h
Local: Quiosque 51, Av. Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu

Reserva antecipada pelo Instagram @quiosque51 para garantir o prato e um lugar nessa noite portuguesa à beira-mar.

IAP debate Reforma Tributária com Armando Monteiro Neto


Nesta próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) realiza encontro para debater pauta importante para a economia do nosso país: a Reforma Tributária. O evento reunirá empresários do segmento econômico pernambucano e especialistas sobre Direito Tributário, integrantes do Instituto e terá como palestrante convidado Armando Monteiro Neto, ex- Ministro do Desenvolvimento, ex-senador, ex-deputado.
 
A mediação ficará a cargo de uma equipe de renomados advogados especialistas, composta por Érika Ferraz, presidente do IAP; Éric Castro e Silva, Vice-presidente e Renato Hayashi, integrante também do Instituto.
 
O IAP reafirma seu compromisso em promover debates de alto nível sobre temas essenciais para a advocacia e o desenvolvimento econômico do país. Para isso vem fechando importantes parcerias com outros institutos, locais e nacionais com vista a essa agenda de troca de conhecimentos. Essa é uma excelente oportunidade para advogados, empresários e demais interessados em atualizar-se sobre as mudanças tributárias e os impactos que elas podem gerar nos negócios e na sociedade
 
O evento ganha formato de almoço-palestra no restaurante Spettus Boa Viagem, com início às 12h30, com menu adesão.

Fecomércio-PE realiza Fórum de Debates sobre Inovação e Propósito em Gravatá

 


No dia 11 de novembro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, promove o 4º Fórum de Debates 2024 em Gravatá, no Agreste pernambucano. O evento, que será realizado no Portal de Gravatá, das 18h às 22h, é aberto ao público. Com a presença do especialista em gestão, Adalberto Souza, que abordará o tema “Inovação com Propósito: Desafios do Futuro Empresarial”, e do ex-secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, o fórum busca fomentar a troca de ideias e experiências, apresentando soluções inovadoras que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas, ajudando a preparar os participantes para os desafios do mercado contemporâneo.

O especialista em gestão, empreendedorismo e governança corporativa ESG, Adalberto Souza, será o palestrante principal e abordará o tema "Inovação com Propósito: Desafios do Futuro Empresarial". Coautor do livro Empreendedores Resilientes e vice-presidente da Divine Academie em Paris, Souza é também sócio da D&A Consult, credenciado pelo Sebrae e professor de pós-graduação. “Nesta palestra, vamos discutir como inovar de maneira sustentável e alinhada a valores, explorando estratégias práticas que não só aumentem a competitividade, mas que também tragam impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente, observando toda a jornada do cliente”, pontua Souza.

O palestrante ainda acrescenta que os participantes podem esperar do evento. “Uma troca rica sobre a importância de um propósito claro e como ele pode guiar a inovação em um cenário de mudanças rápidas e exigências cada vez maiores dos consumidores. O varejo tem a oportunidade de se tornar um vetor de transformação social e nossa conversa trará insights práticos sobre como preparar seus negócios para o futuro, agregando valor às operações e, ao mesmo tempo, engajando clientes com esse novo ambiente de negócios”, conclui Souza. O evento também contará com a participação de Alberes Lopes, ex-secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, compartilhando a experiência sobre o cenário empresarial pernambucano.

O Fórum, em sua quarta edição, conta com o apoio do Sebrae/PE, Cartão do Empresário, TV Asa Branca e Portal de Gravatá. “Levar essas discussões sobre os desafios do futuro empresarial aos empresários de Gravatá é uma iniciativa do Instituto Fecomércio para motivar os empresários a utilizarem técnicas em seu benefício. Isso reflete nosso compromisso em capacitar os empresários locais com propósitos de inovação que resultem em insights valiosos e estratégias práticas para enfrentar os desafios do mercado atual”, apontou do superintendente do Instituto Fecomércio, Ricardo Santos.

Serviço:
Evento: 4º Fórum de Debates 2024 – Fecomércio-PE
Data: 11 de novembro de 2024
Local: Portal de Gravatá, BR-232, s/n - Novo Gravatá, Gravatá-PE
Horário: 18h às 22h

Ypê, a marca que limpa e preserva: 74 anos e um legado de inovação e sustentabilidade

 

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, celebra nesta quarta-feira (06), o aniversário de 74 anos da marca que hoje está presente em mais de 95% dos lares brasileiros, segundo o ranking Brand Footprint 2023, elaborado pela Kantar.

Fundada em 1950, em Amparo (SP), a Ypê surgiu de uma fábrica de sabão em barra e, em 1990, inovou com o lançamento do Ypê Clear, o primeiro lava-louças líquido completamente transparente do mercado brasileiro. Hoje é uma potência nacional no setor, com mais de 450 produtos, 7,3 mil colaboradores e marcas líderes de mercado, como Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action de Ypê. Além de ser pioneira em práticas socioambientais, a companhia expandiu seus complexos fabris com operações em outras cidades, como Simões Filho (BA), Anápolis e Goiânia (GO) e Itapissuma (PE).

“Nossa melhor história é construída por pessoas que acreditam e trabalham para cada vez mais servir aos consumidores, com produtos práticos, eficientes e a preços justos. Celebrar esse legado é honrar o nosso time, os parceiros, os clientes e os consumidores que, dia após dia, escolhem levar nossa marca para dentro de suas casas. Esse reconhecimento diário nos fortalece e nos impulsiona a seguir sempre em frente, com o compromisso de fazer o bem e de oferecer produtos de qualidade que acompanhem as famílias por gerações”, destaca Waldir Beira Junior, CEO da Ypê.

A Ypê não apenas inova em produtos, mas também nas práticas sustentáveis e de impacto social.

Aterro Zero: O complexo fabril situado em Salto (SP), que neste dia 06 de novembro, completa 24 anos de operação, conquistou o selo "Aterro Zero", destinando 100% dos resíduos não recicláveis para finalidades como pavimentação e cimenteiras, evitando o descarte de mais de 111 toneladas de resíduos em 2023.

Projeto Águas e Plantar Vida: O Projeto Águas visa a segurança hídrica e ambiental, com investimento de R$ 27 milhões até 2026. Já o Plantar Vida promove a restauração florestal com o plantio de 25 mil mudas na bacia do Rio Camanducaia, reforçando a resiliência hídrica e climática da região.

Florestas Ypê: Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, já plantamos mais de 1,2 milhão de mudas em 20 municípios paulista desde 2007, apoiando a recuperação de nascentes e matas ciliares, promovendo a biodiversidade e preservando os recursos hídricos do bioma.

Observando os Rios: Esta iniciativa monitora a qualidade da água de 178 rios em 17 estados da Mata Atlântica com apoio de 2.700 voluntários, contribuindo com dados para a criação de políticas públicas de proteção aos cursos d’água.

Caldeiras de biomassa: Nas unidades de Amparo e Salto, o uso de biomassa reduz emissões de gases de efeito estufa (GEEs), substituindo combustível fóssil por madeira de eucalipto certificada na linha de produção de lava-roupas em pó.

Captação de água da chuva: O complexo fabril da marca em Amparo (SP) destaca-se também pelo sistema de captação e tratamento permitem armazenar mais de 7 milhões de litros de água, reutilizada nos processos industriais, apoiando o uso racional de recursos hídricos.

Reutilização de caixas de papelão: Somente em Amparo, a Ypê sinalizou a reutilização de 2 milhões de caixas em 2023, gerando uma economia de R$ 2,6 milhões, promovendo a eliminação do descarte dessas embalagens e a redução do impacto ambiental.

Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI): Apoiada pela Ypê há mais de 48 anos, a instituição atende cerca de 600 crianças e adolescentes em Amparo com propostas pedagógicas que buscam promover a autonomia cidadã de todos os alunos.

TUCCA Música Pela Cura: Patrocinada pela Ypê, a iniciativa é reconhecida pelo Ministério da Cultura como a única no país que promove cultura em prol da saúde, e contou com um público total de 18.121 espectadores em 2023.

TUCCA: A entidade sem fins lucrativos busca elevar as taxas de cura e de melhorar a qualidade de vida de jovens carentes com câncer. Em 2023, a instituição atendeu cerca de 500 pacientes.

Hospital de Amor: Em 2023, a Ypê aportou mais de R$ 511 mil à instituição, impactando diretamente no atendimento de 167.196 pacientes oncológicos com mais de 60 anos, 45.542 sessões de quimioterapia, 1.141.249 atendimentos e 55.444 consultas médicas ambulatoriais.

Movimento Você e a Paz: O evento, realizado há 12 anos em Amparo, contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que ressalta a necessidade de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.

Pedala Tour: O evento, patrocinado pela Ypê nas cidades de Amparo e Salto, tem como objetivo principal promover a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis, visando aprimorar a qualidade de vida das pessoas.

Destaques e reconhecimentos em premiações

A Ypê foi destaque no Folha Top of Mind 2024, conquistando pela 17ª vez consecutiva a categoria Preservação do Meio Ambiente e pela 9ª vez seguida a categoria Detergente. A empresa também foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW) entre as 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e entre as 10 Melhores Grande Empresas para Trabalhar no estado de São Paulo, conquistas somadas ao ranking das 10 empresas do país com destaque Saúde Mental, com base nos ótimos índices relacionados à saúde e bem-estar.

Ainda neste ano de 2024, a Ypê foi certificada com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a mais alta qualificação nacional de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE); e pelo segundo ciclo consecutivo, conquistou o Selo Pró-Ética 2022-2023 – uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que destaca o compromisso voluntário da empresa com práticas éticas e de integridade.

Núcleo Ajeum faz temporada com dois espetáculos diferentes no Centro Cultural São Paulo

 

De 07 a 10 de novembro de 2024, quinta-feira a sábado às 20h, domingo às 19h, com entrada gratuita, o Núcleo Ajeum ( @nucleoajeum ), realiza uma temporada especial com dois espetáculos diferentes no Centro Cultural São Paulo, ao lado da Estação Vergueiro do metrô.

No Mês da Consciência Negra, o grupo apresenta os espetáculos “PADÊ” e “IKU”, que refletem, cada um à sua maneira, sobre a transformação e a revitalização dos corpos pretos através do movimento, da integração de suas experiências e da descoberta de suas subjetividades, exaltando a potência da vida e das experiências que geram sentido.

Em “PADÊ”, Djalma Moura, criador, coreógrafo e diretor do núcleo, instiga os bailarinos a externalizar desejos e pulsões de vida, criando uma dança ebó que arrasta as mazelas que afligem meninos e meninas negras, enfrentando os extermínios que os ameaçam.

Esta dança revitaliza corpo e espírito, celebrando a vida e seus desejos carnais, partilhando boas notícias e transformando-se em um novo eu. É um convite ao gozo, prazer e gargalhadas.

“PADÊ” explora a manutenção da vida a partir da persistência e do desejo. Quais anseios nos mantêm vivos? Quais movimentos buscamos para encontrar vitalidade?

Já o espetáculo IKU transforma a percepção da morte, revelando-a como uma energia cíclica vital para os afrossentidos em momentos de passagem. Refletindo sobre a morte através da Ikupolítica, a montagem celebra a vida dos ancestrais e suas valiosas contribuições à comunidade.

O grupo mergulha em estruturas africanas e afro-diaspóricas, explorando a mitologia de Iku e o Cosmograma Bakongo, que entrelaça vida e sol. A Kalunga, símbolo da morte, reflete a fluidez do que nos constitui.

Neste contexto, o Núcleo Ajeum confronta o temor das vidas pretas, frequentemente alvo de injustiças, conectando-se aos saberes milenares do povo bakongo e destacando sua visão singular sobre a morte.

O espetáculo “IKÚ” foi lançado em versão para o palco e versão de filme, ambas indicadas ao Prêmio APCA de 2022. A versão filme “IKÚ: A Morte Um Dia Acolherá o Orí” foi a vencedora deste prêmio na categoria “Espetáculo não estreia” em 2022. A versão presencial ganhou o Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança na categoria Direção e Dramaturgia, no mesmo ano.

O Núcleo Ajeum, em seus últimos trabalhos, explora o ciclo de nascimento, vida e morte. Em “IKÚ”, a poética da morte evoca a perda, a reorganização comunitária e a celebração dos legados deixados. Já em “LAMA”, a manipulação do barro simboliza a revitalização do corpo, questionando suas relações. E em “PADÊ” busca respostas criativas sobre a desordem, convidando à reflexão e ao reencontro com a própria essência.


Serviço: Temporada Núcleo Ajeum no Centro Cultural São Paulo

Espetáculo “PADÊ”

Sinopse: Semente olho de boi e casca de fava. Duas pedras fechadas e uma aberta. Vértebra, penas e sangue animal. Uma mesa que acolhe subjetividades na intenção de gerar fricções pelos caminhos. Atravessar e ser atravessado. Com os olhares e gestos, criar estripulias. Colocar o próprio corpo na dimensão de ebó, com a magia do gesto, é criar um portal entre múltiplas existências que atravessam o passado, presente e futuro. É como comer, mastigar, engolir, gozar e devolver ao mundo transformado em uma dança que se apoia na força embrionária de Exú para alavancar desejos de uma vida doce. Uma fenda está aberta e a dança que surge no processo de regeneração habita campos de saúde, cura e prazer. Pois queremos acreditar que para a manutenção de uma boa vida saudável é preciso roçar. Já que a vida é doce para nela se viver, vamos gargalhar. Duração: 60 minutos

Quando: 07 e 08 de novembro de 2024, quinta e sexta-feira, às 20h

Espetáculo “IKU”

Sinopse: Uma comunidade é construída por centenas de acordos entre si. Acordos que operam na manutenção da vida, da pulsão existencial, dos prazeres e das partilhas que possam gerar sentido. O toque de IKU é um portal ambíguo que despeja desconfortos. Os ciclos de nascimento – vida e passagem – são a integração do vir a ser. Como um organismo vivo que se revitaliza e se transforma a cada movimento, é nesse movimento que descobre suas subjetividades. IKU é a energia surpresa que cria rupturas na circulação do axé, puxando outras camadas de renovação. É um gozo que descarrega os excessos. É a possibilidade de ancestralizar. A fuga da morte é o que temos em comum, mas IKU nos alcançará de uma forma ou de outra. O beijo de IKU é temido e a força desse temor é o que faz nossos corpos buscarem a revitalização das experiências comunitárias. Duração: 60 minutos

Quando: 09 e 10 de novembro de 2024, sábado às 20h, domingo às 19h

Onde: Espaço Cênico Ademar Guerra - Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo - SP, 01504-000. Ao lado da Estação Vergueiro do Metrô

Capacidade: 200 pessoas

Acessibilidade: sim

Não possui estacionamento

Classificação indicativa: 16 anos

Grátis

Os ingressos podem ser reservados online pelo link ou presencialmente.

Comediano de volta ao Recife após 10 anos


Comediano é um retrato hilário da vida real, e após 10 anos, o espetáculo premiado retorna com força total, prometendo uma noite repleta de boas gargalhadas e momentos inesquecíveis, no dia 19 de Novembro, às 20h, no Teatro Riomar Recife.

Com um humor leve, afiado e universal, quatro talentosos comediantes dão vida a mais de 20 personagens, explorando as situações engraçadas do cotidiano.

Quem nunca passou horas nas redes sociais, ou então pegou um transporte público lotado na volta do trabalho? Já parou pra pensar o que se passa no dia a dia de médico trabalhando em um hospital da rede pública de saúde, e como será a vida de um motorista de ônibus? Esses são alguns dos temas abordados durante o espetáculo.

Projeções de vídeos, luzes e trilhas sonoras conduzem o público dentro desses cenários, aumentando ainda mais a identificação com as histórias apresentadas.
Prepare-se para uma verdadeira celebração do humor que cativa pela identificação e leveza das situações do dia a dia.

O elenco conta com talentosos e premiados atores do humor nacional, com destaque para o pernambucano Flávio Andradde, considerado um dos maiores nomes do stand-up comedy no Brasil. Além de Filipe Enndrio, Múcio Eduardo e Toninho Miranda.

Não perca essa experiência única que combina talento, criatividade e observação perspicaz. Venha se divertir e se reconhecer nas histórias.

Comediano, A Comédia do cotidiano.
Texto e Direção: Múcio Eduardo
Direção de Arte: Toninho Miranda
Produção: Fernando Duarte e Tatti Lisboa
Assessoria de Imprensa: Alberto Feitoza
Crédito das fotos: Airton do Nascimento
Elenco: Filipe Enndrio, Flávio Andradde, Múcio Eduardo e Toninho Miranda.
Duração: 80 Min
Classificação: 12 Anos.

SERVIÇO
DIA – 19 de Novembro (Terça-Feira)
LOCAL – Teatro do RioMar Recife
HORÁRIO – 20h
INGRESSOS – A partir de R$ 40,00
VENDAS ANTECIPADAS - NO SITE UHUU.COM
BILHETERIA DO TEATRO (TERÇA A SÁBADO, DAS 14H ÀS 20H)
REALIZAÇÃO
Opus entretenimento e BlaBla produções @OPUSENTRETENIMENTO E @BLABLAPRODUCOES

Novembro Azul reforça que o diagnóstico precoce pode salvar vidas

 

A campanha Novembro Azul faz um alerta para a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos deste tipo de câncer por ano para o triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A doença está entre os tipos mais comuns que acometem homens, sendo essencial identificá-la em estágios iniciais para aumentar as chances de cura. Antônio César Cruz, urologista do Hospital Santa Joana Recife, informa que o câncer de próstata tem um percentual alto de chance de cura, mais de 90%, caso seja detectado no início.

O médico alerta, ainda, que na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. “Quando os sinais aparecerem, os mais comuns são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite”, exemplifica. “A partir dos 50 anos de idade, todos os homens devem fazer uma avaliação de rotina, anualmente, com PSA e toque retal. Os que têm algum fator de risco para o câncer de próstata, como obesidade e histórico familiar, precisam iniciar os exames aos 40 anos de idade”, acrescenta o urologista.

A medicina aliada à tecnologia proporciona avanços significativos tanto para os médicos quanto para pacientes, sempre levando em consideração o tipo de tumor e o grau da doença. “Atualmente, os procedimentos cirúrgicos são minimamente invasivos, como a cirurgia feita por videolaparoscopia e a cirurgia robótica. Ambas apresentam a mesma chance de cura, o controle da doença, porém, com resultados muito mais eficazes, oferecendo qualidade de vida melhor no pós-operatório, menos sequelas, além de recuperação mais rápida para seguir com as atividades habituais”, finaliza o médico.

Paulista realiza pré-campanha de vacinação antirrábica no Conjunto Beira Mar nesta terça-feira (05)


Agentes de endemias da Vigilância Ambiental do Paulista estão desenvolvendo uma pré-campanha de vacinação antirrábica no município. Nesta terça-feira (05/11), a equipe vai estar na Rua Dr. Luiz Ignácio de Andrade Lima, 457, loja 21, em frente à Surubim Rações, Shopping Janga, Conjunto Beira Mar, no Janga. A ação será das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. 

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, no município, 38.322 cães e 8.753 gatos, totalizando 47.075 animais. O Dia D será em 23 de novembro em diversos locais da cidade. A Vigilância Ambiental está definindo os pontos. 

Segundo a diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, a médica veterinária Sílvia Vasco, podem tomar a vacina animais a partir dos três meses de vida e saudáveis, além de fêmeas prenhas ou em lactação.

"Não deverão ser vacinados os cães e gatos subnutridos, parasitados e doentes", esclareceu Sílvia Vasco.

Juntos pela Segurança: Pernambuco registra queda no número de homicídios pelo sexto mês consecutivo

 

Durante a reunião semanal de monitoramento do Juntos pela Segurança, realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a governadora Raquel Lyra acompanhou os números mais recentes de segurança pública de Pernambuco. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) na ocasião, em outubro o Estado registrou o sexto mês consecutivo de queda nos homicídios.

“Celebramos o sexto mês consecutivo de queda das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que é o crime de homicídio, e só no Recife houve mais de 25% de redução. Esse é mais um resultado das estratégias integradas, do fortalecimento das ações e da atuação das nossas forças policiais. Vamos continuar trabalhando com o foco na repressão qualificada e na prevenção para fazer um Estado cada vez mais seguro para todos”, destacou Raquel Lyra.

Com a redução em 0,4% de MVIs neste mês em 2024, o Estado teve o segundo melhor outubro deste indicador dos últimos 10 anos. No acumulado de maio a outubro, a redução chega a 9,8%, passando de 1.776 homicídios neste mesmo período em 2023 para 1.602 no ano corrente.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu esse resultado às políticas norteadoras do Juntos pela Segurança e ao trabalho diário dos profissionais da segurança. “Além dessas reduções, já começamos novembro com uma ampla redução de 31% nos homicídios em comparação ao mesmo período do ano passado, o que mostra a efetividade das ações que estão sendo implementadas”, declarou.

Os dados recentes revelam que o Recife se destaca, com uma redução de 25,6% nos registros desses crimes, evidenciando o esforço e atuação contínua das Forças de Segurança Pública.

Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da SDS apontam, ainda, uma redução de 10% nas tentativas de homicídios, que são monitoradas e acompanhadas através do programa Juntos pela Segurança, além de refletirem o comprometimento das forças em combater a violência no Estado. Essas estatísticas reforçam a importância das ações policiais e da colaboração entre as instituições na luta contra a criminalidade.

SEGURANÇA NOS COLETIVOS - De janeiro a outubro, de acordo com a SDS, houve o registro de 439 ocorrências de roubo a coletivos, uma redução de 13,1% em relação a 2023 (505 ocorrências). Já no mês de outubro, houve redução de 30,2%, quando comparamos os 37 registros de outubro deste ano com os 53 casos ocorridos no mesmo mês do ano passado.

“Essa queda significativa foi possível graças ao trabalho integrado, ao direcionamento da Operação Transporte Seguro, do mapeamento georreferenciado, e, claro, à investigação dos crimes que ocorreram por parte da Polícia Judiciária”, apontou o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.

Participaram da reunião os secretários Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos). Também estiveram presentes o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cantarelli, e o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Bailarina Sandra Pernambuco recebe Medalha de Mérito José Mariano por contribuição à dança e cultura no Recife


Em uma cerimônia emocionante realizada na noite desta segunda-feira (4), a Câmara Municipal do Recife homenageou a bailarina e empresária Sandra Pernambuco com a Medalha de Mérito José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Fred Ferreira (PL) e a cerimônia foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL), reconhecendo a trajetória de Sandra e sua influência na formação de novas gerações de dançarinos.

Sandra Pernambuco descobriu sua paixão pela dança ainda na infância e, aos 16 anos, já atuava como professora de ballet. Hoje, ela é conhecida por seu trabalho como fundadora da Escola Internacional de Ballet Sandra Pernambuco, que não apenas forma bailarinos, mas também oferece modalidades variadas como ginástica rítmica, jazz, e dança contemporânea, promovendo o desenvolvimento artístico e físico de seus alunos. Além disso, a escola proporciona intercâmbios e experiências internacionais para estudantes de dança, ampliando as oportunidades e destacando talentos recifenses em palcos fora do Brasil.

Fred Ferreira destacou que a homenagem representa a importância do papel da dança na transformação de vidas. “Sandra leva o nome do Recife além das nossas fronteiras e amplia os horizontes dos jovens que ela forma, divulgando a cultura recifense e o talento local para o mundo,” afirmou o vereador.

Durante o evento, Sandra relembrou sua trajetória, emocionando o público ao falar sobre o projeto social de ballet que fundou. A iniciativa visa proporcionar o acesso ao ballet a crianças de comunidades, promovendo, além da arte, valores como disciplina e cidadania. Para Sandra, a arte vai muito além das técnicas; é uma maneira de inspirar e transformar vidas.

A solenidade incluiu ainda uma apresentação dos alunos de sua escola, representando o legado que Sandra Pernambuco vem construindo ao longo das décadas em prol da dança e da cultura no Recife.

Torcida LGBTQIA+ do Vitória, Orgulho Rubro-Negro promove ação “Sou Vitória com Orgulho: Meu Primeiro Barradão”


A Orgulho Rubro-Negro, torcida LGBTQIA+ do Esporte Clube Vitória, promove a campanha “Sou Vitória com Orgulho: Meu Primeiro Barradão”. A torcida, que completa cinco anos de existência em dezembro, vai levar torcedores do Vitória que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, que nunca estiveram no estádio, para assistir à partida entre Vitória e Corinthians, no dia 09 de novembro. A iniciativa busca promover a inclusão e debater a LGBTfobia nos estádios de futebol.

Nascida virtualmente em dezembro de 2019, a ORN se consolidou como um espaço seguro e acolhedor para torcedores LGBTQIA+ do Esporte Clube Vitória. A torcida marca presença constante nos jogos do Leão no Barradão, incentivando a diversidade e o respeito nas arquibancadas.

“Tem torcidas LGBT no Brasil que a diretoria e seus membros não podem nem se identificar por medo. Hoje, no Barradão, nossa torcida se faz presente e com a camisa da torcida. Ouvimos sempre nas redes sociais e em toda Salvador que muitos torcedores não vão ao Barradão por medo ou por falta de companhia”, afirma Roberto Junior, presidente da ORN. “Hoje, nós temos o apoio da diretoria do Esporte Clube Vitória e da Polícia Militar, que nos dá toda a segurança. Até hoje, não temos nenhum relato de LGBTfobia registrado no Barradão. Nossa torcida está presente em todos os jogos no estádio e queremos estar todos juntos, com ainda mais LGBTs, para torcer, vibrar com a ORN e empurrar o nosso Leão rumo à Sul-Americana.”

A campanha “Sou Vitória com Orgulho: Meu Primeiro Barradão” selecionará quatro torcedores LGBTQIA+ que nunca foram ao estádio. Os escolhidos receberão ingressos para o jogo contra o Corinthians e participarão de uma recepção especial antes da partida. A ação visa proporcionar uma experiência completa e inesquecível para os torcedores, além de incentivar a presença da comunidade LGBTQIA+ no Barradão.

Para participar, os interessados devem se cadastrar na plataforma de cadastro da torcida Orgulho Rubro-Negro e responder à pergunta “Você já foi ao Barradão?”. Serão selecionados os primeiros inscritos no formulário. O período de inscrição vai de 04/11 a 08/11. O resultado será divulgado no dia 09/11 pela manhã.

Victor Marques coordenará grupo de trabalho para nova formatação administrativa da PCR


Com a renovação do mandato do prefeito João Campos nas eleições neste ano, a Prefeitura do Recife contará com um grupo de trabalho específico para a formatação do modelo administrativo que será adotado a partir do próximo ano. O vice-prefeito eleito, Victor Marques, assume a coordenação desse colegiado que indicará os ajustes e inovações que serão incorporados à futura gestão. 

“Vamos seguir com novos avanços na cidade, sempre olhando para onde é possível aprimorar, com foco em ainda mais resultados. Victor terá o papel de capitanear esse trabalho, junto com um time que conhece cada detalhe do funcionamento da Prefeitura do Recife”, pontuou o prefeito João Campos.

Integram o grupo de trabalho os secretários Aldemar Santos (Governo), Maíra Fischer (Finanças), Marília Dantas (Infraestrutura) e Felipe Matos (Planejamento e Gestão). Eles iniciam as atividades do colegiado amanhã, após a instituição formal do grupo através de publicação no Diário Oficial do Município.

“Temos uma gestão muito exitosa, que entregou resultados importantes, mas que pode fazer ainda mais. Ajustes e adaptações são sempre necessários, para seguir com novas ações e diretrizes de gestão” concluiu Victor Marques.

Kátia Cilene e outras divas do Forró no Lounge Music

A Lounge Music promete uma noite inesquecível para os amantes do forró! Três grandes ícones do gênero – Kátia Cilene (foto), Samya Maia e Cydia Lima – se reúnem para um show especial, trazendo muita animação e os clássicos que marcaram a história do forró. O evento acontecerá nesta sexta-feira (08), a partir das 22h, na Lounge Music, e promete atrair uma legião de fãs para uma noite de pura emoção e alegria.

Conhecidas pelo carisma e pela trajetória que impulsionou o forró ao sucesso nacional, Kátia, Samya e Cydia têm carreiras sólidas e uma conexão especial com o público, que as segue fielmente em suas apresentações. No repertório, o público poderá reviver sucessos eternizados nas vozes dessas artistas, além de se emocionar com as novas interpretações que cada uma delas trará ao palco.

Kátia Cilene traz a experiência e a voz marcante que conquistaram gerações, sendo uma das artistas que ajudou a popularizar o forró pelo Brasil. Samya Maia, com sua presença vibrante, acrescenta um toque especial e inovador ao show, garantindo interação e muita animação. Já Cydia Lima completa esse trio de peso, trazendo sua energia contagiante e talento singular, que prometem levantar o público a cada música.

Esse encontro é uma celebração ao forró e à força da cultura nordestina. A Lounge Music será palco de uma noite que promete entrar para a história, oferecendo aos fãs uma experiência única e emocionante. Prepare-se para dançar, cantar e viver uma noite inesquecível ao som de três das maiores vozes do forró.

Ingressos estão disponíveis a partir de R$50 reais nas bilheterias da Lounge Music e no OutGo.

Crianças e adolescentes têm espaço garantido no Festival REC’n’Play 2024

 

Com o tema "O Futuro Nos Conecta", o Festival REC’n’Play 2024 é um evento marcado na agenda para quem se interessa por tecnologia, inovação, negócios, cultura e entretenimento. Em sua 6ª edição, de 6 a 9 de novembro, o maior evento de tecnologia e inovação gratuito do Brasil promete uma extensa programação - inclusive para o público infantil.

Entre as atividades para as crianças aproveitarem o Festival estão jogos como dama e pega-vareta com uma diferença: são todos gigantes, na rua, para o público interagir livremente. A criançada - e as pessoas não tão jovens assim - poderá jogar nos fliperamas com jogos clássicos e atuais ou dançar no Just Dance, game musical em que os participantes devem seguir uma coreografia para cada música.

É no sábado, dia 09/11, que a programação infantil domina o REC’n’Play. Manguebeat para crianças, pintura lúdica na avenida Marquês de Olinda, oficina de zine e atrações culturais e artísticas são alguns dos destaques. No Marco Zero, às 11h30, quem estiver com muito calor poderá aproveitar o banho de mangueira, com carro-pipa, para se refrescar. Em seguida, às 15h30, a apresentação do bloco infantil mais amado em linha reta do mundo: o Bloco do Bita, que faz um cortejo, recheado de sucessos musicais e indicado para crianças de todas as idades. A concentração é no Palco Sesc, na Av. Rio Branco.

Na programação da Jornada de MCs Kids, oficinas de break (06/11, das 14h às 16h) e customização de tênis (06/11, das 10h às 12h e das 13h às 15h). Crianças e adolescentes até 15 anos podem participar da oficina de break. Não há limite de vagas. A condução é feita pelo B.boy Fabregas (Fabrício Lima) e pela B.girl San (Sandra Carolaine). O palco da Jornada de MCs, onde será realizada a oficina, fica na Rua do Bom Jesus. O espaço também recebe no dia 06/11, das 14h às 16h30, a Batalha de Break; e no dia 07/11, das 14h às 16h, a Jornada Kids - Graffiti.

Já para participar da oficina de customização é necessário ter a partir de 14 anos e levar um tênis usado que possa ser utilizado no processo. Será apenas uma turma, com dez vagas, que acontece em dois turnos. Os encontros serão conduzidos pelo grafiteiro pernambucano Leo Gospel, que realiza projetos de customização como forma de empreendedorismo criativo. O local é na Arena ESG Rede Muda Mundo - Espaço Gourmet, na Rua do Bom Jesus, 237.

A Arena Gamer SERPRO também conta com uma programação especial para crianças e adolescentes, na Rua do Apolo, no cruzamento com a Rua do Observatório. De 06 a 09/11, das 10h às 19h, FreePlays. No dia 06/11, Campeonato Ultimate Goal 2024, das 11h às 15h. No dia 07/11, campeonato de Pokémon Go, das 9h às 18h. No dia 07/11, campeonato de Street Fighter, das 11h às 15h. No último dia de evento, 09/11, campeonato de League of Legends, das 11h às 16h.

Na Arena de Robôs Petrobras, na Rua do Bom Jesus, de 06 a 08/11, das 12h às 16h, Competição BUZZ_Line; de 06 a 09/11, das 16h às 18h, combate de robôs; no dia 09/11, competição de FOLLOW_LINE, das 12h às 16h.

Para ter acesso às atividades é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, pode ser feita pelo link até o último dia do evento. A criança que já tiver CPF pode usar o número para concluir sua inscrição. Caso ainda não o tenha, é possível usar o CPF da pessoa responsável que irá acompanhá-la nas atividades.

Confira mais detalhes da programação:

06.11

Palco Sesc - Arena Swordplay - 14h às 18h

Na arena Swordplay acontecem batalhas entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos medievais revestidos com espuma. Cada batalha será realizada com 2 participantes duelando entre si, seguindo regras específicas para garantir a segurança e diversão dos participantes.

Palco Sesc - Jogos gigantes – 14h às 16h

Jogos como Twister, pega varetas, dama, que acompanharam muitas infâncias, serão dispostos em formato gigante na rua para interação do público livremente.

Palco Sesc - Fliperamas - Jogos clássicos e atuais – 14h às 18h (06, 07 e 08/11)

Fliperamas com jogos clássicos e atuais estarão dispostos para degustação do público livremente. Os fliperamas funcionam com 01 ou 02 jogadores por vez, a depender do jogo escolhido.

Palco Sesc – Just Dance - 16h às 18h

O Just Dance é um jogo de dança exibido no palco Sesc que desenvolve a coordenação motora, integração entre mente e corpo, além de permitir interação, socialização e diversão através do movimento. Com coreografias a serem seguidas, o jogo possibilita que até 04 pessoas sejam lidas pelo sensor de movimento para gerar pontuação. A quantidade de pessoas varia de acordo com a música escolhida. O público pode dançar em frente ao palco e se divertir enquanto aguarda a vez.

Horários alternativos Just Dance: dia 07/11 – 15h às 16h / dia 08/11 - 15h às 17h



07.11

Palco Sesc - Jogos temáticos - Cultura Pop e Geek – 14h às 15h

Jogos e desafios recreativos envolvendo a cultura pop e o universo Geek de modo a trabalhar a cognição, competição e trabalho em equipe

Palco Sesc - Cosplay – performance – 16h às 17h

Espaço aberto para performance de cosplays, apresentação do personagem e minientrevista.

Palco Sesc - Apresentação de K-pop e momento random – 17h às 18h

Momento de apresentação de grupos de K-pop, ritmo coreano que ganhou o mundo. Após as apresentações será dado o play em músicas aleatórias de K-pop e todos são convidados a participarem do momento Random. Quando a música tocar é só entrar na roda e dançar.

08.11

Palco Sesc - Balada das cores com DJ - 17h às 18h

DJ tocando as mais vibrantes músicas para agitar a balada das cores. Próximo das 18h, serão distribuídos pós coloridos para que os participantes façam uma onda de cores.

09.11

Palco Sesc - Manguebitinho - 15h às 16h

Um espetáculo liderado pelas artistas Cláudia Soul, a Cacau da Mini Rock; e Lulu Araújo, a Fada Magrinha, que apresentam de forma leve e lúdica a história do movimento Manguebeat. Cláudia Soul é uma musicista e compositora que lidera a banda Mini Rock e desenvolve oficinas de musicalização. Lulu Araújo é musicista e arte-educadora, acompanhou músicos como Alceu Valença e Naná Vasconcelos e tem dois álbuns lançados dedicados ao público infantil.

Praça do Arsenal - Experiência - Espaço lúdico e criativo para o brincar livre - 10h às 18h

Atividade que promove experimentos sensoriais, oficinas de arte e elementos da cultura popular, direcionada para a primeira infância. Alexsandra Gomes é coordenadora administrativa de eventos culturais, recreativos e educativos.

Rua Marquês de Olinda - Experiência - Pintando a Rua Marquês de Olinda - 10h às 15h

Pintura na rua para toda a família, com coordenação de Alexsandra Gomes.

Arena ESG Rede Muda Mundo - Espaço Gourmet - Oficina - Práticas criativas em pintura com Paula Figueirôa - 10h às 12h

Oficina de pintura para crianças que explora diversas técnicas como aquarela, guache, pva, acrílica e nanquim. Paula Figueirôa é artista, educadora, arteterapeuta e especialista em Transtorno do Espectro Autista.

Arena ESG Rede Muda Mundo - Auditório - Oficina - Cantigas de roda para bebês com Nataly Ferreira - 10h às 11h

Resgate e conexão por meio de músicas populares infantis. Nataly Ferreira é professora de Música, formada pela UFPE, na Escola Encontro e Orquestra Criança Cidadã.

Arena ESG Rede Muda Mundo - Educação Sem Fronteiras - Workshop - Desvendando o mundo das finanças para jovens e crianças: Rolê que rende - 14h30 às 16h

Ensinar educação financeira desde cedo é fundamental. Neste workshop interativo, as crianças aprendem conceitos básicos de finanças de maneira divertida. Utilizando o jogo “Rolê que Rende”, além de atividades práticas e histórias, abordaremos poupança, orçamento e o valor do dinheiro. O objetivo é capacitar as crianças a tomar decisões financeiras inteligentes, promovendo responsabilidade e planejamento.

Praça do Arsenal - Ahekã’ará - A arte de contar história - Contação de História - 10h às 12h

A sala de conto e vivência vai apresentar a história e a arte pataxó através da oralidade, apresentando nossos contos de criação e aprendizado que explicam quem somos e a história de sobrevivência nas terras baianas. A apresentação conta com a pintura dos grupos, que irão conhecer ainda um pouco da importância da arte como comunicação e estética para o povo pataxó.

Palco Sesc – As Bailarinas do Pilar - 13h45 às 14h15

Apresentação de balé feita pelas crianças da Comunidade do Pilar.

Isis Monteiro é coordenadora pedagógica do projeto O Portal, ONG da Comunidade do Pilar.

E.T.E. Porto Digital - Sala 4 - Oficina de Zine: Meu Maior Sonho - 14h às 15h

Oficina de Zine (revistinha artesanal) com o tema "Meu Maior Sonho". Um diálogo sobre os 33 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ministrado por Gabriely Luz.

Espaço REC’n’Play - Auditório - Roda de diálogo - Comunicação positiva com Gabriela Carlos - 10h às 11h

Gabriela Carlos é criadora do Curso Nem 8 Nem 80, educadora parental e psicóloga. Escreve no @sobreelefantes e trabalha por uma infância emocionalmente saudável, com tempo para brincar e livre de padrões. Ministra workshops e palestras sobre Educação Positiva para famílias e escolas e aprende a ser mãe todos os dias.

Espaço REC’n’Play - Roda de conversa - Toda menina negra é um quilombo inteiro – 11h15 às 12h15

Mônica Santos Mônica é uma menina que vive no Engenho Siqueira, comunidade quilombola em Rio Formoso, litoral sul de Pernambuco. Insatisfeita com a deterioração da sua comunidade pelos desmandos dos mega empreendedores da Região, escreveu o livro de poesias e relatos "Toda menina negra é um quilombo inteiro".


Endereços:

Palco Sesc – Av. Rio Branco (início da via)

E.T.E. Porto Digital - Av. Rio Branco, 193

Arena ESG Rede Muda Mundo – Rua do Bom Jesus, 237

Espaço REC’n’Play - Av. Rio Branco (início da via)

REC’n’Play 2024 seleciona mais de 100 startups para a Arena de Negócios

 

O REC’n’Play 2024, um dos maiores festivais de tecnologia e inovação do Brasil, realizado pela Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco, anuncia a Arena de Negócios, um espaço com programação especial dedicado à geração de conexões entre startups, corporações, investidores e parceiros do ecossistema de inovação do Brasil.

O evento acontece de 6 a 9 de novembro, no Recife, e promete ser uma vitrine de oportunidades de negócios para todos os participantes. Neste ano, a Arena de Negócios conta com a participação de 126 startups, que irão compartilhar suas soluções entre os dias 6 e 8 de novembro com o público que circular pelo espaço. Ao todo, 42 startups se apresentam por dia, das 10h às 17h, no Bairro do Recife.

As startups participantes foram selecionadas através de critérios como qualidade do modelo de negócio, maturidade de operação e impacto social, por uma banca composta por pessoas do time de Negócios do Porto Digital. Elas são de diversas verticais: Educação, Saúde, Varejo, Big Data, Games, Construção Civil, Logística, Audiovisual, Energia, Impacto, Alimentação, Jurídico e Agro. Além da exposição, uma das grandes novidades desta edição é a Competição de Startups.

Das mais de cem inscritas, 36 foram escolhidas para participarem de pitches de cinco minutos que começam no dia 6. Depois, 18 serão selecionadas para se apresentarem no segundo dia (7). Desse total, apenas nove continuam na competição e mostram suas soluções na manhã do dia 8, terceiro dia do evento. As cinco finalistas seguem para uma nova rodada de apresentações à tarde, onde, finalmente, os três primeiros lugares serão decididos.

Na grande final, as três vencedoras recebem prêmios de imersão em ambientes de inovação, com a campeã conquistando uma experiência internacional no Porto Digital Europa, na cidade de Aveiro, em Portugal, enquanto as outras duas têm imersões em ecossistemas inovadores no Brasil.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destaca a importância da Arena: “A Arena de Negócios não só é uma grande vitrine para as startups, como também uma oportunidade qualificada para conversas com investidores. O ambiente está sendo construído para ajudá-las a avançar ainda mais em seus projetos. E já sabemos que a Arena vai ser um sucesso novamente: a meta era selecionar apenas 24 para a competição, mas a qualidade foi tanta que resolvemos ampliar o número”, afirma.

Conteúdos Exclusivos e Networking

O público geral também terá acesso a conteúdo exclusivo no palco da Arena de Negócios, com painéis compostos por especialistas em inovação aberta, internacionalização, investimentos, govtechs, impacto social e ecossistemas de inovação. Entre os convidados confirmados estão: André Salles (CEO Solar Coca-Cola); Edilson Reis (CIO Bradesco); Sofia Pimenta Campos (Diretora de Open Innovation e Ventures da Deloitte); Paulo Emediato (CMO da Oxygea Ventures); Rodrigo Nardoni (VP de Tecnologia da B3); Renata Franco (Pacto Global da ONU); José Vasquez (Presidente do Sam's Club e Carrefour Brasil) e Flávia Picolo (Technology Lead Accenture). As sessões incluem também a apresentação de cases de sucesso, oferecendo insights valiosos para empreendedores e investidores.

Oportunidades para Investidores

A Arena de Negócios tem um lounge exclusivo, criado para facilitar conexões estratégicas entre startups, corporações e investidores. Também com esse foco, o espaço ainda irá receber o Roadshow Fast Motion, uma iniciativa do Sebrae/PE e do Porto Digital que irá apresentar até 30 startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores do país, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Programa de Embaixadores Regionais

Outra novidade deste ano é o Programa de Embaixadores Regionais, que envolverá voluntários das principais cidades do Nordeste. Esses embaixadores serão responsáveis por mobilizar startups e corporações locais, promovendo uma maior integração entre o festival e os ecossistemas de inovação. Eles também atuarão como facilitadores, ajudando na conexão entre as startups e possíveis parceiros. Para fazer participar da Arena de Negócios, inscreva-se gratuitamente no site do Festival: https://recnplay.pe/

Festival REC’n’Play está com inscrições abertas para mais de 600 atividades gratuitas


Com o tema "O Futuro Nos Conecta", o Festival REC’n’Play 2024 é um evento marcado na agenda para quem se interessa por tecnologia, inovação, negócios, cultura e entretenimento. Em sua 6ª edição, de 6 a 9 de novembro, o festival ocupará ruas e prédios históricos do Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. Durante os quatro dias, o maior evento de tecnologia e inovação gratuito do Brasil promete uma extensa programação. Serão mais de 600 atividades e mais de 1.500 horas de programação entre palestras, workshops, debates, arenas temáticas e shows.

Para ter acesso às atividades é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita pelo link até o último dia do evento.

Conhecido como o Carnaval do Conhecimento, o REC’n’Play é para todas as pessoas, de todas as idades e áreas de interesse. Seja estudante, empreendedor, profissional de startup ou apenas alguém em busca de novas conexões e ideias, o evento é um lugar para se inspirar e tem como objetivo aproximar o público de temas como tecnologia, inovação, economia criativa e empreendedorismo. Nesta edição, as atividades estarão divididas nos eixos temáticos Cidades e Sociedade, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia.

“Chegamos a nossa 6ª edição como uma referência entre festivais que promovem integração, conexões genuínas e valorizando o que temos de melhor localmente. Teremos toda uma estrutura robusta para promover networking, fomentar novos negócios e debates que possam impactar todo um ecossistema, não só de tecnologia e inovação, mas de empreendedorismo, cultura e educação com um olhar atento para o futuro”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Experiências REC’n’Play

Como novidade, o REC'n'Play 2024 terá um espaço dedicado à Inteligência Artificial (IA). O local reunirá atividades com imersões, vivências e experiências para todos os públicos. A temática, que tem tomado cada vez mais importância na vida de pessoas, empresas, organizações e governo, será abordada para trazer a discussão para o centro da vivência no Festival.

Uma das principais atrações deste ano é a Arena de Negócios, que busca conectar startups, empresas tradicionais e investidores. Além da participação de mais de 120 startups expondo suas soluções, a Arena também sediará uma competição com prêmios para as três melhores startups, incluindo uma imersão internacional no Porto Digital Europa para a grande vencedora.

Entre as ações de conexão que acontecerão na Arena de Negócios está o Roadshow Fast Motion, uma iniciativa do Sebrae/PE e do Porto Digital que irá apresentar startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores do país, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). "Estamos promovendo essa ação porque entendemos que essa é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o ecossistema de inovação. O papel do Sebrae envolve apoiar os negócios inovadores que podem gerar impactos positivos para nosso estado", afirmou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.

Já os apaixonados por jogos eletrônicos poderão aproveitar a Arena Gamer, que, nesta edição, terá 3 vezes mais a quantidade de máquinas e equipamentos em relação ao ano anterior. O espaço vai abrigar computadores e consoles de última geração e promover diferentes experiências com jogos e disputas virtuais.

A Arena de Robôs também retorna e será um espaço onde a inovação e o entretenimento se encontram. O público poderá acompanhar demonstrações de robótica e batalhas entre equipes, além de estar em um ambiente onde jovens talentos e profissionais da área terão a oportunidade de trocar experiências e se inspirarem para futuras inovações.

As crianças contarão com um espaço seguro e cheio de entretenimento para curtir com a família. O polo infantil oferecerá diversas atividades educativas, como oficinas, exposições e contação de histórias, unindo aprendizado e diversão.

“Acreditamos que este festival é um movimento essencial para a democratização da informação e o fomento de conexões significativas. As iniciativas gamers e de e-sports são janelas de possibilidades que atraem um público jovem e ávido por conhecimento. Temos um evento repleto de temas inspiradores com a intersecção entre inovação, tecnologia, comunicação e cultura; isso não apenas molda esse futuro, mas também inspira novos talentos. Juntos, estamos construindo um legado colaborativo e vibrante para as próximas gerações”, destaca Queiroz Filho, CEO da Ampla Comunicação.


O REC’n’Play 2024 é uma realização do Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco.

Aplicativo REC’n’Play 2024

O aplicativo do REC’n’Play 2024 está disponível para iOS e Android na App Store e no Google Play. Nele, o público pode conferir a programação do Festival, montar uma agenda customizada com as palestras a que pretendem assistir, acessar o mapa do evento com todas as informações das salas que terão atividades, ter notícias em primeira mão do evento e mais: poderá ainda solicitar seu certificado de participação diretamente no app após o fim do Festival. Para baixar, basta procurar na loja de aplicativos do seu smarthphone por “REC’n’Play 2024”.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 23 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 415 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 5,4 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.

Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Sobre a Ampla Comunicação

A partir da premissa de ser uma agência "menos do mesmo", a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.

Sobre o Sebrae PE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

O REC’n’Play 2024 é apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopeia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM e Nova Brasil FM.



Em quase quatro anos, Recife cria cerca de 100 mil empregos com carteira assinada


De janeiro de 2021 a setembro de 2024, a cidade do Recife criou cerca de 100 mil empregos com carteira assinada. Com os dados do mês passado divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira (30), a capital pernambucana alcançou o saldo positivo de 97.922 postos de trabalho. Em setembro deste ano, foram 3.230 novas vagas formais, validando o ambiente favorável da cidade para novos negócios e oportunidades. Com o resultado, a cidade supera a marca de mais de 20 mil empregos criados em 2024 (janeiro a setembro), com o destaque para o saldo positivo em todos os segmentos econômicos em atuação na cidade.

“Setembro confirmou mais um mês de saldo positivo na geração de empregos formais no Recife, validando o trabalho da gestão e a difícil missão de continuar oferecendo novas oportunidades durante todo o ano. Quando olhamos em retrospecto, temos a felicidade de observar que, desde o início da gestão do prefeito João Campos, já são quase 100 mil pessoas empregadas em todo o Recife”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio. “As empresas entenderam que o Recife é parceiro do investidor e de quem decide crescer na nossa cidade, com uma gestão municipal que entende a dinâmica do setor privado e simplifica o caminho para quem quer gerar riquezas e criar postos de trabalho. Nossa relação próximo ao investidor gera demandas desafiadoras, mas que proporcionam resultados relevantes para a população”, acrescentou.

O saldo positivo do mês de setembro desse ano é resultado de 18.886 admissões e 15.656 desligamentos. O setor de Serviços foi o principal segmento na geração de empregos em setembro, contabilizando um saldo positivo de 2.143 postos, fruto de 11.823 contratações e 9.680 desligamentos. Em segundo lugar, o Comércio também apresentou um desempenho significativo, com a criação de 393 postos de trabalho. A Indústria contribuiu com 384 novos empregos, seguida pela Construção Civil, que acrescentou 302 oportunidades. Por fim, o setor Agropecuário ainda colaborou com a criação de 8 novas vagas.

Estratificando os dados por gênero, escolaridade e idade, os homens lideraram o cenário, com 1.804 novas vagas. As mulheres representaram com 1.426 novos postos formais. Os profissionais com ensino médio completo apresentaram o melhor saldo positivo por grau de instrução, com 2.481 contratações em setembro de 2024. Quanto à faixa etária, o maior número de empregos formais ocorreu entre os 18 a 24 anos, totalizando 1.572 novos empregos.

De portas abertas: Ambev, em parceria com o MOVER, quer conectar profissionais negros a oportunidades de desenvolvimento de carreira e trabalho


A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros, em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), no dia 30 de novembro. A iniciativa, que também faz parte do Bora - hub de inclusão produtiva da companhia, está com as inscrições abertas e pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional. 

O encontro acontecerá na sede da Ambev em São Paulo (SP) e abertura do evento será transmitida para as regionais da companhia nos estados de Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, além de Brasília, que posteriormente seguirão com ativações e programações locais. Essa iniciativa vai reunir líderes negros e profissionais do ecossistema para discutir as diversas áreas de atuação profissional e as oportunidades de crescimento no mercado.

“Para a gente, só vale crescer se for para crescer junto. Por isso, trabalhamos para que todo o nosso ecossistema prospere também. E o De Portas Abertas é um exemplo disso. Essa iniciativa foi criada pelo BOCK - grupo de afinidade étnico racial da Ambev - com o objetivo de proporcionar um espaço de conexões que amplie oportunidades e gere novas perspectivas para pessoas negras que almejam entrar no mercado de trabalho ou ascender em suas carreiras. Com esse movimento, estamos ajudando a roda girar mais rápido e conectando o nosso ecossistema para gerar oportunidades reais”, afirma Andreza Machado, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Ambev.

Michele Sales, Diretora de Ecossistema e Inclusão da Ambev, também ressalta que ouvir os parceiros e trabalhar em conjunto com outras organizações é fundamental para promover o crescimento compartilhado. “Na Ambev, com o apoio do nosso ecossistema, estamos impulsionando iniciativas de impacto, como o De Portas Abertas. Ações como essas reforçam como investir em inclusão produtiva proporciona oportunidades reais para impulsionar o crescimento de milhões de brasileiros e brasileiras de forma digna e próspera”, disse.

Após o evento, os participantes poderão se inscrever gratuitamente em mais de mil bolsas de estudo, incluindo cursos de inglês e liderança, além de poder, acessar o banco de vagas na plataforma do MOVER, que conecta oportunidades de diversas empresas, aumentando as oportunidades de ingressarem no mercado de trabalho.

"A promoção da equidade racial vai além de ações isoladas, é um compromisso coletivo. Iniciativas como o "De Portas Abertas" se alinham ao objetivo principal do Mover, onde não apenas criamos oportunidades, mas também cultivamos um futuro em que todos têm a chance de prosperar em uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva." afirma Natália Paiva, Diretora Executiva do Mover.

Para realizar a inscrição ou obter mais informações sobre o evento, acesse o site https://www.ambev.com.br/portas-abertas

Rebeca Andrade se emociona com capacete que reproduz a voz de Ayrton Senna


Escutar as palavras do grande ídolo nacional e mundial do automobilismo, Ayrton Senna, cheias de força e determinação, foi uma experiência inédita e marcante vivida pela ginasta Rebeca Andrade, maior fenômeno do Brasil nas Olimpíadas, com seis medalhas conquistadas. A atleta se emocionou durante a gravação de uma campanha de Guaraná Antarctica em homenagem a Senna. Rebeca foi surpreendida com frases reais ditas pelo piloto, que ela conseguiu ouvir por meio de um capacete com tecnologia de condução óssea, que permite reviver a voz legítima de Senna sem o uso de fones de ouvido ou inteligência artificial.

“É muito especial pra mim. Foi muito legal poder ouvir a voz de um ídolo original brasileiro através desse capacete. Pra mim é uma frase muito forte, não importa de onde você vem, tudo depende mesmo do que a gente faz e do que quer alcançar. Eu espero que um dia eu possa ser para as pessoas o que ele é hoje e vai continuar sendo pra gente, ele é um orgulho”, disse a ginasta. Veja como foi o momento.

A reação de fãs e atletas brasileiros têm sido capturados por Guaraná Antarctica como parte da campanha da marca que já contou com outros atletas e celebridades, como Caca Bueno e Fátima Bernardes – clique nos nomes para ver como foi.

Público pode viver a experiência

Desenvolvido ao longo de quatro meses por especialistas em tecnologia e neurologia, o capacete pode ser experienciado também pelo público na exposição interativa "Uma Homenagem Guaraná Antarctica - Ayrton Senna", que fica aberta até o dia 17 de novembro, gratuitamente, aos finais de semana, no Parque Ibirapuera.

Por meio da tecnologia de condução óssea, ao encostar a testa no capacete, as vibrações sonoras viajam pelos ossos do crânio até o ouvido interno, criando uma experiência sensorial única, como se Senna estivesse falando diretamente para quem experimenta.

Para a ação imersiva e realista, Guaraná Antarctica e Senna Brands selecionaram frases inspiradoras do piloto que capturam seu espírito de motivação e superação. A ação tem o objetivo de conectar gerações, que não vivenciaram as corridas de Senna, com o legado do ícone brasileiro das pistas.

Acompanhe mais novidades nas redes de @guaranaantarctica 

Serviço Exposição ‘Uma homenagem Guaraná Antarctica - Ayrton Senna’:
Período: 19/10 a 17/11
Dias da semana: sábados e domingos
Local: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera. Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento pago). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Horário: 9h às 18h
Valor: gratuito

Onda brasileira invade a Times Square! Skol surpreende fãs ao levá-los diretamente para os telões de Nova York


Skol, a cerveja que sempre celebra os melhores momentos dos brasileiros há 60 anos, está dando um passo além ao reconhecer e valorizar a lealdade de seus fãs de uma forma inesquecível. Como parte da ação #QueroPubli, a marca criou uma verdadeira onda amarela em um dos icônicos telões da Times Square, em Nova York, homenageando aqueles que sempre estiveram ao lado da cerveja que desce redondo. Dezenas de consumidores ganharam seus momentos de fama mundialmente ao terem suas imagens reproduzidas nos famosos telões da cidade norte-americana.

A iniciativa deu aos fãs a oportunidade de brilhar como nunca antes. Ao incentivar os consumidores a compartilharem seus momentos divertidos com a marca, a Skol recebeu imagens de consumidores de todo o país. As melhores fotos e histórias foram selecionadas para compor uma homenagem única, transformando um dos pontos turísticos mais badalados do mundo em um grande palco para os verdadeiros protagonistas: os consumidores.

“Comemorar nossa marca é celebrar a vivência das pessoas com ela", diz Nayara Rampim, diretora de Marketing da marca. "A Times Square é um símbolo global de visibilidade, e não há lugar melhor para reconhecer quem mais importa para nós: as pessoas que brindam conosco".

Com a onda amarela, Skol reafirma seu compromisso de valorizar e celebrar seus consumidores, além de mostrar como a marca busca formas inovadoras e emocionantes de se conectar com seu público e de celebrar os momentos que fazem a vida mais divertida.

*60 anos descendo redondo*

A Skol chegava ao Brasil, há 60 anos, com o propósito de deixar tudo mais divertido, criando as melhores histórias e memórias com os brasileiros. A cerveja famosa por “descer redondo” esteve e continua presente conectando gerações com sua essência leve e divertida. Para celebrar este marco, Skol lança sua campanha "60 anos descendo redondo", que celebra sua capacidade única de transformar momentos comuns em experiências épicas, gerando histórias divertidas e boas de viver, de contar e de relembrar.

Os 60 anos de Skol chegam no ano em que ela foi, mais uma vez, reconhecida como uma das marcas mais valiosas do Brasil. No ranking da BrandZ, da Kantar - sobre as marcas de maior valor do país em 2024 – Skol aparece na terceira colocação. Em uma pesquisa feita pelo Instituto Mindminers, mais de 70% dos brasileiros acima de 18 anos declaram ter uma relação afetiva com a cerveja que desce redondo, evidenciando que a história da marca se conecta com a história dos consumidores.